Sie sind auf Seite 1von 5

N-11

REV. B

AGO/ 97

EXPOSIO DE SUPERFCIES DE AO S INTEMPRIES PARA REMOO DE CAREPA


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Esta Norma a Revalidao da reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

5 pginas

N-11

REV. B

AGO/ 97

PGINA EM BRANCO

N-11
PREFCIO

REV. B

AGO/ 97

Esta Norma PETROBRAS N-11 REV. B AGO/97 a Revalidao da Norma PETROBRAS N-11 REV. A FEV/77, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO 1.1 Esta Norma tem por objetivo fixar o procedimento para a exposio s intempries de superfcies de ao que apresentem carepa de laminao como prvia etapa para a sua limpeza por meio de jato abrasivo.

1.2 O procedimento de que trata esta Norma definido como o mtodo que promove o desprendimento ou remoo da carepa de laminao por meio da oxidao natural resultante da exposio das superfcies de ao s intempries. A corroso provocada pelas intempries solta as carepas, deixando as superfcies enferrujadas. Aps a remoo da carepa, a superfcie deve ser limpa.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-9 PETROBRAS N-13 - Limpeza de Superfcies de Ao com Jato Abrasivo; - Aplicao de Tinta.

3 CONDIES GERAIS 3.1 No sendo a exposio s intempries um mtodo de preparo de superfcie completo em si mesmo, devem as suas exigncias ser complementadas pelas exigncias correspondentes a um dos seguintes graus de limpeza com jato abrasivo, conforme norma PETROBRAS N-9: Grau Sa 1 Grau Sa 2 Grau Sa 2 Grau Sa 3 - Jateamento abrasivo ligeiro; - Jateamento abrasivo comercial; - Jateamento abrasivo ao metal quase branco; - Jateamento abrasivo ao metal branco.

3.2 A exposio das superfcies de ao s intempries no igualmente eficaz sob todas as condies, nem apropriada a todos os tipos de estruturas de ao(1). O mximo efeito conseguido no caso de estruturas nas quais todas as partes ficam igualmente, ou quase igualmente, expostas s intempries, de modo tal que a carepa de laminao seja solta ou eliminada do mesmo grau em todas as superfcies. A exposio deve ser interrompida quando a corroso atmosfrica comear a se tornar prejudicial.

N-11

REV. B

AGO/ 97

3.3 recomendvel o emprego do jato abrasivo para a limpeza em seguida exposio s intempries. Esse procedimento o que remove a ferrugem e os restos de carepa da superfcie com mais eficcia. Se a ferrugem no for removida da superfcie exposta intempries, a corroso progredir sob a pelcula da tinta, reduzindo a sua vida til.

3.4 O emprego do procedimento desta Norma no recomendvel para condies severas de ambiente em que possa haver perigo de contaminao da superfcie.

3.5 Para figurar nos contratos em que venha a ser utilizada esta Norma, recomendvel o seguinte enunciado: A carepa de laminao deve ser removida em conformidade com a norma N-11 Exposio s Intempries, depois do que a superfcie dever ser submetida limpeza em conformidade com a norma N-9 (relacionar um dos graus citados no item 3, por exemplo: Grau Sa 2 - Limpeza pelo Jato Abrasivo Comercial).

4 CONDIES ESPECFICAS O procedimento a ser empregado para a exposio s intempries deve consistir na seguinte ordem de operaes: 4.1 A estrutura deve ser erigida sem pintura ou qualquer revestimento protetor, salvo em reas que se tornem inacessveis depois da ereo. Estas reas devem ser completamente limpas e pintadas antes de completada a ereo. As superfcies de contato, entretanto, devem ser limpas antes da montagem, porm no devem ser pintadas, salvo exigncia em contrrio (ver PETROBRAS N-13). Nota: Tem-se observado em muitos casos que, dependendo do estado da estrutura e do clima local, so necessrios de 6 a 12 meses de exposio.

4.2 Deixar a estrutura exposta s intempries at que a carepa de laminao tenha soltado ou tenha sido eliminada. A exposio s intempries deve ser interrompida antes que a corroso se torne prejudicial em qualquer parte da estrutura. No deve ser permitida a continuao da exposio a ponto de ocorrer a corroso alveolar (pitting) da superfcie do ao.

4.3 No deve ser acelerado o processo da corroso por meio de solues corrosivas.

4.4 Depois de terminado o perodo de exposio s intempries, as superfcies devem ser limpas por meio de jato abrasivo ao grau exigido pelo proprietrio.

N-11
5 INSPEO

REV. B

AGO/ 97

As superfcies submetidas exposio s intempries devem ser inspecionadas pelo proprietrio ou seu representante. Se encontradas em estado satisfatrio, as estruturas sero liberadas para o incio dos trabalhos de preparo de superfcie e pintura subseqentes.

____________

Das könnte Ihnen auch gefallen