Sie sind auf Seite 1von 4

1

60 anos de imprensa em Cascavel

So muito desagradveis as brigas que acontecem na Cmara de Cascavel, mas foi por causa de uma delas que Cascavel ganhou seu primeiro veculo de imprensa, h 60 anos. Celso Formighieri Sperana prestava servios Prefeitura como secretrio da Educao, mas tambm concentrava em suas mos diversas responsabilidades delegadas pelo prefeito Jos Neves Formighieri, a comear por organizar a primeira administrao.

Dimas Pires Bastos

Adelar Bertolucci

A primeira briga da Cmara aconteceu porque alguns vereadores se irritavam com a preferncia que Celso dava a alguns vereadores, redigindo os textos de seus projetos. Naquele contexto, o prefeito s mandava Cmara os projetos que por lei eram de iniciativa exclusiva do Executivo. Os vereadores eram semianalfabetos e no havia uma assessoria tcnica eram apenas os nove vereadores e mais ningum. Celso foi assediado pelos vereadores para redigir seus projetos, e isso causou a primeira denncia de ingerncia do Executivo nos assuntos do Legislativo. Assim, aqueles que redigiam seus prprios projetos, como presidente da Cmara Municipal, Dimas Pires Bastos, e o vereador Adelar Bertolucci, ambos do Partido Republicano, que tinha maioria na Cmara, condicionaram a aprovao dos projetos do Executivo exonerao do secretrio da Educao. Neves Formighieri teve que defenestr-lo, mas Celso continuou a redigir os projetos de lei para os vereadores da mesma forma. Ironicamente, at para o prprio Bertolucci, que depois se tornou um de seus grandes amigos e avalizou seu retorno Prefeitura, na gesto seguinte.

Manoel Ribas

Moyss Lupion

Antnio Lustosa

Fora da Prefeitura, Sperana tinha duas opes: retornar a Curitiba ou ficar e arranjar o que fazer. Optou por criar um jornal. Abriu um escritrio prximo Praa Getlio Vargas e foi a Curitiba, onde ganhou uma tipografia completa do governador Moyss Lupion, de quem se tornara amigo por sua vinculao com Manoel Ribas. Em 1945, Celso defendeu Ribas de um ataque a pedradas e se tornou ntimo do ex-governador at sua morte, em 1946. Em Guarapuava, adquire do jornalista e poltico Antnio Lustosa de Oliveira, tambm ligado a Ribas, uma impressora histrica, chegada aos Campos Gerais em lombo de burro no crepsculo do sculo XIX. Surge, assim, o jornal Correio dOeste, cujo primeiro nmero vem a pblico em 6 de maio de 1953. Celso Sperana o diretorresponsvel, Lyrio Bertoli, mais tarde eleito deputado federal, redator. A equipe tambm tem Paulo Dod Rodrigues Pompeu, Valdir Ernesto Farina e Lus Guin. O ano de estiagem e dificuldades econmicas e a publicao no consegue suportar as presses financeiras, tendo Celso Sperana capitulado e transferido ao ttulo do jornal ao poltico e jornalista Ruy Gndara, genro do governador Moyss Lupion. Depois do desaparecimento do Correio dOeste, Celso Sperana vai a Ibipor e adquire a tipografia de Ciro Miranda de Barros, assessor do ex-presidente Joo Goulart.

Lyrio Bertoli

Dod Pompeu

Lus Guin

A tipografia instalada na Rua das Palmeiras (atual rua Souza Naves), prximo ao atual Centro Comercial Lince. Ali surge o jornal A Verdade, datado de 6 de maio de 1956. O dirio O Paran vem a pblico em 15 de maio de 1976 e o semanrio Hoje-Cascavel, atualmente o dirio Hoje, em 1 de maio de 1977. O nosso Hoje nasceu aps o desligamento de F. L. Sefrin Filho do jornal O Paran, de onde saiu devido divergncias com o empresrio Jacy Miguel Scanagatta. Sefrin Filho cria o Hoje associado a um grupo de jovens empresrios com mais ideias do que capital Heinz Schmidt, Joo Adelino de Souza, Pedro Valdir de Souza, Rozelmo Tavares da Silva e Rosalvo Tavares da Silva. Em 6 de maio de 1989 criada a Associao dos Jornalistas de Cascavel (AJC). Por esses motivos, mais o fato de que no dia 3 de maio internacionalmente consagrado Liberdade de Imprensa, maio pode ser considerado o ms da imprensa em Cascavel. **
Alceu A. Sperana escritor alceusperanca@ig.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen