Sie sind auf Seite 1von 4

07/10/12

Parbola do Semeador - Que Tipo de Solo Sou?

Register

Login

Pgina Inicial Quem Somos Ministrios

Ferramentas

Calendrio Equipe MAPI

Ferramentas Artigos Parbola do Semeador - Que Tipo de Solo Sou?

Parbola do Semeador Que Tipo de Solo Sou?


No incio do ano da popularidade de Jesus, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome. Mas Jesus no se confiava a eles, pois conhecia a todos. No precisava que ningum lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem (Jo 2.23-25). Por que Jesus no confiava nos homens? Porque sabia o que havia no homem, conhecia o corao humano com suas emoes passageiras. Como ele lhe v hoje?

O assunto do corao do homem aprofundando na parbola do semeador. Quatro solos: duro, pedregoso, espinhoso e frutfero. Com qual voc mais se identifica hoje? Pare e reflita sobre isso antes de continuar.

A maioria no pensa muito no primeiro solo onde a Palavra nem entra . Mas quem no tem uma vida simples, tempo para reflexo e meditao, quem est sempre beira do caminho ou no caminho, tende a ouvir muito a Palavra sem que nunca tenha efeito algum. Isto pode atingir especialmente o crente velho ou o lder ou pastor que j ouviu tanto a Palavra que parece que no tem mais novidade ou vida ao ouvir novamente.

Nosso corao fica endurecido, seja por no parar o suficiente para receber a Palavra, seja por feridas e dores no resolvidas onde fechamos nosso corao. Esta pessoa ouve a Palavra todos os domingos, possivelmente a l durante a semana, mas nada penetra. No reconhece a voz de Deus em sua Palavra. Ouve sem nenhuma inteno de praticar ou mudar. Est acomodado. Pode at ser visto como bom crente por estar sempre na igreja, louvando a Deus e dizimando. Mas dentro dela a vida de Deus no flui.

s vezes passamos por um perodo de seca onde no experimentamos o poder da Palavra, a vida de Jesus parece estar longe. Nestes casos precisamos fazer uma procura especial de Deus, possivelmente um retiro com ele. Na verdade tal retiro quase indispensvel para parar nossa correria. atravs de um dos outros tipos de solo. Precisamos permitir que Ele tenha uma oportunidade maior para trabalhar conosco

A maioria se identifica com certa facilidade com o segundo ou terceiro tipo de solo. Em termos gerais, o segundo tipo de solo parece estar limpo e bom, mas tem problemas abaixo da superfcie que ningum v. O terceiro tem bom solo por debaixo, mas tem problemas visveis, acima da superfcie. Vejamos estes dois com mais detalhes.

O corao com o segundo solo reconhece a Palavra de Deus pelo que : poderosa e eficaz para transformar vidas, trazendo vida.
nimbusoft.com/Ferramentas/Artigos/ParboladoSemeadorQueTipodeSoloSou/tabid/1307/Default.aspx 1/4

07/10/12

Parbola do Semeador - Que Tipo de Solo Sou?

Esse reconhecimento traz alegria. A pessoa se entusiasma, parecido aos que respondiam a Jesus no relatrio de Joo citado acima. Esta pessoa realmente recebe a Palavra, pode ser que faz anotaes ou at usa um dirio espiritual.

Mas esta pessoa no tem raiz em si mesmo (Mt 13.21). Tem outras coisas dentro dela que competem com a semente da Palavra colocar razes. Emoes no resolvidas como medo, ira, depresso e amargura podem ser razes que competem com a Palavra. Dores e feridas precisam de cura. Estas pessoas precisam de uma limpeza sria e profunda por baixo do solo. Tiago nos adverte quanto ao problema da ira e continua dizendo, Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocs, a qual poderosa para salv-los (1.21). Este corao precisa de tratamento antes de poder receber a Palavra. Tiago destaca trs problemas: impureza moral, maldade e orgulho ou

egocentrismo (falta de humildade). Estes problemas precisam de cura, mas s sero resolvidos atravs de arrependimento e quebrantamento. A terra precisa ser trabalhada para a semente poder entrar bem.

Esta semente at brota. Parece ser bonita. Mas no permanece. Esta pessoa imediatista. Jesus usa a palavra logo ao descrever esta pessoa. Logo brota, logo recebe a palavra com alegria, e logo a abandona (Mt 13.5, 20, 21). Joga-se para a ltima idia que aparece com a esperana que isto far uma diferena significativa em sua vida. Mas no finaliza. Ela comea mil coisas. Dezenas de livros, de planos devocionais, de votos de Ano Novo, de compromissos de perder peso, de levantar mais cedo e assim em diante. Estas pessoas no tm firmeza. So levadas pelas ondas passageiras. Procurar trabalhar com estas

pessoas como construir na areia. Quando aparecer uma tempestade, dificuldades ou provas, no permanecem. Dizem que daro seqncia, se alegram com um encontro de mentoria ou aconselhamento, mas no mudam.

Infelizmente, a prpria igreja facilmente nutre a mentalidade imediatista, criando novas ondas semanalmente. Pula de um tema para outro com uma rapidez que no permite ningum criar razes. Domingo noite um tema, na reunio no meio da semana ou clula outro tema; na escola bblica dominical j outro e o seguinte domingo o furaco de novos temas comea de novo. A diversidade tem seu lugar. Mas uma igreja teria possibilidades bem maiores de amadurecer se houvesse um foco numa rea especfica, pelo menos uma vez a cada ano, onde todos os ngulos desta rea fossem abordados.

Quem se importa em trabalhar a terra cria ambiente para receber a Palavra, para nutrir a semente. Sabe separar um tempo e um lugar para dar espao para a semente entrar fundo. Sabe o valor de chegar igreja cedo e preparar seu corao; de ficar aps o encerramento em silncio ouvindo a Deus.[1]

Como est seu corao?

Como voc descreveria a parte abaixo da superfcie que outros no enxergam?

Tem razes que

precisam ser arrancadas? Tem pedras que competem com a Palavra e dificultam de voc realmente a receber? Se a Palavra te alegra, mas no existem mudanas que permanecem, crescimento visvel, possivelmente voc precisa prestar mais ateno a olhar para dentro de seu corao. J que nossos coraes so extremamente enganosos, se for srio quanto a isto, procure a ajuda de outra pessoa. Algum com experincia e maturidade na rea de discernimento e tratamento de coraes pode lhe ajudar a sondar seu corao e tratar os problemas escondidos. Melhor ainda se tambm houver um grupo pequeno que se compromete a caminhar junto nessa jornada j que poucos problemas srios com razes profundas se resolvem rapidamente.

O terceiro tipo de solo, o espinhoso, aquele onde tem boa terra, sem empecilhos para as razes descerem e se firmarem. Esta pessoa razoavelmente resolvida, saudvel, curada, equilibrada. Mas este solo fica sufocado por duas coisas, a primeira sendo as preocupaes ou cuidados desta vida. Nossa vida simplesmente cheia demais. No tem espao para quase nada. A Palavra chega, entra bem em nosso corao, brota de forma saudvel e morre por falta de ar, sol e gua.

Esta pessoa no tem uma vida simples. Sua vida est cheia de responsabilidades e atividades. No sabe dizer no. No sabe
nimbusoft.com/Ferramentas/Artigos/ParboladoSemeadorQueTipodeSoloSou/tabid/1307/Default.aspx 2/4

07/10/12

Parbola do Semeador - Que Tipo de Solo Sou?

se podar. Ao no ser podado, acaba no dando fruto. Pode at ser uma rvore ou videira de linda aparncia, mas a energia toda vai para manter as atividades; no sobra energia para dirigir-se para os frutos que permanecem. O prprio ativismo ministerial pode ser nosso Inimigo Nmero Um. Nos enchemos com as preocupaes ministeriais e no temos espao para deixar Deus nos guiar, orientar, nortear.

O segundo fator sufocador o engano das riquezas.

Muitos nos perdemos na procura de melhorar nossas condies

econmicas. Este mundo se torna bem mais real do que o mundo espiritual e eterno. Dois empregos. Trabalhar de dia e estudar a noite. Correr atrs de novo carro. De uma casa maior. Claro que tem um tempo para tudo. Mas se no nos cuidamos, focalizar em coisas materiais pode ser um tempo que nunca termina. Nos descobrimos investindo fundo nas coisas que esto aqui hoje e amanh sumiram. Coisas que enferrujam; que so roubadas. Nosso corao se perde nelas. Fazemos delas nosso tesouro, o alvo de nossos maiores empreendimentos.

A Palavra de Deus, a voz dele, o eterno no tem espao para crescer e frutificar em tal ambiente. Temos frutos sim, mas no aqueles que so eternos. Todas essas coisas so importantes: emprego, renda, estudos, carro, casa. Mas precisam ser vistos claramente como meios para um fim maior, o fim de nos liberar para ter mais tempo e energia para as coisas eternas, para dar fruto que permanece.

Queremos ser o quarto tipo de solo. Lucas acaba descrevendo esse solo com detalhes. Ele indica seis caractersticas (8.15). Ele :

1. Bom (grego: kalos): formoso, atraente, virtuoso, seja em aparncia ou utilidade, harmonioso. Essa harmonia traduzida por
honesta pela KJV e NAS em ingls. Esta pessoa atraente com uma vida harmoniosa. O fruto do Esprito se manifesta naturalmente porque as fontes de gua viva fluem nela.

2. Generoso (grego: agathos): bom por dentro, carter interno, integridade que produz resultados. Barnab descrito por esta
palavra (At 11.24), um homem ntegro que faz uma diferena. Esta pessoa tem frutos internos, os do Esprito, e externos, os resultados na formao de vidas que multiplicam.

3. Ouvinte da Palavra: discerne a voz de Deus, tem um encontro divino, deixa a Palavra agir de forma sobrenatural, penetrando
at dividir alma e esprito, juntas e medulas, e julgar os pensamentos e intenes do corao (Hb 4.12). Esta pessoa sedenta, faminta para as coisas de Deus. Procura a voz dele, presta ateno e modifica sua vida baseado nisso.

4. Retentor da Palavra (grego: katech): agarra, possui, se apega. Nas palavras de Paulo, pe prova todas as coisas e fica
com o que bom (1 Ts 5.21). No abre mo. Um dirio espiritual ajuda tremendamente quanto a reter o que Deus fala para ns. Quase todos ns esquecemos o que recebemos de Deus dentro de uns dias, se no dentro de umas horas. Um dirio espiritual e o repasse do que escrevemos pode fazer uma diferena notria em reter a Palavra e em reconhecer quando estamos falhando nisso. Esta pessoa tem uma solidez, uma profundidade que quando for arranhada, a graa de Deus se revela, a Palavra de Deus se manifesta. Est pessoa no apenas l a Palavra, mas medita nela, a estuda, a memoriza.

5. Frutfero: pratica o que recebe (Tg 1.22-25) e se multiplica. Uma traduo descreve essa qualidade assim: Contando
constantemente aos outros, que tambm logo crem (BV). Lembra-nos da multiplicao das quatro geraes em 2 Tm 2.1,2. Esta pessoa tem discpulos. Acredita que o Pai lhe deu certas pessoas para investir fundo nelas e ver a vida de Jesus se multiplicar nelas.
nimbusoft.com/Ferramentas/Artigos/ParboladoSemeadorQueTipodeSoloSou/tabid/1307/Default.aspx 3/4

07/10/12

Parbola do Semeador - Que Tipo de Solo Sou?

Jesus se multiplicar nelas. Este quarto tipo de solo se destaca por ser frutfero. Existem frutos do Esprito (interno) e frutos de discipulado, multiplicando a vida de Jesus em outras pessoas (externo). Na verdade, um fruto acaba se demonstrando no outro. Nenhum permanece sem o outro. O fruto do Esprito a vida invisvel que produz mudanas de vida visveis.

As mudanas mais objetivas e visveis se demonstram em sermos um discpulo de Jesus e nos multiplicar em fazer discpulos, pessoas nas quais Jesus se multiplica atravs de ns. Passamos de ser simples solo para sermos semeadores! Nos

importamos no apenas com o solo de nosso corao e sim com nutrir, limpar e regar o solo dos coraes de outras pessoas. Ns nos tornamos discipuladores.

6. Perseverante (grego: hupomon): no desistindo em circunstanciais adversas ou provaes. Fiel (BV). Esta pessoa
estabelece certos projetos de vida, tanto vocacional como ministerial, tanto externo como interno. Ela comea, caminha e finaliza. Ela tem relacionamentos slidos, de longa durao. Ela no pula de igreja em igreja. Ela firme, seja em reas internas, seja no compromisso de discipular outras pessoas. Esta pessoa tem a satisfao de dizer em diversos momentos o que Jesus falou, Completei a obra que me deste para fazer (Jo 17.4). Para concluir, dificilmente algum consegue ter esse perfil sozinho. Precisamos de algum que cuide de nosso corao, o nutra e o regue. Paulo diz que ele semeou, Apolo regou e Deus deu o crescimento. Ele enxerga a si mesmo e a Apolo como cooperadores de Deus (1 Co 3.5-9). Todos precisamos dessas pessoas, sejam companheiros num grupo pastoral, um

companheiro de orao ou um mentor. Sozinho no!

Perguntas para reflexo e discusso

1. Com qual dos solos mais me identifico? 2. O que preciso fazer baseado nisso? 3. Quem pode me ajudar a caminhar para ter um corao com solo mais frutfero? 4. Tenho discpulos? Estou demonstrando os frutos externos do solo frutfero?

Baixe este artigo como documento Word

Veja a lista completa de artigos MAPI

[1] Deixe-me registrar algo que me angustia no final de muitos cultos, seja na igreja, seja em congressos.

Tantas vezes os

msicos comeam a tocar, como se fosse a hora deles. No a hora deles. a hora de Deus. A Palavra acabou de ser ministrada. Quem quer conversar com algum, orar juntos, muitas vezes obrigado a fugir do templo ou auditrio para ser ouvido. A ministrao pessoal e individualizada que essa pessoa precisa no tem ambiente ou espao. Ao meu ver isto contribui muito ao primeiro solo onde Satans consegue levar-nos a esquecer da mensagem antes at mesmo de sair do local.

MAPI Ministrio de Apoio a Pastores e Igrejas


Terms Of Use | Privacy Statement | Copyright 2009 by MAPI Ministries

nimbusoft.com/Ferramentas/Artigos/ParboladoSemeadorQueTipodeSoloSou/tabid/1307/Default.aspx

4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen