Sie sind auf Seite 1von 14

A INFLUNCIA DA FAMLIA NA AQUISIO DE MODELOS AGRESSIVOS PELAS CRIANAS.

Eraldo C. Batista1 Benedito A. Oliveira2 Simone L. Pires3 Resumo: O objetivo deste estudo investigar as relaes entre a dinmica familiar e o comportamento antisocial de 12 crianas de uma escola da rede pblica municipal de uma cidade do interior do Estado de Rondnia. Utilizando-se de instrumentos que avaliam as prticas educativas usadas pelos pais para com os filhos e a percepo da criana frente ao suporte familiar recebido, o trabalho busca analisar a influncia da famlia no comportamento da criana. Os resultados gerais encontrados apontam para uma correlao entre o comportamento agressivo destas crianas e o ambiente familiar ao qual fazem parte. Assim, o estudo conclui que estas famlias por meio de sua constelao e de suas prticas educativas configuram-se como espao gerador de modelos agressivos. As consideraes finais sinalizam a necessidade de futuros estudos para expandir a compreenso do comportamento agressivo e sua relao com a violncia familiar. Palavras-Chave: Comportamento agressivo; violncia familiar; criana; estilos parentais; prticas educativas.

THE INFLUENCE OF THE FAMILY IN THE ACQUISITION OF AGGRESSIVE MODELS BY THE CHILDREN.

Abstract: This study aimed to investigate the relationship between the family dynamics and anti-social behavior of twelve children at a municipal public school network in a provincial city of Rondnia. Using instruments that evaluate the educational practices used by parents with their children and the child`s perception facing the family support, the study sought to analyze the influence of the family on the behavior of the child. The results point towards a general correlation between the aggressive behavior of these children and their family environment which the children belongs. Thus, the study concludes that these families through their behavior and their educational practices are configured as a generator of an aggressive environment models. Final considerations point to the need for further research to expand understanding of aggressive behavior and its relationship with family violence. Keywords: Aggressive behavior, family violence; child, parenting styles, educational practices.

1 2

Acadmico do curso de psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL Acadmico do curso de psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL 3 Docente do curso de psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL e Doutorando pela Universidade de Cincias Empresariais e Sociais de Buenos Aires-Argentina

INTRODUO Nas definies antropolgicas, o foco de interesse do estudo acerca das famlias consiste na estrutura das suas relaes Berenstein (1988), ou seja, no grau e na natureza do parentesco. De acordo com o autor, a estrutura elementar de parentesco inclui trs tipos de vnculos: o consangneo (entre irmos), de aliana (marido e esposa) e de filiao (pais e filhos). Para Antoni & Koller (2000), o grupo familiar tem sua definio psicolgica como um conjunto de relaes. Desta forma, a famlia pode ser vista como totalidade, sistema ou grupo formado por pessoas que se relacionam entre si, por parentesco e/ou por se considerarem pertencentes quele contexto. Assim, o objetivo deste estudo abordar os principais aspectos referentes ao comportamento da famlia frente s condutas agressivas da criana, enfatizando a importncia da interao parental e as prticas educativas utilizadas como modelos pelos pais sobre o desenvolvimento comportamental da criana, privilegiando uma perspectiva essencialmente psicolgica. Num primeiro momento, discutem-se as conseqncias negativas da violncia vivida na famlia sobre o desenvolvimento biopsicossocial da criana. Em seguida, apresentam-se alguns estudos que fundamenta a influncia da famlia na aquisio de modelos agressivos pelas crianas, tal como Bandura (2008) que define que o comportamento agressivo da criana resultado da agresso modelada e reforada pela famlia. Partindo dessa premissa, entende-se que a pesquisa sobre agressividade no contexto familiar importante, pois d maior visibilidade sobre a questo e fornece melhores informaes. Considerando que a agresso vivenciada no mbito familiar pode interferir no comportamento da criana, Lisboa & Koller, (2001) assina que a escola um exemplo de microssistema ecolgico no qual a agressividade prejudica o desempenho acadmico e o estabelecimento de relaes saudveis e prximas. Assim, entende-se que uma das possveis solues para a reduo da agressividade da criana no espao escolar consiste em entender o seu prprio universo. 1. A VIOLNCIA NO AMBIENTE FAMILIAR Por ser o primeiro sistema no qual o individuo interage, a famlia consiste num micro-sistema onde cada membro tem uma posio e um papel socialmente definido, que reflete sua organizao estrutural e funcional Gomes et al 2007. O que nos remete que a famlia responsvel pela sobrevivncia fsica e psquica da criana . Porm, nem sempre essa imagem de proteo cumpre sua funo. O interior da famlia, lugar mitificado em sua funo de cuidado e proteo, pode ser palco de muitas violncias. O fenmeno da violncia familiar , infelizmente, universal, favorecendo condies de riscos psicossociais para a famlia. Como afirma Milani & Loureiro (2008), a violncia no contexto familiar constitui um fenmeno complexo, que envolve questes como a desigualdade social e prejuzos na qualidade de vida que atingem as famlias com comprometimento nas relaes intrafamiliares e evidenciado pelo abuso de poder.

Existem vrias definies de violncia familiar. Para Koller (1999), todo ato de violncia tem em comum o fato de ser caracterizado por aes e, ou omisses que podem cessar, impedir, deter ou retardar o desenvolvimento pleno dos seres humanos . De acordo com a autora existem trs papis no ato da violncia, que podem ser confundidos, mesclados ou no: o papel de vtima, o de autor e o de testemunha. Considerando que todo ato de violncia sempre evidenciado pelo abuso de poder, Eisenstein & Souza (1993), afirmam que a violncia pode ser observada como toda ao danosa vida e sade do indivduo, caracterizada por maus-tratos, cerceamento da liberdade ou imposio da fora. Ou seja, a criana, por sua maior vulnerabilidade e dependncia, se torna vtima freqente de atos abusivos. Corroborando esta afirmao Bock, Furtado & Teixeira (2002) postulam que a famlia, , em muitos casos, um mito, pois muitas crianas sofrem ali suas primeiras experincias de violncia: a tortura psicolgica, a agresso fsica, o abuso sexual entre outras menos visveis, porm to danosa quanto. A violncia da qual a criana pode ser vtima, ocorre de duas maneiras, como define Brancalhone (2003): a criana como parte integrante da famlia, pode estar exposta agresso direta quando ela o alvo da agresso - ou indireta - quando presencia cenas de violncia entre os pais. A violncia familiar um problema social grave que atinge toda a populao e precisa ser estudada sob mltiplos enfoques. Para alguns pesquisadores possvel inferir que as vrias modalidades de violncia ocorridas no ambiente familiar podem ser responsveis por grande parte dos atos violentos. Ou seja, a violncia familiar tem sido associada com agressividade infantil e delinqncia. Bandura (2008) assina que no caso de respostas agressivas as crianas imitam o tipo de relacionamento mantido com o modelo adulto e que a mera observao de modelos agressivos parece ser condio suficiente para produzir respostas imitativas de agresso. Ou seja, a observao de atos agressivos na famlia pode ser imitada pela criana no seu cotidiano. O comportamento agressivo definido como toda ao que causa ou implica danos ou prejuzos a algum e expresso de forma confrontativa e/ou no-confrontativa. (Lisboa & Koller, 2001). Crianas agressivas expressam suas dificuldades de interao e adaptao atravs de seus comportamentos. De acordo com o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), o comportamento agressivo encontra-se, inserido no quadro de transtornos de conduta, que caracterizado por um padro persistente de comportamento que viola os direitos bsicos dos outros e as normas ou regras sociais importantes e apropriadas idade (American Psychiatric Association, 2003). Estudo realizado por Corra e Williams (2000), sobre o impacto da violncia conjugal na sade mental das crianas, concluiu que havia altos ndices de depresso, agressividade, isolamento e baixa autoestima em crianas que presenciaram atos violentos entre os pais.

1.1. A AGRESSIVIDADE APRENDIDA ATRAVS DA MODELAO

Assim como a violncia, os conceitos de agresso e agressividade envolvem mltiplos enfoques e direcionamentos. Stith (1993) citado por Meneghel, Giugliani & Falceto (1998), assina que, a agressividade entre crianas e adolescentes parece estar aumentando, porm este comportamento pode ser resultado de uma conduta menos repressiva em relao a este fenmeno. Por outro lado, as crianas podem estar mais agressivas como resposta violncia estrutural da sociedade. A teoria social da aprendizagem (Bandura, 1973) de grande importncia para a compreenso da agressividade humana na medida em que focaliza o papel do ambiente social na aquisio, manuteno e modificao das respostas agressivas. De acordo com Bandura, Azzi, Polydoro & cols, (2008), as principais fontes de estilos de comportamento agressivo na sociedade moderna so a agresso modelada e reforada pela famlia, onde o sujeito: 1. Aprende um estilo de conduta agressivo; 2. Alteram suas restries sobre comportamento agressivo; 3. Torna-se insensvel e habituado com a violncia. Ou seja, a agressividade aprendida atravs da modelao. Bandura (2008) postula que quando adquirimos novos comportamentos em decorrncia da imitao de pautas de conduta a partir de modelos, falamos em modelao. Assim, entende por modelao: o processo de aquisio de comportamentos a partir de modelos seja este programado ou incidental. Tambm se nomeia como modelao a tcnica de modificao de comportamento com o uso de modelos. (Bandura, 1965a, 1972, 2008). Quando os pais ferem-se mutuamente, a ansiedade dos filhos esmagadora, eles podem desenvolver um padro crescentemente agressivo em suas relaes familiares, escolares e sociais (Wolff, 1985 apud Meneghel, Giugliani & Falceto1998). Para (Bandura & Huston 1961, Bandura, Azzi, Polydoro & cols, 2008), a maior parte do repertrio de socializao do indivduo adquirida por meio da identificao com adultos significativos na vida da criana. Ainda de acordo com o autor, pesquisas evidenciaram que a exposio a modelos agressivos pode: a) aumentar a probabilidade de imitao de comportamento agressivo; b) aumentar a imitao de respostas verbais no agressivas, emitidas pelo modelo agressivo; c) levar imitao do comportamento agressivo, mesmo na ausncia de desempenho durante a observao, sem reforamento adicional do observador, e mesmo quando o modelo no fora reforado ao exibir as respostas agressivas. 2. MTODO/AMOSTRA Verificando a possibilidade de responder s questes propostas foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas como caminho para a realizao da pesquisa. Os sujeitos participantes desse estudo foram doze crianas sendo nove do sexo masculino e trs do sexo feminino com idade entre nove e quatorze anos. Todos matriculados no quarto ano das sries iniciais de uma escola da rede pblica municipal do interior do Estado de Rondnia. De acordo com Gil (2008), o mtodo comparativo procede pela investigao de indivduos, classes, fenmenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenas e similaridade entre eles. Seguindo

este parmetro os sujeitos que fizeram parte deste estudo foram avaliados de acordo com seu nvel de agressividade. 3. INSTRUMENTO Para a coleta dos dados foi utilizada a Escala de Percepo por Professores dos Comportamentos Agressivos de Crianas na Escola (Lisboa & Koller, 2001). A escala constituda de 41 itens que avaliam o comportamento da criana, medindo sua agressividade na escola. Cada item representa uma afirmao, sendo que a resposta deve ser dada pelo professor em uma escala do tipo Likert de 5 pontos - onde 1 corresponde a discordo totalmente, e 5 corresponde resposta concordo totalmente. Utilizou-se tambm uma entrevista semi-estruturada com as famlias para levantamento de dados contendo itens de caracterizao (perfil scio-demogrfico: sexo, classe social, idade, bairro), relacionamento e dinmica familiar. Aps a entrevista foi aplicado o Inventrio de Estilos Parentais (IEP). O objetivo deste instrumento estudar a maneira utilizada pelos pais na educao de seus filhos. O Inventrio de Estilos Parentais (IEP) composto por 42 questes que correspondem s setes prticas educativas, cinco delas vinculada ao desenvolvimento do comportamento anti-social: negligncia, abuso fsico, disciplina relaxada, punio inconsistente e monitoria negativa, e duas que promovem comportamentos pr - sociais: monitoramento positivo e comportamento moral. Cada questo consta de uma frase qual o respondente deve indicar a frequncia com que a figura materna/paterna age. E para finalizar aplicou-se o Inventrio de Percepo de Suporte Familiar IPSF. O instrumento constitudo de 42 questes distribudas em trs fatores sendo eles: Afetivo-Consistente: esse fator contm vinte e um itens e evidencia as relaes afetivas positivas intrafamiliares, desde o interesse pelo outro, at a expresso verbal e no-verbal de carinho, clareza nos papis e regras dos integrantes da famlia, bem como habilidade nas estratgias de enfrentamento de situaes-problema; Adaptao Familiar: esse fator composto de treze itens que expressam sentimentos negativos em relao famlia, como isolamento, excluso, raiva, vergonha, relaes agressivas de brigas e gritos, irritao, incompreenso, e ainda percepo de relaes de competio na famlia, interesse e culpabilidade entre os membros em situaes de conflitos; Autonomia Familiar: Composto por oito itens demonstra a percepo de autonomia que a criana tem de sua famlia, o que denota relaes de confiana, privacidade e liberdade entre os membros da famlia. O Inventrio de Percepo de Suporte Familiar IPSF tem como objetivo avaliar as caractersticas da famlia, bem como os tipos de suporte existentes. 4. PROCEDIMENTO E COLETA DE DADOS

Em um primeiro momento foi feito contato com a direo da escola para a apresentao do projeto, dos objetivos do estudo e a solicitao da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a participao dos professores na pesquisa. Aps a aceitao os professores receberam uma breve instruo sobre como preencher o instrumento a ser utilizado por eles: a Escala de Percepo por Professores dos Comportamentos Agressivos de Criana na Escola (Lisboa & Koller, 2001). Para a aplicao da escala foi extrado uma amostragem aleatria de trinta e trs alunos de um total de cento e trinta e nove, sendo vinte e dois do sexo masculino e onze do sexo feminino. Os dados foram coletados no perodo entre maro maio de 2010. Com base nos dados fornecidos pelo instrumento, foram analisados os resultados e a partir destes formou-se o grupo para o estudo. Para anlise da pontuao da Escala de Percepo por Professores dos Comportamentos agressivos de Crianas na Escola (Lisboa & Koller, 2001), utilizou-se o critrio usado por (Maldonado & Williams, 2005): foram computados os pontos negativos (referente a comportamentos agressivos), sendo diminudos os pontos positivos (referente a comportamentos positivos) da escala. Em seguida, foi calculada a mdia e o desvio padro. Aps a definio do grupo (dezesseis alunos) a escola forneceu os endereos para o contato com as respectivas famlias. Em um segundo momento foi feito contato domiciliar com cada famlia das crianas, onde foi feito o convite para a participao da pesquisa e solicitando o seu Consentimento Livre e Esclarecido por escrito, destas quatro rejeitaram o convite reduzindo o nmero de participantes a doze sujeitos. Aps a assinatura do termo cada famlia respondeu a uma entrevista semi-estruturada, a qual teve por objetivo a coleta de dados scio-demogrfico. Para a aplicao do Inventrio de Estilos Parentais (IEP) e do Inventrio de Percepo de Suporte Familiar (IPSF), usou-se o seguinte procedimento: a coleta de dados ocorreu de forma coletiva em sala de aula, com durao de aproximadamente quarenta e cinco minutos para a resposta de cada instrumento. Tomou-se o cuidado de se esclarecer o objetivo da pesquisa que era avaliar a as prticas educativas utilizadas pelos pais e a percepo sobre o suporte familiar. Informo-se tambm a importncia da resposta de todos os itens e a no-existncia de respostas certas ou erradas. Para anlise destes itens foram calculados o coeficiente individual de cada fator encontrando mdia e desvio padro e em seguida foi feito uma anlise geral de cada instrumento. 5. RESULTADO E DISCUSSO Aps o levantamento dos dados, foram analisados os resultados obtidos. Em um primeiro momento foram realizadas anlises das caractersticas das famlias atravs dos dados coletados com as crianas, e constatou-se, com base nos testes estatsticos que h prevalncia de prticas educativas negativas. A utilizao desta tem sido descrita na literatura como prejudicial para o desenvolvimento da criana. Para (Cecconello, De Antoni & Koller, 2003), tal prtica contraria, portanto, a Teoria dos Sistemas Ecolgicos, pela qual a famlia deveria ser primordialmente, um sistema no qual as relaes so recprocas e com equilbrio de poder.

5.1. ESTILOS PARENTAIS Quanto ao estilo parental observa-se que 66,6% das mes e 49,9 % dos pais encontram-se na zona de estilo parental de risco. Para Gomide (2006), aconselha-se a este grupo a participao em programas de interveno teraputica, em grupo, de casal ou individualmente, especialmente desenvolvidos para pais com dificuldades em prticas educativas nas quais possam ser enfocadas as conseqncias do uso de prticas negativas em detrimento das positivas.
10 0

80

Prticas Educativas M aternas Prticas Educativas Paternas

60

40

20

estilo parental de risc o

estilo parental abaixo da mdia

estil o parent al ac ima da mdia

Fonte: os autores Nota. E P R = Estilo Parental de Risco; E P Ab M = Estilo Parental Abaixo da Mdia; E P Ac M = Estilo Parental Acima da Mdia. Figura 1. Porcentagem mdia de pontos atribudos aos estilos parentais quanto s prticas educativas.

Para o grupo que se encontra abaixo da mdia o ndice foi de 33,3% das mes e 25% dos pais, para estes aconselha-se a participao em grupos de treinamento de pais. Quanto aos que esto acima da mdia foi de 16,6 % para as mes e 8,3 % para os pais. Essa diferena entre as prticas educativas paternas e maternas pode ser justificada pela a ausncia da figura paterna em algumas famlias configuradas como famlias monoparentais feminina. O alto ndice de estilos parentais de risco e abaixo da mdia se deve a predominncia das prticas educativas negativas nessas famlias como mostra a figura 02. Dentre essas prticas encontrase a punio inconsistente a qual obteve o seguinte coeficiente: M=7,1 DP=0,73 para o pai e M=7,6 DP=0,94 para a me4. Isso demonstra que os pais orientam de acordo com seu humor na hora de punir a criana, interferindo, sobretudo, como assina (Gomide, 1998; 2006) na percepo do indivduo, prejudicando sua avaliao no que se refere aos efeitos que suas aes tm sobre os outros e sobre o meio. Estudos realizados por Meneghel, Giugliani & Falceto (1998) concluram que adolescentes punidos tiveram oito vezes mais chance de se tornarem violentos. Quanto negligncia dos pais com as crianas h certa paridade entre pai e me onde se obteve os seguintes coeficientes pai: M=7,2 DP=1,03; me: M=7,3 DP=0,90. Esta prtica consiste na falta de aes por parte da famlia perante aos aspectos mdicos, educacionais, higinicos, de superviso e fsicos e abandono por parte dos responsveis podendo trazer conseqncias fsicas e psicolgicas na vida da criana.

Nota. M = Mdia; DP = Desvio Padro

Outro fator analisado como subitem das prticas educativas negativa foi o de disciplina relaxada, sendo pai: M=6,4 DP=1,17 e me: M=7,1 DP=0,79. Este item refere-se ao no cumprimento das regras estabelecidas. Os pais estabelecem as regras, ameaam e, quando se confrontam com comportamentos opositores e agressivos dos filhos, abrem mo de seu papel educativo, retirando-se do embate (Gomide, 2003; 2004; 2006).

12 9 6 3 0
PI N DR MN AF

Prticas Educativas Paternas Prticas Educativas M aternas

Fonte: os autores Nota. P I = Punio Inconsistente; N = Negligncia; D R = Disciplina Relaxada; M N = Monitoria Negativa; A F = Abuso Fsico. Figura 02: Mdia de pontos atribudos pelas crianas, nas subescalas do IEP.

A monitoria negativa caracterizada pela gerao de ambiente hostil apresentando coeficientes: M=6,1 DP=0,87 para o pai e M=8,2 DP=0,96 para a me. Meneghel, Giugliani & Falceto (1998), afirma que o comportamento agressivo das crianas est articulado com as mltiplas formas de violncia, explcitas ou no, que eles vivem no mbito da famlia. Para Bandura (1965b; 2008), a teoria da aprendizagem social faz prognstico de um aumento de respostas agressivas em decorrncia do fornecimento de modelos agressivos. Com base nestas afirmaes e nos resultados obtidos, podemos inferir que a agressividade apresentada por estas crianas pode ser entendida como imitao de modelos agressivos. O abuso fsico intrafamiliar multidirecional (Cecconello, De Antoni & Koller, 2003), pois poder ocorrer entre quaisquer de seus membros, por exemplo: pais e filho (a), irmos, casal, entre outros. Onde muitas vezes justificado e compreendido pelos membros familiares como uma prtica disciplinar (De Antoni, 2000; Pires, 1999). O abuso fsico e psicolgico caracteriza-se pela prtica dos pais disciplinarem seus filhos atravs de prticas corporais negativas, ameaas e chantagem de abandono e de humilhao do filho. Para este fator foram atribudos os seguintes nmeros pai: M= 8,1 DP=0,87 me: M=7,9 DP=0,79. Estudos realizados com famlias com histria de abuso fsico mostram que pais abusivos tendem a desencadear menos situaes de interao com seus filhos do que os pais no abusivos (Kashani & Allan, 1998 apud Cecconello at. al 2003). Ainda de acordo com o autor na perspectiva social, o risco de abuso fsico intrafamiliar est relacionado ao isolamento social, falta de uma rede de apoio social e afetivo e aos eventos de vida estressantes, como dificuldades financeiras e desemprego.

5.2. SUPORTE FAMILIAR Os resultados tambm apontam para um baixo escore no que diz respeito percepo da criana frente ao suporte familiar recebido, ou seja, estas famlias apresentam pouca afetividade entre os membros, dificuldades no processo de adaptao e pouca autonomia familiar. Tabela 01. Pontuao de itens assinalados por nveis de intensidade em cada fator do IPSF.
Grupo considerado acima da mdia com relao percepo da criana frente ao suporte familiar Fatores N de crianas % Mdia/escore Afetivo consistente Adaptao familiar Autonomia familiar Total 05 05 04 41,66 41,66 33,33 30,4 20,1 7,5* 58 Desvio padro 0,85 1,58 0,95 1,12

Grupo considerado abaixo da mdia com relao percepo da criana frente ao suporte familiar Fatores N de crianas % Mdia/escore Desvio padro Afetivo consistente Adaptao familiar Autonomia familiar Total 07 07 08 58,33 58,33 66,66 16,1* 7,4* 4,5* 28* 1,34 0,97 0,95 1,39

Nota. Af. Inconsistente: Mdia 21; Ad. Familiar: Mdia 13; Autonomia Familiar: Mdia 8. Mdia do escore geral: 42 *Fatores abaixo da mdia

A autoestima da criana depende em parte de elogios e crticas dos pais, tambm depende dos padres decisrios, de comunicao e da disciplina da famlia. Observa-se que mesmo nas famlias consideradas com bom suporte familiar o fator autonomia familiar ficou abaixo da mdia no atingindo o escore mnimo aceitvel que valor 8. Portanto, essas crianas dependem que suas famlias transmitem mais confiana a elas para que se sintam mais seguras, para isso necessrio que seus pais fundamentem seus pedidos com razes, envolvem seus filhos no processo decisrio da famlia, e estimulam a independncia gradativa, detendo a responsabilidade final. 6. A FAMLIA Com relao s famlias participantes da pesquisa percebe-se que a relao intrafamiliar complexa, pois a falta de comunicao, somada dificuldade para resolver problemas em conjunto so fatores negativos na criao dos seus filhos. Um dos desafios encontrado neste estudo foi a resistncia da famlia em abordar assuntos que diz respeito convivncia entre seus membros e as prticas educativas utilizadas pelos pais para com seus filhos, uma vez que algumas dessas famlias j foram convocadas ao conselho tutelar para darem explicaes sobre denncias de negligncias e maus tratos com os filhos. Em algumas dessas famlias foram detectado problemas com alcoolismos, vcios em

jogatina e problemas com a justia. Fatores que tambm contribuem para a mudana de comportamento intrafamiliares. Estudos confirmam que crescer em uma famlia que possui um alcolatra sempre um desafio, principalmente quando falamos do contato direto de crianas com esta realidade. Portanto, pode-se inferir que para estas existe maior chance para o desenvolvimento de transtorno de conduta e dificuldades de entrosamento com outros colegas e pessoas da sociedade. 6.1. CONFIGURAO FAMILIAR Quanto configurao familiar constatou-se que 41,66% das crianas convivem em famlia nuclear, ou seja, constituda por pai, me e irmos biolgicos, 33,33% moram com a me e irmos biolgicos e padrasto. Algumas famlias so constitudas apenas com a figura materna como provedora do sustento e educao dos filhos (famlias monoparentais). E isso se torna um agravante a mais j que a me precisa ausentar-se durante dia para trabalhar. De acordo com especialistas crianas que ficam muito tempo sozinhas se tornam mais vulnerveis, apresentando incertezas quanto ao futuro e sua estabilidade, apresentando sentimentos de solido, tristeza, carncia afetivas, frustrao, revolta, necessidade de ateno por terem perdido o pai e dificuldade de perdoar em funo de situaes onde houve abandono. Tabela 02: Dados de escolaridade, Renda Familar e Habitao
Nvel de Instruo Analfabeto Primrio Fundamental Mdio Total Renda Familiar Menos de um salrio mnimo Um salrio mnimo Mais de um salrio mnimo Habitao Casa prpria Casa alugada Casa de familiares N P/R 01 05 03 01 10* N de Famlias 04 05 03 N de Famlias 06 02 04 % 50 16,6 33,3 % 10 50 30 10 100 N M/R 05 02 03 02 12 % 33,3 41,6 30 % 41,6 16,6 25 16,6 100

Nota. N P/R = Nmero de pais ou responsveis; N M/R = Nmero de mes ou responsveis. *O nmero total de pai participantes foram apenas dez.

A renda familiar das famlias participantes variou entre oitenta reais a dois salrios mnimos, ou seja, entre R$ 80,00 a R$ 1040,00 obtendo mdia de R$ 592,50 por famlias ou renda per capita de R$ 148,12. Vale pontuar que parte dessa renda vem de programas sociais, uma vez que 75% das famlias recebem ajuda de programas assistenciais do governo federal ou doaes de instituies no governamentais. Assim, observa que a baixa renda dessas famlias flerta com o baixo nvel de

10

instruo de seus responsveis. Ou seja, quanto maior for o nvel de escolaridade do indivduo maior sua chance de conseguir emprego e conseqentemente aumentar sua renda. Quanto ao nmero de membros que convivem na mesma casa a mdia obtida foi de 4,08 membros por famlia. ocupao da figura paterna predomina o trabalho autnomo e desempregado, enquanto me a realidade ainda mais grave j que 66,6% encontram-se desempregadas. Esses nmeros traduzem o grande contraste social em que vivem essas famlias. Onde a realidade no diferente do restante do pas em que a distribuio de renda desigual, ou seja, uma minoria muito rica, enquanto grande parte da populao vive na pobreza e misria. A falta de oportunidade e o baixo nvel de escolaridade traz como consequencia uma renda familiar insuficiente para as necessidades bsicas da famlia. 6.2. NVEL DE INSTRUO Com relao ao nvel de escolaridade 10 % dos pais e 41,6% das mes so analfabetos ou semi-analfabetos; 50% dos pais e 16,6% das mes estudaram apenas o primrio (sries iniciais); 30 % dos pais e 25% das mes tm o ensino fundamental completo e apenas 10 % dos pais e 16,6 % das mes concluram o ensino mdio. Resultado que confirmam as estatsticas apresentadas, Guimares (2010) conclui que os indivduos que apresentam maior grau de educao possuem maior participao na renda. Sujeitos com mais de 11 anos de estudo, apresentam sempre os maiores retornos na renda. 6.3. HABITAO No que diz respeito moradia 33,33% dos participantes do estudo moram em casa de familiares, 50% em casa prpria e 16,66% residem em casa alugada como demonstra a tabela 02. De modo geral observa-se que um conjunto de fatores contribui para que essas crianas se transformem em vtimas, vtimas de um sistema que reprime, discrimina e no oferece oportunidades a elas. Dessa forma, as suas agresses podem ser uma resposta a tudo aquilo que lhe imposto. Com relao famlia o estudo confirma a hiptese proposta, de que o ncleo familiar ao quais essas crianas esto inseridas configura-se enquanto espao de gerao de comportamentos antisociais entre seus membros. 7. CONSIDERAES FINAIS Os resultados apresentados confirmaram os resultados do estudo comparativo de Maldonado & Williams (2005) sobre os efeitos da violncia familiar sobre o comportamento das crianas. Neste os autores concluram que houve maior incidncia de severidade de exposio violncia familiar nas crianas do sexo masculino que apresentaram comportamento agressivo na escola, quando comparadas s crianas do mesmo sexo que no apresentam tal comportamento.

11

Tambm evidencia o que a literatura especializada postula, de que as principais fontes de estilos de comportamento agressivo na criana so a agresso modelada e reforada pela famlia (Bandura, 2008). Ou seja, o comportamento agressivo apresentado pela criana no contexto escolar pode ser considerado reflexos, reproduo ou at mesmo devoluo da violncia sofrida no ambiente familiar da qual a criana a primeira vtima. Onde a maioria est exposta a fatores de risco e parece no apresentar rede protetora suficiente para minimizar esses efeitos. Nesse sentido faz se necessrio, portanto, a reestruturao da famlia fundamentada em relaes mais simtricas entre pais e filhos, que possibilite mudana nos comportamentos no s da criana mais em toda a famlia. A tolerncia s diferenas, as trocas permitidas, respeitando os limites, e os papis de cada membro do grupo, representa o forte vnculo que torna a famlia o sustentculo emocional do ser humano (Day at. al 2003). Todos os esforos que permitam o reforo deste espao de entendimento iro contribuir para um bom desenvolvimento biopsicossocial da criana. Bowlby (2002) defende que as crianas necessitam de um ambiente de afeto que lhes favorea segurana para viabilizar e garantir um desenvolvimento saudvel. Considerando-se os aspectos acima mencionados a respeito da importncia da famlia para o desenvolvimento da criana, bem como a questo do ciclo de vida familiar, pode-se dizer que as experincias vivenciadas pela criana, tanto no contexto familiar quanto em outros ambientes nos quais ela est inserida, contribuem diretamente para a sua formao possibilitando um aprendizado essencial para a sua atuao futura. Por essas razes, torna-se necessrio o investimento em programas de orientao para estes pais e/ou responsveis com a finalidade de instrumentaliz-los para poderem lidar de forma mais adequada com seus filhos, auxiliando-os a fornecer orientaes mais precisas que sirvam de referncia para as crianas. Assim, estes, por sua vez, podem ver os pais como modelos positivos ao qual podem recorrer diante das dificuldades de ajustamento que enfrentam. Embora os resultados apontem para uma correlao entre o comportamento anti-social da criana e o modelo familiar ao qual ela faz parte, vale ressaltar que esse fator no pode ser considerado isolado, uma vez que outras fontes geradoras de violncia podem influenciar diretamente na m conduta destas crianas. A precria condio scio-econmica, o contexto escolar onde muitas vezes o aluno pode usar a agresso como um recurso contra o autoritarismo do professor, o meio social e cultural e o preconceito recebido por elas, so fatores causadores potenciais das agresses em suas vidas, onde a desigualdade social, por si s, j agressiva, e no oferece oportunidades a estas crianas. Nesse sentido torna-se importante trazer para discusso e comparao dados de pesquisa com crianas de diferentes classes sociais sobre comportamento agressivo e violncia familiar, j que os sujeitos participantes deste estudo fazem parte de uma populao imersa em uma srie de fatores que colaboram para a ocorrncia de violncia em maior escala.

12

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSIS SG, Avanci JQ, SANTOS NC, MALAQUIAS JV, OLIVEIRA, RVC. Violncia e representao social na adolescncia no Brasil. Rev Panam Sade Publica. 2004; 16(1): 4351. Disponvel em: http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v16n1/22184. pdf acessado dia 04/01/2010. ANTONI, C. DE & KOLLER, S.H. A viso de famlia entre as adolescentes que sofreram violncia intrafamiliar. Estudos de Psicologia 2000, 5(2), 347-381. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n2/a04v05n2.pdf acessado 06/01/2010. BANDURA, Albert. Teoria social cognitiva: conceitos bsicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. BERENSTEIN, I. Famlia e doena mental. So Paulo: Escuta 1988. BAPTISTA, Makilim Nunes. Inventrio de Percepo de Suporte Familiar (IPSF). 2005 BOCK, Ana Mercs Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introduo ao estudo de psicologia 13 ed. So Paulo: Saraiva 2002. BOWLBY, John. Formao e rompimentos dos laos afetivos. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. CECCONELLO, Alessandra Marques DE ANTONI, Clarissa, KOLLER, Slvia Helena. Prticas educativas, estilos parentais e abuso fsico No contexto familiar Psicologia em Estudo, Maring, v. 8, num. esp., p. 45-54, 2003 Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa07.pdf Acessado em 11/06/2010. COSTA, Anna E. Bellico da. Modelao. In A. Bandura, R. G. Azzi & S. Polydoro (Orgs.), Teoria Social Cognitiva: Conceitos Bsicos (PP. 123-148). Porto Alegre: Artmed. 2008. EISENSTEIN, E. & SOUZA, R. P., Situaes de Risco Sade de Crianas e Adolescentes. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. GOMES NP, DINIZ NMF, ARAJO AJS, COELHO TMF. Compreendendo a violncia domstica a partir das categorias gnero e gerao. Acta Paul Enferm 2007; 20(4): 504-8. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002007000400020&script=sci_abstract&tlng=e acessado em 07/01/2010. GOMIDE, Paula Inez Cunha. Inventrio de Estilos Parentais - IEP: modelo terico, manual de aplicao, apurao e interpretao. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006.

13

LISBOA, C. S. M. & KOLLER, S. H. (2001). Escala de percepo por professores dos comportamentos agressivos de crianas na escola. Psicologia em Estudo. 6, (1), 59-69. Disponvel em: http://www.msmidia.com/ceprua/artigos/Lisboa_koller. pdf acessado em 12/01/2010. MALDONADO, Daniela P. A. WILLIAMS, Lcia Cavalcanti de A. O comportamento agressivo de crianas do sexo masculino na escola e sua relao com a violncia domstica Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 353-362, set./dez. 2005. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722005000300003&script=sci_abstract&tlng=pt acessado em 10/01/2010.

MENEGHEL, S. N.; GIUGLIANI, E. J. & FALCETO, O. violncia domstica e agressividade Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 14(2): 327-335 abr - jun, 1998. Disponvel em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v14n2/0110.pdf acessado em 10/01/2010. MILANI, Rute Grossi & LOUREIRO, Sonia Regina. Famlias e violncia domstica: condies psicossociais ps aes do conselho tutelar. Psicologia e profisso, 2008, 28 (1), 50-67. Disponvel em: http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100005 acessado em 12/01/2010 NJAINE, K. & MINAYO, M. C. S. A violncia na mdia como tema da rea da sade pblica: reviso da literatura Cincia & Sade Coletiva, 9(1): 201-211 2 Disponvel em: http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232004000100020 &script=sci_arttext acessado em 05/01/2010

Apoio:

Sociedade Rolimourense de Educao e Cultura Ltda. Faculdade de Rolim de Moura FAROL Departamento de Psicologia GPED Gerncia de Pesquisa, Extenso e Desenvolvimento

Endereo para correspondncia: eraldo.cb@hotmail.com beneditorolim@hotmail.com simone_piresl@hotmail.com

14

Das könnte Ihnen auch gefallen