Sie sind auf Seite 1von 2

22.10.

2012

Seis cientistas condenados a seis anos de priso por subestimarem riscos do terramoto de quila que ocorreu no dia 6 de abril de 2009
Um tribunal italiano condenou na segunda-feira passada, a seis anos de priso seis cientistas e um antigo responsvel governamental por homicdio involuntrio, depois de ter considerado que desvalorizaram os riscos relativos ao terramoto em quila, que causou a morte de 309 pessoas. A acusao pediu que fossem condenados a quatro anos de priso, mas o Tribunal de Abruzzes, em Itlia, anunciou na passada segunda feira uma sentena de seis anos de priso. A defesa alegou que no haveria forma de prever um terramoto daquela dimenso, mas a acusao defendeu que os sete membros da Comisso Nacional para a Previso e Preveno de Grandes Riscos no informaram a populao sobre a possibilidade de um terramoto para que esta pudesse proteger-se. Os seis cientistas e o antigo responsvel da proteco civil foram acusados de ter fornecido informao incompleta e contraditria sobre os perigos relativos aos abalos que se sentiram antes do sismo de 6 de Abril, segundo a imprensa italiana. Este caso indito alarmou a comunidade cientfica e levou cerca de 5000 cientistas a assinar uma carta aberta ao Presidente italiano, Giorgio Napolitano, em defesa dos acusados.

OPINIAO:

Na minha opinio isto mais uma, das muitas, decises erradas que os tribunais tomam, e o problema que futuramente vai ter graves consequncias. Ou os cientistas vo estar constantemente a dizer que vai haver um terramoto ou simplesmente vo estar calados com medos de terem o mesmo destino. Isto uma situao complicada, acho que os acusados no deveriam ir para a priso. Mas apos uma tragedia desta dimenso as pessoas sentem a necessidade de encontrar os culpados, mesmo que sejam inocentes, neste caso acho que se querem um culpado, culpem o terramoto, acho ridculo estarem a culpar o ser humano por um acto cometido pela natureza que ainda por cima era impossvel prever. Ora Sendo Itlia um pas que se encontra no meio de duas placas tectnicas (para quem no sabe, so as placas africana e euroasitica). Pela sua prpria segurana e eventos que j ocorreram no passado, deveriam construir estruturas preparadas para esta situaes e mentalizar-se da eventualidade de algum dia ocorrer um sismo, relativamente ao facto de disserem que no avisaram a populao de formas de se protegerem contra o sismo, duvido muito que seja verdade, porque isso uma coisa que se fala nos primeiros anos de escolaridade e j deve ser um tema comum entre os italianos, eles sabem que viver em Itlia sujeitar-se a este tipo de catstrofe. Acho que terem usado esse argumento foi apenas uma tentativa, que acabou por ser bem-sucedida, de os condenar priso. Na minha opinio o que o tribunal italiano deveria estar mesmo a questionar porque que ruram tantas estruturas que supostamente eram construdas com uma estrutura antisssmica, acho que iriam encontrar os verdadeiros culpados se esta questo fosse posta.

Das könnte Ihnen auch gefallen