Sie sind auf Seite 1von 4

Curso Nacional de Qualificao dos Gestores do SUS Municpio de So Paulo

FORMULRIO PARA ENVIO DAS ATIVIDADES Princpios organizativos e instncias de gesto do SUS Aluno- Gestor (a): Equipe _________________________________________________________________________________ E-mail:___________________________________________Data de Envio: _____/____/________ Parte: __I__ Captulo: __3___ Atividade final: ( ) 1 Verso ( ) 2 Verso ( ) 3 Verso Tutora: Rubiana Moreira Pinto de Oliveira Orientaes:
1 - Para o envio das atividades ao seu tutor, utilize o espao abaixo. 2- Ser considerado, para critrios de avaliao, o seguinte padro de formatao: Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espao 1,5. Produo coletiva: de 3 a 9 laudas. Consideraes pessoais: mximo de uma lauda. 4- Para enviar, voc dever ir at o link: Secretaria>Envio de Atividades> Atividade de Avaliao:

Captulo 3> Enviar arquivo>Selecionar o arquivo da Atividade>Enviar. O link deste mdulo desaparecer na aba de Envio de Atividades, mas estar em Histrico (caso precise reenviar devido a um pedido de reviso do seu tutor. 5- Data limite para envio das Atividades de entrega: 03-03-2013 6- Segue a atividade que dever ser entregue (colar cada atividade). 7- Atividade:

Como espao de negociao e pactuao com consenso formado por gestores e seus representantes do Estado e dos Muncipios integrantes de uma Regio de Sade (no Decreto 7508 tem a denominao de CIR Colegiado Intergestores Regional). No caso da RRAS- 6 So Paulo constitudo exclusivamente pelo territrio do Municpio de So Paulo. Esta conformao foi assumida pela administrao da SMS uma vez que atende as demandas do Gestor e, com a aprovao do Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011, responde ao Art. 5 que define o que deve conter em cada Regio de Sade, no mnimo, aes e servios de ateno bsica, urgncia e emergncia, ateno psicossocial, ateno ambulatorial especializada e hospitalar e vigilncia em sade na rea da Regio de Sade, comportando ento a existncia de uma Regio de Assistncia Sade denominada como RASS 06. A DRS 1 a responsvel pela gesto das seis RASS (Alto Tiete, Mananciais, Roda dos Bandeirantes, Franco da Rocha, Grande ABC e So Paulo) englobando 39 municpios. Deliberao CIB n 36 de 21 de setembro de 2011, Dirio Oficial do Estado de So Paulo 22/09/11, seo1 pg.51 (vide abaixo). 1- EXISTNCIA DE INSTRUMENTO LEGA OU NORMATIVO DE IMPLANTAO DO CGR. NO TENHO CONHECIMENTO PARA ATERNDER A QUESTO. Termo de Referncia aprovado em CIB sobre os critrios da regionalizao no Estado de So Paulo, que antecede o Decreto. Como instrumento normativo temos o Decreto 7.508 e o Regimento Interno de funcionamento do CGR da RASS 6. 2- ESTRATGIA E MECANISMOS ADOTADOS PARA IMPLANTAO DO CGR (OFICINAS, MATERIAIS, ESTRATGIAS E QUALIFICAO PROFISSIONAL, ETC). Reunies e seminrios desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Sade e reunies tcnicas municipais para definio dos participantes e do processo. 3DATA DA IMPLANTAO. Em 2008, logo aps a definio do Plano Diretor de Regionalizao PDR da SES (maio de 2007), iniciou-se as reunies do Colegiado de Gesto Regional com a participao da SES, atravs da DRS 1, e a SMS. NO TENHO A DATA INICIAL. Lembro que em 2006 foi assinado o Pacto pela Sade e desencadeada a discusso nacional e estadual da implantao das responsabilidades sanitrias e dentre elas estava a questo da regionalizao, partindo da SES firmar com os municpios o Pacto. Lembramos que o Pacto foi assinado em 2008/2009 e os CGR so de 2011. ver no Termo de Referncia.

4- FORMAS DE ORGANIZAO INTERNA E OPERAO DO COLEGIADO. O Colegiado de Gesto Regional CGR de So Paulo rgo de instncia colegiada, no paritrio, de natureza permanente, cujas decises so tomadas por consenso, em conformidade com as disposies estabelecidas no Pacto pela Sade (Portaria GM/MS n 399 de 22/02/2006), constituindo-se em um espao de planejamento, pactuao e co-gesto solidria entre os gestores municipal e estadual de sade

O CGR composto pelos seus membros definidos, h Cmara Tcnica que precede a reunio do CGR, onde so preparados os temas e a pauta seguinte. As decises so referendadas em atas da reunio e documentos so enviados com as resolues dos pontos discutidos para a participao da reunio da Comisso Intergestora Bipartite, tambm precedida por Cmara Tcnica. O Municpio de So Paulo tem assento em ambas as instncias.

5- EXISTNCIA DE REGIMENTO INTERNO. H regimento interno para o ordenamento do CGR RASS 6, aprovado em reunio de CGR de setembro de 2012, ainda no foi publicado. 6- TIPOS DE RECURSOS DISPONVEIS. Foram disponibilizados recursos do governo federal gesto estadual para a construo do processo e efetivao dos CGR no estado de So Paulo. Os recursos do governo federal tambm so utilizados pelo COSEMS-SP na contratao de apoiadores destinados a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do CGR. Cada CGR opera com recursos humanos e materiais dos gestores. 7- FORMAS DE REPRESENTAO DA SES E DOS MUNICIPIOS. A SES est representada atravs da direo do DRS 1 da Grande So Paulo e do Gabinete da SMS. Do Departamento Regional de Sade 01 que engloba a Grande So Paulo, representado pela Direo, SUCEM e outros quando so solicitados pela pauta. Da SMS participavam as Coordenaes do Gabinete como: Ateno Bsica, Centro de Epidemiologia e Informao (CEINFO), Gesto de Pessoas (CGP), Apoio ao Desenvolvimento da Gerncia Hospitalar (COGERH), Sistema Municipal de Regulao, Controle, Avaliao e Auditoria, Ncleo de Planejamento, de Vigilncia Sade, Superintendncia da Autarquia Hospitalar Municipais, e tcnicos que so convocados em decorrncia da pauta. Nesta transio de governo, a conformao est em discusso e a ideia a incluso das Coordenadorias Regionais de Sade (Norte, Sul, Leste, Centro oeste e Sudeste). 8- ATRIBUIES DAS ESTRUTURAS DE COORDENAO DA CGR. O CGR de So Paulo responsvel pela pactuao das estratgias de conduo e operacionalizao do SUS no mbito do Municpio de So Paulo e tem por finalidade qualificar o processo de regionalizao e descentralizao da gesto, aes e servios de sade, garantindo: -A organizao do sistema de sade do municpio de So Paulo, a partir dos princpios doutrinrios e de organizao do SUS, favorecendo a ao cooperativa e solidria entre os gestores; -O acesso, resolubilidade, humanizao e qualidade das aes e servios de sade, cuja complexidade e contingente populacional transcendam a escala local; -A integralidade na ateno sade; -A racionalizao dos gastos e otimizao dos recursos, possibilitando ganhos em escala nas aes e servios; -O estabelecimento de aes que permitam superar o enfoque centrado na assistncia, direcionando-o para a integralidade, por meio de estratgias dirigidas a indivduos e a coletividade, promovendo a articulao dos nveis de ateno sade e aes de promoo sade; -O fortalecimento do controle social

9- FORMAS DE RELACIONAMENTO COM A CIB. As discusses aprovadas em CGR so encaminhadas pela DRS para a SES e entram na pauta de deliberaes e homologaes da CIB. Via de regra todo assunto que envolva a Regio de Sade devem ser pactuadas no CGR antes de apreciados na CIB. Na CIB os municpios so representados pelo COSEMS. 10- EXISTNCIA E PAPEL DAS CMARAS TCNICAS, GRUPOS DE TRABALHO OU ESTRUTURAS SIMILARES, MECANISMOS UTILIZADOS PARA A DIVULGAO DO CALENDRIO, CONVOCAES E PAUTAS DAS REUNIES NO ESTADO E NOS MUNICPIOS. Existem Cmaras Tcnicas do CGR e da CIB. Os grupos de trabalho mais estveis so de Regulao e das redes de procedimento de alta complexidade, oncologia e outras. Com a definio das Redes de Ateno definidas a partir do Decreto 7.508, GT esto sendo organizados para montagem e acompanhamento do processo. 11- TIPOS DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA REGISTRO E DIVULGAO DOS RESULTADOS DAS REUNIES. Atas, deliberaes e portarias. 12- PARTICIPAO DOS SECRETRIOS DE SADE DOS MUNICIPIOS DA REGIO E O CONTEDO DAS REUNIES NO REFERIDO COLEGIADO, NMERO DE REUNIES J REALIZADAS, N DE MUNICPIOS PRESENTES, E PRINCIPAIS TEMAS TRATADOS. Como referido na questo 01, a DRS 1 a responsvel pela gesto das seis RRAS (Alto Tiete, Mananciais, Roda dos Bandeirantes, Franco da Rocha, Grande ABC e So Paulo) englobando 39 municpios. As reunies ocorrem mensalmente em cada CGR, com a participao dos Secretrios Municipais e seus tcnicos desde a sua criao. Sempre seguindo a sequncia: Cmara Tcnica do CGR, Reunio do CGR, Cmara Tcnica da CIB e reunio da CIB em todos os meses do ano, com exceo de janeiro e dezembro de cada ano. Nmero de Reunies: mensalmente desde a sua criao, com exceo de janeiros e dezembros. Principais Temas Tratados: Credenciamentos de servios e Unidades de sade, transferncias de tetos financeiros, redes temticas, adequao de regulao (referncias, contra-referncias), incorporao de unidades e recursos humanos no acordo de municipalizao, definio de calendrios, ajustes de campanhas de vacinao, mutires, referendo de projetos, informes gerais e outros.

Das könnte Ihnen auch gefallen