Sie sind auf Seite 1von 4

LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

5. Rafael Andrade UFRRJ As autoras Yonne leite, professora-adjunta aposentada da UFRJ, com doutorado em lingustica pela Universidade do Texas e atuao em pesquisas sobre as lnguas indgenas brasileiras e a fonologia do portugus, e Dinah Callou, professora-titular do Departamento de Letras Vernculas da Faculdade de Letras da UFRJ, com doutorado pela UFRJ na rea de lngua portuguesa, ps-doutorado em lingustica pela Universidade da Califrnia e atuao em pesquisas que versam sobre variao e mudana no portugus do Brasil, discorrem, no livro Como Falam os Brasileiros, sobre os pontos de convergncia entre identidade e linguagem. Apoiam o fenmeno da variabilidade, sem que um segmento seja essencialmente considerado bom e outro mau. Sustentam a unidade lingustica portuguesa do Brasil sem deixar de considerar a sua vasta diversidade e defendem o dialeto carioca enquanto falar padro. As autoras iniciam a anlise afirmando que o portugus do Brasil, na sua origem, reflete a superioridade cultural do homem branco sobre os negros e ndios, trazendo consequncias observadas ainda atualmente. Dentre as assertivas, tambm o fato do territrio brasileiro ser to vasto contribui para impedir que um quadro lingustico homogneo se estabelecesse. Diferentes territrios com diferentes tipos de colonizao (como a colonizao com pouca miscigenao do Rio Grande do Sul) colaboram para se presumir que no Brasil a expanso do portugus no seguiu uma forma nica. Na verdade, a hegemonia da lngua portuguesa dependeu de fatores histricos e uma normatizao em direo a um portugus padro s ocorreu nos ltimos dois sculos e meio. Assim, a relao entre colonizao brasileira e a diversidade lingustica existente no pas deve ser considerada. Por outro lado, existe a idealizao de um pas monolngue e um portugus cada vez mais parecido com o de Portugal. O absurdo de se negar a diversidade lingustica envolve aspectos ideolgicos e o preconceito relativo a determinadas variedades equivalente aos preconceitos social, racial e religioso. Nesse ponto, uma questo importante levantada a de que educao igualitria tem o dever de reconhecer a diversidade a fim de possibilitar aos usurios da lngua o acesso s normas prestigiadas e s mesmas oportunidades.

Graduando em Letras/Portugus/Ingls/Literaturas.

Ao enfocar a necessidade de melhor descrever e analisar a diversidade lingustica, as autoras citam o projeto ALIB, que se prope a criar um atlas lingustico geral do Brasil, o que confirmaria, por exemplo, a tese de que as divises dialetais no pas so menos geogrficas que socioculturais. Vrias tentativas de traar reas dialetais brasileiras foram feitas ao longo dos anos, partindo sempre de fatores histricos, sem, no entanto, levantar traos lingusticos diferenciadores. As autoras invocam o fillogo Antenor Nascentes, que ressalta a falta de determinao das isoglossas, isto , linhas demarcadoras dos fenmenos lingusticos. Esses traos so to marcantes que chegam a ser imitados (porm, de maneira superficial, o que acaba por caricaturar e igualar falares diferentes) pelos veculos de comunicao sempre que se quer ressaltar a fala de determinada regio. O fato dos limites administrativos e lingusticos raramente coincidirem contribuem para dificultar a identificao de um falante como membro de determinada comunidade. Nesse quesito, os atlas lingusticos seriam de pouca ajuda, pois do mais nfase na fontica e nos vocabulrios, calcados no falar de iletrados, esquecendo-se que a variao atinge tambm o nvel culto. O projeto NURC, citado pelas autoras, ao analisar as normas lingusticas de cinco capitais brasileiras (Porto Alegre, So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife), pretende demonstrar a pluralidade de normas, em detrimento de uma nica. Alm da existncia de vrios fenmenos nas modalidades cultas, pde-se detectar tambm que no houve coincidncia entre o comportamento lingustico dos falares e suas respectivas reas. O Rio de Janeiro, por exemplo, apresenta realizaes que hora se aproximam de uma regio, hora de outra. J que no possvel traar uma linha geogrfica demarcatria, no que se refere a alguns aspectos fonticos e morfossintticos, o mais correto seria determinar que cada dialeto tem sua prpria norma. Para situar a posio excepcional do linguajar carioca entre as demais reas dialetais brasileiras, as autoras se referem cidade do Rio de Janeiro como que colocada numa posio de contrastes, tanto no plano socioeconmico quanto no geogrfico. A diferena geogrfica se justifica num Rio localizado entre as montanhas e o mar, e outro se estendendo por uma rea de baixada. No plano socioeconmico, no entanto, o contraste se faz mais evidente, tanto que o Rio de Janeiro foi o primeiro municpio a ter seu prprio Relatrio de Desenvolvimento Humano. Em um mapa, fruto do trabalho de Antenor Nascentes, mostrado o linguajar carioca como variedade do subfalar fluminense. Considerando que as diferenas sociais e geogrficas estejam relacionadas, as autoras observam que essa diferenciao teria origem no processo de mobilidade que se desenvolveu a partir do sculo XIX e que levou diferentes Graduando em Letras/Portugus/Ingls/Literaturas.

classes sociais a ocuparem diferentes pontos urbanos. Como essa mobilidade era, na verdade, privilgio de poucos, poderia ser tirada da, em parte, a explicao de diferenas lingusticas na fala de moradores das tradicionais reas da cidade Zona Sul, Zona Norte e Zona Suburbana. Subsequente a esses aspectos da mobilidade econmica, cultural e social est a dinmica lingustico-educacional. Para as autoras, o fato de ter a menor taxa de analfabetismo entre as 12 maiores capitais brasileiras e com um em cada cinco adultos, pelo menos, tendo iniciado o curso superior faz do Rio de Janeiro um denominador comum da realidade brasileira e serve de argumento para defender a linguagem carioca como padro nacional. Ressalta-se, porm, que o bom nvel educacional no est igualmente distribudo pela cidade, o que justificaria as diferenas lingusticas dentro de seus prprios limites. Chama ateno o fato de que a expanso urbana ocasionou o encontro das classes mais baixas da populao com outras de setores mais ricos, mas, no entanto, no causou uma interao total, devido a um conceito de hierarquia social j enraizado na sociedade. Dessa forma, a polarizao geogrfico-social refletiria tambm uma oposio lingustica: de um lado um segmento mais popular (pertencente aos falantes menos escolarizados); de outro, um mais prximo do portugus europeu (correspondendo ao uso dos falantes mais escolarizados). Quanto s diferenas, que ainda existem na fala, relativas aos gneros, as autoras, como possvel explicao para esse fato, fazem meno falta de alfabetizao da populao feminina, que durante 322 anos ficou restrita aos afazeres domsticos. Levando em conta as construes histricas, culturais e sociais que acompanham os gneros, segundo a geografia lingustica, de base rural, a fala feminina seria conservadora, enquanto que a dialetologia urbana a v como inovadora (principalmente no uso das mulheres mais jovens). Isso se deve, em grande parte, pela mulher, nos centros urbanos, desempenhar outros papis que no o domstico. Essa interao gnero/faixa etria representa, ento, um importante papel na anlise da mudana lingustica, mas que, no entanto, no pode ser considerada de maneira isolada de outros fatores. Foi a partir da dcada de 1970, com a ajuda de programas computacionais, que se tornou possvel a confirmao no s das diferentes normas gerais das vrias modalidades nacionais, mas tambm normas especficas em cada uma delas. Na seo em que as autoras tratam da Graduando em Letras/Portugus/Ingls/Literaturas.

fontica da fala culta, atravs de estudos e anlises realizadas em Porto Alegre, So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, um quadro de diferenas e interseces nas falas dessas cinco reas urbanas traado, e os aspectos abordados so: o vocalismo tono; as consoantes ps-voclicas; o r ps-voclico; o s ps-voclico; o l ps-voclico; e o padro entonacional em estruturas de tpico. O termo sotaque sinttico, do linguista Fernando Tarallo, citado para tratar das diferenas de pronncia entre as regies. Relativo a isso so abordados: o artigo definido diante de nomes prprios e de possessivos; alternncia ns/a gente; e ter por haver em construes existenciais. A partir dessas anlises, as autoras chamam ateno para um comportamento paradoxal. A variao lingustica que existe hoje provm do contato dos diversos grupos tnicos e sociais nos diferentes perodos da nossa histria. A tentativa da modalidade escrita de neutralizar essas marcas na busca por um padro nico revela, assim, um paradoxo, pois todos os falares, mesmo o culto, possuem suas prprias normas. Por fim, as autoras do o alerta de que, tal qual no momento em que o homem branco chegou a terras brasileiras, hoje tambm se fazem juzos de valor sobre a linguagem sem, no entanto, o conhecimento necessrio para se entender a complexidade dos fatos que caracterizam cada falar. Como Falam os Brasileiros resultado da rica experincia de Yonne Leite e Dinah Callou enquanto profcuas pesquisadoras do portugus brasileiro. O livro de leitura indispensvel para todos os que se propem a pensar sobre a lngua e buscam entender no somente seus mecanismos internos, como tambm os externos; alm, claro, de proporcionar uma reflexo sobre ns mesmo e o falar que utilizamos no nosso cotidiano.

Graduando em Letras/Portugus/Ingls/Literaturas.

Das könnte Ihnen auch gefallen