Sie sind auf Seite 1von 4

Pedro Rachadel, Ramon Goulart, Roberta Gomes, Tatiane Fernandes, Vanessa Frana, Winissius Martendal

Engenharia Campus Pedra Branca UNIVERSIDADE UNISUL, SC. Brasil Data Trabalho: 01/09/2012
Topografia I Prof. Dr. Gabriel Cremona Parma Relatrio de Trabalho de Campo Atividade de Campo Leitura e anlise angular do posicionamento das balizas

Integrantes da equipe de campo:


Pedro Rachadel Ramon Goulart Roberta Gomes Tatiane Fernandes Vanessa Frana Winissius Martendal

1. INTRODUO
1

Pedro Rachadel, Ramon Goulart, Roberta Gomes, Tatiane Fernandes, Vanessa Frana, Winissius Martendal

O objetivo principal da atividade feita em campo foi, essencialmente, conhecer fisicamente, verificar o funcionamento e aprender a manusear um teodolito eletrnico. Feito isso, tornou-se possvel realizar uma experincia de aprendizado, onde verificamos a aplicao do clculo de ngulos atravs do mtodo de Bessel. Tal mtodo consiste, basicamente, na medio dos ngulos entre os pontos de marcao desejados, representados pelas balizas em nossa atividade, em posio direta e inversa, sendo o resultado do clculo a mdia de ambos os valores encontrados. Os materiais utilizados para a realizao da atividade de campo foram os seguintes: trip de alumnio, teodolito Laica T100 (20), prancheta, planilha ad-hoc para medio Bessel e balizas. A atividade em questo foi realizada no dia 01 de Setembro de 2012, na rea externa prxima ao estacionamento do bloco L, no campus de Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O Mtodo utilizado para a medio dos ngulos foi o de Bessel que consiste na colocao de um objeto AB e um anteparo em um banco ptico, facilitando a visualizao do ponto a ser analisado, que sempre sero mantidos nas posies fixas, a uma distncia adequada. No local de trabalho no encontramos grandes problemas para o desenvolvimento do mesmo, pois as condies climticas foram favorveis e o terreno local, apesar de inclinado, era constitudo de um gramado de fina espessura, limpo e amplo. Usando os softwares Google SketchUP e Google Earth realizamos um croqui do local, representando os dados coletados na forma grfica, conforme Figura 1.

Figura 1: Croqui.

2.1. Anlise dos Dados 2

Pedro Rachadel, Ramon Goulart, Roberta Gomes, Tatiane Fernandes, Vanessa Frana, Winissius Martendal

No mtodo utilizado para medir angulaes retratado nesse experimento, o primeiro passo foi definir o vrtice E, que retrata o posicionamento do equipamento. Em seguida, foi necessrio definir um norte qualquer para ser a base de todas as angulaes, definidas a partir do vetor EN. Com o norte definido, foi possvel fazer o clculo de todos os azimutes presentes, sendo estes representados pelos ngulos formados entre o norte e os pontos A, B e C. Atravs da definio dos mesmos, torna-se possvel calcular os ngulos alpha e beta, que so os valores que desejamos obter. A Figura 2 serve de representao dos azimutes.

Figura 2: zoom do croqui. Para iniciar os clculos, apontamos a mira do teodolito para um ponto especfico da baliza, estando esta no lado esquerdo do ngulo que desejamos descobrir. Em seguida, fixa-se sua luneta horizontal e verticalmente no ponto desejado, garantindo uma preciso quase exata. Por final, visualiza-se o ngulo obtido no painel do teodolito, e anota-o na planilha ad-hoc. O processo descrito a forma direta de visualizao. Sabendo que na Topografia visa-se evitar o mximo de erros possveis ou ao menos ameniz-los, o mesmo repetido na forma inversa, que consiste em girar a luneta do teodolito em 180 verticais, e ajust-la novamente no ponto inicial, verificando o valor no painel e anotando-o na planilha ad-hoc. Ambos os processos (direto e inverso) so repetidos nos pontos seguintes. O ngulo alpha encontrado atravs da subtrao do valor do azimute NB do azimute NA, e o ngulo beta atravs da subtrao do valor do azimute NC do azimute NB. Sendo assim, so encontrados dois valores de alpha, e dois valores de beta. Por fim, feita a mdia dos resultados encontrados, chegando-se a um ngulo praticamente exato.
3

Pedro Rachadel, Ramon Goulart, Roberta Gomes, Tatiane Fernandes, Vanessa Frana, Winissius Martendal

3. CONCLUSES

Nas concluses dever-se- indicar os resultados finais do trabalho: discusso das informaes e plantas topogrficas resultante do trabalho. As plantas topogrficas sempre devero ter a estrutura de margens e selo utilizado nas disciplinas de Desenho Tcnico. Os formatos possveis para as plantas so A4 e A3: dever-se- definir a escala adequada para o trabalho No caso das plantas topogrficas, podero ser feitas na prancheta de desenho e digitalizadas como JPG ou feitas diretamente num programa de CADD e inserido no prprio corpo do relatrio. As planilhas de dados e croquis de campo devero ser digitalizadas em formato raster (por exemplo, jpg) e inseridas como figuras no relatrio. O Resultado final do relatrio ser um arquivo digital em formato PDF com todos os dados, informaes e concluses necessrias para o entendimento do trabalho: nunca entregue vrios arquivos nem arquivos em formatos diversos (.doc, .odp, .jpg, .dwg, .dxf,...) rena todo num nico documento estruturado e ordenado num arquivo PDF formato padro globalizado (Portable Document Format) que permite a leitura e reviso do documento sem limitantes de Sistemas Operacionais dos computadores ou programas de edio e testos, grficos, planilhas de clculos o desenhos tcnico utilizado. As caratersticas mais importantes do formato PDF, que fazem dele o formato mais globalizado para a entrega de relatrios, so as de ser um padro de arquivo aberto, multiplataforma, extensvel, confivel, com possibilidade de integrar vrios tipos de documentos, seguro, pesquisvel e acessvel. Siga estas instrues cuidadosamente na preparao de seu relatrio e finalmente, envie o trabalho em formato eletrnico PDF para o e-mail da disciplina.

Das könnte Ihnen auch gefallen