Sie sind auf Seite 1von 8

Universidade Federal de Itajub Instituto de Engenharia Mecnica

EME405 Resistncia dos Materiais I Laboratrio Prof. Jos Clio

Ensaio 04 Flexo

Matrcula: 14551 Nome: Cid Henrique Otoni de Carvalho Assinatura: Sumrio


Introduo ----------------------------------------------------------------------------------------- 2 Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------- 3 Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------------- 3 Concluso ------------------------------------------------------------------------------------------ 7 Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------------------- 8 Anexos --------------------------------------------------------------------------------------------- 8

I Introduo
Observando as duas figuras a seguir notamos que a da esquerda mostra um corpo apoiado em suas duas extremidades e a da direita mostra um corpo preso de um lado, com a extremidade oposta livre. Os dois corpos esto sofrendo a ao de uma fora F, que age na direo perpendicular aos eixos dos corpos.

A fora F leva uma regio dos corpos a se contrair, devido compresso, enquanto que outra regio se alonga, devido trao. Entre a regio que se contrai e a que se alonga fica uma linha que mantm sua dimenso inalterada - a chamada linha neutra. Em materiais homogneos, costuma-se considerar que a linha neutra fica a igual distncia das superfcies externas, inferior e superior do corpo ensaiado.

Quando esta fora provoca somente uma deformao elstica no material, dizemos que se trata de um esforo de flexo. Quando produz uma deformao plstica, temos um esforo de dobramento. Isso quer dizer que, no fundo, flexo e dobramento so etapas diferentes da aplicao de um mesmo esforo, sendo a flexo associada fase elstica e o dobramento fase plstica. Em algumas aplicaes industriais, envolvendo materiais de alta resistncia, muito importante conhecer o comportamento do material quando submetido a esforos de flexo. Nesses casos, o ensaio interrompido no final da fase elstica e so avaliadas as propriedades mecnicas dessa fase. Quando se trata de materiais dcteis, mais importante conhecer como o material suporta o dobramento. Nesses casos, feito diretamente o ensaio de dobramento, que fornece apenas dados qualitativos. O ensaio de flexo e o ensaio de dobramento utilizam praticamente a mesma montagem, adaptada mquina universal de ensaios: dois roletes, com dimetros determinados em funo do corpo de prova, que funcionam como apoios, afastados entre si a uma distncia preestabelecida; um cutelo semicilndrico, ajustado parte superior da mquina de ensaios.

Esses ensaios podem ser feitos em corpos de prova ou em produtos, preparados de acordo com normas tcnicas especficas.

II Objetivo
O ensaio visa estudar o comportamento de um corpo de prova, simulando uma viga bi-apoiada, por meio de um ensaio de flexo em 3 pontos. Assim, determinaremos tenso e a deformao mxima da viga no regime elstico, flecha real e terica para essa carga na regio elstica, rigidez e flexibilidade da viga, energia de deformao armazenada pela viga e os raios de curvaturas da viga (plano longitudinal e transversal). Em seguida, chegaremos ao grfico da fora-deflexo real e terico e o grfico momento fletor por deflexo e momento fletor por deformao.

III Desenvolvimento
3

III.1 - Aspectos tericos


O ensaio de flexo realizado em materiais frgeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aos, estruturas de concreto e outros materiais que em seu uso so submetidos a situaes onde o principal esforo o de flexo. A montagem do corpo de prova para o ensaio de flexo semelhante do ensaio de dobramento. A novidade que se coloca um extensmetro no centro e embaixo do corpo de prova para fornecer a medida da deformao que chamamos de flexa, correspondente posio de flexo mxima.

Nos materiais frgeis, as flexas medidas so muito pequenas. Conseqentemente, para determinar a tenso de flexo, utilizamos a carga que provoca a fratura do corpo de prova. Propriedades mecnicas avaliadas O ensaio de flexo fornece dados que permitem avaliar diversas propriedades mecnicas dos materiais. Uma dessas propriedades a tenso de flexo. Mas, para entender como calculada a tenso de flexo, necessrio saber o que vem a ser momento fletor. Imaginando uma barra apoiada em dois pontos. Se aplicarmos um esforo prximo a um dos apoios, a flexo da barra ser pequena. Mas, se aplicarmos o mesmo esforo no ponto central da barra, a flexo ser mxima.

Logo, verificamos que a flexo da barra no depende s da fora, mas tambm da distncia entre o ponto onde a fora aplicada e o ponto de apoio. O produto da fora pela distncia do ponto de aplicao da fora ao ponto de apoio origina o que chamamos de momento, que no caso da flexo o momento fletor (Mf).

Nos ensaios de flexo, a fora sempre aplicada na regio mdia do corpo de prova e se distribui uniformemente pelo corpo. Na frmula para calcular o momento fletor, considera-se a metade do valor da fora e a metade do comprimento til do corpo de prova. A frmula matemtica para calcular o momento fletor : Outro elemento que preciso conhecer o momento de inrcia da seo transversal. O momento de inrcia (J) calculado por frmulas matemticas: momento de inrcia para corpos de seo circular:

momento de inrcia para corpos de seo retangular: O outro elemento o mdulo de resistncia da seo transversal, representado convencionalmente pela letra W. Trata-se de uma medida de resistncia em relao a um momento. Este mdulo significa para a flexo o mesmo que a rea da seo transversal significa para a trao. O valor deste mdulo conhecido dividindo-se o valor do momento de inrcia (J) pela distncia da linha neutra superfcie do corpo de prova (c). Em linguagem matemtica: .

Nos corpos de prova de seo circular, de materiais homogneos, a distncia c equivale metade do dimetro. Em corpos de seo retangular ou quadrada, considera-se a metade do valor da altura. Agora sim, j podemos apresentar a frmula para o clculo da tenso de flexo (TF): .

Uma vez realizado o ensaio, para calcular a tenso de flexo basta substituir as variveis da frmula pelos valores conhecidos. A combinao das frmulas anteriores permite trabalhar diretamente com esses valores. O valor da carga obtido no ensaio varia conforme o material seja dctil ou frgil. No caso de materiais dcteis, considera-se a fora obtida no limite de elasticidade. Quando se trata de materiais frgeis, considera-se a fora registrada no limite de ruptura. Outras propriedades que podem ser avaliadas no ensaio de flexo so a flexa mxima e o mdulo de elasticidade. Pode-se medir a flexa mxima diretamente pelo extensmetro, ou calcul-la por meio de frmula. A frmula para o clculo da flexa mxima (f) : .

A frmula para o clculo do mdulo de elasticidade (E) :

III.2 Ensaio
Primeiramente, realizaram-se as medidas do corpo de prova, utilizando um paqumetro. As especificaes encontram-se nos anexos abaixo. Em seguida determinou-se o diagrama do momento fletor a que estaria sujeito o corpo d prova durante o experimento, chegando-se ao esquema abaixo:

Com isso, pde-se realizar o experimento utilizando a mquina de ensaio universal, que tambm est especificada nos anexos. Assim, obteve-se a seguinte tabela com os dados da porcentagem da carga e da flexa fornecidos pela mquina: P%(1000 Kgf) 0.8 1.8 3.5 5.1 7.3 8.8 10.0 11.0 14.4 16.0 17.5 19.0 flexa(m ) 0,00026 0,00041 0,00065 0,00059 0,00102 0,00140 0,00165 0,00199 0,00253 0,00278 0,00306 0,00351 P(N) 78.45 176.52 343.23 500.14 715.89 862.99 980.67 1078.73 1412.16 1569.06 1716.16 1863.26

21.0 23.5 23.9

0,00560 0,01354 0,02000

2059.40 2304.56 2343.79

Agora, possvel determinar a flexa mxima, sabendo que o mdulo de elasticidade do corpo de prova E = 205GPa:
I = bh 3 9,78 x9,223 I = I = 6,39 x10 10 m 4 12 12 PL 3 f = f = 2,7 x10 3 m 48 EI

Podemos obter tambm o valor do momento fletor mximo, utilizando a maior carga P que o material suporta quando se encontra em deformao elstica:
M mx= P L PL x M mx= M mx= 102 N .m 2 2 4

Outra caracterstica a ser determinada a tenso mxima de flexo, com o mesmo valor da carga utilizada para o momento fletor mximo:

mx=

M mxy mx PLh12 3PL mx= = = 736,1 MPa mx I 4 x 2bh 3 2bh 2


Enfim, chega-se ao grfico que relaciona a carga P e a flexa f:

Temos que:

IV Concluso
O ensaio de flexo se demonstrou muito importante na anlise das caractersticas de um determinado material sujeito a um carregamento qualquer. Isso ajudaria bastante na especificao de uma viga para certa estrutura, por exemplo. Analisando os resultados obtidos, observamos que a tenso mxima de flexo depende do momento de inrcia da estrutura analisada, tornando-se mais susceptvel aos efeitos da flexo quando a altura for pequena. Atravs do grfico, conclui-se que a carga varia proporcionalmente a flexa at certo ponto. Esse ponto onde termina a deformao elstica e inicia-se a deformao plstica do material. Apesar do carter didtico, esse experimento pode ser considerado satisfatrio, pois exemplificou bem de que forma realizado um ensaio de flexo de determinado material, dentro dos limites de preciso dos equipamentos utilizados.

V Bibliografia
BEER, F. P. & JOHNSTON, E. R., (1982), Resistncia dos Materiais, Ed McGraw-Hill, So Paulo. PP 8-14.

VI Anexos
Equipamentos e materiais utilizados: Dimenses da seo transversal do corpo de prova: 9,22 mm X 9,78 mm; Paqumetro Mitutoyo, preciso 0,02 mm; Distncia entre apoios: L = 204 mm; Equipamento de ensaio: mquina universal de ensaio, marca Kratos, capacidade de carga de 100 kN, aferio em 27/04/2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen