Sie sind auf Seite 1von 3

Nome: __________________________________________________ Data: ___________________ Professor: ______________________

Objetivos: Desenvolver as habilidades de leitura e interpretao de texto potico (letra de msica), bem como identificar a ocorrncia da linguagem predominantemente figurada.

INTERPRETAO DE TEXTO POTICO (LETRA DE MSICA) E ESTUDO DA LINGUAGEM FIGURADA

TOCANDO EM FRENTE
Ando devagar porque j tive pressa E levo esse sorriso porque j chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe S levo a certeza de que muito pouco eu sei Eu nada sei Conhecer as manhas e as manhs O sabor das massas e das mas preciso amor pra poder pulsar preciso paz pra poder sorrir preciso chuva para florir Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada Eu sou Estrada eu vou Conhecer as manhas e as manhs O sabor das massas e das mas preciso amor pra poder pulsar, preciso paz pra poder sorrir preciso chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora Um dia a gente chega, e o outro vai embora Cada um de ns compe a sua histria E cada ser em si carrega o dom de ser capaz De ser feliz Ando devagar porque j tive pressa E levo esse sorriso porque j chorei demais Cada um de ns compe a sua histria E cada ser em si carrega o dom de ser capaz De ser feliz... (Almir Satter e Renato Teixeira)

1) Cada linha da letra da msica recebe o nome de ____________________ . 2)


O conjunto de versos, separado por um espao em branco chama-se

_________________ . 3) A identidade de som no final dos versos, como manhs / mas, e sorrir/ florir, chama-se ____________________ .

4) Em letra de msica, a estrofe que se repete inteira forma o _____________ . 5) A voz que fala no texto em versos o ______________________________ ou _________________________. 6) Observe as frases: Machuquei o p, por isso estou andando devagar. Ando devagar porque j tive pressa... Quando uma palavra ou expresso se encontra empregada no texto no sentido exato do dicionrio, dizemos que ela est no sentido ___________________ ou _____________________ . Quando uma palavra ou expresso se encontra empregada no texto com um novo significado, dizemos que ela est no sentido ____________________________ , __________________________ ou ____________________________ . 7) A maior parte do texto est no sentido denotativo ou conotativo? _____________________________________________________________________ 8) I- Todas as pessoas, um dia, fazem um balano de sua vida. II- O eu-lrico, na velhice, repensa sua vida e muda de atitude. III- Aps muito sofrer, o eu-lrico deixa de ter f na vida. De acordo com o texto, est(esto) correta(s): a) Todas as afirmaes. b) Nenhuma das afirmaes. c) Apenas as afirmaes I e II. d) Apenas as afirmaes II e III. e) Apenas a afirmao II. 9) O texto caracteriza o eu-lrico como uma pessoa: a) desiludida b) infeliz c) amadurecida d) indiferente e) conformada 10) Da leitura do texto podemos concluir que:

I- A felicidade inalcanvel, pois pouco ou nada sabemos da vida. II- A estrada da vida longa e sem sentido. III- O destino j est traado, no podemos mudar nada. IV- A arte de viver seguir o curso das coisas sem ansiedade. V- Os versos Como um velho boiadeiro / Levando a boiada revelam a mesmice da vida no ambiente rural. Est(esto) correta(s) : a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas II e III. c) Apenas as afirmativas III e IV. d) Apenas as afirmativas IV e V. e) Apenas a afirmativa IV. 11) Na 1 estrofe, h um jogo de palavras que se denomina: a) metfora b) anttese c) prosopopia d) metonmia e) catacrese 12) Na 3 estrofe, encontram-se as seguintes figuras: a) comparao e metfora b) comparao e catacrese c) sinestesia e metfora d) metonmia e eufemismo e) metfora e personificao

Das könnte Ihnen auch gefallen