Sie sind auf Seite 1von 6

Escola Estadual Professor Miguel Oliva Feitosa

Fsica

So Paulo 2012

Escola Estadual Professor Miguel Oliva Feitosa

Magnetismo

Nome: Paola dos Santos Pereira N 23 Srie:3D

Os diversos tipos de m em nosso cotidiano


Muitos so os tipos de ms presentes em nosso cotidiano. difcil prestarmos ateno, mas em nosso dia-a-dia estamos cercados por esses objetos magnticos. Em nosso carro, temos ao menos 40, mas o nmero pode ultrapassar a casa dos cem, no caso dos veculos de luxo. Mas onde esto esses ms que no vemos? Esto nos alto-falantes, motores eltricos, sensores, filtros magnticos e at na fixao de alguns carpetes. Em sua casa, voc encontra uma quantidade ainda maior de ms, e no so apenas os decorativos e de telefones teis na porta da geladeira. Os ms tambm esto no perfil magntico que mantm a porta bem fechada; na televiso; no rdio; nos aparelhos de telefone e celular; nos eletrodomsticos; computadores, alm dos fechos dos armrios, nos quadros e porta-retratos magnticos. Os ms ainda esto no medidor de energia eltrica e de consumo de gua de nossas casas. Ou seja, esto por toda parte, espalhados em nosso cotidiano, e mesmo assim no prestamos ateno. So vrias as famlias de ms. Os mais conhecidos so os ms de ferrite, os flexveis, os ms de neodmio, os de samrio-cobalto, tambm chamados de ms de terras raras, e finalmente os ms de alnico.

Ims e magnetos
Um im definido com um objeto capaz de provocar um campo magntico sua volta e pode ser natural ou artificial. Um im natural feito de minerais com substncias magnticas, como por exemplo, a magnetita, e um im artificial so feita de um material sem propriedades magnticas, mas que pode adquirir permanente ou instantaneamente caractersticas de um im natural. Os ims artificiais tambm so subdivididos em: permanentes, temporais ou eletroms.

Um im permanente feito de material capaz de manter as propriedades magnticas mesmo aps cessar o processo de imantao, estes materiais so chamados ferromagnticos. Um im temporal tem propriedades magnticas apenas enquanto se encontra sob ao de outro campo magntico, os materiais que possibilitam este tipo de processo so chamados paramagnticos. Um eletrom um dispositivo composto de um condutor por onde circula corrente eltrica e um ncleo, normalmente de ferro. Suas caractersticas dependem da passagem de corrente pelo condutor; ao cessar a passagem de corrente cessa tambm a existncia do campo magntico.

Propriedades dos Ims


Polos magnticos So as regies onde se intensificam as aes magnticas. Um im composto por dois polos magnticos, norte e sul, normalmente localizados em suas extremidades, exceto quando estas no existirem, como em um im em forma de disco, por exemplo. Por esta razo so chamados dipolos magnticos. Para que sejam determinados estes polos, se deve suspender o im pelo centro de massa e ele se alinhar aproximadamente ao polo norte e sul geogrfico recebendo nomenclatura equivalente. Desta forma, o polo norte magntico deve apontar para o polo norte geogrfico e o polo sul magntico para o polo sul geogrfico.

Atrao e repulso
Ao manusear dois ims percebemos claramente que existem duas formas de coloc-los para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atrados. Isto se deve ao fato de que polos com mesmo nome se repelem, mas polos com nomes diferentes se atraem, ou seja:

Esta propriedade nos leva a concluir que os plos norte e sul geogrficos no coincidem com os plos norte e sul magnticos. Na verdade eles se encontram em pontos praticamente opostos, como mostra a figura abaixo.

A inclinao dos eixos magnticos em relao aos eixos geogrficos de aproximadamente 191, fazendo com os seus plos sejam praticamente invertidos em relao aos plos geogrficos.

Interao entre polos


Dois polos se atraem ou se repelem, dependendo de suas caractersticas, razo inversa do quadrado da distncia entre eles. Ou seja, se uma fora de interao F estabelecida a uma distncia d, ao dobrarmos esta distncia a fora observada ser igual a uma quarta parte da anterior F/4. E assim sucessivamente.

Inseparabilidade dos polos de um im


Esta propriedade diz que impossvel separar os polos magnticos de um im, j que toda vez que este for dividido sero obtidos novos polos, ento se diz que qualquer novo pedao continuar sendo um dipolo magntico.

Campo Magntico

a regio prxima a um im que influencia outros ims ou materiais ferromagnticos e paramagnticos, como cobalto e ferro. Compare campo magntico com campo gravitacional ou campo eltrico e ver que todos estes tm as caractersticas equivalentes. Tambm possvel definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor induo magntica e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bssola em um ponto sob ao do campo o vetor ter direo da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o polo norte magntico da agulha. Se pudermos traar todos os pontos onde h um vetor induo magntica associado veremos linhas que so chamadas linhas de induo do campo magntico, estas so orientadas do polo norte em direo ao sul, e em cada ponto o vetor tangencia estas linhas.

As linhas de induo existem tambm no interior do im, portanto so linhas fechadas e sua orientao interna do polo sul ao polo norte. Assim como as linhas de fora, as linhas de induo no podem se cruzar e so mais densas onde o campo mais intenso.

Das könnte Ihnen auch gefallen