Sie sind auf Seite 1von 4

Disciplina: Matemtica Professor: Ilton Bruno Turma: 9 ano 2 LISTA DE EXERCCIOS (Equaes do 2 grau) 1) Responda as questes: a) Ao elevar um certo

nmero ao quadrado e adicionar 75, podemos obter como resultado o zero? Justifique. b) Se do quadrado de um nmero subtrairmos 6, o resto ser 30. Qual esse nmero? 2) Leia e responda questo. Durante uma gincana de matemtica, os participantes tinham de encontrar os nmeros que satisfizessem a seguinte afirmao: A soma de um nmero real com seu quadrado igual a 42. Quais so esses nmeros? 3) O quadrado e o tringulo abaixo tm a mesma rea. Nessas condies, calcule: a) Quanto mede o lado do quadrado? b) Qual a rea do quadrado? E a do tringulo?

www.iltonbruno.blogspot.com

6) O nmero de diagonais de um polgono dado pela frmula: , em que n representa o nmero de lados do polgono. Utilize essa frmula e determine: a) O polgono que tem 10 diagonais; b) O polgono que tem 25 diagonais; c) O polgono que tem 54 diagonais; d) Quantas diagonais tem o polgono com 20 lados. 7) Joyce e Aline foram ao mercado. Na volta, decidiram que quem no conseguisse encontrar a soluo correta para o enigma abaixo carregaria as compras.

Joyce pensou um pouco e respondeu 0 e 2; j Aline respondeu 0 e 3. Quem voltar para casa carregando as compras? 4) Resolva o problema de Sheila. 8) Sara dona de um salo de festas de formato quadrado. Para ampliar sua capacidade, resolveu aumentar 3m no comprimento e 2m na largura do salo. Assim, a rea do salo passar de a) Faa um esquema para representar o salo de festas com suas dimenses originais e com suas dimenses aps a ampliao. b) Quais so o comprimento e a largura originais desse salo? E qual ser o comprimento e a largura do salo aps a ampliao? 9) O retngulo e o quadrado abaixo tem a mesma rea. O lado do quadrado mede x, o comprimento do retngulo x + 8, e a altura do retngulo 4.

Sheila ir fazer uma toalha de mesa para dar de presente a uma amiga. Essa toalha ter formato retangular, e seu comprimento ser trs vezes maior que a largura. a) Escreva uma equao relacionando A e as dimenses dessa toalha; b) Sabendo que a rea da toalha igual quais so as dimenses dessa toalha? 5) Ajude Kaline a responder questo que sua me lhe props:

a) b)

Qual a medida do lado do quadrado? Qual o comprimento do retngulo?

A vida no fcil, acostume-se com isso!

www.iltonbruno.blogspot.com 10) No conjunto determine os valores dos coeficientes a, b e c, calcule o conjunto soluo das seguintes equaes do 2 grau completas: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) p) q) r) s) t) u) v) w) 11) Quantas razes reais possuem a equao ? 12) A equao 4x2 +x + m = 0 tem uma nica raiz. Ento, m igual a quanto? 13) Examine a regio retangular abaixo. O permetro do retngulo de 16 cm e a rea da regio retangular de 15 m2. c) Uma certa cidade tem terreno de formato retangular de em que um lado tem 2m a mais que o outro. O prefeito dessa cidade pretende construir uma praa nesse terreno, onde dever haver duas passarelas perpendiculares dividindo a praa em 4 retngulos congruentes. Qual ser a rea ocupada por essas passarelas se elas tiverem 2m de largura? 14) Para plantar determinado nmero de rvores em uma praa retangular procurou-se obter informaes sobre suas medidas. As nicas informaes obtidas foram: a rea total da praa de 7200 m2 e a medida do comprimento 10 m a mais que a medida da largura. Quais so as medidas do comprimento e da largura dessa praa? 15) Para que a equao 3x2 5x + 5m = 0 tenha discriminante nulo, quanto deve ser o valor de m? 16) A equao 9x2 12x + (p + 3) = 0 admite duas razes reais, em quais condies? 17) raiz da equao 2x2 3nx + n 1 = 0, quanto o valor de n?

18) Resolva os problemas: a) Sabendo que a rea deste retngulo igual a 32 calcule a medida de seus lados. b) Sabendo que a rea do quadrado maior 900 calcule o valor de x.

a) Escreva uma equao tomando como base o permetro. b) Agora, escreva uma equao tendo por base a rea da regio retangular. c) Qual das equaes do 2 grau? Por qu? d) Resolva a equao do 2 grau e determine a medida dos lados desse retngulo.

A vida no fcil, acostume-se com isso!

www.iltonbruno.blogspot.com d) Felipe decidiu construir um galinheiro de formato retangular cuja rea ser g) Um dos problemas matemticos mais antigos foi encontrado em tabelas babilnicas de barro que tm mais de 4000 anos. Nesse problema, os babilnios ensinavam o procedimento da resoluo da equao do 2 grau.

i) Quantos metros de tela ele ter de comprar para cercar o galinheiro, se um dos lados do galinheiro ter 4m a mais que o outro? ii) Felipe fez as contas e ir gastar R$ 480,00 para comprar a tela. Sabendo que o valor do da tela em reais numericamente igual a 5 vezes a altura da tela, quanto ele ir pagar pelo da tela? e) Roberta montou um quebra-cabea de de rea e pretende fazer um quadro com ele. Para isso, ela comprou uma placa de compensado em que colar as peas do quebra-cabea. As dimenses da placa de compensado so tais que o comprimento da placa tem 40cm a mais que a largura. Sabendo que o quebra-cabea montado ocupou toda a rea da placa, quais so as dimenses desse quebra-cabea?

Podemos transformar esse problema em um outro geomtrico. Por exemplo: Calcule a medida dos lados de um retngulo cuja rea seja 35 e a metade do permetro seja 12. 19) O retngulo seguinte tem 142 cm2 de rea.

f) Vincius construiu um campo de futebol com . A fim de evitar que a bola seja chutada para longe do campo, ele comprar tela para colocar em todo o seu contorno.

i) Quais so as dimenses desse campo? ii) Qual o comprimento da tela que Vincius dever comprar para cercar o campo?

a) Qual a medida x indicada? b) Quais as dimenses desse retngulo? c) Qual a rea de um quadrado cujo lado tem a mesma medida do comprimento desse retngulo? 20) Escreva as equaes abaixo na forma geral e resolva em a) b) c) d) e) f) g) h) i) j)

A vida no fcil, acostume-se com isso!

www.iltonbruno.blogspot.com 21) Calcule m na equao de modo que as razes no sejam reais. 22) Calcule n na equao , de modo que as razes sejam reais e iguais. 23) Calcule o valor de m na equao de modo que: a) As razes sejam reais e diferentes. b) As razes sejam reais e iguais. c) As razes no sejam reais. 24) Calcule o valor de g na equao de modo que: a) As razes sejam reais e diferentes. b) As razes sejam reais e iguais. c) As razes no sejam reais. 25) Determine a para que a equao do 2 grau admita duas razes reais distintas. 26) Calcule k na equao , de modo que: a) As razes sejam reais e diferentes. b) As razes sejam reais e iguais. c) As razes no sejam reais. 27) Determine os valores de m para os quais a equao admita duas razes iguais. 28) Se -2 raiz da equao , ento calcule o valor de m. 29) A equao do 2 grau , tem uma raiz cujo valor 4. Quanto o valor de a? 30) A figura abaixo representa parte da planta de um escritrio. As duas salas quadradas e o corredor retangular tm, juntos, 40 m2 de rea. Cada sala tem x metros de lado e o corredor tem 1 metro de largura. Qual a medida x de cada sala quadrada? 31) Um terreno retangular tem 300 m2 de rea. A frente do terreno tem 13 m a menos que a lateral. Determine as dimenses desse terreno. 32) Um retngulo apresenta as seguintes medidas:

Se aumentarmos o comprimento e a largura na mesma quantidade, a rea do novo retngulo ser 5 vezes a rea do retngulo original. a) Quais as dimenses do novo retngulo? b) Qual o permetro do novo retngulo? 33) Em um terreno retangular de 80 m por 50 m foi construdo um barraco para servir como depsito de uma firma. Esse depsito ocupa uma rea de 1000 m2. Em torno do barraco foi deixado um recuo de x metros de cada lado, para um gramado (ver figura abaixo). Qual a medida x do recuo?

Espero muita dedicao! Boa sorte!

A vida no fcil, acostume-se com isso!

Das könnte Ihnen auch gefallen