Sie sind auf Seite 1von 3

Introduo. Procuramos algo para dar sentido a nossa vida. Esse algo provavelmente a felicidade.

. Mas ser que ela existe? Existe um modo de viver feliz? Essa busca incessante pode ser achada em qualquer lugar desde coisas materiais, at sentimentos. Mas onde procura-la? A resposta est dentro de ns, aquilo que nos agrada, que nos faz sentir bem, alegres. ali que comea essa busca. O que significa ser feliz? possvel ser feliz? Em que consiste a felicidade? Os mais pessimistas acham a felicidade um sonho impossvel. Para outros a felicidade estaria nos momentos de consumo, com o que o dinheiro pode nos proporcionar. Para isso tantos esperam as frias, a aposentadoria ou mesmo o prmio da loteria. A felicidade vista pelo seu avesso: como a no dor, o no sofrimento, a no perda. De certo modo, representa a adequao das pessoas a comportamentos padronizados, ao que Nietzsche chamaria de felicidade de rebanho. Ao contrrio dessa busca cega, a felicidade encontra-se mais no que o ser humano faz de si prprio e menos no que alcana com bens matrias e sucesso. Ou seja, apenas as posses no nos tornam felizes, porque a riqueza no m bem em si, mas um meio de nos proporcionar outras coisas. A Experincia de ser. A felicidade comporta um dado caracterstico, o sentimento de satisfao. Por experincia, sabemos que no um estado pleno, pois a vida feliz no prev os contratempos, como a dor, o sofrimento, a tristeza, etc. S a satisfao no o suficiente para explicar a felicidade, pois ela implica na realizao de desejos que vrias vezes so conflitantes. Os desejos no so compatveis e uma deciso satisfaz um desejo, mas frustra o outro. A encontramos mais um componente da felicidade, a autonomia de deciso. Se no somos livres sofremos com influncias externas e ento temos uma padronizao de nossas escolhas, mas se agirmos de acordo com nosso pensamento, decidimos de modo coerente. Para tanto precisamos refletir. A reflexo sobre o que fazer da nossa vida para alcanar a felicidade nos coloca diante de escolhas morais. Mas o que a felicidade sem algum para compartilhar nossa alegria? Portanto, a felicidade tambm a celebrao da amizade, do amor e do erotismo. Os tipos de amor difcil definir amor sem pensar nos diversos conceitos definidos pela humanidade ao longo da histria. Na linguagem comum, amor usado em diversas acepes, desde materiais at as religiosas. Fala-se tambm do

amor a ptria, ao trabalho e a justia. Existem trs tipos de amor: fila, gape e eros. Fila: O termogrego fila (philia) geralmente traduzido por amizade. Trata-se do amor vivido na famlia ou entre os membros de uma comunidade. Os laos de afeto que o expressam so, em tese, a generosidade, o desprendimento e a reciprocidade, isto , a estima mtua. Alm desse sentido geral, distinguimos a amizade propriamente dita, quando um vnculo mais forte une pessoas que se escolheram pelo que cada um . Por isso Aristteles explica que os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos so os mais verdadeiramente amigos. gape: gape, do grego agpe, significa amor fraterno. Entre os cristos primitivos, terno designava as refeies fraternais, em que se reuniam ricos e pobres, da o sentido de caridade, de amar ao prximo como a si mesmo. Esse tipo de amor no supe reciprocidade, por que se ama sem esperar retribuio, assim como independe do valor moral do individuo que objeto de nossa ateno. Em termos profanosno mais religiosos --, trata-se da benevolncia universal, a fraternidade pelo qual zelamos pelos outros. Eros: refere-se s relaes que costumamos chamar de amorosas propriamente ditas. Diferentemente das outras expresses de amor j citadas, a paixo amorosa est associada exclusividade e reciprocidade. Por isso, ao contrario da tradio, que caracteriza o ser humano apenas como racional, poderamos v-lo tambm como ser desejante, tal a fora que impulsiona a busca do prazer e da alegria de conquistar o amado. Esse desejo, porm, no visa apenas a alcanar o outro como objeto. Mais que isso, busca o reconhecimento do amado, quer capturar sua conscincia, porque o apaixonado deseja o desejo do outro. Felicidade e Autonomia Pudemos ver que a felicidade no se separa da nossa identidade, do que somos, do que queremos para nossa vida. No completamos essa busca sozinhos, mas com algum do nosso lado, amigo, famlia, amante. As mudanas no final do sc. XX explica a perplexidade de muitos. Alguns veem com bons olhos e outros veem com maus olhos essas mudanas e concluem no haver propriamente autonomia porque os mecanismos de represso encontram-se dentro da prpria sociedade e so exercidos como instrumentos de controle dos desejos, seja para estimul-los, seja para reprimi-los. preciso, portanto, prosseguir na busca da autentica liberao.

Concluso Atualmente ter o que comer j motivo de felicidade. Seria fundamental aprendermos a enxergar a felicidade naquilo que temos, e no no que a gente no possui. Aceitar bem o que est ao nosso alcance no acomodar. apenas um ganho de vitalidade para conseguir chegar onde realmente desejamos. O importante perceber que a capacidade de encontrar a felicidade est dentro de ns mesmos.

Das könnte Ihnen auch gefallen