Sie sind auf Seite 1von 11

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Sistema Financeiro Nacional

Aula Demonstrativa

Prezados (as) Concurseiros (as),

com muita satisfao que apresentamos a vocs o curso baseado na matria de Sistema Financeiro Nacional para a prova de Analista do Banco Central. Esta matria trata estrutura do Sistema Financeiro no pas, abordando desde a entidade mxima do sistema, qual seja o Conselho Monetrio Nacional CMN, at uma pequena instituio financeira (ex: Fininvest). Ainda no ano passado esta matria foi presena nas provas para Analista de Finanas e Controle da Controladoria Geral da Unio CGU e da Secretaria do Tesouro Nacional STN. Neste ano ocorre a mesma coisa na prova do Bacen. Desta forma, acredito firmemente que logo-logo essa matria ser presena no concurso de Auditor da Receita Federal, at porque a secretaria tem dedicado grandes esforos de fiscalizao tributria sobre as grandes Instituies Financeiras e nada mais correto do que conhecer o sistema.

Bem, antes de falarmos sobre o curso, fao uma breve apresentao:

Sou servidor do Banco Central do Brasil, exercendo minhas atividades no Departamento de Superviso de Bancos e Conglomerados Bancrios em Porto Alegre -RS. Acho que isso um fator bastante positivo, pois temos alguns exemplos de sistema financeiro que poderemos abordar nas aulas.

Leciono em cursos preparatrios para concursos desde 2005, j tendo dado aulas em cursos preparatrios presenciais alm, deste famoso e nico Ponto dos Concursos. Nossa atuao se deu em disciplinas como Economia, Finanas Pblicas, Finanas e matrias afins, em cursos para a Receita Federal, Tesouro Nacional, Polcia Federal, MPOG, CGU, Fiscal dos Estados, dentre outros. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Falando um pouquinho do Bacen, posso dizer que esta uma instituio muito interessante em se trabalhar. Possui uma srie de atribuies, tendo como pilares bases a manuteno do poder de compra da moeda nacional, no jargo popular chamado de controle da inflao, e a manuteno de um sistema financeiro nacional forte. Entrando um pouquinho mais a fundo na funo do Banco Central, posso dizer que ele trabalha de forma integrada, realizando a chamada poltica monetria, que a prpria ferramenta para controle do poder de compra da moeda nacional, e a superviso do sistema financeiro, consubstanciada na atuao efetiva sobre as instituies financeiras responsveis pela intermediao dos recursos entre poupadores e devedores. J no decorrer desta nossa aula demonstrativa teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais das atribuies do BACEN.

De volta anlise do curso, gostaria de inform-los que este no ser muito extenso, sendo dividido em apenas duas aulas, objetivadas nas resoluo de questes que versem sobre o prprio SFN. Teremos um bom tempo depois do fim das aulas para esclarecermos de forma exaustiva toda e qualquer dvida sobre o contedo do curso.

Sobre o calendrio inicialmente proposto, este ser o seguinte, ressalvando que podermos fazer pequenas alteraes:

Aula 1 - Dia 11 de dezembro de 2009

1. Estrutura e segmentao. 1.1 rgos reguladores. 1.2. Entidades supervisoras. 1.3. Instituies Operadoras. 2. Lei n 4.595/64. 3. Conselho Monetrio Nacional: composio e competncias. 4. Banco Central do Brasil. 4.1. Competncias legais e constitucionais. 4.2. Funes.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Aula 2 Dia 17 de dezembro de 2009

5. Instituies financeiras: conceito e classificao. 5.1. Outras instituies supervisionadas pelo Banco Central. 6. Regulamentao Prudencial: o Acordo de Basilia.

Destacados os pontos iniciais do nosso curso, gostaria de lembr-los que a remunerao do cargo de analista do Bacen alcanar em julho de 2010 o valor de R$ 12.960,00, motivo pelo qual digo a vocs que corram contra o tempo. Est mais do que na hora de iniciar a preparao para aqueles que a ainda no a fizeram e para aqueles que ainda no iniciaram os estudos das matrias especficas para este certame.

Agora j entrando no clima, iniciamos abaixo a abordagem prvia do Sistema Financeiro Nacional, para vocs irem aquecendo as turbinas. Trata-se de uma aula demonstrativa, de poucas pginas, de forma a que vocs conheam a forma de abordagem sobre a matria. As aulas em si sero mais extensas, abordando de forma pormenorizada cada um dos pontos componentes do contedo programtico da matria.

Um abrao a todos, ressaltando que espero rev-los em nosso curso.

Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1. Sistema Financeiro Nacional SFN

No que consiste o Sistema Financeiro Nacional? O Sistema Financeiro o sistema que engloba as instituies financeiras creditcias (que concedem crdito), pblicas ou privadas, de seguro (de automvel, casa, vida), previdncia (privada, aberta e fechada) e capitalizao (lembra-se do OUROCAP?), sob estrito controle do Poder Pblico, visando ao desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade.

Foi institudo, estruturado e regulamentado pela lei 4.595/64, lei esta recepcionada pela Constituio Federal de 1998, que faz referncia ao SFN em seu artigo 192.

Assim, lembre-se bem, a lei que institui, estrutura e regulamenta o SFN a lei 4.595/64, ok?

Podemos dizer sem sombra de dvidas que o sistema financeiro o corao da economia de um pas. Um sistema financeiro que possui instituies fortes, seguras, tem a capacidade de influenciar positivamente o crescimento e desenvolvimento da renda e do emprego das famlias.

No caso brasileiro, o sistema financeiro cresceu e se desenvolveu a partir de uma cadeia muito complexa, em que o pas vivia um perodo de grande escalada de preos que perdurou at o incio dos anos de 1990.

Para entendermos um pouquinho desta explicao, imaginemos um exemplo bem simples, adequado ao nosso dia-a-dia.

Ex: Voc um comerciante que acaba de vender uma mercadoria a uma pessoa que lhe paga atravs de um cheque do banco X. voc, que no produtor da mercadoria vendida, deposita o respectivo cheque na sua conta corrente no

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

banco Y e, com o saldo da venda, resolve, no mesmo dia, pagar o seu fornecedor, emitindo um novo cheque e o depositando no banco Z (banco do fornecedor).

Partindo do pressuposto de que o cliente que comprou a mercadoria possui fundos na sua conta-corrente, a transao deve ocorrer perfeitamente, at a chegada do dinheiro na conta do fornecedor (banco Z). No entanto, imaginemos que o consumidor tenha fundos, mas que o banco onde este possui conta no tenha dinheiro em seu caixa para honrar o cheque emitido pelo consumidor. O resultado ser a formao de uma verdadeira bola de neve pois, caso voc baseie o seu pagamento ao fornecedor atravs do cheque emitido pelo consumidor, todos os agentes (clientes dos bancos e os prprios bancos) envolvidos no tero fundos, inviabilizando a circulao do dinheiro.

Se estendermos essa situao para casos correlatos, o resultado seria a quebradeira de uma srie de Instituies financeiras, pelo simples fato de que estas sobrevivem, em essncia, da chamada intermediao dos recursos de terceiros.

Por este exemplo fica fcil sabermos o porque da necessidade de termos um SFN forte, bem estruturado e, principalmente, seguro.

1.1. Estrutura1

O SFN estruturado e desmembrado em dois subsistemas: sistema normativo e sistema operativo ou de intermediao. Suas atribuies so definidas da seguinte forma:

1.1.1.

Subsistema Normativo Reguladores

O subsistema normativo constitudo por instituies que estabelem, de alguma forma, diretrizes de atuao das instituies financeiras operativas e de
1

A partir da estrutura ataulizada, informada pelo Banco Central do Brasil em seu site.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

controle do mercado. Compem esse subsistema o Conselho Monetrio Nacional CMN, Conselho Nacional de Seguros Privados, Conselho de Gesto da Previdncia Complementar, o Banco Central do Brasil, a Comisso de Valores Mobilirios, Superintendncia de Seguros Privados, Secretaria de Previdncia Complementar, Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. Destaca-se, conforme veremos adiante, que o BB e o BNDES tambm atuam no subsistema operativo.

Iniciamos o nosso tpico tecendo alguns comentrios sobre os Conselhos presentes no mbito do SFN.

1.1.1.1.

Conselho Monetrio Nacional

O Conselho Monetrio Nacional (CMN), que foi institudo pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o rgo responsvel por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN.

O CMN composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente do Conselho), o Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e o Presidente do Banco Central do Brasil.

Dentre suas funes esto: adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos; orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras; propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria e da dvida pblica interna e externa.

De forma resumida, podemos decifrar algumas informaes: meios de pagamento so representados, de forma genrica, por todo o dinheiro em circulao na economia; valor interno e externo da moeda significa tornar o real (moeda

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

nacional) forte em termos de capacidade de compra de bens ou servios tanto dentro quanto fora do pas; equilbrio do balano de pagamentos representa a capacidade do pas de manter nivelado, em termos de ativos e passivos, haveres (diretos) ou obrigaes (deveres) com o exterior (outros pases). seus

Ainda relativo s funes do CMN temos: a orientao das aplicaes dos recursos das IFs tendo como objetivo a pulverizao do oferecimento de crdito a todos os ramos de atividade econmica; Coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria e da dvida pblica interna e externa est associada ao papel de orientar e administrar as polticas de crdito, de aplicao do oramento da unio, bem como da emisso de dvida pelo Banco Central e pela Secretaria do Tesouro Nacional.

importante destacar que at a promulgao da Constituio de 1988, o CMN era o responsvel por autorizar a emisso de dvida pblica. No obstante, com a promulgao da Constituio de 1988, tal competncia passou a ser do Legislativo Federal.

Dica: Importante considerar que em provas de concursos so levantados diversos pontos quanto s atribuies do CMN. O resultado de suas deliberaes so explicitados atravs das chamadas Resolues do CMN. A questo que, muitas vezes, suas atribuies so confundidas com as atribuies do Banco Central do Brasil que, conforme veremos, tem como objetivos divulgar e fazer executar as normas expedidas pelo CMN atravs das chamadas Circulares e Cartas Circulares.

1.1.1.2.

Conselho Nacional de Seguros Privados CNSP

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) o rgo responsvel por fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados. Este composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministrio da Justia (no obrigatoriamente o Ministro), representante do Ministrio da Previdncia Social (idem ao item anterior), Superintendente da Superintendncia de Seguros Privados www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

SUSEP, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comisso de Valores Mobilirios.

Dentre as funes do CNSP esto: regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados - SNSP, bem como a aplicao das penalidades previstas; fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro; estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro; prescrever os critrios de constituio das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, com fixao dos limites legais e tcnicos das respectivas operaes; disciplinar operaes de cosseguro, nas hipteses legais e disciplinar a corretagem de seguros e a profisso de corretor.

Ressaltamos que o CNSP tem sob sua jurisdio as chamadas entidades de previdncia privada aberta, ou seja, aquelas entidades que so de livre entrada e sada por parte dos seus participantes. A ttulo de exemplo destas empresas, destacamos algumas: Bradesco Vida e Previdncia, Brasilprev, Capemi etc.

O resseguro pode ser entendido como o seguro do seguro. Na verdade, a necessidade de que seja feita tal operao seguradora est associada aos grandes vultos financeiros que envolvem a operao inicial do seguro. (Ex: seguros de plataformas de petrleo).

No que concerne s atribuies da CNSP, algumas delas merecem destaque:

- a fixao das caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta;

Esta atribuio pode gerar certa controvrsia, especificamente porque a fixao de caractersticas gerais dos contratos de seguro e de previdncia deveria guardar relao com a estrutura responsvel pela regulamentao da atividade, qual

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI seja a Superintendncia de Seguros Privados SUSEP, a ser estudada por ns adiante.

1.1.1.3.

Conselho de Gesto da Previdncia Complementar CGPC

O Conselho de Gesto de Previdncia Complementar (CGPC) um rgo colegiado que integra a estrutura do Ministrio da Previdncia Social e cuja competncia regular, normatizar e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar, tambm chamados fundos de penso (Previ, Petros).

Tambm cabe ao CGPC julgar, em ltima instncia, os recursos interpostos contra as decises da Secretaria de Previdncia Complementar.

A CGPC composta pelo Governo (Ministrios da Previdncia, Fazenda e Planejamento), pelos fundos de penso, pelos participantes e assistidos e pelos patrocinadores e instituidores de planos de previdncia privada fechada.

importante

salientar que

as

entidades

fechadas

de

previdncia

complementar so, conforme o prprio nome diz, fechadas, em que participam destas apenas os empregados pertencentes estrutura de uma empresa. Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional

1.1.1.4.

CRSFN*

O Conselho de Recursos do SFN no faz parte da estrutura do sistema financeiro nacional. De qualquer forma, resolvemos inclu-lo em nossas explicaes por entendermos que este Conselho de grande relevncia para o prprio sistema, estando assim propicio a ser cobrando em certames.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

10

Dentre as atribuies do CRSFN esto: julgar em segunda e ltima instncia administrativa os recursos interpostos das decises relativas s penalidades administrativas aplicadas pelo Banco Central do Brasil, pela Comisso de Valores Mobilirios e pela Secretaria de Comrcio Exterior em infraes especificas, no dignas de comentrios neste estudo.

Dicas:

As provas de finanas, especialmente quanto s perguntas que versam sobre o SFN, costumam solicitar a resoluo de questes de fcil entendimento, ou seja, que no apresentam grau de dificuldade elevado em sua resoluo. importante ressaltar, no entanto, que estas questes muitas vezes trazem as chamadas pegadinhas, fazendo com que os alunos acabem errando pelo simples fato de acharem que a atribuio de um determinado Conselho (CMN, CNSP, CGPC).

Vejamos um exemplo de uma prova antiga: (Susep/Analista Esaf/2001) No compete ao Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP: a) estabelecer diretrizes para a aplicao das reservas tcnicas das sociedades seguradoras. b) fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguros. c) estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguros. d) disciplinar operaes de cosseguro, nas hipteses legais. e) fixar as diretrizes da poltica de seguros privados. Os itens dispostos entre as letras b e e so todos de competncia do CNSP, o que no acontece com a letra a, que uma atribuio do CMN. A possibilidade de erro existe porque acabamos associando a palavra diretrizes como aquelas expedidas apenas pelo conselho que regula a atividade, neste caso o CNSP, sendo na verdade e, neste caso, uma atribuio do Conselho Monetrio Nacional.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL P/ ANALISTA DO BACEN PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

11

Vamos agora a uma questo aplicada pela Cesgranrio na prova para Analista de Finanas da Casa da Moeda do Brasil. Trata-se de uma questo bastante simples, o que no pode no representar uma pergunta feita no mbito da prova do Bacen.

(Analista de Finanas/Casa da Moeda Cesgranrio/2005) Entre os membros do Conselho Monetrio Nacional est(o) includo(s) o(s): a) Ministro da Fazenda. b) Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio. c) Presidente da Repblica. d) Presidente do Banco do Brasil. e) Diretores do Banco Central.

Resposta:

Podemos verificar que se trata de uma questo literal, que pode ser respondida com base na anlise da aula demonstrativa. Entre os membros do Conselho Monetrio Nacional encontra-se o Ministro da Fazenda, na condio de presidente do Conselho.

Pela anlise das questes destacadas acima, podemos verificar que a cobrana dos pontos pertinentes Estrutura e Funcionamento do SFN so bastante literais por parte da Cesgranrio, o que no quer dizer que assim ser para a prova do BACEN. Dessa maneira, optaremos em apresentar a vocs no somente questes da Cesgranrio, mas tambm de outras bancas, nos moldes do que fizemos ao longo desta aula demonstrativa.

Um grande abrao,

Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen