Sie sind auf Seite 1von 29

BIOENERGTICA E PSICOTERAPIA HOLSTICA SINTE-SINDICATO DOS TERAPEUTAS HOLSTICOS COMUNIDADE DE ESTUDOS AVANADOS

BIOENERGTICA E PSICOTERAPIA HOLSTICA

Dbora Monteiro Morales - Terapeuta Holstica - CRT 42099 Orientador: Henrique Vieira Filho

Trabalho SINTE pela

apresentado aluna

ao

Dbora

Monteiro Morales como requisito para concluso do curso de Estudos Avanados Psicoterapia Holstica, sob a orientao de Henrique Vieira Filho.

Canoas, setembro de 2008.

AGRADECIMENTOS Ao universo, que me proporcionou esta viajem que viver e experimentar seus sabores e dissabores, mas experimentar, sentir, respirar, estar, enfim viver.

SUMRIO INTRODUO.....................................................................................................3 RESUMO.............................................................................................................3 MATERIAL E MTODOS....................................................................................4 DEFINIO, ORIGEM E HISTORIA DA BIOENERGTICA..............................4 PRODUO E DISTRIBUIO DE ENERGIA..................................................6 Bioenergtica e Terapia Vibracional...................................................10 Alexander Lowen e Bioenergtica.......................................................11

RESPIRAO, COURAAS, GROUNDING E ESTRESSE...........................1 3

DESCRIO DE PSICOTERAPEUTA HOLSTICO.........................................16

DISCUSSO E CONCLUSO..........................................................................18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................19

RESUMO Atravs deste trabalho discorro sobre psicoterapia holstica e a sua interrelao com a bioenergtica. Pois a observao das caractersticas fsicas de um cliente pode demonstrar informaes de grande valia para o psicoterapeuta holstico. Para tanto foi feita uma correlao das caractersticas filosficas da Terapia Tradicional Chinesa e a Bioenergtica, terapia ocidental de Alexander Lowen. Com o objetivo de relacionar seus pontos em comum e desenvolver uma viso interativa entre as duas filosofias.

INTRODUO O ato de buscar algo a base para a experincia de prazer e representa uma expanso de todo o organismo, como um fluxo de sentimentos e energia que vai at a periferia do corpo.Na psicoterapia holstica so tratadas as couraas desenvolvidas pelo fechamento, retraimento e reteno que so experincias de desprazer, podendo provocar dor ou ansiedade, que seriam o resultado de uma presso criada pela energia de um impulso bloqueado. Se a musculatura contm o impulso, ocorre contrao e dor; se a musculatura no d conta de conter a excitao do impulso, ocorre ansiedade (LOWEN, 1982). Em similaridade ao enfoque bioenergtico, os fundamentos da Terapia Oriental Chinesa se voltam para a manuteno ou a reintegrao do fluxo natural de energia do indivduo, tentando ingressar a pessoa em sua fora interior e na convico de suas atitudes. Resgatando ao corpo o equilbrio que conduz a beleza natural de cada pessoa. Dentre as tcnicas utilizadas nas terapias orientais destacam-se o recondicionamento fsico para melhorar o fluir de energia do corpo energtico

e suprir o corpo fsico, melhorando sua integridade e defesa natural; e o toque, que pode ser feito atravs de reflexologia, shiatsu, acupuntura entre outros. Diante de um processo de desequilbrio, momentneo ou prolongado, o fluxo vital reduzido e a rede meridiana transmite as informaes disponveis para todo o sistema (CHUNCAI, 1999). Como j se pode observar o princpio de livre fluir energtico e a interrelao corpo-mente, so base de ambas as abordagens.

MATERIAL E MTODOS A presente monografia tem como referncia revises bibliogrficas de livros relacionados Psicoterapia Holstica, Terapia Milenar Chinesa, Bioenergtica, e Terapia Vibracional. Dessa maneira foi traado um comparativo entre as Filosofias Milenares Chinesas e a Psicoterapia Bioenergtica Ocidental, o que revela uma grande similaridade entre ambas, tornando o trabalho do Psicoterapeuta Holstico mais abrangente tanto na linguagem oriental como ocidental. Pois em ambas o fluxo livre de energia o sinnimo de qualidade de vida.

Capitulo 1 DEFINIO, ORIGEM E HISTORIA DA BIOENERGTICA.


Formou o senhor Deus o homem do p da terra, e soprou-lhe nas narinas o flego da vida, e o homem tornou-se uma alma vivente. (Gnesis 2:7).

Segundo Lowen (1977), a bioenergtica procura entender o carter do indivduo pelo corpo e seus processos energticos, sendo estes, a produo de energia pela respirao e pelo metabolismo, e a descarga de energia no movimento. Na terapia bioenergtica, combinam-se os trabalhos corporais e mentais, com o objetivo de equilibrar as funes energticas do indivduo. Os trabalhos corporais utilizados pela bioenergtica podem ser manipulatrios (massagens, toques) ou exerccios especficos, para diminuir tenses musculares e facilitar a respirao. A bioenergtica o estudo da personalidade humana em termos de processos energticos do corpo. Pois a energia est envolvida em todas as coisas, tanto vivas quanto inertes (BRENNAN, 2006). Sentimentos armazenados, conflitos vivenciados e as perdas sofridas juntamente com a qualidade das relaes afetivas, determinam a constituio de um indivduo. Dessa forma a histria de vida est gravada em cada corpo o qual necessita liberar medos e tenses para tomar conscincia de emoes contidas, construindo um sentir e agir livre e verdadeiro (MONARI, 2002). As diversas culturas e religies sempre desenvolveram tcnicas com energia e suas relaes com o corpo humano, animais, plantas e fenmenos naturais. Muito comum encontrar a figura dos xams que manipulavam as foras invisveis com seus rituais, bem como os sacerdotes que eram mestres

da cincia oculta, profundos conhecedores e manipuladores da energia sutil. Alm disso, em diversos pases do mundo antigo, os magos e feiticeiros sempre estiveram presentes, trabalhando com essas tcnicas (HARTMAN, 2006). Por volta de 320 a.C, o povo chins desenvolveu as bases da sua medicina tradicional, onde o ser tratado com a viso energtica (KIDSON, 2006). Na tradio hindu, a energia sutil amplamente conhecida pelos yogues e seus discpulos com o nome de prana. Atravs de exerccios respiratrios, meditao, exerccios de concentrao, posturas psicofsicas (asnas), os yogues alcanam um profundo estado de paz e equilbrio (JOHARI, 2007). Convm salientar os fenmenos e curas promovidas por Jesus e seus apstolos, com a imposio das mos e o emprego das palavras, so manifestaes das energias sutis, potencializadas por esses grandes seres em favor dos necessitados. Isto mostra que Jesus possua um potencial energtico bastante equilibrado, a ponto de contagiar a todos apenas com sua presena. Mais adiante, na Europa do sculo XVIII, a cincia moderna comeava a se destacar, surgindo uma distino entre razo e misticismo. Neste periodo, Franz Anton Mesmer, postulou a existncia de um magnetismo animal. Atravs da manipulao deste magnetismo promoveu diversas recuperaes do equilbrio energtico. Na cincia do sculo XIX, surgem duas teorias que contriburam para o entendimento da bioenergia: a teoria da libido de Freud, e a teoria do orgnio de Wihelm Reich. A psicanlise mostrou que as energias emocionais quando reprimidas (em desarmonia) causam doenas. Reich por sua vez, tinha plena convico da existncia de uma energia primordial responsvel pela matria viva (LOWEN, 1982). Desta forma comeou a trabalhar diretamente com o corpo, utilizando uma tcnica que visava especificamente aprofundar e liberar a respirao, a fim de melhorar e intensificar a experincia emocional (LOWEN,1982). Mais tarde, Alexander Lowen e John Pierrakos, alunos de Reich, ampliaram esse mtodo transformando-o no que se conhece atualmente como

Bioenergtica. Juntos comearam a explorar possibilidades diferentes de trabalhos envolvendo o corpo no processo teraputico. Buscando liberar as tenses, criaram as posturas em p para promover vibraes, e desta descoberta nasceu o conceito de grounding (LOWEN, 1982). Aps algumas experincias, utilizadas entre eles e com clientes, perceberam que era possvel utilizar em conjunto o grounding, a respirao e as vibraes involuntrias, associadas ao som e aos toques sobre a musculatura tensa, para promover a ligao energtica e emocional entre sentimentos do corao, sentimentos sexuais e a conscincia (LOWEN, 1977). Eles partiram dos movimentos voluntrios para despertar os involuntrios e assim desencadear os sentimentos inconscientes enraizados na memria corporal. Embasando esta tcnica na compreenso da profundidade de conflitos interiores perceberam a importncia das vivncias afetivas, onde esto s bases do aprendizado, quando so estabelecidos em primeira mo sentimentos, expresses e relaes com o outro (LOWEN, 1982).

Capitulo 2 PRODUO E DISTRIBUIO DE ENERGIA


essencial compreender que o homem tem dois aspectos: um espiritual e um fsico... Sob a orientao do nosso Eu espiritual, nossa vida Imortal, o homem veio ao mundo para adquirir conhecimento e experincia e para se aperfeioar como ser fsico. O corpo fsico sozinho, sem comunho com o espiritual, uma concha vazia, uma rolha sobre as ondas, mas quando h unio vida uma alegria, uma aventura de interesse absorvente, uma jornada cheia de felicidade, sade e conhecimento. (BACH, 1930)

Segundo Edward Bach (1930) a desarmonia do Eu Espiritual pode produzir uma srie de problemas no corpo, pois ele uma simples reproduo da condio mental de um indivduo. Assim sendo, a pessoa vista como uma unidade psicossomtica, onde defesas psicolgicas usadas para lidar com a dor e o estresse, tais como racionalizaes, negao e supresses tambm esto ancoradas no corpo. Estes aparecem como padres musculares que inibem a expresso. Tais padres tornam-se inconscientes e passam a fazer parte da prpria identidade da pessoa, impedindo que ela consiga se modificar, mesmo que entenda a natureza do problema. Os processos energticos do corpo esto relacionados ao estado de vitalidade do organismo. Isto ocorre por falta de presso interna ou de circulao da energia que fica estagnada (LOWEN, 1982). O decrscimo de energia restringe a mobilidade e a capacidade para ao espontnea e natural, com graa e emoo. A compensao do organismo encouraado o movimento mecnico, programado, sem sentimento. um padro de comportamento limitador, geralmente criado na infncia para garantir a sobrevivncia (LOWEN, 1982). Segundo as terapias orientais existe uma energia vital que passa a existir no momento em que a vida humana gerada, no instante onde um vulo se une a um espermatozide e s nessa situao o homem nico. A partir da, pelas sucessivas divises celulares leva a formao do complexo humano, e a energia vital est com o seu fluxo contnuo. Apesar disto, tudo que o envolve energia. O ponto inicial desse

fluxo de energia no ser humano o ponto umbilical, meio por onde o feto respira e se alimenta (BRENNAN, 2006). Assim, os seres humanos so microcosmos dentro do macrocosmo universal, os princpios do fluxo de energia do Universo so os mesmos que dos seres humanos, onde se mantm em um estado de equilbrio dinmico entre plos de natureza oposta, complementar, cuja essncia chamada de Yin e Yang (MACIOCIA, 2007). Dessa forma se enfatiza o retorno ao fluxo de energia que se iniciou no tero, um mtodo pelo qual o adulto recobre o equilbrio original, onde as duas energias, Yin e Yang, so reequilibradas constantemente (PENNA, 2004). O Yin, elemento feminino, a terra, a me, a lua e o yang, elemento masculino, o pai, o sol, o cu. Mesclados, proporcionam um fluxo morno na circulao micro csmica, desde quando feto (PENNA,2004). medida que o beb cresce, a sua energia vai se estabelecendo em partes quentes e frias. Quando chega a idade adulta, o Yang sobe para a parte superior do corpo e o Yin desce para a inferior, porm as tenses fsicas e mentais da vida acabam bloqueando progressivamente as rotas de energia, bem como congestionando os centros energticos, deixando de nutrir os rgos internos de energia vital, provocando desequilbrios emocionais, doenas, velhice e morte prematuras (PENNA, 2004). Conforme Zhou Chuncai (1999), o corpo somente estar saudvel se funcionar segundo as interaes correspondentes aos cinco elementos, Qualquer ruptura nestas interaes resulta em desequilbrio. Dessa maneira, a primavera clida: o Qi do fgado comea a crescer. O vero quente: o Qi do corao comea a crescer, O outono seco: o Qi dos pulmes declina. O inverno frio o Qi dos rins se oculta. Em um corpo saudvel, a energia circula constantemente em si onde todo o processo se auto-regula. Contudo, em um corpo com bloqueios energticos, ocorrem desequilbrios neste fluxo, gerando reas ou rgos com

carncia de Qi, ou "vazio, e reas ou rgos com acmulo ou bloqueio de Qi, ou plenitude. Portanto possvel pensar no corpo humano como um campo de contnua movimentao de energia, que circula entre as clulas, os tecidos, os msculos e os rgos internos, mantendo a homeostase energtica entre:

Wei Qi: energia de defesa, proveniente da unio da energia celeste com a terrestre e responsvel por toda defesa e resistncia contra as energias perversas (fatores de adoecimento); Circula fora e dentro dos Canais de Energia Principais dependendo do horrio.

Rong Qi (Yong Qi): energia nutritiva, proveniente da essncia dos alimentos e responsvel por toda a nutrio energtica das estruturas do corpo; circula nos Canais de Energia.

Zhong Qi: formao semelhante ao Wei Qi, responsvel pela dinmica cardiorespiratria e pela respirao celular.

"O Qi gera o corpo humano assim como a gua se transforma em gelo.


Conforme a gua se congela gerando o gelo, assim o Qi se condensa para formar o corpo humano. Quando o gelo derrete, ele se transforma em gua. Quando uma pessoa morre, se transforma em esprito (Shen) novamente. Chama-se esprito, assim como o gelo derretido passa a ser chamado de gua" (CHONG).

A Qi circula e nutre todo o corpo atravs dos meridianos os quais formam uma rede entrelaada de trilhas interconectadas que ligam os rgos, a pele, os tecidos, os msculos e os ossos, unificando o corpo. O Qi que circula entre os canais tem natureza mais Yang na defesa externa do corpo, ou mais Yin, na nutrio interna do corpo (MANN, 1994). Estes canais esto ligados mais profundamente aos rgos (Zang) e vsceras (Fu) e se externam em ramificaes mais superficiais na pele, voltando a se

aprofundar em seguida, da mesma forma que outras estruturas do corpo humano, como o sistema nervoso e o sistema circulatrio. Esta rede formada por meridianos principais (12), extras (8), distintos (12) e outras ramificaes e canais secundrios (MACICIA, 2007). Cada um dos doze rgos e vsceras que compem a viso chinesa do corpo humano ligado a um meridiano ou canal de energia principal, cujo nome corresponde ao rgo ou vscera ao qual afeta. A cada rgo (Zang) se corresponde uma vscera (Fu) e a energia de um afeta diretamente a energia do outro (MACIOCIA, 2007). Conforme o conceito bioenergtico de instinto, Lowen (1982) salienta que o impulso um movimento energtico do centro para a periferia do organismo, onde afeta a relao deste com o mundo exterior. Desta maneira surgem dois propsitos, a funo de carga, relacionada com a ingesto de alimentos, respirao e excitao sexual; e a funo de descarga energtica tais como a descarga sexual e a reproduo. Assim como na terapia oriental o corpo humano se divide em yin e yang, para Lowen (1982), a diferenciao da estrutura corporal em termos de carga e descarga estendida aos membros. No entanto, a metade superior do corpo volta-se a funo de carga energtica, e a descarga energtica se relaciona com a poro inferior do corpo, assumindo a responsabilidade de locomover o organismo no espao. Aplicando isto a bioenergtica observa-se que pensamentos e sentimentos so condicionados por fatores energticos carga, descarga, pulsao, intensidade, grounding, centramento. Se a energia retida, ela se transforma e gera pensamentos, sentimentos e atos literalmente distorcidos, onde esta distoro fica tambm visvel no corpo (LOWEN, 1982). Portanto, estar plenamente vivo fundamenta-se no estado vibratrio do sistema, sendo percebido na expanso/contrao pulstil do organismo, inclusive no sistema vegetativo, respiratrio, circulatrio e digestivo. A atitude

vibratria responsvel por aes espontneas, liberao emocional e funcionamento interno harmnico. Bioenergtica e Terapia Vibracional

A vibrao uma reao liberao da sobrecarga de energia retida em determinadas partes do corpo, atravs dos exerccios. Na bioenergtica considera-se um corpo sadio, quando est em constante estado de vibrao, sentindo-se ligada ao contexto do todo (BRENNAN, 2006). Terapia Vibracional um termo genrico que designa todas as terapias que visam atuar no campo de energia de um outro ser com o objetivo de recompor seu equilbrio (HARTMEN, 2006). A Terapia Vibracional, atravs da bioenergtica, ajuda a pessoa a reconhecer e tomar conscincia das emoes e pensamentos indesejveis que possam estar prejudicando seu desenvolvimento pessoal, sua sade e sua vida, ajudando o indivduo a perceber o sentido de seu sofrimento, a causa de seus sintomas e os caminhos que deve escolher ou evitar, para reconquistar o equilbrio energtico e bem-estar (MONARI, 2002). Sendo assim possvel perceber que alteraes energticas fsicas ou psquicas no ocorrem por acaso, mas surgem de conflitos internos, falhas e dificuldades de vencer o orgulho, a crueldade, o egosmo, o dio, a ignorncia, a cobia, traumas, medos, mgoas e a instabilidade entre outros fatores.

A inadequao do indivduo perante Si Mesmo (a recusa em ouvir sua voz interior e a falta de auto conhecimento) e, por conseqncia perante o Universo, resulta em desarmonia psquica, fsica e social, pois estas trs no existem isoladamente. Um conseqncia do outro, formando um continuum. Do mesmo modo, mas percebido no sentido inverso, uma desarmonia sociofisicopsquica afastaria o ser de si mesmo. (VIEIRA, 1994).

Com esta proposta teraputica profunda, possvel ajudar o indivduo a erradicar o estado mental negativo causador do sofrimento, desabrochando nele sua virtude oposta privilegiando a dimenso extra-corprea do ser humano. Essa dimenso, aliada ao instinto e ao intelecto faz parte da mente humana, capaz de perceber e comandar o prprio corpo, j que est ligada a ele por um complexo circuito de emoes (BRENNAN, 2006). Devido a represses e traumas, inconscientes ou conscientes o indivduo passa a negar alguns desejos, acontecimentos e emoes, a fim de mant-los longe das lembranas, criando couraas para esconder seu verdadeiro eu. Inicialmente estas atitudes atuam como mecanismo de defesa, contudo, ao manter bloqueado o acesso a determinados fatores psquicos que sejam dolorosos, refletido no corpo tudo aquilo que foi escondido. Um verdadeiro alerta de que algo precisa ser compreendido (LOWEN, 1982). Na teraputica vibracional as pessoas comeam a obter um novo enfoque sobre as circunstncias do sofrimento em que se encontram, dando a elas a possibilidade de reverterem o processo, com muito mais clareza, compreenso e tranqilidade. Tratando as mscaras abre-se a mente para um novo horizonte (BACH, 1910). Alexander Lowen e Bioenergtica A partir de Reich as abordagens corporais ocupam um espao significativo no campo psicoterpico, passando inclusive a serem consideradas cientificamente. A terapia Bioenergtica configura-se como uma das primeiras abordagens deste movimento, iniciando-se em 1953, por Alexander Lowen, discpulo de Reich. A base terica da bioenergtica a, considerao da histria analtica, o processo de desenvolvimento psicossexual e a dinmica familiar como fatores fundamentais na formao da personalidade. Alm disso, Lowen (1982) considera que o contexto social exerce influncia na personalidade do indivduo. O mtodo teraputico utiliza tambm da anlise, dos conceitos de

resistncia, transferncia e contratransferncia, bem como a associao livre,e a interpretao dos sonhos. Atravs da sua prpria experincia como cliente de Reich e, posteriormente, do seu colega John Pierrakos, e do seu trabalho com os seus clientes, Lowen pode perceber que analisar o modo habitual de uma pessoa ser e comportar-se merece tanta ateno quanto importncia dada ao trabalho com tenses musculares. Da iniciou um estudo sobre os tipos de carter, relacionando as dinmicas fsicas e psicolgicas dos padres do comportamento. Concluiu que a vida de um indivduo a vida de seu corpo(LOWEN, 1982). Durante o desenvolvimento da estrutura egica, a criana est vulnervel a trs tipos fortes de distrbios, cada um deles deixar uma marca peculiar em sua personalidade: a)A privao resulta na oralidade; b)A represso leva ao masoquismo; c)A frustrao rigidez. Lowen aperfeioou a teoria da anlise do carter e classificou os tipos de carter em: esquizide, oral, psicopata, masoquista e rgido (flico-narcisista para os homens e histrico para as mulheres). No existe um carter puro, a maioria das pessoas revela uma combinao razovel de traos de carter. No raro, elas exibem uma mistura caracterolgica que dificulta o diagnstico. A realidade adulta exige que o indivduo funcione adequadamente em seu trabalho, em suas relaes afetivas e com a sexualidade. Essa exigncia, entretanto, nem sempre atendida. A existncia do carter dificulta a plenitude do funcionamento das potencialidades humanas. Dependendo da severidade do trauma infantil, a experincia fica limitada e empobrecida (LOWEN, 1984).

Lowen postula a busca de um carter genital, que em oposio aos caracteres neurticos, viabilizaram essa plenitude. Carter neurtico *H uma congesto da libido com inadequada satisfao; *Represso libidinal / formao de sintomas fobias; *Transferncia adulta; *Fixao sexual infantil; *Conflito ID x superego; *Iluses; * Energia represada; *dio, mgoa; *Trabalho compulsivo; *Insatisfao orgstica.

Carter genital

*Alternncia entre tenso e satisfao libidinal; *Potncia orgstica, capacidade de entrega e prazer; *Sublimao do desejo edpico; *Vida sexual saudvel; *Satisfao adequada dos impulsos;

*Ego real prximo do ego ideal; *Fluidez energtica - Amor, ternura; *Adequao entre carga e descarga; *Satisfao orgstica, prazer. Atingir o carter genital a meta de todo ser humano. Ser feliz, amar e se sentir adequado.

Captulo 3

RESPIRAO, COURAAS, GROUNDING E ESTRESSE

RESPIRAO

A respirao uma das funes mais enfatizadas pela Bioenergtica.

A respirao correta envolve todos os msculos da cabea, pescoo, trax e do abdmen, alm da musculatura involuntria da laringe, da traquia e dos brnquios. A boa respirao depende da alm da musculatura involuntria da laringe, da traquia e dos brnquios. A boa respirao depende da capacidade de realizar bem esses movimentos de suco com o corpo inteiro... A respirao fornece o oxignio para o processo metablico, mantm literalmente a chama da vida... Atravs da respirao harmonizamos-nos com a atmosfera. Em todas as filosofias orientais e msticas, a respirao guarda o segredo da bno maior (LOWEN, 1984).

A sade vibrante est diretamente relacionada boa respirao, visto que o oxignio que produz a energia, pois a respirao completa possibilita maior contato com os sentimentos, aprisionados no corpo, importante que, no processo teraputico, a ateno esteja voltada respirao espontnea do cliente, o que pode facilitar uma leitura mais eficaz dos seus contedos internos. Os exerccios respiratrios tm a funo de fazer o indivduo perceber como o seu padro respiratrio.

Couraas

Couraa uma espcie de armadura de tenso que impede o fluxo energtico e biolgico. Ela se forma como uma defesa contra os perigos do mundo externo e interno. A criana chega ao mundo livre e solta, mas totalmente dependente de outros que no a compreendem, assim comeam os primeiros traumas, as primeiras impresses se formam, e vo definindo o carter. H um grande medo do desconhecido e j no possvel sentir-se uno, integrado a tudo e a todos. O ponto crucial a ser retido, aprisionado, parece ser o terror de se render convulso orgstica, na qual o homem se funde por completo com a natureza. A couraa muscular do carter a soma das no liberdades da pessoa, resumo de tudo que pretendeu fazer e lhe foi proibido, de tudo que ela no pretendia e lhe foi imposto. A couraa impede a pulsao e a vibrao do corpo. A energia no flui facilmente e posteriormente todo o corpo fica tenso, envelhece e adoece. O indivduo fica impossibilitado de sentir e de se expressar livremente. O homem torna-se semelhante a uma pedra fria e imvel. O homem orgstico totalmente livre de couraas, um canal aberto para a energia um ser pleno e vibrante pura potncia. O Poder fruto do ego do sentir-se diferenciado; a potncia a capacidade total do homem, e a capacidade de um no limita a de outro, possvel a todos manifestar essa potncia total.

Grounding Na bioenergtica, grounding significa, fazer a pessoa entrar


em contato com o cho...Estabelecer um contato adequado com o cho, local onde se pisa. (LOWEN, 1982)

Apesar de estar com os ps no cho, a pessoa com desequilbrio energtico no possui um contato sensitivo com o mesmo. O grounding possibilita a liberao do acmulo de energia, da pessoa para o cho. 1. uma postura corporal bsica da abordagem

bioenergtica e deve estar presente em todos os exerccios. O grounding deve ser construdo com a pessoa em p, com uma distncia de aproximadamente 30 cm entre os ps, os artelhos virados ligeiramente para dentro, joelhos flexionados, coluna ereta, e respirao profunda. 2. Estresse

Uma das causas mais comuns dos distrbios energticos o estresse o efeito das presses cotidianas sobre o corpo, ao lado de outras influncias negativas, como a poluio, os aditivos e agrotxicos nos alimentos e a vida urbana. Todas as pessoas so afetadas pelo estresse em diferentes nveis e, como conseqncia, muitas desenvolvem diversos problemas fsicos, entre os quais dor de cabea e enxaqueca, tenso na nuca, dor nas costas, distrbios digestivos, debilidades do sistema nervoso, presso alta, doenas na pele e constantes gripes e resfriados. O estresse o resultado de uma reao do organismo quando estimulado por fatores externos desfavorveis. Neste momento ocorre uma descarga de adrenalina no organismo, onde os rgos que mais sentem so os aparelhos, circulatrio e respiratrio.

No aparelho circulatrio a adrenalina promove a acelerao dos batimentos cardacos (taquicardia) e uma diminuio do tamanho dos vasos sangneos perifricos. Dessa maneira, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenao, principalmente, dos msculos e do crebro j que ficou pouco sangue na periferia, o que tambm diminui sangramentos em caso de ferimentos superficiais. No aparelho respiratrio, a adrenalina promove a dilatao dos brnquios (bronco dilatao) e induz o aumento dos movimentos respiratrios (taquipnia) para que haja maior capitao de oxignio, que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatrio, tambm devidamente preparado pela adrenalina. Quando o perigo passa, o organismo pra com a grande produo de adrenalina e tudo volta ao normal. Atualmente as situaes de estresse esto sempre ao redor o que desencadeia na constituio orgnica, nveis de estresse muito acima do tolervel. Embora as terapias complementares no possam prevenir o estresse que ocorre na vida cotidiana, elas podem ajudar a lidar melhor com ele. Um dos importantes benefcios o relaxamento. O tratamento aborda o corpo como um todo, no um grupo de sintomas, e pode ajudar tanto fsico quanto mentalmente. Dessa forma ajuda-se o corpo a desenvolver maior resistncia fsica para sustentar sensaes.

Captulo 4

DESCRIO DE PSICOTERAPEUTA HOLISTICO

PSICOTERAPEUTA HOLSTICO procede ao estudo e anlise do cliente,


realizados sempre sob o paradigma holstico, cuja abordagem leva em considerao os aspectos scio-somato-psquico. Atua dentro de uma proposta de transcendncia dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo conscincia aspectos de seu "eu" mais profundo, integrando-o, ainda, com seu prprio corpo, sociedade e universo; as sesses so realizadas individualmente ou em grupo, utilizando tcnicas tais como terapia corporal, relaxamento, terapia transpessoal, neurolingustica, parapsicologia, regresso, terapia floral, vivncias, dentre outras, como forma de introduo a estados profundos de autoconscincia e, desse modo, permitir o aflorar tanto de emoes reprimidas, lembranas traumticas e sonhos (para serem trabalhados na Terapia Holstica), quanto o despertar de uma sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orient-lo na tomada de decises ou, at mesmo, na resoluo de questes de sade.

As

terapias

complementares

partem

da

observao,

de

uma

experimentao extraordinria e de milnios de prtica, elaborando um sistema que tem o mrito de ser aplicvel e de funcionar na prtica. Essa cuidadosa observao levou elaborao de um sistema sociossomatopsquico (VIEIRA, 2006). Na viso holstica adotada pela terapia tradicional chinesa, por exemplo, os pensamentos e as emoes influenciam diretamente a fora vital, aumentando, ou estagnando o fluxo de energia pelo corpo, onde o psiquismo no pode ser separado dos rgos e vice-versa, pois as perturbaes

psquicas, relativas s emoes, podem perturbar diretamente os rgos e as alteraes orgnicas podem agir sobre o psiquismo (PENNA, 2004). A psicoterapia holistica trabalha com as cinco emoes (alegria, tristeza, reflexo, clera e medo), sendo o estado de equilbrio energtico dependente da harmonia entre elas, dessa forma alteraes emocionais levam aos quadros de excesso ou deficincia (MACIOCIA, 2007). Dentro deste contexto, tanto a Bioenergtica de Lowen, quanto as Terapias Milenares partem do conceito da existncia de uma energia nica que une o corpo e o esprito constituindo um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a Acupuntura. A Bioenergtica d muita importncia ao crescimento pessoal

aprofundando o auto conhecimento, desenvolvendo uma atitude positiva em relao ao prprio corpo, assim como os exerccios orientais, com uma caracterstica profiltica tanto para a mente como para o corpo. A maior similaridade entre as tcnicas utilizadas em Psicoterapia Holstica e Bioenergtica de Lowen est na respirao, onde reter ar nos pulmes causa tenses, diminuindo o livre fluxo de energia, convm salientar que bioenergtica uma das tcnicas empregada em psicoterapia holstica. Em tcnicas de exerccios corporais como o Tai Chi Chuan, no interromper o fluxo um ato de coragem, sentir plenamente e agentar firme, onde o gesto deve fluir, bem como a respirao, pois um interage com o outro (WONG, 2001). Ao aconselhar para que o indivduo sinta sua respirao surge a descoberta para si mesmo sentimentos escondidos pela racionalidade. Dessa maneira restauram o equilbrio psicossomtico; relativo simultaneamente aos domnios psquico e orgnico, pela liberao, ativao, sedao ou desbloqueios dos fluxos energticos (LOWEM, 1982).

TERAPEUTA HOLSTICO, em geral, procede ao estudo e anlise


do cliente, realizados sempre sob o paradigma holstico, cuja abordagem leva em considerao os aspectos scio-somatopsquicos. Faz uso da somatria das mais diversas tcnicas, pois cada caso considerado nico e deve-se dispor dos mais variados mtodos, para possibilitar a opo por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade: promove a otimizao da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanas em vrias reas, sendo as mais comuns: comportamento, elaborao da realidade e/ou preocupaes com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situaes da vida (aumento mximo das oportunidades e minimizao das condies adversas), alm de conhecimento e habilidade para tomada de deciso. Avalia os desequilbrios energticos, suas predisposies e possveis consequncias, alm de promover a catalizao da tendncia natural ao auto-equilbrio, facilitando-a pela aplicao de uma somatria de teraputicas de abordagem holstica, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.

Na Terapia Holstica, o trabalho teraputico da respirao uma maneira de ligar a pessoa com seus sentimentos trazendo conscincia sobre a escolha de caminhos na vida; Pois, ajudam o praticante a dar fluxo as suas foras internas, a saber, a imaginao, o sentimento, o pensamento e ao (SEVERINO, 1988). Segundo as terapias orientais, existe um elo com o conceito da existncia de uma energia nica que une corpo, mente e esprito. Neste entendimento podem-se citar as seguintes terapias: Ayurvdica (yoga, meditao e massagens), Acupuntura (Tschen Tschiu), Tai Chi Chuan , Tui Na, Chi Nei Tsang , Shiatsu, Do in, Jin Shin Jyutsu, Cromoterapia, Reiki. Todas estas terapias orientais tratam desequilbrios energticos, relacionando o esprito individual, conscincia individual e csmica, energia e matria (LANDMAN, 2005).

DISCUSSO E CONCLUSO Aps verificar quais emoes esto reprimidas ou excessivas, o Psicoterapeuta Holstico volta sua ateno para os fundamentos dos Cinco Movimentos da Terapia Chinesa, representados pelos elementos gua, Terra, Fogo, Madeira e Metal. Dessa maneira pode interpretar dentre outras coisas, as disfunes do funcionamento orgnico e o psiquismo. Cada um dos elementos supracitados possui um rgo e uma vscera correspondentes denominados Zangfu, os quais podem estar em equilbrio, excesso ou deficincia energtica, servindo de informao para o tratamento mais adequado no momento. Dessa maneira podemos destacar as seguintes caractersticas, conforme a tipologia de cada um: gua: em equilbrio tem vontade firme, auto-respeito, persistncia diante de dificuldades sem correr riscos desnecessrios. Em excesso o indivduo se torna muito ativo, ambicioso, imprudente, com medo de perder o controle procurando segurana atravs do domnio e poder sobre tudo e todos. Na deficincia, apresenta pouca energia, medo, desiste facilmente e sem perseverana. Terra: em equilbrio apresenta calma e ordem, pensamento lgico, personalidade estvel com capacidade de apoiar ou cuidar sem interferir na vida de outrem. Em excesso torna-se dominador da vida alheia, com personalidade possessiva, intrometido. Na deficincia demonstra muita preocupao, excesso de

pensamentos, sem ao, sem importar-se consigo nem com os outros.

Fogo: em equilbrio, irradia o sentimento de amor, calmo, tranqilo, alegre, comunicativo, sbrio. Em excesso fica excitado, inquieto, manaco, irresponsvel e

verborrgico. Na deficincia, apresenta tristeza, melancolia, solido, sente-se indigno de ser amado, falta de interesse pala vida, pessoas ou atividades sociais. Madeira: em equilbrio apresenta uma viso clara de seu caminho, confiante, intuitivo, independente e forte. No excesso torna-se impaciente, intolerante irritvel, frustrado e agressivo. Na deficincia, uma pessoa insegura, tmida, sempre atormentada por dvidas, com personalidade fraca. Metal: equilibrado participa ativamente da vida com sabedoria, sem medo de se envolver. Em excesso egocntrico, negativo, carrega suas mgoas para outros relacionamentos. Em deficincia, no cria laos duradouros, to pouco novos

relacionamentos, vive do passado e no participa da vida. Na Bioenergtica a avaliao do indivduo feita atravs de seu carter que pode ser esquizide, oral, psicopata, masoquista e rgido tal quais as caractersticas psicolgicas dos cinco elementos, a saber: esquizidemetal, oral-fogo, psicopata-terra, masoquista-madeira e rgido-gua. Segundo Mann, (1994) o fluxo de prazer parte do corao em direo aos pontos de contato com o mundo: olhos, boca, pele, mos, ps e genitlia. O sentimento de alegria, que brota de dentro, s experimentado quando h energia e vida na barriga, ou seja, na pelve. A terapia vai ajudar a integrar a compreenso da cabea, o afeto do corao e a sexualidade do corpo.

Como podemos ver os desequilbrios energticos levam as disfunes emocionais, que por sua vez desencadeiam desarmonia anatmica, gerados por restries comportamentais sejam bloqueios, atitudes repetitivas, limitantes ou padres afetivos insalubres.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANN, Brennan B. Mos de Luz. So Paulo: Pensamento, 2006. CHUNCAI, Zhou. Clssico de Medicina do Imperador Amarelo. So Paulo: Roca, 1999. CONEZA, Elizabeth. Florais de Bach: Os remdios da alma. So Paulo: ALFABETO. 2006. DAHLKE, R. A Doena Como Smbolo. So Paulo: Cultrix, 2006. DETHLEFSEN, T. e Dahlke R. A Doena Como Caminho. So Paulo: Pensamento, 2007. FELICIANO, Alberto; CAMPADELLO, Per. Reflexologia Energtica: Massagem para os ps. Madras. HUNG, Dr. Cho Ta. - Exerccios chineses para a sade a antiga arte do Tsa Fu Pei, Pensamento, So Paulo, 1985.

LANDMAN L. Exerccios Chineses de Sade para Pessoas Idosas . Andrei, 2005. LOWEN, A. O Corpo em terapia: a abordagem bioenergtica . So Paulo: Summus, 1977. LOWEN, Alexander. Bioenergtica. So Paulo: Summus, 1982. LOWEN, A. Prazer: uma abordagem criativa da vida. So Paulo: Sumus, 1984.

MONARI, Carmem. Participando da Vida com os Florais de Bach. So Paulo: Roca, 2002. NISHI, Katsuzo.A Medicina Nishi.So Paulo:IBRASA,1988. POIAN, Carmen da. Formas do vazio: desafios ao sujeito contemporneo. So Paulo: Via Lettera, 2001. REQUENA, Y. Acupuntura e Psicologia. So Paulo: Andrei, 1990. SEVERINO, Roque Enrique. Tai-Chi Chuan:Por uma vida longa e saudvel .So Paulo: cone,1988. VACCHIANO, A. Shiatsu Facial: A arte do rejuvenescimento. So Paulo: Ground, 2000. VIEIRA, H. Florais de Bach: Uma viso Mitolgiaca, Etimolgica e Arquetpica. So Paulo: Pensamento,2006.

KIDSON. R. Acupuntura para todos.Rio de Janeiro:Nova Era 2006. WONG K. Kit. O Livro Completo do Tai Chi Chuan. 1 Ed. Pensamento- Cultrix 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen