Sie sind auf Seite 1von 6

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Fase 2012.3 LABORATRIO

1) Pea O Municpio XY, localizado no Estado W, tem a maior populao do pas, bem como uma slida e forte economia. Apesar disso, h uma grande disparidade na distribuio de renda no referido Municpio, isto , alguns bairros com moradores muito ricos e outros com moradores sem grande poder aquisitivo. Essa concentrao de renda reflete, tambm, nas Polticas Pblicas adotadas tanto pelo Governo do Municpio XY, quanto pelo Estado W. Exemplo dessa disparidade o Bairro ZL, que muito pobre, sendo que os moradores desta regio vivem h mais de 20 anos sem gua encanada e saneamento bsico. Os moradores do citado bairro formaram a Associao Por uma ZL do Povo, h mais de 05 anos. Dentre as suas finalidades e objetivos encontra-se a busca pelo crescimento e estruturao do Bairro ZL. Desde a sua criao, a Associao tenta, junto ao Governo Municipal e Estadual, solucionar os problemas de saneamento bsico e gua encanada, mas nunca obteve sucesso. importante destacar que muitos moradores vivem em condies precrias, sem poder tomar banho e tendo que estocar gua em baldes, o que possibilita a proliferao da dengue. Inconformada com essa situao de descaso dos Poderes Pblicos Estadual e Municipal, assim como diante da urgncia da situao, a Associao Por uma ZL do Povo procura seus servios de advogado para viabilizar uma medida judicial apta a sanar o problema. Na qualidade de advogado contratado pela Associao Por uma ZL do Povo, elabore a pea cabvel ao tema, observando: a) competncia do juzo; b) legitimidade ativa e passiva; c) fundamentos de mrito constitucionais e legais vinculados; d) os requisitos formais da pea.

2) Pea Problema: A empresa Brasil Para Frente uma empreendedora privada e tem por objeto social a construo de grandes obras virias, como pontes e grandes avenidas. O governo do Municpio dos Pecados pretende efetuar a construo de uma avenida interligando o bairro H ao bairro M para amenizar o trfego de veculos no centro da cidade. Diante disso, o Prefeito de Pecados realiza todos os estudos ambientais necessrios, alm disso, a obra est prevista na lei oramentria do exerccio financeiro atual. A obra, comprovadamente, beneficiaria toda a populao da mencionada cidade. Realizado o procedimento licitatrio, a empresa Brasil Pra Frente saiu vencedora do certame tendo ato continuo assinando o contrato administrativo.
COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB Carlos Manoel Silva, brasileiro e morador do bairro M, insatisfeito com a realizao da obra, sob a justificativa de que a mesma causar um aumento da poluio e, tambm, a perturbao da vizinhana, contratou advogado para adotar medida apta a solucionar o problema para todos os moradores daquela localidade. Diante disso, prope Ao Popular contra a empresa (por ser a beneficiria do ato), o prefeito e o municpio. Na citada demanda requereu a anulao do contrato (art. 2, c da lei 4.717/65) para impedir a realizao do empreendimento, por entender violar o meio ambiente. A ao livremente distribuda 3 Vara Federal da Seo Judiciria de Pecados. H o despacho inicial determinando-se a citao dos rus. A empresa Brasil Pra Frente, devidamente citada, procura seus servios de advocacia para defend-la. Na condio de advogado da citada empresa, adote a medida judicial cabvel.

3) Pea Problema: Edital de concurso de ingresso na carreira de Guarda Civil Metropolitana o da Cidade de Bento de Abreu elaborado pelo Diretor da Academia da Guarda Civil da Cidade estabelece como requisito para acrscimo de um ponto na classificao final ser o candidato natural de Bento de Abreu. Alm disso, consta do edital que os candidatos que j tiveram gastrite no podem participar do certame, tendo em vista o perigo da atividade policial, e sero eliminados no exame mdico aps a classificao final. Srgio Almeida, natural de Santo Andr, mora h mais de 10 anos em Bento de Abreu, tem 32 e anos, casado, tem dois filhos, professor de educao fsica e bacharel em direito. Na atualidade, ministra aulas de defesa pessoal. Na poca da faculdade de direito ficou adoentado, sendo diagnosticado com gastrite aguda, mas que foi tratada adequadamente e superada, no restando efeitos colaterais. Srgio Almeida inscreveu-se no concurso e foi aprovado nas provas escrita e oral, restando somente a classificao final e o exame mdico, sendo que estes ocorrero em 30 dias. Diante disso, o advogado de Srgio ingressou com um mandado de segurana com pedido de liminar alegando como fundamentos: a dignidade da pessoa humana (art. 1, inciso III da CF), art. 37, caput, inciso I (legalidade nos concursos) e art. 19, III (discriminao entre nacionais). Na medida liminar requereu a sua continuidade no certame. No obstante, o Juiz de Direito, indeferiu a medida liminar sob a alegao de inexistncia de dano irreparvel. Em face da situao, na qualidade de advogado (a) contratado (a) por Srgio Almeida, redija a pea processual adequada para reformar tal deciso.

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB 4) Pea Problema: A populao do Estado C tem sofrido com a violncia no trnsito nos ltimos meses. Um estudo apontou que alto percentual dos acidentes so causados por motoristas que conduzem seus veculos embriagados. Com a finalidade de enrijecer a legislao e reduzir as fatalidades do trnsito, a Assembleia Legislativa do Estado C aprovou projeto de lei, de iniciativa do Governador do Estado, que previa aplicao de multa de R$ 20.000,00 reais para quem conduzisse veculo sob o efeito de qualquer quantia de lcool, bem como estabelecia a suspenso da carteira de habilitao pelo prazo de 08 anos. A Lei n 2.000/2012 foi sancionada pelo Governador assim que lhe foi encaminhada, sendo publicada no dia seguinte, com vigncia imediata. Aps a publicao da lei, o Partido Poltico CSD, com representao no Congresso Nacional, props uma Ao Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal questionando a sua

constitucionalidade, argumentando a violao do artigo 22, inciso XI, da CF, bem como a violao aos Princpios da Razoabilidade e da Proporcionalidade. O STF, observando todos os trmites da Lei 9.868/99, declarou a inconstitucionalidade da lei 2.000/2012, observando os mesmos fundamentos indicados na pea inicial da ADI. Aps 08 dias do trnsito em julgado, isto , em 27/05/2012, o STF publicou nos dirios oficiais a parte dispositiva da deciso, na qual declarou a inconstitucionalidade. No dia 04/06, Luiz Fernando Camacho foi parado em uma blitz da Polcia Militar do Estado C, tendo os agentes policiais constatado que Luiz Fernando dirigia embriagado, razo pela qual foi punido pelo DETRAN do Estado C em conformidade com a Lei 2.000/2012, sem ter sido observada a deciso do STF. Diante do referido cenrio, Luiz Fernando procura seus servios de advocacia para solucionar a questo. Em face da situao, na qualidade de advogado (a) contratado (a) por Luiz Fernando, redija a pea processual adequada.

5) Pea Problema: Tibrio pastor do templo religioso Salvao Eterna, localizado na cidade de Perdes. O templo encontra-se em terreno que abrange tambm um espao para celebrao do culto, bem como h imvel para a residncia dos demais pastores, alm de espao para reunio. Certo dia, Tibrio recebeu comunicado da prefeitura informando que o Prefeito editou Lei n 1.548/11 que previa a tributao de IPTU para a residncia dos pastores por no ser local de realizao do culto, mas sim local diverso. Diante do impasse Tibrio procurou advogado e ingressou com ao ordinria para que no fosse cobrado tal tributo. O juiz de primeiro grau julgou procedente. No entanto, a Fazenda Pblica recorreu e a deciso for
COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB reformada pelo Tribunal de Justia Estadual, por votao unnime, sob fundamento que a residncia oficial dos pastores no est relacionada com a atividade religiosa. Da deciso de mrito, foram opostos embargos de declarao, porm foram rejeitados. Sabe-se que a questo envolvendo tributos reflete em toda a economia do pas, em especial, com relao aos templos, visto que h vrios deles por ser o Brasil um pas laico. Assim, como advogado do templo tome a medida cabvel para impedir que o Municpio cobre aludido imposto sobre a residncia dos pastores.

6) Pea Problema: Marco Graco, brasileiro, casado Juiz Federal vinculado ao Tribunal Regional Federal da 5 Regio. Marco Graco foi objeto de investigao pela prtica do crime de corrupo passiva (artigo 317 do Cdigo Penal), tendo sido, inclusive, instaurado inqurito policial. Marco possui residncia fixa e bons antecedentes. No curso da investigao policial foram realizadas escutas telefnicas dentro do gabinete do Juiz, que evidenciaram a prtica do citado delito. Encerradas as investigaes, o Ministrio Pblico Federal, por meio do Procurador Regional, ofereceu denncia, pautando-se exclusivamente das transcries das escutas. Alm disso, o membro do parquet requereu a priso preventiva do Juiz Federal. A denncia foi recebida pelo relator Tribunal Regional Federal da 5 Regio, tendo sido decretada a priso, fundamentada na violao da ordem pblica, com a expedio do mandado. Todavia, no curso da ao penal, descobriu-se que as conversas que motivaram o requerimento de priso decorreram de escutas clandestinas realizadas pela Polcia Federal sem a autorizao do Poder Judicirio. Destaque-se que o mandado de priso no foi cumprido. Diante desta situao, Marco Graco ingressou com habeas corpus, perante o Superior Tribunal de Justia. A Corte, ao analisar o habeas corpus impetrado pelo advogado de Marco Graco, denegou a ordem, sob fundamento que no ficou evidenciada a ilicitude da prova em relao s escutas telefnicas. Ainda, afirmou-se que o habeas corpus no instrumento adequado para tanto, pois haveria necessidade de atestar a validade dos documentos apresentados, o que demandaria dilao probatria. Dessa forma, como advogado de Marco Graco tome a medida cabvel para impugnar essa deciso.

7) Pea Problema: No ano de 1974 o Governo Militar editou ato normativo de mbito federal de n 702/70. Referido ato regulamentava a profisso de msico e dispunha sobre diversas regras de organizao da citada categoria. Todavia, alm da forma de organizao, o artigo 7 estabelecia a seguinte regra:
COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB Art 7. Toda composio musical somente ser gravada ou divulgada por qualquer meio, aps a autorizao do rgo competente. Apesar da promulgao da Constitucional da Repblica Federativa do Brasil de 1988, referido ato normativo federal continua totalmente em vigor e sendo aplicado na sua integralidade. Inconformada com o contedo do artigo 7, a Confederao Nacional dos Msicos pretende adotar medida judicial, a fim de que a referida norma no produza mais efeitos, diante da nova ordem constitucional. Nesse sentido, a Confederao Nacional dos Msicos procura seus servios de advocacia para buscar uma soluo. Na qualidade de advogado da Confederao, adote a medida judicial cabvel, atentando para os seguintes pontos: a- competncia; b- legitimidade ativa e passiva; cfundamentos constitucionais; d- medida de urgncia; e- pedido e requisitos formais.

8) Pea Problema: Joo Incio laborou durante o perodo de 37 anos na empresa W, tendo constatado que, alm do tempo de contribuio para com o Seguro Social, preenchia os demais requisitos para concesso do benefcio de aposentadoria. Por conta disso, Joo ingressou com requerimento do benefcio previdencirio junto ao INSS, o qual foi deferido pela autarquia. Todavia, quando comeou a receber o numerrio referente ao benefcio, Joo notou que o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas, assim como seu Registro Geral, que constavam dos seus recibos estavam incorretos. Diante de tal situao, Joo requereu a correo dos seus dados, administrativamente, junto ao INSS. Entretanto, para a sua surpresa o pedido de correo de dados foi indeferido pelo Superintendente Regional da autarquia federal. Inconformado com a deciso tomada pelo INSS, Joo Incio procura seus servios de advocacia. Como advogado de Joo Incio adote o remdio constitucional cabvel para regularizar a situao.

9) Pea Problema: Joo Ricardo, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado em So Paulo/SP engenheiro civil e possu 27 anos de idade. Atualmente, Joo estuda para concursos pblicos. O Municpio de Santos, por meio do Secretrio de Finanas, realizou concurso pblico para diversos cargos, dentre os quais de administrador de finanas. Para este cargo foram designadas 20 vagas, com vencimentos mensais de R$ 8.000,00 (sete mil reais). O Edital do concurso foi publicado em 27 de maro de 2011 e o concurso ter validade de seis meses. Interessado na vaga, Joo Ricardo inscreveu-se no certame e aps muito estudo e dedicao passou em 12 lugar. A homologao do resultado ocorreu em 28 de maio de 2011. No
COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB obstante, passados vrios meses da homologao do resultado, Joo Ricardo teve conhecimento de que o Municpio de Santos contratou, temporariamente, 10 servidores exatamente para o cargo o qual foi aprovado, 3 meses aps a homologao. A justificativa do Secretrio foi no sentido de que estes contratados onerariam menos as finanas do municpio, pois seus vencimentos eram menores aos indicados no edital do concurso. Inconformado com esta situao, pois sabedor de seus direitos e que est sendo prejudicado em 6 meses de vencimentos, momento em que teve conhecimento da ofensa ao seu direito, Joo Ricardo procura seus servios de advocacia. Na qualidade de advogado de Joo Ricardo adote a medida judicial cabvel, considerando a competncia, a legitimidade, os fundamentos de direito, a urgncia e o pedido.

10) Pea Problema: Jos Aldo, 55 anos, desempregado, residente do Municpio Y foi consultar-se com um mdico cardiologista do Hospital Municipal W, pois no possui condies financeiras para contratar um plano de sade. O mdico lhe recomendou alguns exames para poder realizar um diagnstico adequado. Aps muito custo para conseguir realizar os exames pelo prprio hospital pblico, Jos Aldo retornou ao mdico, que constatou uma doena cardaca e que seria necessrio tomar uma medicao de alto custo e no fornecida pelos rgos pblicos de sade. Jos Aldo, ento, fez uma solicitao Secretaria de Sade do Municpio Y. O primeiro pedido foi negado sob a alegao de que o remdio era muito caro e prejudicaria a compra de outros remdios para a populao violando o interesse pblico. Alm disso, argumentou que haveria prejuzo no oramento e que este gasto estaria fora da reserva do possvel administrao pblica. Jos Aldo, ento, recorreu ao Secretrio de Sade do Municpio Y, que negou o pedido sob os mesmos fundamentos. Jos Aldo ingressou com Mandado de Segurana no juzo de primeiro grau do Estado. A liminar foi deferida. No obstante, ao julgar o mrito da deciso, o juzo de primeiro grau entendeu que as razes da Secretaria se justificavam, tendo em vista que o alto custo do remdio prejudicaria toda a populao, bem como o oramento do municpio do Y, motivo pelo qual julgou improcedente o writ, encerrando os efeitos da liminar. Diante desta situao, na qualidade de advogado de Jos Aldo, adote a medida processual adequado para o caso proposto.

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.3

Das könnte Ihnen auch gefallen