Sie sind auf Seite 1von 12

Nota de Culpa em Processo Disciplinar, com Suspenso de Trabalhador

NOTA DE CULPA Por Despacho de .........., de .........., de .........., a Gerncia da Sociedade Comercial por Quotas ...................., Lda., NIPC .........., com sede sita em ...................., mandou instaurar Processo Disciplinar ao trabalhador .........., desempenhando actualmente as funes de Vendedor, nomeando, para Instrutor do Processo, ...................., Advogado com escritrio sito em ...................., Assim, .................... Lda., Pessoa Colectiva n. ...................., com sede sita em ...................., em processo disciplinar que move contra o seu trabalhador ...................., vendedor, com inteno de proceder ao seu despedimento, vem deduzir a presente Nota de Culpa, o que faz nos termos e com os seguintes fundamentos: 1. O arguido, desempenha as funes de vendedor na ...................., Lda. desde .................... de ..................... 2. No dia .................... de .................... de ...................., pelas .................... horas, estando ausente da sociedade, o Director-Geral da empresa Sr. .................... , superior hierrquico do arguido (doc. n. 1), foi informado que este havia entrado seu gabinete, sua revelia, para ir a buscar um oramento. 3. O arguido referiu Recepcionista da empresa que ia ele mesmo fechar o preo do oramento e envi-lo para o cliente. 4. Face a esta situao, o Director-Geral da Selegrafe telefonou ao arguido, inquirindo das razes para tal comportamento. 5. Que se manifestava em clara discordncia com ordens expressas da Gerncia. Na verdade, 6.

Em reunio havida em .................... de .................... de ...................., na qual o arguido esteve presente, a Gerncia expressamente determinou que os valores constantes de todos os oramentos da sociedade seriam exclusivamente decididos pela prpria Gerncia, ou pelo Director-Geral, Sr. ..................... Assim, 7. Nesse telefonema, inquirido acerca de tal comportamento, o arguido referiu ao Director-Geral da empresa que no tinha satisfaes a dar-lhe e que no estava preocupado com isso. 8. Quando regressou empresa, o Director-Geral da Selegrafe, encontrou o arguido, na recepo, a conversar com a Directora Financeira Dra. .................... e com a Recepcionista Sra. D. ..................... 9. Tendo, de imediato e expressamente, convocado o arguido para se deslocar ao seu gabinete, para falarem de situaes de trabalho. 10. Designadamente, da situao descrita nos artigos 2. a 7., para os quais se remete in totum. 11. Ao que o arguido respondeu que agora no posso que estou a trabalhar , no sei se posso, quando acabar logo vou l. 12. Face a essa resposta, o Director-Geral repetiu a ordem expressa, ordenando que o arguido se deslocasse ao seu gabinete para tratarem de assuntos de trabalho. 13. A resposta do arguido foi a mesma: agora no posso, logo vou quando puder.

14. Face recusa do arguido, o Director-Geral da empresa deslocou-se para o seu gabinete, onde ficou a aguardar a sua apresentao. 15. Alguns minutos depois, o arguido passou porta do gabinete do Director-Geral, que o chamou. 16. No tendo aquele oferecido qualquer resposta. 17. O Director-Geral seguiu-o e mandou, uma vez mais, que o arguido se apresentasse de imediato no seu gabinete. De novo, 18. O arguido respondeu que agora no posso, j lhe disse eu tenho coisas a fazer. 19. E, virando costas ao Director-Geral, dirigiu-se ao seu prprio gabinete. 20. O Director-Geral seguiu o arguido e ordenou de novo que este se apresentasse imediatamente no seu gabinete. 21.

Ao que o arguido, perante a Dra. _________ e o Sr. _______________ respondeu: traz testemunhas?, no vou, no era isso que queria ouvir?, no tenho nada a falar consigo e que vem voc para a linguajar, o meu dicionrio erudito, no como o seu. 22. O Director-Geral regressou ao seu gabinete e encontrava-se ao telefone com um dos gerentes quando o arguido bate porta. 23. Nesse momento, o arguido, entrando no gabinete do Director-Geral, encosta a porta e comea aos gritos dizendo que esto a bater-me!, no me tranque c dentro!, querem bater-me!. 24. Tentando ser ouvido do lado de fora do gabinete do Director-Geral. 25. Saindo logo de seguida, sem que o Director-Geral lograsse conversar com ele acerca de assuntos laborais. 26. Tal como pretendia e com o objectivo com que o tinha convocado. Assim, 27. O arguido, com o seu comportamento, recusou acatar uma ordem expressa e legtima do seu superior hierrquico. Por outro lado, 28.

E como j referido, em reunio havida em .................... de .................... de ...................., na qual o arguido esteve presente, a Gerncia expressamente determinou que os valores constantes de todos os oramentos da sociedade seriam exclusivamente decididos pela prpria Gerncia, ou pelo DirectorGeral, Sr. ..................... Ora, 29. Por vrias vezes, revelia daquelas ordens expressas, o arguido alterou valores de oramentos j efectuados. 30. Encetando negociaes com clientes por valores diferentes daqueles que haviam sido determinados pela Gerncia e pelo Director-Geral. Assim, 31. Os oramentos n.os ...................., ...................., ...................., de ...................., ....................

de .................... de ...................., entre outros, cujos valores haviam sido fixados pelo Director-Geral, foram rasurados pelo arguido que, unilateralmente e revelia da Gerncia e do Director-Geral, fixou valores diversos dos j decididos e oramentados, doc. n. 2, 3 e 4. 32. Tendo o Director-Geral de voltar a inscrever os valores correctos nos oramentos antes de os enviar para os clientes. 33. Tendo o arguido chegado a recusar assinar cartas e faxes relativos a oramentos cujos valores tivessem ido rectificados pelo Director-Geral, doc. n. 5. Uma vez mais, 34.

Em manifesta discordncia com ordens expressas da Gerncia e do prprio Director-Geral. Ademais, 35. O arguido, ao longo de todo o ms de .................... de ...................., em diversas ocasies, dirigiu-se Recepcionista, Sra. D. ...................., de modo agressivo e arrogante, colocando permanentemente em causa a sua forma de trabalhar. 36. Referindo que ela no sabe o que faz, que d erros ortogrficos. 37. Ameaando que qualquer dia a despedia. 38. Deixando a trabalhadora agastada, com medo e nervosa. 39. Com tal prtica reiterada, o arguido violou os direitos e garantias dessa trabalhadora da empresa, j que no a respeitou nem tratou com urbanidade e probidade. 40. Nem lhe proporciona boas condies de trabalho do ponto de vista moral. Por outro lado, 41. O arguido, ao colocar em questo as ordens do Director-Geral, cria um ambiente de conflitualidade permanente, que se repercute negativamente no regular funcionamento da empresa. Na verdade,

42. A actividade da empresa ressente-se com as constantes desobedincias do arguido, cuja face mais visvel a alterao dos oramentos por parte deste. 43. J que, oramentos que deveriam ser entregues em determinado prazo, no podem s-lo face necessidade de serem rectificados e emendados por quem de direito. Para alm disso, 44. A Gerncia da sociedade no pode depositar confiana num trabalhador que constantemente coloca em causa as ordens que lhe so dadas pelos seus superiores hierrquicos. 45. Numa clara e manifesta falta de leaLda.de para com os seus superiores hierrquicos e para com a empresa. Ademais, 46. Como referido, o arguido desempenha as funes de vendedor. 47. Sendo que o cerne da sua funo a angariao de clientes para a ...................., Lda. 48. Funo de fulcral importncia para a actividade comercial da empresa. 49.

Incluindo-se essa funo num plano estratgico de actividades delineado pela Gerncia e que inclui, entre outras obrigaes, a prestao regular de relatrios de actividade comercial. Nesse sentido, 50. Em .................... de .................... de ...................., foi convocada reunio para que, entre outros pontos, diversos trabalhadores da empresa apresentassem esses relatrios da actividade comercial, doc. n. 6. 51. Nessa convocatria, o Director-Geral pediu que os trabalhadores convocados se fizessem acompanhar os dados de actividade de que dispusessem, de forma a que fosse possvel fazer um balano da actividade comercial da empresa, por forma a articular e optimizar tal actividade. 52. Na data agendada, 18 de Julho de 2005, todos os trabalhadores convocados apresentaram-se munidos de diversos dados de actividade comercial. No entanto, 53. O arguido apresentou-se sem trazer absolutamente nada. 54. Confrontado com essa situao, no apresentou qualquer relatrio ou balano da sua actividade, recusando-se expressamente a prestar contas da sua actividade, referindo com maus modos que nunca tinha sido controlado, no era agora que iria ser. 55. Dizendo que no tinha nada que apresentar, que no tinha nada que ser controlado, que no tinha nada feito e que nem ia fazer. 56.

Uma vez mais em manifesto desrespeito por uma ordem expressa da hierarquia da empresa e manifestando um flagrante desinteresse pela sua funo dentro da mesma. 57. A isto acresce que em diversas comunicaes envidas para clientes, o arguido assina como DirecoGeral, docs. n.os 7, 8 e 9. 58. No sendo essa, nem nunca tendo sido, a sua funo dentro da empresa. Na verdade, 59. O arguido vendedor, no podendo arrogar-se, dentro da empresa, de uma categoria ou de uma funo que no a sua. 60. Especialmente quando essa funo desempenhada por pessoa regularmente nomeada pela Gerncia. 61. No podendo o arguido apresentar-se a clientes e terceiros ostentando uma roupagem que, no seio da empresa, no lhe pertence. 62. Traduzindo-se essa situao em prejuzos para a empresa, j que desautoriza, perante clientes e terceiros, a figura do Director-Geral regularmente nomeado pela Gerncia. 63. Para alm de fazer passar a ideia de desarticulao da empresa, em que coexistem diversos Directores Gerais.

64. A Gerncia, tendo tomado conhecimento dessa situao, ordenou expressamente que o arguido deixasse de assinar como Direco-Geral. 65. Aps essa ordem, o arguido chegou a recusar assinar oramentos, cartas e faxes de onde no constasse a referncia a Direco-Geral sob o seu nome. 65. Uma vez mais, em manifesta contradio com ordens expressas da Gerncia. Finalmente, 66. Em ...................., de ...................., de ...................., o arguido deslocou-se Recepcionista, Sra. D. ...................., e em mais uma clara manifestao de desrespeito pelas suas funes, disse a essa trabalhadora que a partir de agora os meus assuntos so tratados pelo Dr. ...................., referindo-se a um dos Gerentes. 67. Numa comunicao efectuada completamente revelia da Gerncia da ...................., Lda. Deste modo: 68. Os factos descritos representam uma grave violao dos deveres do trabalhador previstos nas alneas a), c), d), e) e g) do n. 1 do artigo 121. da Lei n. 99/2003, de 27 de Agosto de 2003, que aprovou o Cdigo de Trabalho. 69. A saber: 1. No respeitou nem tratou com urbanidade e probidade os seus superiores hierrquicos e as demais pessoas que esto em relao com a empresa; 2. No realizou o seu trabalho com zelo e diligncia;

3. No cumpriu as ordens e instrues do empregador no tocante execuo e disciplina do trabalho; 4. No guardou leaLda.de aos seus superiores hierrquicos, ao assumir, perante terceiros, uma categoria /funo que no era a sua, ao colocar, permanentemente em causa as ordens que lhe so dadas e ao negociar, por conta prpria com clientes; 5. No promoveu nem executou actos tendentes melhoria da produtividade da empresa. Deste modo, 70. O arguido cometeu as infraces previstas nas alneas a), b), c) e d) do n. 3 do artigo 396. da Lei n. 99/2003 de 27 de Agosto, que aprovou o Cdigo de Trabalho, que integram o conceito de justa causa de despedimento. A saber, 71. 1. Desobedeceu ilegitimamente s ordens dadas por responsvel hierarquicamente superior; 2. Violou direitos e garantias de trabalhadores da empresa; 3. Provoca repetidos conflitos com outros trabalhadores da empresa; 4. Manifestou desinteresse repetido pelo cumprimento, com a diligncia devida, das obrigaes inerentes ao exerccio do cargo ou posto de trabalho que lhe est confiado. 72. Os comportamentos culposos do arguido, atenta a sua gravidade e consequncias, quebraram a relao de confiana subjacente ao contrato de trabalho, impossibilitando praticamente a subsistncia do vnculo laboral constituindo, deste modo, justa causa de despedimento nos termos do n. 1 do artigo 396. da Lei n. 99/2003 de 27 de Agosto, que aprovou o Cdigo do Trabalho. Termos em que, Deve promover-se o despedimento do arguido, devendo este, querendo, apresentar a sua defesa no prazo de dez dias teis, respondendo por escrito presente Nota de Culpa, prestando declaraes, oferecendo testemunhas, juntando documentos e requerendo outras diligncias probatrias pertinentes para o esclarecimento da verdade, nos termos do artigo 413. do Cdigo de Trabalho. Mais se determina, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 417. do Cdigo do Trabalho, e a partir desta data, a suspenso preventiva do arguido, sem perda de retribuio, uma vez que a sua presena na sede da ...................., Lda., se mostra inconveniente, quer para o normal decurso do presente processo, quer para a normal actividade da empresa atentos os fundamentos invocados supra. Junta: Nove documentos Prova: Documental: A dos autos Testemunhal: Nome completo e domiclio das testemunhas

________(local), ___ de ________ de ____ O Instrutor, (assinatura) _____________

Copyright Dashfer Holding Ltd. e Verlag Dashfer, Edies Profissionais Sociedade Unipessoal, Lda.

Das könnte Ihnen auch gefallen