Sie sind auf Seite 1von 3

FURB- Universidade Regional de Blumenau Curso: Direito Matria: Direito do Trabalho II Professora: Elsa Cristine Bevian Nome: Letcia

Susane Girolla Turma: B-204

Resposta das questes de Direito do Trabalho


1. 1.1O Programa de Controle Mdico de Sude Ocupacional (PCMSO), um procedimento legal estabelecido pela Consolidao das Leis do Trabalho, no Brasil mediante, norma regulamentadora 7, visando proteger a sade ocupacional dos trabalhadores. O atestado de sade ocupacional (ASO), serve para definir se o funcionrio est apto ou inapto para realizao de suas funes dentro da empresa. - O Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP) uma metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenas e acidentes esto relacionados com a pratica de uma determinada atividade profissional pelo INSS no brasil. Com o NTEP, quando o trabalhador adquirir uma enfermidade inteiramente relacionada atividade profissional, fica qualificado o acidente de trabalho. Compete ao Ministrio do trabalho fiscalizar e notificar caso a empresa descumpra as normas de segurana e medicina do trabalho e a OIT a proteger a integridade fsica.

1.2-

1.3-

1.4-

PPRA- Programa de Preveno de Riscos Ambientais (NR9): Estabelece uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores frente aos riscos ambientais do trabalho. O controle Social, estimula o fortalecimento do controle social no mbito da sade do trabalhador do SUS. Garantindo a participao dos trabalhadores e seus representantes na formulao e no acompanhamento da execuo e a avaliao da poltica de sade do trabalhador, respeitando as intncias. A Gesto Participava da Politica Pblica de Sade do trabalhador um conjunto de medidas que orienta as aes de governo na promooo e aperfeioamento da esto democrativa do Sistema nico de Sade (SUS).

1.5-

2. 2.1Suspeitando-se que o trabalhador portador de LER, a empresa obrigada a emitir a CAT e encaminhar o funcionrio ao INSS para tratamento. Se a empresa se recusa a emitir a CAT podem faz-lo o mdico que o assistiu, qualquer autoridade pblica, o Sindicato ou o prprio trabalhador. A Lei diz que a empresa que dispuser de servio mdico prprio ou de convnio ter a seu cargo o exame mdico e o abono das faltas, devendo encaminhar o trabalhador ao INSS quando a incapacidade ultrapassar a 15 dias. No entanto, a comunicao da doena (CAT) deve ser emitida no primeiro dia til aps o diagnstico mdico. Expedida a CAT, o INSS imediatamente registrar o fato, anotando-o na Carteira de Trabalho e encaminhando o trabalhador percia para caracterizao do nexo causal e avaliao da incapacidade. Constatada a relao entre a doena e o trabalho o mdico avalia se o trabalhador encontra-se incapacitado para o trabalho temporria ou definitivamente. 15 dias. O acidente ser caracterizado tecnicamente pela Percia Mdica do INSS, que far o reconhecimento tcnico do nexo causal entre o acidente e a leso; a doena e o trabalho; a causa mortis e o acidente. O Mdico Perito deve levar em conta os relatrios mdicos portados pelo segurado. Sim. Estabilidade no Emprego e Auxilio Doena Acidentrio, entretanto, aps o tratamento e ficar constatado que sua recuperao no foi total deixando inclusive sequelas o segurado ter direito ao benefcio Auxilio-Acidente. Se no final do tratamento o trabalhador no reunir mais condies de ser recuperado para o exerccio de qualquer trabalho devido a Aposentadoria por Invalidez Acidentria.

2.22.3-

2.42.5-

3.

4. 5. 6. 7.

8. 9. 10. 10.1- a exposio do trabalhador a situaes humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerccio de suas funes. 10.2- O perfil dos agressores segundo os trabalhadores : Profeta: demite indiscriminadamente os trabalhadores Mala-Babo: perseguidor e controlador Pitt-Bull: agressivo, violento e perverso. Grande irmo: chantageador Troglodita: brusco, grotesco. Seu tipo : "eu mando e voc obedece". Tigro: Esconde sua incapacidade com atitudes grosseiras Garganta: no admite que seu subordinado saiba mais do que ele. Tasea: Confuso e inseguro. 10.3- Em sua maioria os trabalhadores que sofrem de assdio moral sofrem de depresso, palpitaes, tremores, distrbios do sono, hipertenso, distrbios digestivos, dores generalizadas, alterao da libido e pensamentos ou tentativas de suicdios que configuram um cotidiano sofrido. 10.4- Testemunhas e depoimento de outras vtimas.

Das könnte Ihnen auch gefallen