Sie sind auf Seite 1von 86

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

AULA 01 APLICABILIDADE DA LEI PENAL /TEORIA DO CRIME PARTE 01

Ol, Pessoal! Sejam bem vindos!

Hoje trataremos de temas importantssimos e que representaro importantes pontos em sua PROVA. Inicialmente, estudaremos como a lei penal aplicada e verificaremos como o CESPE costuma exigir o assunto em prova. Para comearmos esta aula, faremos uma brevssima reviso do que foi analisado na aula demonstrativa. Esta reviso abranger apenas o tema lei penal, pois necessrio que o assunto esteja fresco em sua cabea a fim de facilitar o entendimento do que est por vir.

Dito isto, MOTIVAO TOTAL, FUTUROS DELEGADOS, pois vamos comear!

Bons estudos!!! ***************************************************************


REVISO MUITA ATENO!!!

LEI PENAL
CONCEITO A lei penal a fonte formal imediata do Direito Penal e classificada pela doutrina majoritria em incriminadora e no incriminadora. Dizemos incriminadoras aquelas que criam crimes e cominam penas. Dizemos no incriminadoras as que no criam delitos e nem cominam penas. As no incriminadoras subdividem-se em: PERMISSIVAS Autorizam a prtica de condutas tpicas.

EXCULPANTES Estabelecem a no culpabilidade do agente ou caracterizam a impunidade de algum crime. INTERPRETATIVAS aplicabilidade. Explicam determinado conceito, tornando clara a sua

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

ANALOGIA A analogia jurdica consiste em aplicar a um caso no previsto pelo legislador a norma que rege caso anlogo, semelhante. A analogia no diz respeito interpretao jurdica propriamente dita, mas integrao da lei, pois sua finalidade justamente SUPRIR LACUNAS DESTA. Classifica-se em: Analogia in malam partem aquela em que se supre a lacuna legal com algum dispositivo prejudicial ao ru. Isto no possvel no nosso ordenamento jurdico. Analogia in bonam partem Neste caso, aplica-se ao caso omisso uma norma favorvel ao ru. Este tipo de analogia aceito em nosso ordenamento jurdico.

LEI PENAL NO TEMPO A regra geral no Direito Penal a da prevalncia da lei que se encontrava em vigor quando da prtica do fato, ou seja, aplica-se a LEI VIGENTE quando da prtica da conduta Princpio do TEMPUS REGIT ACTUM

NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA Novatio legis incriminadora ocorre quando um indiferente penal (conduta considerada lcita frente legislao penal) passa a ser considerado crime pela lei posterior. Neste caso, a lei que incrimina novos fatos IRRETROATIVA, uma vez que prejudica o sujeito.

LEI PENAL MAIS GRAVE LEX GRAVIOR Aqui no temos a tipificao de uma conduta antes descriminalizada, mas sim a aplicao de tratamento mais rigoroso a um fato j constante como delito. Para esta situao tambm no h que se falar em retroatividade, pois, conforme j tratamos SE A NOVA LEI FOR MAIS GRAVE TER APLICAO APENAS A FATOS POSTERIORES SUA ENTRADA EM VIGOR. JAMAIS RETROAGIR, CONFORME DETERMINAO CONSTITUCIONAL.

ABOLITIO CRIMINIS O instituto da abolitio criminis ocorre quando uma lei nova trata como lcito fato anteriormente tido como criminoso, ou melhor, quando a lei nova descriminaliza fato que era considerado infrao penal. Opera-se a EXTINO DA PUNIBILIDADE. Encontra embasamento no artigo 2 do Cdigo Penal, que dispe da seguinte forma:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Segundo os princpios que regem a lei penal no tempo, a lei abolicionista NORMA PENAL RETROATIVA, atingindo fatos pretritos, ainda que acobertados pelo manto da coisa julgada. Isto porque o respeito coisa julgada uma garantia do cidado em face do Estado. Logo, a lei posterior s no pode retroagir se for prejudicial ao ru.

LEI PENAL MAIS BENFICA A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.

A lei mais favorvel RETROATIVA. Sendo assim, somente podemos falar em RETROATIVIDADE quando lei posterior for mais benfica ao agente, em comparao quela que estava em vigor quando o crime foi praticado. Observe:

Cabe, por fim, ressaltar a ultratividade. Quando se diz que uma lei penal dotada de ultratividade, quer-se afirmar que ela, apesar de no mais vigente, continua a vincular os fatos anteriores sua sada do sistema. Assim, para a situao, em que um delito praticado durante a vigncia de uma lei que posteriormente revogada por outra prejudicial ao agente, ocorrer a ULTRATIVIDADE da lei.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.1 APLICABILIDADE DA LEI PENAL


1.1.1 LEI PENAL TEMPORRIA E LEI PENAL EXCEPCIONAL Caro (a) aluno (a), vimos at agora que a lei penal retroage para beneficiar o ru. Mas imagine a seguinte situao: uma lei editada atribuindo penalizao de recluso de 5 a 8 anos para os indivduos que gastem uma quantidade de gua superior a 300 litros por ms durante certo perodo de racionamento. Esta lei entra em vigor em 01 de janeiro de 2010 e termina em 31 de dezembro do mesmo ano. Tcio, no ms de outubro do supracitado ano, durante a vigncia da lei, gasta 500 litros de gua e tal fato s descoberto no dia 29 de dezembro, ou seja, dois dias antes da retirada da lei de nosso ordenamento jurdico. Pergunto: Para este caso, dar tempo de ele ser condenado? Caso seja condenado, podemos dizer que no dia 1 de janeiro teremos a abolitio criminis? Para responder a estas perguntas e evitar situaes absurdas que tirariam o sentido de determinadas leis, dispe o Cdigo Penal da seguinte forma: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

LEIS TEMPORRIAS SO AQUELAS QUE TRAZEM EM SEU TEXTO O TEMPO DETERMINADO DE SUA VALIDADE. POR EXEMPLO, A LEI TER VALIDADE AT 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - UM PERODO CERTO. LEIS EXCEPCIONAIS SO AS QUE TM SUA EFICCIA VINCULADA A UM ACONTECIMENTO DO MUNDO FTICO, COMO, POR EXEMPLO, UMA GUERRA. NELSON HUNGRIA CITA A LEI QUE ORDENAVA QUE, EM TEMPO DE GUERRA, TODAS AS PORTAS DEVERIAM SER PINTADAS DE PRETO, OU SEJA, A GUERRA UM PERODO INDETERMINADO, MAS, DURANTE O SEU TEMPO, CONSTITUA CRIME DEIXAR DE PINTAR A PORTA. AO TRMINO DA GUERRA, A LEI PERDERIA EFICCIA.

As leis excepcionais e temporrias so auto-revogveis, ou seja, no h necessidade da edio de outra lei para retir-las do ordenamento jurdico. suficiente para tal o decurso do prazo ou mesmo o trmino de determinada situao.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Para que sua aplicabilidade seja plena, o legislador percebeu ser necessria a manuteno de seus efeitos punitivos aps sua vigncia aos que afrontaram a norma quando vigorava. Desta forma, podemos afirmar que as LEIS EXCEPCIONAIS E TEMPORRIAS POSSUEM ULTRATIVIDADE, pois, conforme exposto, aplicam-se sempre ao fato praticado durante sua vigncia. O fundamento da ultratividade claro e a explicao est prevista na Exposio de Motivos do Cdigo Penal, nos seguintes termos: especialmente decidida a hiptese da lei excepcional ou temporria, reconhecendo-se a sua ultra-atividade. Esta ressalva visa impedir que, tratando-se de leis previamente limitadas no tempo, possam ser frustradas as suas sanes por expedientes astuciosos no sentido do retardamento dos processos penais. Esquematizando:

INCIO DA VIGNCIA

ATO CONTRRIO LEI

TRMINO DA VIGNCIA

LEI TEMPORRIA LEI EXCEPCIONAL

PERODO DE VIGNCIA DEFINIDO SITUAO DE ANORMALIDADE

1.1.2 LEIS PENAIS EM BRANCO Para tratarmos deste tema, antes de tudo, cabe um importante questionamento: O que uma lei penal em branco?. Vamos entender: Normas penais em branco so disposies cuja sano determinada, permanecendo indeterminado o seu contedo; sua exequibilidade depende do complemento de outras normas jurdicas ou da futura expedio de certos atos administrativos; classificam-se em:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO LATO So aquelas em que o complemento determinado pela mesma fonte formal da norma incriminadora, ou seja, o complemento tem a mesma natureza jurdica e provm do mesmo rgo que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Observe o art. 169, pargrafo nico, I, do Cdigo Penal: Art. 169 - Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre: I - quem acha tesouro em prdio alheio e se apropria, no todo ou em parte, da quota a que tem direito o proprietrio do prdio; (grifei). Mas o que tesouro? Para a correta complementao do art. 169, pargrafo nico, I, do CP (norma penal em branco), devemos recorrer ao Cdigo Civil que em seu art. 1264 leciona que tesouro : Art. 1.264. O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria [...]. Neste exemplo, temos uma LEI, editada complementando norma de mesma especificao. pelo LEGISLATIVO,

B) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO ESTRITO So aquelas cujo complemento est contido em norma procedente de outra instncia legislativa, ou seja, o complemento tem natureza jurdica diversa e emana de rgo distinto daquele que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Um exemplo claro so os delitos relacionados com drogas (Lei n 11.343/2006). Pergunto: quais so as drogas que se estiverem na mochila de um indivduo so passveis de caracterizao de crime? Para responder a esta pergunta, ser necessrio consultar a portaria SVS/MS 344/1998, editada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. L esto dispostas as drogas proibidas em nosso pas. Neste caso, temos uma portaria do executivo complementando lei editada pelo legislativo. Por fim, observe o elucidativo julgado do STJ:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

STJ, HC 98113/MS, DJ 15.06.2009 O art. 1, I, da Lei 8.176/91, ao proibir o comrcio de combustveis em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei, norma penal em branco em sentido estrito, porque no exige a complementao mediante lei formal, podendo s-lo por normas administrativas infralegais, estas sim, estabelecidas "na forma da lei".

OBSERVAO Alguns autores referem-se chamada lei penal em branco inversa ou ao avesso. Trata-se de situao em que o preceito primrio completo, mas o secundrio necessita de complementao. Neste caso, o complemento s pode ocorrer por lei sob pena de afronta ao princpio da reserva legal. Trata-se de uma situao bem particular e sem grande importncia para sua PROVA.

Bom, agora que voc j sabe o que uma norma penal em branco, podemos passar a um ponto que muito discutido na doutrina. Imagine que Tcio comete um delito cuja tipificao se enquadra no conceito de norma penal em branco. Pergunto: Uma vez alterado o complemento da lei penal em branco, posteriormente realizao da conduta criminosa e beneficiando o ru, deve operar-se a retroatividade? Seria o caso, por exemplo, do indivduo que preso por estar com drogas e, dois meses depois, a substncia, at ento proibida, retirada da portaria da ANS. Sem entrar em divergncias, vou tratar do que voc deve saber para a sua PROVA, ok? O entendimento majoritrio o de que DEVE HAVER A RETROAO DA LEI PENAL EM BRANCO, tal qual ocorre com as demais normas. Cabe, entretanto, ressaltar que quando o complemento se inserir em um contexto de excepcionalidade, a sua modificao, ainda que benfica ao ru, no pode retroagir. Trata-se, simplesmente, da aplicao do disposto no art. 3 do Cdigo Penal que, como vimos, garante a ultratividade das leis penais excepcionais. Observe o pronunciamento do STF sobre o tema:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

STF, HC 73.168-6/SP Em princpio, o artigo 3 do Cdigo Penal se aplica a norma penal em branco, na hiptese de o ato normativo que a integra ser revogado ou substitudo por outro mais benfico ao infrator, no se dando, portanto, a retroatividade. - Essa aplicao s no se faz quando a norma, que complementa o preceito penal em branco, importa real modificao da figura abstrata nele prevista ou se assenta em motivo permanente, insusceptvel de modificar-se por circunstancias temporrias ou excepcionais, como sucede quando do elenco de doenas contagiosas se retira uma por se haver demonstrado que no tem ela tal caracterstica.

1.2 CONFLITO APARENTE DE LEIS


Segundo o autor Cssio Juvenal Faria em seu estudo: "Ocorre o conflito aparente de normas penais quando o mesmo fato se amolda a duas ou mais normas incriminadoras. A conduta, nica, parece subsumir-se em diversas normas penais. Ou seja, h uma unidade de fato e uma pluralidade de normas contemporneas identificando aquele fato como criminoso." Resumindo, o conflito aparente de leis penais ocorre quando a um s fato, aparentemente, duas ou mais leis so aplicveis, ou seja, o fato nico, no entanto, existe uma pluralidade de normas a ele aplicveis. Como diz a prpria expresso, o conflito aparente, pois se resolve com a correta interpretao da lei. Para Nlson Hungria: No admissvel que duas ou mais leis penais ou dois ou mais dispositivos da mesma lei penal se disputem, com igual autoridade, exclusiva aplicao ao mesmo fato. Para evitar a perplexidade ou a intolervel soluo pelo bis in idem, o direito penal (como o direito em geral) dispe de regras, explcitas ou implcitas, que previnem a possibilidade de competio em seu seio. A doutrina, regra geral, indica 04 princpios a serem aplicados a fim de solucionar o conflito aparente de leis penais, so eles:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1. SUBSIDIARIEDADE; 2. ESPECIALIDADE; 3. CONSUNO; 4. ALTERNATIVIDADE O conhecimento destes 04 princpios importante para a sua PROVA e, para lembr-los, observe que juntos formam a palavra SECA!!!

Vamos conhec-los: 1.2.1 PRINCPIO DA ESPECIALIDADE Estabelece que a lei especial prevalece sobre a geral. Considera-se lei especial aquela que contm todos os requisitos da lei geral e mais alguns chamados especializantes. Exemplo: O crime de infanticdio, previsto no artigo 123 do Cdigo Penal, tem um ncleo idntico ao do crime de homicdio, tipificado pelo artigo 121, qual seja, matar algum. Torna-se figura especial, ao exigir elementos diferenciadores: A autora deve ser a me e a vtima deve ser o prprio filho, nascente ou neonato, cometendo-se o delito durante o parto ou logo aps, sob influncia do estado puerperal.

ELEMENTOS COMUNS Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.2.2 PRINCPIO DA SUBSIDIARIEDADE Subdivide-se em expresso e tcito. Ocorre a subsidiariedade expressa, quando a prpria norma reconhecer seu carter subsidirio, admitindo incidir somente se no ficar caracterizado o fato de maior gravidade. Como exemplo, compete citar o crime de perigo para a vida ou sade de outrem (art. 132, CP): "Art. 132. Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, se o fato no constituir crime mais grave". (grifei) Como se retira do preceito secundrio do artigo transcrito, somente "se o fato no constituir crime mais grave" que a pena relativa ao delito descrito no art. 132 ser aplicada ao agente. No caso da subsidiariedade tcita a norma nada diz, mas, diante do caso concreto, verifica-se seu carter secundrio. Exemplo claro o do crime de roubo em que a vtima, mediante emprego de violncia, constrangida a entregar a sua bolsa ao agente. Aparentemente, incidem o tipo definidor do roubo (norma primria) e o do constrangimento ilegal (norma subsidiria), sendo que o constrangimento ilegal, no caso, foi apenas uma fase do roubo, alm do fato de este ser mais grave. 1.2.3 PRINCPIO DA CONSUNO Conhecido tambm como PRINCPIO DA ABSORO, um princpio aplicvel nos casos em que h uma sucesso de condutas com existncia de um nexo de dependncia. De acordo com tal princpio, o crime mais grave absorve o crime menos grave. Ao contrrio do que ocorre no princpio da especialidade, aqui no se reclama a comparao abstrata entre as leis penais. Comparam-se os fatos, inferindo-se que o mais grave consome os demais, sobrando apenas a lei penal que o disciplina. Mas como assim? Para uma melhor compreenso, pensemos, por exemplo, no crime de furto qualificado (art. 155, 4, do Cdigo Penal). Veja:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: [...] Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. Simplesmente olhando para o tipo penal, no posso dizer que ele sofre consuno, pois que dele, em si, nada posso aferir quanto a sua correspondncia ntima com outro crime. Assim, o que importa para sua PROVA que ABSTRATAMENTE IMPOSSVEL SABER SE UM CRIME , OU NO, CONSUNTIVO. No entanto, se digo que o agente Tcio, com o intuito de furtar bens de uma residncia, escala o muro que a cerca e, utilizando-se de chave falsa, abrelhe a porta e penetra em seu interior, subtraindo-lhe os bens e fugindo logo em seguida, posso, com toda a certeza, afirmar que o princpio da consuno se faz presente. Neste caso, o furto qualificado pela escalada e pelo emprego de chave falsa (art. 155, 4, II, 3 figura, e III, do Cdigo Penal) ABSORVE a violao de domiclio qualificada (art. 150, 1, 1 figura, do Cdigo Penal), que lhe serviu de meio necessrio. 1.2.4 PRINCPIO DA ALTERNATIVIDADE Ocorre quando uma norma jurdica prev diversas condutas, alternativamente, como modalidades de uma mesma infrao. Para estes casos, mesmo que o infrator cometa mais de uma dessas condutas alternativas, isto , se, acaso, violar mais de um dever jurdico, ser apenado somente uma vez. comum no Direito Ambiental a norma jurdica determinar vrias modalidades de conduta para a mesma infrao. Por exemplo, o artigo 11 do Decreto 3.179, de 21.9.1999, que regulamenta a Lei 9.605/1998, estabelece: Art. 11. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: multa de (...). O infrator ser apenado apenas uma vez, ainda que realize diversos comportamentos estabelecidos na norma. Por exemplo, se a pessoa caa e depois mata determinado animal silvestre, sofrer apenas uma reprimenda. Para ficar bem claro, vamos analisar outro exemplo: Assim dispe o artigo 193 da Lei 9.503, de 23.9.1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro: Art. 193. Transitar com o veculo em calada, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalizao, gramados e jardins pblicos: Penalidade: multa (...). Ao menos em linhas gerais, se a pessoa transita com o veculo na calada, na ciclovia e depois no acostamento, no cometer tantas infraes quantos forem os deveres violados. Trata-se de ilcito administrativo de condutas mltiplas e ele sofrer nica sano em face do princpio da alternatividade. Finalizando este tpico, cabe pela importncia ressaltar:

O CONFLITO DE NORMAS APARENTE, OU SEJA, SEMPRE PODE SER SOLUCIONADO ATRAVS DE UMA CORRETA INTERPRETAO

1.3 TEMPO DO CRIME


Caro(a) Aluno(a), imagine que Tcio atira em Mvio no dia 15 de maro de 2011, quando possua 17 anos, 28 dias e 6 horas. Mvio socorrido, levado ao hospital e vem a falecer no dia 03 de abril de 2011, em virtude dos disparos. Neste caso, Tcio poder ser condenado? Perceba que temos a ao ocorrendo em uma data (disparos) e o resultado em outra. Como encontrar a soluo para este questionamento?

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Para determinar o tempo do crime, a doutrina criminal tem apresentado trs teorias, quais sejam, a teoria da atividade, do resultado e da ubiquidade (mista). Teoria da Atividade O crime ocorre no lugar em que foi praticada a ao ou omisso, ou seja, a conduta criminosa. Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que o agente dispara a arma de fogo com a inteno de matar a vtima; O crime ocorre no lugar em que ocorreu o resultado. Teoria do Resultado Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que a vtima morreu, ainda que outro tenha sido o lugar da ao; Teoria da Ubiquidade Tambm conhecida por teoria mista, j que para esta teoria o crime ocorre tanto no lugar em que foi praticada a ao ou omisso (atividade) como onde se produziu, ou deveria se produzir o resultado (resultado). O Cdigo Penal adota claramente, em seu artigo 4, a TEORIA DA ATIVIDADE para determinar o tempo do crime. Observe: Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado Desta forma, fica claro que em nosso exemplo inicial Tcio no poder ser condenado com base no Cdigo Penal, pois era menor quando da ao do delito. Sero cabveis para o caso as disposies do Estatuto da Criana e do Adolescente. 1.3.1 EFEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O TEMPO DO CRIME A adoo da teoria da atividade para a determinao do tempo do crime apresenta algumas consequncias, dentre as quais as seguintes so importantes para a sua PROVA: 1. Aplica-se a lei em vigor ao tempo da conduta, exceto se a do tempo do resultado for mais benfica. 2. Apura-se a imputabilidade NO MOMENTO DA CONDUTA.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Antes de prosseguirmos com a prxima consequncia, faz-se necessrio o conhecimento bsico de alguns conceitos:

DICIONRIO DO CONCURSEIRO

CRIME PERMANENTE O CRIME CUJO MOMENTO CONSUMATIVO SE PROLONGA NO TEMPO. EXEMPLO: CP, ART. 148 - SEQUESTRO E CRCERE PRIVADO. CRIME CONTINUADO O INSTITUTO DO CRIME CONTINUADO UMA FICO JURDICA QUE, EXIGINDO O CUMPRIMENTO DE REQUISITOS OBJETIVOS (MESMA ESPCIE, CONDIES DE TEMPO, LUGAR, MANEIRA DE EXECUO E OUTRAS SEMELHANTES), EQUIPARA A REALIZAO DE VRIOS CRIMES A UM S. EXEMPLO: CAIXA DE SUPERMERCADO QUE, DIA APS DIA, E NA ESPERANA DE QUE O SEU SUPERIOR EXERA AS SUAS FUNES NEGLIGENTEMENTE, TIRA PEQUENO VALOR DIRIO DO CAIXA, QUE PODE TORNAR-SE CONSIDERVEL COM O PASSAR DO TEMPO. CRIME HABITUAL CONSOANTE CAPEZ, " O COMPOSTO PELA REITERAO DE ATOS QUE REVELAM UM ESTILO DE VIDA DO AGENTE, POR EXEMPLO, RUFIANISMO (CP, ART. 230), EXERCCIO ILEGAL DA MEDICINA; S SE CONSUMA COM A HABITUALIDADE NA CONDUTA.

Prosseguindo: 3. Nos crimes permanentes, enquanto perdura a ofensa ao bem jurdico (Exemplo: extorso mediante sequestro), o tempo do crime se dilatar pelo perodo de permanncia. Assim, se o autor, menor, durante a fase de execuo do crime vier a atingir a maioridade, responder segundo o Cdigo Penal e no segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n. 8.069/90).

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

4. Nos crimes continuados em que os fatos anteriores eram punidos por uma lei, operando-se o aumento da pena por lei nova, aplica-se esta ltima a toda unidade delitiva, desde que sob a sua vigncia continue a ser praticado.

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

A importantssima smula 711 do STF resume os itens 03 e 04. Observe:

SMULA 711 DO STF A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGNCIA ANTERIOR CESSAO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANNCIA.

5. No Crime Habitual em que haja sucesso de leis, deve ser aplicada a nova, ainda que mais severa, se o agente insistir em reiterar a conduta criminosa.

1.4 LEI PENAL NO ESPAO


O Cdigo Penal trata de maneira detalhada da aplicao da Lei Penal no espao e, assim, torna claro para a sociedade onde as normas definidas pelo Legislador Brasileiro sero aplicadas. A REGRA para dirimir conflitos e dvidas a utilizao do princpio da TERRITORIALIDADE, ou seja, aplica-se a lei penal aos crimes cometidos em territrio nacional. Tal preceito encontra-se no Cdigo Penal, observe:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. H excees que ocorrem quando o brasileiro pratica crime no exterior ou um estrangeiro comete delito no Brasil. Fala-se, assim, que o Cdigo Penal adotou o princpio da TERRITORIALIDADE TEMPERADA OU MITIGADA. Dito isto, vamos esmiuar a regra e as excees: 1.4.1 PRINCPIO DE TERRITORIALIDADE Em termos jurdicos, territrio o espao em que o Estado exerce sua soberania poltica. Para a sua PROVA voc no precisa saber exatamente o que compreende o territrio brasileiro, bastando apenas o conhecimento do disposto nos pargrafos 1 e 2 do artigo 5, que dispe: Art. 5 [...] 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Com base nos supracitados pargrafos, imagine que Tcio, brasileiro, est na Argentina e confere leses corporais graves em um Hermano. Diante de tal fato, Tcio, perseguido por policiais, corre para um navio da marinha de guerra do Brasil e o adentra. Neste caso, Tcio poder ser preso pelos policiais Argentinos? A resposta negativa, pois o navio ser considerado extenso do territrio Brasileiro e no poder ser penetrado peles policiais Argentinos. Agora outra situao... Mvio, Americano, est em um cruzeiro que passar pelas belas praias do Rio de Janeiro. Nas proximidades de Copacabana, Mvio atira em Caio. Diante desta situao, o que fazer? Mvio pode ser preso segundo as leis brasileiras?

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A resposta positiva, pois, com base no pargrafo 2 do artigo 5, para crimes praticados a bordo de embarcaes privadas estrangeiras, achando-se estas em porto ou mar territorial do Brasil, aplica-se a lei brasileira. Como percebe, as regras so de fcil aplicao, mas o correto entendimento fundamental para sua PROVA. 1.4.2 PRINCPIOS QUE MITIGAM A TERRITORIALIDADE Vimos que o Cdigo Penal adota o princpio da territorialidade temperada ou mitigada por haverem excees ao princpio da territorialidade. Vamos conhec-las: 1.4.2.1 PRINCPIO DA NACIONALIDADE OU DA PERSONALIDADE Autoriza a submisso lei brasileira dos crimes praticados no estrangeiro por autor brasileiro ou contra vtima brasileira. Este princpio se subdivide em outros dois: 1 Princpio da Personalidade Ativa S se considera a nacionalidade do autor do delito, ou seja, independentemente da nacionalidade do sujeito passivo e do bem jurdico ofendido, o agente punido de acordo com a lei brasileira. Encontra-se disposto no art. 7., I, alnea d e II, b do Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: [...] d) de genocdio, quando o agente for brasileiro [...] II - os crimes: [...] b) praticados por brasileiro; 2 - Princpio da Personalidade Passiva Considera-se somente a nacionalidade da vtima do delito. Encontra previso no art. 7., 3, do Cdigo Penal: 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. 1.4.2.2 PRINCPIO DA DEFESA REAL OU DA PROTEO A lei penal aplicada independente da nacionalidade do bem jurdico atingido pela ao delituosa, onde quer que ela tenha sido praticada e independente da nacionalidade do agente. O Estado protege os seus interesses alm das fronteiras. Observe o preceituado no Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio;

1.4.2.3 PRINCPIO DA JUSTIA UNIVERSAL

As leis penais devem ser aplicadas a todo e qualquer fato punvel, seja qual for a nacionalidade do agente, do bem jurdico lesado ou posto em perigo e em qualquer local onde o fato foi praticado. A lei penal deve ser aplicada a todos os homens, independentemente do local onde se encontrem. um princpio baseado na cooperao penal internacional e permite a punio, por todos os Estados, da totalidade dos crimes que forem objeto de tratados e de convenes internacionais. Fundamenta-se no dever de solidariedade na represso de certos delitos cuja punio interessa a todos os povos. Exemplos: Trfico de drogas, comrcio de seres humanos, genocdio etc. Encontra previso no art. 7, II, a, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] [...] II - os crimes
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; 1.4.2.4 PRINCPIO DA REPRESENTAO Segundo este princpio, deve ser aplicada a lei penal brasileira aos crimes cometidos em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada quando estiverem em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Est previsto no artigo 7, II, c, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] II - os crimes [...] c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1.4.3 LUGAR DO CRIME At agora falamos bastante da territorialidade, mas para sabermos se um delito operou-se no territrio Nacional precisamos aprender como determinar o lugar do crime. Quando falamos sobre o tempo do crime, ou seja, o momento em que o crime cometido, tratamos de trs teorias: ATIVIDADE, RESULTADO e MISTA ou da UBIQUIDADE. Est lembrado? Naquela oportunidade, afirmamos que para definir o momento do crime adotou-se a teoria da atividade. Portanto, tem-se como praticado o crime NO MOMENTO da ATIVIDADE. Aqui, a questo saber ONDE se tem como cometido o delito. O problema o lugar (espao) e no o tempo. Devemos, mais uma vez, para solucionar qualquer conflito, recorrer s trs teorias:
TEORIA DA ATIVIDADE O CRIME COMETIDO NO LUGAR ONDE FOI PRATICADA A ATIVIDADE (CONDUTA= AO OU OMISSO). TEORIA DO RESULTADO O LUGAR DO CRIME ONDE OCORREU O RESULTADO, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE FOI PRATICADA A CONDUTA. TEORIA MISTA (OU DA UBIQUIDADE) CONSIDERA, POR SUA VEZ, QUE O CRIME COMETIDO TANTO NO LUGAR DA ATIVIDADE QUANTO NO LUGAR DO RESULTADO.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

O Cdigo Penal, ao tratar do tema, dispe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. O Cdigo Penal adotou a TEORIA DA UBIQUIDADE, valendo ressaltar que na prpria previso do art. 6 do Cdigo Penal esta includa o lugar da tentativa, ou seja, "[...] onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado". Busca-se, com a teoria mista do lugar do delito, solucionar o problema dos conflitos negativos de competncia (Dentro do Territrio Nacional) e o problema dos crimes distncia (Brasil - Exterior), em que ao e o resultado se desenvolvem em lugares diversos. Como exemplo, podemos citar o seguinte caso: Imagine que Tcio, residente no Brasil, envia uma carta bomba para um cidado residente na Grcia (vou parar com esse negcio de citar s argentinos), cujo nome Maradona. Maradona, grego, vem a falecer em virtude da carta. Neste caso, segundo a norma penal, o lugar do crime tanto pode ser o Brasil quanto a Grcia. Ou seja, para que o Brasil seja competente na apurao e julgamento de determinada infrao penal, basta que poro dessa conduta delituosa tenha ocorrido no territrio nacional.

ATENO!!! EXISTEM ALGUMAS SITUAES PARA AS QUAIS NO SE APLICA A TEORIA DA UBIQUIDADE. A NICA QUE IMPORTA PARA A SUA PROVA DIZ RESPEITO AOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA, OCORRIDOS NO TERRITRIO NACIONAL QUE, SEGUNDO PACFICA JURISPRUDNCIA, A FIM DE FACILITAR A INSTRUO CRIMINAL E A DESCOBERTA DA VERDADE REAL, SEGUE A TEORIA DA ATIVIDADE.

Sendo assim, imagine que Mvio atira em Caio em So Paulo. Este socorrido e levado para um hospital no Rio de Janeiro, onde vem a falecer. Temos, para este caso, a atividade em So Paulo e o resultado no Rio de Janeiro. Pela regra geral, seriam competentes tanto o Juzo do Rio quanto o de So Paulo, MAAAAAS, como neste caso estamos tratando de crime doloso contra a vida, aplica-se a teoria da ATIVIDADE e no da UBIQUIDADE, sendo competente, portanto, o Juzo de So Paulo.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.4.4 EXTRATERRITORIALIDADE Extraterritorialidade a aplicao da legislao penal brasileira aos crimes cometidos no exterior. Conforme j tratamos, justifica-se pelo fato de o Brasil ter adotado, relativamente lei penal no espao, o princpio da territorialidade mitigada, o que autoriza, excepcionalmente, a incidncia da lei penal brasileira a crimes praticados fora do territrio nacional. A extraterritorialidade pode ser incondicionada ou condicionada e so estas duas espcies que veremos a partir de agora. Apresentarei primeiramente as regras gerais e depois colocarei o que importante em um esquema, a fim de facilitar a assimilao. Observao:
NO SE ADMITE A APLICAO DA LEI PENAL BRASILEIRA S CONTRAVENES PENAIS OCORRIDAS FORA DO TERRITRIO NACIONAL. OBSERVE O DISPOSTO NA LEI DAS CONTRAVENES PENAIS:

Art. 2 A lei brasileira s aplicvel contraveno praticada no territrio nacional.

1.4.4.1 EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA Como o prprio nome diz, so hipteses em que a lei brasileira aplicada, independentemente de qualquer CONDIO. Encontra previso do art. 7, I do Cdigo Penal, que dispe: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.4.4.2 EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA Relaciona-se aos crimes indicados no art. 7, II, e 3, do Cdigo Penal. Art. 7[...] II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. A aplicao da lei penal brasileira aos crimes cometidos no exterior se sujeita s condies descritas no art. 7, 2, alneas a, b, c e d, e 3, do Cdigo Penal. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; Tratando-se de extraterritorialidade condicionada, a lei penal brasileira subsidiria em relao aos crimes praticados fora do territrio nacional, aqui j descritos. Dito tudo isto sobre a extraterritorialidade, vamos esquematizar:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO
HIPTESES: *CRIME CONTRA A VIDA OU A LIBERDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA.
*CRIME CONTRA O PATRIMNIO OU A F PBLICA DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA.

INCONDICIONADA

*CRIME CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA, POR QUEM EST A SEU SERVIO. *CRIME DE GENOCDIO, QUANDO O AGENTE FOR BRASILEIRO OU DOMICILIADO NO BRASIL.

CONDIES:
*NO EXISTEM O AGENTE PUNIDO PELA LEI BRASILEIRA, AINDA QUE ABSOLVIDO OU CONDENADO NO ESTRANGEIRO.

HIPTESES: EXTRATERRITORIALIDADE *CRIMES QUE, POR TRATADO OU CONVENO, O BRASIL SE OBRIGOU A REPRIMIR.
*CRIMES PRATICADOS POR BRASILEIRO. *CRIMES PRATICADOS EM AERONAVES OU EMBARCAES BRASILEIRAS, MERCANTES OU DE PROPRIEDADE PRIVADA, QUANDO EM TERRITRIO ESTRANGEIRO NO FOREM JULGADOS. *CRIMES PRATICADOS POR ESTRANGEIROS CONTRA BRASILEIROS FORA DO BRASIL, SE, REUNIDAS AS CONDIES: 1-NO FOI PEDIDA OU NEGADA A EXTRADIO; 2-HOUVE REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA.

CONDICIONADA CONDIES:
*ENTRAR O AGENTE NO TERRITRIO NACIONAL *SER O FATO PUNVEL ONDE FOI PRATICADO *ESTAR O CRIME INCLUDO ENTRE AQUELES PELOS QUAIS A LEI BRASILEIRA AUTORIZA A EXTRADIO * NO TER SIDO ABSOLVIDO NO ESTRANGEIRO OU NO TER A CUMPRIDO PENA (CUMPRIMENTO PARCIAL ART. 8 DO CP) *NO TER SIDO PERDOADO NO ESTRANGEIRO OU EXTINTA A PUNIBILIDADE PELA LEI + FAVORVEL

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.5 CONSIDERAES FINAS 1.5.1 PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO Imaginemos que Tcio cometeu um crime contra a vida da presidenta Dilma em solo argentino e l foi condenado pena de seis anos de recluso, dos quais j cumpriu trs anos. Durante uma rebelio, Tcio foge e consegue chegar ao Brasil. Conforme j vimos, e quanto a isso no deve haver dvidas, a sentena estrangeira no faz coisa julgada no Brasil. Logo, o autor da infrao dever ser novamente julgado. Pensemos que Tcio foi condenado aqui no Brasil a 15 anos de recluso. O que ocorrer com aqueles trs anos j cumpridos? No valero de nada? Claro que valero. E a resposta para este questionamento est no artigo 8 do Cdigo Penal, que, com base no j conhecido princpio do ne bis in idem, dispe: Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. SENDO ASSIM, CONCLUMOS QUE A PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO ATENUA A PENA IMPOSTA NO BRASIL PELO MESMO CRIME, QUANDO DIVERSAS, OU NELA COMPUTADA QUANDO IDNTICAS.

1.5.2 EFICCIA DA SENTENA ESTRANGEIRA A sentena judicial proferida pelo ESTADO com base na sua soberania e confere efeitos no local em que foi decidida. Assim, regra geral, uma sentena judicial brasileira vale para o Brasil, uma sentena judicial paraguaia vale no Paraguai, e assim por diante. Contudo, existem determinadas situaes em que decises judiciais de outras naes so recepcionadas pelo estado Brasileiro atravs de sua homologao, mediante o procedimento constitucionalmente previsto, a fim de constitu-la em ttulo executivo com validade em territrio nacional. Encontramos as hipteses de possibilidade de utilizao da sentena estrangeira no art. 9 do Cdigo Penal, que leciona:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 9 - A sentena estrangeira, quando a aplicao da lei brasileira produz na espcie as mesmas conseqncias, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II - sujeit-lo a medida de segurana. Pargrafo nico - A homologao depende: a) para os efeitos previstos no inciso I, de pedido da parte interessada; b) para os outros efeitos, da existncia de tratado de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do Ministro da Justia. Diante do que vimos at agora, responda-me: Imagine que Tcio foi condenado a determinada pena do estrangeiro. Esta sentena, seja ela qual for, pode ser homologada e utilizada pelo Brasil, nos termos do art. 9? claro que........NO!!!!! Observe que o artigo 9 s traz duas possibilidades de homologao, que so:

1. OBRIGAR O CONDENADO REPARAO DO DANO, A RESTITUIES E A OUTROS EFEITOS CIVIS. 2. SUJEIT-LO A MEDIDA DE SEGURANA.

A homologao de sentena estrangeira hoje de competncia do STJ (artigo 105, I, i, da CF). Antes da Emenda Constitucional de nmero 45/04, a competncia era do STF.

1.5.3 CONTAGEM DE PRAZO O artigo 10 do Cdigo Penal trata da contagem do PRAZO PENAL nos seguintes termos: Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Vamos analis-lo por partes:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1. O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo Imaginemos que determinado indivduo preso no dia 15 de janeiro, s 23:59h, aps sua condenao a 01(UM) dia de priso. Pergunto: Quando ele ser liberado? Ele estar livre s 00:00h do dia 16, ou seja, ficar UM MINUTO preso e isto ser considerado UM DIA. Mas como assim, professor? S um minuto??? exatamente isso!!! Como o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo e, segundo o artigo 11 do Cdigo Penal, no h que se falar em fraes de dia, teremos 1 minuto valendo 24 horas. Observe o disposto no citado art. 11 do CP: Art. 11 - Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro. (leia-se real). (grifo nosso)

PARA CLCULOS EM PROVA, IMPORTANTE OBSERVAR A SEGUINTE REGRA: SEMPRE DEVE SER CONSIDERADA NA OPERAO A DIMINUIO DE UM DIA EM RAZO DE SER COMPUTADO O DIA DO COMEO. DESTA FORMA, SE A PENA DE UM ANO E TEVE INCIO EM 20 DE SETEMBRO DE 2009, ESTAR INTEGRALMENTE CUMPRIDA EM 19 DE SETEMBRO DE 2010.

2. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum No prazo penal, os dias, os meses e os anos so contados de acordo com o calendrio comum, tambm chamado de gregoriano. Assim, se um indivduo preso por um ms em 10 fevereiro, quando ser solto? Em 9 de maro. E se for preso em 10 de maro? Ser liberado em 9 de abril. Bem fcil, concorda?! Para finalizar este tpico, faz-se necessrio tecer um importante comentrio: O prazo sempre ter natureza penal quando guardar pertinncia com o jus puniendi, ou seja, a pretenso punitiva do Estado. o caso, por exemplo, da prescrio e da decadncia. Como a sua ocorrncia importa na extino da punibilidade, est relacionada com a contagem de prazo penal que difere do prazo processual, definido no Cdigo de Processo Penal.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1.5.4 LEGISLAO ESPECIAL Segundo o Cdigo Penal: Art. 12 - As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. As regras gerais do Cdigo Penal devem ser aplicadas s leis especiais quando estas no tratarem de modo diverso. Assim, as regras gerais do CP tm carter subsidirio. Sero elas aplicadas quando a legislao especial no dispuser de forma diversa. ************************************************************ Passemos, agora, anlise da TEORIA DO CRIME! ************************************************************

2.1 CRIME: NOES INTRODUTRIAS


2.1.1 CONCEITO O conceito de crime o ponto inicial para a compreenso dos principais institutos do Direito Penal. Embora aparentemente simples, a sua definio completa apresenta questes complexas que acarretam vrias consequncias ao estudo dos principais pontos para sua PROVA. O crime pode ser conceituado levando em conta trs aspectos. Vamos conhec-los. 2.1.1.1 CRITRIO MATERIAL (SUBSTANCIAL) Crime segundo o critrio material toda ao ou omisso humana que lesa ou expe a perigo bens jurdicos tutelados pelo direito. Segundo este conceito, no basta a lei dispor sobre uma conduta ilcita, mas tambm h que ser verificado a relevncia do mal produzido pelo ato. Quando Tcio mata Mvio, h relevncia quanto ao mal causado? Claro que sim, logo, segundo o critrio material crime. Em um primeiro momento, parece uma definio simples, mas agora pergunto, carssimo aluno: Imaginemos uma lei criada que comina penalizao de 3 a 8 anos de recluso aos indivduos que rasparem a

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

cabea no estilo Ronaldinho na copa de 2002. Segundo o critrio material, a simples lei bastar para caracterizar a ilicitude da conduta? A resposta negativa, pois segundo a anlise do delito pelo critrio material no basta, e nem necessria, uma lei para que qualquer conduta seja considerada penalmente ilcita. preciso, simplesmente, que o ato criminalizado apresente relevncia jurdico-penal, mediante a provocao de dano ou ao menos exposio situao de perigo em relao a bens jurdicos penalmente relevantes. Seus defeitos so definidos por Machado: " evidente que, pela sua amplitude conceitual, a definio material de crime tem sabor prlegislativo, de orientao e parmetro liberdade legislativa de criao de delitos... No presta formulao dogmtica pela sua volatilidade e insegurana conceituais". 2.1.1.2 CRITRIO LEGAL Segue exatamente a definio apresentada pelo legislador no art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Penal. Observe: Art. 1 Considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de priso simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente. Sendo assim, pelo critrio legal, como voc vai diferenciar, na sua prova, se crime ou no? BASTA LER A PENA!!! Se l estiver escrito: RECLUSO OU DETENO... Pronto! CRIME SEGUNDO O CRITRIO LEGAL. Mas e se viesse uma nova lei e inserisse na Lei de Contravenes Penais uma conduta punvel com Deteno... Seria Crime ou Contraveno? CRIME!!! Como eu falei anteriormente, PARA SUA PROVA, considere:

SE NA PENALIZAO HOUVER A PALAVRA DETENO OU RECLUSO CRIME SEGUNDO O CRITRIO LEGAL

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

CONHECER PARA ENTENDER!!!


O LEGISLADOR ACHOU POR BEM CRIAR DOIS DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS PARA TRATAR DOS CRIMES E DAS CONTRAVENES. OS CRIMES ESTO DEFINIDOS NO CDIGO PENAL, ENQUANTO AS CONTRAVENES, NA LEI DE CONTRAVENES PENAIS. EM TERMOS PRTICOS, A DIFERENA ENTRE CRIMES E CONTRAVENES A GRAVIDADE QUE O LEGISLADOR ATRIBUI CONDUTA E, CONSEQUENTEMENTE, PENALIZAO. O QUE VOC ACHA QUE MAIS GRAVE: COMEAR A GRITAR S 23:00 E ACORDAR OS VIZINHOS OU PASSEAR N NA AVENIDA PAULISTA S 17:00? CREIO QUE VOC RESPONDEU PASSEAR N, CORRETO? EXATAMENTE POR ISSO O LEGISLADOR CLASSIFICOU TAL CONDUTA COMO CRIME E ENQUADROU A SEGUNDA COMO CONTRAVENO. MAS PROFESSOR... PENALIZAES? ENTO A NICA DIFERENA ESSA? AS

SIM, PARA A SUA PROVA, ESTA A NICA DIFERENA!!!

2.1.1.3 CRITRIO FORMAL/DOGMTICO)

ANALTICO

(TAMBM

CHAMADO

Esse critrio de conceituao do crime tem o foco principal nos elementos (caracteres) que vo compor a estrutura do delito e aqui surge uma grande divergncia doutrinria, talvez a maior da teoria geral do crime. De forma bem objetiva, o que acontece o seguinte: Os autores definiram alguns elementos que podem compor o conceito de crime segundo o critrio analtico e, a partir da combinao de dois ou mais destes caracteres, criaram suas teorias. Os seguintes elementos compem as teorias que em seguida veremos: 1. TIPICIDADE; 2. ILICITUDE (ANTIJURIDICIDADE); 3. CULPABILIDADE; E 4. PUNIBILIDADE No decorrer do nosso curso trataremos minuciosamente de cada um destes caracteres, mas, antes de seguir, pelo menos um conhecimento bsico do significado destas palavras voc tem que ter. Sendo assim, vamos abrir o dicionrio de concurseiro:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

DICIONRIO DO CONCURSEIRO
TIPICIDADE ADEQUAO ENTRE O FATO E A CONDUTA DEFINIDA EM LEI.

EXEMPLO: QUANDO TCIO MATA MVIO ADEQUA-SE PERFEITAMENTE AO FATO TIPIFICADO NO ART. 121 DO CP MATAR ALGUM. ILICITUDE CONDUTA DEFINIDA EM LEI COMO ILCITA.

EXEMPLO: SE TCIO MATA CAIO, PODEMOS DIZER QUE A CONDUTA TPICA. MAS ILCITA SEMPRE? A RESPOSTA NEGATIVA, POIS SE ELE MATOU EM LEGTIMA DEFESA, POR EXEMPLO, ELA PASSA A SER LCITA. CULPABILIDADE JUZO DE REPROVAO CONDUTA QUE CONTRARIA A NORMA PENAL. SOBRE DETERMINADA

EXEMPLO: MVIO DIZ PARA CAIO: OU VOC BATE EM TCIO OU EU ESTUPRO SUA MULHER. DIANTE DA SITUAO, CAIO GERA LESES CORPORAIS EM TCIO. NESTE CASO, CAIO TEVE CULPA? CLARO QUE NO, POIS ESTAVA MEDIANTE COAO. LOGO, A CONDUTA NO CULPVEL. PUNIBILIDADE POSSIBILIDADE DO ESTADO PUNIR O INFRATOR.

EXEMPLO: CAIO MATA MVIO E DEPOIS SE MATA. PARA ESTA SITUAO, H COMO PUNIR CAIO? CLARO QUE NO, POIS ELE J EST MORTO.

Agora que voc j tem ao menos uma noo dos conceitos, vamos tratar das teorias. Neste momento inicial, atenha-se em entender cada uma delas, no se preocupando, efetivamente, com discusses doutrinrias e jurisprudenciais. 1. TEORIA QUADRIPARTIDA Considera que o crime composto pelo FATO TPICO + ILICITUDE + CULPABILIDADE + PUNIBILIDADE. Sem entrar em explicaes desnecessrias para sua PROVA, esta teoria adotada pela doutrina minoritria e, hoje, no encontra aplicabilidade prtica. TEORIA QUADRIPARTIDA FATO TPICO + ILCITO + CULPVEL + PUNVEL

2. TEORIA TRIPARTIDA OU CLSSICA DA AO Para esta teoria o crime um FATO TPICO + ILCITO E CULPVEL, no sendo necessrio que seja punvel. majoritariamente adotada.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A lgica clara. Imaginemos que Tcio mata Mvio e depois se mata. Podemos dizer que pela ausncia da punibilidade (devido morte) no existe crime? Claro que no!!! TEORIA CLSSICA DA AO FATO TPICO + ILCITO + CULPVEL

3. TEORIA BIPARTIDA OU FINALISTA DA AO Considera-se crime o FATO TPICO E ILCITO. Nesta teoria, para a configurao do delito bastam o fato tpico e a ilicitude, ao passo que a presena ou no da culpabilidade/punibilidade importar somente na possibilidade ou no da pena ser imposta. TEORIA FINALISTA DA AO FATO TPICO + ILCITO Resumindo:

TEORIA QUADRIPARTIDA TPICO ILCITO CULPVEL PUNVEL TEORIA CLSSICA TPICO ILCITO CULPVEL TEORIA FINALISTA TPICO ILCITO

2.1.2 SUJEITOS DO CRIME Sujeitos do crime so as pessoas ou entes relacionados a pratica e aos efeitos da empreitada criminosa. Dividem-se em sujeito ativo e sujeito passivo. Vamos conhec-los a partir de agora.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.1.2.1 SUJEITO ATIVO quem pratica a figura tpica descrita na norma penal incriminadora. Somente o ser humano, isoladamente ou associado a outros, possui capacidade para delinquir (autoria ou coautoria). Aqui temos que definir importantes conceitos:

DICIONRIO DO CONCURSEIRO

AUTOR

TODA A PESSOA QUE PRATICA O NCLEO DO TIPO PENAL.

POR EXEMPLO: ART. 121, CP: MATAR ALGUM.... TIPO OU TIPO PENAL UM MODELO ABSTRATO QUE DESCREVE UM COMPORTAMENTO PROIBIDO NO MEIO SOCIAL. O NCLEO DO TIPO REVELA-SE POR UM OU MAIS VERBOS, POR EXEMPLO: MATAR (121, CP), SOLICITAR OU RECEBER (357, CP). EM SUMA, QUEM PRATICA O VERBO DO TIPO, PRATICA O SEU NCLEO.

COAUTOR PODE SER ENTENDIDO COMO AQUELE AGENTE QUE MAIS SE APROXIMA DO NCLEO DO TIPO PENAL, JUNTAMENTE COM O AUTOR PRINCIPAL, PODENDO SUA PARTICIPAO SER PARCIAL OU DIRETA.

EXEMPLO: A E B ESFAQUEIAM A VTIMA AT A MORTE.

PARTCIPE AQUELE INDIVDUO QUE NO PARTICIPA DOS ATOS DE EXECUO, MAS AUXILIA O AUTOR (OU CO-AUTOR) NA REALIZAO DO FATO TPICO. ESTA PARTICIPAO PODE SER MORAL OU MATERIAL. A PARTICIPAO MORAL PODE OCORRER QUANDO O PARTCIPE INDUZIR O AUTOR A REALIZAR UM FATO ILCITO (OU ANTIJURDICO), AT ENTO INEXISTENTE. O PARTCIPE PODE AINDA INSTIGAR O AUTOR A REALIZAR A IDIA PR-EXISTENTE NA SUA CABEA, REFORANDO-A. NA PARTICIPAO MATERIAL, COMO O PRPRIO NOME SUGERE, O AGENTE PARTICIPA MATERIALMENTE COM A CONDUTA. EX: TCIO FORNECE UMA ARMA PARA MVIO MATAR SEU DESAFETO, LOGO, PARTCIPE DO DELITO.

O sujeito ativo do crime recebe, de acordo com a situao processual em que se encontra, a terminologia de indiciado (no inqurito policial), agente (sentido geral), acusado (aps a denncia do Ministrio Pblico), denunciado, ru, sentenciado, dentre outros.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Neste ponto, para sua PROVA, no h necessidade de voc conhecer a diferena jurdica de indiciado para ru ou mesmo de acusado para agente. Basta apenas que voc saiba que se aparecer uma das supracitadas denominaes, a banca estar se referindo ao SUJEITO ATIVO. Ainda dentro do tema, para que um indivduo seja considerado sujeito ativo, necessrio que ele detenha capacidade penal, que nada mais do que o conjunto de condies exigidas para que um sujeito possa se tornar titular de direitos ou obrigaes no campo do direito penal. Exatamente por isso que os mortos ou os animais e entes inanimados no podem ser SUJEITOS ATIVOS, podendo, entretanto, serem objetos ou instrumentos do crime (ex: sujeito que treina co para matar algum. O co instrumento do crime e no sujeito ativo). Bom, caro(a) aluno(a), at aqui falamos das pessoas FSICAS, mas e as PESSOAS JURDICAS, podem se enquadrar como SUJEITO ATIVO de um delito? H duas correntes em relao pessoa jurdica poder ser sujeito ativo: 1) TEORIA DA FICO A personalidade jurdica somente existe por determinao da lei e dentro dos limites por ela fixados. No tem a pessoa jurdica conscincia e vontade prprias. uma fico legal. Para esta corrente, a pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo do crime, pois no tem capacidade penal. Quem atua por ela so seus membros, seus diretores, que sero responsabilizados pelo delito cometido em nome da pessoa jurdica. Assim, somente os responsveis concretos pelo delito (gerentes, diretores) so responsabilizados penalmente. 2) TEORIA DA REALIDADE (PREDOMINANTE) Existe o entendimento de que a pessoa jurdica um ser natural e que tem vontades prprias. Conforme Nucci, "porque elas fazem com que se reconhea, modernamente, sua vontade, no no sentido prprio que se atribui ao ser humano, resultante da prpria existncia natural, mas em um plano pragmtico-sociolgico, reconhecvel socialmente. Essa perspectiva permite a criao de um conceito denominado 'ao delituosa institucional', ao lado das aes humanas individuais". Diante disso, entende-se que a pessoa jurdica possa delinquir. Tal entendimento o adotado pela banca e tambm pelo Superior Tribunal de Justia nos seguintes termos:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 889528 SC 2006/0200330-2 PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. DENNCIA REJEITADA PELO E. TRIBUNAL A QUO. SISTEMA OU TEORIA DA DUPLA IMPUTAO. Admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais desde que haja a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio, uma vez que "no se pode compreender a responsabilizao do ente moral dissociada da atuao de uma pessoa fsica, que age com elemento subjetivo prprio" cf. Resp n 564960/SC, 5 Turma, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJ de 13/06/2005 (Precedentes). Recurso especial provido.

Assim, sendo propositalmente repetitivo:

ADMITE-SE A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURDICA

A adoo deste entendimento tem por base diversos dispositivos que deixam clara a opo do legislador em aplicar a teoria da realidade em nosso ordenamento jurdico. A CF/88, nos artigos 173, 5 e 225, 3, determinou que a legislao ordinria estabelecesse a punio da pessoa jurdica nos atos cometidos contra a economia popular, a ordem econmica e o meio ambiente. Veja:

Art. 173 [...] 5 - A lei, sem prejuzo da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa jurdica, estabelecer a responsabilidade desta, sujeitando-a s punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A Lei n. 9.605/98, referente aos delitos cometidos em desfavor do meio ambiente, fez com que essa teoria ganhasse fora, uma vez que, em seu artigo 3, disps: Art. 3 As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. Pargrafo nico. A responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato. (grifo nosso) 2.1.2.2 SUJEITO ATIVO QUALIFICADO Conforme vimos, a maioria dos crimes podem ser cometidos por qualquer pessoa, bastando apenas a capacidade penal geral. Entretanto, h crimes que reclamam determinada capacidade especial penal por parte do sujeito ativo, ou seja, certa posio jurdica (Ex: Ser funcionrio pblico para cometer o crime de peculato), ou posio de fato (Ex: Ser gestante para cometer auto-aborto - infanticdio). Nesses casos, os sujeitos ativos so chamados de "sujeitos ativos qualificados", os quais praticam os crimes prprios.

CRIME PRPRIO QUANTO AO SUJEITO ATIVO AQUELE QUE EXIGE DO AGENTE CERTOS REQUISITOS NATURAIS OU SOCIAIS QUE O TORNA CAPAZ DE FIGURAR COMO SUJEITO EXECUTOR DAQUELE CRIME. EXEMPLIFICA-SE COM OS CRIMES QUE EXIGEM A CONDIO DE "FUNCIONRIO PBLICO" PARA QUE POSSA O INDIVDUO PERPETRAR A INFRAO.

2.1.2.3 SUJEITO PASSIVO o titular do bem jurdico lesado ou ameaado. o coitado que morre no crime de homicdio, o marido que sofre leses corporais graves de sua mulher, ou mesmo o possuidor da coisa no furto. Nada impede que, em um determinado delito, dois ou mais sujeitos passivos existam, desde que estes tenham sido lesados ou ameaados em seus bens jurdicos definidos no tipo penal.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Pode ser denominado de vtima ou de ofendido e divide-se em duas espcies: 1 - SUJEITO PASSIVO FORMAL OU MEDIATO O ESTADO!!!

Mas, como assim, professor? Um indivduo vtima de roubo, por exemplo, e o sujeito passivo o Estado?. Exatamente!!! O Estado o sujeito passivo mediato, pois, por ser o titular do mandamento proibitivo no observado pelo sujeito ativo, sempre lesado pela conduta do sujeito ativo. 2 - SUJEITO PASSIVO MATERIAL OU IMEDIATO o titular do interesse penalmente protegido. aquele que sofre a leso do bem jurdico de que titular (vida, integridade fsica, honra etc.). Podem ser sujeito passivo material: AS PESSOAS FSICAS Art. 121. Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos O ESTADO Ex: Crimes contra a Administrao Pblica: Ex: Homicdio:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio A PESSOA JURDICA Ex: A companhia de seguro, como pessoa jurdica (art. 171, 2, V, CP - fraude para o recebimento de indenizao ou valor de seguro - Estelionato) A COLETIVIDADE (art. 286, CP incitao ao crime).

Art. 286 - Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa. 3 - SUJEITO PASSIVO CASOS ESPECIAIS Existem determinados casos, comumente exigidos em PROVA, que, embora no saiam da regra, so importantes de serem citados para que voc no precise nem pensar para marcar a resposta correta: Incapaz O incapaz pode ser sujeito passivo de delitos, pois tambm titular de direitos, como a vida e a liberdade (entre outros).
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

H delitos em que somente podem figurar como sujeitos passivos os incapazes. Ex: recm-nascido ser vtima de infanticdio (art. 123, CP); menor de idade ser sujeito passivo de abandono intelectual (art. 246, CP). Morto O ser humano morto no pode ser sujeito passivo de nenhum delito, pois no titular de direitos, podendo ser simplesmente o objeto material do delito. Caso seja praticada alguma conduta atentando contra eles, restar configurado um crime contra o respeito aos mortos (arts. 209 a 212, CP) e a vtima, neste caso, ser sua famlia ou a coletividade, e no o morto em si. Nascituro O nascituro pode ser sujeito passivo, pois o feto tem direito vida, sendo esta protegida pela punio do aborto. Animais e coisas inanimadas Os animais e as coisas no so vtimas de crime, figurando apenas como objeto material. Da resulta que em caso de leso a coisas ou animais, os sujeitos passivos so os seus proprietrios ou a coletividade. Mas e nos crimes contra a fauna? Como j disse, a coletividade que figura como vtima. De fato, ela a ver preservado todo o patrimnio

titular do interesse ambiental.

de

Agora, caro(a) aluno(a), um questionamento: Podemos afirmar que o sujeito passivo do delito sempre o prejudicado pelo crime? A reposta negativa, pois, ainda que muitas vezes tais caractersticas se renam na mesma pessoa, as situaes so diversas. Sujeito passivo o titular do bem lesado, enquanto o prejudicado qualquer pessoa a quem o crime traga danos, patrimoniais ou no. Imagine que Tcio, casado com Mvia, tem a sua aliana roubada. Quem o sujeito passivo? Tcio, pois ele era o titular do bem jurdico protegido. E a maior prejudicada? A esposa, claro, pois Tcio no exibe mais o smbolo de seu enlace matrimonial... (ALUNAS, no briguem com o professor... Aposto que na hora da prova vocs vo lembrar deste exemplo!!!)

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.1.3 OBJETO DO CRIME o bem ou objeto contra o qual se dirige a conduta criminosa. Pode ser: JURDICO Objeto jurdico do crime o interesse protegido pela lei penal ou, como diz Nuvolone, "o bem ou interesse que o legislador tutela, em linha abstrata de tipicidade (fato tpico), mediante uma incriminao penal". MATERIAL Objeto material ou substancial do crime a pessoa ou coisa sobre a qual recai a conduta criminosa, ou seja, aquilo que a ao delituosa atinge. Est ele direta ou indiretamente indicado na figura penal. Assim, "algum" (o ser humano) objeto material do crime de homicdio (art. 121), a "coisa alheia mvel" o dos delitos de furto (art. 155) e roubo (art. 157) etc. Art. 121. Matar algum [...] Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel [...] Agora, para finalizar, um questionamento que inclusive j foi objeto de prova: H crime sem objeto? A resposta ... DEPENDE, pois:

NO H CRIME SEM OBJETO JURDICO, POIS QUALQUER CRIME VIOLA UMA LEI. ENTRETANTO POSSVEL UM DELITO SEM OBJETO MATERIAL. EXEMPLO: ATO OBSCENO (ARTIGO 233 DO CDIGO PENAL).

2.2 CRIME: CLASSIFICAES


A partir de agora comearemos a tratar das diversas classificaes aplicveis aos crimes, assunto esse que acompanhar voc at a nossa ltima aula, ou melhor... AT A PROVA!!!

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Sendo assim, forme uma base forte e entenda bem os conceitos, para construir, at o final do curso, uma fortaleza abrangendo todo o Direito Penal. Dito isto, vamos comear: A classificao dos crimes se subdivide em legal e doutrinria: LEGAL a qualificao, ou seja, o nome atribudo ao delito pela lei penal. Na Parte Especial do Cdigo Penal, todo crime acompanhado por sua denominao legal (nomem iuris). Sendo assim, diante desta definio, como sabermos o nome do crime previsto no artigo 165 do Cdigo Penal? Art. 165 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artstico, arqueolgico ou histrico. A resposta fcil. Basta abrir o cdigo no artigo 165 e encontrar a denominao: Dano em coisa de valor artstico, arqueolgico ou histrico. DOUTRINRIA o nome dado por estudiosos do direito a determinadas espcies de crime. Nesta aula, vamos ater nossos estudos classificao doutrinria e, dentre as incontveis existentes, somente quelas que importam para a SUA PROVA.

2.2.1 CRIMES COMUNS, CRIMES PRPRIOS E DE MO PRPRIA CRIMES COMUNS qualquer pessoa. So os delitos que podem ser praticados por

Exemplo: Homicdio, furto etc. CRIMES PRPRIOS So aqueles que exigem ser o agente portador de capacidade especial. Exemplo: Peculato (s pode ser praticado por funcionrio pblico). CRIMES DE MO PRPRIA So passveis de serem cometidos por qualquer pessoa, mas no podem ser praticados por intermdio de outrem, ou seja, tais crimes no admitem coautoria, mas apenas a participao. Exemplo: Falso testemunho.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Para ficar ainda mais claro: Um advogado pode induzir ou instigar uma testemunha a faltar com a verdade, mas jamais poder, em juzo, mentir em seu lugar ou juntamente com ela. Sendo assim, quem pode cometer o delito de falso testemunho? Qualquer pessoa QUANDO for testemunha. 2.2.2 CRIMES INSTANTNEOS, PERMANENTES E INSTANTNEOS DE EFEITOS PERMANENTES CRIME INSTANTNEO aquele que, quando consumado, encerrase. A consumao ocorre em determinado momento e no mais se prossegue. Exemplo: Furto. CRIME PERMANENTE Existe quando a consumao se prolonga no tempo, dependente da ao ou omisso do sujeito ativo. No se admite a tentativa. Exemplo: Crcere Privado DELITO INSTANTNEO DE EFEITOS PERMANENTES aquele em que a permanncia do efeito no depende do prolongamento da ao do sujeito ativo, ou seja, ocorre quando, consumada a infrao em dado momento, os efeitos permanecem, independentemente da vontade do sujeito. Exemplo: Crime de bigamia previsto no artigo 235 do CP. Art. 235 - Contrair algum, sendo casado, novo casamento: Pena - recluso, de dois a seis anos. Se um indivduo j casado e casa novamente, no momento do segundo matrimnio j consumado o delito (instantneo), mas, independentemente da vontade dele, o efeito do crime permanecer enquanto estiver casado. 2.2.3 CRIMES COMISSIVOS, OMISSIVOS PRPRIOS E OMISSIVOS IMPRPRIOS CRIMES COMISSIVOS So os que exigem, segundo o tipo penal objetivo (descrio abstrata de um comportamento), em princpio, uma atividade positiva do agente, ou seja, uma ao. Exemplo: Roubo.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS OU PUROS So os que objetivamente so descritos com uma conduta negativa, ou seja, de no fazer o que a lei determina, consistindo a omisso na transgresso da norma jurdica. a omisso do autor quando deve agir. Exemplo tpico a omisso de socorro prevista no artigo 135 do Cdigo Penal. Observe: Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica

OBSERVE QUE NOS CRIMES PRPRIOS EXISTE UMA NORMA PENAL QUE TIPIFICA A OMISSO. SENDO ASSIM, PARA SUA PROVA, SE ESTIVER PRESENTE NO CDIGO PENAL UMA TIPIFICAO PARA UMA OMISSO, AFIRME: OMISSIVO PRPRIO.

CRIMES OMISSIVOS IMPRPRIOS OU COMISSIVOS POR OMISSO Existem quando a omisso consiste na transgresso do dever jurdico de impedir o resultado, praticando-se o crime que, abstratamente, comissivo. Nestes casos, a lei descreve uma conduta de fazer, mas o agente se nega a cumprir o dever de agir. A obrigao jurdica de agir deve existir, necessariamente. As hipteses de dever jurdico de agir foram previstas no pargrafo 2 do artigo 13 do Cdigo Penal nos seguintes termos: Art. 13. [...] 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

IMAGINE QUE TCIO EST NA PRAIA QUANDO MVIA PERGUNTA A ELE SE PODE OLHAR SEU FILHO ENQUANTO ELA ENTRA NA GUA. TCIO, IMPRESSIONADO COM OS ATRIBUTOS CORPORAIS DE MVIA, ACEITA A RESPONSABILIDADE E, ENQUANTO ACOMPANHAVA COM SEU OLHAR O TRAJETO MVIA-GUA, A CRIANA VAI PARA O MAR E MORRE AFOGADA. NESTE CASO, EXISTE ALGUMA NORMA PENALIZADORA EM QUE TCIO IR SE ENQUADRAR PELA OMISSO? A RESPOSTA NEGATIVA. TCIO SER ENQUADRADO EM HOMICDIO CULPOSO. LOGO, COM BASE NO ARTIGO 13, 2, B COMETEU UM CRIME OMISSIVO IMPRPRIO.

2.2.4 CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA CRIME MATERIAL aquele em que o tipo penal guarda em seu interior uma conduta e um resultado naturalstico, sendo a ocorrncia deste ltimo necessria para a consumao. Exemplo: o caso do homicdio, cuja consumao caracterizada pelo falecimento da vtima. CRIME FORMAL aquele crime que se tem como consumado independente do resultado naturalstico, no exigindo para sua consumao o resultado pretendido pelo agente. Ressalto que neste tipo de delito o resultado pode at ocorrer, mas, para a consumao do crime, indiferente. Exemplos: No delito de ameaa, a consumao d-se com a prtica do fato, no se exigindo que a vtima realmente fique intimidada. No de injria, suficiente que ela exista, independentemente da reao psicolgica do indivduo. NO CRIME DE MERA CONDUTA A lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentando-se com a ao ou omisso do agente. Em outras palavras, o tipo no descreve o resultado, consumando-se a infrao com a simples conduta. Exemplos: Violao de domiclio, ato obsceno, omisso de notificao de doena e a maioria das contravenes.

OS CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA SO CLASSIFICADOS EM RELAO AO SEU RESULTADO.


Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.2.5 CRIMES SIMPLES, QUALIFICADOS E PRIVILEGIADOS CRIME SIMPLES Ocorre quando o tipo legal nico. Neles, a leso jurdica una e seu contedo no apresenta qualquer circunstncia que aumente ou diminua sua gravidade. Exemplo: homicdio simples. Quando o legislador, ao tipo bsico ou CRIME QUALIFICADO fundamental, agrega situao que eleva ou majora a pena, tal qual se d com o homicdio (art. 121 e par. 2).
Art. 121 [...] 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime:

No surge a formao de um novo tipo penal, mas apenas uma forma mais grave de ilcito. CRIME PRIVILEGIADO aquele em que, ao tipo bsico e fundamental, a lei agrega circunstncias que o torna menos grave. Exemplo: O homicdio praticado por relevante valor moral e o furto de pequeno valor praticado por agente primrio. 2.2.6 CRIMES COMPLEXOS CRIMES COMPLEXOS Quando encerra dois ou mais tipos em uma nica descrio legal (ex.: roubo = furto + ameaa) ou quando, em uma figura tpica, abrange um tipo simples acrescido de fatos ou circunstncias que, em si, no so tpicos (ex.: constrangimento ilegal = crime de ameaa + outro fato, que a vtima fazer o que no quer ou no fazer o que deseja).

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Esquematizando:

CLASSIFICAO

DESCRIO SUSCINTA

EXEMPLO

COMUNS

PRATICADOS POR QUALQUER PESSOA. PRATICADOS POR PORTADORES CAPACIDADE ESPECIAL. DE

FURTO

PRPRIOS

PECULATO

MO PRPRIA

COMETIDOS POR QUALQUER PESSOA, MAS NO PODEM SER PRATICADOS POR INTERMDIO DE OUTREM. QUANDO CONSUMADO, ENCERRA-SE. PROLONGA-SE NO TEMPO, DEPENDENTE DA AO OU OMISSO DO SUJEITO ATIVO. CONSUMADA A INFRAO EM DADO MOMENTO, OS EFEITOS PERMANECEM, INDEPENDENTEMENTE DA VONTADE DO SUJEITO. ATIVIDADE UMA AO. POSITIVA DO AGENTE,

FALSO TESTEMUNHO

CRIMES INSTANTNEOS

FURTO

PERMANENTES

CRCERE PRIVADO

INSTANTNEOS DE EFEITOS PERMANENTES

BIGAMIA

CRIMES COMISSIVOS

ROUBO

OMISSIVOS PRPRIOS

CRIME QUE, ABSTRATAMENTE, OMISSIVO. A OMISSO DO AUTOR QUANDO DEVE AGIR. CRIME QUE, ABSTRATAMENTE, COMISSIVO. A LEI DESCREVE UMA CONDUTA DE FAZER, MAS O AGENTE SE NEGA A CUMPRIR O DEVER DE AGIR. UMA CONDUTA E UM RESULTADO NATURALSTICO, SENDO A OCORRNCIA DESTE LTIMO NECESSRIA PARA A CONSUMAO. CONSUMADO INDEPENDENTE RESULTADO NATURALSTICO. NO EXIGE QUALQUER NATURALSTICO. DO

OMISSO DE SOCORRO

OMISSIVOS IMPRPRIOS

ART. 13 CP ME DEIXA DE ALIMENTAR A CRIANA

MATERIAIS

HOMICDIO MORTE

FORMAIS

AMEAA

MERA CONDUTA

RESULTADO

ATO OBSCENO

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO
OCORRE QUANDO O TIPO LEGAL NICO. AO TIPO SIMPLES, AGREGA SITUAO QUE ELEVA OU MAJORA A PENA. HOMICDIO SIMPLES

SIMPLES

QUALIFICADOS

ART. 121, 2

PRIVILEGIADOS

CIRCUNSTNCIAS DO CRIME SO MINORATIVAS, ISTO , SE ATENUAM A PENA.

HOMICDIO PRATICADO POR RELEVANTE VALOR MORAL ROUBO = FURTO + AMEAA

COMPLEXO

DOIS OU MAIS TIPOS EM UMA NICA DESCRIO LEGAL.

2.3 CRIME: FATO TPICO


Fato tpico o comportamento humano (positivo ou negativo) que se enquadra perfeitamente nos elementos descritos na norma penal. Exemplo: Tcio esfaqueia Mvio, que vem a falecer devido s leses Enquadramento de Tcio na conduta definida no artigo 121 do Cdigo Penal: Art. 121. Matar algum[...] Pena - recluso, de seis a vinte anos. Sendo assim, caro(a) aluno(a), fica fcil encontrar a definio de fato atpico, que nada mais do que aquele que NO se enquadra em nenhum dispositivo da lei penal. Para exemplificar: Mvio, pai de Tcia (22 anos), mantm relaes sexuais com a filha, que consente que tal ato acontea. Neste caso, h crime? Claro que no! A conduta pode at ser considerada imoral, mas, por haver consentimento de ambas as partes, no se enquadra em nenhuma norma penal e, consequentemente, atpico. O fato tpico composto dos seguintes elementos: 1. CONDUTA 2. RESULTADO NATURALSTICO 3. NEXO DE CAUSALIDADE 4. TIPICIDADE S para ficar bem claro, no primeiro exemplo, h uma conduta, a de o sujeito esfaquear a vtima. O resultado a morte. O nexo entre a conduta e o
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

resultado que a vtima faleceu em consequncia das leses produzidas pelas facadas. E o acontecimento se enquadra no art.121 do CP. Mas agora pergunto, e para responder pense na classificao dos crimes que vimos nesta aula: Sempre os quatro elementos estaro simultaneamente presentes para a caracterizao de um fato tpico??? A resposta negativa, pois s estaro presentes, concomitantemente, nos CRIMES MATERIAIS CONSUMADOS, pois estes, como j vimos, guardam em si uma conduta e um resultado naturalstico, exigindo a produo deste para a sua consumao. Na tentativa e nos crimes de mera conduta, diferentemente, no h resultado naturalstico e nem nexo causal, limitando-se o fato tpico aos elementos CONDUTA e TIPICIDADE. E nos crimes formais? Nos crimes formais, o resultado pode at acontecer, mas no necessrio para a consumao. Sendo assim, podemos afirmar que ser necessrio para caracterizar um fato tpico proveniente de um delito formal, somente a CONDUTA e a TIPICIDADE. Esquematizando:

NEXO CAUSAL

RESULTADO

CRIMES MATERIAIS CONSUMADOS


CONDUTA

FATO TPICO

CRIMES TENTADOS, FORMAIS E DE MERA

TIPICIDADE

CONDUTA

2.3.1 CONDUTA Um dos mais fascinantes temas do direito penal o estudo da conduta ou ao, no s pelas suas prprias caractersticas, mas mais pelas divergncias que cria em relao ao estudo do crime.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Realmente, qualquer espcie de crime, seja doloso ou culposo, somente tem sua exteriorizao no mundo natural atravs da realizao de uma conduta e h muito j se dizia que "nullum crimem sine actione", ou seja, no h crime sem uma respectiva ao humana. O estudo da conduta feito com base em teorias que voc ver logo aps o quadro abaixo:

DOLO E CULPA QUAL A DIFERENA? QUANDO ALGUM QUER COMETER UM DELITO OU ASSUME O RISCO DE COMET-LO, ELE ESTAR AGINDO DOLOSAMENTE. MAS SE ELE COMETEU O CRIME APENAS POR NEGLIGNCIA, IMPRUDNCIA OU IMPERCIA, ELE ESTAR AGINDO CULPOSAMENTE. ASSIM, SE TCIO D UM TIRO EM MVIO, ELE AGIU DOLOSAMENTE, POIS QUIS MAT-LO. MAS, E SE TCIO DEIXA S UM PROJTIL E, BRINCANDO DE ROLETA RUSSA, COLOCA-O CONTRA A CABEA DE MVIO, APERTA O GATILHO E O MATA? NESTE CASO, ELE PODE AT NO TER QUERIDO MAT-LO, MAS ASSUMIU O RISCO DE FAZ-LO E, POR ISSO, TER AGIDO DOLOSAMENTE. POR OUTRO LADO, SE CAIO DEIXA SEU REVLVER CAIR DA BOLSA SEM QUERER E AO BATER NO CHO ELE DISPARA E MATA TCIA, SER DOLOSO? A RESPOSTA NEGATIVA. SER UM DELITO CULPOSO, POIS ELE NO DESEJOU E NEM ASSUMIU O RISCO DE MATAR TCIA, MAS AGIU COM IMPRUDNCIA, POIS NINGUM DEVERIA ANDAR COM UMA ARMA DESTRAVADA EM UMA BOLSA. FINALIZANDO: IMPERCIA QUANDO ALGUM QUE DEVERIA DOMINAR UMA TCNICA NO A DOMINA. O CASO DO MDICO QUE ERRA NA HORA DE SUTURAR UM PACIENTE. DEPOIS DE SEIS ANOS ESTUDANDO MEDICINA, ELE DEVERIA SABER SUTURAR. SE NO SABE, IMPERITO. NEGLIGNCIA QUANDO AQUELE QUE DEVERIA TOMAR CONTA PARA QUE UMA SITUAO NO ACONTECESSE, NO PRESTA A DEVIDA ATENO E A DEIXA ACONTECER. O CASO DA ME QUE DEVERIA TOMAR CONTA DO NENM QUANDO EST DANDO BANHO NELE, VAI ATENDER O TELEFONE E O NENM ACABA SE AFOGANDO. ELA NO QUERIA E NEM ASSUMIU O RISCO DE MAT-LO, MAS NO TOMOU CONTA O SUFICIENTE PARA EVITAR SUA MORTE. IMPRUDNCIA QUANDO A PESSOA NO TOMA OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA NORMAL TOMARIA. AQUELA QUE, AO DAR MARCHA-R COM O CARRO, ESQUECE DE OLHAR PARA TRS E ACABA ATROPELANDO ALGUM.

2.3.1.1 TEORIA CLSSICA, MECANICISTA, NATURALSTICA OU CAUSAL

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A ideologia dessa teoria nasceu com o intuito de abrandar a sensao vivida na poca do Imprio, quando a vontade do Rei prevalecia e era ele quem ditava as regras de conduta. Em contraposio a essa fase, surgiu a teoria clssica, para que a sociedade ficasse inteiramente adstrita vontade da lei e no mais do monarca. Para os defensores dessa teoria, ficar vinculado literalmente ao texto legal era mais seguro. Interpretar a lei seria muito arriscado, no se podia dar margens a interpretaes, pois essas causariam a insegurana de regredir para a poca Imperial, quando prevalecia a arbitrariedade. Portanto, a nica interpretao possvel do texto legal era a literal, devia-se seguir risca a juno do fato norma. Para a teoria causal da ao, pratica fato tpico aquele que pura e simplesmente d causa ao resultado, independente de dolo ou culpa na conduta do agente, elementos esses que, segundo essa teoria, sero analisados apenas na fase de averiguao da culpabilidade, ou seja, no pertencem conduta. Para saber se o agente praticou fato tpico ou no, deve-se apenas analisar se ele foi o causador do resultado, se praticou a conduta descrita em lei como crime. No se analisa o contedo da conduta, a inteno do agente na ao, trabalha-se com o mero estudo de relao de causa e efeito. Crime, para essa teoria, fato tpico, antijurdico e culpvel, pois o dolo e a culpa, que so imprescindveis para a existncia do crime, pertencem culpabilidade, logo, esta (a culpabilidade) deve fazer parte do conceito de crime para os seguidores dessa teoria.

SISTEMA CLSSICO

Para esclarecer melhor a teoria causal, partimos de um exemplo: Imagine uma pessoa que, ao sair de um restaurante, dirija-se ao depsito para retirar seu guarda-chuva e, por engano, retira guarda-chuva alheio. Para a teoria causal da ao, essa pessoa praticou fato tpico (furto), visto que subtraiu para si coisa alheia mvel. Mesmo que tal pessoa no tenha agido com dolo, praticou fato tpico, ou seja, a conduta descrita em lei como crime. Outro exemplo seria o caso do Sr. Certinho, que estava dirigindo a 40 Km/h em uma via cuja velocidade mxima preceituada era de 60 Km/h. Em determinado momento, uma criana solta a mo de sua me, passa na frente de um caminho (que impedia a viso dos motoristas) e acaba
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

sendo morta pelo carro do Sr. Certinho que, naquele momento, dirigia com a mxima ateno possvel. Neste caso, o Sr. Certinho praticou um FATO TPICO? Para responder a pergunta, temos que pensar segundo o nome da teoria, ou seja, de forma MECNICA. Qual foi a CAUSA da morte da criana? Foi a AO do Sr. Certinho, LOGO... fato tpico! O principal defeito desta teoria separar a conduta praticada no mundo exterior da relao psquica do agente, deixando de analisar sua vontade. Fica claro, portanto, que esta teoria no distingue a conduta dolosa da conduta culposa, pois ambas so analisadas objetivamente, uma vez que no se faz nenhuma indagao sobre a relao psquica do agente para com o resultado. Bastante adotada em dcadas passadas, essa teoria foi ao longo do tempo cada vez mais abandonada, encontrando, hoje, poucos seguidores. 2.3.1.2 TEORIA FINAL OU FINALISTA Hans Welzel foi o grande defensor dessa teoria que surgiu entre 1920 e 1930, diante das constataes neoclssicas, nas quais se observou elementos finalsticos nos tipos penais. Pela corrente neoclssica, tambm denominada neokantista, foi possvel determinar elementos subjetivos no prprio tipo penal, e no somente na culpabilidade. Esta teoria tem como idia inicial a concepo do homem como ser livre e responsvel pelos seus atos. Para esta teoria, conduta o comportamento humano voltado a um fim. Logo, h que ser analisada a FINALIDADE do agente em sua conduta. Para a teoria finalista da ao, que foi a adotada pelo nosso Cdigo Penal, ser tpico o fato praticado pelo agente se este atuou com dolo ou culpa na sua conduta. Se ausente tais elementos, teremos a atipicidade.

CONCLUINDO, A VONTADE DO AGENTE NO PODER MAIS SER SEPARADA DA SUA CONDUTA, AMBAS ESTO LIGADAS ENTRE SI, DEVENDO-SE FAZER UMA ANLISE DE IMEDIATO NO ANIMUS DO AGENTE PARA FINS DE TIPICIDADE.

Para a teoria finalista, crime um fato tpico e antijurdico, sendo a culpabilidade mero pressuposto de aplicao da pena. Sendo assim,
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

analisa-se a conduta do agente se foi dolosa ou culposa, se tal conduta tpica e, por final, como pressuposto de aplicao da pena, verifica-se a culpabilidade do agente.

SISTEMA FINALISTA

PRESSUPOSTO DE APLICAO DA PENA A referida teoria adotada leva em conta o valor da ao, o motivo que levou algum a praticar o delito, ao contrrio da teoria causal que se contenta em apenas ver a relao de causa e efeito da conduta. A teoria finalista se preocupa com o contedo da conduta e da norma, pois muitos tipos penais no seu prprio corpo descrevem elementos que exigem uma finalidade especfica, portanto, no poderamos ignorar essa vontade da lei. Um exemplo de tipo penal que exige finalidade o artigo 216-A do Cdigo que descreve em seu preceito primrio: Art.216A. Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Ora, est claro que o tipo penal incriminador estabelece uma finalidade especial do agente para que este se enquadre no mesmo, exigindo-se a finalidade de obter vantagem ou favorecimento sexual, concluindo que no se pode separar a conduta do agente de sua vontade, deixando claro que nosso Cdigo Penal adotou a teoria finalista da ao. Resumindo: Para a teoria finalista, importa saber se o agente atuou com dolo ou culpa. No estando presentes tais elementos, sua conduta ser atpica. Por outro lado, para a teoria causal, sua conduta seria tpica, porm ele no seria culpvel por ausncia de dolo e culpa, elementos estes que, para a teoria causal, fazem parte da culpabilidade.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.3.1.3 TEORIA SOCIAL A teoria social da ao tem como fundamento a relevncia da conduta perante a sociedade. Para essa teoria, no basta saber se a conduta foi dolosa ou culposa para averiguao do fato tpico, mas, tambm, fazer uma anlise de tal comportamento e classific-lo como socialmente permitido ou no. Se a conduta do agente for considerada social, ou seja, aceita pela sociedade, ser atpica. Para os adeptos da teoria social no podemos taxar como crime uma conduta que perfeitamente aceitvel perante a sociedade e que no gera danos considerveis. A referida teoria alega ser intil punir algum por um fato que a prpria sociedade aceita, ou seja, deve-se observar um elemento social que estaria contido implicitamente no tipo penal. Para essa teoria, s ser tpico o fato que repercute negativamente na sociedade. Em um primeiro momento, caro aluno, a Teoria Social pode at parecer boa para a sociedade, mas devemos, antes de pensar na idia da teoria, responder seguinte pergunta: Quem vai decidir o que aceito ou no pela sociedade? Resposta: Somente o Juiz, e aqui que comeam os problemas. Os crticos da teoria social alegam que esta implica num risco segurana jurdica, pois caberia ao magistrado decidir se tal conduta tpica ou no de acordo com os costumes. Assim, analisando o caso em concreto, se o juiz entender que a ao do agente foi absolutamente socivel, classificar aquela como atpica, ignorando, assim, o direito positivo. Tal teoria no foi concebida pela nossa legislao, entretanto, no se deixa de avaliar a sociabilidade da ao, podendo esta ser utilizada pelo magistrado como critrio de fixao da pena base, com fundamento no artigo 59 do Cdigo Penal. Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade;
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel. 2.3.1.4 EXCLUSO DA CONDUTA No constituem conduta os atos em que no intervm a vontade. So exemplos de hipteses de ausncia de conduta: 1. Caso fortuito e fora maior So acontecimentos imprevisveis e inevitveis que fogem do domnio da vontade do ser humano. Se no h vontade, no h dolo ou culpa. Exemplo: Tcio estava em uma praa, ao lado de uma senhora. Aps uma forte rajada de vento, Tcio arremessado contra a mulher, ferindo-a. Neste caso, houve VONTADE de Tcio? claro que no, logo, no houve conduta. 2. Atos ou movimentos reflexos Consiste em reao automtica em consequncia de uma excitao dos sentidos. Exemplo: Voc lembra daquele martelinho de ortopedista?....Isso mesmo, aquele que bate no joelho e, automaticamente, nossa perna se mexe. Ento, imagine que o mdico bate com este martelinho em seu joelho e, por impulso, a perna acaba atingindo o mdico. Como no h vontade de atingir o ortopedista, tambm no h conduta. 3. Coao fsica irresistvel Imagine que Tcio amarrado enquanto v Mvio sofrer leses corporais graves. Neste caso, ser enquadrado na hiptese de omisso de socorro prevista no artigo 135 do Cdigo Penal? claro que no, pois est sob coao fsica irresistvel. Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica 4. Sonambulismo e hipnose Tambm no h conduta por falta de vontade nos comportamentos praticados em completo estado de inconscincia.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.3.2 RESULTADO Resultado a consequncia provocada pela conduta do agente. Pode ser: JURDICO , simplesmente, a violao da lei penal, mediante a agresso do valor ou interesse por ela tutelado. NATURALSTICO OU MATERIAL a modificao do mundo exterior provocada pela conduta do agente.

Agora, para finalizar, um questionamento. H crime sem resultado? A resposta ... DEPENDE, pois:

NO

CRIME

SEM

RESULTADO

JURDICO,

POIS

QUALQUER CRIME VIOLA UMA LEI. ENTRETANTO POSSVEL UM DELITO SEM RESULTADO NATURALSTICO.

2.3.3 NEXO CAUSAL OU RELAO DE CAUSALIDADE A relao de causalidade ou nexo causal ou nexo de causalidade a forma segundo a qual se verifica o vnculo entre a conduta do agente e o resultado ilcito. Sobre o tema, estabelece o artigo 13 do Cdigo Penal: Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido.

A doutrina considera que a palavra resultado, prevista no incio do artigo 13, refere-se somente ao resultado naturalstico. Sendo assim, para ser determinado o autor de um crime, sempre teremos que verificar o NEXO CAUSAL, correto? CLARO QUE NO!!!!
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Para que se vai verificar o nexo causal em delitos formais ou de mera conduta? Nesses tipos de crimes importa o resultado ou s a conduta? S a conduta! Sendo assim, o estudo da relao de causalidade tem pertinncia apenas nos crimes MATERIAIS. 2.3.3.1 TEORIAS Podem-se destacar duas principais teorias na busca para definir a relao de causalidade. So elas: 1 - DA EQUIVALNCIA DAS CONDIES OU EQUIVALNCIA DOS ANTECEDENTES OU SINE QUA NON Segundo esta teoria, quaisquer das condutas que compem a totalidade dos antecedentes causa do resultado, como, por exemplo, a venda lcita da arma pelo comerciante que no tinha idia do propsito homicida do criminoso comprador. Essa teoria costuma ser lembrada pela profunda frase: A CAUSA DA CAUSA TAMBM CAUSA DO QUE FOI CAUSADO.

Contudo, recebe crticas por permitir o regresso ao infinito, j que, em ltima anlise, at mesmo o inventor da arma seria causador do evento, visto que, se a arma no existisse, tiros no haveria. Na verdade, a responsabilidade de todo delito incidiria em Ado e Eva. J pensou esta teoria aplicada na poca em que o adultrio era crime? Ia para cadeia o vendedor da cama, o dono da indstria de espuma... Enfim, melhor passarmos para a prxima. 2 - DA CAUSALIDADE ADEQUADA Esta teoria considera causa do evento apenas a ao ou omisso do agente apta e idnea a gerar o resultado. Segundo o que dispe essa corrente, a venda lcita da arma pelo comerciante no considerada causa do resultado morte que o comprador produzir, pois vender licitamente a arma, por si s, no conduta suficiente para gerar a morte. Ainda preciso que algum efetue os disparos que a causaro. Portanto, a causa adequada aferida de acordo com o juzo do homem mdio e com a experincia comum. No basta contribuir de qualquer modo para o resultado: A CONTRIBUIO DEVE SER EFICAZ!

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.3.3.2 TEORIA ADOTADA PELO CDIGO PENAL O Cdigo Penal adotou a teoria da equivalncia dos antecedentes, conforme possvel perceber ao observar com ateno o artigo 13 do Cdigo Penal. Veja: Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. (grifo nosso) Sendo assim, para a PROVA, causa todo o comportamento humano, comissivo ou omissivo, que, de qualquer modo, concorreu para a produo do resultado naturalstico, pouco importando o grau de contribuio. Mas, professor, quer dizer que o vendedor de arma, segundo o sistema Brasileiro, pode ser responsabilizado pelo homicdio? A resposta : Depende! Segundo a jurisprudncia dominante, ao interpretar o artigo 13, para que um acontecimento ingresse na relao de causalidade, no basta a mera dependncia fsica. Exige-se ainda a causalidade psquica, ou seja, reclama-se a presena do dolo ou da culpa por parte do agente em relao ao resultado. Como j vimos, a ausncia de dolo ou culpa afasta a conduta, a qual, por seu turno, afasta a configurao do nexo causal. Logo, na pergunta acima, se o vendedor sabia da inteno do comprador e, por no gostar do futuro ofendido, facilitou a venda da arma, sua conduta ser considerada causa do crime de homicdio, cometido posteriormente. Se nada sabia, tal responsabilizao ficar afastada. Resumindo, pelo que vimos at agora o artigo 13 do Cdigo Penal adotou a teoria da equivalncia dos antecedentes. Fcil, concorda? Fcil at demais....E como vida de concurseiro no nada fcil (E eu sei muito bem...), excepcionalmente, a teoria da causalidade adequada tambm adotada no nosso sistema ptrio e isto nos remete necessidade de estudarmos as concausas. Respire fundo e vamos comear!!! 2.3.3.3 CONCAUSAS

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Paralelamente causa, existe o que se denomina, doutrinariamente, concausa. Ou seja, so outras causas que concorrem juntamente no fato ento praticado e do fora, de uma forma ou de outra, ao resultado. As concausas subdividem-se em: CAUSA DEPENDENTE aquela que dependente da conduta. S acontece por causa da conduta e, assim, no exclui a relao de causalidade. Ocorre como uma verdadeira sucesso de acontecimentos previsveis. Exemplo: A morte em um homicdio advm da hemorragia interna que foi causada pelo impacto da bala que veio da exploso provocada pela arma feita pela conduta da pessoa que pressionou o gatilho.

MORTE

HEMORRAGIA

IMPACTO DA BALA

EXPLOSO DA ARMA

CONDUTA

RESULTADO

CAUSA

CAUSA INDEPENDENTE aquela que acontece por motivos diversos da conduta. Apresenta um resultado inesperado e no usual. independente porque tem a capacidade de produzir, por si s, o resultado. Pode ser de natureza absoluta ou relativa, dependendo de sua origem. Absolutamente independente Quando no tem nenhuma relao com a conduta. Por serem independentes, produzem por si ss o resultado naturalstico. Relativamente independente Originam-se da prpria conduta efetuada pelo agente. So relativas,

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

pois no existiriam sem a atuao do agente. Entretanto, tais causas so independentes e, assim, so capazes de produzir por si ss o resultado, j que no se situam no normal trmite do desenvolvimento causal. CAUSA DEPENDENTE CAUSA INDEPENDENTE DA CONDUTA. S ACONTECE POR CAUSA DA CONDUTA. ACONTECE POR MOTIVOS DIVERSOS

Vamos comear tratando das causas absolutamente independentes, que subdividem-se em:

A) PREEXISTENTES So aquelas que j existiam antes da conduta e o efeito dessas de nada interfere no resultado. Exemplo: Tcio verifica que Mvio est deitado na praia e atira dez vezes em regies vitais do desafeto. Posteriormente, o exame necroscpico conclui que no momento dos disparos Mvio j estava morto, pois havia se afogado. A conduta (tiro) no produziu o resultado (morte), pois esta foi causada pelo afogamento preexistente. B) CONCOMITANTE conduta. aquela que ocorre no exato momento da

Exemplo: Caio efetua disparos contra Mvio no exato momento em que o teto da casa cai na cabea deste ltimo. C) SUPERVENIENTES a que se concretiza posteriormente conduta praticada pelo agente, dando causa ao resultado. Exemplo: Tcio ministra uma alta dose de veneno para Caio, entretanto, antes de o veneno comear a fazer efeito, aparece Mvio e efetua inmeros disparos contra Caio, matando-o. Consequncia das causas absolutamente independentes: Perceba que em todas as modalidades o resultado aconteceria independentemente da conduta. Desta forma, h um afastamento do nexo causal entre a conduta e o resultado desejado. Mas, professor, isto quer dizer que o agente ficar impune? 57

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

No! Devem ser imputados ao agente os atos praticados e no o resultado naturalstico, devido ausncia da relao de causalidade. Nos exemplos mencionados, via de regra, responder o agente por tentativa de homicdio e no por homicdio consumado. A partir de agora, voltaremos o estudo para as causas relativamente independentes, que podem ser: A) PREEXISTENTES A causa j existe antes da conduta do agente, entretanto, por si s, no produziria o resultado. Assim, o agente responder integralmente pelo resultado naturalstico. Exemplo: Tcio atira em Mvio e o acerta de raspo. Entretanto Mvio, por ser hemoflico, vem a falecer em virtude dos ferimentos. Perceba que a hemofilia preexistente ao fato, entretanto, o resultado s foi possvel devido atuao de Tcio. B) CONCOMITANTES Ocorrem concomitantemente prtica da conduta e aqui valem os mesmos comentrios quanto s causas relativamente independentes preexistentes, ou seja, responde o agente pelo resultado naturalstico. Exemplo: Mvio, com nimo de matar Tcio, aponta uma arma para ele. Tcio, desesperado, tenta fugir e no momento em que efetuado o disparo, Tcio atropelado por um caminho. C) SUPERVENIENTES Encontram previso no artigo 13, pargrafo 1 do Cdigo Penal. Observe: Art. 13 [...] 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Atravs da anlise atenta do supracitado dispositivo, percebe-se que o legislador optou por criar duas espcies do gnero causas relativamente independentes supervenientes. So elas:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

1. CAUSAS SUPERVENIENTES RELATIVAMENTE INDEPENDENTES QUE NO PRODUZEM POR SI SS O RESULTADO Imagine que Tcio, querendo matar Mvio, por possuir uma pssima mira, erra o corao e acerta em seu brao. Mvio levado ao hospital e, por impercia mdica, vem a falecer. Pergunto: Tcio responder pela morte de Mvio? Para responder a esta pergunta, caro aluno, voc deve se perguntar: Se ele no tivesse levado o tiro teria morrido? claro que no, pois nem para o hospital teria ido. Sendo assim, nas CAUSAS SUPERVENIENTES RELATIVAMENTE INDEPENDENTES QUE NO PRODUZEM POR SI SS O RESULTADO, o agente RESPONDE pelo resultado naturalstico. Neste sentido j se pronunciou o STJ: STJ - HABEAS CORPUS: HC 42559 PE 2005/0042920-6 Processual penal. Habeas corpus. Homicdio qualificado. Novo interrogatrio. Faculdade do julgador. Prova emprestada. Inexistncia de constrangimento ilegal quando existem outros elementos que sustentam a condenao. Causa superveniente relativamente independente. Inexistncia. Teoria da equivalncia dos antecedentes causais. Legtima defesa. Impossibilidade de reconhecimento pela via estreita do writ por exigir exame do conjunto ftico-probatrio. Ordem parcialmente conhecida e, nessa parte, denegada. [...] 4. O fato de a vtima ter falecido no hospital em decorrncia das leses sofridas, ainda que se alegue eventual omisso no atendimento mdico, encontra-se inserido no desdobramento fsico do ato de atentar contra a vida da vtima, no caracterizando constrangimento ilegal a responsabilizao criminal por homicdio consumado, em respeito teoria da equivalncia dos antecedentes causais adotada no Cdigo Penal e diante da comprovao do animus necandi do agente. [...]

2. CAUSAS SUPERVENIENTES RELATIVAMENTE INDEPENDENTES QUE PRODUZEM POR SI SS O RESULTADO exatamente a situao trazida no pargrafo 1 do artigo 13.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Segundo o texto legal, a supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Perceba que aqui temos a clara aplicao da teoria da causalidade adequada, no mais sendo considerada causa qualquer evento que tenha concorrido para o resultado. A partir deste dispositivo, no cabe para ser responsabilizado apenas uma contribuio, mas sim uma contribuio ADEQUADA ao resultado naturalstico.

Conforme j vimos, segundo a teoria da causa adequada, a causa aferida de acordo com o juzo do homem mdio e com a experincia comum. No basta contribuir de qualquer modo para o resultado: A CONTRIBUIO DEVE SER EFICAZ!

Vamos exemplificar para facilitar o entendimento: Tcio efetua um disparo e acerta no brao de Mvio. Mvio levado de ambulncia para o hospital. Entretanto, durante o trajeto ocorre um acidente, a ambulncia bate e Mvio morre em razo da batida. Neste caso, estamos diante de uma causa superveniente relativamente independente que por si s produziu o resultado e, consequentemente, o agente no ser responsabilizado pela morte e, somente, pelos atos anteriores. Mas, professor... Agora minha cabea ficou uma baguna... Aqui no a mesma situao anteriormente apresentada em que ele morria no hospital? No posso pensar que ele s estava na ambulncia devido aos disparos efetuados? Perceba, concurseiro(a), que h uma grande diferena: No caso em que ele vai para o hospital e morre por impercia mdica, ele morre devido ao agravamento dos ferimentos provenientes do disparo. Diferentemente, a causa da morte no caso da ambulncia no h qualquer relao DIRETA com os ferimentos. VAMOS AGORA ESQUEMATIZAR TUDO O QUE VIMOS COM RELAO S CONCAUSAS, A FIM DE ORGANIZAR AS IDIAS:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

PREEXISTENTES ROMPEM O NEXO CAUSAL E RESPONDE

ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES

CONCOMITANTES

O AGENTE PELOS ATOS PRATICADOS AT ENTO

SUPERVENIENTES

CAUSAS

DEPENDENTES

NO ROMPEM O NEXO PREEXISTENTES CAUSAL E RESPONDE O AGENTE PELO RESULTADO CONCOMITANTES NATURALSTICO

RELATIVAMENTE INDEPENDENTES

SUPERVENIENTES

QUE NO PRODUZIRAM POR SI SS O RESULTADO

QUE PRODUZIRAM POR SI SS O RESULTADO

ROMPEM O NEXO CAUSAL

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

2.3.3.4 RELEVNCIA DA OMISSO Omisso relevante para o Direito Penal o no cumprimento de um dever jurdico de agir em circunstncias tais que o omitente tinha a possibilidade fsica ou material de realizar a atividade devida. Consequentemente, a omisso passa a ter existncia jurdica desde que preencha os seguintes pressupostos: 1 - Dever jurdico que impe uma obrigao de agir ou uma obrigao de evitar um resultado proibido; 2 - Possibilidade fsica, ou material, de agir.

A OMISSO PENALMENTE RELEVANTE QUANDO O OMITENTE PODIA E DEVIA AGIR PARA EVITAR O RESULTADO.

Sobre o tema, dispe o Cdigo Penal: Art. 13 [...] 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. O supra dispositivo s aplicado aos crimes omissivos imprprios (comissivos por omisso), isto , aqueles em que a lei penal no cria um tipo penal para a omisso, mas diz que se deixar de agir para impedir um resultado tutelado penalmente, estar cometendo o delito. Esta deduo sobre a aplicabilidade do pargrafo 2 obvia, pois, se para os crimes omissivos prprios temos uma norma que tipifica a omisso, claro que eles no iro se enquadrar no supracitado dispositivo e sero sempre penalmente relevantes.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Sei que j tratamos da classificao dos crimes, mas s para ter certeza que voc entendeu, pergunto: possvel um homicdio por omisso? A resposta positiva, pois se o indivduo tinha o dever de impedir o resultado e no o fez, ser responsabilizado pela morte. E o crime omissivo prprio ou imprprio se o indivduo tinha o poder e o dever de agir? Resposta: Omissivo imprprio. Segundo o Cdigo Penal, o dever de agir incumbe a quem: a) Tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. Exemplo: Pai que intencionalmente deixa de alimentar seu filho recmnascido, causando sua morte, responde por homicdio doloso; b) De outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado Pode resultar de relao contratual, profisso ou quando, por qualquer outra forma, assumiu a pessoa a posio de garantidora de que o resultado no ocorreria; o dever jurdico no decorre da lei, mas de uma situao ftica. Exemplo: Salva-vidas que zela pela segurana dos banhistas de um clube; c) Com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Exemplo: Aquele que, por brincadeira, joga uma pessoa na piscina e, posteriormente, percebe que esta no sabe nadar, tem o dever de salvla; se no o fizer, responde pelo crime. 2.3.4 TIPICIDADE Como ltimo elemento do fato tpico tem-se a TIPICIDADE, que a correspondncia exata, a adequao perfeita entre o fato natural, concreto e a descrio contida na lei.

******************************************************

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Futuros Delegados,

Chegamos ao final de nossa primeira aula e agora hora de consolidar os conceitos aqui aprendidos. Hoje, apresentarei os exerccios sobre a aplicabilidade da lei penal e um resumo sobre o tema. Na prxima aula, voc ver os exerccios sobre a Teoria do Crime e, tambm, um resumo a fim de consolidar os principais conceitos.

Abraos e bons estudos,

Pedro Ivo

O xito na vida no se mede pelo que voc conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.
Abraham Lincoln

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA

DA APLICAO DA LEI PENAL Lei penal no tempo Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Lei excepcional ou temporria Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. Tempo do crime Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Territorialidade Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Lugar do crime Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Extraterritorialidade Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1 - Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Pena cumprida no estrangeiro Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. Contagem de prazo Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

PONTOS PRINCIPAIS TRATADOS NA AULA


DA APLICAO DA LEI PENAL

01) Princpio da legalidade (reserva legal): no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. (AULA 00) 02) Princpio da anterioridade: no h crime sem lei anterior que o defina; no h pena sem prvia imposio legal. (AULA 00) Eficcia Temporal da Lei Penal 03) Tempo do crime: Tempo do crime o momento em que ele se considera cometido. 04) Teoria da atividade (art.4): Atende-se ao momento da prtica da ao (ao ou omisso); Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que seja outro o momento do resultado. a teoria adotada pelo CP. 05) Teoria do resultado: Considera o tempo do crime o momento da produo do resultado. 06) Teoria mista (ubiquidade): Considera o momento da ao ou do resultado. Eficcia da Lei Penal no Espao 07) Princpio da territorialidade: A lei penal s tem aplicao no territrio do Estado que a determinou, sem atender nacionalidade do sujeito ativo do delito ou do titular do bem jurdico lesado. 08) Princpio da nacionalidade: A lei penal do Estado aplicvel a seus cidados onde quer que se encontrem; divide-se em: a) Princpio da nacionalidade ativa (aplica-se a lei nacional ao cidado que comete crime no estrangeiro, independentemente da nacionalidade do sujeito passivo); b) Princpio da personalidade passiva (exige que o fato praticado pelo nacional no estrangeiro atinja um bem jurdico do seu prprio Estado ou de um co-cidado). 09) Princpio da defesa: Leva em conta a nacionalidade do bem jurdico lesado pelo crime, independentemente do local de sua prtica ou da nacionalidade do sujeito ativo. 10) Princpio da justia penal universal: Preconiza o poder de cada Estado de punir qualquer crime, seja qual for a nacionalidade do delinqente e da vtima ou o Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO local de sua prtica. 11) Princpio da representao: Nos seus termos, a lei penal de determinado pas tambm aplicvel aos delitos cometidos em aeronaves e embarcaes privadas, quando realizados no estrangeiro a a no venham a ser julgados. * O CP adotou o princpio da territorialidade como regra; os outros como exceo. 12) Lugar do crime: Lugar do crime o lugar onde ele se considera praticado. 13) Teoria da atividade: De acordo com ela, considerado lugar do crime aquele em que o agente desenvolveu a atividade criminosa, onde praticou os atos executrios. 14) Teoria do resultado: O local do crime o lugar da produo do resultado. 15) Teoria da ubiquidade (art. 6, CP): Nos termos dela, lugar do crime aquele em que se realizou qualquer dos momentos do iter criminis, seja da prtica dos atos executrios, seja da consumao. a teoria adotada pelo Cdigo Penal. 16) Extraterritorialidade: ressalva a possibilidade de renncia de jurisdio do Estado, mediante convenes, tratados e regras de direito internacional; o art. 7 prev uma srie de casos em que a lei penal brasileira tem aplicao a delitos praticados no estrangeiro. No esquea de rever o citado artigo. Disposies Finais do Ttulo I da Parte Geral 17) Contagem de prazo: O art. 10 do CP estabelece regras a respeito. Determina a primeira regra que o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo; J a segunda determina que no prazo penal, os dias, os meses e os anos so contados de acordo com o calendrio comum, tambm chamado de gregoriano. Os meses so calculados com o nmero de dias caractersticos de cada um deles, e no como um perodo de 30 dias.

PARA CLCULOS EM PROVA, IMPORTANTE OBSERVAR A SEGUINTE REGRA: SEMPRE DEVE SER CONSIDERADA NA OPERAO A DIMINUIO DE UM DIA EM RAZO DE SER COMPUTADO O DIA DO COMEO. DESTA FORMA, SE A PENA DE UM ANO E TEVE INCIO EM 20 DE SETEMBRO DE 2009, ESTAR INTEGRALMENTE CUMPRIDA EM 19 DE SETEMBRO DE 2010.

18) Fraes no computveis da pena: Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direito, as fraes de dias e, na pena de multa, as Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO fraes de cruzeiro (art. 11). 19) Legislao especial: As regras gerais do CP so aplicveis aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispe de modo diverso; regras gerais do Cdigo so as normas no incriminadoras, permissivas ou complementares, previstas na Parte Geral ou Especial (art. 12).

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

EXERCCIOS
1. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Uma das funes do princpio da legalidade refere-se proibio de se realizar incriminaes vagas e indeterminadas, visto que, no preceito primrio do tipo penal incriminador, obrigatria a existncia de definio precisa da conduta proibida ou imposta, sendo vedada, com base em tal princpio, a criao de tipos que contenham conceitos vagos e imprecisos. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Conforme observa Bittencourt "Em termos de sanes criminais so inadmissveis, pelo princpio da legalidade, expresses vagas, equvocas ou ambguas." 2. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Considere que um indivduo pratique dois crimes, em continuidade delitiva, sob a vigncia de uma lei, e, aps a entrada em vigor de outra lei, que passe a consider-los hediondos, ele pratique mais trs crimes em continuidade delitiva. Nessa situao, de acordo com o Cdigo Penal, aplicar-se- a toda a sequncia de crimes a lei anterior, por ser mais benfica ao agente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Apesar de a questo tratar do Cdigo Penal, devemos buscar a resposta na smula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. 3. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Como vimos na aula a lei mais benfica retroativa e ultrativa. 4. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Segundo o art. 6 do Cdigo Penal, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. 5. (CESPE / Analista - STM / 2011) O direito penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de territorialidade quanto aplicao da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e no reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O legislador brasileiro adotou a teoria da territorialidade temperada. 6. (CESPE / Tcnico - ABIN / 2010) Dado o reconhecimento, na CF, do princpio da retroatividade da lei penal mais benfica como garantia fundamental, o advento de lei penal mais favorvel ao acusado impe sua imediata aplicao, mesmo aps o trnsito em julgado da condenao. Todavia, a verificao da lex mitior, no confronto de leis, feita in concreto, cabendo, conforme a situao, retroatividade da regra nova ou ultra-atividade da norma antiga GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A aplicao do direito penal brasileiro regida pelo princpio tempus regit actum, de acordo com o qual deve ser aplicada a lei vigente poca da conduta criminosa. No entanto, caso uma lei mais benfica (lex mitior) ao acusado de um crime entre em vigncia aps a realizao da conduta, essa lei posterior dever ser aplicada, excetuando-se a regra geral. 7. (CESPE / Promotor - MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Esta em conformidade com o disposto no pargrafo 1 do art. 5 do CP.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

8. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, salvo quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, MESMO quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. 9. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) Com relao ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Como vimos, aplica-se a teoria da UBIQUIDADE. 10. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) A lei penal admite interpretao analgica, recurso que permite a ampliao do contedo da lei penal, atravs da indicao de frmula genrica pelo legislador. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A analogia admitida em nosso ordenamento jurdico quando utilizada a favor do ru. Entretanto, a banca no especfica e simplesmente afirma que a interpretao analgica cabvel. Para esse tipo de questo, deve-se partir do pressuposto que a cobrana no sentido de verificar se o candidato sabe que h alguma hiptese existente para a qual cabvel o questionado. Como, no caso em tela, trata-se da interpretao analgica e esta tem ao menos uma hiptese de cabimento (a favor do ru) a assertiva est correta. 11. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est perfeita, pois a analogia in malan partem no admitida em nosso ordenamento jurdico.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

No que respeito aos costumes, embora estes possam de forma mediata influenciar no direito penal, no possuem a fora de definir crimes e criar penas. 12. (CESPE / OAB-SP / 2008) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Essa questo, embora fcil, derruba aqueles candidatos apressados que ao lerem a primeira linha da assertiva j acreditam saber a resposta. Perceba que a assertiva praticamente reproduz o art. 2 do Cdigo Penal, todavia acrescenta os efeitos civis como tambm cessando em virtude da abolitio criminis. Tal afirmao est incorreta, pois os efeitos civis permanecem operando-se somente a extino da punibilidade. 13. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O art. 6 do Cdigo Penal, ao definir o LOCAL do crime, deixa claro a relevncia jurdica do local onde deveria produzir-se o resultado. Observe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. 14. (CESPE / OAB-SP / 2008) A lei excepcional ou temporria, embora tenha decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est perfeita, pois cita a caracterstica particular e necessria das leis excepcionais e temporrias.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Como vimos, para essas duas espcies, opera-se a ultratividade, ou seja, basta que o fato tenha sido praticado na vigncia da lei para que a norma seja aplicada, no importando qualquer revogao ou atenuao posterior. 15. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no momento da produo do resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Ao tratar do tempo do crime o legislador penal achou por bem aplicar a teoria da ATIVIDADE. Segundo esta corrente terica, considerase praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Como a assertiva enuncia a teoria do RESULTADO, est incorreta. 16. (CESPE / MPE-RR / 2008) A lei temporria, aps decorrido o perodo de sua durao, no se aplica mais nem aos fatos praticados durante sua vigncia nem aos posteriores. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 3 do Cdigo Penal segundo o qual: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. 17. (CESPE / MPE-RR / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada que estejam em territrio nacional. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est correta, pois, segundo o art. 5, pargrafo 2 do Cdigo Penal, tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. 18. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A situao descrita a seguinte:
01/01/2008 20/01/2008 01/02/2008 03/02/2008

No caso em tela fica claro que o aborto foi cometido na vigncia da lei e, portanto, em nada importa o dia da denncia. As leis temporrias e excepcionais aplicam-se aos fatos ocorridos na sua vigncia operando-se a ultratividade penal. 19. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira ao crime praticado a bordo de aeronave estrangeira de propriedade privada, em vo no espao areo brasileiro. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Conforme j visto, tanto as embarcaes quanto as aeronaves estrangeiras de propriedade privada, no espao brasileiro (seja este martimo ou areo), estaro sujeitas lei penal brasileira. 20. (CESPE / TCM-GO / 2007) aplicado o princpio real ou o princpio da proteo aos crimes praticados em pas estrangeiro contra a administrao pblica por quem estiver a seu servio. A lei brasileira, no entanto, deixar de ser aplicada quando o agente for absolvido ou condenado no exterior.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo o citado princpio a lei penal aplicada independente da nacionalidade do bem jurdico atingido pela ao delituosa, onde quer que ela tenha sido praticada e independente da nacionalidade do agente. O Estado protege os seus interesses alm fronteiras. 21. (CESPE / Auditor-ES / 2008) Lei posterior que, de qualquer modo, favorea o ru aplica-se a fatos anteriores, ainda que tais fatos j tenham sido julgados por sentena penal condenatria transitada em julgado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A assertiva reproduz o pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Penal que dispe: Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. 22. (CESPE / PC-TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A regra quanto ao direito penal realmente a irretroatividade da lei penal. Todavia tal regra excetuada nas situaes em que lei nova favorece o ru. Consequentemente, incorreta a assertiva. 23. (CESPE / PC-TO / 2008) Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplicase a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: No caso dos crimes permanentes, conforme a smula 711 do STF:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGNCIA ANTERIOR CESSAO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANNCIA. Diante do exposto, fica claro que se uma lei mais grave entra em vigor durante a permanncia, mesmo que mais severa, esta ser aplicada. 24. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) A hierarquia entre a Constituio e o direito penal ocorre na medida em que as disposies deste somente valem e obrigam quando se prestem realizao dos fins constitucionais e prestigiem valores socialmente relevantes, que se prestam ao fim de possibilitar a convivncia social, assegurar nveis mnimos, tolerveis, de violncia, por meio da preveno e represso de ataques a bens jurdicos constitucionalmente relevantes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo trata, predominantemente, do fato de o Cdigo Penal estar sujeito as normas constitucionais e do princpio da interveno mnima segundo o qual o direito penal s deve interferir em bens juridicamente relevantes. 25. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da estrita legalidade ou da reserva legal e o da irretroatividade da lei penal controlam o exerccio do direito estatal de punir, ao afirmarem que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nesta questo a banca se refere ao art. 1 do Cdigo Penal: Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Segundo a supracitada norma o Estado est estritamente sujeito legislao penal na aplicao do seu poder de punir. Obviamente que tal fato limita a atuao do agente pblico e refora o princpio constitucional da legalidade.

26. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da anterioridade, no direito penal, probe que uma lei penal seja aplicada a um delito
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

cometido menos de um ano aps a publicao da norma incriminadora que passou a prever o fato como criminoso. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nesta questo a criatividade do examinador foi grande. Vamos analisar: Na legislao brasileira, o princpio da anterioridade penal est previsto no Art.5, XXXIX da Constituio Federal, e no Art.1 do Cdigo Penal. Segundo o princpio da anterioridade, em concomitncia com o da legalidade, no h crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prvia cominao legal. Perceba, portanto, que a definio apresentada pela banca para o princpio da anterioridade penal est completamente errada, portanto, incorreta a assertiva. 27. (CESPE / TCM-GO / 2007) Quando lei nova que muda a natureza da pena, cominando pena pecuniria para o mesmo fato que, na vigncia da lei anterior, era punido por meio de pena de deteno, no se aplica o princpio da retroatividade da lei mais benigna. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A pena privativa de liberdade considerada a mais rgida das penas. Deste modo, como a pena pecuniria mais branda, aplica-se o princpio da retroatividade da lei mais benigna. 28. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal mais benfica retroativa e ultrativa, enquanto a mais severa no tem extratividade. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A assertiva est perfeita. A norma penal mais severa no retroativa e nem ultrativa, logo no possui qualquer extratividade. Diferentemente, a lei penal mais benfica excepciona a regra da irretroatividade penal cabendo a retroatividade e a ultratividade. 29. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplicar-se- aos fatos anteriores, decididos por sentena condenatria, desde que em trmite recurso interposto pela defesa. GABARITO: ERRADA
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

COMENTRIOS: No caso de lei mais benfica no h necessidade da interposio de qualquer forma de recurso cabendo a auto-aplicao da nova norma. 30. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal excepcional ou temporria aplicar-se- aos fatos ocorridos durante o perodo de sua vigncia, desde que no tenha sido revogada. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Mais uma sobre o tema (O CESPE ADORA!!!). Como j tratamos exaustivamente, no caso das leis temporrias e excepcionais NO IMPORTA se ocorreu ou no revogao, cabendo sempre a ultratividade. 31. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) Pertinentes eficcia da lei penal no espao, destacam-se os princpios da territorialidade, personalidade, competncia real, justia universal e representao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Como vimos em nossa aula, a assertiva apresenta os quatro princpios que atenuam a territorialidade. 32. (CESPE / Juiz - TJ-PI / 2012) Desde que em benefcio do ru, a jurisprudncia dos tribunais superiores admite a combinao de leis penais, a fim de atender aos princpios da ultratividade e da retroatividade in mellius. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Apesar de ser um tema controvertido, tanto o Supremo Tribunal Federal como o Superior Tribunal de Justia no admitem, regra geral, a combinao de leis penais, mesmo que para favorecer o ru. No caso, aplica-se a teoria da ponderao unitria, que repele dita combinao, sob o argumento de ser vedado ao Judicirio a criao de uma terceira pena. 33. (CESPE / Juiz - TJ-PI / 2012) Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, mas, nas de multa, no se desconsideram as fraes da moeda. GABARITO: ERRADA

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

COMENTRIOS: Conforme leciona o art. 11, do Cdigo Penal, desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS


1. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Uma das funes do princpio da legalidade refere-se proibio de se realizar incriminaes vagas e indeterminadas, visto que, no preceito primrio do tipo penal incriminador, obrigatria a existncia de definio precisa da conduta proibida ou imposta, sendo vedada, com base em tal princpio, a criao de tipos que contenham conceitos vagos e imprecisos. 2. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Considere que um indivduo pratique dois crimes, em continuidade delitiva, sob a vigncia de uma lei, e, aps a entrada em vigor de outra lei, que passe a consider-los hediondos, ele pratique mais trs crimes em continuidade delitiva. Nessa situao, de acordo com o Cdigo Penal, aplicar-se- a toda a sequncia de crimes a lei anterior, por ser mais benfica ao agente. 3. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia. 4. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado. 5. (CESPE / Analista - STM / 2011) O direito penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de territorialidade quanto aplicao da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e no reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado. 6. (CESPE / Tcnico - ABIN / 2010) Dado o reconhecimento, na CF, do princpio da retroatividade da lei penal mais benfica como garantia fundamental, o advento de lei penal mais favorvel ao acusado impe sua imediata aplicao, mesmo aps o trnsito em julgado da condenao. Todavia, a verificao da lex mitior, no confronto de leis, feita in concreto, cabendo, conforme a situao, retroatividade da regra nova ou ultra-atividade da norma antiga 7. (CESPE / Promotor - MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. 8. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, salvo quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. 9. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) Com relao ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. 10. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) A lei penal admite interpretao analgica, recurso que permite a ampliao do contedo da lei penal, atravs da indicao de frmula genrica pelo legislador. 11. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. 12. (CESPE / OAB-SP / 2008) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. 13. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado. 14. (CESPE / OAB-SP / 2008) A lei excepcional ou temporria, embora tenha decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia. 15. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no momento da produo do resultado. 16. (CESPE / MPE-RR / 2008) A lei temporria, aps decorrido o perodo de sua durao, no se aplica mais nem aos fatos praticados durante sua vigncia nem aos posteriores.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

17. (CESPE / MPE-RR / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada que estejam em territrio nacional. 18. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. 19. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira ao crime praticado a bordo de aeronave estrangeira de propriedade privada, em vo no espao areo brasileiro. 20. (CESPE / TCM-GO / 2007) aplicado o princpio real ou o princpio da proteo aos crimes praticados em pas estrangeiro contra a administrao pblica por quem estiver a seu servio. A lei brasileira, no entanto, deixar de ser aplicada quando o agente for absolvido ou condenado no exterior. 21. (CESPE / Auditor-ES / 2008) Lei posterior que, de qualquer modo, favorea o ru aplica-se a fatos anteriores, ainda que tais fatos j tenham sido julgados por sentena penal condenatria transitada em julgado. 22. (CESPE / PC-TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. 23. (CESPE / PC-TO / 2008) Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplicase a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. 24. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) A hierarquia entre a Constituio e o direito penal ocorre na medida em que as disposies deste somente valem e obrigam quando se prestem realizao dos
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

fins constitucionais e prestigiem valores socialmente relevantes, que se prestam ao fim de possibilitar a convivncia social, assegurar nveis mnimos, tolerveis, de violncia, por meio da preveno e represso de ataques a bens jurdicos constitucionalmente relevantes. 25. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da estrita legalidade ou da reserva legal e o da irretroatividade da lei penal controlam o exerccio do direito estatal de punir, ao afirmarem que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. 26. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da anterioridade, no direito penal, probe que uma lei penal seja aplicada a um delito cometido menos de um ano aps a publicao da norma incriminadora que passou a prever o fato como criminoso. 27. (CESPE / TCM-GO / 2007) Quando lei nova que muda a natureza da pena, cominando pena pecuniria para o mesmo fato que, na vigncia da lei anterior, era punido por meio de pena de deteno, no se aplica o princpio da retroatividade da lei mais benigna. 28. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal mais benfica retroativa e ultrativa, enquanto a mais severa no tem extratividade. 29. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplicar-se- aos fatos anteriores, decididos por sentena condenatria, desde que em trmite recurso interposto pela defesa. 30. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal excepcional ou temporria aplicar-se- aos fatos ocorridos durante o perodo de sua vigncia, desde que no tenha sido revogada. 31. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) Pertinentes eficcia da lei penal no espao, destacam-se os princpios da territorialidade, personalidade, competncia real, justia universal e representao. 32. (CESPE / Juiz - TJ-PI / 2012) Desde que em benefcio do ru, a jurisprudncia dos tribunais superiores admite a combinao de leis penais, a fim de atender aos princpios da ultratividade e da retroatividade in mellius.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

85

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR: PEDRO IVO

33. (CESPE / Juiz - TJ-PI / 2012) Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, mas, nas de multa, no se desconsideram as fraes da moeda.

GABARITO 1-C 7-C 13-E 19-C 25-C 31-C 2-E 8-E 14-C 20-E 26-E 32-E 3-C 9-E 15-E 21-C 27-E 33-E 4-C 10-C 16-E 22-E 28-C ***** 5-E 11-C 17-C 23-C 29-E ***** 6-C 12-E 18-E 24-C 30-E *****

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

86

Das könnte Ihnen auch gefallen