Sie sind auf Seite 1von 4

QUESTES DE CONCURSO - EXPROPRIAO

1. Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador

Assinale a alternativa INCORRETA. Execuo por quantia certa contra devedor solvente. a) O cnjuge, ascendentes e descendentes do executado so concorrentes do exeqente na adjudicao do bem penhorado. b) permitido ao arrematante desistir da aquisio com a simples oposio de embargos arrematao pelo executado. c) A adjudicao do bem penhorado pelo exeqente prefere expropriao do bem em hasta pblica. d) Em caso de adjudicao pelo exeqente, dispensvel a cientificao do senhorio direto do bem penhorado. e) O exeqente tem a prerrogativa de indicar, na petio inicial, bens do executado para serem penhorados.

2. Prova: CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO - Juiz No que se refere arrematao de bens penhorados, assinale a opo correta. a) Se duas pessoas arrematarem o mesmo bem em processos distintos, prevalecer o direito da que oferecer o maior lance. b) O credor no exequente est desobrigado de depositar o preo do bem arrematado at o limite de seu crdito. c) O devedor no pode ser admitido como arrematante do bem penhorado. d) O credor exequente admitido como arrematante ainda que possa requerer a adjudicao do bem. e) O mandatrio pode ser arrematante desde que no oferea lance menor que o da avaliao.

3. Prova: EJEF - 2008 - TJ-MG - Juiz Assinale a alternativa CORRETA. A alienao de bens na execuo por quantia certa contra devedor solvente, prioritariamente, ocorrer: a) pelo modo que o juiz determinar. b) por iniciativa particular. c) em hasta pblica. d) mediante adjudicao ao credor.

4. Prova: CESPE - 2010 - MPE-RO - Promotor de Justia Assinale a opo correta com referncia execuo. a) O depositrio, por exercer uma funo pblica, no pode ser responsabilizado criminalmente pelos atos praticados em detrimento da execuo e de seus objetivos. b) A objeo de pr-executividade um incidente processual que pode ser utilizado para arguir a falta de uma das condies da ao ou a ausncia de pressupostos processuais. c) A sentena arbitral, por ser um ttulo executivo extrajudicial, ocorre fora do Poder Judicirio. d) O que formaliza e aperfeioa a adjudicao o auto de adjudicao, que somente ser extrado aps a sentena de adjudicao. e) Quando a nomeao dos bens feita em juzo, por petio deferida pelo juiz, no h a diligncia do oficial de justia para realizar a penhora. Nessa hiptese, o ato processual ser realizado pelo escrivo, que lavrar o auto de penhora e, posteriormente, providenciar a sua juntada.

5. Prova: FCC - 2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria Sobre a Alienao em hasta pblica, correto afirmar:

a) No se efetuar a adjudicao ou alienao de bem do executado sem que da execuo seja cientificado, por qualquer modo idneo e com pelo menos trinta dias de antecedncia, o credor com garantia real, que no seja de qualquer modo parte na execuo. b) O competente edital ser afixado no local de costume e publicado, em resumo, com antecedncia mnima de quinze dias, pelo menos duas vezes em jornal de ampla circulao local. c) A arrematao far-se- mediante o pagamento imediato do preo pelo arrematante ou, no prazo de at sessenta dias, mediante cauo. d) Quando o imvel de incapaz no alcanar em praa pelo menos 80% do valor da avaliao, o juiz o confiar guarda e administrao de depositrio idneo, adiando a alienao por prazo no superior a um ano. e) Efetuado o leilo, lavrar-se- o auto, que no poder abranger bens penhorados em mais de uma execuo, expedindo-se, se necessrio, ordem judicial de entrega ao arrematante.

6. Prova: FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz Na execuo por quantia certa, a expropriao de bens do devedor consiste a) em dois modos: alienao por iniciativa particular e em hasta pblica. b) em trs modos: adjudicao em favor do exequente, alienao por iniciativa particular e alienao em hasta pblica. c) em dois modos: adjudicao em favor do exequente e alienao em hasta pblica. d) em alienao em hasta pblica, somente, na qual ter o credor preferncia na adjudicao do bem constrito. e) em quatro modos: adjudicao em favor do exequente, alienao por iniciativa particular, alienao em hasta pblica e no usufruto de bem mvel ou imvel.

7. Prova: FCC - 2010 - TJ-PI - Assessor Jurdico Em uma execuo de ttulo extrajudicial por quantia certa contra devedor solvente, I. o genitor do executado poder requerer a adjudicao do bem penhorado, oferecendo preo no inferior ao da sua avaliao, preferencialmente alienao por iniciativa particular. II. o executado poder oferecer embargos execuo no prazo de 15 dias contados da juntada aos autos do mandado de citao, mesmo se no estiver a execuo devidamente garantida. III. o executado poder pagar a dvida no prazo para oferecimento dos embargos execuo, com o que ficar isento do pagamento da verba honorria fixada pelo juiz. IV. poder o executado solicitar a substituio do bem penhorado, em at 15 dias da intimao da penhora, bastando comprovar que a substituio lhe menos onerosa. V. tem o exequente a prerrogativa na indicao do leiloeiro oficial que conduzir as hastas pblicas para tentativa de venda do bem penhorado, ocorrendo a segunda praa entre os 10 e os 20 dias seguintes realizao da primeira. Est correto APENAS o que se afirma em a) I, II e IV. b) I, II e V. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V.

8. Prova: CESPE - 2009 - DPE-AL - Defensor Pblico Com relao ao processo de execuo, julgue os itens de 66 a 68. A Lei n. 11.382/2006, ao modificar neste particular o CPC, conferiu adjudicao a condio de meio preferencial de satisfao do crdito executado. Contudo, diante do silncio do executado e de

todos os demais legitimados a requer-la, e com a publicao dos editais da hasta pblica para alienao dos bens, torna-se invivel o requerimento de adjudicao dos bens. Certo Errado

9. Prova: FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior de Procuradoria Na execuo por quantia certa contra devedor solvente: I. A adjudicao, pelo credor, do bem penhorado, prefere sua alienao por iniciativa particular que, por sua vez, prefere alienao em hasta pblica. II. O executado ser citado para pagar a dvida ou nomear bens penhora, quando dever observar a ordem legal para tal ato. III. Se o executado, citado, efetuar o pagamento integral da dvida no prazo de trs dias, a verba honorria fixada pelo juiz ser reduzida pela metade. IV. A substituio do bem penhorado, a pedido do executado, somente poder ser formalizada se recair sobre dinheiro ou bem imvel. V. Se reconhecer o crdito do exequente e, no prazo para oferecimento dos embargos depositar o equivalente a 30% do valor em execuo, facultado ao executado parcelar o restante da dvida em at seis parcelas mensais, que sero acrescidas de correo monetria e juros de 1% ao ms. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e V. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V.

10. Prova: FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados A adjudicao dos bens penhorados a) no pode ser requerida pelos descendentes ou ascendentes do executado. b) s pode ser requerida aps a tentativa de alienao por iniciativa prpria ou por intermdio de corretor credenciado perante a autoridade judiciria. c) s pode ser requerida aps a realizao da segunda praa, sem licitantes. d) no pode ser requerida pelo credor com garantia real. e) pode ser requerida pelo exequente, oferecendo preo no inferior ao da avaliao, ainda que o valor do crdito seja superior ao dos bens.

11. Prova: FCC - 2008 - TRT - 2 REGIO (SP) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Na execuo por quantia certa contra devedor solvente, a) no ser efetuada a penhora se os bens do devedor estiverem sob a posse ou deteno de terceiros. b) ser feita por termo nos autos a penhora dos bens imveis do devedor situados fora da comarca, quando apresentada a certido da respectiva matrcula. c) a priso do depositrio judicial infiel no poder ser decretada no prprio processo, dependendo de ao de depsito. d) indispensvel a avaliao por avaliador nomeado pelo juiz, quando o devedor atribuir valor aos bens indicados penhora e o credor aceitar o valor estimado.

e) a alienao dos bens penhorados, se o exeqente no requerer a adjudicao, no poder ser feita por iniciativa particular por este requerida, mas somente em hasta pblica.

12.

Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Analista Judicirio - rea Judiciria

No novo sistema da execuo, a adjudicao tem preferncia sobre os demais meios de satisfao do crdito, de modo que, realizada a penhora do bem, antes mesmo da sua avaliao, pode o exequente requerer que lhe seja adjudicado o bem, desde que o executado no se oponha mediante impugnao. Certo Errado

13. Prova: FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Considere as assertivas abaixo sobre o Processo de Execuo. I. O juiz pode conceder ao exequente o usufruto de bem imvel, quando o reputar menos gravoso ao executado e eficiente para o recebimento do crdito e aps a deciso que decretar o usufruto, perde o executado o gozo do mvel ou imvel, at que o exequente seja pago do principal, juros, custas e honorrios advocatcios. II. O exequente, se vier a arrematar os bens, no estar obrigado a exibir o preo; mas, se o valor dos bens exceder o seu crdito, depositar, dentro de cinco dias, a diferena, sob pena de ser tornada sem efeito a arrematao e, neste caso, os bens sero levados a nova praa ou leilo custa do exequente. III. No se efetuar a adjudicao ou alienao de bem do executado sem que da execuo seja cientificado, por qualquer modo idneo e com pelo menos dez dias de antecedncia, o senhorio direto, o credor com garantia real ou com penhora anteriormente averbada, que no seja de qualquer modo parte na execuo. IV. O executado ter cincia do dia, hora e local da alienao judicial por intermdio de seu advogado ou, se no tiver procurador constitudo nos autos, por meio de mandado, carta registrada, edital ou outro meio idneo. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que se afirma APENAS em a) III e IV. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV. e) I e IV.

14. Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito da execuo por quantia certa contra devedor solvente, correto afirmar que: a) A avaliao do bem penhorado, em regra, no poder ser feita pelo oficial de justia. b) A alienao por iniciativa particular depende da expressa anuncia do devedor. c) Na alienao em segunda praa ou leilo ser aceito lano de qualquer valor. d) Se o valor do crdito for superior ao dos bens adjudicados, a execuo prosseguir pelo saldo remanescente. e) A adjudicao s poder ser requerida se o bem penhorado no for adquirido em hasta pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen