Sie sind auf Seite 1von 6

Novasformasdo comrcio:B2B,B2C,e|m-Commerce

SANTOS, Adilson Jr; BISPO, Yuri Menezes dos A.; NETO, Roberto Pizzi. G.; SPINOLA, Eduardo
Universidade Federal de Sergipe Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze CEP 49100-000 So Cristvo - SE +55 79 8807-1342

adilsonosj@dcomp.ufs.br; yurimab@dcomp.ufs.br; robertopgn@dcomp.ufs.br; eduardo.spinola@gmail.com

ABSTRACT
This document deals with the subject the electronic commerce. Initially a little of its evolution is shown and as it arrived at the common users. Underlying concepts are presented the eCommerce. m-Commerce, B2B, B2C, variants of the electronic commerce. Technologies that give to support to these types of systems, security, services, payment systems and other concepts. Any electronic business must become related with some of these aspects. Companies look in the e-Commerce its use for attainment of a new category of transactions. Passing the practical one, some of the services most common of e|m - Commerce are illustrated . The advantages and disadvantages that appear to the electronic commerce when putting in practice. To finish, We elaborate the case study based on the sales systems of the CIAL (Companhia Alagoana de Refrigerantes) where we relate some of the boarded aspects in this document and suggest improvements in some points.

INTRODUO
O e-Commerce um termo usado para identificar um sistema comercial montado por uma empresa para atender aos seus clientes, seja ela pessoa ou empresa, pessoa fsica ou jurdica, atravs da Internet [4]. Ele representa novos desafios, novas oportunidades de se chegar at o cliente de forma gil e rpida tendo como um de seus principais objetivos minimizar custos atuais ao extremo. Segundo [2], o seu timo desempenho e rpido crescimento econmico vm mostrando que esse novo meio de comercializao veio pra ficar e ainda tem muito a mostrar. Podemos dizer tambm que o comrcio eletrnico , fundamentalmente, efetuar transferncias de um valor monetrio em troca de informao, servios ou bens, tendo como canal uma infraestrutura digital e uma rede de computadores. O e-Commerce surgiu antes da Web, grandes empresas europias e americanas como bancos e companhias areas j usavam sistemas eletrnicos que envolviam transaes comerciais na sua rede local. Transaes essas que proviam de EDIs (Eletronic Data Interchange) internas, que so muito utilizadas nos dias de hoje, e j muito difundidas nos pases desenvolvidos. Entretanto, esse tipo de transao s chegou os consumidores comuns graas ao surgimento e crescimento da Internet. Inicialmente, existiam algumas desvantagens em relao implementao desses sistemas internos, grande parte deles relacionados ao custo e a utilizao de diferentes tecnologias de comunicao em empresas diversas. Segundo [3], o comrcio eletrnico abrange processos pelos quais os consumidores, fornecedores e parceiros de negcios so atingidos, relacionando atividades como vendas, marketing, recepo de pedidos, entregas e servios ao consumidor, transaes e troca de informaes entre empresas. Na seo 1.1, encontram-se trabalhos relacionados que mostram na prtica a aplicao dos diversos conceitos relacionados com comrcio eletrnico. Na seo 2, encontram-se detalhadamente estes conceitos e as tecnologias que sero necessrias para o entendimento deste documento. A seo 3 ilustra alguns dos servios prestados pelo comrcio eletrnico. A seo 4 mostra a importncia da segurana nas transaes. Por fim, na seo 5,

RESUMO
Este documento trata o tema do comrcio eletrnico. Inicialmente mostrada um pouco da sua evoluo e como chegou aos usurios comuns. So apresentados conceitos subjacentes a e-Commerce, m-Commerce, B2B (business-to-business), B2C (business-toconsumer), variantes do comrcio eletrnico, tecnologias que do suporte a esses tipos de sistemas , segurana, servios disponibilizados, sistemas de pagamento e outros conceitos. Qualquer negcio eletrnico deve se relacionar com alguns desses aspectos. Empresas visam no e-Commerce a sua utilizao para obteno de uma nova categoria de transaes. Passando a prtica, so ilustrados alguns dos servios mais comuns de e | m Commerce. As vantagens e desvantagens que surgem ao comrcio eletrnico quando posto em prtica. Para finalizar, elaboramos o estudo de caso baseado nos sistemas de vendas da CIAL (Companhia Alagoana de Refrigerantes) na qual relacionamos alguns dos aspectos abordados neste documento e sugerimos melhorias em alguns pontos.

PALAVRAS CHAVES
e-Commerce, Electronic Commerce, Comrcio Eletrnico, Mobile Commerce, B2B, B2C, Business-to-consumer, Business-toBusiness.

relacionam-se todos os conceitos referidos nas sees anteriores, com o caso de estudo.

2.1.4.B2C
Business-to-consumer, tambm chamado business-to-customer, o comrcio que engloba todas as relaes de consumo, ou seja, aquelas em que temos um fornecedor de um lado e um consumidor de outro. O tipo de comrcio eletrnico B2C distingue-se pelo estabelecimento de relaes comerciais eletrnicas entre as empresas e os consumidores finais.

2.CONCEITOS E TECNOLOGIAS
A evoluo do e-Commerce foi motivada devido ao avano tecnolgico nos ltimos anos, em Hardware, Software, Redes, Segurana, Base de Dados, etc. Com o passar do tempo, o comrcio evoluiu. Hoje em dia, em vez de ser o consumidor a ir procura do comrcio, o comrcio que vem at o consumidor, e chega sua casa atravs da Internet. A adeso ao comrcio eletrnico tem crescido e cada vez mais as TIC (Tecnologia de Informao e Comunicao) esto ao alcance de qualquer usurio. H quem diga que o incio do comrcio eletrnico est diretamente relacionado com o surgimento da primeira grande empresa internacional, a AMAZON.COM, criada em 1994. No final da dcada de 90 e inicio do sc.XXI, vrias empresas faliram devido a uma m abordagem ao negcio eletrnico, um perodo que ficou conhecido como o Bubble Burst (estouro da bolha) .

2.1.5. Outras variaes de formas de comrcio


As definies de Comrcio Eletrnico seguem diferentes ramos de comrcio dependendo dos tipos de negcios existentes, em [1] encontram-se mais alguns dos vrios conceitos que existem no e Commerce: B2A: Business-to-Administration (B2A), refere-se aos negcios existentes entre empresas e a Administrao Pblica englobando todas as transaes realizadas on-line. B2E: Business-to-Employee (B2E), comrcio eletrnico, que diz respeito a uma troca de bens e servios dentro da empresa, ou seja, a empresa faz o seu papel normal de comerciante mas os consumidores finais neste caso acabam sendo os colaboradores da empresa. B2G: Business-to-Government (B2G) so transaes entre empresa e governo, que ajudam na adminstrao do Estado, evitando negcios no seguros, oferecendo competividade e com isso menos gastos no cofre pblco. C2C: Consumer-to-Consumer (C2C) o comrcio que ocorre entre consumidores sem a interveno de algum rgo seja ele pblco ou privado, como leiles on-line. C2A: Consumer-to-Administration (C2A) o comrcio entre indivduos e a administrao pblica, ocorre quando o indivduo no possui empresa de grande porte ou ainda o indivduo que presta servios especificos onde no serviria contratao de empresa para tal.

2.1.Conceitos
Os conceitos de e|m-Commerce so diversificados e alguns sero abordados abaixo.

2.1.1.e-Commerce
e-Commerce provm de Electronic Commerce, que em portugus significa Comrcio Eletrnico - termo usado, segundo [4], para identificar um sistema comercial montado por uma empresa, suportado por uma infra-estrutura tecnolgica forte em uma rede de computadores, para atender aos seus clientes atravs da Internet.

2.1.2.m-Commerce
De acordo com [1], o m-Commerce diz respeito a toda transao de valores, servios ou troca de informaes utilizando um dispositivo mvel. No sendo uma coisa nova, pois j se considerava os terminais de pontos de venda (POS) como um modelo de m-Commerce. Agora com o acesso facilitado aos celulares e o aumento do seu poder de processamento, armazenamento, disponibilidade, facilidade de comunicao e de uso dos celulares, smartphones e PDAs.

2.2.Tecnologias
Abordagem tcnica sobre tecnologias usadas no desenvolvimento do e-Commerce.

2.2.1. Tecnologias de suporte


S com o desenvolvimento de novas tecnologias contidas na Tabela 1, possvel o desenvolvimento do comrcio eletrnico. Tipos Hardware Software Redes Segurana Tecnologias IBM,Sun,HP/Compac,Dell Microsft, Sun, RedHat,Suse, Apache CISCO,JDS Uniphase,Lucent Checkpoint,Verisign,PGP Corporation

2.1.3.B2B
Business-to-business (B2B) um termo comumente usado para descrever transaes comerciais entre negcios, em oposio queles entre negcios e outros grupos, bem como business-toconsumers (B2C) ou business-to-government (B2G). Mais especificamente, B2B muitas vezes usado para descrever uma atividade, como marketing B2B, ou vendas B2B, que ocorre entre negcios e outros negcios.

Software CRM Pagamentos Base de dados m-Commerce

PeopleSoft,Siebel,SAP Verisign,PayPal,CyberCash Oracle, IBM, Microsoft,Sybase Java J2ME, Wap2.0,WASP, 3G, SMS, USSD,XML

h)

Tabela 1. Tecnologias de suporte.

2.2.2. Algumas explanaes sobre tecnologia que suportam o m-Commerce


Java J2ME (Micro Edition): Plataforma de desenvolvimento para dispositivos embarcados, celulares, impressoras e outros. Wap2.0: Reengenharia do WAP, com adio de algumas compatibilidades como o XML e XHTML. WASP (Wireless Aplication Service Provider): Provedores de aplicao de servio mvel. 3G: Tecnologia de transmisso de dados sem fio que pode chegar a 2Mbps. SMS: Servio de mensagens curtas, baseado em store & forward (O dado fica armazenado no servidor e depois enviado ao destinatrio quando estiver disponvel). USSD: Semelhante ao SMS, porm baseado em sesses (O dado s fica disponvel no momento do envio).

Aviso de disponibilidade de produtos - Caso um produto esteja indisponvel o cliente poder solicitar para ser avisado automaticamente quando disponvel; i) Pedidos on-line - Pedidos transmitidos por e-mail ou fax; j) Fidelizao de clientes - Os clientes podero se cadastrar na sua loja virtual para receber suas informaes peridicas atravs da ferramenta de newsletter e podero estar ligados a todas as informaes de sua empresa atravs do sistema de noticias; k) Ferramenta para o envio de newsletter o sistema possui funcionalidades simples para enviar boletins para os usurios cadastrados; l) Pgina de notcias da loja - Com esta ferramenta voc poder expor notcias e agregar valor a sua loja virtual; m) Descontos personalizados por cliente - Voc poder trabalhar bnus e promoes personalizadas (para clientes j cadastrados e autorizados); n) Mensagens pr-formatadas mensagens automticas para registro de usurios e confirmao de pedidos e compras o) Servidor Seguro SSL - ambiente seguro para realizao de pagamentos;

3.2.Servios de m-Commerce
Existem vrios servios em m-Commerce, entre eles: Servio M-Payment M-Banking M-Games M-Gambling M-Audio M-Video M-Finance M-Brokerage M-Messaging M-Advertising M-Inventory M-Distance education M-Auctions M-Ticket M-Voucher Funo Pequenos pagamentos Transaes bancrias Compra de jogos para celular Apostas via celular Compra de Msicas Compra de Vdeos Acompanhamento financeiro Corretagem via celular Envio de mensagens Propagandas via celular Controle de inventrio Educao a distncia via celular Acompanhamento de leiles Resultados de exames Reservas via celular

1. 2. 3. Aplicaes de servios
O comrcio eletrnico abrange os processos pelos quais os consumidores, fornecedores e parceiros de negcios so atingidos, tambm atividades como vendas, marketing, recepo de pedidos, entregas e servios ao consumidor.

3.1.Servios de e-Commerce
Alguns dos servios bsicos em um e-Commerce de acordo com [7] so: a) b) c) d) e) f) g) Administrao via WEB acesso restrito ao mdulo administrativo; Mltiplos usurios administrativos - Mais de uma pessoa poder administrar a loja virtual; Funes Administrativas - Incluso e Edio Ilimitada de produtos e categorias Planejamento e controle de estoque - possvel determinar uma quantidade disponvel para venda de um determinado produto; Relatrios administrativos quantidade de acessos a loja teve, qual o produto mais procurado, ticket mdio por estado, categorias mais visitadas; Clculo de frete automtico por CEP; Diversas formas de pagamento - O sistema suporta todas as formas de pagamento, como exemplo: cartes de crdito (Visa, Mastercard), alm de Boleto bancrio (independente do banco).

Tabela 2. Servios de m-Commerce

3.3.Vantagens e Desvantagens
Como vantagens do e-Commerce podemos destacar: Aumento das alternativas de escolha, maior diversidade de produtos, procura global e larga escolha de preos, melhor acesso as informaes, as especificaes dos produtos, a disponibilidade e ao ponto de situao de encomenda, disponibilidade de servio a clientes 24/7/30/365, evitar as deslocaes e as dificuldades de estacionamento, reduo dos constrangimentos relacionados com

o tempo e horrio de funcionamento, maior controle de estoque e reduo na mo-de-obra e gastos com funcionrios. Por outro lado, existem tambm desvantagens, tais como a dependncia excessiva das TIC, a insegurana ao nvel das transaes e pagamentos eletrnicos, o elevado custo das telecomunicaes, o fato de ainda no termos uma regulamentao governamental sobre o uso de comrcio eletrnico, causando ainda muito insegurana em quem comea a ultilizar o e-Commerce, e a cultura de mercados avessa s formas comercias eletrnicas. Podemos citar tambm, como aspectos negativos, o recente inicio da incluso digital e a falta de privacidade e segurana no cadastro de dados pessoais.

iv.

Dinheiro digital: dinheiro digital usado em micropagamentos ou outro tipo de compras. Ex.: Dinheiro virtual usados em jogos online. (Autenticao por senha) Pagamentos p2p (person to person): trasnferncia de fundos via Web. Ex.: TEF (Autenticao por senha). Cheques digitais: cheques eletrnicos com assinaturas digitais. Ex.: Carto de dbido (PIN, Autenticao por senha).

v. vi.

5. Estudos de caso
5.1 - CIAL
Companhia Alagoana de Refrigerantes Sistema de fora de vendas: a. O que faz: Pr venda feita ao cliente atravs de vendedores com PDAs ou por TelSell. ii. Gera relatrios de pesquisa de mercado. iii. Informaes dos clientes: Histrico de vendas, Inventrio, CRM (Customer Relationship Management) iv. Confirmao de entrega somente aps a prestao de contas do entregador. v. Sincronizao com o sistema de controle de estoque uma vez por dia. i. b. Tecnologias empregadas:
Item Servidores SO BD Desenvolvimento Comunicao Outros Tecnologia IBM Windows 2003 Server, Windows Mobile 6 SQL Server 2005, SQL Mobile .NetFramework, .Net Compact Framework Webservices SOAP, XML, Virtualizao, Clustering

4. SEGURANA
Para qualquer tipo de transao, sendo ela online ou no, precisamos de segurana, tanto no pagamento quanto na troca de informaes. No e-Commerce essa segurana precisa ter reforada e para isso j est disponvel alguns nveis de segurana.

4.1.Requisitos de segurana
Para um sistema seguro os principais requisitos so: i. ii. iii. iv. v. vi. vii. Certificao: garantir a autenticidade da empresa. Encriptao dos Dados: proteo contra a divulgao de informaes a terceiros. Integridade dos dados: certificao que os dados no sero modificados ou corrompidos. Autenticidade: assegurar a identidade de uma determinada entidade. No-Repdio: os participantes da negociao no podero negar que a negociao no fora feita. Disponibilidade: os usurios tero acesso a qualquer hora ao servio. Controle de acesso: usuarios no autorizados no tero permisso para entrar no sistema.

Tabela 3. Tecnologias empregadas no estudo de caso c. Segurana: Sistema do PDA sem autenticao. Sistema de WebService sem autenticao, criptografia ou qualquer outro sistema de segurana. d. Relao com SI: Ao descarregar as informaes de pr-venda so gerados vrios relatrios sintticos e analticos. Esses relatrios so consultados por: Supervisores, Gerentes, Gerente de marketing e Diretoria. H o uso de Business Intelligence com base nos relatrios. Assim ajudando na tomada de decises tticas e elaborao de aes de marketing. e. Melhorias propostas: Extrema necessidade de implantar sistemas de segurana de dados, para os PDAs e para os dados trafegados. Comunicao ativa com o sistema de estoque. Sistema online de pedidos. f. Possveis benefcios trazidos pelas propostas: Reduo da carga horria noturna. Agilizao de processos.

4.2.Sistemas reforada

de

Pagamentos

com

segurana

Os sistemas abaixos representam alguns exemplos de sistemas de segurana bem sucedidos. i. Pagamento digital com carto de crdito : um Servio seguro de pagamento com carto via Internet. Ex.: VISANET (SSL, Autenticao por senha) Carteira digital: armazena informao sobre o carto de crdito para facilitar os pagamentos na Web. Ex.: Criptografia (Hash, SSL e Autenticao) Contas digitais: permite pagamentos instantneos, armazenados numa conta digital. Ex.: PayPal, BrPay. (SSL, Autenticao)

ii.

iii.

Desburocratizao da Pr-venda. Confirmao de Pr-venda instantnea. Confirmao de entrega do pedido no ato de entrega. Minimizao dos custos operacionais. g. Exemplos de e|m-Commerce no estudo de caso: B2B Venda direta a grandes redes de supermercado. B2C Venda direta ao consumidor final por telefone (TelSell). m-Commerce O uso de PDA para realizar a pr venda.

termos de tributao, no existe diferena entre uma loja na esquina ou na Internet. Ou seja, um produto vendido na loja da esquina no pode ser taxado diferentemente do mesmo produto vendido na loja virtual por uma questo de igualdade tributria. O fato concreto que o e-Commerce representa um novo e promissor canal de comercializao e vem mostrando um exuberante crescimento de 40% ao ano desde 2001. Representa tambm a gerao de renda e empregos, possibilitando a evoluo competitiva de nossas empresas, a ampliao do nicho de mercado de pequenas e mdias empresas e estimulando a expanso das exportaes, devido maior facilidade de divulgao de nossos produtos no mercado externo. Devemos valorizar unies como a feita entre os administradores das empresas Submarino.com.br e Americanas.com que fundiram suas lojas e melhoraram a imagem das empresas brasileiras no mbito mundial do e-Commerce. Cabe a todos ns cuidarmos muito bem desse novo modelo de negcio que j est trazendo muitos benefcios para o pas.

5.2 - Camara-e.net
Um bom exemplo de trabalho relacionado a Camara-e.net [6], ela se resume como uma cmara multi setorial que abrange mais de 160 empresas do ramo de comrcio eletrnico que tem como principal objetivo discutir e propor metas e regulamentaes dentro do mbito comercial. Vrias so as categorias agrupadas no Camara-e.net, podemos citar como exemplos empresas relacionadas com estatisticas, logstica, advocacia, segurana, consultoria, varejo e telecomunicaes entre outros. Ela trabalha fundamentalmente em duas reas: Relaes governamentais e polticas pblicas: discusso e formulao de polticas pblicas e regula trias para o setor; Incluso Empresarial: aes visando a construo de mercado e a gerao de negcios para as empresas associadas e para a sociedade em geral.

7. AGRADECIMENTOS
Agradecemos a colaborao do Prof. Mahamoud Reza Hashemi que disponibilizou um dos seus artigos para complementar toda nossa base de conhecimento. E ao portal CAPES por compor umaparceria com a UFS e a IEEE disponibilizando vrios artigos de grande valia.

5.3 - Oi Paggo
O Oi Paggo um outro bom exemplo de trabalho relacionado, envolvendo B2C e m-Commerce. O Oi Paggo um sistema de mPayment implantado pela operadora Oi aqui no Brasil. Funcionamento do Oi Paggo: O vendedor, j com o nmero do cliente, faz o pedido de dbito, informando a quantidade de parcelas e etc. O cliente receber uma mensagem no celular, informando sobre o dbito. Assim o cliente confirma a compra inserindo uma senha pr-definida. Por fim, o vendedor recebe a confirmao e libera o produto. No final do ms, a Oi se encarrega de enviar todos os dbitos em uma fatura, assim como em uma operadora de carto de crdito. Pode ser usado em qualquer tipo de transao, desde que anteriormente os participantes j tenham sido cadastrados e aprovados.

8. REFERNCIAS
[1] Comrcio Electrnico, Wikipedia, 2008 http://pt. wikipedia.org/wiki/E-Commerce, acessado em: 27-09-2008. [2] E-Commerce: Tudo sobre comrcio eletrnico, 2006, www.ECommerce.org.br/ . [3] Knowledge Management Press & Consulting, http://www.kmpress.com.br/portal/default.asp, 2007, acessado em 14-10-2008 [4] Guia E-Commerce, LocaWeb, pdf www.fluida.com.br/clientes/loja/ManualLoja6/GuiaECommerce.pdf acessado em 14-10-2008 file,

6. CONCLUSO
O crescimento do e-Commerce uma tendncia natural decorrente do aumento da base de Internautas, do perfil de usurios e da descoberta das vantagens das transaes on-line. Sendo que esse crescimento deve continuar em ritmo forte. Isto, se o governo no elaborar nenhum tipo de barreira, diminuir incentivos ou voltar sua ganncia por receita para esse setor ainda incipiente. Em

[5]A Secure mPayment Protocol for Mobile Devices Mahmoud Reza Hashemi; Elahe Soroush. Electrical and Computer Engineering, 2006. CCECE apos;06. Canadian Conference on Volume , Issue , May 2006 Page(s):294 297 [6] Camara-e.net , Cmara Brasil de Comrcio Eletrnico http://www.camara-e.net, 2008, acessado em 10-12-2008 [7] RAPT Marketing Online http://raptweb.com.br, 2006, acessado em 16-12-2008

Das könnte Ihnen auch gefallen