Sie sind auf Seite 1von 3

O novo acordo ortogrfico entrou em vigor em Janeiro de 2009. E voc? "Entrou" no novo acordo ortogrfico?

Fao a reviso e correco (ou correo) de qualquer tipo de texto ao abrigo do acordo ortogrfico antigo ou actual. Os preos continuam a ser competitivos!
Se pretende recorrer ao servio de Reviso/Correco de texto, envie-me um email (jtpmarques@sapo.pt) com os seguintes dados:

Nmero de palavras/pginas a rever; Prazo de entrega pretendido; Tipo de documento;

O oramento inclui sempre:


Correco lingustica (ortografia, gramtica, pontuao) Coerncia e coeso textuais (verificao da organizao formal e sentido do texto); Diversificao lexical (eliminao de palavras repetidas e sugesto de outras mais adequadas); Adequao discursiva; Reviso da bibliografia.

Para trabalhos de pequena dimenso:


Reviso lingustica = 1,75 / pgina Formatao grfica (paginao, ndices, listas, quadros, legendas) = 0,75 / pgina Tradues = 3,5 / pgina

Os oramentos para teses de Mestrado ou Doutoramento (e para qualquer outro tipo de trabalho de grande dimenso) so negociados consoante o prazo de entrega pretendido e a dimenso do texto.

Tipo de textos

Qualquer texto escrito pode ser sujeito ao processo de reviso. Aqui ficam alguns exemplos do tipo de textos que so aceites para reviso:

Textos cientficos e acadmicos: monografias, dissertaes de mestrado ou doutoramento, artigos); Livros (tcnicos, literrios, didcticos); Manuais; Contratos; Documentos comerciais; Material publicitrio (folhetos, catlogos, contedos on-line); Apresentaes, CV's, etc.

Desde que esteja escrito pode ser revisto!

As especificidades e a complexidade da Lngua Portuguesa podem colocar entraves ao mais precavido dos redactores. Um deslize gramatical ou sintctico pode dificultar a transmisso da mensagem escrita, que se deseja, idealmente, clara, simples e acessvel. A escrita est presente em todos os aspectos do nosso quotidiano, seja ele acadmico ou profissional. A imposio de prazos cada vez mais difceis de cumprir implica que, na maior parte das vezes, o autor de um texto no tenha tempo para reler o que escreveu e rectificar os erros que podem ocorrer durante esse processo criativo. Da decorre a importncia da reviso de texto! 1) Reviso gramatical e ortogrfica A primeira etapa a correco ortogrfica e gramatical, que permite a eliminao de palavras repetidas, de erros ortogrficos que tenham passado despercebidos, de conjugaes verbais inadequadas e de determinados termos, expresses ou conceitos desadequados. Este tipo de reviso permite eliminar vcios de linguagem e tornar a leitura do texto mais fluda. 2) Reviso estrutural

Uma ideia s boa se for convenientemente transmitida ao leitor. A escrita deve ser coerente e tal implica o aperfeioamento da construo do texto, de modo a que no restem dvidas relativamente ao que o autor quer realmente transmitir ao seu leitor. O que se exige a quem rev:

Capacidade interpretativa e bom senso para que se mantenham a integridade e o sentido original do texto; Conhecimentos gerais, pois a reviso tanto melhor quanto maior for a capacidade do revisor em compreender o que est a ler; Sensibilidade e bom senso, para que haja capacidade de fazer as escolhas certas; tica profissional, sigilo e idoneidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen