Sie sind auf Seite 1von 2

Modelo Quntico

Referncia ao modelo atmico de Bohr (nveis de energia e orbitas circulares); Introduo do Modelo Quntico; Nuvem Electrnica; Orbitais e sua caracterizao: Nmeros Qunticos: principal, secundrio e magntico; Caracterizao dos electres numa dada orbital; Configurao electrnica dos tomos polielectrnicos no estado fundamental: Princpios e regras.

A partir do modelo atmico de Rutherford, Bohr desenvolveu o seu prprio modelo atmico que pretendia explicar a descontinuidade dos espectros do tomo de hidrognio. No seu modelo atmico, Bohr considerava que os electres descreviam orbitas circulares em torno de um ncleo, tendo essas orbitas uma determinada energia (nveis de energia), no entanto, o seu modelo no obedecia s leis da Mecnica Clssica, que diziam que uma carga em movimento circular iria perdendo progressivamente energia, acabando por embater com o ncleo. Desenvolveu-se o Modelo Quntico de maneira a solucionar os problemas levantados pelo modelo atmico de Bohr, como o caso da instabilidade dos electres e a inadaptao do mesmo a tomos polielectrnicos. Para que tal fosse possvel, o Modelo Quntico introduz novos conceitos que o tornam coerente com as leis da mecnica clssica como, por exemplo, o conceito de nuvem electrnica e orbitais. O Modelo Quntico no concorda que os electres descrevam orbitas circulares em torno do ncleo, mas que haja uma zona onde provvel encontr-los, sendo essa zona denominada de nuvem electrnica. No entanto, existem zonas onde a probabilidade de encontrar os electres maior, essas zonas so as orbitais, que podem ser caracterizadas atravs de trs nmeros qunticos. Segundo a Mecnica Quntica, um electro s pode assumir determinados valores de energia, aos quais corresponde o nmero quntico principal, n, que est relacionado com a energia do electro e com a forma da orbital, podendo apenas ser positivo e inteiro. Sabe-se que cada nvel de energia

pode ter um ou mais subnveis de energia, que se identificam pelo nmero quntico secundrio, l, correspondendo este forma das orbitais. Este nmero quntico pode assumir os valores de 0 a (n-1), ou ainda, as letras s, p, d, f. As orbitais s tm forma esfrica, enquanto que as restantes tm uma forma lobular. Quanto ao nmero quntico magntico, ml , este distingue a orientao espacial das vrias orbitais. Os electres so caracterizados no s pelos nmeros qunticos anteriormente referidos, como tambm por um quarto nmero quntico, o nmero quntico spin, ms, que est relacionado com o movimento de rotao do electro, podendo este fazer-se ou para a esquerda ou para a direita, e pode assumir apenas dois valores: + ou -. A distribuio dos electres pelas diferentes orbitais faz-se de acordo com: Princpio da energia mnima Os electres distribuem-se pelas diferentes orbitais por ordem crescente de energia, sendo assim, primeiro ocupada a orbital de menor energia e, s depois ocupada a orbital de energia superior. Princpio da excluso de Pauli Numa orbital podem existir no mximo dois electres, tendo estes spins opostos, como tal, no existem dois electres com os quatro nmeros qunticos iguais. Regra de Hund O estado de energia mnima corresponde distribuio electrnica em que os electres com o mesmo spin ocupam o maior nmero possvel de orbitais com a mesma energia (orbitais de um mesmo subnvel). Tendo estas regras e princpios os electres distribuem-se pelas orbitais da seguinte maneira:
16S

1s2

2s2

2px2 2py2 2pz2

3s2

3px2 3py1 3pz1

Das könnte Ihnen auch gefallen