Sie sind auf Seite 1von 8

Investimentos em imveis de forma moderna e inteligente.

A possibilidade de diversificar o investimento e se tornar scio dos maiores empreendimentos imobilirios do Brasil.

Este material tem o objetivo de esclarecer as caractersticas dos Fundos de Investimentos Imobilirios (FII) uma forma de investimento em renda varivel, que viabiliza o acesso de pequenos e mdios investidores ao mercado imobilirio e possibilita diversificao e maior liquidez em relao ao investimento direto em imveis.

1) O que so fundos de investimentos


So aplicaes financeiras formadas por grupos de investidores que, juntos, tm mais recursos para atingir melhores rendimentos em seus investimentos. Dependendo do tipo de fundo em que aplicado o dinheiro, as carteiras podem ser mais ou menos diversificadas.

2) O que so Fundos de Investimentos Imobilirios


Os Fundos de Investimentos Imobilirios (FII) constitudos como condomnios fechados, divididos em cotas so formados por grupos de investidores que tm o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negcio de base imobiliria, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobilirios ou em imveis prontos, como edifcios comerciais, shopping centers e hospitais, ou ainda em ativos financeiros relacionados ao mercado imobilirio, como cotas de outros FII, CRI, LCI etc. Podem compor o patrimnio de um fundo um ou mais imveis, parte de imveis, direitos a eles relativos, ativos financeiros, entre outros. O retorno do capital investido se d por meio da distribuio de resultados do fundo (o aluguel pago por um shopping center, por exemplo) ou pela venda de suas cotas.

Comprar um imvel ou investir no mercado nanceiro


Por meio dos fundos, pequenos e mdio investidores podem se tornar donos de uma parte de grandes empreendimentos como shoppings, prdios e escritrios, apartamentos, hotis, ou seja, qualquer tipo de imvel comercial ou residencial.

3) Por que investir em FII Vantagens Diversificao

Os fundos imobilirios so uma excelente opo para quem j tem algum


tipo de investimento e deseja diversificar a sua carteira.

Alguns fundos j trazem em seu portflio diferentes tipos de imveis e ativos financeiros, como uma universidade e um shopping, por exemplo. Essa uma tima forma de minimizar os riscos e proteger o patrimnio, j que um setor diferente do outro (no caso, educao e comrcio).

Flexibilidade

Investimento no mercado imobilirio sem comprar um imvel e ter de


gastar com cartrio, corretagem ou Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis (ITBI). custos de manuteno do imvel e com o pagamento do IPTU.

Os cotistas no precisam se preocupar com a gesto dos inquilinos, com os Possibilidade de negociao da cota no mercado secundrio, via Home Broker; O investimento inicial depende de cada FII, sendo baixo quando comparado
ao investimento direto em imveis, o que facilita o acesso ao mercado primrio e a liquidez no mercado secundrio.

Retorno

Remunerao peridica do fundo (renda regular). 95% do resultado lquido auferido pelo fundo deve ser distribudo ao cotista. Possibilidade de valorizao das cotas: em um pas de acelerado crescimen-

to como o Brasil, vrios imveis acabam se valorizando ao longo do tempo. Com isso, possvel ainda lucrar ao vender as cotas no mercado secundrio.

Menor custo

Taxas de administrao atrativas. Iseno de imposto de renda no recebimento dos rendimentos mensais para

Os fundos imobilirios so indicados para quem quer investir no setor imobilirio sem ter de:

pessoas fsicas, que tenham menos de 10% da totalidade de cotas do fundo e exclusivamente para fundos imobilirios que tenham mais de 50 cotistas e cujas cotas sejam negociadas em mercado de bolsa de valores ou de balco organizado.

desembolsar todo o

Transparncia

Ao serem negociados na BM&FBOVESPA, os fundos contam com toda estrutura de plataforma eletrnica, transparncia e segurana. lirios no site da BM&FBOVESPA:

Os investidores conseguem informaes atualizadas sobre os fundos imobiwww.bmfbovespa.com.br Mercados > Fundos/ETFs > Fundos Imobilirios

valor normalmente exigido para a compra de um imvel; concentrar todos os recursos em um nico ativo; gerenciar um imvel (acompanhar as obras, gerir inquilinos, cuidar da manuteno, pagar impostos etc).

4) Como investir em fundos imobilirios


Existem dois caminhos para investir nos Fundos de Investimentos Imobilirios: participar da distribuio primria (inicial) ou comprar cotas no mercado secundrio.

Distribuio primria (inicial)


Para investir em fundos imobilirios desde a sua constituio, deve-se ficar atento aos anncios de lanamentos. Por serem ofertas reguladas pela CVM, existe data-limite para adeso. Vencido o prazo, se forem reunidos os recursos mnimos definidos no prospecto, o fundo constitudo. A vantagem de aplicar em um fundo que o investidor estar comprando as cotas diretamente do emissor, o que uma possibilidade de lucro caso a cota se valorize aps a emisso. Mas, neste caso, o investidor poder no ter o histrico de atuao do administrador e do gestor, nem informaes sobre o desempenho histrico do fundo.

Mercado secundrio
Para investir em fundos imobilirios aps a distribuio primria, o investidor precisa comprar cotas no mercado secundrio, negociadas da mesma forma que as aes. A vantagem de participar de um fundo j existente poder avaliar o desempenho que ele obteve no passado e compar-lo com os demais fundos e com outros tipos de investimentos disponveis.

5) Como escolher um fundo


A melhor maneira verificar em qual fundo imobilirio seus objetivos e estratgias se encaixam melhor. A escolha do tipo ideal depende do perfil do investidor, suas preferncias e do tempo em que o dinheiro pode ficar aplicado. Existem fundos especializados em tipos de imveis: shopping centers, escritrios, hospitais, apartamentos, galpes industriais, centros logsticos etc. O investidor deve escolher em funo de suas preferncias: se deseja ter renda com aluguis, com o rendimento que os ativos financeiros proporcionarem, ou ainda se prefere esperar o retorno com a construo e venda dos imveis. Para conhecer os fundos negociados na Bolsa, consulte a lista atualizada no site da BM&FBOVESPA. Nela o investidor encontra links para documentos que descrevem os fundos em detalhes: perfil, prospecto, regulamento e a rentabilidade histrica. Com o cdigo e a sigla com a qual o fundo negociado na Bolsa, possvel consultar o andamento da negociao das cotas durante o prego: preo do ltimo negcio, nmero de negcios fechados, variao do preo etc.

Quanto se pode investir


Para comear a aplicar em fundos imobilirios no preciso muito. Alguns fundos foram lanados com investimento mnimo de R$1 mil. E o investidor pode comprar cotas no mercado secundrio (com o mesmo mecanismo de compra de aes e por meio do Home Broker).

6) Quais os riscos desse tipo de investimento


Os cotistas de um fundo imobilirio correm os riscos que impactam o setor de imveis. Vrias razes podem contribuir para comprometer os resultados:

Procura abaixo do que a projetada para compra ou aluguel dos imveis pertencentes ao fundo;

Valorizao das unidades ou rendimentos com aluguis abaixo do previsto; Inadimplncia de compradores ou locatrios dos imveis; Reduo da taxa de ocupao imobiliria; Queda de preo dos imveis; Ausncia de interessados em comprar as cotas no momento em que o investidor desejar vender no mercado secundrio;

Riscos de gesto: execuo das obras, andamento do cronograma etc.; Eventos de natureza poltica, econmica ou financeira que afetem o mercado financeiro e/ou de capitais.

Procure uma corretora


Para investir em fundos de investimentos imobilirios necessrio ser cliente de uma corretora que oferea esse produto.

Corretora
Conta com especialistas que acompanham a evoluo dos fundos, o mercado imobilirio, o ritmo da economia e fazem anlises. A partir dessas avaliaes, recomendam estratgias de investimento. Oferece sugestes de investimentos, avisa sobre perodos de captao de novos fundos, alm de viabilizar as suas transaes. Fornece servios facilitadores como o Home Broker (investimento via Internet), relatrios de recomendaes, informativos etc. Acesse:

www.bmfbovespa.com.br/corretoras

IFIX
Em setembro de 2012, a BM&FBOVESPA lanou o ndice de Fundos de Investimento Imobilirios (IFIX), criado para atender ao mercado com um indicador especfico para acompanhar o desempenho do segmento de fundos imobilirios. A carteira do IFIX composta pelas cotas dos fundos imobilirios mais negociados da BM&FBOVESPA. Os investidores conseguem informaes atualizadas sobre o IFIX no site da BM&FBOVESPA:

www.bmfbovespa.com.br > Mercados > Aes > ndices

Ao investir em fundos imobilirios recebo rendimentos?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Sim, os fundos imobilirios pagam aos cotistas rendimentos peridicos, gerados, por exemplo, pela distribuio do aluguel dos imveis, venda das unidades etc.

Qual a hora certa para entrar nesse mercado?


O momento ideal quando o investidor avaliar que o mercado imobilirio possui boas perspectivas e estiver seguro de que entendeu a mecnica bsica do fundo e os riscos envolvidos na operao proposta.

Qual o tempo mdio para resgate do dinheiro?


Por serem constitudos sob a forma de condomnio fechado, o resgate das cotas s ocorre na data de vencimento do fundo, de nida em seu regulamento, sendo geralmente indeterminada. Neste caso, para que o investidor cesse a sua aplicao, ter de vender suas cotas no mercado secundrio, semelhana da venda de uma ao.

Qual a rentabilidade mdia?


Varia de um fundo para outro. H iseno de imposto de renda sobre os rendimentos distribudos para os cotistas que sejam pessoas fsicas, desde que o FII tenha mais do que 50 cotistas, que o investidor no detenha montante superior a 10% da totalidade das cotas e que o fundo seja negociado em mercado de bolsa ou de balco organizado.

Como funcionam as vendas das cotas no mercado secundrio?


Diferente de um imvel, cuja venda trabalhosa e exige cuidados, aos fundos permitida a negociao das cotas em bolsa. No necessrio vender todas as suas cotas, pode-se negociar apenas parte delas.

Qual o investimento para aplicar em FII?


Existem cotas cujo valor unitrio inferior a R$5,00 e que podem ser adquiridas no mercado secundrio. Na hora de calcular o valor a ser investido, lembre-se que o montante total para compra de cotas do fundo no mercado secundrio depende:

Do preo unitrio multiplicado pelo nmero de cotas; Da taxa de corretagem e custdia da corretora; Dos emolumentos da BM&FBOVESPA.
Esses custos ocorrem por ocasio da compra ou da venda da cota ou ainda pela manuteno das cotas na posio do investidor (no caso da taxa de custdia).

Quais as formas de rendimento?


Alm de eventual valorizao da cota, o rendimento pode vir basicamente de trs formas:

Do aluguel dos imveis; Da venda de imveis; Da remunerao advinda dos ativos

nanceiros em que o fundo investe. funo do gestor do fundo selecionar os ativos da base imobiliria que propiciem o melhor rendimento aos cotistas.

Saiba mais sobre FII Acesse:


www.bmfbovespa.com.br Mercados > Fundos/ETFs > Fundos Imobilirios

Este folheto no representa a oferta de nenhum produto a investidores, tendo apenas o objetivo de descrever, de forma abrangente, o produto e suas vantagens.

janeiro/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen