Sie sind auf Seite 1von 20

A crise na sociedade do trabalho

ORGANIZAO DO TRABALHO E EDUCAO

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

131

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

132

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

CRISE NA SOCIEDADE DO TRABALHO E SUA IMPORTNCIA NA

CONTEXTUALIZAO DOS CONTEDOS CURRICULARES DO ENSINO MDIO

THE CRISIS IN THE SOCIETY OF THE WORK AND ITS IMPORTANCE ON THE
CONTEXTUALIZATION OF THE SECONDARY SCHOOL CURRICULUM CONTENTS

Julio Cesar TORRES1 Alessandra DAVID2 Silvana Fernandes LOPES3

RESUMO: o artigo tem como objetivo apresentar algumas consideraes acerca da suposta crise da sociedade do trabalho e suas conseqncias tanto para o debate nas cincias sociais, como tambm para a contextualizao da categoria trabalho no currculo do ensino mdio. Tendo em vista o fato de o trabalho representar para o pensamento social clssico um referencial importante para a explicao dos fenmenos sociais, o paradigma contemporneo de profundas metamorfoses no mundo do trabalho e o advento da nova questo social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) trazem a necessidade de repensarmos as matrizes tericas que fundamentam algumas interpretaes da vida social no contexto atual, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada. luz de alguns referenciais tericos da sociologia do trabalho, buscamos delinear sob a forma de um ensaio a discusso sobre as dimenses do social e do poltico na contemporaneidade e a importncia desse debate na contextualizao dos contedos curriculares do ensino mdio brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: crise da sociedade do trabalho; educao e trabalho; contextualizao dos contedos curriculares do ensino mdio.

Doutor em Sociologia (Unesp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Educao do Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas, Campus de So Jos do Rio Preto. Professor Colaborador do Programa de Ps-Graduao em Educao da FFC/Unesp, Campus de Marlia, So Paulo, Brasil. julio@ibilce.unesp.br Doutora em Educao (Unesp). Docente Permanente do Programa de Ps-Graduao em Educao do Centro Universitrio Moura Lacerda (CUML) em Ribeiro Preto, So Paulo, Brasil. davidalessandra@uol.com.br Doutora em Educao (Unicamp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), do Departamento de Educao do Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas, Campus de So Jos do Rio Preto, So Paulo, Brasil. e-mail: silvanaflopes@gmail.com
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010
3 2

133

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

INTRODUO Como o Estado capitalista moderno insere-se no contexto da sociedade industrial, torna-se de fundamental importncia resgatar o conceito de sociedade do trabalho e os paradigmas que contrapem, no momento atual, o embasamento terico-poltico que at ento vinha sustentando o debate acerca desse objeto no mbito das cincias sociais. As constataes contemporneas de uma suposta crise da sociedade do trabalho que afetaria as bases de sua sustentao requerem, outrossim, uma anlise das metamorfoses que vm ocorrendo no mundo do trabalho. Essa anlise torna-se, observada a sua apropriada transposio didtico-pedaggica, de fundamental importncia para a contextualizao da categoria trabalho nos contedos curriculares para o ensino mdio. Na tentativa de facilitar a exposio, tomaremos como premissa a possvel existncia de uma crise da sociedade do trabalho para que, com base nessa afirmao, possamos refletir sobre algumas idias difundidas no campo da sociologia sobre a centralidade do trabalho na explicao dos fenmenos sociais. Analisando o contexto social dos pases membros da Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE), o clube dos ricos, observou Dahrendorf (1992, p. 153):
Numa sociedade tpica da OCDE hoje, 20% das pessoas tm idade abaixo da idade em que podem entrar no mercado de trabalho; outros 20% esto aposentados. Do restante, 10% passam seu tempo em instituies educacionais. (Algumas dessas estimativas so consideradas por baixo.) Dos 50% remanescentes, alguns no esto procurando um emprego remunerado e outros, por uma razo ou outra, so incapazes de faz-lo; no implausvel a avaliao de que ambos os grupos juntos abranjam cerca de 15%. Outros 10% podem estar desempregados. Isso deixa 25% da populao. Esses 25% despendem cerca da metade dos dias do ano no trabalho, e, nesses dias, seus empregos requerem sua presena por cerca da metade de suas horas acordados. Estamos ainda de fato vivendo numa sociedade do trabalho?

O questionamento sobre a existncia da crise da sociedade do trabalho ou sobre o futuro do trabalho reflexo do progressivo declnio do lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas. Seria exatamente nessa suposta contradio uma sociedade do trabalho sem trabalho que se encontraria o foco do debate. (ANTUNES, 1997)
134
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

Quando tomamos como referncia esses pressupostos para a discusso do cotidiano da escola, especialmente no que se refere contextualizao dos contedos escolares e interdisciplinaridade do currculo, observamos que esse amlgama vem ao encontro da ideia de que o trabalho e a cidadania so as dimenses de vida ou os contextos valorizados explicitamente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394/96. (BRASIL, 1996) Os saberes escolares, quando tratados de forma contextualizada, seriam, destarte, o recurso que a escola utilizaria para a evocao de reas, mbitos ou dimenses presentes na vida pessoal, social e cultural, mobilizando competncias cognitivas anteriormente adquiridas pelo educando. (BRASIL, 1999) Da a importncia mais uma vez destacada de se estabelecer uma relao entre esse debate no interior da sociologia do trabalho com o fazer escolar no ensino mdio brasileiro. Para tanto, propomos no mbito deste trabalho uma breve reviso bibliogrfica acerca do debate da crise da sociedade do trabalho e sua relevncia na contextualizao dos contedos curriculares do ensino mdio. A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO PENSAMENTO SOCIAL Resgatando-se algumas contribuies contemporneas da sociologia do trabalho, observamos que Offe (1995) vem questionando, no mbito de seus estudos, a atual centralidade da categoria trabalho como matriz terica de anlise na teoria social, contrapondo-se aos pensadores sociais clssicos. Para o referido autor, ocorre uma contradio da viso clssica para com a realidade social verificada na atualidade, principalmente em relao ao trabalho assalariado - este visto separadamente da esfera domstica e das formas comunitrias tradicionais, isolado da proteo poltica, porm inserido na organizao capitalista do trabalho. Estaria sendo sugerido um novo subjetivismo, no qual uma vez rompidos os antigos vnculos de representao da esfera do trabalho produtivo, a vida social seria constituda por experincias e interpretaes elaboradas fora do ambiente de trabalho que, por seu modo, seria vista ainda sob a perspectiva do mundo da produo de mercadorias. Dessas constataes evidenciadas por Offe (1995) decorrem vrias dicotomias conceituais: valores materialistas x ps-materialistas, modo de produo x modo de vida, ao objetivamente racional x ao comunicativa, produo x esfera domstica, sociedade industrial x
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

135

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

sociedade ps-industrial. Para a superao dessas dicotomias que haveria necessidade de centrar-se na contemporaneidade tanto a pesquisa quanto a teoria social. Importante ressaltarmos, tambm, os princpios bsicos sobre os quais a noo de sociedade do trabalho estaria fundamentada. Papel fundamental teria exercido a empresa industrial capitalista, a fbrica, na construo terica clssica:
A idia de uma sociedade do trabalho est estreitamente ligada experincia histrica das sociedades ocidentais desenvolvidas Europa e Estados Unidos desde o incio da revoluo industrial. Neste sentido, a noo de sociedade do trabalho em muito se assemelha noo de sociedade industrial ou mesmo do capitalismo industrial. Ou seja, elas so sociedades para as quais a fbrica se constitui na unidade bsica, mais importante, de produo e o trabalhador manual seu principal agente no processo de transformao da natureza. (SILVA, 1995, p.168)

Braverman (1987), tambm analisando a questo do trabalho, desenvolveu seus estudos apoiado no conceito marxista de diviso social do trabalho. A posio que o trabalhador ocupava nas relaes de produo e como o desempenho dessas atividades determinaria historicamente as relaes sociais, levaram-no a reinterpretar, no contexto social do sculo XX, categorias clssicas do marxismo, tais como alienao, classes sociais, acumulao de capital, processo histrico. O autor discute em sua obra que o aspecto central de organizao da vida social em pases desenvolvidos dependeria de um processo generalizado de diviso social do trabalho sob os alicerces do modo capitalista de produo. Defende Braverman (1987) que esse no seria o nico elemento estrutural de organizao da sociedade capitalista, contudo o mais poderoso e geral. Para o autor, a diviso do trabalho seria a mola propulsora de todo o modo de produo moderno. Nessa mesma direo, Burawoy (apud CASTRO; GUIMARES, 1991) retomaria teoricamente essa discusso, distinguindo formulaes analticas e conceituais importantes, como a distino entre relaes na produo, aquelas estabelecidas no processo de trabalho e ligadas diviso tcnica do trabalho, e as relaes de produo. Prope o conceito de regime fabril alm de uma distino entre processo de trabalho e aparatos polticos de produo.

136

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

Em sua teoria, procura demonstrar que o regime fabril marxista tomado como referncia por Braverman no seria o modelo capitalista tpico. Para Burawoy (apud CASTRO; GUIMARES, 1991, p. 46):
[...] o mundo fabril no se restringe mera instncia da produo de coisas (sua dimenso econmica). Envolve simultaneamente a produo, reproduo e transformao de relaes sociais (sua dimenso poltica) e a produo de uma experincia dessas relaes (dimenso ideolgica).

Partindo-se das afirmaes apresentadas por Castro e Guimares (1991) sobre os conceitos desenvolvidos por Burawoy, faz-se fundamental problematizarmos a evidncia de nexos concebidos entre as relaes sociais na produo e as relaes sociais fora da produo, como, por exemplo, as relaes familiares, religiosas, tnicas e de gnero. De acordo com esses autores, a comunidade, a escola, a igreja, a famlia etc., seriam tambm espaos sociais para a instituio de diferentes formas de relaes sociais que no se fundamentariam apenas na relao trabalho-capital. com base nas afirmaes enunciadas aqui que podemos indagar o seguinte: poderamos de fato dizer adeus ao trabalho ou sociedade do trabalho? De acordo com Antunes (1997), outras questes igualmente fundamentais se fazem presentes, tais como:

a categoria trabalho no seria mais dotada de estatuto de centralidade no universo da prxis humana existente na sociedade contempornea? a classe que-vive-do-trabalho estaria desaparecendo? a relao do operrio tradicional fabril da era do fordismo acarretaria inevitavelmente a perda de referncia e de relevncia do ser social que trabalha? que repercusses essas metamorfoses tiveram e tm junto aos organismos de representao dos trabalhadores, dos quais os sindicatos so expresso?

Antunes (1997) analisa as dimenses e significados das metamorfoses no mundo do trabalho e sua repercusso nas relaes de trabalho e de produo num perodo de profundas transformaes tecnolgicas.
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

137

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

O fordismo e o taylorismo estariam sendo substitudos por outros modelos que privilegiam tanto a flexibilizao do aparelho produtivo, como a organizao do trabalho e dos trabalhadores: estaramos vivendo agora, portanto, o paradigma do toyotismo. As metamorfoses do mundo do trabalho seriam constitudas, assim, por um efetivo processo de intelectualidade do trabalho manual e, por outro lado, por uma desqualificao da classe trabalhadora que, j no final do sculo XX, poderia ser caracterizada como heterognea, fragmentada e complexa. Outro fato apontado por Antunes (1997) seria a grave crise no sindicalismo mundial, conseqncia de diversos fatores, tais como a crescente individualizao das relaes de trabalho, a desregulamentao e flexibilizao do mercado de trabalho, o esgotamento dos modelos sindicais vigentes com a crescente burocratizao e a institucionalizao das entidades sindicais, a hostilidade do capital ao trabalho, entre outros fenmenos sociais. Contrariando formulaes de diversos autores sobre a crise da sociedade do trabalho, Antunes (1997) afirma que no espao de uma sociedade produtora de mercadorias, o trabalho abstrato ainda cumpre papel decisivo na criao de valores de troca. Contrape-se igualmente tese do fim do trabalho social concreto como vida til e vital no intercmbio entre o ser social e a natureza, afirmando que as possibilidades de uma efetiva emancipao humana pelo trabalho ainda colocam a classe que-vive-do-trabalho como segmento social de maior potencialidade anticapitalista. J no que se refere ao sindicalismo fruto da institucionalizao do movimento operrio, fora social que mundialmente influenciou as aes que pudessem intervir na questo social, no caso especfico brasileiro o que se constata o fato de pouqussimos autores considerarem historicamente o movimento sindical como fator relevante de interferncia direta na constituio do sistema de proteo social brasileiro. Esse fenmeno seria agravado com a nova questo social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) observada na contemporaneidade, fator que colocaria o movimento sindical mundial e brasileiro numa situao muitas vezes defensiva. Importante ressaltarmos, todavia, que em nossa histria mais recente, os movimentos de organizao, sindicalizao e ao dos trabalhadores nas dcadas de 1970 e 1980 significaram, sem dvida, um relativo avano na luta pela autonomia e liberdade dos sindicatos
138
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

frente ao Estado, muito embora a prpria Reforma Sindical encontra-se na agenda poltica como uma das grandes mudanas a serem enfrentadas pela sociedade brasileira. Intensifica-se nos ltimos anos, porm, frente a todas as transformaes estruturais pelas quais as sociedades contemporneas vm passando, um processo de desproletarizao, desregulamentao, flexibilizao, privatizao acelerada e desindustrializao. Todos esses fenmenos viriam acuando novamente o sindicalismo. (ANTUNES, 1997) Nesse sentido, da tica da centralidade do trabalho e das novas configuraes que vo assumindo as relaes sociais no mundo contemporneo, passamos a questionar as dimenses do social e do poltico no mbito desse processo de transformaes e amplas metamorfoses na vida social, um processo que aos poucos vem tomando dimenses tericas mais abrangentes na literatura social, denominado por Santos (1997) de ps-modernidade4 . De acordo com Santos (1997, p. 236), o projeto da modernidade que se apresenta em profunda crise, em razo das promessas no cumpridas de emancipao social que se daria com o estabelecimento da sociedade industrial assentar-se-ia nos pilares da regulao e da emancipao:
O pilar da regulao constitudo por trs princpios: o princpio do Estado (Hobbes), o princpio do mercado (Locke) e o princpio da comunidade (Rousseau). O pilar da emancipao constitudo pela articulao entre trs dimenses da racionalizao e secularizao da vida coletiva: a racionalidade moral-prtica do direito moderno; a racionalidade cognitivoexperimental da cincia e da tcnica moderna; e a racionalidade esttico-expressiva das artes e da literatura modernas.

Assim, para o referido autor, com o processo de modernizao capitalista por meio, sobretudo, da incorporao na esfera produtiva do progresso tcnico-cientfico, os movimentos de emancipao teriam resultado em mais regulao. Portanto, nesse ciclo perverso que se forma por meio do mercado, o desenvolvimento capitalista resultou em mais
Embora a discusso sobre o advento da ps-modernidade encontre amplos estudos na literatura das cincias sociais, sob os mais diversos espectros tericos e ideolgicos, optamos pela propositura apontada em Santos (1997) por essa contemplar o ideal da emancipao social, expresso viva dos novos movimentos sociais emancipatrios que vm de alguma maneira questionando o padro vigente de mundializao da economia.
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010
4

139

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

mercado aliado a mais regulao. Desse modo, tornar-se-ia impossvel a realizao da emancipao no marco da modernidade; esse fato nos levaria possibilidade e faculdade de podermos especular sobre as sadas da crise pelo paradigma da ps-modernidade, o que, segundo o autor, reacenderia a chama da utopia socialista. Santos (1997) discorda, ainda, das proposies de Habermas (1982) e Offe (1987) com relao ao suposto fim da sociedade do trabalho. A constatao evidenciada por Santos (1997) a respeito da relao promscua entre produo e reproduo social nas sociedades capitalistas modernas tiraria razo ao argumento neoliberal. O autor afirma, tambm, que estariam ocorrendo transformaes em nvel estrutural; e concorda com Schwengel (1988 apud SANTOS, 1997) quando o mesmo afirma que a sociedade contempornea oscila entre a utopia do trabalho concreto e o fim da sociedade do trabalho. Dessa maneira, indica um momento de transio paradigmtica da sociedade fundada no modo de produo capitalista moderno, desde que sob novas bases para um efetivo processo de emancipao. (SANTOS, 1997) A CONTEXTUALIZAO DO TRABALHO NOS CONTEDOS CURRICULARES DO ENSINO
MDIO

A educao escolar, analisada modelarmente, sempre esteve pautada na idia de possuir um propsito fundamental como instrumento de reproduo social dos valores da vida produtiva e da prpria cultura. No mbito da teoria da educao, a discusso sobre as competncias requeridas ao pleno desenvolvimento humano ganha mais espao na medida em que se constituem profundas transformaes estruturais no mundo do trabalho e suas conseqentes repercusses no delineamento das diversas esferas da vida social. A contextualizao e a interdisciplinaridade so os dois conceitos que norteiam a organizao curricular proposta na Resoluo n 03/ 1998/CNE (BRASIL, 1999). Nessa perspectiva, [...] a possibilidade de contextualizao seria um importante princpio a orientar a relao e o tratamento metodolgico dos contedos. (KUENZER, 2002, p.73)
Nas diretrizes enunciadas na LDB 9.394/96, por sua vez, o trabalho elevado categoria de eixo temtico importante na organizao curricular do ensino mdio: Art. 35. O ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de trs anos, ter como finalidades:

140

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

I a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina. (BRASIL, 1996, p.11, grifo nosso)

E em seu art. 36, pargrafo 1, a LDB destaca ainda que:


Art. 36. O currculo do ensino mdio observar o disposto na Seo I deste Captulo e as seguintes diretrizes: [...] 1. Os contedos, as metodologias e as formas de avaliao sero organizados de tal forma que ao final do ensino mdio o educando demonstre: I domnio dos princpios cientficos e tecnolgicos que presidem a produo moderna; (BRASIL, 1996, p.11, grifo nosso)

Outra questo colocada para a organizao do currculo do ensino mdio a indissociabilidade entre cincia, trabalho e cultura. Tal propositura teria como objetivo explcito o rompimento da histrica dualidade de sistemas, especialmente para a educao secundria brasileira: a formao profissional destinada s massas populares e o ensino propedutico para a formao das elites. (KUENZER, 2002) Nas palavras de Kuenzer (2002, p.50):
O que no poder ocorrer, em nenhuma hiptese, desconsiderar as relaes entre cincia, cultura e trabalho que caracterizam essa etapa de desenvolvimento, elaborando a escola um projeto que privilegie uma abordagem secundarista de carter apenas propedutico, ou uma abordagem pragmatista voltada predominantemente para o domnio restrito de formas de trabalho, uma vez que a cincia invade a produo e o trabalho produz conhecimento, ambos definindo novas formas culturais.

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

141

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

nesse sentido que o debate sobre as metamorfoses no mundo do trabalho e a nova questo social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995)) implica num esforo reflexivo para uma apropriada contextualizao do trabalho na construo do projeto polticopedaggico escolar para o ensino mdio. H, nessa perspectiva de formao no contexto do ensino mdio uma forte vinculao com a insero no mundo da produo. O parecer contido na Resoluo n 03/1998/CNE (BRASIL, 1999, p.23) afirma categoricamente que:
A nova sociedade, decorrente da revoluo tecnolgica e seus desdobramentos na produo e na rea da informao, apresenta caractersticas possveis de assegurar educao uma autonomia ainda no alcanada. Isto ocorre na medida em que o desenvolvimento das competncias cognitivas e culturais exigidas para o pleno desenvolvimento humano passa a coincidir com o que se espera na esfera da produo.

A forte influncia da idia de insero social no mundo do trabalho , presente nas diretrizes curriculares para o ensino mdio, demanda decerto que um olhar mais crtico acerca dessa insero social pretendida, no momento em que vivenciamos uma nova diviso internacional do trabalho e todo um processo de reestruturao produtiva. Tais diretrizes devem ser discutidas e implementadas de uma forma que contemple os planos histrico, econmico, poltico e social para alm de uma abordagem reducionista sobre o papel da educao na sociedade tecnolgica. Como bem j observara Lopes (2002, p.389) a esse respeito,
Defendo, igualmente, que as finalidades educacionais dos PCNEM visam especialmente formar para a insero social no mundo produtivo globalizado. Em decorrncia dessas finalidades que defendo uma postura crtica em relao a esses parmetros.

O debate que se coloca sobre a crise da sociedade do trabalho ou sobre o futuro do trabalho seria um reflexo do progressivo declnio do lugar que o trabalho ocuparia atualmente na vida das pessoas, sobretudo nos pases de capitalismo avanado (DAHRENDORF, 1992), mas com forte tendncia em alcanar a periferia do sistema econmico mundial em decorrncia da cada vez mais crescente integrao das esferas produtiva e financeira do modo de produo.
142
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

Podemos sugerir que a contextualizao do trabalho indicada em Offe (1995) permeia a elaborao dos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM), ao contemplar tanto a formao geral do educando quanto a preparao profissional do mesmo. Mas ainda estariam os parmetros curriculares permeados por uma noo de centralidade do trabalho e pelo valor que o mesmo representaria para a vida social. Na justificativa apresentada para a instituio dos PCNEM, no tpico Formao geral e preparao bsica para o trabalho, est descrito que:
Sobre esse aspecto preciso destacar que a letra e o esprito da lei no identificam a preparao para o trabalho ou a habilitao profissional com a parte diversificada do currculo. Em outras palavras, no existe nenhuma relao biunvoca que faa sentido, nem pela lei nem pela doutrina curricular que ela adota, identificando a Base Nacional Comum com a formao geral do educando e a parte diversificada com a preparao geral para o trabalho ou, facultativamente, com a habilitao profissional. [...] Essa diferena presumida deve ser explicitada. Por opo doutrinria, a lei no dissocia a preparao geral para o trabalho da formao geral do educando, e isso vale tanto para a Base Nacional Comum como para a parte diversificada do currculo e por essa razo que se d nfase neste parecer ao tratamento de todos os contedos curriculares no contexto do trabalho. (BRASIL, 1999, p.99, grifo nosso)

Na mesma direo observa Lopes (2002, p. 390, grifo nosso) que:


Nos parmetros, uma afirmativa consagrada no campo educacional educar para a vida , relacionada em seu contexto de produo a uma gama de sentidos progressivistas, apropriada e refocalizada. Como pretendo demonstrar pela anlise do conceito de contextualizao, a educao para a vida nos PCNEM associa-se a princpios dos eficientistas: a vida assume uma dimenso especialmente produtiva do ponto de vista econmico, em detrimento de sua dimenso cultural mais ampla.

A noo de que educar para a vida impe necessariamente uma mudana de foco na abordagem interdisciplinar do currculo do ensino mdio, pois se enfatizarmos a insero social no mundo produtivo apenas com base no paradigma anterior, o de uma sociedade do trabalho que se apresenta em profunda transformao, estaramos limitando em demasia a dimenso cultural do processo educativo.

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

143

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

A formulao de um projeto educativo ainda afetada pelas novas concepes de cincia e pelas novas tecnologias comunicacionais e cognitivas, responsveis tanto por significativas mudanas nas vidas dos indivduos e das sociedades, como pelo questionamento das modernas noes de verdade, sujeito, histria e mundo (Martins, 1996). Nessa tica, concepes e grandes narrativas que informam a educao moderna tm seu poder explicativo reduzido e abrem espao para as pequenas narrativas e as histrias de vida, ou seja, para a flexibilidade do pensamento ps-moderno. (MOREIRA, 1998, p.28)

Castells (1999) defende a idia de uma sociedade guiada por uma complexa interligao de redes, erigida por meio de um processo crescente de globalizao pautado, sobretudo, pela utilizao da informao, delineando-se outra diviso social do trabalho no mais circunscrita necessariamente por espaos territoriais. A dimenso tecnolgica, presente nos PCNEM, h de contemplar essa noo de sociedade em rede. Sob essa tica,
A produtividade e a competitividade constituem os principais processos da economia informacional/global. A produtividade origina-se essencialmente da inovao, e a competitividade, da flexibilidade. Portanto, empresas, regies, pases, unidades econmicas de todas as espcies preparam suas relaes de produo para maximizar a inovao e a flexibilidade. A tecnologia da informao e a capacidade cultural de utiliz-la so fundamentais no desempenho da nova funo da produo, alm disso, um novo tipo de organizao e administrao, com vistas adaptabilidade e coordenao simultneas, torna-se a base do sistema operacional mais efetivo, exemplificando pelo que rotulei de a empresa em rede. (CASTELLS, 1999, p. 414, grifo nosso)

Numa viso epistemolgica, apontam Lopes e Macedo (2002, p. 35-36, grifo nosso) que:
[...] Na medida em que o mundo moderno est em crise, tornase necessrio criar novas perspectivas para a tematizao curricular. Com essa argumentao central, os estudos sobre currculo e conhecimento em rede se afastam cada vez mais da discusso especfica de currculo e passam a tematizar a crise do mundo moderno que se expressa em trs esferas: no mundo do trabalho,

144

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

na produo cientfica e, fundamentalmente, no questionamento da razo como forma privilegiada de entendimento do mundo. [...] Na medida em que as relaes contemporneas tendem a maior fluidez, horizontalidade, criatividade e coletivizao, a centralidade do conhecimento tradicional, que estaria na base do currculo moderno, comea a ceder espao para outros saberes relacionados ao cotidiana. Nesse sentido, a centralidade da razo, com seu espao privilegiado de expresso as cincias, passa a ser questionada. Trata-se no apenas de uma redefinio sobre quais saberes devem ser valorizados, mas tambm sobre a forma como se d a tessitura social do conhecimento.

Ainda com relao aos conceitos de contextualizao e de hibridismo presentes nos discursos curriculares, observa Lopes (2002, p.392-393) que:
[...] a aprendizagem contextualizada nos PCNEM visa que o aluno aprenda a mobilizar competncias para solucionar problemas em contextos apropriados, de maneira a ser capaz de transferir essa capacidade de resoluo de problemas para os contextos do mundo social e, especialmente, do mundo produtivo. Mais explicitamente, a contextualizao situa-se na perspectiva de formao de performances que sero avaliadas nos exames centralizados e nos processos de trabalho.

Tomando o processo de consolidao das relaes capitalistas no pas como peculiar e, consequentemente, tambm as mudanas ocorridas nesse processo, as categorias enunciadas neste trabalho servem como uma diretriz norteadora, uma referncia em bases amplas, sempre evitando a anlise modelar da formao social capitalista, que supe um modo universal de desenvolvimento capitalista. preciso entender as formas de organizao que aqui se produziram nas circusntncias particulares e peculiares do nosso capitalismo perifrico. Nesse sentido, levando-se em considerao todos os aspectos abordados neste artigo, vale apontar que a anlise das mudanas no mundo do trabalho e as suas relaes com as propostas para o ensino mdio brasileiro devem ser tomadas como marcos referenciais, porm so indispensveis as anlises especficas do papel que a escola brasileira assumiu e assume no contexto nacional.

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

145

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

GUISA DE CONCLUSO Com o intuito de finalizarmos estas breves reflexes acerca do debate que envolve as questes atuais sobre a sociedade do trabalho e a contextualizao dos contedos curriculares do ensino mdio, poderamos indicar que nos deparamos, atualmente, no com o suposto fim da sociedade do trabalho, mas com uma poca de profundas transformaes estruturais e conjunturais na vida social e poltica, que redesenha e reconfigura a questo social. O reconhecimento de uma crise no se refere condio de esgotamento da categoria trabalho na formulao da teoria social e poltica, e sim a necessidade de serem revistos os paradigmas que hoje no fariam mais sentido no mundo contemporneo; j que o trabalho social no mais aquele sobre o qual escreveu Marx no sculo XIX, poca da Revoluo Industrial nos pases avanados:
O esquema analtico de Marx, baseado na teoria do valor-trabalho, que foi um instrumento eficiente para explicar o funcionamento do capitalismo liberal, tornou-se insuficiente para explicar a realidade de um capitalismo caracterizado por uma crescente interveno estatal, e em que a cincia desempenha o papel de fora produtiva principal. (SILVA, 1995, p.174)

Portanto, no mais o trabalho manual por si s que acrescenta valor; com o advento da interveno estatal e do investimento em grande escala seriam a cincia e a tecnologia que despontariam como as principais fontes de produtividade e, conseqentemente, de produo e reproduo da riqueza social. Assim, ainda nas palavras de Silva (1995, p.181):
[...] o sentimento dominante portanto o de uma sociedade para a qual o trabalho sempre desempenhou o papel de veculo para a cidadania social, mas que no pode mais oferecer trabalho a todos os seus membros em condies de trabalhar. Ora, no seria isso suficiente para caracterizar uma situao de crise? Crise que, alis, atinge os principais fundamentos da sociedade de trabalho: o mercado, o trabalhador, o trabalho e a prpria tica do trabalho. E, se os fundamentos da sociedade do trabalho esto em crise, como no reconhecer que a sociedade do trabalho, ela prpria, esteja tambm em crise?

Nesse sentido, pelo exposto, teramos como implicao imediata dessas consideraes que, se de um lado o trabalho foi sempre o condutor para a cidadania social, atualmente, em funo dos avanos tecnolgicos,
146
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

este no possui condies de oferecer uma ocupao formal totalidade de seus cidados. Temos, assim, configurada uma situao de crise. Mas o problema fundamental no estaria apenas na caracterizao dessa crise paradigmtica. A questo central poderia ser colocada como a tentativa de se construir novas problematizaes sob o ponto de vista poltico, econmico e social que estejam em sintonia com esse processo de transio, seja aproximando-nos das necessidades da sociedade, seja subsidiando uma contextualizao apropriada que possa dar um embasamento fidedigno na implementao e no desenvolvimento do currculo prescrito do ensino mdio brasileiro. Por exemplo, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) acreditam que o ensino mdio deve recuperar a relao entre educao e trabalho, ou seja, entre conhecimento e a atividade prtica manifesta pelo trabalho. Igualmente, para Saviani (2007), o horizonte que deve nortear a organizao do ensino mdio o de propiciar aos alunos o domnio dos fundamentos das tcnicas diversificadas utilizadas na produo, no o mero adestramento em tcnicas produtivas. No a formao de tcnicos especializados, mas de politecnias, que significam especializao como domnio dos fundamentos cientficos das diferentes tcnicas utilizadas na produo moderna. Dessa maneira, compreendemos que essa uma concepo distante da proposta ainda predominante no ensino mdio brasileiro, caso em que a profissionalizao entendida como um adestramento em uma determinada habilidade sem o conhecimento dos fundamentos dessa habilidade e, menos ainda, da articulao dessa habilidade com o conjunto do processo produtivo e com o pleno desenvolvimento da cidadania.

TORRES, J. C.; DAVID, A.; LOPES, S. F. The crisis in the society of the work and its importance on the contextualization of the secondary school curriculum contents. ORG & DEMO (Marlia), v. 11, n.2, p. 133-150, Jul./
Dez., 2010.

ABSTRACT: this article has as objective to discuss some topics concerning the supposed crisis of the society of the work and its consequences for the debate in social sciences and also for the work category contextualization in the secondary school curriculum. As the work has represented an important explanation category for the classic social
ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

147

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

thought, the contemporary paradigm of deep metamorphoses in the world of the work and the advent of the new question (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) backward the necessity to rethink the theoretical shades that base the interpretation of the social life on the current context, when the center position of the work is being questioned. Having taken some theoretical references from the sociology of the work, we search to delineate on a brief way the quarrel about the dimensions of the social and political phenomena these days and the importance of this debate on the contextualization of the secondary school curriculum contents. KEYWORDS: society of the work; education and work; contextualization of secondary school curriculum contents.

REFERNCIAS
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? : ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez, 1997. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia, DF: MEC/SEMTEC, 1999. _____. Lei n. 9.394, de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: . Acesso em: 21 set. 2010. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. CASTELLS, M. A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 3. CASTELS, Robert. Les mtamorphoses de la question sociale: une chronique du salariat. Paris: Fayard, 1995. CASTRO, Nadya Arajo; GUIMARES, Antonio S. A. Alm de Braverman, depois de Burawoy: vertentes analticas na sociedade do trabalho. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, n. 17, 1991. Disponvel em: http:// www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_17/rbcs17_04.htm DAHRENDORF, Ralf. O conflito social moderno. So Paulo: Jorge Zahar: So Paulo: EDUSP, 1992. FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., RAMOS, M. N. (Orgs.) O ensino mdio integrado: concepes e contradies. So Paulo: Cortez, 2005. HABERMAS, Jrgen. Theorie des kommunikativen handelns. Frankfurt: Suhrkamp, 1982. 2v. KUENZER, A. Ensino mdio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. So Paulo: Cortez, 2002.

148

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

A crise na sociedade do trabalho

LOPES, A. C. Os parmetros curriculares nacionais para o ensino mdio e a submisso ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualizao. Educao e Sociedade. So Paulo, v. 23, n. 80, p. 389-403, 2002. LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (Org.) Currculo: debates contemporneos. So Paulo: Cortez, 2002. MOREIRA, A. F. B. A crise da teoria curricular. In: COSTA, M. V. (Org.). O currculo nos limiares do contemporneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p. 1739. OFFE, Claus. Trabalho como categoria sociolgica fundamental? In: OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado: transformaes contemporneas do trabalho e da poltica. So Paulo: Brasiliense, 1995. ______. The utopia of the zero-option: modernity and modernization as normative political criteria. PRAXIS International. Oxford, n. 1, p. 1-24, 1987. Disponvel em: http://www.ceeol.com/aspx/issuedetails.aspx ?issueid=174a4a28-f384-4d38-8ce9-45089d6f301c&articleId=dce03113-76524e4c-9c50-abffdfb520bd ROSANVALLON, Pierre. La nouvelle question sociale: repenser ltat-Providence. Paris: dition de Seuil, 1995. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez, 1997. SAVIANI, D. Histria das idias pedaggicas no Brasil . Campinas: Autores Associados, 2007. SILVA, Josu Pereira. A crise da sociedade do trabalho. Lua Nova. So Paulo, n. 35, p. 165-181, 1995.

Submetido em: 03/10/2010 Aprovado em: 04/11/2010


ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p.133-150, jul./dez., 2010

149

TORRES, J.C.; DAVID, A.; LOPES, S.F.

150

ORG & DEMO, Marlia, v.11, n.2, p. 133-150, jul./dez., 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen