Sie sind auf Seite 1von 4

A EDUCAO TICA-FILOSFICA NO ENSINO MDIO

RESUMO: A sociedade contempornea est em crise no mais regida por valores comuns, sua autorepresentao est esgotada. Por isto, a reintroduo da filosofia no ensino mdio vista por muitas teorias educacionais como a possibilidade de formao tica dos educandos, ou seja, como uma espcie de panaceia. Mas at qual ponto o ensino tico-filosfico pode realmente ajudar? Este o tema que pretendo tratar neste texto. PALAVRAS-CHAVES: tica. Crise. Filosofia.

Citado em documentos oficiais como a LDB 9394/96, onde se afirma que ele deve ser tratado como tema transversal, e igualmente nos Parmetros Curriculares Nacionais, onde visto como parte do processo formativo da pessoa humana, o ensino da tica tema recorrente de indagaes pedaggicas. Na Grcia antiga, era grande a preocupao com a formao tica dos cidados, principalmente no mbito da polis democrtica. A paidea era ento vista como uma prtica coletiva: plis andra didaskei, a polis quem educa o cidado, dizia Simnides. Como escreve Lilian do Valle (2001, p.180), referindo-se a Atenas: ... o grande educador , antes de tudo, a prpria polis, a comunidade dos cidados que a todos ensina a virtude, ao encarn-la cotidianamente, tornando-a um hbito. Esta a teoria defendida por Protgoras, como nos mostra Plato no dilogo que leva o nome do famoso sofista, resultando da a necessidade de que todos forneam bons exemplos, j que disto depende a democracia.1 Plato, como sabemos, no compartilhava dos ideais democrticos ele recusava a educao prtica, pois considerava que a via real para a virtude era o conhecimento. Com isto, Plato introduzia, no seio da cultura democrtica, e contrariamente posio defendida por Protgoras2, a noo de que h especialistas em poder: apenas os que conhecessem poderiam governar. Assim, tanto quanto no discurso corrente da polis ateniense, quanto na posio platnica tica e educao permanecem associadas contudo, nessa ltima, a poltica reservada queles que conhecem a verdade.
1 2 Plato: Protgoras, 320c- 328c. Id. ibid.

Aristteles no acreditava, como seu mestre, que o conhecimento fosse suficiente para levar virtude: No bastava, asseverava, saber o que o bem, preciso agir virtuosamente para ser virtuoso. A virtude no natural: uma aquisio que deve se apoiar na experincia e no hbito. No entanto, este hbito no outro seno o de se buscar a virtude, da prtica constante da deliberao sobre o que o bem. Podemos perceber por esta brevssima exposio que, em sua origem, a preocupao com a formao tica e a educao sempre estiveram presentes nos questionamentos filosficos. Por isto, atualmente, tal investigao deve estar vinculada aos mais recentes questionamentos acerca das temticas sociais contemporneas. A nossa sociedade atravessa um momento onde sua autorepresentao aparece esgotada, poca de crise dos valores e das instituies fundamentais que at ento eram suficientes para sustentar uma vida comum. Movida pelo consumo desenfreado, pelo prazer imediato e pelo egosmo, nossa sociedade, onde ter mais importante que ser, no logra construir valores que forneam sentido existncia coletiva. Atualmente, tradio e autoridade se perdem sem que nada seja colocado em seu lugar: tudo se transforma rapidamente, e nada mais garante estabilidade para o mundo comum. Este fenmeno, que Hannah Arendt denominou de privatizao do sujeito, corresponde a um processo de acentuada alienao dos humanos com relao ao espao comum e ao futuro: vive-se agora segundo a lgica do consumo e da felicidade imediata. Como diria a autora, a ascenso da esfera social, ou seja, o aniquilamento das barreiras entre as esferas pblica e privada, impede a emergncia da pluralidade e, logicamente, de qualquer singularidade j que apenas no espao comum, espao igualitrio onde cada um pode ver e ser visto, ouvir e ser ouvido que pode emergir a singularidade, a iniciativa, a ao. Fechado sobre si mesmo, o humano busca em vo sua singularidade: mas o isolamento j no permite que ele se apresente e seja reconhecido como ser singular. Ao invs de pluralidade, a esfera social transforma-se na fastidiosa reiterao de seres igualados por um mesmo comportamento padro. O sentido da vida humana , ele tambm, a cada vez, uma conquista, uma construo: ali onde os sentidos que alimentam a convivncia comum se esgaram, a tica entra em crise. Como ento poder haver ensino da tica? Apresentada como verdadeira tbua de salvao, a proposta parece esbarrar em dois graves problemas: o primeiro deles reduo do sentido da tica a um contedo cognitivo; mas, mesmo admitindo-se a possibilidade de se traduzir uma prtica efetiva em termos escolares, ainda assim restaria uma segunda questo: sobre que valores comuns basear esta interveno pedaggica? Como evitar que se acabe por transformar o belo projeto no exerccio incuo de veiculao de belos conceitos

completamente desencarnados da realidade? Enfim, em tal contexto, qual seria o papel desempenhado pelo ensino da filosofia, particularmente da tica? Entretanto, para que a crtica sociedade contempornea no implique em conformismo, o que deve visar qualquer projeto formativo digno deste nome a construo de novos sentidos o que s pode ser realizado com a tomada de conscincia dos indivduos de que eles prprios constroem e reconstroem os valores sociais, eles prprios fazem existir, por sua prtica cotidiana, o que chamamos de tica. Os textos oficiais ainda priorizam o ensino da histria da filosofia, tornando esta ltima um estudo enfadonho, dogmtico e com informaes desconectadas da realidade do educando. Se a reintroduo da filosofia no ensino mdio deve ter como principal procedimento a transmisso do saber acumulado durante o desenvolvimento histrico do Ocidente, seria preciso saber a que fim esta transmisso estaria submetida, de forma a que se tenha mais do que a alternativa entre a mera repetio de lugares comuns vazios de sentido ou a administrao intil de uma erudio igualmente esvaziada. Com estas palavras, no se est questionando a importncia do patrimnio de reflexes, de conceitos e de interrogaes que caracterizam nossa cultura, mas afirmando que a filosofia tambm, mais do que isso, como diz Castoriadis (1999, p. 17), um compromisso com a totalidade do pensvel, ou seja, com tudo aquilo que j foi pensado, mas tambm com tudo aquilo que h para pensar. Assim, esperamos que a reintroduo da filosofia no ensino mdio venha colaborar para que o educando pratique a crtica e criao de perguntas e respostas, elucide conceitos, elabore hipteses e consiga com eles problematizar e refletir sobre aspectos de sua realidade. O ensino da filosofia deve partir de uma problematizao das diversas reas de experincia e de saber que compem a cultura contempornea, contemplando assim o questionamento da realidade em que vivemos e da formao do homem, mostrando ao educando que a filosofia no apenas um passatempo de europeus dos sculos passados, mas a possibilidade de pensar a totalidade do real. A formao tico-filosfica deve ir ao encontro da necessidade dos indivduos de adquirir uma conscincia do carter moral de suas aes, conscincia de como seus atos afetam os outros e a sociedade em geral, exercendo desta forma a reflexo tica, ou seja, a compreenso terica de seus fundamentos, critrios, regras e princpios gerais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ARENDT, Hannah. A condio humana. Traduo: Roberto Raposo. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989. ________________. Entre o passado e o futuro. Traduo: Mauro W. Barbosa. 6 ed. So Paulo: Perspectiva, 2009 CASTORIADIS, Cornelius. Feito e a ser feito, in: Encruzilhadas do Labirinto V- Feito e a ser feito. Rio de Janeiro: DP & A, 1999. PLATO. Protgoras. Traduo: Carlos Alberto Nunes. Belm: UFPA, 2002 VALLE, Lilian. Ainda sobre a formao do cidado: possvel ensinar a tica?. Educao & Sociedade, Campinas, n. 76, p.175-196, out./2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen