Sie sind auf Seite 1von 10

A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERINCIA Cibelle Ferreira Nunes1 Cntia do Socorro

Matos Pantoja1 Gabriela Lima da Costa1 Newton Andrey Pinto Monteiro1 Riane Tiara da Silva Soares1 RESUMO

O modelo assistencial da Estratgia Sade da Famlia (ESF), prope um processo de trabalho multiprofissional e determinado pela assistncia a cuidados planejados e individualizados as diferentes faixas etrias que por meio das visitas no domiclio devem propiciar aes de acolhimento, vnculo, autonomia e resoluo das questes relacionadas a sade da comunidade. O estudo teve como objetivos descrever como a enfermagem desenvolve as aes educativas durante a visita domiciliar, reconhecer as dificuldades e limitaes ao realizar suas atividades e elaborar estratgias para que a populao das reas responsveis pela equipe seja participante do processo educativo em sade. Trata-se de um estudo metodolgico do tipo descritivo, caracterizado como relato de experincia, durante as atividades desenvolvidas pelos residentes de enfermagem do primeiro e do segundo ano na modalidade sade da famlia sendo realizado pela observao nas reas cobertas pelas equipes 005 e 071 de Sade da Famlia que atuam no bairro Zero no municpio de Macap AP. Para tanto utilizou-se referencial terico que abordem assuntos relacionados a visita domiciliar. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as atividades de educao em sade para o auto cuidado desenvolvidas pela enfermagem e o relato dos residentes durante a visita domiciliar, contriburam como objeto de investigao para o aprendizado terico-prtico e familiarizao com o tema em estudo. Conclui-se sobre a importncia dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de Sade da Famlia em se tratando da visita domiciliar para a aproximao entre profissionais da sade com os usurios, estabelecendo interao de informaes e aproximando realidades, baseadas na prtica assistencial, sendo subsdio tambm para experincias prticas dos residentes na promoo e preveno da sade. Palavras chaves: visita domiciliar, residncia e enfermagem.

1 Enfermeiros Residentes na Especialidade Sade da Famlia

1 INTRODUO

A Visita Domiciliar um dos instrumentos mais indicados prestao de assistncia sade, ao indivduo, famlia e comunidade, deve ter seus objetivos definidos e pautados nos princpios de eficincia. Mesmo sendo desenvolvida h muitos anos a visita domiciliar cada vez mais possibilita conhecer a realidade do cliente e sua famlia, contribuindo para a diminuio de internaes hospitalares, alm de fortalecer os vnculos entre a clientela e os profissionais de sade envolvidos nesse processo. Durante a visita domiciliar os profissionais de sade, dentre eles o enfermeiro, tem a possibilidade de reconhecer, identificar e diagnosticar as necessidades da famlia que est acompanhando, a partir de ento pode traar estratgias de interveno ajustadas a realidade que vai desenvolver suas aes. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a educao em sade com a finalidade de estimular a famlia ao auto-cuidado, j que a responsabilidade pelo bem-estar deve ser estimulada pela enfermagem e realizada pela famlia. A estratgia sade da famlia tem como uma de suas atribuies, desenvolver atividades de educao em sade, uma vez que a educao e sade se interrelacionam, as aes so desenvolvidas com a finalidade de promover modificaes, transformaes que primeiramente podem ser individualizadas, mas que a longo prazo tendem a modificar um ambiente como a comunidade que a pessoa convive. A educao em sade processo contnuo, podendo ser inserido em vrias etapas e momentos da assistncia, e principalmente na ateno bsica, envolvendo os grupos de hipertensos, diabticos, gestantes, purperas, e outros com os quais so necessrios metodologias, conhecimento do pblico atendido, planejamento das aes educativas, dentre outros aspectos necessrios a discusso para se estabelecer a educao, o autocuidado com efetividade.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral Descrever como a enfermagem desenvolve as aes educativas durante a visita domiciliar, 2.2 Especficos Reconhecer as dificuldades e limitaes ao realizar suas atividades; Elaborar estratgias para que a populao das reas responsveis pela equipe seja participante do processo educativo em sade.

3 REFERENCIAL TERICO

3.1 Visita domiciliar A Estratgia Sade da Famlia pressupe a visita domiciliar como tecnologia de interao no cuidado sade1. A assistncia domiciliar oferece cuidados que podem ser de natureza preventiva, curativa, de reabilitao, ou de controle das doenas crnicas2. A Visita Domiciliar a ao que permite ao profissional de sade, estar mais prximo do cotidiano das famlias permitindo-lhes conhecer, interpretar e vivenciar o meio onde elas vivem, identificando assim, os vrios problemas que afetam a sua realizao3. Atravs da visita domiciliar torna-se possvel a insero da equipe da Estratgia Sade da Famlia (ESF) no convvio social que a comunidade possui conforme as fases de vida (desde crianas idosos). Ela serve, tambm, para que os profissionais entendam o significado do momento vivido e possam atender as necessidades evidenciadas e as solicitaes feitas, ajudando a famlia a descobrir suas possibilidades e quanto mais efetivo for o relacionamento e o envolvimento do profissional com a famlia, maior ser o seu reconhecimento como profissional. 3.2 Educao em sade para o auto cuidado A ESF visa reorientar a Ateno Bsica, em conformidade com as diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS), no qual, dentre outros princpios, estabelece a integralidade da assistncia. A integralidade contrape-se abordagem fragmentria e reducionista dos indivduos4, pois o olhar do profissional deve ser totalizante, com apreenso do sujeito biopsicossocial, sendo, portanto, caracterizada pela assistncia que procura ir alm da doena e do sofrimento manifesto. A autora4 explica:
Em conformidade com o princpio da integralidade, a abordagem do profissional de sade no deve se restringir assistncia curativa, buscando dimensionar fatores de risco sade e, por conseguinte, a execuo de aes preventivas, a exemplo da educao para a sade. Uma situao ilustrativa a de um atendimento a um paciente com crise hipertensiva, que alm da administrao da medicao necessria durante uma consulta mdica seria orientado quanto importncia de uma alimentao hipossdica e de exerccios fsicos regulares. Assistncia e educao para sade durante a consulta ambulatorial, sem que o paciente espere o momento de encontro do grupo dos hipertensos numa

determinada data e horrio para receber as referidas orientaes: isto expressa integralidade da assistncia.

Dessa forma, a assistncia sade, para a ser integral, requer abordagem que vai alm do teraputico e envolve outros meios para que o indivduo ou comunidade a ser atendida tenham evoluo positiva durante o atendimento recebido pelo profissional de sade. A educao em sade constitui um conjunto de saberes e prticas orientados para a preveno de doenas e promoo da sade4. Sendo uma tarefa que depende, no, caso da sade, de profissionais com habilidades, competncias para orientar s pessoas a: promover a sade, evitar riscos a sade, restaurar a sade e prevenir doenas5. Trata-se de um recurso por meio do qual o conhecimento cientfico, produzido no campo da sade, intermediado pelos profissionais de sade para atingir a vida cotidiana das pessoas, uma vez que a compreenso dos condicionantes do processo sade-doena oferece subsdios para a adoo de novos hbitos e condutas de sade4. Educao para o autocuidado vem da tradio de Dorothea Orem e sua teoria do autocuidado, apresentada no incio dos anos de 1970. O objetivo da Teoria do Autocuidado (AC) permitir a proviso pessoa de poder de AC, ou seja, capacidade para cuidar de si, determinada por um processo de autocuidado6. Na prtica do autocuidado, cinco atribuies ou cinco papis devero ser desenvolvidos pelo profissional do cuidado e a pessoa autocuidada:

manuteno do autocuidado; preveno do no cuidado; autodiagnstico; automedicao e autotratamento; participao nos servios de ateno sade e de ateno aos agravos sade. Para se entender a teoria do autocuidado necessrio definir os conceitos

relacionados, como os de autocuidado, ao de autocuidado, fatores condicionantes bsicos e demanda teraputica de autocuidado; AC a atividade que os indivduos praticam em seu benefcio para manter a vida, a sade e o bem estar; essa ao refere-se a capacidade do homem de engajar-se para realiz-lo; fatores condicionantes bsicos so idade, o sexo, o estado de desenvolvimento, o estado de sade, a orientao scio-cultural e os fatores do sistema de atendimento de sade6.

O desenvolvimento das cinco atribuies de AC exige integrao da equipe de sade, equipe de AC e pessoa AC para a qual se prope transformao da gesto, da assistncia, da investigao e da docncia tradicional. Educao para o Cuidado princpio terico de Jean Watson e Olvia Bevis, seguido e divulgado por Waldow; sua nfase no conceito humanstico de cuidado acentua a meta de Watson de construo de uma cincia humana do cuidado6. Pode-se afirmar que 1993 o ano de divulgao da Teoria de Educao para o Cuidado. Para a Enfermagem Brasileira ainda centrada no ensino mdico e na assistncia hospitalar, a Teoria de Educao para Cuidado uma revoluo e uma ruptura epistemolgica com o conceito e a prtica mdica de educao em sade. O conceito de indivduo para Orem inclui grupo, famlias e comunidades. Deseja-se como meta a promoo da qualidade de vida da clientela hipertensa, estendendo as aes preventivas de modo geral, ainda se pretende envolver a famlia e a comunidade nas aes de preveno da hipertenso, diabetes, gravidez indesejada, imunizao, etc. O conceito de Educao para o cuidado e autocuidado expressa a orientao das Diretrizes Curriculares para o Curso de Enfermagem, em seu Artigo 5o., item II: a formao do(a) enfermeiro(a) objetiva dotar o(a) profissional de conhecimentos que o(a) possibilite exercer competncias e habilidades especficas de Enfermagem, entre as quais est a incorporao da cincia e da arte de cuidado como instrumento de interpretao profissional7. 3.3 Caminho Metodolgico Este estudo foi estruturado de acordo com a metodologia de Vancouver. Aps definio do tema da pesquisa, partiu-se para o levantamento das informaes, por meio da busca em literaturas e artigos relacionados ao tema do relato de experincia. Vrios foram os estudos relacionados a pesquisa, porm, no sendo estabelecido nenhum limite, pois o objetivo era localizar vrios estudos independentemente do critrio. A partir das informaes, iniciou-se a leitura e seleo dos textos, partindo para anlise e interpretao do material de acordo com o tema escolhido. Aps este ter sido organizado e categorizado em reas temticas, iniciou-se o desenvolvimento do relato de experincia, desta forma, culminando o ciclo da pesquisa de reviso bibliogrfica.

3.3.1 Relato de experincia dos residentes em sade da famlia A especialidade sade da famlia possui seis (06) residentes, sendo quatro (04) do primeiro ano e duas (02) do segundo, os quais atuam em atividades de educao em sade, assistncia de enfermagem e a realizao de visitas domiciliares, participando das aes que so desenvolvidas pelas equipes que acompanham no decorrer dos rodzios (locais que ocorrem a prtica do residente com durao de dois meses em cada setor, conforme cronograma do programa de residncia da especialidade), ressaltasse a importncia vivenciada pelos pesquisadores no contexto da experincia obtida nas visitas domiciliares pois percebeu-se a rotatividade que diariamente so enfrentadas pelas equipes que acompanham os moradores dos bairros Zero e Universidade. Cada equipe responsvel por cinco micro reas. A equipe 005 composta pelos seguintes profissionais: uma enfermeira, uma mdica, quatro tcnicas em enfermagem, cinco Agentes Comunitrios de Sade (ACS), um odontlogo e um auxiliar de consultrio dentrio. A equipe 071 composta por uma enfermeira, uma mdica, trs tcnicos em enfermagem, cinco ACS, uma odontolga e um auxiliar de consultrio dentrio. As microreas atendem reas de ponte e terra firme. Durante as visitas so realizadas consultas de enfermagem e mdica, orientaes em sade, palestras em instituies como creches, escolas e igreja, vacinao, marcao de consultas, triagem, curativos, entre outros. O pblico atendido diversificado, uma vez que atende idosos, gestantes, adultos e crianas. Diariamente as famlias so atendidas pelos ACS e a enfermagem exerce papel preponderante nos cuidados as pessoas assistidas pela equipe, seja na consulta pr-natal, puericultura, crescimento e desenvolvimentos, hiperdia, preventivo, como forma a minimizar riscos a sade, pois durante o atendimento so feitas orientaes com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores. A populao que est inserida nas reas acompanhadas pelos residentes, foi incentivada a participar das aes de educao para a auto cuidado desenvolvidas pelos residentes. Foram realizadas visitas domiciliares e estimulo a aquisio de cuidados com a sade, como realizao de exames das mamas e coleta de material para preventivo, higiene corpora, bucal e alimentao saudvel.

4 RESULTADOS

A assistncia domiciliria oferece cuidados que podem ser de natureza preventiva, curativa, de reabilitao, ou de controle das doenas crnicas. A assistncia deve ser de forma integral, contnua, com resolutividade e boa qualidade s necessidades da populao. A equipe do atendimento domicilirio constituda por uma equipe interdisciplinar, em que todos os integrantes trabalham com um mesmo objetivo. Pode-se destacar como dificultadores da assistncia domiciliria: a ausncia de saneamento bsico, ausncia do cuidador, locais de difcil acesso, dificuldade estrutural, diferenas culturais e dificuldades financeiras2. A maior parte da regio atendida pela equipe sade da famlia pertence a rea de ponte e ressaca e os moradores possuem resistncia em descartar o lixo domiciliar nos locais destinados a receb-los, desprezando na maioria das vezes na rea de ressaca. Outra dificuldade vivenciada relacionou-se a ausncia do provedor do lar no momento da visita realizada pelos residentes, no participando do processo de educao para o AC, recebendo as informaes oferecidas atravs dos familiares que estavam presentes. Desta forma as experincias obtidas pelas residentes com as visitas em domiclio, possibilitou destacar suas principais vantagens e limitaes em duas equipes de ESF, possibilitando remontar situaes de aprendizado aqum do esperado.

5 CONSIDERAES FINAIS

Durante o perodo em que as equipes em sade da famlia foram acompanhadas pelos residentes em enfermagem, percebeu-se a importncia das aes educativas como forma de proporcionar aos moradores das reas em que as atividades foram desenvolvidas, uma melhor qualidade de vida, uma vez que os mesmos passaram a ter mais responsabilidade com relao ao seu autocuidado. Embora as visitas fossem limitadas em decorrncia das dificuldades de acesso a determinados locais, ou ausncia de moradores no momento da visita, percebeu-se envolvimento entre a equipe e a comunidade, o que de fundamental importncia para a implementao do processo de educao para o AC desenvolvido pelo prprio morador. A demanda relacionada aos atendimentos mdicos e de enfermagem, procura para atualizao e realizao de vacinas, exames, foi enfatizada durante as abordagens realizada pelos residentes, como forma de incentivar a participao dos moradores na preveno a doenas desmistificando que a procura ao profissional de sade s deve ser realizada no momento da doena.

6 REFERNCIAS

1 SAKATA, K.N; ALMEIDA, M.C.P; ALVARENGA, A.M; CRACO, P.F; PEREIRA, M.J.B. Concepes da equipe de sade da famlia sobre as visitas domiciliares. Rev Bras Enferm 6:659-64, 2007. 2 OHARA, E.C.C.; SAITO,R.X.S (organizadoras). Sade da famlia: consideraes tericas e aplicabilidade. So Paulo: Martinari, 2008. 115 - 127 p. 3 TULIO, E.C; STEFANELLI, M.C; CENTA, M.L. Vivenciando a visita domiciliar apesar de tudo. Fam. Sade Desenv., Curitiba, v.2, n.2, p.71-79, jul./dez 2000. 4 ALVES, V. S. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation, Interface - Comunicao, Sade, Educao, v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005. 5 FIGUEIREDO, N.M.A. Ensinando a cuidar em sade pblica. So Caetano do Sul, So Paulo: Difuso Enfermagem, 2004. 6 FOSTER, P.C.; BENETT, A. M. Dorothea E. Orem. In: GEORGE, J.B. Teorias de enfermagem: Os fundamenos pratica profissional [traduo de Ana Maria A. Vasconcellos Thorell]. 4 ed. Porto Alegre, RS: ARTMED; 2000.375 p. p. 83-101. 7 ALMEIDA, Marcio, organizador. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitrios da rea da sade. 2. ed. Londrina: Rede Unida. 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen