Sie sind auf Seite 1von 3

Objetivo

Identificar recursos usados na construo de um ponto de vista em notcia.

Contedo
Leitura de texto da esfera jornalstica (notcia).

Anos
7. e 8.

Tempo estimado
Duas aulas.

Materiais necessrios
- Equipamento para projeo de vdeo "Propaganda da Folha de S. Paulo". - Cpias da notcia "Mais twitter, menos tradio", publicada no jornal Folha de S. Paulo de 9 de maio de 2011, no caderno Folhateen.

Flexibilizao
Para alunos com deficincia intelectual Alunos com deficincia intelectual costumam ter dificuldades para trabalhar com a abstrao. Por isso, importante oferecer exemplos que possam ser relacionados a situaes do cotidiano, para que eles compreendam as diferenas entre um discurso e outro. Na primeira etapa, pea que o aluno conte uma histria (um acontecimento do dia, trivial) e que outro colega reconte o mesmo fato, para facilitar a comparao. Os exemplos tambm podem ser fornecidos por escrito, comparando-se duas notcias sobre um mesmo assunto. Se julgar necessrio, antecipe a notcia que ser analisada a partir da segunda etapa. O estmulo visual e a organizao do quadro de personagens da reportagem ajuda na compreenso do aluno com deficincia intelectual. Ele, inclusive, pode ser o responsvel por escrever as ideias da turma (e as prprias opinies, compartilhadas com a sala), no quadro para que tenha um papel protagonista e participe ativamente da anlise. importante que ele perceba que h diferentes maneiras para se relatar um mesmo fato. Conte sempre com a ajuda do profissional do AEE para reforar aprendizagens necessrias ao desenvolvimento do aluno no contraturno.

Desenvolvimento
1 etapa
Para abordar a percepo do senso comum sobre a relao entre notcia e verdade, apresente para a turma o vdeo que mostra a propaganda de um jornal, produzida no final dos anos 1980. Pergunte para os alunos o que ela sugere a respeito da divulgao de informao. Instigue a moada a refletir sobre os procedimentos que eles prprios pem em prtica quando precisam relatar episdios desagradveis em que se envolveram e no podem (ou no querem) mentir a respeito deles. Veja se eles reconhecem como expedientes comuns nesses casos a escolha de palavras e omisso de detalhes, por exemplo. Ento, proponha a seguinte questo: mesmo que um episdio no envolva temas delicados, que precisem ser

disfarados, eles so contados da mesma forma por pessoas diferentes? Encaminhe a discusso de modo a indicar que a influncia do ponto de vista inevitvel nos relatos, mas que h diferentes graus de subjetividade.

2 etapa
Apresente a notcia "Mais twitter, menos tradio", publicada no caderno Folhateen do jornal Folha de S. Paulo, e convide os alunos a analisar como o ponto de vista se manifesta no caso desse texto. Primeiramente, certifique-se de que todos conhecem o caderno e seu pblico provvel, pois a imagem que o enunciador tem do suposto leitor influencia as escolhas que so feitas. Em seguida, pea que os estudantes leiam apenas os ttulos e os olhos (frases em destaque) da notcia e que falem o que essa sequncia de informaes os leva a supor sobre o contedo da reportagem. Associe a leitura rpida que acabaram de fazer ao comportamento tpico do leitor de jornal. Lembre a moada de que a leitura convencional do jornal mais apressada, diferente da que ocorre quando ele lido na sala de aula. Solicite que expliquem o motivo da pressa. Proponha como reflexo: quem produz jornal tem conscincia disso? Quem produz jornal pode criar ttulos e frases em destaque com base nisso? As escolhas de ttulos e frases em destaque, motivadas pela conscincia dessa atitude do leitor, comprometeriam a imparcialidade da notcia?

3 etapa
Aborde as escolhas lexicais e a modalizao do discurso. Apresente as questes abaixo para promover a discusso: a) Nos dois primeiros pargrafos do texto, que palavras associam o ritual a um sacrifcio? b) Compare estas frases: "Trata-se de um dos rituais de iniciao na vida adulta" e "Trata-se deapenas um dos dolorosos rituais de iniciao na vida adulta" (frase original). Que ponto de vista se cria com o uso das palavras destacadas? Ele comprovado no texto? Por meio de quais dados? c) Que ideia sobre o assunto esses recursos ajudam o leitor a criar? d) A palavra "agora" (empregada no segundo pargrafo) refere-se a qual ao dos ndios? Verifique se a turma aponta que o termo deixa implcita a noo de que "antes" isso no acontecia. Questione que circunstncia da vida dos indgenas possibilitou essa mudana. e) Que outras escolhas lexicais, ao longo do texto, do pistas importantes sobre o ponto de vista assumido? Elas podem estar na fala dos entrevistados.

4 etapa
Passe anlise das pessoas ouvidas. Solicite aos alunos que identifiquem quem so e que digam se elas representam posies variadas dentro do assunto. Discuta com a turma: quando concederam entrevista, essas pessoas provavelmente falaram apenas o que est citado? Fale um pouco sobre a necessidade de se fazer recortes e sobre como isso influencia a viso que esses depoimentos geraram em quem l. Para facilitar, desenhe na lousa um quadro como o que segue abaixo e complete com os dados levantados pela turma.

Entrevistado Mutu Kumar Ikpeng Sofia Madeira

Identidade indgena, 13 anos lder indgena antroploga, doutoranda

Ideia ressaltada no depoimento

Sofia Mendona

mdica, antroploga

Indague sobre os verbos dicendi (admitir, argumentar e dizer) associados s falas e o carter que eles do ao que citado. Auxilie a turma a concluir sobre o ponto de vista que se cria com esse uso.

5 etapa
Destaque o uso do conectivo porm, empregado trs vezes no texto. Pea que os alunos relacionem as ideias que ele ope em cada caso e oriente-os a indicar qual delas fica ressaltada. Se necessrio, exemplifique com as frases: "Fulano um bom jogador, mas violento" e "Fulano violento, mas um bom jogador".

6 etapa
Rena os elementos analisados: ideias ressaltadas nos ttulos e frases em destaque na reportagem, escolhas lexicais, vozes presentes, ideias marcadas e avalie com a turma que ponto de vista transparece sobre a nova realidade dos jovens indgenas. Pergunte sobre a viso pessoal que os estudantes tm sobre esse ponto de vista. Converse sobre como a presena de uma posio inerente a todo texto e que o leitor pode, lendo fontes diversas, construir a sua. Reforce que, para isso, ele precisa ler criticamente.

Avaliao
Analise as constataes dos alunos ao longo da discusso sobre essa notcia. Proponha outras notcias para que eles realizem anlises pessoais e verifique se o trabalho dirigido a recursos especficos proporcionou estratgias de leitura aos estudantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen