Sie sind auf Seite 1von 6

RodrigoRennQuestesCESPEparaoMPU10

QuestessobreotpicoAprendizagemOrganizacional.

Ol Pessoal, Espero que estejam gostando dos artigos. Hoje veremos outro tema que deveserestudadoparaesseconcursodoMPU!AprendizagemOrganizacional. (CESPE INMETRO / RECURSOS HUMANOS 2009) Com relao aprendizagem organizacional,julgueositenssubseqentes.(ADAPTADA) 1Acontrataodeespecialistaseconsultoresconsideradaumprocessodeaquisioexterna deconhecimentosporvriostericosdarea. 2 Reunies de trabalho so consideradas oportunidades para discusso e anlise de eventos passados,constituindoseemexemplosdeaprendizagempelaexperincia. 3Aprenderfazendooprpriotrabalhoumexemplodeaprendizagemformalouinduzida. 4 Atividades organizacionais de pesquisa e desenvolvimento so processos de aquisio internadenovosconhecimentos.

Comentrios: 1. A aquisio de conhecimentos pode se dar de maneira interna (atravs de pesquisas e desenvolvimento)edemaneiraexterna,comonocasodeumacontrataodeconsultores eespecialistasdeforadaempresa.Gabarito:Certo. 2. Beleza. Atravs da anlise dos eventos passados, as organizaes podem gerar um banco demelhoresprticasecomportamentosedecisesquedevemserevitados.Asreunies de trabalho so eventos que podem realmente servir para esta aprendizagem. Gabarito: Certo. 3. Aprendizagemformalaquelaestruturadaanteriormente,comoocorreemumafaculdade (existeumagradecurricular,comosobjetivosdoensino,etc.)ouemumcursotcnicoou distncia. Quando, por exemplo, aprendemos atravs de nosso prprio trabalho, atravs dos conselhos de algum, esse processo de aprendizagem informal (no estava formatado,padronizado,comumobjetivoanteriormentedefinido).Gabarito:Errado. 4. Comocomentamosnaprimeiraquesto,existemprocessosdeaquisioexternaeinterna. As atividades de pesquisa e desenvolvimento envolvem os prprios funcionrios da empresa, dentro das instalaes da mesma. Assim, so desenvolvidos (ou adquiridos) os conhecimentosdemaneirainterna!Gabarito:Certo.
1 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

Aesdeinduodeaprendizagememambientesorganizacionais

M.R.M.,Vargas,G.Abbad,Basesconceituaisemtreinamento,desenvolvimentoe educao.TDeE.p.143.In:BorgesAndrade,G.S.Abbad;Mouro.l.Treinamento, desenvolvimentoeeducaoemorganizaesetrabalho:fundamentosparaagestode pessoas.PortoAlegre:Artmed,2006,v.1,p.143(comadaptaes).

(CESPE INMETRO / RECURSOS HUMANOS 2009) Com base na figura apresentada, que relaciona os conceitos de treinamento, desenvolvimento e educao em organizaes e trabalho, e acerca de treinamento e desenvolvimento para educao continuada, julgue os itenssubseqentes. 5Instruoreferesecriaodeeventosinformaisdeaprendizagem. 6 Treinamento o conjunto de experincias e oportunidades de aprendizagem proporcionado pelaorganizaoequeapiaocrescimentopessoaldoempregado. 7 Dos materiais instrucionais de apoio aos processos de ensinoaprendizagem excluemse os bancos eletrnicos de dados, ainda que estejam presentes em exerccios e em outras estratgiasinstrucionaisinterativas. 8 Educao so programas ou conjuntos de eventos educacionais de mdia e longa durao queobjetivamaformaoeaqualificaoprofissionalcontnuasdosempregados. 9 Da educao corporativa moderna excluise a tarefa de oportunizar a educao continuada, pois, atualmente, exigese que os trabalhadores busquem, por iniciativa prpria, esse tipo de educao. 5. A banca inverteu os conceitos. O conceito de instruo se refere aos processos formais de aprendizagem, e no aos informais! A instruo utilizada para transmitir conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA,s)que sejam simples, fceis de transmitir em eventos de curto prazo.Esteseventospodemincluirseminrioseworkshops.Gabarito:Errado. 6. Abancainverteuosconceitosdetreinamentocomosdedesenvolvimento!Otreinamento referese a eventos de curta e mdia durao que buscam aumentar o desempenho do funcionrionotrabalho!Gabarito:Errado. 7. Se os bancos de dados so necessrios aos processos de ensinoaprendizagem, eles no esto excludos do rol de materiais instrucionais. Este o caso do ensino distncia, no mesmo?Gabarito:Errado.
2 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

8. Exato! Dentre os processos de ensino que esto englobados nesta situao esto os cursos profissionalizantes, de graduao, psgraduao, de mestrado e doutorado. Gabarito: Certo. 9. A educao corporativa moderna no exclui a educao continuada, pelo contrrio. Um dosobjetivosdaECexatamenteabuscadeummodelodinmico,quevaialmdosimples treinamento, visando alinhar a viso das pessoas aos objetivos estratgicos das organizaes. Na educao corporativa o processo de ensino preparado, pela organizao,baseadonasnecessidadesatuaisefuturasdecompetncias.Gabarito:Errado. (CESPE PETROBRS / ADMINISTRADOR 2007) A respeito da cultura e da aprendizagem em organizaes,julgueosprximositens.(ADAPTADA) 10 A aprendizagem organizacional um fenmeno que ocorre tanto no nvel individual quanto nodaorganizao. 11 As organizaes de aprendizagem apresentam cultura direcionada conservao dos conhecimentosanteriormenteproduzidos. 10. A aprendizagem dentro de uma empresa pode ocorrer em trs dimenses: Aprendizagem individual, na qual o prprio funcionrio adquire conhecimentos; a aprendizagem em grupo, em que existe um relacionamento entre as pessoas para gerar conhecimento e a aprendizagemorganizacional,quandoocorreainternalizaodesteconhecimentogerado individualmente ou em grupo de modo a mudar as prticas, processos e polticas da empresa!Gabarito:Certo. 11. Questo maldosa. Vejam que o que est sendo perguntado como se caracteriza acultura destas organizaes! As organizaes de aprendizagem no so conservadoras, mas inovadoras! Sua cultura incentiva ao constante desafio do status quo (situao atual). Esta tenso importante e decorre da diferena entre a viso da empresa (onde quer chegar) e sua realidade atual. Nestas empresas existe uma eterna vontade de mudar e melhoraroquefeito.Gabarito:Errado. (CESPE AGU ANAL. ADM. 2010) Julgue os itens de abaixo, acerca de aprendizagem organizacional.(ADAPTADA) 12Umaorganizaoqueobjetivaimplementarummodelodinmicoepragmticodeeducao corporativadeveaderiraomodelosaladeaulacomoformaprioritriadeaprendizagem. 13Aorganizaoquepretendautilizaroensinoadistnciacomoformadedesenvolvimentode aprendizagem organizacional deve desenvolver um modelo que proporcione, ao mesmo tempo,comunicaesmassivaseestudoindividualizado. 14 O projeto pedaggico de uma organizao devese basear em um documento que detalhe objetivos, diretrizes e aes do processo educativo a ser desenvolvido na organizao, expressando as exigncias legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propsitoseexpectativasdacomunidadeenvolvida.

3 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

15 O projeto pedaggico, includo o seu perfil tcnico, devese abster de aspectos polticos, limitandose a traar as diretrizes e metas a serem alcanadas, voltadas ao aspecto ensino aprendizagemeaosaspectosadministrativofinanceirosenvolvidos. 12. De acordo com Marisa Eboli, um dos princpios da Educao Corporativa a disponibilidade, ou seja, os conhecimentos devem estar disponveis a qualquer hora, de maneirarpidaefcil.Osrecursoseducacionaispodematincluiromodelodesaladeaula, mas obviamente estes no devem ser prioritrios! Atualmente a tecnologia EAD (Ensino Distncia)estsendocadavezmaisutilizada.Gabarito:Errado. 13. O EAD proporciona ao mesmo tempo atender a um pblico imenso de pessoas simultaneamente (comunicaes massivas de massa), como d a oportunidade de cada indivduo aprender ao seu modo, de maneira individualizada (cada pessoa acessa ao contedo no horrio que lhe melhor couber e dedica o tempo que for necessrio, de acordocomsuasnecessidadeseinteresses).Gabarito:Certo. 14. Exato.Oprojetopedaggicorealmenteformalizadoemumdocumento,quecontmseus objetivos, diretrizes e aes. Este documento tambm inclui as caractersticas da comunidadeenvolvidaeasexignciaslegais.Gabarito:Certo. 15. Pelo contrrio. Todo projeto pedaggico pretende impactar a vida de uma comunidade, e deve ser construdo de forma participativa e que possa envolver a sociedade a ser impactada. Repetindo, o projeto pedaggico tambm poltico, pois nele a instituio de ensino (ou organizao) expressa sua filosofia de ensino e este deve estar alinhado aos objetivosestratgicosdaorganizao.Gabarito:Errado.

J.S.LoiolaE.Nrise;A.V.B.Bastos.Aprendizagememorganizaes:mecanismosquearticulam processosindividuaisecoletivos.In:Educaoemorganizaesetrabalho:fundamentospara agestodepessoas.PortoAlegre:Artmed,2006,p.124(comadaptaes).

(CESPE INMETRO / RECURSOS HUMANOS 2009) A partir da figura apresentada acima e acercadosprocessosdeaprendizagememorganizaes,julgueosprximositens. 16 Os processos de converso de conhecimentos em organizaes incluem o treinamento externoeaparticipaodeempregadosemcongressoseseminrios. 17 Os processos de aquisio interna de conhecimentos incluem as atividades de treinamento internoeoaprenderfazendo.

4 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

18 Um exemplo de socializao, definido como o conjunto de mecanismos adotados pelas organizaes para difundir o conhecimento, tcito ou explcito, entre seus membros, de modo aconvertloemconhecimentoorganizacional,asoluocompartilhadadeproblemas. 19Certificaessoexemplosderesultadosdeprocessosorganizacionaisdecodificao. 20Afiguraacimaresumeedescreveosmecanismosindividuaisdeaprendizagemocorridosem ambientesorganizacionais.

16. O treinamento externo e a participao em seminrios se incluem na aquisio externa de conhecimento, e no nos processos de converso de conhecimento. Os processos de converso referemse transmisso do conhecimento tcito ou explcito para outras pessoas na organizao (socializao) ou da transformao de conhecimento tcito em explcito (codificao), que a formatao deste conhecimento em uma linguagem e modelos padronizados, como o caso de um manual de processos, normas, apostilas, etc. Gabarito:Errado. 17. Beleza.Aaquisiointernadeconhecimentosoasformasdesesomarconhecimentoque acontecem dentro da empresa (por isso so chamadas internas). O treinamento interno e oaprenderfazendosoalgumasdestaspossibilidades.Gabarito:Certo. 18. Ok. A questo define o conceito de socializao do conhecimento, e d um exemplo, no caso a soluo compartilhada de problemas. A troca de informaes dentro da empresa e asreuniesdetrabalhosoexemplosdeprocessosdesocializao.Gabarito:Certo. 19. Os processos de codificao ocorrem quando se quer transformar o conhecimento tcito (decorrente das experincias do indivduo, que se encontra na memria dele!) em conhecimento explcito, que pode ser transmitido s outras pessoas na organizao, como ocasodeumaapostila,oudeumlivro.Gabarito:Certo. 20. Pegadinha. A frase est quase toda certa. No so somente os mecanismos individuais de aprendizagem,masosmecanismosindividuais,grupaiseorganizacionais.Gabarito:Errado. (CESPE INMETRO / RECURSOS HUMANOS 2009) No que concerne ao treinamento e competnciadeaprenderaaprendernasorganizaes,julgueositensseguintes. 21 A aprendizagem mediada pela Internet amplia o acesso das pessoas ao treinamento em organizaes, bem como a disseminao de novos conhecimentos, habilidades e atitudes a pessoasexternasorganizao,comofornecedores,parceirosepblicoemgeral. 22 Aprender a aprender, considerado um dos quatro pilares da educao no sculo XXI, refere se a competncias humanas voltadas ao aprendizado contnuo, seleo e aquisio constantedenovosconhecimentos. 21. Exato. O ensino distncia atravs da internet possibilita o acesso de mais pessoas ao treinamento e a educao. Estes processos de ensino podem tambm ser disponibilizados aosfuncionriosqueseencontremdistantesdaempresa,bemcomofornecedores,clientes eopblicoemgeral.Gabarito:Certo. 22. De acordo com o Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o
SculoXXI,osquatropilaresdaeducaoso:aprenderaser,aprenderafazer,aprenderaviver com os outros e aprender a conhecer (aprender a aprender). Este pilar se refere capacidade do ser humano de construir as ferramentas que lhe possibilitam o aprendizado, como o raciocniolgico,amemria,acapacidadedededuo,etc.Gabarito:Certo.

5 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

(CESPEANEELANAL.ADM2010)Noqueserefereaprendizagemorganizacional,julgueo itemsubseqente. 23 Ao criar um programa de capacitao embasado em educao a distncia, o gerente de RH tem dificuldades em levantar modelos, pois um advento recente prprio da era dos computadoresemrede. 23. Negativo. Apesar da tecnologia dos processos de ensino distncia ser recente, j existem diversosmodelosexistentesequepodemserutilizados.Gabarito:Errado. (CESPE IBRAM/ADMINISTRADOR 2009) Julgue o prximo item, referente gesto do conhecimento. 24 Conforme a tipologia de conhecimento definida por Nonaka e Takeuchi, a socializao a transformaodeconhecimentotcitoemconhecimentoexplcito.

24. Oconhecimentotcitopoderiaserdefinidocomooquebaseadoemnossasexperincias, sem estar estruturado e formalizado de alguma forma. Quando este conhecimento est formalizado e estruturado, como em um manual, dizemos que conhecimento explcito! De acordo com os autores, a gesto do conhecimento em uma empresa deve seguir uma espiral do conhecimento. O processo se inicia com a socializao, ou compartilhamento de experincias entre os funcionrios, sendo seguido pela externalizao, que a transformao deste conhecimento tcito em explcito. Aps isto existe a combinao ou padronizaodoconhecimentoexplcito(transformandoemummanual,porexemplo)ea internalizao, que acontece quando novos indivduos tm acesso a este conhecimento explcitoeoutilizamparaaumentarseuprprioconhecimentotcito.Comoviramacima,a bancainverteuosconceitosdesocializaocomosdeexternalizao!Gabarito:Errado.

Porhojes!Qualquerdvidaestareidisponvelnoemailabaixo. Bonsestudosesucesso!! RodrigoRenn rodrigorenno@euvoupassar.com.br

6 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

Das könnte Ihnen auch gefallen