Sie sind auf Seite 1von 2

:: PROJETO MEMRIA ::

http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/01_pensam...

BIOGRAFIA PENSAMENTO OBRAS PAULO FREIRE HOJE PROJETO MEMRIA GLOSSRIO AGENDA CONTATO LINKS CRDITOS HOME O MTODO PAULO FREIRE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: DA LIBERDADE LIBERTAO EDUCAO E POLTICA: A CONSTRUO DA CIDADANIA DIZER A PALAVRA E TRANSFORMAR O MUNDO O DILOGO COMO PARADIGMA FRASES

O MTODO PAULO FREIRE


No possvel se falar da compreenso de educao de Paulo Freire sem nos referirmos e nos determos numa parte intrnseca dela: o seu Mtodo de Alfabetizao. Esse vai alm da simples alfabetizao. Prope e estimula a insero do adulto iletrado no seu contexto social e poltico, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformao social. a leitura da palavra, proporcionando a leitura do mundo. Suas idias nasceram no contexto do Nordeste brasileiro a partir da dcada de 1950, onde metade dos seus 30 milhes de habitantes eram analfabetos, com predomnio do colonialismo e todas as vivncias impostas por uma realidade de opresso, imposio, limitaes e muitas necessidades. Freire aplicou, pela primeira vez, publicamente, o seu mtodo no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um C rculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP) para discusso dos problemas cotidianos na comunidade de Poo da Panela. Dos 5 alunos, trs aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros 2 abandonaram o curso. O mtodo de alfabetizao de Paulo Freire resultado de muitos anos de trabalho e reflexes de Freire no campo da educao, sobretudo na de adultos em regies proletrias e subproletrias, urbanas e rurais, de Pernambuco. No processo de aprendizado, o alfabetizando ou a alfabetizanda estimulado(a) a articular slabas, formando palavras, extradas da sua realidade, do seu cotidiano e das suas vivncias. Nesse sentido, vai alm das normas metodolgicas e lingsticas, na medida em que prope aos homens e mulheres alfabetizandos que se apropriem da escrita e da palavra para se politizarem, tendo uma viso de totalidade da linguagem e do mundo. O mtodo Paulo Freire estimula a alfabetizao/educao dos adultos mediante a discusso de suas experincias de vida entre si, os participantes da mesma experincia, atravs de tema/palavras gerador(as) da realidade dos alunos, que decodificada para a aquisio da palavra escrita e da compreenso do mundo. As experincias acontecem nos Crculos de Cultura.

Estudar no um ato de consumir idias, mas de cri-las e recri-las. FREIRE P.. (1982) Ao cultural para a liberdade e outros escritos . Rio de Janeiro: Paz e T erra (6 edio), pp. 09-12.

1 de 2

16/5/2012 10:09

:: PROJETO MEMRIA ::

http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/01_pensam...

O MTODO PAULO FREIRE EST ESTRUTURADO EM TRS ETAPAS: 1) Etapa de Investigao: aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia. 2) Etapa de T ematizao: aqui eles codificam e decodificam esses temas, buscando o seu significado social, tomando assim conscincia do mundo vivido. 3) Etapa de Problematizao: aluno e professor buscam superar uma primeira viso mgica por uma viso crtica do mundo, partindo para a transformao do contexto vivido. Em seu livro Educao como Prtica da Liberdade, Freire prope a execuo prtica do Mtodo em cinco fases, a saber: 1 fase: Levantamento do universo vocabular dos grupos com quem se trabalhar. Essa fase se constitui num importante momento de pesquisa e conhecimento do grupo, aproximando educador e educando numa relao mais informal e portanto mais carregada de sentimentos e emoes. igualmente importante a anotao das palavras da linguagem dos componentes do grupo, dos seus falares tpicos. 2 fase: Escolha das palavras selecionadas do universo vocabular pesquisado. Esta escolha dever ser feita sob os critrios: a) da sua riqueza fontica; b) das dificuldades fonticas, numa seqncia gradativa das menores para as maiores dificuldades; c) do teor pragmtico da palavra, ou seja, na pluralidade de engajamento da palavra numa dada realidade social, cultural, poltica etc. 3 fase: Criao de situaes existenciais tpicas do grupo com quem se vai trabalhar. So situaes desafiadoras, codificadas e carregadas dos elementos que sero decodificados pelo grupo com a mediao do educador. So situaes locais que, discutidas, abrem perspectivas para a anlise de problemas locais, regionais e nacionais. 4 fase: Elaborao de fichas-roteiro que auxiliem os coordenadores de debate no seu trabalho. So fichas que devero servir como subsdios, mas sem uma prescrio rgida a seguir. 5 fase: Elaborao de fichas para a decomposio das famlias fonticas correspondentes aos vocbulos geradores. Esse material poder ser confeccionado na forma de slides, stripp-filmes (fotograma) ou cartazes. mais do que um mtodo que alfabetiza, uma ampla e profunda compreenso da educao que tem como cerne de suas preocupaes a natureza poltica. (A Voz da Esposa - A Trajetria de Paulo Freire)

^ voltar ao topo

imprimir este texto

2 de 2

16/5/2012 10:09

Das könnte Ihnen auch gefallen