Sie sind auf Seite 1von 16

CURSO ON-LINE - D. CONST.

NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Extra 2 - Interveno Federal

Interveno (Federal e Estadual): A interveno ocorre pela necessidade de um ente federativo negar temporariamente a autonomia de outro para que possa, assim, estabilizar situaes constitucionalmente previstas. Por este motivo, a interveno (bem como o Estado de Defesa e o Estado de Stio e o Controle de Constitucionalidade) classificada pela doutrina como elemento de estabilizao constitucional, ou seja, de retomada da ordem constitucional. A regra a no-interveno, ou seja, todos os entes so autnomos e no podem ter esta autonomia negada por outro, a no ser que ocorra alguma das hipteses taxativamente previstas no texto da Constitucional Federal (somente a Constituio Federal pode estabelecer os casos de interveno. No poder a Constituio Estadual ampliar estes casos, prevendo hipteses no taxadas na CF). Assim, nos casos constitucionalmente previstos, poder ocorrer: INTERVENO FEDERAL Quando a Unio intervm no Est./DF ou ainda no Municpio do Territrio Federal; INTERVENO ESTADUAL Municpio; Quando o Estado intervm no

Observe que o nico caso da Unio intervir em Municpio caso este Municpio seja de Territrio Federal. Em nenhuma outra hiptese poder a Unio intervir em Municpios e isso muito cobrado em concursos. Formalidades da interveno (tanto federal quanto na estadual): Quando a interveno decretada pelo Chefe do Poder Executivo (Presidente ou Governador), este decreto de interveno ser submetido apreciao do Poder Legislativo (CN ou da Assemblia Legislativa do Estado), no prazo de 24 horas e especificar: A amplitude; O prazo; As condies de execuo; e Se couber, nomear o interventor.
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ

o Se no estiver funcionando o CN ou a Assemblia Legislativa, farse- convocao extraordinria, no mesmo prazo de 24 horas.

o Cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadas de


seus cargos a estes voltaro, salvo impedimento legal.

o Existem 2 casos (que veremos a frente) onde se dispensa este


"controle poltico) da interveno feito pelo Poder Legislativo. Interveno federal nos Estados/DF: A interveno federal pode ser "espontnea" (o Presidente age de ofcio) ou "provocada" (Algum pede ou ordena que o presidente intervenha). Assim podemos dizer que as hipteses constitucionais esto dividas em 4 grupos: Espontnea - O Presidente toma a iniciativa da interveno; Provocada por solicitao - Quando algum do prprio Poder Executivo ou do Legislativo "solicita" (pede) que o Presidente intervenha (e este tem a discricionariedade para intervir ou no); Provocada por requisio - Quando o Poder Judicirio (STF, STJ ou TSE) requisita (ordena) a interveno federal; Provocada por provimento da representao - Trata-se de uma representao que o PGR faz no STF pedindo a interveno. Se o STF der provimento (acatar) a esta representao, ele ordenar que o Presidente intervenha.

Quando teremos uma interveno espontnea? Ela ser espontnea nas hipteses de: Manter a integridade nacional; Repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra; Pr termo a grave comprometimento da ordem pblica; Reorganizar as finanas da unidade da Federao que: a) suspender o pagamento da dvida fundada por mais de 2 anos consecutivos, salvo motivo de fora maior; b) deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas nesta Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei;
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Veja que so hipteses, em sua maioria, urgentes. Assim, verificadas, o Presidente deve de pronto decretar a interveno. Quando teremos uma interveno provocada por solicitao? Ser solicitada a interveno no caso de necessidade de: Garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao. Assim, se o Governador de algum Estado ou Assemblia Legislativa (ou Cmara Legislativa no caso do DF) estiver sofrendo ofensa ao seu livre exerccio, solicitar ao Presidente da Repblica que intervenha. Se quem estiver sendo coagido for o Poder Judicirio, a autoridade dever solicitar ao STF e no ao Presidente, e cair, assim, na hiptese que veremos abaixo. Quando teremos uma interveno provocada por requisio? Ser requisitada uma interveno para: Garantir o livre exerccio do Poder Judicirio; Requisio do STF (aps receber a solicitao da autoridade judiciria local que est sendo coagida). Prover a execuo de ordem ou deciso judicial; Requisio do STF, STJ ou TSE, de acordo com a matria. Veja que a Constituio no elencou tribunal algum para fazer a requisio de matrias trabalhistas e militares. Ento, na jurisprudncia do STF, tais matrias, ainda quando fundadas em direito infraconstitucional, sero absorvidas, para fins de interveno, pelo STF. "Cabe exclusivamente ao STF a requisio de interveno para assegurar a execuo de decises da Justia do Trabalho ou da Justia Militar, ainda quando fundadas em direito infraconstitucional: fundamentao. 2. O pedido de requisio de interveno dirigida pelo Presidente do Tribunal de execuo ao STF h de ter motivao quanto procedncia e tambm com a necessidade da interveno" (STF, IF 230 / DF - DISTRITO FEDERAL, 24/04/1996) Lembramos ainda que a interveno federal hiptese excepcional, assim, no todo descumprimento de ordem ou deciso judicial que ensejar a interveno. Deve-se verificar se este descumprimento voluntrio ou se pode ser justificado. No seria caso de interveno,
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ ento, o no pagamento de dbitos por precatrios judiciais caso o Estado no tenha recursos para fazer o pagamento. Diferentemente ocorreria se fosse um ato voluntrio, de recusa do cumprimento da deciso. Quando teremos uma interveno provocada, dependente de provimento da representao? O PGR, usando de sua atribuio prevista no art. 129, IV, far uma "representao para fins de interveno" no STF, quando verificar que algum Estado est descumprindo alguma lei federal ou algum princpio constitucional sensvel. Ou seja, esta hiptese ocorre por necessidade de: Prover a execuo de lei federal; Assegurar a observncia dos princpios constitucionais sensveis (Este o caso da ADI interventiva): a) forma republicana, sistema representativo e regime democrtico; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta. e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade.

Observao: Neste tipo de interveno (provocada dependente de representao) e no caso de requisitada para fazer cumprir ordem ou deciso judicial, a Constituio determina que ser dispensada a apreciao do decreto pelo Congresso Nacional, limitando-se a suspender a execuo do ato impugnado, caso essa medida baste ao restabelecimento da normalidade.

Interveno do Estado nos seus Municpios ou da Unio nos Municpios do TF: O Estado ir intervir em um Municpio do seu territrio ou a Unio intervir em um Municpio do Territrio Federal no caso de:
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por 2 anos consecutivos, a dvida fundada (salvo, obviamente, motivo de fora maior). No forem prestadas contas devidas, na forma da lei; No tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade; O Tribunal de Justia der provimento representao para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual, ou para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. Neste ltimo caso, da mesma forma como vimos na interveno federal, quando o TJ der provimento representao do ProcuradorGeral de Justia, ser dispensada a apreciao pela Assemblia Legislativa, e o decreto limitar-se- a suspender a execuo do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade. 1. (FCC/Analista-MPE-SE/2009) Em observncia ao princpio do equilbrio federativo, a Constituio da Repblica no contempla hiptese de interveno da Unio em Municpios, mas apenas em Estados e no Distrito Federal. Comentrios: A Unio poder intervir no caso de Municpios de Territrios Federais. Gabarito: Errado. 2. (FCC/Analista - INFRAERO/2011) Segundo a Constituio Federal Brasileira, o decreto de interveno, que especificar a amplitude, o prazo e as condies de execuo e que, se couber, nomear o interventor, ser submetido apreciao do Congresso Nacional ou da Assembleia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas. Se no estiver funcionando o Congresso Nacional ou a Assembleia Legislativa, a) far-se- convocao extraordinria, no mesmo prazo de vinte e quatro horas. b) far-se- convocao extraordinria, no prazo legal de quarenta e oito horas. c) o decreto ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal. d) o decreto ser apreciado pelo Superior Tribunal de Justia com parecer obrigatrio do Procurador Geral da Repblica.
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ e) o decreto ser apreciado pelo Superior Tribunal de Justia com parecer facultativo do Procurador Geral da Repblica. Comentrios: Vamos rever as formalidades da interveno (tanto federal quanto na estadual). Quando a interveno decretada pelo Chefe do Poder Executivo (Presidente ou Governador), este decreto de interveno ser submetido apreciao do Poder Legislativo (CN ou da Assemblia Legislativa do Estado), no prazo de 24 horas e especificar: A amplitude; O prazo; As condies de execuo; e Se couber, nomear o interventor.

o Se no estiver funcionando o CN ou a Assemblia Legislativa, farse- convocao extraordinria, no mesmo prazo de 24 horas.

o Cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadas de


seus cargos a estes voltaro, salvo impedimento legal. Gabarito: Letra A. 3. (FCC/AJAJ-TRE-RN/2011) A Unio poder intervir nos Estados ou no Distrito Federal para assegurar a observncia do princpio constitucional da autonomia municipal. Neste caso, a decretao da interveno depender de a) solicitao do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido. b) provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica. c) requisio do Supremo Tribunal Federal. d) provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Municpio envolvido. e) provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Presidente da Repblica. Comentrios: Autonomia municipal princpio constitucional sensvel, pois est l no art. 34, VII da Constituio. Vejamos: a) forma republicana, democrtico; c) autonomia municipal;
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

sistema

representativo

regime

b) direitos da pessoa humana;

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ d) prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta. e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade. A observncia dos princpios constitucionais sensveis caso da ADI Interventiva, ou seja, precisa que o PGR pea a interveno no Supremo e que este d o provimento a essa representao do PGR. Gabarito: Letra B.

4. (FCC/Analista-MPE-SE/2009) O Presidente da Repblica deve solicitar autorizao prvia ao Congresso Nacional para decretar interveno federal, devendo este ser convocado, em carter extraordinrio, para deliberar sobre o pedido, no prazo de 24 horas, caso esteja em perodo de recesso. Comentrios: A fase legislativa da interveno posterior ao decreto. Primeiro o presidente decreta a interveno e s depois submete este decreto aprecisao do Legislativo. Gabarito: Errado. 5. (FCC/Analista-MPE-SE/2009) A decretao de interveno federal depender de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica, para se assegurar a observncia dos princpios constitucionais sensveis, bem como no caso de recusa execuo de lei federal. Comentrios: So as 2 hipteses constitucionais (CF, art. 34, VI e VII) onde, para que haja interveno, necessita-se de que o PGR faa uma representao e o STF d provimento. Gabarito: Correto.

6. (FCC/Procurador - TCE - AL/2008) A interveno federal nos Estados-membros depende de prvio provimento do Supremo Tribunal Federal representao proposta pelo Procurador-Geral da Repblica na hiptese de suspenso do pagamento de dvida fundada por mais de dois anos consecutivos. Comentrios:
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Esta uma hiptese de interveno espontnea (CF, art. 34, V, a) e no de interveno dependente de provimento de representao. Gabarito: Errado. 7. (FCC/Analista-MPE-SE/2009) Admite-se que seja decretada interveno federal para garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao, mediante solicitao do Poder Legislativo ou Executivo coacto ou impedido, ou de requisio do Supremo Tribunal Federal, se a coao for exercida contra o Poder Judicirio. Comentrios: Hiptese elencada no inciso 34, IV, onde a autoridade coagida, se for legislativa ou executiva, solicita ao Presidente da Repblica a interveno, e caso for Judiciria, solicita ao STF que faa uma requisio ao Presidente. Gabarito: Correto.

8. (FCC/Procurador-TCE-RO/2010) A Unio poder intervir nos Estados e no Distrito Federal no caso de desobedincia ordem ou deciso judicial desde que haja: a) representao do Procurador-Geral da Repblica. b) solicitao do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido. c) requisio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia ou do Tribunal Superior Eleitoral. d) decreto de interveno do Presidente da Repblica e autorizao do Congresso Nacional. e) deciso de mrito proferida pelo Supremo Tribunal Federal com base em relatrio de apreciao de contas do Tribunal de Contas, caso o motivo da desobedincia seja atraso no pagamento de precatrios. Comentrios: Essa questo, em um primeiro momento, pode at assustar. Mas simples simples simples. Vou falar logo a reposta: Letra C. Que alis a mais bvia. Se queremos fazer cumprir uma deciso judicial, temos uma requisio do Tribunal Superior referente (TSE, se matria eleitoral ou STJ, se matria comum) ou ento do STF (se matria trabalhista ou militar), de forma que o Presidente fica obrigado a fazer a interveno. Mas vamos aproveitar e analisar outras assertivas:
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra B - Olhem o que diz o enunciado: "desobedincia ordem ou deciso judicial" e olhem o que diz a letra B: Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto??? O que isso tem haver com deciso judicial? NADA!!! Manda essa pro espao. Letra D - bvio que precisa de decreto de interveno, mas autorizao do Congresso foi forado. O Congresso no autoriza interveno, j que autorizar falar previamente, e na interveno, o controle legislativo posterior ao decreto. A letra A um tema interessante: a interveno FEDERAL depende de provimento da representao do PGR, para: Prover a execuo de lei federal; Assegurar a observncia dos princpios constitucionais sensveis. Agora perceba que isso seria diferente caso estivssemos falando de uma interveno ESTADUAL. No caso da interveno estadual, o Procurador-Geral de Justia dever fazer uma representao no TJ para: Assegurar a observncia Constituio Estadual de princpios indicados na

Prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. Ihhh... Vtor! No tinha percebido a diferena. Pois . Prestem ateno. Quando for um Municpio que estiver sendo desobediente com a deciso judicial, quem decreta a interveno o Governador, por ordem do TJ, aps este ter sido provocado pelo PGJ. diferente quando estamos falando de um Estado desobediente com a justia, onde o Poder Judicirio, independente de representao, requisita a interveno presidencial. Gabarito: Letra C. 9. (FCC/TJAA-TRT 20/2011) Segundo expressamente disposto na Constituio Federal, o Estado no intervir em seus Municpios, nem a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal, EXCETO quando deixar de ser paga por dois anos consecutivos a dvida fundada, sem que haja a) dilao de prazo prevista em Decreto Municipal. b) dilao de prazo prevista em Lei Municipal que esteja no mnimo em vigor a um ano da sua publicao. c) dilao de prazo prevista em Lei Municipal que esteja no mnimo em vigor a dois anos da sua publicao. d) motivo de fora maior.

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ e) determinao do Prefeito Municipal previamente aprovada pelo Governador do Estado e pelo Presidente da Repblica. Comentrios: Vamos rever as hipteses que ocorrer uma interveno estadual. O Estado ir intervir em um Municpio do seu territrio ou a Unio intervir em um Municpio do Territrio Federal no caso de: Deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por 2 anos consecutivos, a dvida fundada (salvo, obviamente, motivo de fora maior). No forem prestadas contas devidas, na forma da lei; No tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade; O Tribunal de Justia der provimento representao para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual, ou para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. Gabarito: Letra D.

10. (FCC/Procurador - Recife/2008) A interveno do Estadomembro em Municpio depende de prvia deciso do Tribunal de Justia do Estado, em representao proposta para este fim, na hiptese de a) no terem sido prestadas contas devidas na forma da lei. b) no pagamento da dvida fundada por dois anos consecutivos, sem motivo de fora maior. c) no aplicao do mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino. d) inexecuo de lei, ordem ou deciso judicial. e) violao do livre exerccio do Poder Legislativo ou do Executivo municipal. Comentrios: A constituio diz que ser decretada interveno estadual se o Tribunal de Justia der provimento representao para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual, ou para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. Desta forma o gabarito da questo letra D.

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 11. (FCC/Tcnico Superior - PGE-RJ/2009) Presidente da Repblica decreta interveno em determinado Estado-membro que, no exerccio anterior, deixou de aplicar o mnimo constitucionalmente exigido na manuteno e desenvolvimento do ensino. O ato de interveno inconstitucional, pois dependia do provimento de representao pelo Supremo Tribunal Federal. Comentrios: Trata-se de um dos princpios constitucionais sensveis (CF, art. 34, VII) pois hiptese prevista no art. 34, VII, b da Constituio. Os princpios sensveis ensejam interveno mediante representao do PGR no STF e com posterior provimento por parte deste. Gabarito: Correto. 12. (FCC/Procurador - Recife/2008) Dentre as hipteses ensejadoras de interveno dos Estados-membros nos Municpios encontra-se I. o descumprimento, ainda que involuntrio, de deciso judicial transitada em julgado; II. III. IV. V. a violao aos princpios indicados na Constituio estadual; a invaso estrangeira; o grave comprometimento da ordem pblica; a no prestao de contas devidas na forma da lei.

Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I, II e III. b) I, II e V c) I, III e V. d) II, III e IV. e) II e V. Comentrios: IErrado. A interveno federal hiptese excepcional. No todo descumprimento de ordem ou deciso judicial que ensejar a interveno. Deve-se verificar se este descumprimento voluntrio ou se pode ser justificado. IICorreto. Trata-se de interveno provocada mediante provimento pelo TJ da representao proposta pelo Procurador-Geral de Justia, conforme dispe o art. 35, IV da Constituio.

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ III- Errado. Invaso estrangeira deve ser repelida pela Unio. Assim, trata-se de interveno somente federal e no estadual. IV - Errado. Da mesma forma, trata-se hiptese de interveno federal, mas no estadual. V- Correto. hiptese de interveno estadual (CF, art. 35, II). Gabarito: Letra E. 13. (FCC/Assessor Jurdico - TJ-PE/2010) Em caso de interveno federal, ser dispensada a apreciao da deciso pelo Congresso Nacional quando a decretao for feita para: a) prover a execuo de lei federal, ordem ou deciso judicial, se a suspenso da execuo do ato impugnado bastar ao restabelecimento da normalidade. b) garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao. c) reorganizar as finanas da unidade da Federao que suspender o pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior. d) repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra. e) pr termo a grave comprometimento da ordem pblica. Comentrios: A interveno se faz por decreto do Presidente da Repblica (interveno federal) ou do Governador (interveno estadual). O decreto de interveno est sujeito a um controle poltico posterior do Legislativo que deve ser feito em 24 horas aps o decreto. No caso de interveno federal, existe duas hipteses onde no precisa haver controle poltico do Legislativo: Na provocada dependente de representao do PGR (que se faz para prover a execuo de lei federal ou para assegurar os princpios sensveis); e Na requisitada para fazer cumprir ordem ou deciso judicial. No caso de interveno estadual tambm existe uma hiptese onde o controle do Legislativo ser dispensado: Na provocada dependente de representao do PGJ ao Tribunal de Justia (que se faz para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial e para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual)

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Em qualquer das hipteses vistas acima, a interveno limitar-se- a suspender a execuo do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade. Gabarito: Letra A. 14. (FCC/Analista - TCE - AM/2008) Na hiptese de interveno do Estado em um Municpio para prover a execuo de lei, o decreto de interveno dever, obrigatoriamente, ser apreciado pela Assemblia Legislativa, que ser convocada no prazo de 24 horas, se no estiver funcionando. Comentrios: Nas hipteses de interveno provocada, dependente de provimento de representao (tanto federal, quanto estadual), o decreto de interveno ser dispensado de apreciao pelo Poder Legislativo. Este decreto tambm estar limitado a suspender a execuo do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade. Gabarito: Errado. 15. (ESAF/MPOG-EPP/2002) A interveno federal pode ser decretada pelo Presidente da Repblica ou pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Comentrios: Apenas o Presidente da Repblica pode expedir o decreto de interveno (CF, art. 36 1). Gabarito: Errado. 16. (ESAF/MPOG-EPP/2002) Mesmo que o Municpio situado num Estado da Federao desobedea uma deciso de um tribunal federal, a Unio no pode promover a interveno federal nele. Comentrios: S existe um caso de a Unio intervir em Municpio, ser no caso de ser um Municpio de Territrio Federal (CF, art. 35). Gabarito: Correto.

17. (ESAF/SEFAZ-MG/2005) Os Municpios hoje existentes na Federao brasileira que deixarem de cumprir ordem judicial

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ emanada de tribunal federal no esto sujeitos a interveno federal. Comentrios: A nica hiptese de interveno federal no Municpio caso este seja um municpio de Territrio Federal, os quais no existem hoje no Brasil. Ou seja, somente o Estado poderia intervir, no a Unio (CF, art. 35). Gabarito: Correto.

18. (ESAF/SEFAZ-MG/2005) A autonomia dos Municpios na Constituio em vigor incompatvel com toda e qualquer interveno estadual no mbito municipal. Comentrios: Poder haver interveno estadual nos Municpios, nos termos do art. 35 da Constituio. Gabarito: Errado. 19. (ESAF/MPOG-EPP/2002) O Distrito Federal no est sujeito interveno federal. Comentrios: O DF est sujeito a interveno pelas mesmas regras que um Estadomembro (CF, art. 34). Gabarito: Errado.

20. (ESAF/PFN/2006) A decretao de interveno da Unio nos Estados, em razo de recusa execuo de lei federal, depender de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao proposta pelo Procurador-Geral da Repblica. Comentrios: o nico caso, alm dos princpios sensveis (CF, art. 34, VII), que depender de provimento da representao do PGR, conforme dispe o art. 36, III da Constituio Federal. Gabarito: Correto. 21. (ESAF/Juiz Substituto-TRT7/2005) A interveno para garantir o livre exerccio do Poder Legislativo de um Estado-membro depende de solicitao ao Presidente da Repblica do poder coacto. Comentrios: Neste caso, nos termos do art. 36, I da Constituio, caber ao Poder Legislativo coacto solicitar que o Presidente da Repblica intervenha.
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ

Gabarito: Correto.
22. (ESAF/CGU/2006) O decreto de municpio sempre dever especificar a condies de execuo, sendo submetido Legislativa do Estado, no prazo de vinte e Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 36 1, o decreto de interveno ser submetido apreciao do CN ou da Assemblia Legislativa do Estado, no prazo de 24 horas e especificar: A amplitude; O prazo; As condies de execuo; e Se couber, nomear o interventor. Gabarito: Correto. 23. (ESAF/Juiz Substituto-TRT7/2005) Sujeita-se a interveno federal o Estado-membro que deixar de aplicar o mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais nas aes e servios pblicos de sade. Comentrios: o caso de ofensa a um princpio sensvel disposto na Constituio em seu art. 34, VII, e. Gabarito: Correto. 24. (ESAF/Juiz Substituto-TRT7/2005) Cabe ao Supremo Tribunal Federal julgar a representao do Procurador-Geral da Repblica para fins interventivos, no caso de recusa execuo de lei federal. Comentrios: o caso disposto no art. 34, VI combinado com o art. 36, III da Constituio. Gabarito: Correto. interveno do Estado no amplitude, o prazo e as apreciao da Assemblia quatro horas.

25. (ESAF/Juiz Substituto-TRT7/2005) Cabe ao STF julgar a representao para fins interventivos, por descumprimento, pelo Estado-membro, de princpio constitucional sensvel. Comentrios:
Prof. Vtor Cruz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Os princpios sensveis so os do art. 34, VII da Constituio, assim, o enunciado se encaixa no disposto no art. 36, III da Constituio.

Gabarito: Correto.
26. (ESAF/CGU/2006) A interveno da Unio no Estado, com vistas a reorganizar as finanas da unidade da Federao, dar-se- apenas na hiptese de suspenso do pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos. Comentrios: Segundo o art. 34, V da Constituio, existem duas hipteses para interveno federal com intuito de reorganizar as finanas do Estado/DF. A primeira hiptese foi a descrita no enunciado, porm, existe outra: deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas na Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei. Gabarito: Errado.

Prof. Vtor Cruz

www.pontodosconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen