Sie sind auf Seite 1von 4

DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

Felipe Freitas, Leonardo Gaspar, Maikon Costa Pedro Prof: Fernando Carvalho Centro Universitrio de So Jos USJ Custos II DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO 22/11/11 As empresas foram se desenvolvendo onde deram nfase em um fator importante que o meio ambiente e a sociedade ao seu redor. Mais com o passar do tempo a sociedade acabou exigindo mais das responsabilidades ticas das empresas e uma maior proteo ao meio ambiente para evitar poluio e da condio melhores de trabalho. Muitas empresas j vm se adaptando aos anseios da sociedade, onde procura sempre est inovando, sua responsabilidade social, reforando a qualidade de seus produtos, adquirindo equipamentos que no prejudicam tanto o meio ambiente e investindo em programas scios para atender a toda a sociedade. A contabilidade com o passar do tempo vem avanando de uma maneira que facilita cada vez mais a forma de se entender a situao patrimonial da empresa. Onde so facilmente interpretadas de forma simplificadas desde controle do patrimnio ate a da riqueza gerada pela entidade, onde facilita as tomadas de decises. A DVA (Demonstrao do Valor Adicionado) mostra o valor que a empresa agrega durante seu processo de produtividade, desenvolve conceitos puramente econmicos. O trabalho ira mostrar uma maneira de apresentar como surgiu o DVA e suas informaes e qual o publicam que mais tem interesse no valor adicionado. Palavras Chave: Demonstrao do Valor Adicionado, Instrumento.

2 .DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO


O DVA Surgiu na Frana e Alemanha, pois era uma maneira de demonstrar a participao da empresa em um contexto social. No Brasil em 1997 foi apresentado um projeto de lei obrigando entidades privadas, publicas e sociedade econmica com nmeros acima de 100 funcionrios a elaborar o balano social. Como ainda no tinha sido aprovado o projeto que obrigava as empresas ter o balano social, muitas empresas j aproveitaram para se antecipar e publicaram antes mesmo de ser aprovada a lei. Aps o balano social ser adaptado pelas empresas, foi apresentado o DVA (Demonstrao do Valor Adicionado) que demonstrar seu desempenho econmico e seu relacionamento com a sociedade. Demonstrao do valor adicionado se torna obrigatrio em 1 de Janeiro de 2008. Onde as Sociedades Annimas apresentam a Demonstrao do Valor Adicionado para as companhias abertas, onde entro em vigor a Lei n 11.638/07 que alterou a Lei n 6.404/76 e torno obrigatria a apresentao em seu balano. A CVM j vinha incentivando e apoiando a divulgao voluntria da DVA antes de ser obrigatrio.

2 Uma funo muito importante da Demonstrao do Valor Adicionado as informaes passadas a sociedade entre outros, sobre sua riqueza gerada e de que maneira ela foi aplicada. 2.1 CARACTERSTICAS BSICAS DA DVA: Gerar informaes que demonstre a gerao de riqueza da empresa. Demonstra o valor adicionado em cada um dos fatores de produo e seu destino. Total dos valores das Demonstraes de Valor Adicionado apresentados pelas unidades produtivas. Pode fazer uma analise vertical e horizontal da demonstrao do DVA e de sucessivos exerccios sociais.

3.DEMONSTRAO CONTBIL DO VALOR ADICIONADO


A DVA executada com os dados da DRE. Na demonstrao o valor adicionado na empresa, e sua distribuio do valor, so umas das coisas principais, onde passa as informaes da empresa para a gerao de lucro e para outros fins como impostos, taxas, encargos pessoal, juros e contribuies entre outros. A DRE calculado os custos dos produtos vendidos e seus gasto referente a produo. Incluindo a mo-de-obra, matria prima e despesas gerais na fabricao direta do produto. Dever ser identificado na depreciao, os gastos com o pessoal e seus encargos que so considerados no valor adicionado. A Universidade de So Paulo (USP), atravs da FIPECAFI elaborou o seguinte modelo de demonstrao do valor adicionado utilizado hoje pelas empresas.

4.DESCRIES
4.1 RECEITAS (SOMA DOS ITENS 4.1.1 A 4.1.3) 4.1.1 - Vendas de mercadorias, produtos e servios Inclui os valores do ICMS e IPI incidentes sobre essas receitas, ou seja, corresponde receita bruta ou faturamento bruto. 4.1.2 - Proviso para devedores duvidosos Reverso/Constituio Inclui os valores relativos constituio/baixa de proviso para devedores duvidosos. 4.1.3 - No operacionais Inclui valores considerados fora das atividades principais da empresa, tais como: ganhos ou perdas na baixa de imobilizados, ganhos ou perdas na baixa de investimentos, etc. 4.2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (SOMA DOS ITENS 4.2.1 A 4.2.4) 4.2.1 - Matrias-primas consumidas (includas no custo do produto vendido). 4.2.2 - Custos das mercadorias e servios vendidos (no inclui gastos com pessoal prprio). 4.2.3 - Materiais, energia, servios de terceiros e outros (inclui valores relativos s aquisies e pagamentos a terceiros). Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, servios, energia, etc. consumidos devero ser considerados os impostos (ICMS e IPI) includos no momento das compras, recuperveis ou no. 4.2.4 - Perda/Recuperao de valores ativos Inclui valores relativos a valor de mercado de estoques e investimentos, etc. (se no perodo o valor lquido for positivo dever ser somado).

3 4.3 - VALORES ADICIONADOS BRUTO (DIFERENA ENTRE ITENS 4.1 E 4.2). 4.4 RETENES 4.4.1 - Depreciao, amortizao e exausto Dever incluir a despesa contabilizada no perodo. 4.5 - VALOR ADICIONADO LQ. PRODUZIDO PELA ENTIDADE (diferena entre itens 3 e 4) 4.6 - VALORES ADICIONADOS RECEBIDO EM TRANSFERNCIA (soma dos itens 6.1 e 6.2) 4.6.1 - Resultado de equivalncia patrimonial (Inclui os valores recebidos como dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo). O resultado de equivalncia poder representar receita ou despesa; se despesa dever ser informada entre parnteses. 4.6.2 - Receitas financeiras (incluir todas as receitas financeiras independentemente de sua origem). 4.7 - VALORES ADICIONADOS TOTAL A DISTRIBUIR (SOMA DOS ITENS 5 E 6) 4.8 DISTRIBUIES DO VALOR ADICIONADO (soma dos itens 8.1 a 8.5) 4.8.1 - Pessoal e encargos Nesse item devero ser includos os encargos com frias, 13 o salrio, FGTS, alimentao, transporte, etc., apropriados ao custo do produto ou resultado do perodo (no incluir encargos com o INSS veja tratamento a ser dado no item seguinte). 4.8.2 - Impostos, taxas e contribuies Alm das contribuies devidas ao INSS, imposto de renda, contribuio social e todos os demais impostos, taxas e contribuies devero ser includos neste item. Os valores relativos ao ICMS e IPI devero ser considerados como os valores devidos ou j recolhidos aos cofres pblicos, representando a diferena entre os impostos incidentes sobre as vendas e os valores considerados dentro do item 2 - Insumos adquiridos de terceiros. 4.8.3 - Juros e aluguis Devem ser consideradas as despesas financeiras e as de juros relativas a quaisquer tipos de emprstimos e financiamentos junto a instituies financeiras, empresas do grupo ou outras e os aluguis (incluindo-se as despesas com leasing) pagos ou creditados a terceiros. 4.8.4 - Juros sobre o capital prprio e dividendos Inclui os valores pagos ou creditados aos acionistas. Os juros sobre o capital prprio contabilizados como reserva devero constar do item lucros retidos. 4.8.5- Lucros retidos/prejuzo do exerccio Devem ser includos os lucros do perodo destinados s reservas de lucros e eventuais parcelas ainda sem destinao especfica. A Demonstrao Contbil do Valor Adicionado no Brasil no esclarece de forma correta para que seja feita uma analise para a formao do Produto Interno Bruto. Mesmo que a entidade publique esta demonstrao no poder correlacionar com o PIB do Pas. Uma forma de correlacionar elas seria a contabilidade mostras as informaes e a participao de cada empresa no PIB. A Demonstrao de Valor Adicionado uma maneira adotada pelas empresas atualmente para demonstrar a utilidade em um novo contexto scio econmico. No Brasil as informaes utilizadas corretamente pelas empresas fazem com que diminui a sua utilidade no processo

4 decisrio devidos obedincia aos princpios contbeis, onde so retirados os dados das distribuies de riquezas para os acionistas, investidores entre outros. As informaes obtidas pelo valor adicionado seria o mais prximo da realidade econmica, onde a transparncia dos relatrios contbeis essencial para lidar com as informaes. Para poder ter uma total confiana, para poder tomar decises e ser divulgado no balano da empresa.

REFERNCIAS DE LUCA, Mrcia Martins Mendes. Demonstrao do Valor Adicionado. So Paulo: Atlas, 1998. MENDES, Jos Maria Martins Mendes. Balano social: uma idia milenar. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 26, no.106, jul/ago. 1997. MARION, Jos Carlos. Analise das demonstraes contbeis: contabilidade

empresarial. So Paulo: Atlas 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen