Sie sind auf Seite 1von 8

(Roteiro para escrita de relatrio parcial ou final/artigo para jornada) (TTULO: subttulo)

(colocar aqui o autor principal: Fabrcio Arajo ou Deylane)* (aqui o coautor: Deylane ou Fabrcio)** Lucida de Oliveira Santos*** Manuela Beltro Cavaleiro de Macedo**** Cristiane Moreira**** Carmen Denise Cavalleiro de Macedo**** Michelle Sena****

RESUMO (Questes obrigatrias a serem descritas num Resumo Informativo (NBR/ABNT 6028), de um artigo de Reviso, Original ou Cientfico (NBR/ABNT 6022), a conter de 100 a 250 palavras: iniciar citando o assunto e o principal motivo da escolha do tema, o objetivo principal, o valor ou a importncia do estudo e do seu objeto. Apontar o principal problema e sua hiptese, se houver. Citar sobrenomes dos principais autores, teorias e/ou legislao estudados. Informar a abordagem metodolgica (Estudo de Caso, Memorial, Pesquisa histrica, etc.) e o tipo de procedimento da pesquisa (bibliogrfica/reviso, documental ou/e de campo). Citar o lcus da pesquisa, o principal resultado e a principal concluso. Espao/espacejamento entre linhas e tipo de fonte variar conforme solicitao do demandante).

PALAVRAS-CHAVE: (de 3 a 5 palavras, pode ser composta iniciando com letra maiscula e finalizando com um ponto, conforme NBR/ABNT 6028) _____________________________________________________________
* Acadmico do 5 perodo do Curso de Histria da FIBRA, bolsista do Programa de Iniciao Cientfica da FIBRA/PIBIC 2012-2013. ** Acadmica do 6 perodo do Curso de Histria da FIBRA, aluna participante do Programa de Iniciao Cientfica da FIBRA. *** Professora mestra e pesquisadora/PIBIC 2012/2013 dos Cursos de Histria e das Licenciaturas Integradas da FIBRA, coordenadora do projeto de pesquisa A Etnografia das Prticas Pedaggicas dos Professores das sries iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo dos Desafios de se Ensinar e de se Aprender Histria e Geografia, fomentado pela FIBRA. **** Professoras mestranda e mestras pesquisadoras dos cursos de Pedagogia e de Geografia, coautoras do projeto de pesquisa originado do colegiado das Licenciaturas Integradas sob a coordenao geral da professora Dra Manuela Beltro Cavalleiro de Macedo.

1 INTRODUO (roteiro estruturador ou questes obrigatrias a serem descritas em uma introduo: com um mnimo de 30 linhas podendo ser dividadas numa mdia de 6 pargrafos destacando, inicialmente, qual o assunto e/ou tema central a gerar o ttulo do trabalho, quais os objetivos previstos e alcanados, qual a situao problema originria, qual objeto estudado, quais questes pesquisadas e hipteses, local e perodo de realizao do estudo. Justificar a pesquisa quanto s 5 relevncias, assim como a delimitao do estudo e sua viabilidade. Situar os autores e teorias estudadas. Destacar as principais partes do trabalho valorizando seus contedos ou questes. E finalizar descrevendo os resultados alcanados, principais concluses e validade do estudo. Tem um carter enunciador convidando o leitor para apreciao do contudo. Se artigo somente de reviso a metodologia do trabalho pode ser colocada nesta parte.

2 REFERENCIAL TERICO (roteiro estruturador ou questes obrigatrias a serem descritas nesta parte: elencar, inicialmente, as questes estudadas que fundamentaram o trabalho utilizando-se de autores e de teorias sobre o objeto de estudo e respectiva situao problema. Sugiro utilizar citaes diretas e indiretas (NB/ABNT 10520 antecedidas ou seguidas de comentrios do autor do artigo, pois o leitor precisa perceber a autoria (NBR/ABNT 10719) do artigo/texto, pois esta parte no se constitui em uma composio de inmeras Resenhas/Recenso (NBR/ABNT 6028) ou de um Fichamento Temtico (Severino). E para isto s se seleciona dos autores o que ajuda a elucidar o estudo). Existem milhares de exemplos para servirem de modelo, pesquise-os).

3 METODOLOGIA* (roteiro estruturador ou questes obrigatrias a serem descritas:) 3.1 CONTEXTUALIZAO DA PESQUISA (Descrever: como a pesquisa nasceu, foi planejada e organizada enfatizando as suas fases; onde, quando e o qu foi realmente investigado podendo destacar as caracteristicas e histria do lugar onde esto ou estavam os dados e/ou o objeto de estudo, salvaguardando identidade das pessoas. Descrever com detalhes, a partir do contedo contido no projeto de pesquisa (NBR/ABNT 15287), a Situaao Problema, Objeto de estudo, Problema e hipteses. Quais a principais questes e perguntas pesquisadas).

3.2 CARACTERSTICAS DA PESQUISA (Como se trata de cincias sociais iniciar destacando trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva cuja abordagem metodolgica se refere a/um/uma (Estudo de caso, Estudo Etnografico, Estudo de caso Etnogrfico, Pesquisa Ao, Pesquisa Participante, Memorial, Pesquisa histrica, etc.). Definir se o tipo de pesquisa somente bibliogrfica, somente documental ou de campo. Em seguida explicar com detalhes as caracterstica da abordagem metodolgica e do tipo de investigao).

3.3 TIPO E CARACTERSTICAS DE DADOS (previstos e coletados) (Descrever se os dados coletados so bibliogrficos, se somente do tipo Documental. Se de campo, quais foram planejados, selecionados e coletados) 3.4 PROCEDIMENTOS PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS (Se estudo de caso, por exemplo, situar os instrumentos usados (questionrio? roteiro de entrevista do tipo...? ficha de observao? Captao de imagens, etc.) para coleta de dados e quais questes foram coletadas. Como essa fase foi realizada, destacar pontos positivos e problemas da investigao). * As questes acima tambm pode ser descritas num texto sem subsees.

4 ANLISES DE DADOS (Esta parte representa o lugar da disposio ou distribuio dos dados coletados e agrupados setorialmente para que se faam os devidos comentrios, utilizando-se, preferencialmente, de teorias/conceitos/ideia/afirmaes selecionadas para a anlise. Trata-se, ento, da organizao lgica das respostas obtidas dos instrumentos de coleta. As respostas podem ser analisadas assim: colocar as questes ou perguntas elucidativas em forma de frases afirmativas. E em seguida, cololocar as respostas para que se faam os devidos comentrios, expressando o seu entendimento, utilizando-se de trecho dos tericos selecionados para fundamentar o trabalho). Segue abaixo exemplo:
4.1 CONTEXTO ESCOLAR PESQUISADO E CARACTERIZAO DOS

SUJEITOS DA PESQUISA

4.2 ANLISES DAS CONDIES PRVIAS PARA EXECUO DAS AULAS: PLANEJAMENTO DOCENTE, ORGANIZAO DO TRABALHO, RECURSOS PREVISTOS E UTILIZADOS

4.3 ANLISES DOS LIVROS DIDTICOS ADOTADOS PELAS CLASSES

4.4 ANLISES DO MANEJO DE CLASSE E DA DIDTICA DOCENTE

4.5 O DESENVOLVIMENTO DO CONTEDO E UTILIZAO DO TEMPO PEDAGGICO

4.6 AS AULAS

4.7 AS FALAS DOS DOCENTES E DISCENTES

5 RESULTADOS E DISCUSSES (Trata-se nesta parte da descrio das consideraes acerca do conjunto das questes analisadas na parte anterior tendo como referenciais: o problema central, as hipteses e objetivos da pesquisa, seja ela somente do tipo bibliogrfica ou de campo. Referem-se aos resultados que decorreram das anlises, dentre eles, os principais. Preferencialmente deve-se discutir os resultados utilizando-se de trechos/citaes diretas e indiretas dos tericos. Todavia fundamental o leitor perceber tambm aqui a presena do autor do artigo).

6 PALAVRAS FINAIS/ CONSIDERAES FINAIS/CONSIDERAES (escolher um dos termos acima, pois no se deve usar o termo Concluses (NBR/ABNT 6022). Nesta parte destacar, principalmente, quais dos objetivos

planejados foram alcanados. Se as hipteses se confirmaram e qual(is) o(os) principal(is) resultado(s). Assim como, quais as recomendaes. Nesta parte no colocar citaes, sejam diretas ou indiretas. obrigatrico, reforo, descrever se os objetivos previsto s foram alcanados total ou parcialmente. Se o problema/problematizao/situao problema foi estudado e resolvido. Se as questes norteadoras, baseadas nos objetivos do estudo, foram respondidas. Qual a principal concluso. Quais principais consideraes e quais as recomendaes a partir dos 5 nveis).

REFERNCIAS (NBR/ABNT 6023) (Apenas em nvel de sugesto: colocar at dez referencias que constem no projeto de pesquisa. Referencias captadas na internet, mesmo qu de site (revista eletrnicas) quali no deve ultrapassa a um tero do total citado, por exemplo: at 3 de 10).

O autor deve evitar pginas especficas para sumrio, apndices e anexos.

Das könnte Ihnen auch gefallen