Sie sind auf Seite 1von 12

O IBGE e as pesquisas populacionais

Luiz Antonio Pinto de Oliveira* Celso Cardoso da Silva Simes**

Focaliza-se o histrico dos censos demogrficos, do registro civil e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), com nfase nas principais questes investigadas por cada uma dessas pesquisas. Destaca-se o importante papel do Estado no desenvolvimento, principalmente, dos censos demogrficos, o que explica seu desenvolvimento mais rpido, enquanto as estatsticas do registro civil ficaram dependentes, em sua fase inicial, das nem sempre estveis relaes entre o Estado e a Igreja. mostrada a importncia crescente dos censos demogrficos como instrumento de anlise das componentes demogrficas, sendo o Censo de 1970 considerado um marco divisrio, tanto no que diz respeito organizao, riqueza de detalhes, como confiabilidade dos nmeros, destacando-se o papel da sociedade civil, da comunidade acadmica e dos formuladores de polticas pblicas nesse processo. Destacase tambm a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, realizada durante os perodos intercensitrios, com mltiplos propsitos de investigao, incluindo, com periodicidade varivel, caractersticas demogrficas (migrao, fecundidade, nupcialidade) e de sade. Palavras-chave: Censos. Registro civil. PNAD. Populao. Fecundidade. Mortalidade. Migrao. Cidadania. Caractersticas socioeconmicas.

Introduo Em sua j razoavelmente longa histria, o IBGE elaborou e produziu um conjunto de pesquisas bastante significativo no que diz respeito oferta de informaes sobre as diversas caractersticas demogrficas e socioeconmicas da populao brasileira. Dentre essas pesquisas, o censo demogrfico um eixo de referncia para todas as demais. Uma outra pesquisa que foi muito utilizada desde o final do sculo XIX, sobretudo pelos rgos de sade pblica, foi o Sistema

de Estatsticas Vitais, originado das estatsticas do registro civil. A primeira lei brasileira determinando a realizao de recenseamentos nacionais de populao, a cada dez anos, foi a Lei n. 1829, sancionada em 1870, ainda durante o Imprio. A mesma lei determinava, ainda, que o governo deveria organizar os sistemas de nascimentos, casamentos e bitos, criando na capital uma Diretoria Geral de Estatstica. At ento, as estatsticas limitavam-se a registros no sistematizados e listas nominativas provinciais, com objetivos

**

Coordenador de Populao e Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

principalmente fiscais. Cabe destacar que em 1808, com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, foi feito um primeiro levantamento, contabilizando um total de 4 milhes de habitantes no pas. Sob os efeitos da citada lei, a Diretoria Geral de Estatstica do Ministrio de Negcios do Imprio realizou em 1872 o primeiro Censo Nacional de Populao. Como se v, a srie histrica dos censos brasileiros tem origem nesta deciso de governo. Porm, se os censos e a Diretoria Geral de Estatstica tiveram uma institucionalizao rpida e estruturada, o mesmo no se pode afirmar em relao ao registro civil. O primeiro ato que, de certo modo, pode ser considerado relacionado ao futuro funcionamento do registro civil foi a proibio do sepultamento de pessoas sem a certido de bito expedida por mdico ou outro facultativo, determinada por lei datada de 1814.1 Naturalmente, os efeitos desta proibio foram restritos, em face da pequena disponibilidade desses profissionais em um pas profundamente rural. No incio da dcada de 1860, quando a imigrao internacional comeava a se intensificar no Brasil, foram sancionados decretos atribuindo ao Estado a regulamentao dos registros de casamentos e de bitos de todos aqueles que no professavam a religio oficial, ou seja, a catlica. Fica, portanto, claro o papel do Estado no desenvolvimento dessas duas importantes fontes de informao demogrfica. Mas, enquanto as estatsticas populacionais censitrias, desde sua origem, foram de exclusiva responsabilidade do Estado, o registro das estatsticas vitais (casamento, batismo e sepultamento), em um primeiro momento, coube principalmente Igreja. Esta situao explica, talvez, o desenvolvimento mais rpido e eficiente dos censos demogrficos, enquanto as estatsticas do registro civil ficaram dependentes das nem sempre estveis relaes entre o Estado e a Igreja.

Por outro lado, as duas fontes de informao tinham tambm funes distintas: se aos censos cabia produzir e fornecer as estatsticas ento demandadas pelo Estado, os dados do registro civil sempre foram encarados como subproduto de uma funo administrativa e legal, principalmente aps a laicizao dos registros pblicos, a partir do governo republicano. Evoluo dos censos demogrficos e do registro civil Os censos demogrficos Os censos tm oferecido as mais amplas possibilidades para os estudos de populao sua quantificao, composio, estrutura e distribuio polticaadministrativa e, em especial a partir do Censo de 1940, j sob a responsabilidade do IBGE (criado em 1936), para a investigao das componentes demogrficas, tais como fecundidade, mortalidade e migraes internas. O primeiro censo brasileiro, realizado, como vimos, em 1872, teve como meta o recenseamento de todos os habitantes do Imprio, nacionais e estrangeiros, livres e escravos, presentes ou ausentes, em 1 de agosto de 1872. Por problemas polticos, deixou-se de realizar o censo em 1880. Os censos de 1890 e 1900 apresentaram-se bastante problemticos quanto sua cobertura e qualidade. Em 1910 e 1930, tambm por questes polticas, no foram realizados os respectivos censos. O Censo Demogrfico de 1920, muito rico em detalhes, teria sobreestimado em cerca de 10% a populao, de acordo com avaliaes posteriores feitas por Giorgio Mortara. Com o Censo de 1940 o Brasil inicia uma nova etapa da histria das estatsticas populacionais, sobretudo no que se refere dinmica demogrfica, graas ao esforo e conhecimento do demgrafo italiano emigrado para o Brasil, Giorgio Mortara.

Registro Civil 1961. Ministrio da Justia e Negcios Interiores, Rio de Janeiro, 1963.

292

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

Atendendo aos padres internacionais da poca, visando uniformidade e comparabilidade dos resultados com outras naes, objetivos que de certo modo j estavam presentes nas preocupaes dos responsveis pelo planejamento do Censo de 1940, o Brasil participa, em 1946, do programa de censos simultneos proposto pelo Comit do Censo das Amricas. Importante ressaltar que com os censos de 1940 e 1950 so criadas as condies para que se iniciem, efetivamente, os estudos demogrficos abrangendo o conjunto do pas. Nesse processo, Mortara desempenhou papel importantssimo, dada a repercusso de seus artigos, publicados pelo IBGE, nos meios cientficos e entre os pesquisadores da rea de demografia na Amrica Latina. A partir de 1960, em funo do aumento dos custos devido ao extraordinrio crescimento da populao brasileira desde os anos 30, o IBGE reorganizou o questionrio de coleta do censo, criando um questionrio bsico, para ser respondido pelo universo dos domiclios, e um questionrio mais amplo e detalhado para uma frao de amostra correspondente a 25% dos domiclios. Em decorrncia de crises internas e da instabilidade poltica do pas no incio dos anos 60, os resultados censitrios completos no foram divulgados durante a dcada; somente em 1978, e apenas parcialmente, eles se tornaram pblicos. O Censo de 1970 considerado um marco divisrio na histria dos censos demogrficos brasileiros, tanto no que diz respeito organizao, riqueza de detalhes, como confiabilidade dos nmeros. Seus resultados foram amplamente analisados durante a dcada de 70 e at o incio dos anos 80. Nesse perodo, o mundo acadmico e cientfico, inclusive nas chamadas cincias sociais, havia se fortalecido e consolidado, com grande crescimento de instituies voltadas para a anlise e pesquisa. Temas como distribuio de renda, mercado de trabalho e educao foram exaustivamente estudados, no s em nvel nacional como, principalmente, com nfase nas expressivas desigualdades regionais.

No campo dos estudos demogrficos, instituies pblicas e centros de pesquisa envolveram-se com as informaes relativas ao crescimento populacional a chamada exploso demogrfica e aos nveis de fecundidade e, de forma bastante intensa, buscaram um diagnstico e a mensurao dos fluxos e caractersticas dos movimentos migratrios, tradicionais e novos. Em se tratando de um momento inicial do processo de informatizao das informaes, o IBGE recebeu, ao longo da dcada, um grande nmero de pedidos de tabulaes especiais com cruzamentos de variveis socioeconmicas e demogrficas especficas para os vrios estudos ento realizados. Os censos de 1980 e 1991 ampliaram a riqueza da investigao dos censos anteriores, apesar de algumas dificuldades momentneas enfrentadas, especialmente o Censo de 1991, adiado por fora das crises fiscais e polticas da virada dos anos 80 para os 90. O perodo que antecedeu e aquele que se seguiu ao Censo de 1991 foram fortemente marcados pelas demandas da sociedade e pelo incio da discusso sobre a produo de estatsticas tanto com a sociedade civil como entre os formuladores das polticas pblicas. O IBGE estimulou e propiciou essa discusso com amplos setores sociais, da qual resultaram, inicialmente, a reformulao de alguns itens constantes do questionrio de 1991 e a incorporao de novos no Censo de 2000. A participao cada vez maior da sociedade e a importantssima contribuio dos governos municipais e estaduais e de empresas de servio pblico na preparao da malha cartogrfica bsica para os trabalhos dos recenseadores so um reflexo dessa tendncia. Hoje, em tese, o IBGE est muito mais aberto s demandas da sociedade, tanto em relao aos censos como s pesquisas conjunturais e estruturais. Entretanto, a persistncia de dificuldades econmicas, que se vm tornando sistemticas, tem direcionado o IBGE a procurar alternativas na rea da informtica, seja disponibilizando aos principais

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

293

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

usurios das informaes censitrias as tabulaes bsicas em meio magntico (CD), seja criando processos e regras para acesso ao microdado, mantidas as recomendaes relativas ao sigilo. A Internet tambm tem sido uma outra alternativa para viabilizar a democratizao do acesso

s informaes, no s dos censos mas tambm das demais pesquisas da instituio. O Quadro 1 permite melhor entendimento e percepo da evoluo no contedo dos temas e quesitos investigados na srie dos censos demogrficos.

QUADRO 1 Evoluo dos dados coletados nos censos demogrficos de 1872, 1890, 1900, 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000

294

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

Fonte: Conselho Nacional de Estatstica - Servio Nacional de Recenseamento, Legislao Bsica dos Recensamentos de 1872, 1890, 1990 e 1920. Documento Censitrio, Srie A, n. 2, Rio de Janeiro, 1951, IBGE. Censos Demogrficos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000.

Registro civil Da mesma forma que os censos demogrficos, as estatsticas do registro civil so um importante instrumento de acompanhamento dos movimentos de dinmica demogrfica que se processam

dentro do pas, em seus distintos nveis de desagregao geogrfica. Um sistema de boa qualidade como acontece na totalidade dos pases mais desenvolvidos e mesmo em outros no to desenvolvidos, mas que tm preocupaes com questes relacionadas

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

295

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

cidadania (p. ex., acesso universal de seus cidados ao documento bsico, que a certido de nascimento) possibilita a realizao de estudos e anlises, em tempo real, das principais componentes demogrficas (natalidade e mortalidade), das mudanas nas estruturas familiares e, naqueles pases que tm o sistema de registro nico, at o acompanhamento dos movimentos migratrios de suas populaes. Nestas circunstncias ideais, bom que se o diga, muitas das questes que hoje em dia so investigadas no Brasil em censos demogrficos e pesquisas domiciliares tornar-se-iam desnecessrias, com conseqncias positivas em termos de reduo de custos, na medida em que haveria uma reduo importante no contedo dos questionrios. A evoluo do registro civil foi marcada por acontecimentos polticos e alteraes administrativas e culturais que o afetaram diretamente. Criado em 1888, no final do Imprio, o Registro Civil de Pessoas Naturais sofreu mudanas aps a proclamao da Repblica, em 1889, uma vez que alguns dos dispositivos da lei de sua criao contrariavam princpios constitucionais republicanos. Assim, antes mesmo de ser posta em prtica, a primeira lei que regulamenta o registro de nascimentos, casamentos e bitos sofreu reformas. Uma das principais alteraes foi a introduo da pergunta sobre cor, com a seguinte justificativa: O Brasil foi sempre um pas em que predominou a raa preta, principalmente at 1888, quando foi a mesma redimida do jugo horrvel de um governo prepotente []. Logo, de acordo com a Diretoria Geral de Estatstica, a cor deveria ser investigada em todas as estatsticas: censos e registro civil. Em termos histricos, o processo de coleta das informaes do registro civil seguiu os seguintes passos: 1. Numa primeira etapa, os cartrios enviavam diretamente Diretoria Geral de Estatstica os mapas

contendo os dados de nascimentos, bitos e casamentos registrados; 2. Posteriormente, esta funo ficou a cargo dos Departamentos de Estatstica dos estados, que recebiam a informao dos cartrios e a remetiam Direo Geral de Estatstica; 3. Esta intermediao foi abolida em 1973 pela Lei 6.015, que determinou a centralizao da coleta dos dados vitais pelo IBGE. Esta lei, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1976, estabelecia normas sobre os registros pblicos relativos ao: Registro Civil de Pessoas Naturais; Registro Civil de Pessoas Jurdicas; Registro de Ttulos de Documentos; Registro de Imveis. A publicidade dos registros pblicos uma determinao legal. Os oficiais e os encarregados das reparties em que se fazem os registros so obrigados a lavrar certificados (atas) do que lhes foi requerido e oferecer s partes as informaes solicitadas. Qualquer pessoa pode requerer certificado de registro civil sem informar ao oficial ou ao funcionrio o motivo do pedido. Os certificados do Registro Civil de Pessoas Naturais mencionaro, sempre, a data em que foi lavrado o assentamento. Os certificados de nascimento mencionaro, alm da data em que foi feito o registro, a data do nascimento e o lugar de ocorrncia. Sempre que haja qualquer alterao posterior ao ato cujo certificado solicitado, dever o oficial mencion-la obrigatoriamente, no obstante as especificaes do pedido, sob pena de responsabilidade civil e penal. At 1997, o registro civil e o respectivo certificado no eram cobrados para as pessoas comprovadamente pobres. Em dezembro do mesmo ano foi aprovada a Lei 9.534, que determinou a gratuidade do registro civil de pessoas naturais a todos os brasileiros. O registro de nascimentos dever ser realizado dentro do prazo mximo de 15

296

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

dias, contado a partir de seu acontecimento, prazo que pode ser estendido por trs meses, para aquelas situaes em que os lugares distam mais de 30 km da sede do cartrio, no estando obrigados a essa inscrio somente os ndios no integrados, podendo esta ser feita em livro prprio do rgo federal de assistncia ao indgena, no caso, a Funai. As declaraes de nascimento feitas aps o prazo legal esto sujeitas a multa. obrigatria a apresentao no cartrio do boletim de ocorrncia do evento. No caso em que o nascimento foi domiciliar, a legislao estabelece que o responsvel tem que fazer uma comunicao sobre o nascimento a uma unidade de sade, que ento emitir o boletim de ocorrncia. O assentamento de nascimento dever conter: o dia, ms, ano e lugar do nascimento, a hora exata ou aproximada do evento e o nmero do registro; o sexo do registrado; a natureza do parto (o fato de ser gmeo, quando assim haja acontecido); o nome e sobrenome que haja sido posto na criana; a declarao de que a criana nasceu morta ou morreu no ato ou em seguida ao parto; os nomes e sobrenomes dos avs paternos e maternos. Quanto ao registro de bito, importante lembrar que, em termos legais, o mesmo precondio para qualquer sepultamento. O registro de bito dever conter: a hora, se for possvel, dia, ms e ano do falecimento; o lugar do falecimento, com indicao precisa; o sobrenome, nome, sexo, cor, estado civil, profisso, naturalidade, domiclio e residncia do morto; se casado, o nome do cnjuge sobrevivente, mesmo quando desquitado/ divorciado; se vivo, o nome do cnjuge j falecido e o cartrio onde

se realizou o matrimnio em ambos os casos; os nomes, sobrenomes, profisso, naturalidade e residncia dos pais; se faleceu com testamento conhecido; se deixou filhos, o nome e a idade de cada um; se a morte foi natural ou violenta, e a causa conhecida; o lugar do sepultamento; se deixou bens e herdeiros menores ou interditados; se era eleitor. O Quadro 2 apresenta a evoluo dos temas e quesitos arrolados na certido dos registros. Complementando as informaes relativas s estatsticas vitais, o registro civil investiga e fornece tambm informaes sobre bitos fetais. O formulrio de bitos fetais muito parecido com o de nascidos vivos. Apenas difere deste no fato de no incluir a data de ocorrncia do evento e de agregar a informao correspondente durao da gestao (menos de 20 semanas, de 20 a 27 semanas e mais de 27 semanas). Esta discriminao permite a identificao dos chamados bitos tardios, ou seja, aqueles que ocorreram aps 27 semanas de gestao e que so classificados como nascidos mortos. Finalmente, as unies legais tambm fazem parte do elenco de informaes do registro civil. Entretanto, o registro de matrimnios no obrigatrio. Muitas unies se do margem do sistema legal e s podem ser investigadas por meio de pesquisas censitrias ou domiciliares. Tambm existem as unies religiosas, cujo registro fica a cargo da instituio eclesistica, ainda que no sejam reconhecidas judicialmente. O IBGE tambm investiga, nas Varas de Famlia, os divrcios e separaes judiciais. O registro dos mesmos se d depois de sua decretao pelos juzes das Varas de Famlia ou de seu encaminhamento para notificao no cartrio onde se realizou ou

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

297

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

QUADRO 2 Registro civil, 1888-2004 Nascimementos

(*) Esta informao coletada no mapa de nascidos mortos/ou bitos fetais, com as demais informaes.

298

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

QUADRO 3 Registro civil, 1888-2004 bitos

foi registrado o matrimnio. A falta de notificao no caracteriza a ruptura do vnculo. As Pesquisas Domiciliares por Amostra de Domiclios Histrico Uma outra fonte de informaes que tem sido de suma importncia nos estudos

e anlises da dinmica demogrfica do pas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD). Esta pesquisa, implantada progressivamente no Brasil a partir de 1967, por ter propsitos mltiplos, investiga diversas caractersticas demogrficas e socioeconmicas, umas de carter permanente nas pesquisas, como as caractersticas gerais da populao, educao, trabalho, rendimento e habitao, e outras com 299

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

periodicidade varivel, como as caractersticas sobre migrao, fecundidade, nupcialidade, sade, nutrio e outros temas que so includos no sistema de acordo com as necessidades de informao para o pas. Inicialmente, os resultados apresentados pela PNAD tinham periodicidade trimestral. A partir de 1971 os levantamentos passaram a ser anuais, com a realizao da pesquisa no ltimo trimestre. A PNAD foi interrompida para a realizao dos Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000. Na dcada de 70, os principais temas investigados na PNAD, alm de aspectos gerais da populao, educao, trabalho, rendimento e domiclio, foram migrao, fecundidade, habitao e cor. Em 19741975 foi levada a efeito uma pesquisa especial denominada Estudo Nacional da Despesa Familiar (Endef), que, alm dos temas anteriores, investigou o consumo alimentar e os oramentos familiares. Durante a realizao do Endef o levantamento bsico da PNAD foi interrompido. As pesquisas realizadas na dcada de 80 mantiveram inalteradas as caractersticas do levantamento bsico, visando, com isso, gerar uma srie histrica de resultados. A nica alterao ocorrida foi a incorporao definitiva na pesquisa bsica dos quesitos sobre a cor das pessoas, a partir de 1987, e sobre a existncia de rdio e televiso nos domiclios particulares permanentes, a partir de 1988. Por meio de pesquisas suplementares foram investigados os seguintes temas: sade em 1981; educao em 1982; mo-de-obra e previdncia em 1983; fecundidade em 1984; situao do menor em 1985; anticoncepo, acesso a servios de sade, suplementao alimentar e associativismo em 1986; participao poltico-social e estoque de aparelhos utilizadores de energia em 1988; e trabalho em 1989 e 1990. Ao final da dcada de 80 e incio dos anos 90 o IBGE promoveu uma ampla discusso interna e externa com vistas reformulao e atualizao do contedo e instrumentos de pesquisa da PNAD. A partir da PNAD de 1992, em funo dessa reformulao, aprofundaram-se algumas

questes referentes investigao, principalmente, sobre trabalho e rendimento, incluindo-se no corpo bsico da pesquisa, alm dos aspectos gerais da populao, educao e domiclio, blocos de quesitos que investigam a migrao, fecundidade e nupcialidade da populao. Este modelo do corpo bsico da pesquisa, em linhas gerais, foi mantido durante os anos 90, exceo de 1994, quando a PNAD deixou de ir a campo. Vale salientar que a partir da PNAD de 1992, para captar determinados grupos de pessoas envolvidas em atividades econmicas que anteriormente no eram includas na populao ocupada, o conceito de trabalho e fora de trabalho tornou-se mais abrangente, incluindo, por exemplo, as pessoas que trabalhavam para autoconsumo e em construo para o prprio uso, alm daquelas enquadradas na posio de ocupaes no remuneradas, para as quais passou a se aceitar uma carga horria mnima de apenas 1 hora semanal, quando anteriormente o limite mnimo era de 15 horas. A extenso e profundidade da pesquisa bsica determinaram que no houvesse suplementos temticos em 1992, 1993 e 1995. Em 1996, para possibilitar a incluso do tema suplementar mobilidade social, foram retirados trs tpicos da pesquisa bsica: trabalho das crianas de 5 a 9 anos de idade, ensino supletivo e nupcialidade. Em 1998, por solicitao do Ministrio da Sade, foi elaborado e levado a campo um suplemento abordando questes relacionadas ao tema sade. A partir de 2001 foram ampliados os quesitos do tema domiclio e substituda a investigao sobre o trabalho das crianas de 5 a 9 anos de idade por uma pesquisa suplementar sobre o trabalho das crianas e adolescentes de 5 a 17 anos de idade. Desde ento, a investigao sobre o trabalho a partir de 5 anos de idade foi incorporada em definitivo ao questionrio bsico. Em 2003, foi novamente realizado um suplemento sobre sade , basicamente similar ao de 1998, permitindo a obteno de informaes comparativas sobre a

300

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

evoluo do quadro geral de acesso aos servios de sade e aspectos relacionados morbidade da populao brasileira ao longo do perodo entre as duas investigaes. Abrangncia geogrfica A abrangncia geogrfica da investigao da PNAD vem se ampliando gradualmente. Iniciada em 1967, na rea que hoje compreende o Estado do Rio de Janeiro, ao final da dcada a PNAD j abrangia as regies Nordeste, Sudeste, Sul e o Distrito Federal. Em 1971, a pesquisa restringiu-se s reas que abrangem o atual Estado do Rio de Janeiro, o Estado de So Paulo e a regio Sul. Em 1973 j incorporava novamente as regies Nordeste, Sudeste e Sul, o Distrito Federal e as reas urbanas das regies Norte e Centro-Oeste. Esta cobertura foi mantida at 1979. Em 1981 a abrangncia geogrfica da PNAD foi mais uma vez ampliada, passando a excluir somente a rea rural dos estados da regio Norte. A partir de 2004 a PNAD passa a investigar tambm a rea urbana de todos os estados da regio Norte, possibilitando, portanto, obter-se um quadro mais completo da situao demogrfica, social e econmica da populao residente nessa regio, independentemente de sua condio de residncia. Com isso, a amostra domiciliar da PNAD passou a ser representativa de todo o territrio nacional. As informaes e os estudos demogrficos nas pesquisas do IBGE As informaes demogrficas contidas nas publicaes e meios magnticos dos censos demogrficos, estatsticas do registro civil e Pesquisas por Amostra de Domiclios possibilitaram acompanhar todo o processo de transio demogrfica que se verificou no pas, com suas variaes regionais e sociais. No caso especfico dos censos, desde 1940, conforme visto, existe um conjunto de quesitos bsicos sobre fecundidade e mortalidade (Quadro 1) que tornou possvel acompanhar as mudanas nos nveis e

padres das componentes demogrficas e na mobilidade espacial da populao. Alm disso, as informaes censitrias so fundamentais para a atualizao das projees populacionais para o Brasil, Grandes Regies e Unidades da Federao, bem como para a construo das estimativas municipais de populao, que se tornaram legalmente obrigatrias a cada ano, a partir de 1989. Em relao s PNADs, nas dcadas de 70 e 80, como foi assinalado, os principais quesitos que propiciam a anlise das chamadas componentes demogrficas no foram investigados para todos os anos da srie. Assim mesmo, o clculo de ndices demogrficos como as Taxas de Fecundidade Total e de Mortalidade Infantil teve, em alguns anos em que foram elaborados, grande impacto e divulgao na sociedade e nos meios acadmicos, inclusive na Associao Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). Assim que, com base na PNAD de 1976, foi detectado, pela primeira vez, o incio do processo acelerado de declnio da fecundidade no Brasil. Tal tendncia foi posteriormente confirmada no Censo de 1980 e pelos suplementos das PNADs de 1984 e 1986, que constataram a intensificao do declnio e sua generalizao por todas as regies e estratos sociais do pas. Nesses perodos, as informaes de natureza demogrfica das PNADs, embora esparsas, permitiram o acompanhamento e avaliaes do processo de transio na dinmica demogrfica brasileira nos intervalos intercensitrios. A partir dos anos 90, com a incorporao do bloco demogrfico ao corpo bsico anual da pesquisa, os ndices e taxas de fecundidade, mortalidade e mobilidade espacial da populao tornaram-se tambm elementos de subsdio para a atualizao e monitoramento das componentes demogrficas implcitas nas projees e estimativas populacionais. Finalmente, as estatsticas do registro civil, embora ainda apresentem nveis razoavelmente elevados de sub-registro de nascimentos e bitos em algumas regies e unidades da Federao, revelam indicativos de que o grau de cobertura tem se

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

301

Oliveira, L.A.P. e Simes, C.C.S.

O IBGE e as pesquisas populacionais

elevado, principalmente no caso dos nascimentos, acompanhando as tendncias de urbanizao e institucionalizao da sociedade brasileira. Nesse sentido, os indicadores de natalidade, mortalidade e nupcialidade extrados do registro civil vm sendo progressivamente utilizados nas anlises demogrficas e na avaliao dos padres das principais componentes demogrficas

usadas nas projees e estimativas populacionais. Os problemas esto praticamente equacionados nos estados do Centro-Sul do Brasil, onde as estatsticas vitais so confiveis do ponto de vista da cobertura e fornecem indicadores demogrficos contnuos, mas importante ressaltar que as lacunas permanecem elevadas nas regies Norte, Nordeste e parte do CentroOeste.

Referncia bibliogrfica ALTMAN, A.M.G. e FERREIRA, C.E.C. Evoluo do Censo Demogrfico e Registro Civil como fontes de dados para anlise de fecundidade e mortalidade no Brasil (dados coletados e estudos realizados). RBE, v. 40, n. 160, Rio de Janeiro, out./dez., 1979. SIMES, C.C.S. e OLIVEIRA, A.T. As Estatsticas Vitais do Registro Civil: seu histrico, situao atual e anlise de alguns indicadores demogrficos da dcada de 90. In: IBGE/ Abep/UNFPA. Sade no Brasil: Conceitos, Programas e Indicadores. Braslia, 2003.

Abstract IBGE and population research This article studies the history of the demographic censuses in Brazil, as well as civil records and the PNAD (National Survey by Household Sampling), with emphasis on the main issues investigated by each of these instruments. The important role played by the State, especially in the development of the demographic censuses, is taken up, as this factor explains their rapid development. In contrast, during their early stages civil records remained dependent on the not always stable relationships between Church and State. The increasing importance of the demographic censuses as instruments of analysis of demographic factors is gone into. The 1970 census is considered a milestone with respect to its organization, the wealth of details treated, and the reliability of the results. The role of civil society is also highlighted, as well as of the academic community and the formulators of public policies in this process. The PNAD has also played a special role in this process, as it has been carried out between censuses, with multiple investigative purposes, sometimes including demographic characteristics (migration, fertility, marital unions, etc.) and factors related to health. Key words: Censuses. Civil records. PNAD. Population. Fertility, mortality and migration. Citizenship. Economic characteristics. Recebido para publicao em 04/04/2005. Aceito para publicao em 24/06/2005.

302

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, jul./dez. 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen