Sie sind auf Seite 1von 9

Economia Pblica Aula 2 Teoria do bem-estar Sumrio : Fundamentos tericos da interveno pblica 1 As teorias positiva e normativa do Estado; 2 A economia

ia do bem-estar e a norma de eficincia; 2.1 A abordagem no quadro da economia do bem-estar; 2.2 Os teoremas da economia do bem-estar. Bibliografia : Cullis & Jones (1998) : Cap 1 (1.1-1.4) 1 A anlise normativa e a economia do bem-estar A economia distingue as abordagens positivas das abordagens normativas. A abordagem positiva refere-se ao que o que enquanto que a abordagem normativa refere-se ao que deve ser. Ambas as abordagens coexistem na economia pblica. Ao se analisar o funcionamento do sistema fiscal est-se a fazer uma anlise positiva. Ao recomendar-se as polticas pblicas mais adequadas est-se a fazer uma proposta normativa. As duas abordagens so complementares. A abordagem positiva torna-se necessria ao fundamento da abordagem normativa, j que quando se propem polticas h que conhecer os efeitos provveis das alternativas que se colocam. Os eixos centrais da economia pblica so a eficincia e a equidade. A eficincia sempre uma questo positiva. A equidade sempre na questo normativa. A conflitualidade existente entre a eficincia e equidade torna a concepo de polticas pblicas uma questo delicada, demasiado assente em valores e ideologias e dando pouca ateno aos conhecimentos cientficos. 2 A economia do bem-estar e a norma de eficincia O objectivo da economia pblica o estudo das condies que conduzem necessidade da interveno do estado na economia (impostos, subsdios, proviso, etc.) e anlise das consequncias dessa interveno (a interveno afecta o equilbrio, a distribuio de rendimento, o desempenho, etc.).

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica O referencial terico para a anlise da interveno do Estado a economia do bem-estar. A economia do bem-estar parte do conceito de eficiencia para ordenar estados sociais com base em juzos de valor assentes pela economia, a saber : 1 - O indivduo o melhor juz das suas preferncias (esta hiptese significa que o indivduo o referencial da deciso, dizendo o que bom ou mau para ele. Esta hiptese exclui concepes paternalistas sobre os indivduos). 2 - A sociedade caracterizada pela soma dos indivduos que a compe. 3 - Se possvel realocar os recursos por forma a aumentar a utilidade de um indivduo sem diminuir a utilidade de outrem, o bem-estar da sociedade aumentar. ptimo de Pareto Definio Uma afectao de recursos prefervel a qualquer outra se permitir melhorar o bem-estar de um indivduo, sem diminuir o bem-estar de outros indivduos pertencentes sociedade. Assim, a partir do momento em que no seja possvel modificar essa afectao de recursos no sentido de melhorar o bem-estar de um indivduo, ento essa afectao constitui um ptimo de Pareto. Representao grfica do ptimo de Pareto :

Considerando dois indivduos na fronteira de possibilidades de utilidade. O ponto A corresponde ao ptimo de Pareto. Dados os recursos existentes na economia, no posso aumentar o bem-estar de um indivduo sem diminuir a utilidade do outro, isto , no posso aumentar UA mantendo constante UB . B no um ptimo de Pareto. Posso Prof. Carlos Barros 2

Economia Pblica aumentar UB mantendo constante UA , ou aumentar UA mantendo constante UB. D no um ptimo de Pareto. A partir do ptimo, o critrio de Pareto no permite tomar decises. Eficincia Paretiana : Uma economia eficiente se a afectao de recursos for tal que no ser possvel atravs de uma reafectao de recursos melhorar o bem-estar de um indivduo sem diminuir a utilidade de outrem. Um ptimo de Pareto uma afectao de recursos de concorrncia perfeita (equilbrio competitivo). A correspondncia equilbrio competitivo e concorrncia perfeita exige que se verifiquem simultaneamente as trs condies seguintes : i) ii) iii) Eficincia nas trocas (equilbrio parcial na procura); Eficincia na produo ( equilbrio parcial na oferta); Eficincia geral (equilbrio geral, simultaneamente na procura e oferta).

Equilbrio parcial

No equilbrio competitivo o preo de mercado permite ao produtor produzir 0q, assegurando que o custo marginal igual ao rendimento marginal. A este preo a empresa recupera os custos e usufrui de um lucro normal. O preo o mais baixo possvel de maneira a assegurar a sobrevivncia da empresa. Uma implicao deste resultado o de que a empresa detm o output fsico mximo por unidade de input empregue e escolhe a combinao de inputs que d o menor custo da empresa que eficiente.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

No equilbrio competitivo o preo de mercado permite ao produtor produzir 0q, assegurando que o custo marginal igual ao rendimento marginal. A este preo a empresa recupera os custos e usufrui de um lucro normal. O preo o mais baixo possvel de maneira a assegurar a sobrevivncia da empresa. Uma implicao deste resultado o de que a empresa detm o output fsico mximo por unidade de input empregue e escolhe a combinao de inputs que d o menor custo da empresa que eficiente. O consumidor maximiza a utilidade consumida adquirindo Qd. O equilbrio de mercado assim um equilbrio na produo e no consumo simultaneamente.

Equilbrio geral

Equilbrio na troca Considere-se a Caixa de Edgeworth com dois sectores (X,Y) e dois indivduos (A,B) :

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

A distncia da caixa mede a quantidade de bens disponveis. As curvas de indiferena no interior da caixa esto definidas relativamente a cada origem dos outputs X e Y e do indivduo A. A questo saber onde reside o equilbrio dentro da caixa. O equilbrio definido pela igualdade : TMSAXY = TMSBXY A taxa marginal de substituio entre os bens X e Y deve ser igual para os dois indivduos : TMSAXY = TMSBXY = UmgAX / UmgAY = UmgBX / UmgBY = - PX / PY

A eficincia no equilbrio geral requer o consumo mximo de X e Y simultaneamente. O equilbrio est sob a curva de contrato. Atingido um ponto de equilbrio na curva de contrato s possvel aumentar o consumo de um bem com a diminuio do consumo de outro. No equilbrio o indivduo A consome 0A. P de X e 0A. Q de Y. A quantidade total do bem X disponvel 0A. P + 0B. R. No equilbrio o indivduo B consome 0B. R de X e 0B. S de Y. Considere-se uma situao com um ponto inicial em H. Este ponto no de equilbrio. H E Nesta situao a utilidade do indivduo A, que se mantem na mesma curva de indiferena, mas aumentamos a utilidade de B.

Nesta situao mantive a utilidade de B, j que estou sobre a mesma curva de indiferena, mas aumentei a utilidade de A.

Ambos os movimentos acima correspondem a um ptimo de Pareto. A partir de G ou E no posso afectar os bens X e Y sem piorar a situao de um dos indivduos. A curva de contrato constitui um ptimo de Pareto. A condio de equilbrio nas trocas constitui um conceito de eficincia paretiana. Prof. Carlos Barros 5

Economia Pblica

Equilbrio na produo Considere-se a Caixa de Edgeworth com duas empresas (Q,P) e dois inputs (capital (K) e trabalho (L)) :

As isoquantas no interior da caixa so definidas relativamente origem das empresas ( A,B) e dos inputs (K,L). O equilbrio na produo definido pela igualdade : TMSTQK,L = TMSTPK,L = CmPK / CmPL = CmQK / CmQL = - PK / PL

TMST Taxa Marginal de Substituio Tcnica entre capital e trabalho na produo do bem. Dadas as disponibilidades dos factores o nvel de produo de cada bem mximo dado o nvel de produo do outro bem ao longo da curva de contrato, pontos corresponde ao equilbrio. A tecnologia utilizada a que assegura a mxima combinao fsica de outputs em relao aos inputs fsicos.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica Equilbrio na produo e na troca O equilbrio simultneo na produo e na troca exige : TMSX,Y =TMTQ,P = - PX /PY

A taxa marginal de transformao a taxa a que se pode transformar um produto noutro, reafectando os recursos eficientes. Esta taxa depende das transformaes tecnolgicas; TMSX,Y = CmX / CmY = PX /PY em equilbrio. A TMT dada pelo declive na funo de possibilidades de produo, grfico que d as combinaes de X e Y que posso produzir com o nvel de recursos existente.

Na FPP tem-se que TMSTX K,Y = TMSYK,Y As preferncias dos indivduos tm em conta o nvel de produo possvel. A FPP inclui uma Caixa de Edgeworth e uma curva de contrato. Vejamos esta situao graficamente: A FPP a combinao de X e Y que so tecnicamente eficientes, pelo que o lugar geomtrico de utilizao ptima dos factores produtivos. No ponto A utiliza-se 0XA de X e 0YA de Y. A economia produz as quantidades X e Y que so exigidas no processo de troca. As preferncias dos indivduos tm em conta o nvel de produo.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica A FPP a combinao de X e Y que so tecnicamente eficientes, pelo que o lugar geomtrico de utilizao ptima dos factores produtivos. No ponto A utiliza-se 0XA de X e 0YA de Y. A economia produz as quantidades X e Y que so exigidas no processo de troca. As preferncias dos indivduos tm em conta o nvel de produo. Primeiro teorema de Pareto O equilbrio competitivo um ptimo de Pareto. Qualquer ponto na FPP um ptimo de Pareto. As implicaes do 1 teorema do bemestar que a eficincia econmica corresponde ao equilbrio competitivo e o equilbrio competitivo corresponde eficincia. As economias concretas no so de concorrncia perfeita e por isso so ineficientes. Segundo teorema de Pareto Uma afectao de Pareto eficiente pode ser atingida como resultado de um equilbrio competitivo, com uma distribuio de recursos iniciais particular.

Qualquer dos pontos na FPU um ptimo de Pareto. Existem combinaes de recursos que permitem atingir qualquer ponto da fronteira. O critrio de Pareto no permite conferir os diferentes ptimos. O que se entende por eficincia? Concluso : 1. O equilbrio de mercado corresponde a uma afectao de recursos eficiente; 2. Uma afectao de recursos eficiente resulta de um equilbrio competitivo e uma distribuio de recursos iniciais; 3. As economias concretas no so concorrenciais e por isso no so eficientes; 4. As economias eficientes formam distribuio de rendimentos inferior.

Prof. Carlos Barros

Das könnte Ihnen auch gefallen