Sie sind auf Seite 1von 25

Seicho-No-Ie

ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA

Apresentao Fundada em 1930, pelo Mestre Masaharu Taniguchi, a Seicho-no-ie, tem ajudado inmeras pessoas em todo o mundo com suas palavras simples de serem compreendidas, o Mestre sempre procurou transmitir da forma mais simples possvel o ensinamento de que o "Homem Filho de Deus". A Seicho-no-ie vista como cincia mental pelo seu prprio fundador, acabou sendo vista como religio em funo das graas, soluo de problemas, conflitos e cura de doenas que atormentavam as pessoas que se tornavam ou no adeptos da referida filosofia. Ela no ataca, critica, ou faz objeo a qualquer religio, pois o objetivo da religio conduzir as pessoas manifestao de sua verdadeira essncia que a de Filho de Deus, "assim como existem vrios tipos de lmpadas para iluminar o ambiente, existem vrias religies para conduzir a salvao, portanto a essncia de todas as religies uma s: Manifestar a vontade de Deus". O mestre escreveu 40 volumes com o ttulo "A verdade da Vida", onde cada exemplar relata os mais variados assuntos e problemas que ocorrem na vida das pessoas em funo de sua atitude mental perante os fatos e acontecimentos no decorrer de suas vidas, mas mostra de forma clara e simples de compreender como resolver esses conflitos, prova disso est nos relatos das pessoas que colocaram em prtica os ensinamentos do mestre, obtendo resultados positivos e tornando-se mais felizes em funo da mudana da atitude mental com que encaravam os fatos e acontecimentos, "Tudo projeo da Mente, os fatos bons ou ruins, dependem exclusivamente de nossa atitude mental". Alm dos 40 volumes da Verdade da Vida, o Mestre publicou mais de 100 livros sobre a Seicho-no-ie, demonstrando como o seu amor e dedicao Iluminao da Humanidade infinita. Seicho-No-Ie uma filosofia que prega a Verdade de que todos os homens so filhos de Deus e possuem dentro de si uma maravilhosa e infinita capacidade recebida como herdeiro de Deus. "A Seicho-No-Ie um ensinamento de amor, que soluciona todos os problemas existenciais; sociais e outros...; uma super-religio que prega a identidade de todas as religies na sua essncia, e que elimina os problemas fenomnicos, declarando-os originalmente inexistentes", cita Shoji Nakajima. O significado de "Seicho-No-Ie" (Lar do Progredir Infinito) "Universo Infinito". Desenvolver-se implica criar; e a Imagem Verdadeira do Universo a
3

incessante criao e expanso. Por isso, referimo-nos ao Universo Infinito como "Seicho-No-Ie", ou seja, "Lar do Progredir Infinito". E denominamos Entidade Religiosa Seicho-No-Ie a organizao cuja finalidade estudar as leis da criao da Vida que rege o Universo e divulg-las amplamente para doutrinar a humanidade , cita Masaharu Taniguchi em seu livro O Que a Seicho-No-Ie.

Membros: Os membros da "famlia Seicho-No-Ie" deve viver de acordo com o ensinamento e procurar aprimorar constantemente, para que possa se tornar um farol que ilumine as pessoas ao seu redor. Religies: A posio da Seicho-No-Ie em relao s demais religies a seguinte: ela cr que todas as religies a luz da salvao da Grande Vida (Deus); por isso, no fala mal de nenhuma religio e respeita o alvo de venerao de outras pessoas. O Caminho: O membro da Seicho-No-Ie deve viver agora a vida de filho de Deus, ou seja, com a firme convico de que filho de Deus, trilhando sempre com dignidade o caminho da vida, jamais questionando a nobreza de sua alma. O Universo: O membro da Seicho-No-Ie ao contemplar o cu, as estrelas, o mar, a terra, o fogo, a gua, os campos verdejantes, as flores, enfim todos os elementos da natureza e os seres viventes, ele aprender em seu mago , a perfeio da Vida de Deus. Amando, respeitando e reverenciando essa Vida, e jamais a desperdiar. O Bom Pensamento: O membro da Seicho-No-Ie deve acreditar na verdade de que "Os limpos de corao vero a Deus", mantendo a mente limpa, elevada, pura e dcil, ou seja, conhecendo a lei mental "os semelhantes se atraem", no pense em fatos e coisas indesejveis. Se tiveres tempo para lamentar seus prprios defeitos ou dos outros, deves aproveitar esse tempo para pensar em Deus e na perfeio original do ser humano e promover o seu renascimento e o seu progresso. O Futuro: O membro da Seicho-No-Ie deve viver uma vida sem temor e sem preocupaes, pois ele est sempre junto a Deus. Acreditando firmemente que tem a fora infinita de Deus, ele vive sem se afligir com o futuro e sem temer coisa alguma a no ser os fatos eventuais causados pelo afastamento de Deus.
4

Mesmo que tenhas tropeado em algum obstculo, no se lamente; levantese imediatamente e volte sua mente para a luz. Tenha uma vida sem arrependimentos, viva plenamente o dia de hoje, da maneira mais vigorosa, radiosa e correta possvel. O Prximo: Faa o mximo possvel pelos que sofrem, ajude-os a converter sua vida de trevas em vida repleta de luz. Proporcione aos outros, o que gostarias que vos fosse proporcionado, e jamais aquilo que voc prprio detestaria.

As Sete Declaraes aclara trias da Seicho-No-Ie 1 - Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, glorificando a Vida, viver em fiel obedincia Lei da Vida. 2 - Acreditamos ser o princpio da manifestao da vida, o caminho do progredir infinito e acreditamos tambm ser imortal a Vida que se aloja dentro de cada indivduo. 3 - Estudamos e publicamos a Lei da criao da Vida, para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito. 4 - Acreditamos que o Amor o alimento da Vida e que a orao, as Palavras de amor e Elogio constituem o Poder Criador da Palavra que torna concreto o Amor. 5 - Filhos de Deus que somos, acreditamos possuir em nosso interior a Possibilidade infinita e poder atingir o estado de absoluta liberdade atravs do uso correto do Poder da Palavra. 6 - Ns, para melhorarmos o destino da humanidade por meio do poder criador das Boas Palavras, divulgamos a doutrina mediante a divulgao de boas Palavras atravs de publicaes, seminrios, conferncias, transmisses radiofnicas, da televiso e de quaisquer outros meios culturais. 7 - Baseados na correta filosofia da Vida, no correto Modus vivendis e na correta Educao, organizamos movimentos concretos que dominam as doenas e todas as espcies de sofrimentos humanos, para fundar sobre a face da Terra o Reino dos Cus de amor mtuo e cooperao.

Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-no-ie: 1. Agradecer a todas as coisas do Universo! 2. Conservar sempre o sentimento natural! 3. Manifestar o amor em todos os atos! 4. Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos! 5. Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas! 6. Anular totalmente o "ego"! 7. Fazer da vida humana uma vida divina e avanar crendo sempre na vitria infalvel! 8. Iluminar a mente, praticando a Meditao Shinsokan todos os dias sem falta!

1) HISTRICO: A Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito, numa traduo livre) surgiu em fins de 1929, mas oficialmente sua fundao se deu no dia 1. de maro de 1930, data da publicao do 1. nmero da revista Seicho-No-Ie. Seu fundador, Dr. Masaharu Taniguchi (foto ao lado), fora um jovem vido por conhecer a Verdade, a Verdade que liberta, conforme o ensinamento de Jesus Cristo. Na poca, o Japo passava por grandes problemas: em 1. de setembro de 1929 ocorrera o Grande Terremoto de Kant, que atingiu duramente a principal ilha do arquiplago japons, Kyushu; e o Crack da Bolsa de Nova York, que afetou a vida financeira de um Japo que comeava a se industrializar. Pessoalmente, o Dr. Taniguchi estava recm-casado, com uma filha pequena e sofrendo de tuberculose. Dada sua formao religiosa, tendo estudado diversas religies, entre elas a Oomoto e a Ittoen, o Dr. Taniguchi foi buscar na espiritualidade a resposta para os sofrimentos pelos quais passava e, por extenso, toda a humanidade. Ao orar no Templo de Sumiyoshi, recebeu a primeira de uma srie de Revelaes Divinas, as quais nortearam o jovem Masaharu na conduo de sua vida. A partir da, decidiu pela publicao de um peridico, a revista Seicho-No-Ie, para a divulgao deste ensinamento. As pessoas que tiveram contato com o texto
6

daquela publicao passaram a apresentar melhorias espetaculares em suas vidas, inclusive cura de doenas consideradas incurveis pela medicina. No Brasil, a doutrina chegou junto com os primeiros imigrantes japoneses, em meados da dcada de 30. Sua expanso entre os brasileiros ocorreu graas ao notvel trabalho dos irmos Daijiro e Miyoshi Matsuda, tendo este ltimo construdo a primeira Academia de Treinamento Espiritual da Amrica Latina, localizada atualmente na cidade de Ibina-SP. Na Bahia, se destacam os nomes de Moema Cardoso e Ilona Noguerol Fernandez, dentre outros de igual importncia, que figuram como os pioneiros da divulgao deste ensinamento, sob a tutela do Prof. Moritoshi Hiramine.

2) FUNDAMENTOS: A doutrina da Seicho-No-Ie se baseia em duas Verdades fundamentais, conhecidas como Verdade Vertical e Verdade Horizontal. So elas, respectivamente: O homem filho de Deus;

Tudo o que acontece ao nosso redor reflexo de nossa mente.

Assim, pela filiao divina j apregoada por Jesus Cristo quando ensinou o Pai Nosso, o homem isento de pecado, doena e morte, uma vez que Deus no criou estas coisas. Entretanto, vemos pessoas cometendo atrocidades, adoecendo e morrendo. Como isso ocorre? Pela projeo de imagens (pensamentos) errneos, que acreditam na existncia de coisas inexistentes, i. e., que no foram criadas por Deus. A Seicho-No-Ie no admite a existncia do mal, uma vez que Deus bem, amor, e no poderia criar algo que se contrapusesse a Ele. Se isso acontecesse, Deus no seria um Ser perfeito e onipotente, mas sim um Ser contraditrio e imperfeito. Sendo o homem filho de Deus, sua Imagem Verdadeira tambm perfeita, no havendo um s ser humano cruel ou perverso. O movimento Seicho-no-i foi iniciado por Taniguchi Masaharu, nascido a 22 de novembro de 1893, na Vila de Karasuhara, municpio de Kobe, no Japo. Devido pobreza de seu lar, foi educado por seu tio, de maneira severa. Seu temperamento era retrado e entregava-se leitura com avidez. Comeou a sentir desgosto pela vida e a maldizer a sociedade. J adulto, teve vrios casos de amor, a tal ponto que sua conscincia dolorida no o deixava dormir. Contrara doenas venreas e pensava t-las transmitido a uma menina, sobrinha de um chefe seu. Somente sua auto-sugesto de que no existia doena o tranqilizou, curando-o da insnia e aliviando sua conscincia por um perodo de tempo. Depois de terminar a escola secundria, apesar da oposio de seus pais adotivos, inscreveu-se na
7

Faculdade de Literatura Inglesa da Universidade Waseda, em Tquio. Alimentava ento idias pessimistas sobre a vida, e procurava uma explicao lgica do mundo e do homem. Taniguchi entregou-se ao estudo terico e prtico das cincias psquicas que exerciam atrao sobre ele e nas quais depositava a confiana de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade. Quando a Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japo uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), tirando dela o ensinamento fundamental: "No existe matria, como no existem doenas: quem criou tudo isso foi o corao... Segue-se disso que a doena pode ser curada com o corao...". Este conceito tornou-se fundamental no Seicho-no-i. Em dezembro de 1922 Taniguchi partiu para Tquio. Escreveu uma dissertao sobre a natureza religiosa do homem, intitulada: Para a Santidade. Estabeleceu os fundamentos da filosofia de Taniguchi: a "Teologia do movimento Seicho-no-i". Em 1923 escreveu o livro Crtica a Deus, tendo Judas, o traidor, como heri. Leu Tanisho, livro escrito por um discpulo de Shinram que desenvolveu a idia do Tariki (salvao pela f). Para Taniguchi as pessoas no precisavam de uma religio que lhes incutisse o medo, mas que trouxesse uma salvao amigvel. Deixou influenciar-se pelas teorias de Bergson, pela lei da ao criadora do corao do livro de Holmes Zenwicke (americano), pela vontade de poder de Adler. Assim leu psicologia, espiritismo e estudou a cincia crist. Recebeu a revelao divina (shinsa): No existe matria, mas existe a realidade. (jiss) - ensino bsico do Seicho-no-i. Voc realidade, voc Buda, voc Cristo, voc infinito e inesgotvel. Taniguchi misturou introspeco psicolgica e fenmenos psquicos curando os doentes atravs da auto-sugesto. Tornou-se um verdadeiro feiticeiro do sculo XX. Em 1922, Taniguchi lanou uma revista, denominada Seicho-no-i. A fama dela aumentou; em junho de 1930, Taniguchi inaugurou uma secretaria de imprensa. Em 1934 estabeleceu a direo do movimento em Tquio; divulgava a fonte do fluido psquico que garantia sade aos amigos. Prometeu que a assinatura da revista garantiria afastar o medo de qualquer mal. Em 1935 comeou a imprimir grandes anncios nos jornais, semanalmente. Lago os assinantes chegaram a trinta mil. Em 1936 registrou o Seicho-no-i como associao Cultural. Em 1941 transformou-o em seita religiosa centralizada no "Komio", espcie de deus pessoal ao qual se dirigem oraes. Durante a Segunda Guerra, a seita colaborou
8

com os nacionalistas, influenciando os operrios das indstrias blicas e os colonizadores da Manchria. Depois da guerra, Taniguchi foi expulso pelo general MacArthur; a filha Emiko assumiu a chefia do Seicho-no.i. Taniguchi escreveu uma obra de 40 volumes: Simei no Jiss (Verdade da Vida) livro bsico do movimento. Tendo incio em 1930, como simples movimento filosfico psicolgico e cultural para propagar certas verdades, o Seicho-no-i foi adquirindo aos poucos a conotao de religio. Na dcada de 1940 o movimento foi registrado como religio pelo governo japons. a mais ecltica de todas as novas religies. uma miscelnea das grandes religies tradicionais, como o cristianismo, o xintosmo e o budismo, com psicologia, filosofia, medicina e literatura moderna. Os adeptos so at aconselhados a pratic-lo, continuando em suas religies de origem. O"Kanro no hou" utilizado como orao e como amuleto. O emblema central do grupo Seicho-no-i formado pelo sol, dentro do qual se v a lua, a cruz sustica, demonstrando a sntese que realizou das grandes religies. Seicho-no-i significa abrigo, casa, lar do crescimento, da plenitude da vida, amor, sabedoria, abundncia e todos os demais bens em grau infinito. Em 1949, o professor Hardmann foi aos Estados Unidos e pediu que Taniguchi Masaharu pudesse desenvolver livremente a sua atividade. A petio estava assinada por americanos de origem japonesa. Taniguchi continua sendo a alma do movimento. Em 1963 empreendeu sua primeira viagem de conferncias pelo mundo, visitando o Canad, Estados Unidos, Mxico, Peru, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Sucia, Sua, Frana e Itlia. Nos Estados Unidos recebeu o ttulo de Doutor em Filosofia do Religious Science Institute. Chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. Somente depois de 1951 comeou a tomar maior impulso, porque suas obras comearam a ser publicadas em portugus. A sede est na capital paulista desde 1955; h uma Academia em Ibina, onde os fiis se renem para o exerccio de desenvolvimento espiritual. No dia l0 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-no-i, no Japo, foi instituda a Sociedade Religiosa Seicho-no-i no Brasil, hoje Igreja Seicho-no-i. Est espalhada principalmente pelos Estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Gois, Par, Paran, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. As primeiras obras da Seicho-no-i editadas em portugus comearam a circular em Gois por volta de 1970, sendo a principal difuso do movimento a realizao de seminrios, palestras e conferncias por professores de filosofia da Seicho-no-i. Brasilia j possui sua sede prpria em edifcio tpico do Japo. Em Gois, o primeiro templo construdo foi o de Inhumas, e dirigido pela comunidade local, sediando assim um importante ncleo. Em setembro de 1981 foi realizado um importante seminrio no Ginsio Emmanuel, Goinia. Os lucros das refeies vendidas foram revertidos para a construo do templo na capital goiana. Em Pernambuco, desde junho de 1975 comeou a funcionar em Recife o Ncleo Central, com representaes em Garanhuns, Caruaru, Olinda e Paulista. O Ncleo
9

Central de Recife ainda responsvel pelos ncleos de Natal (RN) e Joo Pessoa (PB). Circula entre ns a revista Acendedor, rgo do novo movimento, cuja distribuio gratuita e sistemtica, bem como a de uma espcie de calendrio com mensagens estimuladoras e positivas.

II-DOUTRINAS E REFUTAO: O Mal - A Seicho-no-i uma das cento e trinta novas religies do Japo, e sua doutrina resume-se em trs principais proposies: matria no tem existncia real; s existe a realidade espiritual; O mal no existe; pura iluso da mente humana; O pecado tambm no existe; mera iluso. "Os males no tm existncia real; nada mais so que simples sombra de imaginao." "O mal, a infelicidade, a doena, a depresso econmica, apagam-se quando so firmemente negados, porque eles nada mais so do que iluses falsamente criadas pela morte." "Os sofrimentos nada mais so do que projees da nossa mente em iluso" (Convite Prosperidade, p. 16, 27 e 71). A sada para evitar o mal meditar sobre a verdadeira realidade, que perfeita; o esprito pode dominar o material e mud-lo. No s Taniguchi mas qualquer pessoa potencialmente Buda e Jesus. Se o mal realmente uma iluso, como explicar os terrveis acontecimentos nossa volta? Deus bom. Ser ele responsvel pelo mal que acontece no mundo? Alm de a realidade demonstrar que existe o mal, a doutrina da Seicho-no-i antibblica. Desde o princpio da criao o bem e o mal esto presentes (Gn. 2:9). Jesus ensinou esse princpio quando contou a parbola dos lavradores maus; ela nos mostra que o mal est dentro do corao do homem. O mal uma oposio deliberada contra Deus: seguir nosso prprio caminho sem tomar conhecimento de que somos filhos de Deus. Paulo nos ensina que a nossa luta neste mundo contra o mal, que quer dominar nossa vida (Rom. 7:15-25; II Cor. 5:1-l0; Ef. 6:12; 1Cor. 15:50). Malaquias profetizou que h um julgamento para os que praticam o mal (Mal. 3). Os outros profetas tambm falaram contra o mal. Joo Batista pregou que o machado est posto sobre os que praticam o mal (Mat. 3 : l0). "Dizer que o mal uma iluso contradizer no somente a Bblia, que a Palavra de Deus, mas tambm ignorar a experincia diria da vivncia dos homens em sociedade.'' 1 - O Pecado:
10

- Na revista Acendedor, n 75, p. 36, h o artigo "O Pecado No Existe", da autoria de Taniguchi. Tal afirmao no tem fundamentos, pois anticientfica, anti-social, sem lgica. Qualquer pessoa racional, de bom senso, observa atravs da histria que alguma coisa est errada com o homem. No somente os religiosos, mas tambm os psiclogos e socilogos admitem o erro que existe no homem e que perturba o seu ajustamento consigo mesmo e com os outros. A Bblia chama esse erro, esse desvio, de pecado, corrupo, iniqidade, em contraste com Deus, santo, puro, verdadeiro. "Por um homem entrou o pecado no mundo"" (Rom. 5:12). Trouxe morte fsica e espiritual (Gn. 2:15-17; Rom. 5:12, 23; Ef. 2:1-3). O pecado domina o homem (Rom. 7:19,20). Cristo morreu pelos nossos pecados e salva o homem dos pecados e da condenao (II Cor. 5:21; 1 Ped. 2:24; Rom. 5:1-11). A Seicho-no-i no admite o pecado mas fala em culpa, crime, perdo, purificao, mcula, aprimoramento, preguia, maldade, desgraa, calnia. Diz que no existe doena, mas prega a cura! 2 Doenas: - As doenas no existem; a dor no real, porque a matria no tem existncia real. As formas fsicas, materiais, no passam de sombras da luz celeste a refletir-se sobre a terra. Tudo o que acontece no mundo material reflexo da mente. "O como carnal no sente dores porque no matria" (Acendedor, n. l10, p. 7). "Como Deus no criou a doena, a doena no existe." "De agora em diante no existir mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma decepo e nenhum desapontamento" (Convite Prosperidade, p. l6). A Seicho-no-i ensina que os seguidores precisam controlar suas mentes. O homem deve procurar sua prpria felicidade, mentalizando-a. A prpria cincia j fez descobertas extraordinrias: No somente o homem e os animais sentem dor, mas tambm as plantas. A Seicho-no-i prega que "se por acaso a vida apresenta um estado de imperfeio, est doente, significa que voc no est contemplando mentalmente a vida de Deus que habita em seu ntimo" (Convite Prosperidade, p. 53). Nos captulos11 e 12 de II Corntios, Paulo descreve o seu sofrimento por amor a Cristo: aoitado pelos judeus; apedrejado; naufragou; em perigo; sentiu dores. Pediu ao Senhor que o livrasse do espinho na carne (sofrimento), mas Deus lhe respondeu: "A minha graa te basta" (II Cor. 12:9). A experincia de Paulo, de J e de outros servos de Deus mostra claramente que as doenas no so uma iluso da mente da pessoa e sim uma realidade. O prprio Jesus Cristo sentiu a dor e o sofrimento em sua carne e pediu que Deus passasse dele esse clice. A prpria experincia humana, fora dos limites da Seicho-no-i, atesta a realidade da doena, da dor e do sofrimento; em s conscincia, ningum pode nega-los. Os cristos, entretanto, sabem enfrentar a dor, o sofrimento, a morte, a doena, com dignidade, sabendo que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus"(Rom. 8:28).Se no existisse a doena, como a Seicho.no.i prega curas milagrosas atravs de seus livros e revistas? 3 - O Homem:
11

- Para a Seicho-no.i todos os homens so filhos de Deus: os ladres, os assassinos, os terroristas. O homem bom. Sem o homem Deus no pode manifestarse. O homem puro e perfeito. Como filho de Deus o homem tambm Deus. O homem se eleva condio de Deus pela libertao da conscincia do pecado. No existe matria, nem carne, nem corpo. Cristo chamou os fariseus de sua poca de filhos do Diabo (Joo 8:44). Paulo falou em filhos de Deus e filhos do Diabo (At. 13:10). Somente filho de Deus aquele que recebe a Cristo pela f (Joo 1:11, 12). O homem to bom que est se destruindo, um ao outro; est destruindo o mundo que o rodeia; est destruindo os animais. Os socilogos esto desiludidos e no sabem encontrar a resposta para tantos problemas existentes entre os homens. Vemos que o homem sem Deus uma tragdia total! A Seicho-no-i diz que o homem imortal. No admite a realidade da velhice. Entretanto, o envelhecimento do prprio Taniguchi, com mais de 90 anos de idade, e de todos os seus seguidores, prova a falcia dos seus ensinamentos, sua inconsistncia, a incoerncia de suas teorias, a iluso (isso sim) de suas verdades. 4 - Deus: - A Seicho-no-i tem a ousadia de criticar o Pai Nosso. Diz que os cristos tm por anos e mais anos repetido o Pai Nosso: "...seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu", mas tal no se realiza porque o cu no est acima das nuvens nem no mundo das trs dimenses; o cu est no ntimo transcendental, aqui e agora (Convite Prosperidade, p 17)_ o que se deve mentalizar o cu para que seja encontrado pelas pessoas. Na literatura da Seicho-no-i no se tem uma noo clara sobre Deus. Ele pantesta, uma vez que se encontra em cada pessoa, em cada coisa deste mundo. A Bblia apresenta um Deus pessoal. Ele criou o homem sua imagem e semelhana; uma das semelhanas ser pessoal. A Bblia ensina que Deus transcendente, est alm do mundo material (Is. 57:15). Deus no habitou no interior de Hitler, Stalin, Mussolini e outros homens perversos. Deus habita no interior dos contritos, humildes, daqueles que do lugar a seu Esprito. 5 - A Bblia: - A Seicho-no-i no d qualquer relevncia Bblia. Cita-a de maneira vaga e parcial, sem identificao e fora de contexto, sem qualquer exegese, interpretao ou explicao; utiliza alguns textos para favorecer a seita. A regra de f e prtica da Seicho-no-i so os escritos de Taniguchi. Para a Seicho-no-i, por ser um livro divino, a Bblia o mais humano dos livros. Para ns, cristos, a Bblia um livro milenar. Sua formao foi encerrada h dois mil anos. H muitas provas de sua inspirao divina: uma delas o tempo de sua durao; a transformao que tem causado na vida de milhares de pessoas; sua indestrutibilidade. Deus disse tudo o que queria num nico livro. A Seicho.no.i j tem 300 obras escritas mas ainda no disse tudo. No h comparao entre a Bblia e a literatura dessa seita. 6 Cristo:
12

- Taniguchi j afirmou que sua religio superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Crista. Sente-se com autoridade para interpretar as palavras de Cristo segundo suas prprias convices. Alguns catlicos disseram at que compreenderam melhor a doutrina de Crista na Seicho-no-i. Taniguchi mais crido, mais reverenciado, mais citado do que Jesus Cristo. Cristo disse: "Eu sou o caminho", isto , o nico caminho para Deus, para a salvao. A Seicho.no-i interpreta essas palavras como se cada homem fosse o caminho, a porta da sada de Deus; no tendo Deus outra alternativa para manifestar sua fora a no ser pelo homem. A Bblia nos ensina que Deus tem usado o homem mas no est preso a ele, no depende dele porque onipotente. Cristo disse que, se os discpulos se calassem, at as prprias pedras clamariam. Se no existissem mal, no existiria pecado, e o sacrifcio vicrio de Cristo no teria razo de ser. Cristo veio para salvar os pecadores, como nos ensina a Bblia (Luc. 19:10; Joo 3:14, 15; II Cor. 5:21; 1 Ped. 2:24; 1 Cor. 15:3). Cristo, filho unignito de Deus veio ao mundo para salv-lo. Morreu, ressuscitou e foi para os cus, para salvar o homem e interceder por ele. 7 - Milagres: - Israel Carlos Biork assim se expressou num de seus artigos: "O fato de no Seicho-no.iesmo haver muitos milagres, no indica que verdade. Os feiticeiros no Egito fizeram milagres diante de Moiss. Cristo disse que muitas pessoas vo comparecer diante dele e dizer que profetizaram, expulsaram demnios e fizeram muitos milagres, mas Cristo vai dizer que nunca as conheceu. A Bblia diz que no fim do sistema atual, haveria muitos cristos aparecendo como salvadores da humanidade. E exatamente para isso que o seicho-no-iesmo diz que existe, mas s apareceu no mundo em 1929. Diz a reportagem: 'Seu objetivo construir um paraso terrestre onde no haja uma s pessoa que padea de sofrimentos ou enfermidades.' Por que o deus do Seicho-no-iesmo deixou a humanidade mergulhada no sofrimento e na maldade por milhares de anos, para aparecer somente em 1929? O Deus da Bblia nunca desamparou a humanidade. Sempre esteve empenhado na sua salvao por meio de Cristo, desde o jardim do den, quando o prprio Deus sacrificou um cordeiro para tipificar o Cristo que havia de vir para salvar a humanidade, e que j veio e que salva realmente, no pelos nossos mritos, mas por sua morte vicria." A Seicho-no-i uma seita oriental que no entra em conformidade com nossa maneira de pensar e com a nossa maneira de crer. simplesmente humanista, pensando no aqui e agora; muda os ensinamentos de Jesus; enfatiza o poder de cada pessoa em dominar sua mente, sua vida, sua felicidade. Conhecemos o poder da mente na sade fsica e espiritual do homem; entretanto, impossvel realizar todos os bens anunciados pela Seicho-no-i. Cristo quer que sejamos sal da terra e que anunciemos a verdade nua e crua. Cristo no mencionou apenas palavras agradveis e positivas; trouxe tambm a repreenso, o julgamento. Falou tambm em cada um levar a sua cruz e segui-lo.

13

A Origem da Idia de Pecado: Desde que Ado cometeu o pecado original (que constitui o primeiro encobrimento da natureza divina do homem), a idia de pecado est arraigada nas camadas profundas da mente de todo homem carnal. Dos primrdios da humanidade at os dias atuais, existiram somente duas pessoas que tiveram, desde o princpio, a conscincia de serem isentos de pecado. Um deles foi Sakyamuni (Buda), que, segundo as escrituras budistas, to logo nasceu declarou No cu e na terra, sou o ser supremo!, e imediatamente caminhou sete passos. O outro foi Jesus Cristo, que chamou a si mesmo de filho Unignito de Deus. Mas, agora, tambm conscientizei que sou isento de pecado e que a humanidade toda isenta de pecado, e estou convicto de que transmitir essa Verdade para toda a humanidade o nico caminho correto para conduzi-la salvao. Por que ocorre a idia de pecado no ser humano, que originariamente isento de pecado e impurezas? A idia de pecado ocorre justamente porque ns, seres humanos, sabemos que originariamente somos isentos de pecado. Um cego de nascena, que nunca em sua vida viu a luz, no tem noo da treva, mesmo estando na treva. Um sapo que nasceu e cresceu num poo estreito e nunca conheceu a liberdade no sentir a falta de liberdade mesmo que permanea naquele espao exguo. Numa histria de terror intitulado O Monstro da Ilha, o escritor japons Edogawa Rampo narra a vida de dois seres humanos que, tendo sido levados a uma ilha deserta quando eram ainda bebs e submetidos a uma operao que consistiu em unir toda a extenso das costas de ambos e torn-los um monstro de duas cabeas, quatro braos e quatro pernas, ali cresceram e viveram confinados. Como nunca tiveram contato com outras pessoas, eles pensavam que esse corpo incmodo de duas cabeas, quatro braos e quatro pernas fosse o aspecto normal de todo ser humano. Mas um dia, tendo visto o aspecto livre de seres humanos normais, com uma cabea dois braos e duas pernas, compreenderam pela primeira vez que seu aspecto grotesco no era o verdadeiro aspecto do ser humano, e passaram a sentir profundo sofrimento. Assim a idia de pecado. A conscientizao de no estar manifestando o aspecto original perfeito que constitui a conscincia de pecado. Podemos dizer que a conscincia de pecado o gemido da alma do ser humano que busca, sofregamente, exprimir o seu aspecto original perfeito e livre. Comparemos nosso aspecto original brasa: cobrindo-se as brasas com poeira, lixo etc., levanta-se fumaa. Essa fumaa comparvel conscincia de pecado do ser humano. No havendo brasa no braseiro, no se forma fumaa; e mesmo havendo brasa, se ela no for coberta por elementos tais como poeira, lixo etc., no se forma fumaa.

14

Todavia, a brasa em si no constitui a fumaa, e tambm os elementos como poeira ou lixo, em si, no constituem a fumaa. O que forma a fumaa o processo em que a brasa procura avivar-se, queimando os elementos indesejveis que a cobrem. O mesmo ocorre conosco. Nossa Imagem Verdadeira, em si, isenta de pecados e iluses. Portanto, a conscincia de pecado no existe no nosso verdadeiro eu, do mesmo modo que a fumaa no existe na brasa em si. Contudo, quando a nossa Imagem Verdadeira fica encoberta por iluses, surge em ns a conscincia de pecado para que essas iluses sejam extinguidas. A fumaa uma forma de manifestao do poder calorfico da brasa, ou seja, o processo em que a brasa procura queimar os elementos indesejveis que a cobrem. Se o poder calorfico da brasa for muito fraco, no se formar fumaa, mesmo que a brasa esteja coberta de poeira. Analogamente, se a Imagem Verdadeira de nossa Vida estiver profundamente adormecida, no surgir em ns a conscincia de pecado. Se o poder calorfico da brasa for muito grande, o lixo que estiver em torno dela queimar-se- num instante, sem que ocorra a formao de fumaa. Do mesmo modo, se a Imagem Verdadeira de nossa vida estiver completamente desperta, as eventuais iluses sero instantaneamente extinguidas, sem que surja em ns a conscincia de pecado, e nossa vida se iluminar completamente. A religio tem a finalidade de avivar a fora latente da Imagem Verdadeira da Vida, que como o poder calorfico da brasa. Quando o poder calorfico da brasa se intensifica, a poeira, o lixo etc., que esto ao redor dela, queimam-se provocando muita fumaa. compreensvel que muitas religies procurem avivar nas pessoas a conscincia de pecado, no intuito de conduzi-las salvao. Mas, como foi explicado acima, a conscincia de pecado como fumaa, e provocar a formao de fumaa sem se importar com a brasa em si inverter a ordem das coisas. A fumaa, o dixido de carbono etc. so uma espcie de gs txico. E, quando eles se formam em grande quantidade num ambiente fechado, podem apagar a brasa. O mesmo se pode dizer acerca da conscincia de pecado do ser humano. Muitos religiosos pregam que o ser humano uma criatura insignificante, um pecador, um ser cheio de perversidade e pecados, por pensarem que, provocando nas pessoas a conscincia de pecado que corresponde fumaa , esto ajudando-as a avivarem suas chamas da Vida. Para avivar a chama da Vida no precisamos provocar o surgimento da fumaa chamada conscincia de pecado. Se fizermos com que todos os lixos e poeiras da mente se queimem de uma s vez, a chama da Vida passar, imediatamente, a arder com grande intensidade. Para fazer com que as poeiras e os lixos da mente as iluses queimem-se de uma s vez e a chama da Vida passe a brilhar intensamente, imprescindvel procedermos a um eficiente arejamento da mente. Que significa arejar a mente? Significa expulsar de nossa mente todos os gases nocivos e, em troca, absorver oxignio. Quando aumenta dentro da mente a fumaa chamada conscincia de pecado, a chama da Vida poder ou transformar-se numa chama intensa ou acabar sufocada. Se a oxigenao da mente no for eficiente, a fumaa se tornar densa, sufocando a chama da Vida; mas, se o arejamento da mente for eficiente, todas as poeiras e lixos

15

da mente se queimaro rapidamente, transformando-se em chama ardente que alumia o mundo. Mas em que consiste esse arejamento da mente que nos possibilita expulsar a fumaa chamada conscincia de pecado? Consiste na conscientizao da Imagem Verdadeira da Vida; consiste em compreender que o nosso verdadeiro Eu no tenebroso como uma fumaa negra, como imaginvamos; consiste em compreender que o pecado no constitui o nosso verdadeiro eu, do mesmo modo que a fumaa no o fogo em si, e deixar que a fumaa chamada conscincia de pecado dissipe por si mesma. Se at agora a fumaa chamada conscincia de pecado no se dissipava e continuava a nos envolver, era porque ns prprios a mantnhamos conosco, criando uma cortina mental que prendia a idia de que o pecado faz parte de ns. Essa cortina impedia que a conscincia de pecado se dissipasse da nossa mente. Ao despertarmos para a Verdade de que o homem originariamente Deus, desfaz-se a cortina mental que nos mantinha envoltos no pecado. Ento, volvendo-nos exclusivamente para a nossa Imagem Verdadeira, que Deus, passamos a ter a mente sempre positiva, alegre e bem arejada. Nossa alma, que estava voltada para o lado do pecado e das iluses, d meia-volta e passa a contemplar a Imagem Verdadeira da Vida, que Deus a isso se chama de converso da alma. Porm, para volvermos a mente para a Imagem Verdadeira da nossa vida, que Deus, necessrio que tenhamos averso ao pecado. Aquele que confunde o seu aspecto pecador com a sua Imagem Verdadeira, que confunde o defeito com a virtude e que concede a si mesmo um leviano autoperdo, pensando Tenho pecados, mas no faz mal, est confundindo o seu verdadeiro Eu com o seu falso eu. Se surge fumaa de um lugar, sinal de que ali h fogo; todavia, no devemos confundir a fumaa com o fogo. No devemos pensar que a fumaa o fogo em si. Da mesma forma, no devemos ter a presuno de que nosso aspecto pecador o nosso aspecto original de filho de Deus. Para avivar o fogo, preciso expulsar a fumaa. As pessoas no suportam a fumaa. Por isso, quando a fogueira faz muita fumaa, trazem um abano e agitam-no para expuls-la. Ento, a chama se aviva e passa a arder intensamente. O mesmo acontece com o ser humano, quando se intensifica a conscincia de pecado. Se por um lado existem pessoas que so dominadas pela conscincia de pecado e no conseguem reagir, por outro lado existem aquelas que possuem acesa na alma a conscincia de filho de Deus, e, no caso dessas pessoas, quando a averso ao pecado chega ao auge, desencadeia-se a converso e sua alma comea a arder repentina e intensamente, produzindo uma grande chama religiosa. Por que uns sucumbem conscincia de pecado, outros, pelo contrrio, reagem a ela e fazem arder em suas almas a imensa chama de f e alegria? As pessoas que mantm em seu ntimo, como se fosse uma brasa inextinguvel, a firme convico de que sua Imagem Verdadeira filha de Deus conseguem reagir conscincia de pecado e fazer arder uma grande chama em sua alma. Mas aquelas cuja convico de filha de Deus fraca como uma brasa prestes a se apagar so dominadas pela fumaa chamada conscincia de pecado, tm a chama de sua Vida sufocada por essa fumaa e, em desespero, acabam
16

sucumbindo. Portanto, os religiosos, cuja misso salvar as almas humanas, precisam agir com sabedoria ao lidarem com a conscincia de pecado das pessoas. Meu nome Jos Carlos Nardy, moro em Ja So Paulo e perteno Regional SP-BAURU. Tenho 56 anos, sou casado h 34 anos, tenho quatro filhos sendo trs casados, e quatro netas. Vivia uma vida que at h bem pouco tempo atrs as pessoas poderiam considerar maravilhosa. Quando jovem sempre fui estudante muito dedicado e consegui formar-me mdico na USP de Ribeiro Preto, aos 23 anos, sustentando meus prprios estudos. Nesta poca, eu j era casado e tinha 2 filhos. Com muito esforo e dedicao fui me aperfeioando na profisso e consegui fazer vrios cursos de Oftalmologia em muitos pases do mundo e sempre auxiliado pela minha esposa Ana Maria que tambm formou-se Ortoptista. Conseguimos fazer uma carreira de progresso meterico. Construmos uma Clnica modelo, com uma clientela e reputao enormes, sendo esta, em outras palavras, o sonho de todo mdico Oftalmologista. No entanto, eu no estava sabendo reconhecer tudo aquilo que Deus estava me dando, no estava sabendo agradecer ao meu progresso cientfico e tambm monetrio. No estava conseguindo enxergar que eu era um instrumento de Deus na minha profisso. Em resumo, no estava percebendo como estava sendo egosta e mal agradecido por tudo que tinha. Mal agradecido aos meus pais, aos meus colaboradores, a minha famlia e at aos meus pacientes. Com este pensamento distorcido, comecei at mesmo a questionar porque eu no ganhava o que achava que seria justo pelo tipo de trabalho que eu fazia. Eu estava na iluso de que trabalhava para mim e no para Deus. Cheguei a acreditar que a minha profisso no me dava a proviso que eu achava que seria merecedor. Com estes pensamentos desencontrados, fatalmente acabei em profunda depresso, praticamente de um dia para o outro. Transformei-me em uma pessoa totalmente amedrontada, assustada, em pnico com o mundo exterior, emocionalmente destroado, incapaz de executar qualquer tarefa, para no falar de todos os outros sinais e sintomas de uma pessoa sofrendo de depresso grave. Em poucos dias entrei em total desespero e, junto comigo, a minha famlia. Em duas semanas perdi vinte quilos, no conseguia ver nenhum futuro adiante, estava totalmente incapaz de cuidar da minha prpria vida. Procurei ajuda de padres e religiosos maravilhosos. Fui consultar os melhores terapeutas e psiquiatras, procurei ajuda de meus pais e familiares. Os remdios s faziam piorar a minha situao e, em vez de progredir, o meu desespero foi aumentando porque, sendo mdico, sabia que estava caminhando para a morte rapidamente. Tinha a perfeita sensao de que nem o suicdio, que muito comum nestes casos, iria acontecer porque sentia estar me desligando deste mundo. Aps dois meses sem dormir uma s noite e com pensamentos totalmente degradados e a mente em pnico, milagrosamente lembrei-me de pedir a
17

minha filha Maria Cludia que me indicasse algum para me ajudar, pois s ento lembrei que essa maravilhosa filha era adepta da Seicho-No-Ie. Era uma quarta-feira, justamente o dia das reunies da Associao Fraternidade em Ja. Eu, minha filha e minha esposa fomos reunio. J neste primeiro dia, as palavras da Preletora Elenir da Silva Passini foram um conforto muito grande para mim e, a partir da, fui renascendo. Vivia os dias esperando chegar a data da prxima reunio. Comecei a comprar e ler os livros que eram alimentos para minha alma. No ms seguinte, em maio de 2003, participei do Seminrio do Sucesso em Ibina. O Preletor Nangou Taniguchi, da Regional de Bauru, me propiciou uma orientao pessoal com o Prel. Roberto Sakaguchi. Voltei de Ibina uma outra pessoa e, desde ento, meu estado mental foi melhorando gradativamente na proporo em que passei a me dedicar vivncia e s prticas da Seicho-No-Ie. No meu caso, no obtive uma cura milagrosa da noite para o dia, mas cada dia que passava, era melhor que o anterior. Eu sabia que, para apagar do subconsciente experincias errneas de mais de 40 anos, no ia ser um processo fcil, mas na SeichoNo-Ie eu tinha as ferramentas necessrias para este trabalho. No s eu mudei para melhor, mas tudo em minha vida e o que me cercava foram mudando espantosamente. Hoje, estou curado e totalmente integrado em todas as minhas atividades. Em um ano a harmonia em meu lar evoluiu mais do que em vinte anos passados. Fui aprendendo a reconhecer que o que as outras pessoas faziam e pensavam era mais importante do que o que eu fazia e pensava. O conceito de riqueza e prosperidade foi renascendo de uma maneira mais correta e posso dizer que agora eu sou um milionrio e eu no sabia. Milionrio de todas as graas e bnos que recebemos todos os dias. Pelo meu exemplo muitas pessoas da minha famlia comearam a se simpatizar, e se interessar pela Seicho-No-Ie e a seguir os ensinamentos do Mestre Masaharu Taniguchi. Uma de minhas filhas, casada h trs anos conseguiu sua to almejada gravidez, aps orientao na nossa Associao Local. Aprendi a agradecer emocionadamente aos meus pais e antepassados, coisa que eu nunca pen-sara em minha vida. Hoje sou um cristo muito melhor do que eu era antes de conhecer a SeichoNo-Ie. Converso com meus amigos espritas e entendo melhor o que eles queriam me dizer. Leio a Bblia e os livros de filosofia com outro enfoque. Com este meu renascimento s poderia ficar um enorme sentimento de gratido a Deus por ter iluminado o Mestre Masaharu Taniguchi, deixando-nos este ensinamento to aplicvel no dia-a-dia.

18

Procuro manifestar esta gratido neste depoimento, pois sei que no muito comum os mdicos falarem de seus males e terem a humildade de reconhecer que uma filosofia to maravilhosa como esta pode fazer muito mais do que a medicina tradicional, por isso tambm manifesto esta gratido na minha clnica, divulgando os ensinamentos atravs de revistas e ajudando sempre nossa Associao Local para que mais e mais pessoas venham a conhecer a Seicho-No-Ie e tambm salvar suas vidas. Divulgar a Verdade, pra mim, a tarefa mais importante. Quanto mais cedo nos tornarmos conhecedores e praticantes da Verdade menos sofredores seremos, como eu fui. Agradeo a Deus e ao Mestre todos os dias por estar conhecendo, estudando e me dedicando Verdade; agradeo a minha esposa to dedicada, aos meus pais e a todos os meus familiares e colaboradores que tanto me ajudaram nos momentos de dificuldades. Agradeo a todos os Preletores, divulgadores e amigos da Regional SPBAURU, da qual nossa Associao Local de Ja faz parte, pela imensa dedicao Seicho-No-Ie. Desejo que este Movimento de Iluminao da Humanidade cresa cada vez mais, podendo esta Filosofia ser levada ao maior nmero de lares e pessoas. A todos os que tanto me ajudaram e me ajudam, do fundo do corao o meu mais sincero Muito obrigado.

Assunto: Voc Filho de Deus: O ser humano filho de Deus e, portanto, o natural no adoecer, nem se ferir, nem cair na pobreza. No entanto, neste mundo existem muitas pessoas que sofrem por causa de doena, de misria e outros infortnios. Isso porque, apesar de serem filhos de Deus, desconhecem essa Verdade. Suponhamos que voc tenha sido contemplado com um prmio de 1 milho de ienes. Essa quantia lhe pertence; mas, se voc no souber que foi sorteado e no se apresentar para receber o prmio, o que acontecer? claro que voc no poder gastar esse dinheiro. Mesmo tendo se tornado dono de 1 milho de ienes, no poder usufruir seu dinheiro se no souber que ele lhe pertence. Da mesma forma, apesar de voc ser um filho de Deus e, portanto, originalmente perfeito, no conseguir viver sadio e feliz se no reconhecer sua perfeio inata. Embora voc seja dotado de infinita fora vital, se no a reconhecer, ela no se manifestar, e voc poder adoecer, sofrer de carncia ou passar por outras dificuldades. Voc pode, agora mesmo, tornar-se sadio e prspero. O que o impede de conseguir isso a postura mental aptica de pensar: Eu no consigo. Mas voc possui tambm o poder de abandonar pensamentos negativos, tais como: No tenho capacidade, no consigo etc., pois dotado de fora infinita.

19

Ento, que providncia voc deve tomar? No adianta pensar insistentemente em afastar as idias negativas ou pusilnimes, pois isso ser como debater-se tentando afastar a escurido. Pare de lutar contra a escurido tentando afast-la. No perca tempo com essa tolice, no se atenha escurido. Basta acender a luz. Acender a luz na sua vida significa voc pensar: Eu consigo. Se voc estiver doente, no se atenha ao pensamento de curar a doena, mas sim cultive a convico de que voc , por natureza, perfeitamente sadio. E procure passar a viver, agora mesmo, como uma pessoa sadia. Quem sadio, prspero e feliz no tem fisionomia sombria. Diga palavras alegres, mostre fisionomia alegre e viva agradecendo sempre a Deus. Assim, com certeza voc se tornar saudvel, ser feliz e prspero e viver em segurana.

Assunto: Vrias Questes: O estado espiritual de cada membro da famlia influi nos demais, e o conjunto disso produz a atmosfera geral da famlia. Se um dos familiares for rebelde com o marido ou com o pai, e se estes estiverem irritados por causa disso, a famlia toda ser afetada. Mesmo que esse marido ou esse pai no expressem verbalmente a irritao, o sentimento reprimido e represado cria uma vibrao mental negativa que, embora invisvel, se propaga no ambiente domstico como uma espcie de turbulncia e acaba arrastando toda a famlia para o redemoinho de atmosfera negativa. Nessas ocasies, algum da famlia adoece. Sem perceber que a verdadeira causa dessa ocorrncia a atmosfera espiritual negativa que predomina no lar, a famlia leva o doente ao mdico, o qual, aps examin-lo, receita-lhe medicamentos ou recomenda-lhe a cirurgia. Os mdicos observam os sintomas e ministra tratamentos para diminu-los. Entretanto, os sintomas so conseqncias, e no a causa da doena. A causa est no mundo mental. Pouco adianta fazer tratamentos para abrandar o sintoma que no passa de conseqncia sem eliminar a causa. Por exemplo, mesmo que um paciente de cncer seja submetido a uma cirurgia para exciso do tumor, no obter a cura definitiva enquanto no mudar o seu estado mental, que a causa primordial. Persistindo a causa mental, o tumor reaparecer no mesmo lugar ou em outra parte do corpo. Para que a atmosfera espiritual de um lar seja harmoniosa, necessrio que o chefe de famlia constitua o ncleo do lar e os outros membros se unam em torno dele respeitando a sua vontade. A atual Constituio do Japo, sob o pretexto de ser democrtico, aboliu o tradicional regime familiar, ditando que no h necessidade de todos os familiares agirem em conformidade com a vontade do chefe de famlia, podendo cada qual agir como quiser. Mas, desse modo, impossvel conseguir a harmonia espiritual da famlia como um todo. Se os membros de uma famlia no aceitarem o controle da personagem central e cada qual,

20

pretextando a prpria liberdade, fizer o que bem entender, essa famlia ser como um cncer, doena em que as clulas de uma parte do organismo se multiplicam de modo descontrolado. Com essa multiplicao desordenada de clulas, o corpo todo enfraquece e o paciente acaba morrendo. De acordo com a recente estatstica sobre a taxa de mortalidade dos japoneses depois da Segunda Guerra Mundial, a principal causa do bito o cncer. Podemos interpretar esse fato como uma das conseqncias da atmosfera reinante em muitos lares: pela democratizao do ambiente familiar, as pessoas deixaram de manter-se unidas em torno do chefe de famlia, chegando a ignor-lo. Essa situao cria um ndulo mental na atmosfera espiritual do lar, que acaba se manifestando concretamente no corpo de algum membro da famlia sob a forma de um tumor. Dissipe as nuvens da iluso e alcance o cu azul espiritual: No caso de haver no mundo mental da famlia atritos e conflitos psicolgicos ou iras reprimidas, preciso restabelecer logo a harmonia espiritual do lar. Caso contrrio, esses atritos, conflitos e iras reprimidas acabam se concretizando sob a forma de alguma doena. Isso comparvel ao fato de que os vapores dgua acumulados na atmosfera, embora invisveis, num determinado momento tomam a forma de cristais de neve e surgem de modo concreto. Para que a congesto espiritual formada no mundo mental no tome a forma concreta de uma doena e se manifeste no corpo, essencial dissipar as nvoas de sentimentos negativos e fazer com que se revele o cu azul espiritual. Para que a mente seja tomada inteiramente pelo claro e luminoso cu azul espiritual, devemos praticar a Meditao Shinsokan, para que os nossos sentimentos e pensamentos sejam absorvidos por Deus. Quando nossa mente se funde com a mente de Deus, nossa Vida se preenche de paz, harmonia e segurana e ento nenhuma doena nos acomete.
Onde se encontra a felicidade do ser humano?

Todo ser humano possui, desde o princpio, o desejo de ser feliz. Mas, afinal, em que consiste a felicidade humana? Na prosperidade material? Sabemos que no, pois mesmo nas famlias ricas existem muitas pessoas infelizes, havendo at casos de suicdio. Em contraposio, h pessoas que, mesmo no tendo nenhum bem material, sentem-se felizes, e um exemplo disso o filsofo grego Digenes, que morava num barril, no adulava os ricos e poderosos, era completamente livre e sentia-se feliz. Dizem que, certo dia, o rei Alexandre Magno que ouvira a fama desse filsofo foi v-lo e lhe disse: Diga o que queres, e eu o atenderei, seja qual for o seu desejo. Ento, Digenes respondeu: S desejo uma coisa, Majestade. Eu estava desfrutando a luz do Sol at o momento em que Vossa Majestade se colocou diante do meu barril, fazendo sombra. Por favor, no obstrua a luz do Sol. Este o meu nico pedido. Mesmo morando num barril e no possuindo nenhum outro bem material, ele era livre e feliz. Fazendo comparao entre esse filsofo e as pessoas que, mesmo sendo ricas, sentem21

se infelizes e acabam se suicidando, percebemos que a felicidade do ser humano no depende de bens materiais. No se pode construir o reino de Deus neste mundo apenas com o progresso material: No so necessariamente felizes as pessoas nascidas num pas rico que se encontra na vanguarda do progresso cientfico. Nas grandes cidades, cada vez mais industrializadas, o trnsito catico provoca muitos acidentes e, segundo estatsticas, o nmero de vtimas num ano passa de 10 mil e incontvel o nmero de feridos. Dizem que o total de soldados americanos mortos nos doze anos da Guerra do Vietn foi de aproximadamente 46 mil, e isso nos leva a concluir que a guerra no nosso trnsito infernal produz muito mais mortos e feridos no mesmo espao de tempo. difcil saber se a civilizao traz felicidade ou infelicidade aos seres humanos. A humanidade criou um gigante chamado civilizao, mas acabou perdendo o controle sobre ele. Hoje, o ser humano no consegue deter o avano desse gigante que vem provocando muitos problemas, destruindo a beleza do mundo natural, poluindo o ar com gs sulfuroso, aumentando cada vez mais a ocorrncia de acidentes de trnsito etc. Apesar disso, a humanidade insensata parece estar colaborando para o perigoso avano desse gigante monstruoso, o qual produziu bombas nucleares e colocou a espcie humana sob o risco de extino. Tudo isso conseqncia do fato de a humanidade buscar avidamente a riqueza material. Com referncia aos que procuram alcanar a felicidade por meio de progresso material, a Sutra Sagrada Chuva de Nctar da Verdade diz: Aquele que procura alcanar o Reino de Deus na matria um perseguidor de iluses e no consegue edificar jamais o Reino de Deus. Se queremos construir o Reino de Deus neste mundo, devemos nos
lembrar das palavras que Jesus Cristo disse a Nicodemos: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo no pode ver o Reino de Deus. Nascer de novo significa alcanar o despertar espiritual e libertar-se da viso materialista a respeito do ser humano, conscientizando-se de que o ser humano filho de Deus. o renascimento no nvel da conscincia, do homem-matria para o homem espiritual. Quando a pessoa toma conscincia de si prpria como um ser espiritual, deixa de cair na iluso de que possvel alcanar a felicidade por meio de satisfao material. Somente com o aumento do nmero de pessoas conscientes da natureza espiritual do ser humano, o gigante chamado civilizao deixar de matar as pessoas por meio de acidentes automobilsticos, guerras etc. e se tornar um campo frtil para o florescimento da verdadeira prosperidade e da cultura de cunho espiritual. O nosso Movimento de Iluminao da Humanidade tem como objetivo promover a recuperao moral das pessoas, conduzindo-as ao despertar espiritual, e deter o avano do veculo chamado materialismo, que vem atropelando a humanidade

O Estado Mental Se Manifesta no Corpo: O ser humano consegue mostrar seus sentimentos por meio de pequenas mudanas de atitude ou de expresso fisionmica. Isso porque a mente age sobre o corpo. E, como a ao mental , em geral, comum a todas as pessoas, os sentimentos de cada uma so transmitidos aos outras. evidente, pois, o seguinte fato: a mente faz ocorrer determinadas alteraes no corpo carnal. J se sabia, desde os tempos antigos, que a mente influi no corpo e
22

provoca alteraes; mas devemos saber, concretamente, que diferentes tipos de alterao ocorrem em conformidade com determinadas aes mentais. Por exemplo, se so suscitados na mente pensamentos tristes, surgem lgrimas nos olhos. Existem casos em que o corpo manifesta a tristeza no apenas por meio de lgrimas, mas tambm por meio de outros lquidos produzidos no corpo, tais como suor, urina etc. Isso significa que, s vezes, a tristeza se manifesta sob a forma de doenas que causam suor noturno, doenas renais etc. Em se tratando de uma criana, a tristeza pode se manifestar sob a forma de enurese (fazer xixi na cama), e esse fato tem sido constatado freqentemente. Tem mais: quando a pessoa mantm represada a tristeza dentro de si, pode contrair doenas que se caracterizam pelo acmulo de lquido na pleura ou no peritnio. Portanto, para curar tais doenas preciso eliminar a tristeza, que a sua causa. Ou seja, essencial o esforo para viver o dia-a-dia com pensamentos alegres e agradveis e sentimento de gratido. comum ocorrer a cura da doena quando a pessoa tem f religiosa. Um dos fatores o poder da convico: Sei que vou me curar. Deus h de me salvar. Outro fator a serenidade mental que a f propicia ao paciente. Sua mente se acalma, preenche-se de alegria e esperana, eliminando as vibraes mentais de tristeza, raiva etc. Manifestam-se no corpo tambm os efeitos dos acessos de raiva, de hostilidade etc. sentimentos explosivos, opostos tristeza, que se caracteriza pela introverso. Quando ocorrem com muita freqncia, esses acessos podem provocar doenas srias. A clera faz o sangue subir cabea, e por isso costuma-se dizer que fulano ficou vermelho de raiva. O fato que pessoas que se encolerizam facilmente
tendem a sofrer de hipertenso. Os animais, na iminncia de lutar contra um inimigo, param de comer, fazem o seu corpo aumentar a tenso arterial de modo que o sangue circule bem por todo o corpo, e ento partem para o ataque. No caso deles, a necessidade de lutar faz subir a tenso arterial. O organismo do animal faz com que o sangue que irriga o aparelho digestivo seja parcialmente desviado para os msculos para favorecer a corrida e a luta. Por essa razo, nessa circunstncia a funo digestiva se interrompe automaticamente, e o animal fica sem apetite. Essa uma alterao fsica que ocorre num momento de ira ou diante de um inimigo. Mas, no caso do ser humano, mesmo ao sentir muita raiva de algum, raro partir para a luta corporal. Muitas vezes, a raiva fica fervilhando dentro da pessoa durante muito tempo. Em conseqncia, a alterao fsica suscitada pela raiva tambm persiste, e a pessoa sofre de hipertenso crnica. Alm disso, pode tambm passar a apresentar outros distrbios, tais como disfuno gstrica, taquicardia etc. Em qualquer dos casos, o paciente melhora rapidamente quando deixa de se irritar, de se entristecer ou de hostilizar os outros e passa a cultivar a serenidade mental.

Todo Ser Humano Possui um Dom Concedido por Deus - Masaharu Taniguchi: Todos os homens so filhos de Deus; portanto, cada pessoa recebeu dEle um dom peculiar. O pintor Kiyoshi Yamashita era considerado uma pessoa com acentuado dficit intelectual, mas sobressaiu-se no campo da pintura aps ser descoberto pelo mdico Ryusaburo Shikida, que o incentivou e orientou para faz-lo manifestar o dom
23

recebido de Deus. Mesmo uma pessoa aparentemente deficiente como ele, ao vir a este mundo pelo poder de Deus, recebeu algum dom especfico que s pode ser manifestado por ele. Havia numa escola um menino que ia mal em todas as matrias. Mas o professor, observando-o atentamente, viu que o garoto era extremamente hbil em apontar lpis e percebeu que ele tinha talento para talhar madeira. Passou, ento, a orient-lo de modo a desenvolver esse dom. Assim, com o passar dos anos, esse aluno desenvolveu cada vez mais esse dom e, posteriormente, tornou-se um escultor famoso. Muitas pessoas se conformam com o resultado atual do seu desempenho pensando: Meu talento inato se resume a isso. Desse modo, no se empenham em desenvolver o dom que Deus lhes concedeu e passam a vida na mediocridade. realmente lamentvel. Se voc, leitor, deseja se tornar uma pessoa til ao pas, sociedade e ao mundo, precisa abandonar a mentalidade medocre de se contentar com seu desempenho atual. Antes de mais nada, pense com firme determinao: Sendo filho de Deus, no devo permanecer no atual nvel. At agora, eu me autolimitava deixando de manifestar a capacidade infinita que Deus me concedeu. Querer poder. Meu erro consistia em permanecer acomodado. A partir de agora, vou me empenhar ao mximo em desenvolver minha capacidade. Mesmo que voc, no nvel terico e dogmtico, saiba que o ser humano filho de Deus, se no tomar a firme deciso de manifestar essa natureza original e coloc-la em prtica, de nada adiantar. Isso comparvel a ter uma semente valiosa, mas no tomar a atitude concreta de preparar a terra, plantar essa semente e propiciar a sua germinao. Uma vez tomada a deciso de realizar um trabalho que ser o empreendimento de sua vida, voc deve avanar para a meta com f inabalvel e muita persistncia. Por mais impetuosa que seja uma queda-dgua, se ela durar apenas uma hora, no conseguir desgastar um rochedo. Mas, como diz o provrbio: gua mole em pedra dura tanto bate at que fura, gotas de gua que caem incessantemente sobre uma rocha ao longo de muitos anos acabam furando-a. Seja qual for o seu dom, voc no conseguir desenvolv-lo esforando-se apenas um dia, dez dias ou um ms. A persistncia essencial. Mesmo que, no incio, a manifestao do seu dom seja quase insignificante, persista no esforo de desenvolv-lo, todos os dias. Decorrido algum tempo, ele se manifestar em toda a sua grandiosidade. Certamente, voc sabe que nenhuma planta cresce to rpido a ponto de ser possvel perceber o seu desenvolvimento enquanto voc a observa, mas, ao ser vista depois de algum tempo, ela apresenta um crescimento surpreendente. O mesmo acontece com o desenvolvimento do seu dom. O resultado do esforo de um dia pode ser imperceptvel, mas o fato que ocorre desenvolvimento proporcional a esse esforo. Se voc se esforar todos os dias persistentemente, certo que, decorridos alguns anos, constatar um extraordinrio desenvolvimento de sua capacidade. Com tenacidade, avance rumo ao seu objetivo. Complete cada etapa com diligncia e esforo e siga em frente. Quando voc avana
24

resolutamente, os outros so estimulados por sua energia, da mesma forma que as folhas rodopiam com a passagem de uma rajada de vento. Se voc mantiver a sua determinao, a sua obstinao em relao ao objetivo e o seu esforo em alcan-lo, com certeza o dom recebido de Deus se manifestar plenamente e voc conseguir realizar um grande empreendimento que beneficiar a humanidade. No diminua nem limite a prpria capacidade considerando-se um ser insignificante. Todo ser humano filho de Deus. Deus-Pai, com sua Sabedoria infinita, gerou cada pessoa como um canal de expresso peculiar. Voc, como todos, canal da manifestao da Sabedoria de Deus. Portanto, um ser maravilhoso. Sua vida tem sentido, sua existncia valiosa. A sabedoria que existe em voc intrinsecamente ligada Sabedoria divina que criou o Universo. Louve a sua essncia divina, abenoe a si prprio. Agradea a Deus e a seus pais, que lhe deram a maravilhosa Vida. Espero que voc corresponda ao objetivo que Deus o enviou a este mundo, esforando-se todos os dias para manifestar sua grandiosa capacidade que Ele lhe deu.

25

Das könnte Ihnen auch gefallen