Sie sind auf Seite 1von 4

Apostila de Sistema Circulatrio

O corao: O sistema circulatrio formado pelo corao, pelos vasos sanguneos e pelo sangue. O corao humano tem o tamanho aproximado de uma mo fechada, serve para bombear o sangue para todo o corpo sem parar. O peso mdio do corao de cerca de 300 gramas. No corao humano existem quatro cavidades: trio direito e trio esquerdo, na parte superior; Ventrculo direito e ventrculo esquerdo, na parte inferior. Caminho do Sangue no Corao: Sangue que entra no trio direito passa para o ventrculo direito; Isso ocorre atravs da valva atrioventricular direita (tricspide). Sangue que entra no trio esquerdo passa para o ventrculo esquerdo; Isso ocorre atravs da valva atrioventricular esquerda (bicspide). O corao possui trs camadas Pericrdio uma membrana que reveste externamente todo o corao; Endocrdio uma membrana que reveste a superfcie interna das cavidades do corao; Miocrdio uma camada muscular responsvel pelas contraes vigorosas e involuntrias; esta localizada entre o pericrdio e o miocrdio. Os Vasos Sanguneos Artrias: transportam o sangue do corao para as demais reas do corpo. Veias: a maioria das veias transporta sangue no oxigenado, com exceo das veias pulmonares que transportam sangue oxigenado dos pulmes at o corao. Capilares: so muito finos e permeveis esto presentes nos tecidos do corpo humano. Tm o papel de ceder nutrientes, gs oxignio e hormnios s clulas. Pequena Circulao Tambm chamada de circulao pulmonar, compreendendo o trajeto do sangue desde o ventrculo direito at o trio esquerdo. Nessa circulao, o sangue, passa pelos pulmes, onde oxigenado. Grande Circulao Tambm chamada de circulao sistmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrculo esquerdo at o trio direito; nessa circulao, o sangue oxigenado fornece gs oxignio aos diversos tecidos do corpo, alm de trazer ao corao o sangue no oxigenado dos tecidos. Como Funciona O Corao O corao funciona como se fosse uma bomba. Quando o os msculos do corao se contraem chamamos de sstole; O relaxamento dos msculos do corao se chama distole.

Sangue vermelho e formado por uma parte lquida denominada plasma. Nele esto mergulhadas as hemcias, os leuccitos e as plaquetas. Onde produzido o sangue? A produo contnua do sangue ocorre dentro de certos ossos na chamada medula ssea. Funes do Sangue: Levar oxignio para as clulas do corpo e recolher CO2; Distribuir nutrientes para as clulas; Recolher excretas; Distribuir hormnios; Transporte de anticorpos; Manter a temperatura do corpo. Anemia: A anemia (do grego, an = sem, haima = sangue) ocorre quando a concentrao de glbulos vermelhos do sangue (hemcias) ou de hemoglobina est abaixo do normal. A sndrome da anemia pode ser causada por problemas genticos, doenas crnicas ou na medula ssea, medicamentos, reaes imunolgicas (do sistema de defesa do organismo) ou falta de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 ou protenas. Anemia: Os sintomas da anemia variam: fraqueza, cansao, palidez, falta de apetite, tontura, dificuldade de concentrao a palpitaes e taquicardia. A doena tambm pode retardar o crescimento, levar o beb a nascer com baixo peso e, em casos mais graves, morte. O Sangue e as Defesas do Corpo: Quando uma pessoa infectada por um vrus seu sistema imunolgico entra em ao e produz anticorpos contra o microorganismo. A partir desse momento a pessoa fica imune a esse vrus. Vacinas: As vacinas induzem nosso organismo a fabricar anticorpos especficos contra determinado microrganismo parasita. Os Grupos Sanguneos: Sistema ABO e Rh Grupo Sanguneo A B AB O Aglutinognio A B AeB No possui Aglutinina Anti-B Anti-A No possui Anti-A e Anti-B

Sistema Linftico: Entre as clulas existe um lquido chamado lquido intercelular. Uma parte desse lquido tende a se acumular no espao entre as clulas. O Sistema Linftico tem o papel de impedir que este lquido se acumule demais. Sistema Linftico: rgos Linfticos Amdalas: produzem linfcitos; Timo: rgo linftico bem desenvolvido no perodo pr-natal; Linfonodos: filtram a ninfa e eliminam vrus, bactrias, etc. Bao: possuem macrfagos que fagocitam, destroem microorganismos, restos de tecidos, substncias estranhas, etc. Limpam o sangue.

Exerccio de Sistema Circulatrio Escreva as respostas em seu caderno 1) O que circulatrio? forma o nosso sistema 17)Cruzada do Sistema Circulatrio

2) Qual o caminho do sangue no corao? 3) Quais so as camadas que formam as paredes do corao? 4) Diferencie sstole e distole. 5) Quais os principais tipos de vasos sanguneos? 6) Diferencie artria de veia. 7) O que so os vasos capilares? 8) Descreva, resumidamente, a pequena e a grande circulao do sangue em nosso organismo? 9) Responda: a) Como se chama a parte lquida do sangue? Do que ela formada? b) O que essa parte lquida do sangue contm? 10) Sobre os glbulos vermelhos responda: a) Qual a sua principal funo? b Qual o nome da doena provocada pela diminuio de sua quantidade no sangue? 11) Qual a principal funo dos glbulos brancos? 12) Explique a ao das plaquetas na coagulao sangunea. 13) Quais so os grupos sanguneos existentes na espcie humana baseada no sistema ABO? 14) Por que as pessoas que possuem sangue do tipo O so chamadas doadoras universais? E por que as pessoas do tipo AB so chamadas receptoras universais? 15) De que constitudo o sistema linftico? 16) O que a linfa?

O sistema circulatrio formado pelo corao, pelos vasos sanguneos

Das könnte Ihnen auch gefallen