Sie sind auf Seite 1von 15

NOVOS SUJEITOS POLTICOS: auto-organizao das trabalhadoras rurais Aldenr GOMES1 Laeticia Medeiros JALIL2

Aldenr GOMES da Silva aldenor@ufrnet.br Rua Ismael Pereira da Silva, 1472/301 Capim Macio 59083-000 Natal-RN

Laeticia Medeiros Jalil laeticiajalil@hotmail.com Rua Poeta Jorge Fernandes, 546 Ponta Negra 59090-450 Natal RN

1 2

Eng Agr; Dr. Economia; Prof. da UFRN; Bolsista Produtividade 2/CNPq. Estudante de Cincias Sociais; Pesquisadora de Iniciao Cientfica.

NOVOS SUJEITOS POLTICOS: auto-organizao das trabalhadoras rurais

RESUMO Numa viso do feminismo, observar e problematizar as condies materiais da existncia de mulheres e homens fundamental para compreender de que forma as mulheres se colocam na sociedade e como as desigualdades se materializam, sem ignorar as especificidades de cada grupo que, neste caso, guardam como mulheres trabalhadoras rurais. Ao trazer esta discusso para as questes das mulheres, o movimento feminista se prope a questionar a base material em que esta desigualdade se cristaliza, pois seria impossvel realizar alguma transformao social substantiva e radical sem acabar com as bases de sustentao da sociedade capitalista, entre elas as desigualdades nas relaes de gnero e classe. Numa pesquisa qualitativa e comparativa, acompanhou-se dois grupos de mulheres que eram orientados pela AACC (Associao de Apoio as Comunidades do Campo) na regio do Mato Grande, Municpio de So Miguel do Gostoso- RN. So eles: Mulheres Decidas a Vencer da Agrovila Paraso; Grupo de Mulheres Maria da Agrovila Arizona. Num perodo de cinco meses, com visitas regulares aos grupos realizaram-se uma srie de atividades, tais como: aplicao de questionrios, oficinas, seminrios, encontros e troca de experincias, tomando como referencial os princpios propostos pela Marcha Mundial das Mulheres, que visa fortalecer os movimentos sociais e possibilitar a auto-organizao das mulheres como sujeito poltico. Ao final do perodo de convivncia com os grupos de mulheres explicitaram-se algumas respostas para questes que se levantaram na caminhada de organizao daquelas mulheres. Uma delas refere-se no eficincia dos projetos produtivos no que diz respeito gerao de renda, levando a mudana de suas realidades econmicas. Palavras Chaves: FEMINISMO, TRABALHADORAS RURAIS, AUTO-ORGANIZAO

INTRODUAO Sabe-se que numa sociedade capitalista avanada, um elevado grau de tecnificao das atividades agrcolas e o ndice de produtividade um parmetro de avaliao de desempenho e viabilidades de projetos produtivos rurais e polticas publicas. Diante disso, como justificar a implementao de projetos produtivos para grupos de mulheres trabalhadoras rurais no nordeste? O meio rural brasileiro fortemente marcado pela idia de ser o espao para a realizao de atividades agrcolas, valorizando diversas aes que gerem um desenvolvimento econmico. A esfera econmica ganha fora e centralidade nos discursos de justificativa da viabilidade de manuteno destas polticas para os diversos atores sociais que se inserem no meio rural. Nos ltimos anos vem-se requerendo e legitimando o meio rural como territrio que comporta diversas relaes sociais. Surgem novos sujeitos polticos, novos espaos para atividades sociais, culturais e econmicas. A partir dos anos 80, passaram a ser questionados alguns conceitos e paradigmas que permeavam a discusso sobre o meio rural e o meio urbano, que eram tratados como antagnicos, tanto no que se refere construo social como o desenvolvimento poltico e econmico. O rural passa a ser percebido e identificado como um novo espao de inter-ao social, levando em conta os diversos campos onde se do estas aes e no mais apenas como lugar da produo.
bvio que no se quer negar com isso o peso do agrrio no meio rural brasileiro, especialmente no que diz respeito s regies Norte e Nordeste. O que fundamental entender que alm do arroz, feijo, carne e dos bias-frias e fazendeiros o mundo rural est criando um outro tipo de riqueza, baseada em bens e servios no materiais e no suscetveis de desenraizamento (CARNEIRO,1998, p. 8).

A autora alerta para a discusso sobre o que seja o rural, como espao de identidade, ou de reconhecimento social, com suas representaes simblicas dos grupos rurais. Assim, no se pode dizer que rural o que se tem determinado como espao fsico, mas como se sente, como se vive, o que se vive no meio rural. A ruralidade passa a ser percebida tambm no universo simblico das representaes culturais. Existe um processo de absoro, reabsoro, aparecimento e desaparecimento, como uma agonstica interminvel da imagem do rural, do seu significado simblico, no universo do coletivo social (CARNEIRO, 1998). Dentro deste contexto, e catalisado por diversos fatores externos e internos, novos sujeitos polticos surgem. Aqui ressalta-se a organizao das trabalhadoras rurais e como isso se d em torno de um projeto produtivo.

Numa pesquisa qualitativa e comparativa, acompanhou-se dois grupos de mulheres que eram orientados pela AACC (Associao de Apoio as Comunidades do Campo3) na regio do Mato Grande, Municpio de So Miguel do Gostoso- RN. So eles: Mulheres Decidas a Vencer da Agrovila Paraso; Grupo de Mulheres Maria da Agrovila Arizona. Num perodo de cinco meses, com visitas regulares aos grupos realizaram-se uma srie de atividades, tais como: aplicao de questionrios, oficinas, seminrios, encontros e trocas de experincias. Estes instrumentos foram utilizados com a inteno de problematizar a realidade dos grupos, propiciando discusses no campo poltico, fazendo com que estas mulheres pudessem trazer questes reais de seu cotidiano, problematizando suas realidades; dentre eles, os projetos dos quais participam,tomando como referencial os princpios propostos pela Marcha Mundial das Mulheres, que visa fortalecer os movimentos sociais e possibilitar a auto-organizao das mulheres como sujeito poltico. A construo deste novo sujeito poltico leva a um questionamento do Habitus4 do meio rural, pois para haver esta mudana, se faz necessria uma compreenso das estruturas sociais, suas instituies, suas organizaes sociais e de que forma se apresentam na economia ,na poltica e na cultura e fazendo o questionamento destas instituies (como normas bsicas de socializao) e pens-las como uma construo, fruto desta mesma estrutura social, ou seja, fruto de um dado momento histrico, temporal e que responde s necessidades do sistema. uma relao dialgica, de se colocar o objeto(o sistema) como fruto da construo social, invertendo a lgica alienante, em que naturaliza-se e esencializase o social. A dimenso econmica tem centralidade, porm essa abordagem permite se contemplar outras dimenses do sistema social como o cultural, o poltico e o social, no como unidades independentes, fragmentadas, mas como processos de socializao paralelos, porm indissociveis, que contemplam o Todo social.

1 A prxis poltica da categoria de gnero na vida das Trabalhadoras Rurais Ao observar o trabalho das mulheres, deve-se ir alm da constatao de que h desigualdade entre homens e mulheres, no s no mbito scio-cultural mas, sobretudo poltico e econmico. Numa viso do feminismo, observar e problematizar as condies materiais da existncia de mulheres e homens fundamental para compreender de que forma as mulheres se colocam na sociedade e como as desigualdades se materializam, sem ignorar as especificidades de cada grupo que, neste caso, guardam como mulheres trabalhadoras rurais.

A Associao de Apoio as Comunidades do Campo AACC uma organizao no governamental com uma larga experincia no estado, de trabalho de organizao de comunidades rurais. 4 BOURDIER (1989). Habitus-habito. O Habitus , como indica a palavra, um conhecimento adquirido e tambm um haver, um capital (de um sujeito transcendental na tradio idealista) o habitus, a hexis, indica a disposio incorporada, quase postural - mas, tambm a de uma agente em ao (BOURDIER, p.61).

Ao trazer esta discusso para as questes das mulheres, o movimento feminista se prope a questionar a base material em que esta desigualdade se materializa, pois seria impossvel realizar alguma transformao social sem acabar com as bases de sustentao da sociedade capitalista, entre elas as desigualdades nas relaes de gnero e classe. Para tanto, a escolha terico-metodolgica vem a afirmar que na abordagem as condies em que vivem as mulheres no produto de uma natureza, ou condio biolgica, mas uma construo social que ganha fora no modo de produo capitalista. Sendo assim, o conceito de gnero ajuda a sistematizar esta problematizao. Para Joan Scott a categoria de gnero auxilia a elucidar as realidades histricas construdas, que no mbito cultural, definem o que significa ser mulher e homem.
O Gnero uma das referncias recorrentes pelas quais o poder poltico foi concebido, legitimado e criticado. Ele se refere a oposio homem/mulher e fundamenta ao mesmo tempo seu sentido.[...]Desta forma, a oposio binria e o processo social das relaes de gnero tornam-se, ambos, partes do sentido do prprio poder.Colocar em questo ou mudar um aspecto ameaa o sistema por inteiro. (SCOTT,1990.p.14).

Nesta mesma discusso Nalu Faria e Miriam Nobre ajudam a trazer para o movimento feminista a prtica deste conceito:
O conceito de gnero foi elaborado por estudiosas da questo da mulher nas universidades e apropriado pelos movimentos como um instrumento de analise e de organizao da ao. Esse conceito coloca claramente o ser mulher e o ser homem como uma construo social, a partir do que estabelecido como feminino e masculino e dos papis sociais destinados a cada um. Por isto, gnero, um termo emprestado da gramtica, foi a palavra escolhida para diferenciar a construo social do masculino e do feminino do sexo biolgico. Gnero um conceito relacional, ou seja, que v um em relao ao outro e considera que estas relaes so de poder e hierarquia dos homens sobre as mulheres (FARIA, 1997, p. 29/30).

Este conceito propicia trazer esta discusso para o campo da cultura, da ideologia e das relaes sociais, pois, como propem esta abordagem terico-metodolgica, as desigualdades se constroem na histria, no tempo, em determinados modos de produo, diferenciando-se culturalmente, mas, guardando como caracterstica principal, a dominao e valorizao do masculino sobre o feminino, os papis, lugares e significados que cada um vai tomando nas sociedades, materializando-se em relaes de poder. Pensar gnero e as relaes de poder que esto por trs desta construo, s serve como instrumento de anlise e de potencializao das aes do movimento feminista se articular com outras questes as quais as mulheres esto inseridas como a discusso de classe, raa, idade, rural ou urbana, as condies histricas de cada uma e as possibilidades que estas mulheres, como sujeitos, se constroem. Embora percebendo que h muitos elementos comuns vida das mulheres, no se pode ignorar as suas especificidades ou como as possibilidades e trajetrias de cada uma se constroem, mostrando que no se ter de fato escolhas dentro deste provvel espao social,

sem questionar profundamente como isto tudo se d. Desta forma, outro conceito importante para fomentar a discusso feminista e que reafirma nossa proposta de anlise em desnaturalizar as relaes de poder e os papis atribudos aos homens e mulheres o conceito de habitus. Habitus-habito como um conhecimento adquirido, incorporado como um esquema de percepo de pensamentos que geram ao. Conhecimento sobre as coisas, sobre a vida. tambm um capital simblico, por isso que difcil de questionar sua natureza e est orientado pelo esquema do simblico (no pensamento), mas que orientaregula-reduz-determina as aes dos sujeitos histricos. Se realiza na linguagem, nas repeties, nos costumes, que se engendram na construo do ser social (BOURDIER,1998).
O Habitus , como indica a palavra, um conhecimento adquirido e tambm um haver, um capital (de um sujeito transcendental na tradio idealista) o habitus, a hexis, indica a disposio incorporada, quase postural - mas, tambm a de uma agente em ao (BOURDIER, 1989, p.61).

Nessa perspectiva, o simblico concebido como uma prtica realizada por indivduos que, atravs dele, se constituem sujeitos, agindo sobre si e sobre aqueles com quem interagem, construindo a sua realidade social, que se materializa em espaos e relaes polticas e econmicas. A Marcha Mundial das Mulheres, ao possibilitar a auto-organizao das mulheres, questiona o sistema social e as bases econmicas que fortalecem as desigualdades sociais. Por compreender gnero como sendo um conceito relacional, ou seja, um gnero s existe em relao a outro e no ignorando as particularidades de cada grupo, articula as lutas das mulheres numa perspectiva global, tanto no mbito das relaes pessoais como nos espaos pblicos, fazendo-as perceber que tanto o processo de dominao como emancipao se d em relaes de interao, conflito e poder que envolvem diversos atores. Deve-se romper com as discusses que trazem a luta das mulheres para o campo das relaes pessoais, como sendo uma questo de mulher, para articul-la em uma luta poltica que deva ser abarcada por toda a sociedade e movimentos sociais que lutam contra este sistema hegemnico.
As relaes de gnero estruturam o conjunto das relaes sociais e, portanto, no existe uma oposio entre questo das mulheres (que seria especfica) e questo da sociedade (que seria geral). Os mundos do trabalho, da poltica e da cultura tambm se organizam conforme insero de mulheres e homens, a partir de seus papis masculinos e femininos. Portanto, no existe uma luta geral e depois uma luta especfica, mas em todas as situaes que queremos modificar, temos que considerar a superao das desigualdades entre homens e mulheres (FARIA & NOBRE, 1997, p. 31/32).

Com esta proposta, a Marcha Mundial das Mulheres articula a luta das mulheres com as discusses globais, fortalece a auto-organizao das mulheres e problematiza o mundo do trabalho, acreditando ser este um instrumento em que elas esto conseguindo transformar as relaes de poder, pois na diviso sexual do trabalho que se expressa a base material das desigualdades de gnero e que serve muito bem ao sistema capitalista, que se constroe e fortalece com a hierarquizao e valorizao dos trabalhos executados 6

por homens e mulheres, diferenciando o trabalho produtivo, geralmente atribudo aos homens ao reprodutivo ou domstico, atribudo s mulheres, colocando-os em esferas sociais distintas. O capital ganha muito por no precisar remunerar o trabalho reprodutivo, que realizado pelas mulheres. No perceber a forma com que o capital se apropria do trabalho e no problematizla uma proposta poltica, pois a diviso sexual do trabalho se realiza concomitantemente a diviso social do trabalho e a organizao da sociedade em classes desiguais, base na organizao de uma sociedade salarial.
A primeira diviso do trabalho a que se fez entre o homem e a mulher para a procriao dos filhos. O primeiro antagonismo de classe que apareceu na histria coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre o homem e a mulher na monogamia; e a primeira opresso de classes, com a opresso do sexo feminino pelo masculino (ENGELS, 1984, p.104).

Ao abordar as mulheres trabalhadoras rurais como categoria de anlise dentro desta conjuntura, esta-se dando uma identidade poltica a elas. Entender de que forma elas esto inseridas em seus meios e como articul-las com lutas globais tem sido o desafio da Marcha Mundial das Mulheres e de diversas entidades que afinam suas lutas polticas e ideolgicas a estas propostas. Possibilitar a auto-organizao de grupos de mulheres em busca de um trabalho produtivo, rompendo com a esfera privada do trabalho feminino no meio rural e conseqentemente levando-as a um questionamento da ordem simblica na qual esto inseridas, de forma que possam perceber o carter social e cultural e desnaturalizem as relaes sociais e de trabalho a que esto sujeitas, transformando as suas realidades, tem sido o norte das polticas institucionais destas entidades, bem como a pauta das reivindicaes dos movimentos sociais que atuam no meio rural brasileiro, neste contexto de antiglobalizao e polticas contra hegemnica. Entendendo que para haver uma mudana de habitus, se faz necessria uma compreenso das estruturas sociais e suas instituies, que no meio rural se mostram mais reforadas pela tradio, a famlia e a religio. As trabalhadoras rurais tm uma maior dificuldade em quebrar com esta lgica, sendo o meio rural um espao particularmente marcado pelas relaes de opresso, machismo e patriarcado. As mudanas das instituies sociais se realizam, segundo Bourdieu, na linguagem e que aqui no se limita ao ato do falar, mas como afirma, a tudo que se realiza no prprio agir social, a existncia do ser, as relaes de trabalho, a escola, a poltica, a famlia, os papis que ocupam socialmente, a tudo que d sentido e significado as aes sociais. Este ser o mundo das verdadeiras revolues, que se materializa em novos Habitus, favorecendo a participao da mulher em espaos polticos, econmicos e sociais, antes predominantemente masculinos, de forma decisria para a implementao de novas polticas pblicas para o meio rural brasileiro, polticas essas que considerem as demandas e os impactos na vida das mulheres rurais, e que se adequem as transformaes gerais que este espao vem sofrendo.

A libertao da mulher exige, como primeira condio, a reincorporaro de todo o sexo feminino na indstria social, que por sua vez, requer a supresso da famlia individual enquanto unidade econmica da sociedade [...] Quando os meios de produo passarem a ser propriedade comum, a famlia individual deixar de ser a unidade econmica da sociedade. A economia domstica converter-se- em indstria social. O trato e a educao das crianas tornar-se-o servio pblico (ENGELS, 1984, p. 116/117).

O processo de consolidao das trabalhadoras rurais como sujeito poltico feminista, deve vir acompanhando de transformaes das relaes que estas tm com a famlia, catalisadas pela insero delas no mundo do trabalho produtivo e aliceradas por discusses polticas que as faam compreender a complexidade das construes sociais, como determinantes de sua condio de mulher, me, dona de casa, agricultora, artes e sujeito poltico que construa, com suas mos, o caminho da transformao social, que culmine na utopia feminista.

2 Grupo de Mulheres da Agrovila Arizona A ocupao da Fazenda Arizona ocorreu no ano de 1996, perodo em que diversas ocupaes aconteceram no Rio Grande do Norte, tendo o MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) como principal interlocutor. Primeiramente, eram 180 famlias que se dividiram em trs agrovilas de 60 famlias: Arizona, Paraso e Novo Horizonte. A agrovila Arizona possui um grupo de mulheres que se organizou em torno de um projeto produtivo de horta agroecolgica. O processo de constituio do grupo se deu a partir de uma visita realizada por uma tcnica do INCRA para apresentao do programa PRONAF Mulher, do Governo Federal. As propostas deste programa serviram como estmulo para a formao do grupo de mulheres com a finalidade de conseguirem o acesso aos financiamentos (linhas de crdito) do programa. Logo em seguida, doze mulheres comearam a se organizar para formao de um grupo no qual pudessem desenvolver algum projeto produtivo. Este grupo passou a se chamar Maria. Um segundo passo foi conquista do terreno, negociado com a Associao. Mesmo sem qualquer financiamento elas comearam a plantar e com o dinheiro da primeira colheita compraram uma cisterna. Das doze mulheres que compe o grupo, atualmente, somente oito participam regularmente do FOPP (Frum de Participao Popular em Polticas Pblicas), em So Miguel do Gostoso, municpio do Rio Grande do Norte. Algumas componentes do grupo j participaram de atividades fora do Estado, como o III Frum Social Potiguar, em 2003, e no ano de 2005 de tantas outras atividades tais como: o 8 de Maro em So Paulo, Cursos de formao poltica em gnero, capacitao em Economia Solidria, Feira de Agroecologia em Mossor, I Feira Estadual de Fomento a Economia Solidria em Natal, plenria do Frum Social Potiguar em Natal. Participaram tambm da elaborao e organizao do 1 Encontro de Trabalhadoras Rurais de So Miguel do Gostoso, e da Batucada Feminista na Marcha de So Miguel do Gostoso.

2.1 O Processo de construo de Sujeitos Polticos, Feministas Aps diversas oficinas e atividades realizadas com o grupo percebe-se que uma caracterstica importante a presena de mulheres jovens que trazem novas demandas, necessidades e desejos. Isso tem gerado conflitos internos, diante dos interesses e expectativas diferenciadas em relao ao projeto original, dado que a disparidade de geraes nem sempre potencializada para execuo das tarefas. As mulheres jovens demonstram o interesse em estar executando outra atividade produtiva, como o artesanato que foi potencializado anteriormente no grupo pela presena de uma artes. Assim, percebe-se uma diviso interna em torno do projeto e na formao e fortalecimento de uma identidade nica do grupo. Diante disso, deduz-se que muito importante a elaborao de um projeto produtivo que absorva as expectativas destas jovens, pois elas, apesar de terem demandas diferenciadas, tambm tm uma necessidade urgente de estarem participando de um projeto produtivo, que potencialize suas aes afirmativas como sujeitos polticos, numa perspectiva feminista de gerao de renda e produo social. Um exemplo real desta necessidade foi a sada de duas jovens da comunidade, que participavam do grupo, em busca de trabalho na cidade de Natal. A compra dos instrumentos da batucada pela AACC possibilitou que algumas jovens participassem da Batucada Feminista, projeto proposto pela Marcha Mundial das Mulheres e que consiste em levar um instrumento de ao participativa das jovens em suas comunidades. As jovens demonstraram interesse e estmulo para participar da Batucada, porm elas ainda no conseguem perceb-la como uma ao poltica para articulao ampliada com outras jovens e espao poltico de interveno delas, trazendo sua voz para o movimento de mulheres, contemplando as diversas geraes do movimento. Isso decorre da falta de discusso poltica sistemtica entre elas, atravs de oficinas e encontros, que as resguarde como sujeito poltico feminista. Aps vivncia com o grupo e realizao de entrevistas, foram identificados outros pontos que devem ser analisados, tais como: dificuldade de acesso gua (falta de infraestrutura) impedindo o desenvolvimento do projeto produtivo da horta; no periodicidade em reunies internas do grupo dificultando o fortalecimento poltico; falta de um espao fsico para reunies; ausncia de participao das mulheres em espaos polticos da comunidade, como a associao, para que estas possam incluir nas pautas de discusses as reivindicaes do grupo e das mulheres como sujeito poltico. As mulheres reconhecem que, aps participarem do grupo, se sentem mais vontade para se inserirem em outros espaos polticos. Uma grande conquista apresentada pelo grupo foi que, atravs, da participao no FOPP, conseguiram a aprovao do projeto de Horta Agroecolgica com acompanhamento da AACC, bem como um poo doado pelo INCRA.

O grupo de Mulheres do Arizona demonstra uma disposio para participar das atividades externas. Articulando-se com outros grupos da regio percebe a importncia do projeto produtivo como instrumento que possa potencializar a transformao de suas realidades, bem como, para fortalecer sua construo poltica. As mulheres mostram uma disposio para participar de seminrios, feiras, intercmbios e percebem a importncia de todas terem as mesmas oportunidades de participao, principalmente as jovens.

3- Grupo de Mulheres da Agrovila Paraso A Agrovila Paraso surgiu da diviso da ocupao da Fazenda Arizona, no municpio de So Miguel do Gostoso. Compe-se de 60 casas, 01 sede da associao dos moradores, 01 escola de 1 grau, 01 casa de farinha, 01 campo de futebol, 01 horta comunitria do grupo de mulheres e 01avirio. A principal atividade a agricultura de subsistncia que movimenta a economia, favorece as relaes sociais, no s do Paraso, mas com outras comunidades prximas tendo como principais produtos a mandioca, feijo, milho e o carvo. O grupo de mulheres denominado Unidas Venceremos, formado no incio de 2002. Esse grupo de comeou com a participao de 21 mulheres, entre 18 e 55 anos, iniciando as atividades produtivas em junho de 2003 por iniciativa de um pequeno grupo que solicitou um projeto produtivo na reunio do FOPP. Participam atualmente deste grupo 09 mulheres que desenvolvem duas atividades produtivas: criao de galinhas caipiras e horta agroecolgia. Estimuladas pelo ento presidente da Associao de Moradores da Agrovila Paraso, e aps freqentarem diversas reunies do FOPP, aderiram s propostas da AACC em apoiar grupos que demonstrassem interesse em desenvolver projetos dentro das perspectivas defendidas pela entidade. Esta propunha projetos que viessem a contribuir com a autoorganizao das mulheres, rompendo com o modelo at ento existente em que as mulheres no participavam do processo de produo social e deciso poltica. Isso porque, aquele modelo, guiava-se pela lgica hegemnica da dominao masculina, na qual no se atribui o mesmo valor poltico, econmico e social aos diversos atores envolvidos na realizao do trabalho e dos papeis desenvolvidos. Aps diversas reunies na comunidade, as mulheres entraram em contato com a AACC para afirmar o interesse em formar um grupo e desenvolver um projeto produtivo, demonstrando uma disposio em romper com o modelo existente que vem sendo reproduzido atravs das praticas cotidianas, refletindo na sua condio de sujeito que vivenciam enquanto mulheres trabalhadoras rurais.
Com a participao do presidente e algumas mulheres em reunies, foram trazendo notcias de que poderamos formar um grupo. Foi a que a gente comeou a participar das reunies do FOPP. Comeamos a chamar as mulheres para participar das reunies e tomamos conhecimento que havia pessoas para organizar grupos. Da, marcamos uma reunio com o responsvel pela AACC e foi, a partir da, que

10

comeou a nossa luta pelos nossos direitos de ser scia e opinar nas reunies da nossa comunidade. Essa foi a primeira vitria: a de sermos respeitadas e poder opinar. Ns no ramos convidadas para participar de nada e nem sabamos que tnhamos este direito. (Entrevista com uma participante). Depois que conseguimos o projeto, negociamos com os homens o terreno. Na assemblia da associao conseguimos a doao oficial.Os homens no acreditavam na gente; diziam que se eles no conseguiram, imagine se as mulheres iam conseguir. (Entrevista com uma participante).

Para a AACC, um dos aspectos relevantes em apoiar o grupo foi a percepo de que este sabia da importncia de estarem reunidas para a participao em um projeto produtivo. Aps anlises e estudos, aliados pr-disposio do grupo em participar de um projeto produtivo, foi proposto pela AACC um projeto em agroecologia, aprovado e financiado pela Geneve Tiers-Monde e a agncia VOLKART (AACC, 2003), contemplando duas atividades: a criao de galinha caipira e a horta orgnica, envolvendo 18 mulheres. A assessoria tcnica da AACC foi fundamental para que o grupo se fortalecesse, apoiando com capacitao poltica, elaborao do projeto, acompanhamento e apoio tcnico na execuo do projetos produtivos. No entanto, esta assessoria percebe algumas fragilidades do grupo, apresentadas em diagnstico, tais como:
Apesar do grupo conceber a importncia da organizao das mulheres, pudemos observar que existe uma certa rivalidade entre algumas participantes que alegam problemas pessoais entre as mesmas. Segundo estas, so problemas que vem de outras prticas envolvendo as famlias da comunidade em sua organizao mais geral (AACC-2004).

Outro ponto apresentado neste relatrio a pouca participao das mulheres em espaos pblicos, como Associao de Moradores e FOPP, nos seguintes termos:
Algumas j trazem consigo um histrico de participao em organizaes: MST, FOPP, Associao local e STR sejam participando de reunies ou fazendo parte do quadro de scios. Das mulheres que integram o grupo, apenas 05 fazem parte da associao com pagamento de mensalidade. Estas sentem que participam da associao. As demais, no se sentem da associao e no compreendem a sua importncia (Relatrio AACC, 2004)

Apesar da constatao das questes acima apresentadas, a assessoria tcnica da AACC percebe a importncia de continuar apoiando a organizao e o fortalecimento do grupo. Assim procede por compreender que esse se encontra em processo de construo como sujeito poltico e que, como outros grupos, guarda contradies trazidas no seio da sociedade no cotidiano das relaes sociais, estando inseridas num modelo opressor, machista, imediatista e individualista em que so confrontadas com a proposta do trabalho em grupo, tornando muito fortes estas contradies.

11

3.1 Construindo a Identidade Poltica, Feminista Estudos de diagnsticos anteriores somados as novas anlises frutos do processo de interveno e sistematizao realizado, observou-se que o grupo apresenta alguns problemas que devem ser superados tais como: falta de articulao entre as scias, bem como entre os projetos produtivos; ausncia de uma dinmica de reunies para discusses internas; forte presena de relaes familiares no grupo, o que dificulta uma maior interao; hierarquia e autoritarismo entre as scias; pouca participao de todo o grupo em eventos externos; falta de articulao do grupo com outras organizaes de mulheres da regio; falta de um espao fsico para reunies. Com a existncia de duas atividades produtivas (horta e criao de galinhas) o grupo apresenta dificuldades em articular as atividades numa perspectiva Agroecologia, como inicialmente foi proposto e pensado pela AACC. A construo da identidade poltica do grupo, que se articula com a proposta do projeto, est em processo de fortalecimento e reconhecimento das scias, atravs da realizao sistemtica de oficinas e seminrios para discusses polticas que abranjam as temticas de gnero, economia solidria, polticas pblicas, dentre outras. Assim, percebe-se a necessidade de fortalecimento do grupo, como um grupo de mulheres, enquanto um sujeito coletivo nico que executa duas atividades produtivas. O Grupo de Mulheres Decididas a Vencer demonstra uma inteno e fora para superar estes obstculos, pois percebe a importncia do projeto produtivo como instrumento que possa potencializar a transformao de suas realidades, bem como, para fortalecer sua construo poltica. As mulheres mostram uma disposio para participar de seminrios, feiras, intercmbios e percebem a importncia de todas terem as mesmas oportunidades de participao, quebrando com a centralizao anteriormente percebida de algumas mulheres no grupo. Tambm passou a assumir uma maior diviso de tarefas, descentralizando as informaes. O poder de deciso que estava nas mos de duas scias rompeu-se, e realmente, parte-se para uma organizao mais coletiva e horizontal. A participao das mulheres em espaos pblicos vem se tornando uma prtica real do grupo. No ano de 2005 elas participam do FOPP, do 8 de maro em So Paulo, da Feira de Agroecologia em Mossor, garantiram presena na diretoria da Associao de Moradores. Todas so associadas e participaram da elaborao e organizao do 1 Encontro de Trabalhadoras Rurais de So Miguel do Gostoso. Atualmente o grupo passa por uma disputa poltica com o presidente da Associao de Moradores da Agrovila Paraso, que tenta centralizar e dominar as decises tomadas na comunidade e no grupo de mulheres. Elas tm demonstrado uma grande capacidade de deciso e organizao interna para enfrentar as discusses na esfera pblica, inclusive em assemblias em que defendem a autonomia do grupo frente s decises que lhes so prprias, reafirmando sua identidade poltica como sujeito coletivo e sendo reconhecidas como tal pela comunidade. Aps este conflito percebe-se uma maior unio entre as mulheres, como que tomadas por um sentimento de luta para no perderem a conquista do grupo e dos projetos, que sempre se mostrou em suas falas como algo valioso.

12

O que eu tenho para falar do nosso grupo que ele me faz bem e me fez descobrir coisas que eu nunca pensei antes. Me faz pensar em um futuro melhor para mim e me faz fazer coisas que nunca pensei em fazer antes sinto-me muito feliz em participar. (Entrevista com uma participante) O grupo importante, pois agora temos um trabalho e participamos de muitas reunies onde somos respeitadas. Antes eu no sabia de nada, tinha medo de falar, agora vou s reunies e j falo. (Entrevista com uma participante.)

Estas respostas demonstram a capacidade do grupo de se reorganizar perante as novas realidades que surgem com o passar da sua histria poltica, cultural e social, estando inseridas numa realidade que lhes comum. Em relao ao projeto produtivo, o grupo revela necessidade de respostas efetivas quanto gerao de renda, pois elas criaram uma expectativa maior do que as possibilidades reais que o projeto oferece, mesmo reconhecendo que lhes foi explicado pela assessoria tcnica da AACC. Considerando o tipo do projeto, elas entendem que este traz pouca rentabilidade, principalmente aps participarem de trocas de experincia com outros grupos que desenvolvem atividades mais rentveis, como artesanato. Estas questes acima referidas trazem implicaes profundas com relao interao delas com o projeto produtivo, pois este no possibilita de imediato a autonomia das mulheres no aspecto da insero na produo social, assim tendem a permanecer no trabalho exclusivamente reprodutivo. Neste aspecto, entendemos que necessrio considerar o contexto social, cultural, poltico e econmico que estas mulheres esto inseridas, guardando como indivduos e grupo as contradies prprias desta realidade. Assim, a continuidade do projeto produtivo articulado s discusses polticas da assessoria tcnica e as intervenes da luta das mulheres, pautadas pela Marcha Mundial das Mulheres, sero instrumentos para a potencializao das aes individuais em direo s transformaes das realidades vividas por elas.

13

CONSIDERAES FINAIS Ao final do perodo de cinco meses da convivncia com os grupos de mulheres, atravs de reunies, oficinas, entrevistas e muitas visitas, explicitaram-se algumas respostas para questes que se levantaram na caminhada de organizao daquelas mulheres. Uma delas refere-se no eficincia dos projetos produtivos no que diz respeito gerao de renda, levando a mudana de suas realidades econmicas. Diante dessa constatao, pergunta-se: O que explica e ou justifica a permanncia destas mulheres nos grupos? Qual o sentido que elas do realizao de atividades em torno do projeto produtivo? Parece lgico se concluir que a organizao das mulheres no rural em torno de uma atividade econmica no o fim em si mesmo, mas um instrumento para propiciar a cidadania destas mulheres, no podendo ser avaliada por sua eficincia econmica. Quer dizer, a propenso das mulheres rurais a se organizarem em grupos est ligada a contribuio que traz essa estratgia para a construo de um sujeito poltico que traga demandas pautadas nos diversos interesses e que questione o habitus vigente para que almeje uma sociedade justa. Um projeto produtivo, aliado as discusses polticas pode ser um instrumento que capacite as trabalhadoras rurais para a auto-organizao e que possibilite a ao poltica. O questionamento desta lgica da qual esto sujeitas, pode favorecer a participao da mulher em espaos polticos, econmicos e sociais, antes predominantemente masculinos, de forma decisria para a implementao de novas polticas pblicas para o meio rural brasileiro, polticas essas que considere as demandas e os impactos na vida das mulheres rurais, e que se adeqe as transformaes gerais que este espao vem sofrendo Isso reafirma uma outra racionalidade, pautada em outros interesses e objetivos,

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Lisboa: Difel / Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1989. CARNEIRO, Maria Jos. Ruralidade: novas identidades em construo. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, n. 11, p. 53-75, out. 1998.

14

ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. So Paulo: Global,1984. FARIA, Nalu e NOBRE, Miriam. Gnero e Desigualdade. Cadernos Feministas. So Paulo: SOF, 1997. SCOTT,Joan. Gnero: Uma categoria til de anlise histrica. In: Educao e Sociedade. Porto Alegre,julho/dezembro de 1990.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen