Sie sind auf Seite 1von 5

Energia Mecnica- Bsico

Questo 01 - (FATEC SP/2012) Em alguns parques de diverso, h um brinquedo radical que funciona como um pndulo humano. A pessoa, presa por uma corda inextensvel amarrada a um ponto fixo acima de sua cabea, erguida por um guindaste at uma altura de 20 m. A partir da, ela solta fazendo um movimento pendular. Veja a figura. Em um processo de demolio de um prdio, foi utilizado um guindaste como o mostrado na Figura.

Se admitirmos a acelerao da gravidade de 10 m/s2 e desprezarmos qualquer tipo de atrito, a velocidade com que a pessoa passar no ponto A mais baixo da trajetria, em km/h, ser de a) b) c) d) e) 18. 24. 36. 48. 72.

Questo 02 - (UDESC/2012) Na realizao de um experimento verificou-se a existncia de uma constante de proporcionalidade entre a energia potencial gravitacional e a altura at onde um objeto era erguido. Neste caso, em termos dimensionais, essa constante de proporcionalidade equivalente a: a) b) c) d) e) trabalho potncia velocidade acelerao fora

Nesse guindaste h um pndulo formado por um cabo de ao de comprimento, L, e por uma esfera de ferro (esfera de demolio) de massa, M. Para realizar a demolio, a esfera puxada pelo guindaste at a posio mostrada na Figura e, logo aps, solta, indo, assim, de encontro ao prdio a ser demolido. Considerando a acelerao da gravidade, g; o comprimento do arco, S, formado pelo movimento da esfera; a diferena de altura, h, entre a posio inicial e sua posio no momento da coliso; a altura, H, da esfera em relao ao solo na posio inicial; e o comprimento do cabo, L, conforme mostrados na Figura, pode-se concluir que a energia mxima disponvel em uma coliso : a) b) c) d) MgS. MgH. MgL. Mgh.

Questo 04 - (UFTM/2012) Analise a figura que apresenta a distribuio de incidncia de radiao solar no Brasil em wh/m2.

Questo 03 - (UFRN/2012) Professor Neto Professor Allan Borari

Energia Mecnica- Bsico


aproximadamente 25 m. Qual o aumento da energia potencial gravitacional quando uma embarcao de massa m = 1,2104 kg elevada na eclusa? a) b) c) d) 4,8 102 J. 1,2 105 J. 3,0 105 J. 3,0 106 J.

Questo 06 - (UNICAMP SP/2012) Em 2011 o Atlantis realizou a ltima misso dos nibus espaciais, levando quatro astronautas Estao Espacial Internacional. a) A Estao Espacial Internacional gira em torno da Terra numa rbita aproximadamente circular de raio R = 6800 Km e completa 16 voltas por dia. Qual a velocidade escalar mdia da Estao Espacial Internacional? b) Prximo da reentrada na atmosfera, na viagem de volta, o nibus espacial tem velocidade de cerca de 8000 m/s, e sua massa de aproximadamente 90 toneladas. Qual a sua energia cintica? Questo 07 - (UEM PR/2012) Questo 05 - (UNICAMP SP/2012) As eclusas permitem que as embarcaes faam a transposio dos desnveis causados pelas barragens. Alm de ser uma monumental obra de engenharia hidrulica, a eclusa tem um funcionamento simples e econmico. Ela nada mais do que um elevador de guas que serve para subir e descer as embarcaes. A eclusa de Barra Bonita, no rio Tiet, tem um desnvel de Professor Neto Professor Allan Borari Sobre a energia mecnica e a conservao de energia, assinale o que for correto. 01. Denomina-se energia cintica a energia que um corpo possui, por este estar em movimento. 02. Pode-se denominar de energia potencial gravitacional a energia que um corpo possui por se situar a uma certa altura acima da superfcie terrestre. 2

(Fernando Cabral e Alexandre Lago. Fsica 1, 2004. Adaptado.) Considere que, num perodo de 10 horas, a energia solar coletada em um metro quadrado na regio do Tringulo Mineiro seja igual ao limite inferior do intervalo indicado na figura. Ao erguer nesse local uma carga de 2 000 kg, utilizando essa quantidade de energia solar coletada, poderamos elev-la a uma altura mxima, em metros, de a) b) c) d) e) 10 000. 10 260. 11 550. 12 250. 15 000.

Energia Mecnica- Bsico


04. A energia mecnica total de um corpo conservada, mesmo com a ocorrncia de atrito. 08. A energia total do universo sempre constante, podendo ser transformada de uma forma para outra; entretanto, no pode ser criada e nem destruda. 16. Quando um corpo possui energia cintica, ele capaz de realizar trabalho. Questo 08 - (UEPG PR/2012) Na figura abaixo um bloco de massa m, inicialmente em repouso, solto a partir do ponto A, seguindo o caminho curvo ABC delimitado por um trilho, no qual existe atrito entre as superfcies de contato. Os pontos A e C esto no mesmo nvel. Com relao ao movimento executado pelo bloco sobre o trilho, assinale o que for correto. Um esqueitista treina em uma pista cujo perfil est representado na figura abaixo. O trecho horizontal AB est a uma altura h = 2,4 m em relao ao trecho, tambm horizontal, CD. O esqueitista percorre a pista no sentido de A para D. No trecho AB, ele est com velocidade constante, de mdulo v = 4 m/s; em seguida, desce a rampa BC, percorre o trecho CD, o mais baixo da pista, e sobe a outra rampa at atingir uma altura mxima H, em relao a CD. A velocidade do esqueitista no trecho CD e a altura mxima H so, respectivamente, iguais a NOTE E ADOTE g = 10 m/s2 Desconsiderar: Efeitos dissipativos. Movimentos do esqueitista relao ao esqueite.

em

01. A 2 lei de Newton no pode ser aplicada a esse movimento, pois nele atuam somente foras dissipativas. 02. O trabalho realizado pela fora de atrito, durante todo o percurso, reduz a energia mecnica do sistema. 04. A energia potencial gravitacional do bloco no conservada durante o movimento. 08. O bloco certamente no atingir o ponto C. 16. Ao passar pelo ponto B a velocidade do bloco ser mxima. Questo 09 - (FUVEST SP/2011) Professor Neto Professor Allan Borari

a) b) c) d) e)

5 m/s e 2,4 m. 7 m/s e 2,4 m. 7 m/s e 3,2 m. 8 m/s e 2,4 m. 8 m/s e 3,2 m.

Questo 10 - (UDESC/2011) Uma partcula com massa de 200 g abandonada, a partir do repouso, no ponto A da Figura 1. Desprezando o atrito e a resistncia do ar, pode-se afirmar que as velocidades nos pontos B e C so, respectivamente:

Energia Mecnica- Bsico


O Cear hoje um dos principais destinos tursticos do pas e uma das suas atraes o Beach Park, um parque temtico de guas. O tobogua, um dos maiores da Amrica Latina, uma das atraes preferidas e mais radicais, com uma altura de 41m. Considere uma criana deslizando desta altura e despreze o atrito. Analise as afirmaes:

Figura 1 a) b) c) d) e) 7,0 m/s e 8,0 m/s 5,0 m/s e 6,0 m/s 6,0 m/s e 7,0 m/s 8,0 m/s e 9,0 m/s 9,0 m/s e 10,0 m/s

Questo 11 - (UFPE/2011) Uma criana, que est brincando com blocos cbicos idnticos, constroi as configuraes compostas de trs blocos mostradas na figura. Cada bloco tem aresta a = 10 cm e massa M = 100 g. A criana pode at perceber intuitivamente que a configurao A mais estvel do que a B, mas no consegue quantificar fisicamente essa estabilidade. Para tal, necessrio determinar a diferena de energia potencial gravitacional U = UB UA entre as duas configuraes. Qual o valor de U, em unidades de 102 joules? Acelerao da gravidade: 10 m/s2 I. Quanto maior for o peso da criana, maior a velocidade final alcanada. II. A energia cintica da criana, na chegada, depende da altura do tobogua. III. O tempo de queda no depende da altura do tobogua. IV. Se a descida fosse em linha reta, a velocidade final seria a mesma. Marque a opo VERDADEIRA: a) b) c) d) e) Somente a afirmativa II correta. As afirmativas II e III so corretas. As afirmativas I e IV so corretas. As afirmativas II e IV so corretas. Somente a afirmativa IV correta.

Questo 13 - (UESPI/2011) No percurso entre os pontos A e B, uma partcula material sofre variaes em suas energias cintica e potencial respectivamente iguais a 6 J e +2 J. A energia que lhe foi dissipada nesse percurso , em joules, igual a: a) 2 Professor Neto Professor Allan Borari 4

Questo 12 - (UNIFOR CE/2011)

Energia Mecnica- Bsico


b) c) d) e) 3 4 6 8 d) I e II, apenas. e) I, apenas. Questo 15 - (FATEC SP/2011) Questo 14 - (UEPB/2011) Um estudante de fsica que morava numa residncia universitria tinha trs opes para subir ou descer do trreo para o 1 piso dessa residncia: pela escada, pela corda ou por uma rampa , conforme ilustrado na figura: Uma bola de basquete solta de uma altura de 1,0 metro e, a cada coliso com o cho, ela dissipa 10% de sua energia mecnica. Aps 3 toques no cho, a bola atingir uma altura de, aproximadamente, a) b) c) d) e) 54 cm. 63 cm. 69 cm. 73 cm. 81 cm.

Gabarito: Aps algumas anlises, o estudante estabeleceu as seguintes hipteses: I. Ao mudar de nvel, a minha variao da energia potencial menor pela rampa, uma vez que no me esforo tanto para subir ou descer. II. Ao mudar de nvel, a minha variao da energia potencial maior pela escada, uma vez que o esforo maior. III. Ao mudar de nvel, a minha variao da energia potencial a mesma pelos trs caminhos. IV. Ao mudar de nvel, a minha variao da energia potencial maior pela corda, uma vez que o esforo maior. Das hipteses apresentadas estudante, (so) verdadeira(s): a) II, apenas. b) I e IV, apenas. c) III, apenas. Professor Neto Professor Allan Borari pelo 1. E 2. E 3. D 4. B 5. D 6. vm = 27,2 103 km/h c =2,88 1012J 7. 27 8. 30 9. E 10. A 11. U = 30 102 J 12. D 13. C 14. C 15. D

Das könnte Ihnen auch gefallen