Sie sind auf Seite 1von 1

Uso do trilho de ar

1 - Introduo
O trilho de ar um equipamento utilizado para a realizao de experimentos de movimento em uma dimenso em regime de atrito reduzido. dispositivo adaptado ao trilho de ar que emite centelhas (fascas eltricas), em uma freqncia fixa e prdeterminada. Sabendo que a freqncia o inverso do perodo, as fascas so emitidas em intervalos de tempos regulares ou peridicos t. O faiscador composto de um gerador eletrnico de pulsos de alta tenso e o aparato de ligao ao longo do trilho, descrito na gravura apresentada na Figura 1. O terminal neutro do gerador eletrnico ligado ao tubo metlico do trilho e o pulso de AT aplicado ao fio metlico esticado ao longo do trilho de ar. O pulso de alta tenso transferido para o cavaleiro em movimento atravs do contato eltrico do fio com a ponteira, presa ao corpo do cavaleiro. A ponteira isolada eletricamente do cavaleiro por um suporte isolante, para que a fasca ocorra apenas entre a ponteira e a fita termo sensvel. Para registrar a posio do cavaleiro em funo do tempo, a fita colada ao longo da lateral do trilho.

2 Informaes gerais
O trilho de ar construdo com um tubo de alumnio oco, seco reta quadrada ou triangular, e comprimento da ordem de 2,5 m. Uma das extremidades do tubo fechada e a outra conectada a um compressor de ar. As duas faces superiores do tubo possuem pequenos orifcios regularmente espaados, pelos quais sai o ar insuflado pelo compressor. O fluxo de ar pelos pequenos orifcios nas faces superiores do trilho produz um colcho de ar quando o compressor ligado. As foras de atrito presentes so a associada com a viscosidade da camada de ar em cima da qual o cavaleiro desliza e a fora de arraste devido ao movimento do cavaleiro, sendo o atrito desprezvel. Diversos experimentos podem ser realizados com o trilho de ar nivelado (horizontal) ou inclinado. Para a realizao dos experimentos so utilizados diversos acessrios com o trilho de ar, como corpos deslizantes ou cavaleiros, roldanas, faiscado, sensor de posio, etc. Deve-se tomar muito cuidado e evitar pancadas na estrutura do trilho ou mesmo a queda do cavaleiro no cho, para que no sejam desalinhados ou amassados.

3 Especificaes
O trilho de ar que utiliza esta tcnica o equipamento da Ealing1. Uma das tcnicas de fazer o registro da posio em funo do tempo em experimentos no trilho de ar com o uso do faiscador. A posio do cavaleiro registrada por efeito trmico com a queima da fita de papel termo-sensvel pela fasca. A tenso aplicada ao sistema da ordem de 30.000 volts ou mais, ou seja, uma Alta Tenso (AT), havendo o risco morte por choque eltrico quando a fonte do faiscador estiver ligada. O faiscador um
1

Figura 1 - Trilho de ar com cavaleiro e peas que compem parte do faiscador.

O gerador de pulsos possui um seletor de freqncias que define o intervalo de tempo entre as marcaes na fita. Ao ser selecionada a posio "line", as fascas sero emitidas na freqncia de oscilao da rede eltrica. Se a rede for de 60 Hz, o intervalo de tempo ser t = (1 / 60) segundo. Para o estudo de movimentos mais lentos, devem ser escolhidas freqncias menores.

The Ealing Corporation 2225 Massachusetts Avenue, Cambridge, Massachusetts 02140, U.S.A.
Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Janeiro de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen