Sie sind auf Seite 1von 4

Bagas de Goji O que o Goji e quais os seus benefcios

O Goji tem sido a grande sensao dos ltimos tempos, e so dados a conhecer a cada dia que passa mais estudos e estudos cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso. Por isso queremos dar-vos a conhecer algumas das suas propriedades e usos. Goji a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito nossa conhecida uva passa. Embora seja usado h milhares de anos na China, Tibete e ndia, tanto na alimentao como constituinte de frmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, s comeou a despertar o interesse da cincia ocidental, quando se comeou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

Informao Nutricional
Um pequena sntese do seu valor nutritivo: Contm 19 aminocidos, incluindo 8 aminocidos essenciais. Contm 21 minerais vestigiais, incluindo Germnio , com actividade anticancergena, que raro como fito-nutriente. Contm grande teor de protenas. Contm o espectro completo de carotenides antioxidantes, incluindo Betacaroteno (em maior concentrao que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji a maior fonte de carotenides conhecida. Contm 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contm Beta-Sisterol, fito-nutriente com funo anti-inflamatria, que ajuda tambm a equilibrar os nveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotncia sexual e equilbrio da prstata. Contm cidos gordos (mega 3 e 6), que so necessrios para sntese de hormonas e regula o funcionamento do crebro e sistema nervoso. Contm Cyperone, um fito-nutriente que traz benefcios ao corao e presso sangunea. Contm Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B. Contm Betana, fito-nutriente usado pelo fgado para produzir colina. A betana doa grupos metil, promovendo reaces energticas no corpo, ajuda a reduzir o nvel de homocistena, um factor de risco em problemas cardacos, protege a clula ao nvel de DNA.

Benefcios das Bagas Goji


Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade Promove a energia e bem-estar em geral Protege contra doenas cardio-vasculares e inflamatrias Fortifica e mantm um sistema imunitrio saudvel Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancergenas Combate a artrite Baixa o colesterol Equilibra os nveis de presso do sangue Ajuda no processo digestivo e na perda de peso Melhora os nveis de insulina nos diabticos Melhora as cataratas, a viso turva e a audio Fortalece e suporta a funo saudvel do fgado e dos rins Fortalece os ossos e os tendes Mantm um sistema nervoso saudvel

Protege a pele dos danos causados pelo sol Aumenta a lbido e o desempenho sexual Promove a fertilidade

As Goji berries tm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso h quem lhes chame de happy berry ou smiling berry. Pensa-se que as bagas de goji secas so cerca de 15 vezes mais nutritivas que o espinafre. Como usar Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chs (excelente para melhorar o sabor de alguns chs medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas tm). Tambm podem ser demolhadas e rehidratadas em gua. Esta gua excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinria. Pode usar as Bagas Goji com criatividade, como por exemplo como acompanhamento de pratos, j que podem ser espalhadas em saladas, no pequeno almoo com cereais, etc. Dosagem: quantidade razovel: 15 a 45 gramas dirias, ou seja, cerca de uma mocheia.

Cultivar Bagas Goji em casa


Apresentamos algumas dicas simples para semeares as bagas gojis no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas goji so fceis de cultivar e de cuidar. So plantas extremamente adaptveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas no necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano j podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto. O que necessitas: - sementes ou as prprias bagas goji (que contm as sementes dentro delas) - pequena rea de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa - terra, acesso a muita luz e sol - um pouco de tempo, dedicao e entusiasmo! As goji podem ser cultivadas no exterior em pases onde as temperaturas no vo abaixo dos 15 graus negativos (Portugal includo, claro!) Como semear: Comea por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinao (alternativamente podes coloc-las no frigorfico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferncia num lugar quente. Nem todas as sementes germinaro, portanto ser melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra. Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgnico por cima delas. Rega levemente. As sementes iro geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas devero ser aclimatizadas ao sol directo at estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo incio da Primavera para coloc-las l fora. No exterior: Preparar uma rea de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem rvores e/ou prdios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedao de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, so muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem qumicos, que so absolutamente desnecessrios e prejudiciais nossa sade e do Planeta.

Dentro de casa: Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que sero substitudos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior. Fertilizar 1-2 vezes por ano. Tipo de terra: Moderamente rica, com matria orgnica em abundncia (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos qumicos. O solo dever ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia. gua: necessrio manter a terra hmida at as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. No satures a terra de gua e deixa-a secar at proxima rega. Demasiada gua (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulnerveis a doenas. As tuas bagas goji iro aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior. Delicia-te!

Bolo de iogurte com bagas gogi


ingredientes 2 iogurtes(eu usei com aroma a coco) 5 ovos 3 copos de iogurte com acar 4 copos de iogurte com farinha 1 copos de iogurte com leo 1 colher de ch bem cheia de fermento raspa de 1 limo 2 colheres de sopa bem cheias de bagas goji 1 colher de sopa de sementes de papoila

preparao:
Numa tigela, coloque os ovos, os iogurtes, o acar, a farinha, o fermento, as sementes de papoila, a raspa de limo e o leo. Bata todos os ingredientes bem e por fim incorpore as bagas goji.

Bolo de limo com bagas goji


Ingredientes: 100 g de manteiga sem sal 225 g de acar no refinado 185 g de farinha de trigo 70 g de amndoa sem pele ralada 1 colher de ch de fermento em p 1 dl de leite 4 ovos raspa de 2 limes 50 g de bagas goji geleia de arroz para pincelar 1. Bater a manteiga com o acar. 2. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adio. 3. Juntar a farinha peneirada com o fermento, a amndoa, o leite e a raspa de limo. Mexer. 4. Cortar as bagas goji ao meio e adicionar ao preparado. Mexer. 5. Levar ao forno numa forma tipo bolo ingls untada com manteiga, a 180C durante 50 minutos. Antes de retirar o bolo confirmar com um palito que est cozido. 6. Desenformar ainda quente e pincelar com geleia de arroz.

Batido de gojis e banana


Ingredientes (para 2 pessoas): 4 colheres de sopa de bagas goji 1 banana 1 colher de sopa de coco ralado gua qb Preparao: Misture a banana s rodelas com os restantes ingredientes num liquidificador. Bata bem at obter uma mistura homognea. Misture gua at obter a consistncia que lhe agrade. Sirva fresco.

Compota de Bagas de goji e tomate Ingredientes:


200 g bagas goji 1Kg de tomate maduro 600g de aucar amarelo 1 pau d ecanela 1 casa de limo
Preparao: Demolhe as bagas num pouco de gua durante cerca de 30 minutos. Descasque o tomate e corte-o em pedaos pequenos. Deixe-o escorrer, juntamente com as bagas durante cerca de 1h, para retirar o excesso de gua. Leve ao lume o tomate e as bagas escorridas, juntamente com o acar, a casca de limo e o pau de canela. Deixe ferver at ganhar consistncia. No final, retire o pau de canela e a casca de limo. Guarde em frascos.

Das könnte Ihnen auch gefallen