Sie sind auf Seite 1von 43

PUC-GO www.adpuc.blogspot.

com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 1 de 43]

Direito Processual Penal III Prof. Anderson Van oabdf23678@hotmail.com Anotaes: Ricardo Orsini (2011/2) Aula 01 - Apresentao Aula 02 - 05/08/11 (tera) UNIDADE I - TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1. Sistemas processuais 1.1 Sistema inquisitrio Tambm chamado de inquisitivo. Tem origem no Direito Romano (Roma Antiga). O juiz tinha funo de acusar, defender. No Direito Cannico, da Igreja Medieval, no existia o processo. 1.2 Sistema Acusatrio H garantias individuais. um sistema pblico, com reparties de funes. No nosso ordenamento, o Ministrio Pblico acusa e defende. 1.3 Sistema Misto Sistema acusatrio, mas com a fase do inqurito feito de forma unilateral e sigilosa. o sistema adotado pelo Cdigo de Processo Penal brasileiro. 2. Teoria Geral dos Recursos 2.1 Conceito de Recurso Recursos o meio utilizado para provocar o reexame de uma deciso judicial, pela mesma autoridade judiciria ou por outra hierarquicamente superior.

Obs.: 1) De despachos de mero expediente no cabe recurso, apenas a Correio Parcial (que no tem natureza jurdica de recurso). 2) De decises interlocutrias no terminativas cabe o embargo. 3) Das sentenas condenatrias cabe a apelao. 2.2 Classificao dos Recursos a. Recursos iterativos So aqueles em que o reexame da deciso recorrida feito pelo prprio rgo que proferiu a deciso. Ex.: embargo declaratrio, no caso da deciso que indefere a inicial no decorrer do pedido nenhuma concluso. b. Recursos reiterativos So aqueles em que a deciso recorrida analisada por um rgo hierarquicamente superior. Exemplo: apelao, no caso de sentena penal condenatria do juiz de direito, que direcionada ao Tribunal de Justia. c. Recursos Mistos So aqueles em que o reexame feito pelos dois rgos. Exemplo: o Recurso em Sentido Estrito (RESE). Nele, ao recorrer de deciso, peo para que o juiz de direito reavalie o caso (como no agravo de execuo, Lei 7.210/84). Se o juiz no aceitar reavaliar a deciso, ento ela segue para o Tribunal de Justia que, provendo o recurso, volta para que o juiz cumpra o acrdo.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 2 de 43]

d. Recursos Voluntrios So os recursos que podem ser interpostos a critrio do interessado, sem obrigatoriedade de interposio. Obs.: se h conflito entre o ru e o advogado no sentido de interposio do recurso, interpretase a lei em favor do ru. Ou seja, se o ru quer recorrer e o advogado no, o recurso ser interposto. O ru pode interpor o recurso de prprio punho; o juiz nomear outro advogado para elaborar as razes recursais. e. Recursos de ofcio So aqueles em que a prpria Lei determina o reexame da deciso por um rgo hierarquicamente superior (Tribunal de Justia). Vide art. 574, CPP:
Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411.

pressuposto lgico recursal, no cabendo recurso. Obs.: STF admite que o incio do cumprimento da pena antes do trnsito em julgado da sentena condenatria, sem ofensa ao princpio da presuno da inocncia. Desde que haja autorizao do MP e solicitao do condenado. Os pressupostos lgicos recursais antecedem os requisitos objetivos e subjetivos, pois no h cabimento de recursos h conformidade da parte com a deciso proferida. 3.2 Requisitos recursais Existem 2 categorias de pressupostos recursais: objetivos e subjetivos. 3.2.1 Pressupostos objetivos a. Previso ou autorizao legal No processo civil cabvel o recurso inominado, ou seja, aquele que manejado mesmo sem previso legal para tal. J no processo penal, s cabe recurso se houver previso legal. Ou seja, h um rol taxativo com relao aos recursos. Ex.: da deciso que recebe a denncia no cabe recurso. No cabe porque no h previso legal para esse feito. b. Adequao Para cada deciso, existe um recurso adequado previsto em lei, em obedincia ao princpio da unirrecorribilidade recursal. b.1 Princpio da unirrecorribilidade recursal Dentro da Teoria Geral do Recurso Penal, para cada deciso proferida, s cabe um nico recurso. No possvel manejar, por exemplo, uma apelao e um recurso em sentido estrito na mesma situao processual.

Aula 03 - 09/08/11 (tera) 3. Pressupostos Recursais So os requisitos recursais, ou seja, os requisitos que as partes devem obedecer para que seus pedidos possam ser apreciados pelos tribunais. 3.1 Pressuposto lgico do recurso O recurso instrumento de pacificao social. Assim, um dos pressupostos lgicos do recurso a inconformidade da parte com relao deciso, pois se no h essa conformao, no h pacificao social na sua integralidade. Ex.: se o juiz aplica uma pena de 1 ano de prestao de servio comunidade. A parte requer o incio do cumprimento da pena antes do vencimento do prazo recursal. Se a parte se conformou com a aplicao da pena, no h o

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 3 de 43]

A lei traz todas as espcies de recursos que podem ser manejados e as respectivas situaes. Obs.: apesar disso, tem cabimento a apelao combinada com o habeas corpus, pois esta figura processual no se configura como recurso. O habeas corpus um sucedneo recursal (faze as vezes do recurso). b.2 Princpio da fungibilidade Se o juiz profere sentena penal condenatria, o prazo para apelao de 5 dias, a partir da intimao pessoal do ru (em regra). Se o ru interpe uma apelao ao invs do recurso adequado, que seria o recurso em sentido estrito, cabe, pelo princpio da fungibilidade recursal, aceitar a apelao. Obs.: no cabe apelao em sede de execuo penal. b.3 Requisitos para fungibilidade Apesar de nomeclatura errada, se o procedimento se adequar ao recurso correto (adequao de prazo, autoridade indicada, os pedidos feitos), tem cabimento a aplicao do princpio da fungibilidade. Obs.: como feita a contagem do prazo no processo penal? Exclui-se a data de incio. Se o ru intimado no dia 1, o prazo recursal comea a contar do dia 2. Se o dia 2 em final de semana, comea a correr na segunda-feira. c. Tempestividade Recurso tempestivo aquele interposto dentro do prazo legal. Recurso interposto um dia aps o prazo legal no ter seguimento (recurso intempestivo), sendo arquivado. Entretanto, se o juiz nega seguimento mesmo sendo observados os requisitos recursais

(inclusive a tempestividade), cabe a carta testemunhvel (encaminhado ao diretor de secretaria para enviar o recurso ao tribunal sem anuncia do juiz). 3.2.2 Pressupostos subjetivos a. Interesse recursal No processo civil, tem interesse no recurso as pessoas que sofrerem os efeitos diretos da deciso (incluindo os terceiros interessados). No processo penal, tem interesse recursal apenas as partes, o MP, o assistente da acusao e, no caso de nenhum desses interpor recurso, o cnjuge, ascendente ou descendente do ru. Enfim, no processo penal o interesse recursal pode ser verificado apenas na parte que tem interesse em ver modificada a deciso. a.1 Interesse-necessidade Ex.: se algum absolvido num processo penal, ainda assim cabe o recurso. Se a parte demonstra a necessidade da reforma da deciso, ento cabe recurso ainda que haja absolvio. P.ex.: se a motivao da deciso for insuficincia de provas. Nesse caso, a deciso fundada neste motivo no faz coisa julgada material. Aps a deciso, o MP pode pedir novas diligncias e, em funo de fato novo, pode, inclusive, propor nova denncia. Assim, cabe recurso para sentena absolutria quando essa for motivada por ausncia de provas. Entretanto, se a sentena absolutria for motivada por prova de que no h autoria do ru, nesse caso falta interesse-necessidade recursal, uma vez que a sentena faz coisa julgada material.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 4 de 43]

b. Legitimidade da Parte Quem tem legitimidade para interpor recurso a parte que sofreu prejuzo: o MP, o querelante na ao penal privada, o ru, o assistente da acusao (na falta de recurso do MP). O CPP, Art. 598, autoriza, na ausncia de interposio de recursos:
Art. 598. Nos crimes de competncia do Tribunal do Jri, ou do juiz singular, se da sentena no for interposta apelao pelo Ministrio Pblico no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art. 31, ainda que no se tenha habilitado como assistente, poder interpor apelao, que no ter, porm, efeito suspensivo. Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

Pela nova doutrina, mesmo que o pedido parea juridicamente impossvel ao juiz, ele deve ser encaminhado ao tribunal para ser ser conhecido. Uma vez analisado, ser improvido se ficar demonstrada a impossibilidade do pedido. Questo: as partes podem desistir do recurso? O ru pode, pois o recurso uma faculdade para ele. Mas, o MP no pode desistir de recurso interposto. Concluso: os pressupostos objetivos e subjetivos so as anlises preliminares que servem para que o processo seja conhecido (analisado) pelo Tribunal. Aula 04 - 12/08/11 (sexta) 4. A interposio de recurso Art. 578, CPP
Art. 578. O recurso ser interposto por petio ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. 1 No sabendo ou no podendo o ru assinar o nome, o termo ser assinado por algum, a seu rogo, na presena de duas testemunhas. 2 A petio de interposio de recurso, com o despacho do juiz, ser, at o dia seguinte ao ltimo do prazo, entregue ao escrivo, que certificar no termo da juntada a data da entrega. 3 Interposto por termo o recurso, o escrivo, sob pena de suspenso por dez a trinta dias, far conclusos os autos ao juiz, at o dia seguinte ao ltimo do prazo.
o o o

Obs.: O MP pode recorrer em favor do ru, quando o ru no apresenta recurso.


MINISTRIO PBLICO. RECURSO EM FAVOR DO RU. TEM O MINISTRIO PBLICO INTERESSE PARA RECORRER (CPP, ART. 577, PRA), EM FAVOR DE RU, DE SENTENA PENAL CONDENATRIA. APLICAO DOS PRINCPIOS CONTIDOS NOS ARTS. 257 E 654 DO CPP E NO ART. 247 DO REGIMENTO INTERNO DO STF. RECURSO EXTRAORDINRIO CONHECIDO, PELA LETRA B , E PROVIDO. STJ, RE 86088 RJ 29/06/1972

c. Possibilidade Jurdica do Pedido Doutrina tradicional considera que a possibilidade jurdica do pedido requisito subjetivo recursal. Dessa forma, se o pedido for jurdica impossvel, o juiz no encaminha o recurso para o Tribunal. Por outra via, a nova teoria geral dos recursos, encabeada por doutrina mais moderna, defende que a Possibilidade Jurdica do Pedido o prprio mrito e no poderia ser apreciado de plano pelo juiz. Por este motivo, no o consideram um requisito subjetivo recursal. Ela no seria nem condio da ao, muito menos requisito recursal.

4.1 Efeitos da interposio de recurso O efeito da interposio do recurso evitar a formao da coisa julgada, interrompendo o curso do prazo da formao da coisa julgada (que de 5 dias).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 5 de 43]

4.2 Caractersticas da interposio do recuso No caso de recurso interposto a deciso de rgo de 1 de grau, quem analisa as razes recursais o Tribunal de Justia. No Processo Penal, no necessrio a interposio da petio de recurso juntamente com as razes recursais. Isso no ocorre no processo civil, que exige que ambas as peas sejam interpostas conjuntamente. Alm disso, tambm ao contrrio do que ocorre no Processo Civil, o prazo para apresentao das razes recursais no peremptrio. Ou seja, se o prazo no for respeitado, o advogado ser intimado para realizar essa finalidade. Se o advogado permanecer inerte, ser intimado o ru para nomear novo advogado. Ainda assim, permanecendo inerte o ru, ser nomeado um advogado dativo para que apresente as razes recursais. No caso do MP, obrigado a dar seguimento a ao se tiver apelado, no podendo desistir de apresentar as razes recursais. 4.3 Formas de interposio de recurso 4.3.1 Formas Legais
Art. 578. O recurso ser interposto por petio ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. o 1 No sabendo ou no podendo o ru assinar o nome, o termo ser assinado por algum, a seu rogo, na presena de duas testemunhas. o 2 A petio de interposio de recurso, com o despacho do juiz, ser, at o dia seguinte ao ltimo do prazo, entregue ao escrivo, que certificar no termo da juntada a data da entrega. o 3 Interposto por termo o recurso, o escrivo, sob pena de suspenso por dez a trinta dias, far conclusos os autos ao juiz, at o dia seguinte ao ltimo do prazo.

A pea de interposio no precisa apresentar nenhum tipo de fundamento jurdico. Deve constar apenas o pedido de recurso. Isto porque o recurso composto da pea de interposio e das razes recursais (onde constam os fundamentos jurdicos), de forma separada. As razes recursais so os argumentos jurdicos para mudar a deciso da sentena. Esses sero direcionadas ao rgo de jurisdio superior. b. Por termo Pode ser feita dentro do prprio processo, pelo escrivo ou pelo juiz (qualquer agente oficial do processo). 4.3.2 Formas no previstas na lei S valem na rbita do processo penal. a. Por cota nos autos feita de prprio punho pela parte ou seu representante. b. Por simples apelo no prprio mandado de intimao da sentena. 4.4 Prazo da contagem do prazo de interposio Os prazos comea a correr da juntada do mandado de intimao da sentena aos autos. Nas sentenas do tribunal do jri, o prazo comea a correr com a prolao da sentena, uma vez que as partes so citadas da prpria audincia. 4.5 Efeitos do recurso (sobre a sentena) 4.5.1 Efeito devolutivo O recurso devolve ao rgo judicial juridicamente superior toda a matria da parte que no se conformou com a sentena ou deciso.

a. Por petio A petio recursal deve ser feita dentro do prazo e deve ser direcionada ao juzo (no ao juiz, pessoa fsica, que proferiu a sentena).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 6 de 43]

4.5.2 Efeito suspensivo O recurso suspende a eficcia da sentena at o julgamento definitivo. Ex.: sentena condenatria aplica pena de 5 anos regime fechado. O recurso suspende os efeitos da sentena, ou seja, o ru no precisar cumprir a pena at o julgamento do recurso. Nem todos os recursos so suspensivos. - Se o ru estiver preso, presentes os requisitos que autoriza a priso preventiva do art. 312, o recurso no ter efeito suspensivo.
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011).

UNIDADE II - RECURSOS EM ESPCIE 1. Apelao Art. 593 e sgs. do CPP


Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior; III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. o 1 Se a sentena do juiz-presidente for contrria lei expressa ou divergir das respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem far a devida retificao. o o 2 Interposta a apelao com fundamento no n III, c, deste artigo, o tribunal ad quem, se Ihe der provimento, retificar a aplicao da pena ou da medida de segurana. o o 3 Se a apelao se fundar no n III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem se convencer de que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, dar-lhe- provimento para sujeitar o ru a novo julgamento; no se admite, porm, pelo mesmo motivo, segunda apelao. o 4 Quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra.

- Se no estiverem presentes os requisitos da priso preventiva, o efeito do recurso suspensivo, pois o ru deve ser posto em liberdade. Em suma, no estando presente os requisitos do art. 312, o ru deve ser posto em liberdade ou mantido livre, com efeitos suspensivos. 4.5.3 Efeito extensivo Quando a deciso do recurso interposto se estende a outros rus, que no tenham recorrido. Um pressuposto desse efeito extensivo que o motivo do recurso no pode ter carter pessoal. Ex.: quando o ru que interpe recurso afirma que menor de 21 anos e que quer causa de diminuio de pena. Se o outros rus no tiverem 21 anos, no aproveitam o efeito extensivo (ter 21 anos motivo de carter pessoal). J a prescrio, que tem natureza objetiva, pode ser aproveitada pelos outros co-rus.

1.1 Conceito o pedido que se faz instncia superior no sentido de reexaminar a sentena de 1 grau. No pode ser julgada pelo mesmo juzo que prolatou a sentena. tido como recurso subsidirio e genrico, ao contrrio do Recurso em Sentido Estrito, que tem suas hipteses taxativamente tratadas pela lei. A apelao tem carter subsidirio porque usada onde no cabe Recurso em Sentido Estrito.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 7 de 43]

1.2 Legitimidade
Art. 577. O recurso poder ser interposto pelo Ministrio Pblico, ou pelo querelante, ou pelo ru, seu procurador ou seu defensor. Pargrafo nico. No se admitir, entretanto, recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso.

cada recurso, h uma previso legal). No existem recursos inominados no processo penal, como existem no processo civil. A apelao manejada, em regra, contra as sentenas definitivas de mrito absolutrias ou condenatrias. Sentena o ato do juiz que pe fim ao litgio. A condenao ou absolvio provimento judicial de mrito. contra este ato que cabe a apelao.

Se o MP desistir apresentar o recurso e no apresentar as razes recursais, por qualquer motivo, o juiz aplica subsidiariamente o art. 28, do CPP:
Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

A apelao, no caso de sentena absolutria, tem a finalidade de mudar o fundamento da sentena, nas hipteses de absolvio por falta de provas, que no transitam em julgado (como j visto anteriormente). O cdigo trata da apelao no seu art. 593:
Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior;

J o Ru pode desistir do recurso a qualquer momento. Contudo, a sua desistncia irretratvel. O Advogado s pode desistir do recurso com procurao com poderes especficos para tal. Obs. sobre a terminologia empregada O correto : - "propor a ao" - "interpor o recurso" - "impetrar o habeas corpus" Impetrar usado no caso dos remdios jurdicos: Habeas corpus, habeas data, Mandado de Segurana, Mandado de Injuno e Ao Popular. Aula 05 - 16/08/11 (tera) NO HOUVE Aula 06 19/08/11 (sexta) 1.3 Cabimento A apelao um recurso subsidirio. S tem cabimento quando esgotado os outros recursos. Isso justifica o princpio da taxatividade (para

No caso de sentena condenatria, o MP tem legitimidade para apelar: - para agravar a pena, no reconhecimento de uma agravante, por exemplo; - para pedir a absolvio do ru. O pedido de absolvio do ru se explica pelo fato de que o MP pode ter se convencido da inocncia do ru aps a instruo. Mesmo pedindo a absolvio nas alegaes finais, o juiz no est adstrito esse pedido e pode condenar o ru. Diante disso, o MP pode apelar pedindo a absolvio do ru.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 8 de 43]

1.4 Apelao e Tribunal do Jri O CPP trata do rito do tribunal do jri no art. 396:
Art. 396. Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008).

b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. Art. 416. Contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria caber apelao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos.

Com o oferecimento da denncia, o juiz pode rejeit-la ou receb-la. Nesse ltimo caso, mandando citar o ru para responder a acusao. Aps a resposta do ru, o juiz tem 2 alternativas: - absolver sumariamente o ru; - designar audincia de instruo e julgamento. Aps a audincia, sero designadas as diligncias que se fizerem necessrias. Se o juiz no proferir sentena na prpria audincia, designa a apresentao de memoriais. No Jri, temos um procedimento bifsico. Da denncia at a pronncia (deciso interlocutria mista de carter no terminativo) para remeter o acusado para o julgamento pelo juiz natural, o tribunal do jri. Na primeira fase, ento, no se pede condenao ou absolvio, mas pronncia, impronncia ou absolvio sumria. O juiz: - pronuncia quando tem indcios suficientes de autoria de materialidade; - impronuncia quando no existem os indcios de autoria e materialidade; - Absolve quando h provas contundentes de que no h materialidade ou autoria. 1.5 Caractersticas Gerais
Art. 593 Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia;

Apelao cabe na deciso que impronuncia o ru ou o absolve sumariamente. Se houver pronncia, caber recurso em sentido estrito. A pronncia deciso desfavorvel ao ru. Como o Recuso em Sentido Estrito mais clere e d a ao juiz a possibilidade de retratao, recuso mais benfico ao ru do que a apelao. 1.5.1 Ru condenado foge da priso O cdigo, antes da reforma promovida pela Lei 12.403/2011, assim dispunha:
Art. 595. Se o ru condenado fugir depois de haver apelado, ser declarada deserta a apelao.

Deserto = no preenche os requisitos. Esse artigo, que j tinha sido considerado inconstitucional pelo STF, foi revogado pela Lei 12.403/11.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 9 de 43]

STF, HC 85961 SP (05/03/2009) RECURSO - PRESSUPOSTOS DE RECORRIBILIDADE. Os pressupostos de recorribilidade ho de estar ligados ao inconformismo revelado pela parte, ao prprio recurso interposto. APELAO CRIMINAL - DESERO. Surge extravagante ter-se como deserta a apelao ante o fato de o ru condenado haver empreendido fuga. APELAO CRIMINAL - DESERO - ARTIGO 595 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL. O artigo 595 do Cdigo de Processo Penal mostrou-se incompatvel com a Constituio Federal de 1988, surgindo, na dico da ilustrada maioria, a ausncia de recebimento do preceito, concluindo o relator pela inconstitucionalidade.

c. Prazo para razes recursais 8 dias. Exceo: Juizado especial criminal, onde o prazo de interposio de recurso de 10 dias. As razes recursais devem necessariamente acompanhar o recuso. 1.7 Efeitos da Apelao a. Liberdade Provisria e Apelao a.1 Ru preso no momento da sentena proferida O juiz precisa fundamentar em sua deciso o motivo pelo qual o ru deva permanecer preso. Quando o juiz recebe recebe a apelao deve se manifestar: recebe a apelao no efeito devolutivo e suspensivo. Se receber apenas no efeito devolutivo, deve expedir alvar de soltura. Continua preso desde que estejam presentes os requisitos do art. 312 (priso preventiva).
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994)

Alm disso, dispe o art. 596:


Art. 596. A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade. (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948)

A apelao no tem efeito suspensivo, to somente devolutivo. Se o ru est preso durante o processo, sobrevm sentena absolutria e o MP recorre, o ru responde o recurso em liberdade. Aula 07 23/08/11 (tera) Aula 08 26/08/11 (sexta) 1.6 Prazos na Apelao a. Prazo de interposio 5 dias. b. Prazo recursal comea a correr b.1 Para o MP Do momento em que o processo d entrada na secretaria do MP (no da cincia do processo pelo Promotor de Justia). b.2 Para o ru Da cincia inequvoca da sentena. O ru deve ser intimado pessoalmente. STF j decidiu que no conflito temporal entre o a cincia do ru e do seu advogado, prevalece o que foi intimado por ltimo. Assim, se o advogado foi intimado no dia 10 e o ru no dia 15, prevalece o prazo do ru, que finda no dia 21.

a.2 Ru em liberdade no momento da sentena. Aqui tambm s cabe a priso do ru presentes os elementos do art. 312. 1.8 Como a apelao chega no Tribunal A apelao processualizada nos prprios autos do processo principal. Agravo um instrumento. Existem duas formas de agravo: o retido e o de instrumento. Agravo retido o que agravo e o recurso fica nos prprios autos.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 10 de 43]

No agravo de instrumento o recurso ser processualizado num instrumento a parte. 2. Recurso em Sentido Estrito Art. 581 e seguintes.
Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: I - que no receber a denncia ou a queixa; II - que concluir pela incompetncia do juzo; III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio; IV que pronunciar o ru; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; (Redao dada pela Lei n 7.780, de 22.6.1989) VI - (Revogado pela Lei n 11.689, de 2008) VII - que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor; VIII - que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade; IX - que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade; X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus; XI - que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena; XII - que conceder, negar ou revogar livramento condicional; XIII - que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte; XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir; XV - que denegar a apelao ou a julgar deserta; XVI - que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial; XVII - que decidir sobre a unificao de penas; XVIII - que decidir o incidente de falsidade; XIX - que decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado; XX - que impuser medida de segurana por transgresso de outra; XXI - que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774; XXII - que revogar a medida de segurana; XXIII - que deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao; XXIV - que converter a multa em deteno ou em priso simples.

Parte da doutrina defende a tese de que o rol dos recursos, no processo penal, taxativo. Entretanto, o STF e outra parte da doutrina defende que o rol meramente exemplificativo. Assim, se surgirem novas situaes, possvel aplicar, por analogia, o RSE. Ex.: Da deciso que recebe e rejeita a denncia cabe a RSE. J para a deciso que denega o aditamento da denncia no h previso legal de recurso. Nesse sentido, caberia o RSE, pois h previso desse recurso para decises anlogas (as que no recebem a denncia). 2.2 Efeito regressivo do RESE Aps a interposio do recurso, que direcionada ao juzo, faz-se o pedido, requerendo que o juiz exercite o direito de retratao. As razes recursais so endereadas ao tribunal de justia. Mas, o juiz, entendendo que as razes so suficientes para mudar o seu entendimento, pode acolher o recurso, se retratando. Passa anlise do juzo de retratao. O juzo de retratao condio de procedibilidade recurso. Se no houver o juzo (com a retratao ou com a manuteno da deciso), o tribunal devolve o recurso para que o juiz exera o juzo de retratao. 2.3 Aspectos Procedimentais do RESE 2.3.1 Prazo de interposio 5 dias (art. 586)
Art. 586. O recurso voluntrio poder ser interposto no prazo de cinco dias.

2.1 Conceito um recurso que fora o juiz a reexaminar a prpria deciso nas matrias especificadas na lei.

2.3.2 Hipteses de cabimento (art. 581) a. No recebimento de denncia ou queixa


I - que no receber a denncia ou a queixa;

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 11 de 43]

Quando o inqurito policial encerrado enviado para o juiz. Esse, por sua vez, abre vistas para o MP, que pode ou no oferecer a denncia. Oferecendo a denncia, o juiz pode receber a denncia (mandando citar o ru para defesa) ou no receb-la. O Recurso em Sentido Estrito (RSE) s cabe para as decises que NO RECEBEM a denncia. Para as que recebem a denncia no cabe recurso algum. O RSE cabe no s para deciso que no recebe a denncia, mas tambm para a que no recebe a queixa feita pelo querelante, no caso da ao penal privada. b. Excees
II - que concluir pela incompetncia do juzo; III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio;

d. Liberdade Provisria
V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; (Redao dada pela Lei n 7.780, de 22.6.1989)

Das decises que no concedem liberdade provisria no cabe recurso, mas habeas corpus. e. Outras questes do Recurso em Sentido Estrito (RESE) e.1 Autoridade competente As autoridades competentes para analisar o RESE so: - Juzo prolator da sentena - Juzo revisor e.2 Procedimento Caso o RESE seja impetrado deciso do juzo de 1 grau, o juzo prolator da sentena pode refluir (emitir juzo de retratao). Contudo, caso mantenha a deciso, mesmo diante de novos argumentos, o recurso enviado ao TJ (juzo de 2 grau). No TJ, o RESE ser analisado por um desembargador relator. Aps decidir, o relator apresenta seu voto a uma cmara criminal composta de trs desembargadores (contando com o relator). A cmara analisa, ento, o voto do relator. Se houver unanimidade com relao ao voto do relator, no cabe mais o RESE. Neste caso, cabe parte que interps recurso o Resp (Recurso Especial, de competncia do STJ) ou o RE (Recurso Extraordinrio, de competncia do STF, caso haja contrariedade da deciso da cmara dispositivo constitucional). Mas, se no houver unanimidade (voto divergente na cmara), cabe os embargos infringentes, para tentar mudar o entendimento da cmara no tocante ao mrito da deciso.

No caso das excees, cabe sempre o RSE. Assim como para litispendncia, coisa julgada e a exceo de incompetncia (relativa). c. Deciso de Pronncia
IV que pronunciar o ru; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)

Das decises de impronncia e absolvio sumria, cabe apelao. J para a deciso de impronuncia, que mais gravosa ao ru, cabe RSE. Isso ocorre porque como a impronncia mais gravosa, cabe um recurso que admite o juzo de retratao (que no cabe na apelao). A exceo de suspeio processualizada no tribunal. Se o prprio juiz se declaraou suspeito no cabe recurso da deciso. Se ele no declarou, mas ela foi alegada por parte, a suspeio ser analisada no tribunal. Mas, esse tramite meramente adminitrativo, no tendo natureza recursal.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 12 de 43]

e.3 Prazo No RESE, o prazo de 5 dias para interpor recurso comea a fluir a partir da data da publicao da deciso, no da intimao da parte. Entretanto, se a deciso interferir na punibilidade do agente, a intimao deve ser pessoal. Ex.: na execuo penal, a deciso que regride o regime de cumprimento de pena atinge diretamente a punibilidade do agente. Assim, os tribunais superiores tm se inclinado para esta posio, independe de ser despacho, deciso, sentena, desde que venha a influir na punibilidade do agente. Observaes: Efeitos do RESE Aps a interposio do RESE, o juiz tem a oportunidade de refluir na sua deciso (juzo de retratao). Contudo, se no emitir juzo de retrao, o recurso deve ser enviado ao TJ (efeito devolutivo). Via de regra, o RESE comporta o efeito devolutivo e regressivo. J o efeito suspensivo exceo. Via de regra, o RSE no tem efeito suspensivo. O efeito suspensivo, no RESE, cabe apenas nos casos em que a deciso no prejudicar o ru. Ex.: numa deciso que extingue a punibilidade do ru, o MP apresenta um RESE. O juiz no vai receber no efeito suspensivo se o ru estiver preso, pois tal deciso que extingue a punibilidade (e livraria o preso) ficaria suspensa at o final do recurso. O agente suportaria a priso at o final do RESE. Por isto, nestes casos, no cabe o efeito suspensivo. Por outro lado, se o agente posto em liberdade mediante pagamento de fiana. Digamos que o juiz, posteriormente, entenda que a fiana no suficiente e manda prender o agente. Dessa deciso, cabe efeito suspensivo

ao recurso, pois no prejudicaria o ru, que no seria preso devido ao efeito suspensivo. 3. Embargos Infringentes e de Nulidades 3.1. Conceito Quando no for unnime a deciso da segunda instncia, desfavorvel ao ru, admite-se os embargos infringentes e de nulidade. - Os embargos infringentes tm cabimento no questionamento do mrito do recurso. - Os embargos de nulidade tm cabimento no questionamento de uma nulidade processual. 3.2 Prazo O prazo para interposio de embargos infringentes e de nulidade de 10 dias, a partir da publicao do acrdo. 3.3 Procedimento
Art. 609. Os recursos, apelaes e embargos sero julgados pelos Tribunais de Justia, cmaras ou turmas criminais, de acordo com a competncia estabelecida nas leis de organizao judiciria. Pargrafo nico. Quando no for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel ao ru, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que podero ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicao de acrdo, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto de divergncia.

A apelao e o RESE sobem para o Tribunal. Analisado e julgado estes recursos, temos o acrdo, que a deciso colegiada emitida pela cmara criminal (no caso do processo penal). deciso colegiada (acrdo) tomada por unanimidade, no cabe embargos infringentes. Neste caso, cabe apenas os embargos de declarao, nas hipteses vistas mais a frente, ou o Resp ou RE. Porm, se houver voto divergente ao voto do relator, cabe embargos infringentes.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 13 de 43]

O Resp ou RE s podem ser interpostos depois que a parte esgotar os embargos infringentes. OU seja, apenas aps fazer o prquestionamento via embargos. Os embargos infringentes e de nulidade no tm efeito suspensivo. A prpria cmara julga o embargo. 4. Embargos de Declarao
Art. 619. Aos acrdos proferidos pelos Tribunais de Apelao, cmaras ou turmas, podero ser opostos embargos de declarao, no prazo de dois dias contados da sua publicao, quando houver na sentena ambiguidade, obscuridade, contradio ou omisso. Art. 620. Os embargos de declarao sero deduzidos em requerimento de que constem os pontos em que o acrdo ambguo, obscuro, contraditrio ou omisso. 1 O requerimento ser apresentado pelo relator e julgado, independentemente de reviso, na primeira sesso. 2 Se no preenchidas as condies enumeradas neste artigo, o relator indeferir desde logo o requerimento.
o o

Embargo de declarao no corre em apenso, mas dentro do prprio processo. O embargo de declarao visa pedir esclarecimentos a respeito de obscuridade, contradio, omisso ou ambiguidade da deciso. Contudo, se o embargo de declarao tiver efeito modificativo (efeito infringente) sobre a deciso, a outra parte deve ser intimada para ser ouvida. Se, por outro lado, o embargo de declarao no tiver efeito modificativo da deciso, o Tribunal pode julgar de plano. 4.2 Prazo Prazo de 2 dias da publicao do ato judicial. Os embargos de declarao interrompem os prazos recursais. Aula 09 30/08/11 (ter) No houve aula Aula 10 02/09/11 (sex) 5. Carta Testemunhvel 5.1 Conceito A Carta Testemunhvel (CT) o recurso cabvel contra deciso que denega ou impede o seguimento de Recurso (o RESE, por exemplo). Tem como fim destrancar recursos que tiveram o seu seguimento denegado (tal como o Agravo de Instrumento, no Processo Civil).
Art. 639. Dar-se- carta testemunhvel: I - da deciso que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar sua expedio e seguimento para o juzo ad quem.

4.1 Cabimento Caber embargo de declarao de toda e qualquer deciso ou acrdo ou sentena onde houver ambiguidade, obscuridade, contradio ou omisso. O embargo de declarao cabvel de decises tomadas em qualquer recurso ou deciso. Os embargos infringentes e de nulidade ou os de declarao so analisar pelo prprio rgo que d a deciso embargada. Isso porque os embargos servem para pr-questionar, ou seja, para pedir esclarecimentos de aspectos da deciso. Questo: o embargo de declarao tem natureza de recurso? Sim. Primeiro, porque eles vo gerar novo julgamento da causa. Em seguida, porque o prprio CPP lhes confere a natureza de recurso.

5.2 Natureza Jurdica A CT um recurso que no possui as caractersticas gerais dos demais recurso, mas considerado tanto pela doutrina majoritria quanto pela jurisprudncia como recurso. Para doutrina minoritria, a CT no seria recurso porque no devolveria o mrito para o tribunal.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 14 de 43]

5.3 Cabimento Toda vez que um agravo em ou RESE interposto, cabe ao juiz fazer o juzo preliminar de admissibilidade. Quando o juiz denegar o recurso, cabe a carta testemunhvel. Exemplo: se o recurso intempestivo, por exemplo, o juiz denega seguimento ao recurso. A tempestividade requisito de admissibilidade do recurso. Contudo, se a parte entender que o recurso no intempestivo, pode interpor a carta testemunhvel. Ao analisar as razes da CT, o Tribunal, se lhe der provimento, avoca o processo na origem, determinando que o juiz da instncia inferior remeta o recurso para ser analisado no tribunal de justia. 5.3.1 Teoria da Causa Madura Pela Teoria da Causa Madura, quando o Tribunal de Justia analisa as razes da Carta, entendendo haver elementos suficientes que j permitam julgar o prprio mrito do RESE, j pode, de plano, julgar o recurso. 5.4 Prazo
Art. 640. A carta testemunhvel ser requerida ao escrivo, ou ao secretrio do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peas do processo que devero ser trasladadas.

5.5 Recebimento da CT A CT direcionada ao escrivo do cartrio onde a causa est tramitando, no a autoridade judiciria.
Art. 641. O escrivo, ou o secretrio do tribunal, dar recibo da petio parte e, no prazo mximo de cinco dias, no caso de recurso no sentido estrito, ou de sessenta dias, no caso de recurso extraordinrio, far entrega da carta, devidamente conferida e concertada.

J as razes recursais da CT sero direcionadas ao Tribunal de Justia. Na CT, indica-se as peas processuais que devem ser remetidas ao TJ para anlise (o processo no vai para o tribunal). Se o TJ der provimento CT, o juiz deve dar prosseguimento ao RESE, direcionando-o ao TJ. 6. Correio Parcial 6.1 Conceito Visa combater despachos do juiz que causem tumulto no processo, sendo previsto nos regimentos internos dos Tribunais, no tendo disciplina geral no CPP. 6.2 Natureza Jurdica No recurso, mas sucedneo recursal. 6.3 Cabimento

A CT deve ser interposta no prazo de 48 horas, contados da intimao da deciso que denega o recurso. O prazo no contado em dias, mas em horas. Assim, este prazo, ao contrrio dos demais prazos do Processo Penal, no exclui o dia de incio. Por exemplo, se a deciso dada s 14 horas do dia 1 (hora da publicao do Dirio da Justia), o prazo corre at s 14 horas do dia 3.

Tem cabimento no caso dos error in procedendo. H dois tipos de erros possveis do juiz: os error in procedendo (erro procedimental) e os error in judicando (erro na interpretao e aplicao da lei). No caso de error in procedendo no seguido de retrao pelo juiz, cabe a Correio Parcial.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 15 de 43]

A interposio da Correio Parcial depender dos Regimentos Internos de cada Tribunal de Justia. Via de regra, direcionado para a Corregedoria de Justia. 6.4 Prazo A lei no trata de prazo. No geral, o prazo no pode ser tal que proporcione a precluso do ato praticado. 7. Reviso Criminal 7.1 Conceito

No cabe, assim, manejo, por parte do MP ou do querelante (na ao penal privada) CONTRA o ru. Mesmo que aparea fato novo relativo ao mesmo crime, no ser possvel a reviso penal. A reviso criminal pode ser intentada mesmo quando j tiver sido extinta a punibilidade (para efeito de danos morais e limpar o nome do condenado). Cabe inclusive das decises do Tribunal do Jri. Via de regra, submete-se o feito a novo julgamento do tribunal de jri. 7.3 Prazo

o instrumento processual que visa combater a coisa julgada, com o objetivo de reparar injustias ou erro judicirio. S pode ser manejada em favor do ru.
Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida: I - quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos; II - quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; III - quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena.

A qualquer tempo, aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, mesmo aps a morte do condenado. 7.4 Competncia para analisar as revises criminais Das decises dos juzes estaduais e dos federais, quem analisa a reviso criminal o TJ e o Tribunais Regionais Federais. Com relao ao STJ e STF, eles mesmos iro analisar suas prprias decises. Neste caso, a sentena tem que ser originria (por exemplo, sentena condenatria de Governador no STJ, que de competncia do STJ). No caso de sentena originria no TJ condenando o Prefeito Municipal (de competncia do TJ), a reviso criminal ser feita pelo STJ. Quando h lei posterior que beneficia o ru, no cabe reviso criminal. Qualquer lei que venha a extinguir a punibilidade do ru ou um agravante deve ser aplicada pelo juiz da Vara das execues penais. Basta um pedido para que o Juiz possa proferir deciso extinguindo a punibilidade. Na deciso da Reviso Criminal, o prprio desembargador que proferiu a deciso pode, de plano, fixar a justa indenizao ao ru.

A coisa julgada a deciso que no cabe mais recurso, visando assegurar a estabilidade de uma deciso judicial. A Reviso Criminal corresponde Ao Rescisria no Processo Civil. 7.2 Cabimento A reviso criminal s ter cabimento das decises condenatrias que j passaram em julgado. S pode ser manejada em FAVOR do ru, nunca contra. OU seja, quando se descobre que as provas eram forjadas, quando a condenao contra texto expresso de lei etc.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 16 de 43]

Art. 630. O tribunal, se o interessado o requerer, poder reconhecer o direito a uma justa indenizao pelos prejuzos sofridos.

uma ilegalidade que venha redundar numa priso (que interfira na liberdade de locomoo). , portanto, ato manejado contra a abusividade do poder pblico. Obs.: No se paga custas ou emolumentos no HC. 8.3 Finalidade O HC visa resguardar o direito de ir, vir e permanecer de algum contra ato ilegal do poder pblico ou privado. 8.4 Tipos O HC pode ser repressivo ou liberatrio. 8.4.1 HC Repressivo O HC repressivo tem cabimento quando o ato ilegal j ocorreu ou est ocorrendo. Por exemplo, no caso do paciente estar preso ou estar sendo preso. No HC repressivo, pedido ao juiz que expea um ALVAR DE SOLTURA. O HC repressivo s tem cabimento se fundado na ilegalidade do ato de priso, por no observncia de requisito legal para a efetuao da priso, equvoco do conceito do tipo penal observado, em casos de flagrante forjado ou preparado etc. Exemplo: o juiz decreta a priso preventiva sem observar os elementos do art. 312.
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011).

7.5 Natureza Jurdica Natureza jurdica da deciso que julga procedente a reviso criminal: sentena declaratria desconstitutiva (da coisa julgada). Aula 11 06/09/11 (ter) 8. Habeas Corpus 8.1 Conceito O Habeas Corpus (HC) o remdio Jurdico que visa coibir ou evitar a perpetuao de uma violncia ou coao que atente contra o direito de ir, vir ou permanecer de algum, decorrente de ilegalidade ou abuso de poder. O termo algum no pode ser aplicado pessoa jurdica, mesmo entendendo que a pessoa jurdica pode ser punida por crime. Devido ao carter de abstrao da pessoa jurdica, no ser possvel a sua priso. No cabvel o HC no caso das penas de multa, que no geram priso. Fundamento: falta de interesse de agir. O HC s pode ser manejado quando a pessoa fsica estiver presa ou na eminncia de ser presa. 8.2 Natureza Jurdica O HC no tem natureza jurdica de recurso. Consiste num remdio constitucional, ou seja, numa ao constitucional que visa coibir um ato ilegal. O HC chamado de sucedneo recursal, ou seja, meio de impugnao de deciso judicial que nem recurso nem ao de impugnao. A CF/88 traz um rol de garantias individuais. Sob a nova tica constitucional, o HC tido como uma garantia constitucional para sustar

Obs.: Diferena entre relaxamento de priso e liberdade provisria: - O relaxamento de priso sempre caber nos casos de priso ilegal (requisito: ilegalidade).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 17 de 43]

- J o pedido de liberdade provisria ser apresentado em funo de ter sido decretada a priso preventiva. 8.4.2 HC Preventivo O HC preventivo ter cabimento quando o ato de constrangimento estiver baseado em uma ameaa fundada e consistente de que a priso venha a ocorrer. Ou seja, a priso no pode ter ocorrido ainda. No HC preventivo, o juiz concede um SALVO CONDUTO (instituto originrio do Direito Romano), no um alvar de soltura. 8.5 Legitimidade 8.5.1 Legitimidade Ativa O HC pode ser manejado por qualquer pessoa (qualquer do povo) e tambm pelo MP. No h necessidade de advogado (capacidade postulatria) nem de representao (pode ser impetrado pelo prprio paciente). Aquele que tem legitimidade ativa para impetrar o HC chamado de IMPETRANTE. Para o STF, mesmo o estrangeiro pode impetrar o HC em favor da sua liberdade. possvel Pessoa Jurdica impetrar o HC em favor de pessoa fsica (entendimento jurisprudencial). Isso no implica, entretanto, que seja possvel impetrar HC em favor de pessoa jurdica, como j dito. 8.5.2 Legitimidade Passiva Qualquer pessoa fsica pode ser paciente do HC. A legitimidade passiva daquele em favor de quem se impetra o HC. O impetrante (quem possui a legitimidade ativa) pode ser tambm o paciente (quem possui a legitimidade passiva).

8.5.3 Autoridade coatora A Autoridade coatora o agente que pratica o ato ilegal ou abusivo que resulta da restrio liberdade de ir, vir ou permanecer de algum. O CPP no traz previso de que autoridade coatora possa ser pessoa distinta de autoridade pblica. Entretanto, a jurisprudncia pacfica no sentido de entender que qualquer autoridade (pblica ou privada) pode ser enquadrada como autoridade coatora. Ex.: O administrador do asilo em caso de internao de idoso; o mdico no caso de no liberao do paciente (alta) quando no houver motivos para manuteno da internao. 8.6 Hipteses especficas de cabimento 8.6.1 HC preventivo para trancar inqurito
CPP, Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; II - mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.
o

A expresso "requisio" tem carter de determinao ou ordem. Assim, a autoridade policial, quando instaura o inqurito por ordem de autoridade superior, no se configura como autoridade coatora. 2 hipteses de trancamento do inqurito por meio de HC podem ser delineadas: a) O juiz ou MP requisitam o inqurito e o delegado o instaura, simplesmente cumprindo ordens. O inqurito, contudo, manifestamente ilegal (hipteses de o fato no constituir crime, no existir nenhum indcio de autoria ou se tratar de crime impossvel). Neste caso, cabe o HC para trancar o inqurito em face da autoridade coatora, que sero, conforme o caso, o juiz ou o rgo do MP.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 18 de 43]

O trancamento tem como fundamento o fato de que o processo tem finalidade prtica, no podendo ser usado simplesmente para privar algum de sua liberdade. Lembrando que a finalidade do processo a pacificao social. Nesse caso, o HC impetrado junto ao TRIBUNAL DE JUSTIA. b) Quando, mesmo com a requisio do MP ou do Juiz autoridade policial para a instaurao do inqurito, o prprio delegado se configura como autoridade coatora, o HC ser impetrado junto ao prprio juiz de direito. 8.6.2 ltima autoridade que pratica a ilegalidade No caso de flagrante preparado ou forjado, a autoridade coatora o Delegado. Entretanto, se antes de impetrar o HC, o delegado der cincia do flagrante ao juiz e este, ato contnuo, remeter os autos para vistas do MP, com fim de oferecimento da denncia, o juiz passa a ser a autoridade coatora. Isto porque, ao dar prosseguimento do feito, o juiz tomou cincia da priso ilegal e no relaxou a priso. Tornou-se, por esse motivo, a autoridade coatora. Isso ocorre porque a legitimidade passiva, no caso do HC, definida pela ltima autoridade que pratica ou define a ilegalidade. Assim, se a autoridade coatora apontada foi o juiz de direito e o HC impetrado junto ao TJ. Contudo, se este ltimo tambm denega a ordem de HC, ser considerado nova autoridade coatora. Neste caso, o HC dever ser impetrado no STJ e, posteriormente, no STF. 8.6.3 O HC e a nova redao do art. 313, CPP
Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no

inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal; III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; IV - (Revogado pela Lei n 12.403, de 2011).

Se houver priso fora dessas hipteses do art. 313, cabe HC ao Tribunal de Justia, uma vez que a priso ter sido decretada pelo juiz de direito, que se torna autoridade coatora. 8.7 Casos que no admitem HC a) Quando se encontrar em vigncia o Estado de Stio (garantias individuais so restringidas) art. 138 e 139, CF/88. b) contra priso disciplinar militar (art. 142, 2, CF/88)
Art. 142. 2 - No caber "habeas-corpus" em relao a punies disciplinares militares.

c) Quando a condenao for de pena de multa. Smula 695, STF:


STF Smula n 695 - 24/09/2003 - Cabimento - Habeas Corpus - Pena Privativa de Liberdade Extinta No cabe habeas corpus quando j extinta a pena privativa de liberdade.

Obs.: a pena de multa no pode ser convertida em nenhum outro tipo de pena. Deve ser inscrita na Dvida Ativa e ser executada em caso de no pagamento. 8.8 O princpio da unirecorribilidade e o HC O princpio da unirecorribilidade reza que para cada deciso proferida, cabe apenas um nico recurso. Entretanto, cabvel manejar um recursos (como a apelao) e impetrar HC ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o HC no recurso. Nada impede de apelar da deciso e discutir a liberdade em sede de HC.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 19 de 43]

8.9 Processamento do HC O HC tem prioridade nos julgamentos. O Rito do HC sumarssimo. Por isso, no comporta dilao probatria (no se abre prazo para produo de provas). Todas as provas devem ser trazidas juntamente com o pedido de HC. A ilegalidade tem que poder ser aferida de plano. Os autos vo para a auditoria ou para o MP, que emitem parecer. Da, voltam conclusos ao juiz para analise do mrito. O juiz deve pedir urgncia na pauta da cmara recursal (porque o HC tem prioridade em qualquer pauta) para apreciao do HC. 8.10 Efeitos do HC Se o HC for concedido, cessar a ilegalidade. Ex.: um indivduo processado em decorrncia de um flagrante preparado. Impetra HC junto ao tribunal. O Tribunal no o concede. Impetra o HC no STJ, que no concede. Finalmente, impetra-o junto ao STF, que d a ordem de HC e determina o trancamento da ao penal. Temse a anulao da ao penal e de todos os atos anteriores, cessando a ilegalidade. Aula 12 09/09/11 (sex) Aula 13 13/09/11 (ter) 9. Os Recursos Constitucionais 9.1 Teoria Geral dos Recursos Constitucionais Pela Pirmide de Kelsen, todas as leis devem emanar das normas constitucionais. A nova teoria constitucional, contudo, inverte essa pirmide: a lei deve passar pelo crivo do controle constitucional. No poder judicirio, o controle constitucional pode ser difuso (feito por qualquer juiz ou tribunal) ou concentrado (feito por rgo judicial especial).

O controle difuso ser feito no caso concreto, com deciso inter partes (com eficcia apenas para as partes). J o controle concentrado em face da Constituio Federal ser feito pelo STF, com eficcia erga homines vincula todos, menos o prprio STF e o Poder Legislativo, que pode editar nova lei. O controle concentrado feito por meio do Recurso Extraordinrio. Os recursos constitucionais so o Recurso Especial (Resp), interposto no STJ e o Recurso Extraordinrio (RE), interposto no STF. Nenhum desses recursos analisam matria de fato (tanto no mbito cvel, criminal, eleitoral etc.). A matria deve ser exclusivamente de direito (teses jurdicas). Ou seja, tanto no Resp quanto no RE no h produo probatria. Se h sentena penal condenatria, a discusso ftica se esgota no mbito do TJ. O recurso constitucional s admite questionamentos jurdicos, nada podendo ser alegado a respeito de autoria, materialidade etc. Alm das condies normais de requisitibilidade, temos um outro requisito para os recursos constitucionais: o prquestionamento. preciso esgotar a matria completamente no mbito dos julgadores de instncias inferiores. No conhecido recurso que incorre no fenmeno da supresso de instncia. O pr-questionamento s caber das decises: - proferidas de forma nica (competncia originria do prprio TJ) em decises originrias do TJ; - proferidas em ltima instncia no TJ;

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 20 de 43]

9.2 O Recurso Extraordinrio 9.2.1 Conceito O Recurso Extraordinrio o meio processual para contestar, perante o STF, deciso judicial proferida por um Tribunal de Justia ou TRF sob a alegao de contrariedade direta e frontal Constituio Federal. O RE existe para salvaguardar e proteger a Constituio Federal. 9.2.2 Hipteses de cabimento O RE tem cabimento sempre que os mandamentos constitucionais forem violados. O RE busca a uniformizao jurisprudencial. O controle de constitucionalidade feito, via de regra, pelo RE, que veicula um controle difuso, que tem deciso no vinculante. O RE s vinculante quando edita smula vinculante, que vincula todos, salvo o STF e poder legislativo. O RE tem funo poltica, pois visa controlar a unidade da Constituio Federal. A declarao de inconstitucionalidade (clusula de reserva de plenrio) de uma lei, tanto no STF quanto em TJ, deve ser decidida pelo plenrio. Mesmo que lei tenha sido declarada em sede de RE em controle difuso, se votada pelo plenrio, teria efeito erga homines, ganhando contornos gerais.
CF, Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

A violao precisa ser frontal: no pode ser violao indireta ou reflexa. Exemplo: Priso em flagrante durante a noite (invaso de domiclio tutelado pela constituio). Lei que regulariza a situao dos moto-taxis inconstitucional, pois a competncia para editar leis de trnsito da Unio. 9.2.3 Repercusso Geral O Recurso Extraordinrio precisa de demonstrao de h repercusso geral do recurso, evitando que qualquer tipo de matria chegue ao STF. Via de regra, cabe da deciso que traga repercusso em vrios setores da sociedade, que no fique vinculada a grupo pequeno ou apenas s partes envolvidas. Requisito no fere o acesso ao judicirio, j que j ouve acesso ao juiz de direito e ao tribunal. Ex.: Lei dos crimes hediondos: originalmente deveria cumprir a pena em regime integralmente fechado. STF entendeu, em sede de recursos extraordinrios, que os recursos relativos esse tema tinha repercusso geral (atingiam vrios condenados). 9.3 Recurso Especial 9.3.1 Conceito e cabimento O Recurso Especial o meio processual usado para contestar, perante o STJ, deciso judicial por Tribunal de Justia ou TRF, dentro de determinadas hipteses constitucionais. Tem cabimento todas as vezes que se negar a vigncia ou aplicabilidade a uma Lei Federal.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 21 de 43]

Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal.

um remdio constitucional residual, ou seja, s ser impetrado quando no couber o habeas corpus e o mandado de injuno. Assim como no habeas corpus, temos a figura da autoridade coatora, que pratica o ato ilegal. No momento da impetrao, a parte autora deve indicar expressamente a autoridade e o rgo que ela integra. Temos, contudo, dificuldade para indicar quem pratica o ato ilegal. Para indicar a autoridade, deve ser feito a analise de quem foi a autoridade do ltimo ato que esta afrontando diretamente o direito lquido e certo e de onde emana o ato ilegal. 9.4.2 Cabimento O MS cabvel tanto para a pessoa fsica quanto jurdica (diferentemente do Habeas Corpus). Pode impetrar o MS tanto a pessoa fsica quanto a jurdica. cabvel contra qualquer ato ilegal que frustre um direito lquido e certo. Ex.: delegado nega ao advogado ter acesso aos autos do inqurito. Esse um direito lquido e certo do advogado. Nessa situao, impetra-se o mandado de segurana para o juiz criminal da comarca. Obs.: no caso acima, caberia tambm uma reclamatria no STF, pois existe Smula Vinculante determinando que o advogado pode ter acesso aos autos do inqurito.
Smula Vinculante 14, STF direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.

Um Tribunal decide de acordo com a Lei. O STF uma corte de Justia que preserva a unidade federal. Por isso que o STF no tribunal em sentido estrito, mas uma Corte de Justia. o STJ que Infraconstitucional. protege a Legislao

O Resp interposto em funo de decises em nica ou ltima instncia. Das decises que denegam o seguimento do Resp, cabe agravo de instrumento. Aula 14 16/09/11 (sex) 9.4 Mandado de Segurana 9.4.1 Conceito Mandado de segurana uma ao constitucional que serve para resguardar Direito lquido e certo que seja denegado ou ameaado por autoridades pblicas ou agentes particulares no exerccio de atribuies do poder pblico.
Lei 12.016/2009, Art. 1 Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa fsica ou jurdica sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera.
o

O mesmo mandado de segurana do mbito civil aplicvel no mbito penal. , em verdade, um remdio constitucional.

9.4.3 Cabe MS de ato judicial? Em regra, no cabvel MS para ato judicial e lei em tese. Na prtica, at possvel em alguns casos (para ato judicial).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 22 de 43]

Alguns doutrinadores defendem que das decises de juiz que venham a ferir direito lquido e certo quando no existir recurso cabvel para aquela situao (hiptese bem restrita). 9.4.4 Natureza jurdica O MS no recurso, mas ao constitucional residual. 9.4.5 Processamento O MS processado pelo rito sumarssimo. No comporta dilao probatria (todas as provas devem ser apresentadas com o pedido). Temos a chamada "provas pr-constitudas". Deve ser demonstrado de plano ao juiz a prtica do ato ilegal. Diferente do Habeas Corpus, no MS h custas processuais. O MS pea privativa do advogado (exige capacidade postulatria). No se impetra o MS se no tiver com advogado constitudo ou advogado dativo.
Lei 12.016/2009, Art. 7 Ao despachar a inicial, o juiz ordenar: I - que se notifique o coator do contedo da petio inicial, enviando-lhe a segunda via apresentada com as cpias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as informaes; II - que se d cincia do feito ao rgo de representao judicial da pessoa jurdica interessada, enviando-lhe cpia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito; III - que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante cauo, fiana ou depsito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento pessoa jurdica.
o

efeitos preclusivos da contestao, no se presume como verdadeiro a alegao do impetrante caso a autoridade coatora no preste as informaes. Mas, se a autoridade coatora no prestar as informaes: - o juiz pode entender como verdadeiros os fatos alegados na petio e deferir o pedido; - se for direito que tenha interesse pblico envolvido, o juiz pode fixar multa diria para que ele preste as informaes, sob pena de, indeferindo o pedido sem as prestaes de informaes, causar prejuzos a terceiros (ainda que seja hiptese pouco provvel na prtica). obrigatrio a notificao da Procuradoria de Justia. 9.4.6 Competncia Quem define a competncia do MS a autoridade coatora. Exs.: se indico o Secretrio Estadual, competncia do Tribunal de Justia; Se indico o Secretrio Municipal Juiz da vara de fazenda municipal. Se for agente de empresa privada exercendo funo pblica, nesse caso temos dois caminhos: - MS direcionado para vara da Justia Federal, pois o agente atua por delegao do Poder Pblico. - Ao ordinria com pedido de tutela antecipada no foro do domiclio do ru. Decises proferidas em sede de MS no tem efeito suspensivo.

A expresso MS criminal imprpria. o mesmo MS da esfera civil, uma ao constitucional. A prestao de informaes (inciso I) no uma forma de contestao. Por isto, no h os

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 23 de 43]

10. Recurso Ordinrio 10.1 Previso Legal Art. 102, CF Direcionado ao STF Art. 105, CF direcionado ao STJ
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: II - julgar, em recurso ordinrio: a) o "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: II - julgar, em recurso ordinrio: a) os "habeas-corpus" decididos em nica ou ltima instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso for denegatria; b) os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso; c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas;

c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas;

Aula 15 - 20/09/11 (ter) Entrega Prova Aula 16 - 23/09/11 (sex) NO HOUVE AULA Aula 17 - 27/09/11 (ter) UNIDADE III EXECUO PENAL I LEI DE EXECUO PENAL 7.210/84 1. Consideraes Preliminares O Cdigo Penal traz em seu bojo, na parte especial, os crimes em espcies. O tipo penal tem o preceito primrio (conduta proibitiva) e secundrio (cominao da pena). O preceito secundrio estabelece os meios legais para que o Estado autue o ius puniendi, fazendo valer o preceito primrio. As infraes penais so averiguadas atravs do processo penal. A norma de direito processual estabelecer os princpios e regras desse instrumento do direito material, que o processo. O processo uma sequncia de atos. Em geral, essa sequncia a seguinte: - Em regra, se inicia com a conduta delituosa (ao criminosa); - inqurito policial; - Denncia do MP; - Recebida pelo juiz a Denncia, d-se incio Ao Penal. - o Juiz, via de regra, designa audincia de instruo e julgamento. Se no sentenciar em audincia, abre vista para as partes oferecer alegaes finais. - Juiz sentencia. Podemos chegar sentena penal condenatria; - Pode haver a apelao para Tribunal de Justia, que pode confirmar a sentena. - Esgotados os recursos cabveis, temos o trnsito em julgado da sentena penal condenatria (a deciso torna-se imutvel).

10.2 Cabimento cabvel contra as decises proferidas em ltima ou nica instncia. Via de regra, cabe das decises que denegam Habeas Corpus, Mandado de Segurana e Habeas Data. pouco utilizado no mbito criminal, uma vez que mais conveniente impetrar novo HC no STJ. Recorrer em sede de recurso ordinrio no STJ bem menos clere. vivel, entretanto, no caso de o ru ser solto (o que torna prejudicado o HC no STJ), pedir em sede de recurso ordinrio o trancamento da ao penal. Alnea c - No tem cabimento no mbito criminal.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 24 de 43]

A execuo penal o estudo do que ocorre aps o trnsito em julgado da sentena condenatria. O jus puniendi comea com a violao da norma de conduta e termina apenas aps o cumprimento da pena. A Lei 7.210/84 regula toda a execuo penal. 2. Discusso sobre a finalidade da Pena Numa tica geral, a resposta pela finalidade da pena nos remete a uma outra questo: qual o momento. a. Antes da sentena penal condenatria Encarada antes da sentena penal condenatria, a finalidade da pena servir de instrumento de PREVENO GERAL (preveno para todos os cidados). A preveno geral ocorre quando o legislador edita as leis penais e comina as penas para determinadas condutas. Quando os cidados se deparam com o preceito secundrio de um tipo penal, em tese, tornamse conscientes das consequncias da prtica de ato criminoso. uma espcie de coibio pratica do crime. b. Aps a sentena penal condenatria Encarada aps a sentena penal condenatria, a finalidade da pena servir de instrumento de PREVENO ESPECIAL (preveno contra o delinquente). Uma vez cometido o crime, o indivduo ir cumprir a pena correspondente, sofrendo as suas consequncias. Esse o chamado "carter retributivo" da pena.
Lei 7.210/84, Art. 1 A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado.

Aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, o indivduo ser considerado culpado. Ter seus direitos e garantias limitados (direito de ir e vir, direito de voto, etc.). 3. Princpios da Execuo Penal 3.1 Princpio da Legalidade O princpio da legalidade aplicvel na fase da execuo penal.
Art. 3 Ao condenado e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei. Pargrafo nico. No haver qualquer distino de natureza racial, social, religiosa ou poltica.

O Estado deve velar para que os direitos resguardados ao preso seja atendidos e respeitados. Nesse sentido, a sentena penal condenatria serve de parmetro que fixa os limites impostos ao Estado para o cumprimento de pena. No cabe, portanto, ao Estado, na fase de execuo penal, extrapolar a aplicao da pena, no podendo acrescentar um dia que seja na pena estabelecida. O Estado executa um ttulo judicial, que a sentena penal condenatria. 3.2 Princpio da Personalidade da Pena ou da intransmissibilidade da pena A pena no passar da figura do apenado.
CF/88, XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;

De acordo com esse princpio, todos os condenados sero ainda classificados de acordo com o seu delito ou culpabilidade, para que a pena seja executada de forma igualitria. Ex.: um criminoso que praticou furto no pode ser colocado junto com um homicida psicopata.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 25 de 43]

3.3 Princpio da Ressocializao do Preso O preso deve ser inserido no contexto social em que vivia antes da condenao, sendo dado a ele a oportunidade de se readaptar vida social. 3.4 Princpio da execuo penal jurisdicionalizao da

Aula 18 - 30/09/11 (sex) 2 Prova N1 Aula 19 04/09/11 (ter) 4. Fases da persecuo penal A persecuo penal tem duas fases: fase do processo de conhecimento e a fase de execuo penal. Na fase do processo de conhecimento, juiz fixa as regras da execuo. Deve atender, para tanto, ao princpio da individualizao da pena, analisando os requisitos do art. 59 do CP.
Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime:

A execuo penal no uma fase administrativa, como se entendia antes. um procedimento jurisdicionalizado, ou seja, sobre o comando do Estado-juiz. Dessa feita, toda execuo penal decidida por um juiz. Na fase de execuo, temos um juiz especfico, que o Juiz da Execuo Penal. A sua jurisdio limitada execuo da pena. Obs.: Se o ru estiver solto, o juiz do processo de conhecimento quem deve expedir o mandato de priso. A guia de recolhimento do preso s expedida com o ru preso. 3.5 Princpio do Devido Processo Legal Todas as garantias que emanam do devido processo legal valem para o preso. Os direitos e garantias do preso devem ser respeitados no mbito da execuo penal. O preso tem o direito a pleno acesso ao processo e ao poder judicirio. Qualquer deciso da execuo penal que no d oportunidade para o preso se manifestar nula, podendo ser a deciso objeto de agravo de execuo. 3.6 Vedao ao trabalho forado A CF/88 veda o trabalho forado. O que no significa que o preso no seja obrigado a trabalhar. O trabalho forado a que se refere a CF o trabalho degradante, que fere a dignidade da pessoa humana. Assim, se o preso se recusar a trabalhar, comete falta disciplinar.

As penas sero executadas, na fase de execuo, por um juiz de direito que o juiz da execuo penal. 5. Sistemas de cumprimento de pena (Sistemas penitencirios) Os sistemas de cumprimento de pena ou sistemas penitencirios so aqueles que estabelecem a forma como a pena cumprida. Os principais e mais conhecidos so: a. Sistema da Filadlfia Sistema rgido, sem respeito s garantias do preso. b. Sistema Auburniano Sistema um pouco mais flexvel que o da Filadlfia, com mais garantias. Permite, por exemplo, o recolhimento em isolamento apenas no perodo noturno. c. Sistema Progressivo Exterioriza a individualizao de penas previstas na Constituio Federal. Os presos no so tratados de forma pluralstica, mas de forma individual.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 26 de 43]

Ao executar a pena, o sistema progressivo leva em considerao as circunstncias pessoais do art. 59, CP (culpabilidade, antecedentes, conduta social etc.). O sistema resguarda, enfim, a individualizao de pena do cidado. Alm do carter retributivo da pena, o sistema progressivo busca proporcionar a ressocializao do condenado. Tanto que, na fase de execuo penal no se d ao nome ao autor do fato de condenado, mas de reeducando. 6. Direitos do Preso garantido aos presos todos os direitos e garantidas previstos na CF, ressalvados os que a Lei ou a sentena condenatria restringirem (nos limites da lei). Tais direitos so previstos tambm no art. 41, da Lei de Execuo Penal (LEP, Lei 7.210/84)
Art. 41 - Constituem direitos do preso: I - alimentao suficiente e vesturio; II - atribuio de trabalho e sua remunerao; III - Previdncia Social; IV - constituio de peclio; V - proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; VI - exerccio das atividades profissionais, intelectuais, artsticas e desportivas anteriores, desde que compatveis com a execuo da pena; VII - assistncia material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa; VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado; X - visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; XI - chamamento nominal; XII - igualdade de tratamento salvo quanto s exigncias da individualizao da pena; XIII - audincia especial com o diretor do estabelecimento; XIV - representao e petio a qualquer autoridade, em defesa de direito; XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura e de outros meios de informao que no comprometam a moral e os bons costumes. XVI atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciria competente. (Includo pela Lei n 10.713, de 2003)

Pargrafo nico. Os direitos previstos nos incisos V, X e XV podero ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento.

So resguardados, sobretudo, os direitos ligados dignidade da pessoa humana. O direito educao, por exemplo. Um exemplo: a Remio da pena (de remir, subtrair) cabe nas hipteses do preso frequentar aulas (no apenas com o trabalho). No caso da sentena condenatria que determina a priso em regime fechado, o preso perde o direito de liberdade e os seus direitos polticos. Obs.: ainda que exista a votao dentro dos presdios, o direito ao voto s cabe aos presos provisrios; aos presos em decorrncia de sentena penal condenatria transitada em julgado, no cabe votao. 7. Penas em espcie A CF/88, no seu art. 5, dispe:
XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos;

E ainda:
XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;

So considerados penas: a) Privativa ou restritiva da liberdade b) Perda de bens c) Multa d) Restritivas de Direito

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 27 de 43]

As penas privativas de liberdade podem ser de recluso e deteno. Via de regra, a de recluso inicia-se em regime fechado e as de deteno em regime semiaberto ou aberto. A Medida de Segurana aplicada no lugar de pena de recluso a INTERNO. Se a Medida de Segurana aplicada no lugar de pena de deteno, cabe o TRATAMENTO AMBULATORIAL. As penas restritivas de direito ou as alternativas s de priso devero ser executadas em ambiente diverso de qualquer unidade prisional. Pena de multa considerada, hoje, dvida de valor. No enseja priso, ou seja, no pode ser convertida em pena privativa de liberdade. Uma vez no cumprida, deve ser inscrita na dvida ativa. J as penas alternativas (restritivas de direito), uma vez no cumpridas, podem ser convertidas em priso (restritiva de liberdade). Penas restritivas de direito so autnomas e substituem a pena privativa de liberdade.
Art. 44. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando: I - aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; II - o ru no for reincidente em crime doloso; III - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente. 1 (VETADO) 2 Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
o o

3 Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. 4 A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. No clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso. 5 Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execuo penal decidir sobre a converso, podendo deixar de aplic-la se for possvel ao condenado cumprir a pena substitutiva anterior.
o o

8. rgos da Execuo Penal


Art. 61. So rgos da execuo penal: I - o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria; II - o Juzo da Execuo; III - o Ministrio Pblico; IV - o Conselho Penitencirio; V - os Departamentos Penitencirios; VI - o Patronato; VII - o Conselho da Comunidade. VIII - a Defensoria Pblica.

9. Competncia do Juzo da Execuo Penal Todas as leis posteriores que beneficiaram o ru so aplicadas pelo juiz da execuo penal. a aplicao do princpio da retroatividade da lei mais benfica. O juiz da execuo penal pode atuar de ofcio em qualquer incidente de execuo penal que possa favorecer o condenado (nunca para prejudicar). Vide a retroatividade da Lei de Drogas, art. 33, (Lei 11.343/06). No que a LEP for omissa, aplica-se o CPP subsidiariamente. No que o CPP e a LEP forem contrrios, fala-se em revogao tcita do CPP. 10. Competncia do Juiz de Execuo Penal O juiz da execuo penal tem a competncia para declarar a extino da punibilidade do ru.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 28 de 43]

No caso de extino da punibilidade pela prescrio, observa-se que ela pode ocorrer antes ou aps o trnsito em julgado. Mesmo que a prescrio tenha ocorrido antes do trnsito em julgado, se o preso j estiver cumprindo a pena (fase da execuo), a competncia para declar-la do juiz de execuo. Enfim, o juiz da execuo penal tem competncia para julgar todos os incidentes na fase de execuo penal (por exemplo, os desvios de execuo). Aula 20 - 07/10/11 (sex) Atividade em sala Aula 21 - 11/10/11 (ter) 11. Requisitos Recolhimento mnimos da Guia de

12. Execuo Provisria de Pena A execuo provisria da pena aquela feita antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Pode ocorrer no caso de sentena penal condenatria pendente de recurso. O art. 5, LVII da CF/88 dispe que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Assim, os requisitos para a execuo provisria so os seguintes: - quando no houver recurso do MP; - somente pendendo recurso da defesa (que impede a reformatio in pejus). - s possvel quando o ru j est preso cautelarmente (flagrante, preventiva ou temporria). - Ru requerer (pedido expresso) a execuo provisria da pena. Obs.: 1 - No recurso da acusao, corre-se o risco da pena ser majorada, no cabendo a execuo provisria de pena. 2 - Se o ru estiver solto, o juiz no pode expedir mandado de priso para vir cumprir a execuo antes da sentena transitar em julgado. 3 - Se no houver o pedido de ru, a execuo provisria inconstitucional. Entretanto, quando o ru pede a progresso de regime antes da sentena penal condenatria, h presuno de que o ru est solicitando a execuo provisria.

A competncia do juiz de execuo penal iniciase com o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Aps o trnsito em julgado, expede-se a guia de recolhimento do condenado, que o documento formal que inicia a fase da execuo. A guia de recolhimento serve como ttulo executivo. Se o ru estiver solto, o juiz do processo de conhecimento deve expedir mandado de priso para que, s aps, seja expedida da guia de recolhimento. Se ocorrer uma impropriedade do juiz expedir a guia de recolhimento sem o ru estar preso, o juiz da vara de execuo dever devolver a guia para o juiz do processo de conhecimento, para que ele espessa o mandado de priso. A expedio da guia recolhimento de competncia exclusiva do juzo do processo de conhecimento.
Lei de Execuo Penal (LEP), Art. 105. Transitando em julgado a sentena que aplicar pena privativa de liberdade, se o ru estiver ou vier a ser preso, o Juiz ordenar a expedio de guia de recolhimento para a execuo.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 29 de 43]

13. Regimes de cumprimento de pena a. Art. 33, Cdigo Penal


Recluso e deteno

CP, art. 33, 3 - A determinao do regime inicial de cumprimento da pena far-se- com observncia dos critrios previstos no art. 59 deste Cdigo.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Fixao da pena

Art. 33 - A pena de recluso deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de deteno, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferncia a regime fechado. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Os regimes de cumprimento de pena so o regime fechado, semi-aberto, aberto e (com previso na LEP) o aberto domiciliar. b. Critrios objetivos e subjetivos Os critrios utilizados pelo juiz para fixar o incio do cumprimento de pena e mudana de regime pode ser objetivos ou subjetivos. b.1 Critrios Objetivos - Fechado: crimes com pena de recluso acima de 8 anos; - Semi-aberto: crimes com pena de deteno e recluso acima de 4 at 8 anos; - Aberto: crimes com pena de deteno ou recluso abaixo de 4 anos.
CP, art. 33, 2 - As penas privativas de liberdade devero ser executadas em forma progressiva, segundo o mrito do condenado, observados os seguintes critrios e ressalvadas as hipteses de transferncia a regime mais rigoroso: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) a) o condenado a pena superior a 8 (oito) anos dever comear a cumpri-la em regime fechado; b) o condenado no reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e no exceda a 8 (oito), poder, desde o princpio, cumpri-la em regime semi-aberto; c) o condenado no reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poder, desde o incio, cumprila em regime aberto.

Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel.

c. Regime Fechado Temos excees ao critrio objetivo (crimes com pena de recluso acima de 8 anos): - Crimes hediondos, cujo cumprimento inicial de pena sempre no regime fechado. Os crimes hediondos so aqueles previstos pela Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90). - Em caso de reincidncia, o juiz poder fixar o regime fechado como regime inicial. - Nos crimes de tortura e praticados por organizao criminosa o cumprimento se dar inicialmente em regime fechado. O regime fechado deve ser cumprido em penitencirias de nvel de segurana mxima e mdia. Obs.: as casas de priso provisria no so penitencirias, mas local de priso dos presos provisrios. d. Regime semi-aberto cumprido em colnia penal agro-industrial, com nvel de segurana mnimo. Se houver trabalho externo, o preso pode voltar noite.

b.2 Critrios subjetivos So os elementos do art. 59 do Cdigo Penal, utilizados pelo juiz da execuo penal para valorar a progresso de pena ou para determinar o cumprimento inicial de pena.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 30 de 43]

Trabalhando para a Administrao Pblica, temos a remio da pena do preso: para cada 3 dias trabalhados, desconta-se um dia de pena. e. Regime aberto cumprido em Casa do Albergado. f. Aberto domiciliar

O RDD no pode ser aplicado de ofcio pelo diretor da unidade prisional, mas apenas por incidente processual no juzo da execuo penal. Contudo, o diretor da unidade prisional pode, cautelarmente, aplicar o RDB, devendo a medida ser apreciada pelo juzo da execuo penal. 15. A progresso de regime

S tem direito ao regime aberto domiciliar quem j est no regime aberto. Requisitos: presos maiores de 70 anos, grvida, acometidos de doena grave.
CP, Art. 33, 1 - Considera-se: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) a) regime fechado a execuo da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; b) regime semi-aberto a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar; c) regime aberto a execuo da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado. 4 O condenado por crime contra a administrao pblica ter a progresso de regime do cumprimento da pena condicionada reparao do dano que causou, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. (Includo pela Lei n 10.763, de 12.11.2003)
o

Ter cabimento a progresso de regime, obedecidos os requisitos legais, que so de 3 ordens: os objetivos, os subjetivos e a oitiva do MP. Se o MP no for ouvido a respeito da progresso do regime, cabe a nulidade absoluta da medida. 15.1 Requisitos Objetivos Os requisitos objetivos compreendem o cumprimento de determinado quantum da pena. Via de regra, a parcela da pena que o reeducando deve cumprir de 1/6 (art. 112, LEP).
Art. 112. A pena privativa de liberdade ser executada em forma progressiva com a transferncia para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento, respeitadas as normas que vedam a progresso. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003)

Aula 22 - 14/10/11 (sex) 14. Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) O Regime Disciplinar Diferenciado disciplinado pela Lei 10.792/2003. Tem cabimento apenas no regime fechado, em penitenciria de segurana mxima e com celas individualizadas O RDD pode ser aplicado no mximo em 360 dias. O prazo pode se prolongar por no mximo at a 1/6 da pena aplicada em caso de nova transgresso das regras disciplinares. O RDD cabe tanto ao preso provisrio quanto ao condenado em definitivo. Preso fica em cela individual, podendo receber at duas visitas por semana, com 2 horas de banho de sol.

A Lei dos crimes hediondos (Lei 8.072/1990) se aplica aos fatos posteriores sua publicao, j que a lei penal no pode retroagir para prejudicar o ru. Para os crimes hediondos e equiparados, o apenado dever cumprir: - 2/5 da pena, se for primrio; - 3/5 da pena, se for reincidente, A Lei 8.072 foi omissa em determinar se a reincidncia a especfica ou genrica.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 31 de 43]

O professor defende a tese de que se trata de reincidncia genrica. Isto porque o Cdigo, toda vez que quis dizer de reincidente especfico, assim o fez expressamente. Quando algum reincidente? pode ser considerado

A reincidncia s considerada at 5 anos do fim do cumprimento da pena ou da extino de punibilidade. Aps esse prazo, considerado apenas como maus antecendentes, ainda assim, at a reabilitao do preso, quando no constar mais de seus registros. 15.2 Requisitos subjetivos

No se pode dizer que a reincidncia se d simplesmente com o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. necessrio ainda que a prtica do crime que ensejou a sentena condenatria tenha sido posterior ao fato que enseja a deciso do juiz que reconhece a reincidncia. Se pratica o crime for anterior, ainda que tenhamos o trnsito em julgado, no poder ser considerado reincidente. Por exemplo, digamos que Joo tenha praticado trs fatos criminosos em datas distintas e julgados por distintos processos. Se a sentena condenatria relativa ao fato 3 transitar em julgado, o ru no pode ser considerado reincidente devido ao trnsito em julgado dos fatos 1 e 2 (que ocorreram antes). Mas, se est sendo julgado pelo fato 2, pode ser considerado reincidente se transitar em julgado a sentena condenatria do fato 3. Vide arts. 63 e 64 do CP
Reincidncia Art. 63 - Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Art. 64 - Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.

o mrito, o comportamento dentro da unidade prisional. O diretor da unidade prisional emitir uma certido carcerria (mensal, bimestral ou trimestralmente), certificando acerca do comportamento do preso. Este poder ser considerado ruim, regular ou bom. A deciso do juiz, contudo, no vinculada pela certido carcerria. Nos crimes hediondos, vide Smula Vinculante n. 26 (sobre o cabimento do exame criminolgico).
STF Smula Vinculante n 26 2009 Progresso de Regime no Cumprimento de Pena por Crime Hediondo - Inconstitucionalidade - Requisitos do Benefcio - Exame Criminolgico Para efeito de progresso de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juzo da execuo observar a inconstitucionalidade do art. 2 da Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuzo de avaliar se o condenado preenche, ou no, os requisitos objetivos e subjetivos do benefcio, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realizao de exame criminolgico.

O exame criminolgico previsto na LEP foi revogado. O juiz, contudo, pode, de forma fundamentada, exigir o regime para determinar se h condies de progredir o regime. O Exame Criminolgico feito por uma equipe multidisciplinar, composta de psiquiatras, psiclogos e assistentes sociais).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 32 de 43]

15.3 Oitiva do MP No caso deste requisito, no vale o adgio pas de nullit sans grief (s h nulidade se houver prejuzo). A oitiva do MP obrigatria mesmo quando no h prejuzo. Por previso da LEP, art. 112, 1, caber oitiva tambm da defensoria pblica:
1 A deciso ser sempre motivada e precedida de manifestao do Ministrio Pblico e do defensor. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 2003)
o

15.4 Forma da progresso O progresso nunca se dar por saltos, sendo sempre gradativa. Ou seja, o preso que cumpre pena no regime fechado, atendidos os requisitos objetivos e subjetivos, poder progredir para o regime semi-aberto e, deste, para o aberto. Exemplo: Peno cumpre pena de 6 anos. Cumprido os requisitos subjetivos e oitiva do MP, pode progredir para o regime semi-aberto aps 1 anos de cumprimento de pena. Para progredir para o aberto, contar-se- apenas 1/6 do restante da pena a ser cumprida (1/6 de 5 anos = 10 meses). Detrao penal A detrao penal a subtrao da pena cumprida provisoriamente do montante pena aplicada. 16. Livramento condicional Art. 83, CP
Art. 83 - O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de fazlo, o dano causado pela infrao; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. (Includo pela Lei n 8.072, de 25.7.1990) Pargrafo nico - Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

O livramento condicional a antecipao da liberdade mediante determinadas condies. Possui requisitos objetivos e subjetivos, assim como a oitiva do MP. 16.1 Requisitos objetivos: - cumprir 1/3 da pena (no importando em qual regime est). - cumprir 1/2 da pena, se for reincidente em crime doloso (reincidncia especfica). - cumprir 2/3 da pena, no caso dos crimes hediondos, crime de tortura, trfico de entorpecentes e terrorismo. No caso de reincidncia especfica nos nos crimes hediondos, tortura, trfico de entorpecentes e terrorismos, no tem cabimento o benefcio do livramento condicional. 16.2 Oitiva do MP e defensoria No caso da oitiva da defensoria, vige o princpio de que no havendo prejuzo no h nulidade.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 33 de 43]

16.3 Perodo de prova Recebido o livramento condicional, entra-se em perodo de prova. a liberdade condicional. As condies so fixadas pelo juiz. Mas, em qualquer caso, se o beneficiado cometer qualquer delito, o juiz deve revogar o livramento condicional. Se o benefcio revogado, suspende-se o livramento e aguardar a processualizao do novo fato. Se vier a ser condenado pelo novo delito, o indivduo perde o perodo de prova, devendo cumprir novamente o perodo de prova mais a nova pena. Contudo, julgados do STJ tm entendido que no revogado ou suspenso no perodo de prova, considerar-se- cumprida a pena, cabendo a extino da punibilidade. Alguns tribunais tm entendido que a previso de dois anos para conceder a liberdade condicional inconstitucional. Isto porque na prtica, a aplicao do dispositivo pode causar injustias. o caso de quem cumpre pena de 2 anos e 1 ms, que pode receber o livramento condicional e ficar preso por menos tempo do que aquele que recebe a pena de 1 ano e 11 meses, que no tem direito ao benefcio. Aula 23 - 18/10/11 (ter) Entrega da Prova Aula 24 - 21/10/11 (sex) NO HOUVE Aula 25 - (25/10/11) 17. Indulto e Comutao O indulto e a comutao da pena so formas de perdo que o Poder Pblico concede a determinadas categorias de presos. So concedidos pelo Presidente da Repblica, por meio de decreto presidencial, preenchidos os requisitos estabelecidos em decreto presidencial. Quando h perdo total da pena, temos o indulto; quando h perdo parcial da pena, temos a comutao.

Ambos extinguem to somente os efeitos imediatos da pena (a priso). Os efeitos secundrios so mantidos (direito de indenizar a vtima e repara danos causados ao Estado, maus antecedentes etc.). Os institutos no se confundem com o da sada temporria dos presos. Por exemplo, no Natal possvel autorizar a sada temporria dos presos, normalmente chamada impropriamente de Indulto de Natal. Presos condenados em crimes hediondos no tm direito ao indulto e comutao de pena (vedados pela CF/88). 18. Remio Tambm uma forma de perdo da pena, mas feita mediante o exerccio laboral do apenado. Na remio, para cada 3 dias trabalhados, o preso tem direito a 1 dia de pena perdoada do quantum principal. Pela sistemtica da Lei 12.433, de 2011, hoje possvel tambm a remio atravs dos estudos. Se o preso concluir o Ensino Mdio ou Superior, pode ainda remir at 1/3 da pena.
Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poder remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execuo da pena. o 1 A contagem de tempo referida no caput ser feita razo de: I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar - atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional - divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias; II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho. o o 2 As atividades de estudo a que se refere o 1 deste artigo podero ser desenvolvidas de forma presencial ou por metodologia de ensino a distncia e devero ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes dos cursos frequentados. o 3 Para fins de cumulao dos casos de remio, as horas dirias de trabalho e de estudo sero definidas de forma a se compatibilizarem. o 4 O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho ou nos estudos continuar a beneficiar-se com a remio.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com
o

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 34 de 43]

5 O tempo a remir em funo das horas de estudo ser acrescido de 1/3 (um tero) no caso de concluso do ensino fundamental, mdio ou superior durante o cumprimento da pena, desde que certificada pelo rgo competente do sistema de educao. o 6 O condenado que cumpre pena em regime aberto ou semiaberto e o que usufrui liberdade condicional podero remir, pela frequncia a curso de ensino regular ou de educao profissional, parte do tempo de execuo da pena ou do perodo de prova, observado o disposto no o inciso I do 1 deste artigo. o 7 O disposto neste artigo aplica-se s hipteses de priso cautelar. o 8 A remio ser declarada pelo juiz da execuo, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa. (NR)

O pedido de sada feito junto ao juiz da execuo penal. Os pedidos, feitos por petio, no precisam ser postulados por advogado, mas tambm por familiares, MP, diretor da Unidade Prisional e pelo prprio preso. 20. Agravo em Execuo O Agravo em Execuo um recurso exclusivo da fase de execuo penal, prprio para atacar todas as decises do juzo de execuo. Assim, todos os incidentes que precisem ser questionados junto a esse juzo devem ser feitos por meio de agravo em execuo.
LEP, Art. 197. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo.

Art. 127. Em caso de falta grave, o juiz poder revogar at 1/3 (um tero) do tempo remido, observado o disposto no art. 57, recomeando a contagem a partir da data da infrao disciplinar. (NR) Art. 128. O tempo remido ser computado como pena cumprida, para todos os efeitos. (NR)

Para ser interposto, no precisa de advogado. Exemplo A progresso de regime paulatina. Se condenado cumpre pena no regime aberto e comete falta grave, via de regra cabe a regresso de regime tambm de forma paulatina. Mas, em caso a falta grave seja o cometimento de crime, a regresso PODE ser em saltos (do regime aberto para o fechado), verificando o restante da pena a ser cumprido. Contudo, caso no haja proporcionalidade na regresso do preso (a falta no foi to grave ou no o suficiente par a regresso por salto), cabe o agravo em Execuo. O agravo em execuo tem o mesmo rito e efeitos do RESE. Tem, portanto, efeito regressivo e devolutivo (permite a reforma da deciso pelo juiz que proferiu a deciso), mas no o efeito suspensivo. Assim, o preso cumprir a deciso que impe regresso de regime at que seja julgado o agravo. Prazo: 5 dias para interposio.

Antes da Lei 12.433, um preso que tivesse remido 100 dias de sua pena, mas cometesse falta grave, perdia todos os dias trabalhados. Com o advento da nova Lei, em caso de falta grave, poder perder at 1/3 dos dias remidos, analisado pelo juiz da execuo penal (quem aplica a falta disciplinar o direito da unidade prisional). 19. Sada Temporria A sada temporria o direito do preso de sair 5 vezes, durante o ano, por um perodo de at 7 dias ininterruptos. A regra vale apenas para o regime semi-aberto. Contudo, embora a Lei s faa meno ao regime semi-aberto, a regra vale tambm para o regime aberto. Requisito: ter o preso cumprido 1/6 da pena (se for primrio) ou 1/4 (se reincidente). Os presos do regime fechado tambm podem sair temporariamente, mas com outra sistemtica. Geralmente, no Natal, aniversrio do cnjuge ou do filho, em caso de funerais, casamentos, ir a cartrio e outros casos, podem sair com escolta.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 35 de 43]

Aula 26 - (28/10/11) 21. Incidentes de execuo penal Quando do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, o juiz determina o arquivamento do processo de conhecimento. Em seguida, temos a expedio da guia de recolhimento e a juntada da cpia do inqurito e da sentena. Junta-se a estes o comprovante da priso, formando-se o processo executivo (da execuo penal). Temos um novo processo, distinto do processo cognitivo. Os autos chegam conclusos para o juiz da execuo. O juiz deve requisitar uma certido carcerria, para verificar se o condenado est, de fato, preso. Constar, na certido carcerria, dados sobre o comportamento do preso (se bom, regular ou ruim). O juiz faz a liquidao de penas, que o calculo que se faz para verificar o progresso de regime e quanto falta para cumprir da pena. Resoluo do CNJ garante o direito de todos os presos de receber periodicamente uma liquidao da pena, informando o quantum da pena. Vide Art. 111 da Lei de Execues Penais (Lei 7210/84):
Art. 111. Quando houver condenao por mais de um crime, no mesmo processo ou em processos distintos, a determinao do regime de cumprimento ser feita pelo resultado da soma ou unificao das penas, observada, quando for o caso, a detrao ou remio. Pargrafo nico. Sobrevindo condenao no curso da execuo, somar-se- a pena ao restante da que est sendo cumprida, para determinao do regime.

Imaginemos um exemplo: O reeducando foi condenado por penas diversas, de 18, 3 e 10 anos. O juiz deve fazer a unificao de pena, respeitado o mximo de 30 anos de pena que pode ser cumprida. Este limite mximo estabelecido para antes da unificao. O preso cumpre 11 anos, faltando 20 anos. O condenado comete um novo homicdio, sendo condenado a 14 anos. 20 anos que faltam + 14 = 34 anos. Na nova unificao de pena, cumpre 30 anos. Entretanto, se o homicdio tivesse sido cometido antes da primeira unificao de penas, seria somado (31+ 14 = 45 anos), mas s se cumpriria 30 anos. A pena base para a progresso a pena aplicada, no a unificada. O limite de 30 anos s usado para limitar a execuo da pena. Assim, no ltimo caso (45 anos), para efeito de progresso, computar-se-ia 1/6 de 45 anos, no de 30 anos. As matrias da execuo penal no fazem coisa julgada material. Ou seja, o preso pede progresso de regime, pedido este indeferido pelo juiz. Nada impede que o apenado pea progresso de regime posteriormente. Aula 27 - 01/11/11 (ter) UNIDADE IV - JUIZADOS CRIMINAIS (JECRIM) 1. Natureza Jurdica Pelo contorno dado pela jurisprudncia, entende-se que o JECRIM um rgo do Poder Judicirio. J foi entendido como uma espcie de procedimento para processar os crimes de menor potencial ofensivo e as contravenes penais. Contudo, j est consolidado o entendimento do juizado como rgo do poder judicirio. ESPECIAIS

Na unificao de penas, o juiz faz o somatrio de penas (de diferentes processos, por exemplo) e fixa o regimento de cumprimento, definindo o regime de cumprimento de pena. Juzo competente para fazer a unificao de penas o do local onde o preso est recolhido.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 36 de 43]

2. Previso constitucional e legal Art. 98, I, CF:


Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarissimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau;

Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientarse- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade.

a. Princpio da oralidade O procedimento escrito toma tempo. Por isso, nos juizados especiais os atos so praticados oralmente. Isso no quer dizer que os atos no so registrados. As audincias so gravadas e/ou reduzidas a termo. b. Princpio da informalidade

Duas leis regulamentam constitucional:

dispositivo

- Lei 9.099/95 (Juizados Especiais Estaduais) - Lei 10.259/2001 (Juizados Especiais Federais). 3. Caractersticas Os JECRIM possuem competncia para julgar e executar seus prprios julgados. O procedimento cabvel o sumarssimo (feito de forma oral). O JECRIM provido por um juiz togado (juiz de carreira). Nele, sero processualizados os crimes de menor potencial ofensivo e as contravenes penais. Os crimes de menor potencial ofensivo so aqueles com pena mxima cominada em abstrato que no exceda 2 anos (conforme a Lei).
Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006)

Nos JECRIM, os atos processuais podem ser praticados de maneira informal. Em caso de vcios sanveis, no prprio ato o juiz pode sanar a nulidade. No geral, os princpios dos juizados especiais visam tornar o procedimento em sumarssimo. 5. Finalidades a. Busca a reparao dos danos sofridos pela vtima. Uma das suas finalidades a composio dos danos civis nos crimes de ao penal privada. Se o autor do fato aceitar reparar o dano, a vtima pode renunciar ao direito de queixa, extinguindo-se, com isso, a punibilidade. H um rompimento do liame entre nvel cvel e penal, uma vez que a reparao feita atravs da prpria sentena penal condenatria, que , inclusive, o ttulo executivo judicial que deve ser executado no plano cvel. Se houver composio, a punibilidade extinta pela reparao do dano. Assim, no mesmo processo, temos atuao das duas jurisdies: a cvel e a criminal.

4. Princpios dos Juizados Especiais Criminais Vide art. 62, Lei 9.099

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 37 de 43]

b. Aplicao de pena no privativa de liberdade. O JECRIM aplica exclusivamente as penas restritivas de direito e as de multa. Se a pena mxima for maior de 2 anos, a competncia da justia comum. Se for estabelecido um valor a ttulo de reparao de danos e tal valor no for pago, no cabe converso pena de priso. Como dvida de valor, dever ser executado no juizado especial cvel. 6. Competncia Aplica-se a teoria do resultado: a competncia do juizado especial do lugar em que praticado a infrao penal, independente do lugar onde se deu o resultado.
Art. 63. A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal.

Aula 28 - 04/11/11 (sex) 8. Procedimento do JECRIM 8.1 1 fase - Termo Circunstanciado de Ocorrncia (TCO) Nos crimes de menor potencial ofensivo e contravenes penais, no se lavra inqurito policial. Temos a figura do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrncia). A natureza jurdica do TCO a mesma do inqurito policial: procedimento unilateral e inquisitrio feito pelo poder pblico, que no comporta contraditrio ou ampla defesa. Autoridade competente para lavrar o TCO , em regra, o Delegado de Polcia. Excees: no caso dos crimes do Presidente da Repblica, onde a competncia recai sobre o STJ. A Polcia Militar pode lavrar o TCO. Ver ADI 2862/SP, que no foi conhecida pelo STF, deixando em aberto a possibilidade da PM lavrar o TCO, uma vez que polcia ostensiva. Requisitos do TCO Precisa da qualificao do autor do fato e o endereo do autor do fato e da vtima. O TCO descreve a verso tanto da vtima quanto do autor do fato. Arrola-se o rol de testemunhas e a requisio de algum exame pericial, quando for o caso. Todos assinam o TCO. 2 Fase TCO encaminhado para o juizado especial criminal, juntamente com o autor do fato e a vtima. Na prtica, dificilmente os juizados comportam essa diligncia imediata. Assim, a lei permite que o autor do fato se comprometa a comparecer na audincia preliminar, no juizado.

6.1 Competncia territorial Adota-se a teoria da atividade, que o local onde ocorre a ao. 7. Outras caractersticas No se pronunciar nenhum tipo de nulidade no JECRIM se no ficar demonstrado o efetivo prejuzo (princpio da informalidade). A citao pessoal. Se a parte no for encontrada, no ser citada por edital ou por hora certa. Os autos sero remetidos ao juzo da vara comum, onde, ento, poder a parte ser citada por estas formas. J as intimaes podero ser feitos por via postal (com aviso de recebimento).

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 38 de 43]

Se o autor se recusar a comparecer ou se recusar a se comprometer a comparecer, temos um flagrante delito. A autoridade lavrar auto de flagrante. O flagrante no comporta, necessariamente, a priso. O autor do fato pode ficar preso at o final do procedimento (do auto flagrante). Se o TCO envolver mais de uma vtima ou envolve mais de um fato, ou depende da anlise de outras circunstncias, cabvel a hiptese de se instaurar um inqurito policial (pelo Delegado de Polcia). 3 Fase - Audincia Preliminar O objetivo da audincia preliminar tentar obter a composio civil dos danos ou a transao penal. Partes que devem estar presentes: MP, o autor do fato e vtima, o Juiz ou um conciliador e o advogado (se no houver, o juiz nomeia um dativo). A vtima no precisa necessariamente de advogado, mas pode ir acompanhado de um. Caso o autor seja incapaz, dever ser representado pelo seu responsvel civil (na hiptese de reparao do dano). a. Composio Civil A composio civil consiste na reparao do dano provocado vtima. Ao iniciar a audincia preliminar, o conciliador tenta propor a composio civil, que uma espcie de acordo para encerrar a demanda. Vide art. 74, da Lei 9.099:
Art. 74. A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente. Pargrafo nico. Tratando-se de ao penal de iniciativa privada ou de ao penal pblica condicionada representao, o acordo homologado acarreta a renncia ao direito de queixa ou representao.

A composio civil implica na renncia ao direito de queixa e de representao. A sentena se torna irrecorrvel. Se o autor do fato no cumprir o acordo de composio civil, a vtima pode ir ao juzo civil competente para executar a vtima (no plano cvel). Mas, no cabe nova queixa ou representao, pois esse foi renunciado com o acordo. Se no houver acordo entre as partes Se for ao penal privada, a vtima prope uma queixa-crime. Se for ao pena pblica condicionada representao, a vtima representa para que o MP proponha a denncia. Havendo mais de um autor, a representao s vale para aquele que no comps o dano. Se um dos autores compor todo o dano, incluindo a parte dos demais autores, a renncia atinge a todos eles. b. Transao Penal A composio civil depende da vontade da vtima. J na transao penal, temos uma transao que s vale para as aes penais pblica incondicionadas. a proposta de aplicao imediata de uma pena restritiva de direitos ou multa pelo MP ao autor do fato, sem que isso o torne culpado pelo fato. Nem a transao nem a composio civil dos danos no geram reincidncia. Temos como consequncia jurdica o fato do autor no poder ser beneficiado novamente com a transao penal nos prximos 5 anos. Hipteses de cabimento da transao penal - Quando no for o caso de arquivamento do TCO.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 39 de 43]

- Quando houver representao da vtima nos crimes de ao pblica condicionada representao. - Nos crimes incondicionada. de ao penal pblica

O direito transao penal um direito subjetivo do autor do fato. Uma vez preenchidos os requisitos legais, deve o autor ser beneficiado com este instituto. Se a vtima no quiser fazer a composio civil, o MP pode oferecer proposta de transao penal. Polmica: a proposta da transao feita exclusivamente pelo MP. No cabe nem ao juiz, vtima ou advogado. Se o MP no concordar com a proposta, como direito subjetivo do autor a transao penal, o juiz pode utilizar, por analogia, o art. 28 do CPP:
Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

2 No se admitir a proposta se ficar comprovado: I - ter sido o autor da infrao condenado, pela prtica de crime, pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; II - ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicao de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo; III - no indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, ser necessria e suficiente a adoo da medida.

Se o autor do fato no concordar com a proposta do MP de transao penal, temos o prosseguimento da ao penal. Assim, feita a denncia oralmente. Caractersticas da transao penal Bilateral, personalssima (prevalece sempre a vontade do autor do fato), formal (deve ser reduzida a termo), voluntria e tecnicamente assistida (pelo promotor, juiz e advogado). No havendo nem composio civil nem a transao penal, marca-se a audincia de instruo e julgamento. A citao, no juizado especial, pessoal. Se o autor no for encontrado, no possvel as citaes fictas. O juiz deve remeter vara do juizado criminal para fazer a citao ficta (por edital ou hora certa). O juiz oferece oportunidade para o autor oferecer a resposta preliminar. Na resposta preliminar, a defesa visa o no recebimento da denncia. Se o juiz aceitar os argumentos da resposta preliminar, manda arquivar o processo. Rejeitando os argumentos do autor, aceita a denncia. Pela sistemtica da Lei 9.099 (art. 81) , o juiz aceitando a denncia, manda ouvir as testemunhas (de acusao e de defesa, nesta ordem), depois as alegaes finais da acusao, da defesa.

Obs.: parte da doutrina entende que possvel o MP propor, se achar cabvel, a transao penal em crimes de ao penal privada e condicionados representao. Para o STJ, possvel a transao penal nestas hipteses, desde que preenchidos os requisitos do 76, 2.
Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta. 1 Nas hipteses de ser a pena de multa a nica aplicvel, o Juiz poder reduzi-la at a metade.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 40 de 43]

Art. 81. Aberta a audincia, ser dada a palavra ao defensor para responder acusao, aps o que o Juiz receber, ou no, a denncia ou queixa; havendo recebimento, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e prolao da sentena. 1 Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias. 2 De todo o ocorrido na audincia ser lavrado termo, assinado pelo Juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia e a sentena. 3 A sentena, dispensado o relatrio, mencionar os elementos de convico do Juiz.

IV - comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades. Outras condies 2 O Juiz poder especificar outras condies a que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do acusado. Revogao 3 A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio vier a ser processado por outro crime ou no efetuar, sem motivo justificado, a reparao do dano. 4 A suspenso poder ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contraveno, ou descumprir qualquer outra condio imposta. 5 Expirado o prazo sem revogao, o Juiz declarar extinta a punibilidade. Prescrio 6 No correr a prescrio durante o prazo de suspenso do processo. No aceita a proposta 7 Se o acusado no aceitar a proposta prevista neste artigo, o processo prosseguir em seus ulteriores termos.

Em seguida, juiz profere a sentena. Doutrina discute se, aps o recembimento da denncia, o juiz deveria dar oportunidade ao autor para oferecer resposta nos termos do 396A do CPP, com elementos para absolvio sumria do acusado. Aula 29 - 08/11/11 (ter) - 1 N2 Aula 30 - 11/11/11 (sex) 9. Suspenso Condicional do Processo 9.1 Previso Legal
Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). Condies 1 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presena do Juiz, este, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I - reparao do dano, salvo impossibilidade de fazlo; II - proibio de freqentar determinados lugares; III - proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do Juiz;

9.2 Natureza processual Suspende o curso do processo. Ao contrrio da suspenso da execuo da pena (no Direito Penal), aqui temos pena mnima no superior a 1 ano. 9.3 Requisitos Para o MP oferecer a suspenso condicional do processo, a pena mnima cominada para o crime deve ser igual ou inferior a 1 ano. O acusado no pode estar sendo processado ou ter sido condenado por outro crime. Quem tem processo em curso no pode ser beneficiado com a suspenso condicional. Isso no fere nenhum princpio ou garantia do ru, pois o andamento do processo no lhe traz nenhum prejuzo.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 41 de 43]

9.4 Perodo de prova O perodo de prova de 2 a 4 anos. Nesse tempo, ao juiz do processo de conhecimento (e no o de execuo) incumbe fiscalizar o cumprimento das condies impostas ao que recebeu o benefcio. Isso ocorre porque no houve ainda uma sentena, no podendo se falar ainda em execuo de pena. Alm disso, no h priso do acusado, pois ele cumpre as condies solto. Se o acusado preencher todos os requisitos, o MP DEVE pedir a suspenso condicional. No uma opo. Caso o rgo do MP no queira fazer o pedido de suspenso, mesmo o acusado estando apto, o Procurador Geral de Justia designar outro promotor para o feito. 9.5 Aceitao da suspenso condicional Se o acusado aceitar a proposta, o processo ser suspenso. Se o acusado cometer delito no perodo de prova, no ter direito a nova suspenso do processo. Haver contraditrio e ampla defesa, sendo assim no poder ser declarado de oficio pelo juiz. Neste caso, como no h sentena transitada em julgado, no haver reincidncia por novo crime aps receber a suspenso pelo crime anterior. Se vier a ser condenado em novo processo por novo crime, no acarretar reincidncia por parte do antigo crime em que houve suspenso do processo. 10. Suspenso condicional da execuo da pena A previso legal deste instituto se encontra no art. 77 do Cdigo Penal.

Requisitos da suspenso da pena Art. 77 - A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a 2 (dois) anos, poder ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - o condenado no seja reincidente em crime doloso; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio;(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - No seja indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - A condenao anterior a pena de multa no impede a concesso do benefcio.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) o 2 A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a quatro anos, poder ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razes de sade justifiquem a suspenso. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998)

A natureza do instituto de Direito Material Penal. Suspende-se a execuo da pena. Ao contrrio da suspenso condicional do processo, aqui j tivemos uma sentena condenatria transitada em julgado. No perodo de prova (2 a 4 anos), se o beneficiado no cometer nenhum outro crime, extinta a punibilidade. Tambm ao contrrio da suspenso condicional do processo, a fiscalizao do perodo de prova no feito pelo juiz do processo de conhecimento, mas pelo juiz da execuo. Entretanto, a suspenso da execuo da pena ser decida pelo juiz do processo de conhecimento, pois o juiz da execuo no pode aplicar pena. Ainda assim, se apenas o juiz da execuo perceber que o apenado se encaixa nos requisitos da suspenso da pena, poder, de ofcio, suspender a pena (na prtica, o que ocorre). Noutra via, se o Juiz da execuo perceber que o benefcio foi dado pelo juiz do processo de conhecimento erroneamente (sem o preenchimento dos requisitos), nada poder fazer uma vez transitada em julgado a sentena

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 42 de 43]

condenatria. Trata-se da precluso do ius puniendi do Estado. A nica sada seria, antes da coisa julgada, o MP recorrer da deciso de suspenso da pena. Aula 31 - 17/11/11 (sex) NO HOUVE Aula 32 - 22/11/11 (ter) 11. Apelao nos Juizados Especiais Criminais Das decises que rejeitam a queixa ou denncia e da sentena condenatria ou absolutrio, caber apelao. J nas decises do juizado especial civil, cabe o recurso inominado ou embargo de declarao. No juzo comum, a apelao dirigida ao Tribunal de Justia. J nos juizados especiais, h uma turma recursal que analisar os recursos. Temos um sistema hibrido, pois autoriza um rgo que no o Tribunal, rever a deciso de um juiz de primeiro grau. A turma recursal composta de 3 juzes togados, de primeiro grau. De certa forma, a turma recursal frustra o princpio do duplo grau de jurisdio. Obs.: da deciso que recebe a denncia ou queixa no h previso de recurso. A apelao aqui tem prazo recursal diferenciado: 10 dias (e no 5 dias, como no CPP). Nos juizados especiais, a interposio do recurso deve ser feita juntamente com a apresentao das razes recursais. No h a possibilidade de interpor o recurso para no perder o prazo recursal, juntar as razoes recursais posteriormente. Para o STJ, contudo, possvel interpor o recurso e, depois, apresentar as razes recursais, desde que no prazo de 10 dias. Caso no se interpor o recurso, temos a coisa julgada.

Para o MP, o prazo comeava a correr da cincia inequvoca da deciso. Mas, STF decidiu que o prazo dever correr a partir ingresso na repartio do MP (no da cincia do mesmo). Para o acusado, o prazo comea a correr a partir da intimao do mesmo (que dever ser pessoal). Nos prazos processuais penais, inclui-se a data do dia final e exclui-se a do dia de incio. A decadncia para os crimes de ao penal privada: 6 meses. As partes podem pedir que a gravao da audincia siga as peas processuais em caso de apelao (lembrando que as audincias podem ser gravadas). Aula 33 - 25/11/11 (sex) UNIDADE V - NULIDADES 1. Teoria Geral das Nulidades A nulidade tem relao com as irregularidades que ocorrem no processo. As questes que impedem a apreciao do mrito so chamadas de preliminares de mrito. Em sede recursal, as nulidades so tratadas em sede de preliminares. No caso das nulidades insanveis, o Tribunal sequer aprecia o mrito do processo, devolvendo-o ao juzo do primeiro grau. Os atos considerados inexistentes no so passveis de ser julgados como sendo nulidades relativas ou absolutas. Eles simplesmente no existem no ordenamento jurdico. Por exemplo, uma sentena assinada pelo escrivo. A nulidade decorre de ato existente, mas no tpico e, por isto, considerado invlido. A conduta, ainda que praticada, no se amolda prescrio legal.

PUC-GO www.adpuc.blogspot.com

Direito Processual Penal III (JUR3323) Turma A05 Sl. 203-B [pg. 43 de 43]

As nulidades podem ser relativas ou absolutas. 2. Princpios Pas de nullit sans grief no h nulidade sem prejuzo. S vale para as nulidades relativas. Para as nulidades absolutas, temos vcios insanveis. A citao ou intimao, no processo penal, pessoal. Um exemplo: o zelador do prdio recebe a citao pelo acusado (no houve citao pessoal). O ru se apresenta ao processo e apresenta sua defesa. A nulidade aqui no acarretou prejuzo. O ru no pode arguir, em sede de constestao, a nulidade da citao, pelo princpio ps de nullit sans grief. A nulidade relativa tem efeitos preclusivos. Ou seja, tem que ser arguida imediatamente, to logo tenha-se a oportunidade de se manifestar no processo. Caso contrrio, ela preclui. Na sua argio, necessrio demonstrar no apenas a nulidade, mas tambm o prejuzo causado. Na nulidade absoluta, o prejuzo presumido, pois elas frustram normas de ordem pblica, que sustentam o prprio sistema jurdico. Se fosse possvel relativizar as normas de Direito Pblico, colocar-se-ia em xeque o prprio sistema. Por isso, podem ser arguidas a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio.

Das könnte Ihnen auch gefallen