Sie sind auf Seite 1von 11

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

1. Introduo
Resultante do forte desenvolvimento que se verifica na execuo de novas redes de guas residuais, bem como na remodelao das antigas, as preocupaes ambientais conduziram a um grau de exigncia cada vez mais elevado no que concerne aos materiais utilizados, assim como na execuo das obras. Cientes dos custos elevados de tratamento, e do seu real agravamento no caso de existncia de infiltraes nas redes de saneamento, as entidades gestoras exigem hoje provas claras da boa execuo da rede que vo gerir. O Regulamento Geral dos Sistemas Pblicos de Drenagem de guas Residuais, aprovado pelo D.R. n. 23/95, de 23 de Agosto, prev no Artigo 141., relativo a ensaios aps assentamento, a obrigatoriedade de execuo de ensaios de estanquidade nos colectores e ramais de ligao executados. Assim, o grupo Uponor disponibiliza hoje um equipamento para realizar ensaios de estanquidade, segundo a norma EN1610, de 1997, recorrendo s tecnologias mais avanadas para comprovar o desempenho de excelncia dos seus sistemas de tubagem, assegurando tambm uma instalao correcta..

2. Ensaios segundo a norma EN 1610


Segundo a norma supra referida os ensaios a executar em redes gravticas podem ser feitos recorrendo a gua - Mtodo W, ou recorrendo a ar - Mtodo L. O Mtodo L - Ar, sendo o mais rigoroso, o recomendado pela norma. No caso de no se conseguir um ensaio a ar aceitvel, deve ento proceder-se a um ensaio a gua, sendo o seu resultado decisivo. Deve proceder-se a um ensaio antes de encher a vala, por modo a facilitar a identificao prvia de eventuais anomalias.

2.1. Ensaio com ar (mtodo L)


O tempo de durao dos testes a ar dado na tabela que se segue, mediante o dimetro da tubagem e o mtodo considerado (LA, LB, LC ou LD), o qual deve ser estipulado pelo dono de obra. A Uponor recomenda o mtodo LD por ser o que presta maior garantia. Este ensaio executado recorrendo a tampes nas caixas de visita e de ramal de ligao, assegurando assim uma vedao completa do troo a ensaiar.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

Deve iniciar-se o processo com uma presso inicial 10% superior a requerida pelo teste (po), que deve ser mantida durante aproximadamente 5 min. A presso deve ento ser levada para o valor estipulado na tabela, tendo em conta o mtodo escolhido. A variao de presso (p) no deve ser superior considerada na tabela, sendo este o parmetro de aceitao do teste.
Mtodo do LA LB LC LD po mbar 10 50 100 200 2,5 10 15 15 p Durao do teste (min) DN 100 DN 200 DN 300 DN 400 DN 600 DN 800 DN 1000 5 5 7 10 14 19 24 4 4 6 7 11 15 19 3 3 4 5 8 11 14 1,5 1,5 2 2,5 4 5 7

O procedimento a seguir relativamente utilizao do mtodo W ou L, dever ser o apresentado nos seguintes fluxogramas:
Entrada Decidir mtodo apropriado Proceder ao teste de gua

Ar

gua

Aplicar teste de ar

Procurar motivos e corrigir No No Sim

p no limite aceitvel

No

A falha relevante

Sim

Aplicar teste de gua

Sim

Aceite

Fluxograma para o mtodo L

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

Entrada

Aplicar teste de gua

Procurar motivos e corrigir

A perda de gua aceitvel Sim

No

Aceite

Fluxograma para o mtodo W

2.1. Ensaio com gua (mtodo W)


2.1.1. Presso do teste
A presso a ser utilizada neste teste ser a correspondente a encher a tubagem at ao nvel do solo, na caixa de visita a montante ou a jusante conforme as situaes, assegurando uma presso mxima de 500 mbar e mnima de 100 mbar.

2.1.2. Perodo de acondicionamento


Aps o enchimento da tubagem recomendvel um determinado perodo de acondicionamento, que de habitualmente 1 hora.

2.1.3. Durao do teste


O teste ter a durao de 30 min. com uma tolerncia de 1 min.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

2.1.4. Condies do teste


A presso deve ser mantida adicionando gua, assegurando que no existam variaes superiores a 10 mbar. A quantidade de gua adicionada no deve ser superior aos seguintes valores: 0,15 l/m2 durante 30 min. para tubos 0,20 l/m2 durante 30 min. para tubos e caixas de visita 0,40 l/m2 durante 30 min, para caixas de visita e de inspeco A rea em causa ser a correspondente a superfcie interna molhada.

A = 2** Ri *L
*Ri2

Vteste = * Ri2 *L

3. Equipamento para ensaios de estanquidade


3.1. Introduo
Ciente da necessidade crescente de efectuar ensaios fiveis, que permitam ensaiar as redes de um modo eficaz e expedito, o grupo Uponor comercializa um sistema que permite efectuar ensaios de acordo com a norma EN 1610, tanto a ar como a gua. Este equipamento assegura a execuo de teste rigorosos, recorrendo a sensores de elevada preciso, permitindo ainda o registo informtico em ambiente Windows dos testes efectuados. Assim, do ponto de vista de quem executa a obra, estes ensaios sero levados a cabo no decorrer da sua execuo, assegurando ao empreiteiro total confiana no trabalho efectuado, e permitindo tambm a entrega de um relatrio pormenorizado de cada troo ao dono de obra. A fiscalizao, por outro lado, encontrar neste equipamento a ferramenta ideal para averiguar e comprovar a real estanquidade da rede executada.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

Pensado para o sistema Ultra Rib, este equipamento permitir confirmar aquilo que sempre afirmamos: ESTANQUIDADE A 100%. A Uponor comercializa equipamentos para executar ensaios unicamente a ar ou a gua, ou ambos, possibilitando tambm o registo de dados recorrendo unicamente a um manmetro digital, ou ento atravs de um software que regista os dados assegurando a sua representao em tabela ou graficamente. Os constituintes bsicos deste equipamento so os seguintes: Tampes pneumticos Brao telescpico para caixas de ramal Mangueiras para introduo e sada de gua/ar Vlvula de segurana Acessrios para ligaes (T, vlvulas de seccionamento, etc...) Manmetro digital Software e hardware para ligao a PC, com sensor manomtrico.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

3.2. Descrio dos ensaios


3.2.1. Ensaio a ar (mtodo L)
Este sem dvida o mtodo mais rpido e rigoroso. O tempo de execuo de um ensaio de aproximadamente 10 a 15 min. Com o mtodo Uponor os ensaios so efectuados entre caixas de visita, incluindo os prprios ramais.

Caixa de visita Caixa de ramal

Os passos a seguir sero os seguintes: Colocar os tampes pneumticos nas caixas de visita e nas caixas de ramal (presso entre 5 a 7 bar) (o brao telescpico da fotografia acima apresentada, permite a introduo de tampo em caixas de ramal Uponal at 6 metros de profundidade) Introduo de ar na conduta num dos tampes (recorrendo a um compressor) at uma presso 10% superior designada na norma durante 5 minutos Ajuste presso de teste, e controlar durante o tempo de teste a variao de presso dentro dos limites aceitveis.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

O ensaio a ar pode ser repetido algumas vezes at se obter um resultado satisfatrio. O resultado pode ser lido num manmetro digital ou atravs do software num PC.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

3.2.2. Ensaio a gua (mtodo W)


O ensaio a gua muito mais moroso do que o anterior. De qualquer modo, em situaes onde o ensaio de ar no seja cumprido dever-se- recorrer a este ensaio, sendo que, caso o resultado seja positivo, o troo em teste ser aprovado. Os passos a seguir neste teste sero os seguintes: Colocar os tampes pneumticos nas caixas de visita e nas caixas de ramal (presso entre 5 a 7 bar) Encher a conduta com gua a partir da caixa mais jusante, por modo a permitir que o ar saia no ponto mais alto. Recorrendo s duas colonas de gua existentes (uma em cada tampo), assegurar que o nvel se encontra num mximo de 500mbar (5 m.c.a) na caixa a jusante, e num mnimo de 100 mbar (1 m.c.a), na caixa a montante. Acrescentar gua sempre que o nvel desa nas colunas de gua o correspondente a 10 mbar (0,1 m.c.a) Verificar se o valor de gua acrescentado durante os 30 minutos do teste est dentro dos parmetros definidos na norma.

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

ENSAIOS DE ESTANQUIDADE

Das könnte Ihnen auch gefallen