Sie sind auf Seite 1von 31

A COMPREENSO DE CRISTO DAS PROFECIAS DE DANIEL

A aplicao que Jesus fez dos termos simblicos tirados do livro do Daniel tais como "reino", "Filho de Homem" e "abominao desoladora" indicam que manifestou um profundo interesse nas profecias apocalpticas de Daniel. Aplicou as expresses danilicas a sua prpria misso messinica. Por esse meio Cristo ensinou que a descrio das vises de Daniel eram de importncia fundamental para sua igreja. Sua prpria perspectiva segue o esboo da histria da salvao de Daniel. conhecido como Discurso do Monte das Oliveiras ou discurso escatolgico de Jesus, porque o pronunciou enquanto estava sentado no monte das Oliveiras, ao oriente de Jerusalm (Mat. 24; Mar. 13; Luc. 21). O quadro que Cristo pintou dos acontecimentos futuros para Jerusalm e para seus seguidores em todo mundo similar ao que foi esboado primeiramente pelo profeta Daniel. O discurso do monte das Oliveiras foi chamado por alguns como "os comentrios ou Midrash* de Jesus sobre o livro do Daniel". amplamente reconhecido que as profecias de longo alcance de Daniel com sua predio da apostasia, a perseguio, o juzo e a vindicao final dos fiis deram forma ao discurso escatolgico de Cristo. Esta conexo pode ver-se sem dificuldades da seguinte lista comparativa:

Nota do Tradutor: Midrash uma mera transliterao do substantivo hebraico midrs, que um termo cunhado na ltima poca bblica e que no perodo rabnico toma o sentido preciso de "interpretao e exposio" do texto bblico. (Ver Aranda, Literatura juda intertestamentaria , pp. 470, 477.)

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel Daniel


"Quando se cumpriro estas maravilhas?" (Dan. 12:6) O anjo respondeu que quando acabe a disperso do poder do povo santo, "estas coisas todas se cumpriro" [na LXX: suntelesthnai pnta tuta] (Dan. 12:7). "O que h de ser nos ltimos dias" [na LXX: ti dei gensthai met tuta: O que deve suceder no futuro] (Dan. 2:28). "Mas o povo dos que conhecem o seu Deus se tornar forte e ativo Alguns dos sbios cairo ... at ao tempo do fim, porque se dar ainda no tempo determinado. ... mas, naquele tempo, ser salvo o teu povo" (Dan. 11:32, 35; 12:1). "At quando durar a viso do sacrifcio dirio e da transgresso assoladora, viso na qual entregue o santurio e o exrcito, a fim de serem pisados?" (Dan. 8:13). "Sobre a asa das abominaes vir o assolador" (Dan. 9:27).

2 Jesus

"Dize-nos quando sucedero estas coisas, e que sinal haver quando todas elas estiverem para cumprir-se?" [mle tuta suntelesthai pnta] (Mar. 13:4). " necessrio assim acontecer" [dei gensthai] (Mar. 13:7). "Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porm, que perseverar at ao fim, esse ser salvo" (Mar. 13:13; Mat. 24:13).

"Quando virdes a abominao da desolao instalada onde no deve estar" (Mar. 13:14, BJ). "Quando , portanto, virdes a abominao da desolao instalada no lugar santo" (Mat. 24:15, BJ).

"tiraro o sacrifcio dirio, estabelecendo a abominao desoladora" (Dan. 11:31; cf. 12:11). "E haver tempo de angstia, qual nunca "Porque aqueles dias sero de tamanha houve, desde que houve nao at quele tribulao como nunca houve desde o tempo" (Dan. 12:1). princpio do mundo" (Mar. 13:19; Mat. 24:21). "E eis que vinha com as nuvens do cu "Ento, vero o Filho do Homem vir nas um como o Filho do Homem Foi-lhe nuvens, com grande poder e glria" dado domnio, e glria, e o reino" (Dan. (Mar. 13:26; cf. Mat. 24:30). 7:13,14).

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

Dos paralelos citados, chega a ser evidente que Jesus seguiu a seqncia dos eventos futuros de Daniel em seu prprio discurso. Cristo aplicou o esboo de Daniel ao futuro imediato de Israel e de seus discpulos. Portanto, cada uma das declaraes de Cristo deve entenderse contra o transfundo da profecia de Daniel da histria da salvao. Daniel apresentou o drama de um conflito religioso que se concentra em um que invade a terra santa, profana o templo de Israel estabelecendo sua prpria "abominao" ou objeto de adorao falsa, em lugar da verdade de Deus, e persegue os santos, cuja "angstia" durar por "trs tempos e meio". A reao de Deus chega na forma de "um semelhante a um filho de homem", a quem ordenado no cu que execute o juzo de Deus sobre esse intruso maligno. Restaura a verdadeira adorao no templo de Deus e vindica os adoradores tratados injustamente. O tema de Daniel descrito em 2 vises que formam um paralelismo progressivo e complementar (caps. 7 e 8). Os captulos finais de Daniel (9 e 10-12) consistem em notas explicativas do anjo quanto s duas vises. Entretanto, o tema principal do livro de Daniel a segurana da restaurao da verdade do santurio de Deus e a libertao de seu povo fiel do pacto por meio do Filho do Homem, que vem nas nuvens do cu. Ele executa o juzo sobre o "chifre pequeno", o desolador que est na terra. Do mesmo modo, Jesus conecta o templo e sua profanao futura com uma "abominao da desolao" ou sacrilgio. Depois assegura a seus seguidores que voltar no poder e a glria do celestial Filho do Homem (de Dan. 7) para resgatar a seus fiis e reuni-los no reino messinico de Deus. Dessa forma, Cristo anula a sentena de morte to injustamente imposta aos fiis pelo anticristo. Segundo os Evangelhos sinticos, Jesus adotou algumas fraseschave apocalpticas de Daniel e as aplicou a si mesmo como Messias, e outras frases aplicou a Jerusalm e a seus seguidores:

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 4 Dan. 7:13 (Um filho de homem que vem nas nuvens do cu para vindicar os santos acusados) aplicada a Cristo em Marcos 13:26. Dan. 8:13 (O santurio seria pisoteado) aplica-se a Jerusalm em Lucas 21:24. Dan. 9:27 (O desolador por seu sacrilgio dentro do templo) aplica-se rea do templo de Jerusalm no Mateus 24:15. Dan. 11:31 (O sacrilgio profanar o templo) aplica-se a Roma imperial em Marcos 13:14. Dan. 11:45 (O monte glorioso e santo ser assediado) aplica-se a Jerusalm no Mateus 24:15 ("o lugar santo" ). Dan. 12:1 (Seguir um tempo de tribulao sem comparao) aplica-se aos seguidores de Jesus em Marcos 13:19. Jesus mencionou que a fonte literria de seu discurso era o livro de Daniel: "Quando, porm, virem a abominao da desolao, de que fala o profeta Daniel, instalada no lugar santo que o leitor entenda!" (Mat. 24:15, BJ). Isto indica que o esboo apocalptico de Daniel dos 4 imprios mundiais sucessivos (Babilnia, Medo-prsia, Grcia e Roma) devem colocar-se como o marco histrico atrs da perspectiva do futuro apresentada por Cristo. Isto exige interpretar que o Imprio Romano que no tempo do Jesus governava Israel, cumpriu a profecia de Daniel. O general romano Pompeu sujeitou os judeus a Roma no ano 63 a.C. Os expositores judeus anteriores a Cristo, especificamente os macabeus, acreditaram que sua vitria militar sobre o opressor srio Antoco IV Epifnio, no ano 164 a.C., era a vitria de Deus sobre o profanador do templo descrita em Daniel 8-12 (ver 1 Macabeus 1:54-59; 6:7). Os fariseus viram na morte de Pompeu (48 a.C.) o triunfo de Deus sobre o profanador da cidade santa.1 Logo depois de Cristo, Josefo, o historiador judeu do sculo I, expressou sua convico de que a profanao do templo levada a cabo pelos zelotes e a desolao de Jerusalm pelos exrcitos romanos (no 70 d.C.) eram um cumprimento da predio de Daniel. 2 Entretanto, poucos

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 5 judeus pareceram ter entendido a razo real para a destruio de Jerusalm que se levou a cabo 40 anos depois da crucificao de Cristo. Os profetas anteriores, incluindo Jeremias (cap. 7) e Ezequiel (cap. 24), tinham anunciado a destruio iminente do templo e da cidade como a maldio divina do pacto sobre um povo rebelde ao pacto. Mas isto j ocorrera no prprio tempo de Daniel, quando Nabucodonosor, rei de Babilnia, destruiu Jerusalm em 586 a.C. (ver Dan. 9:17). Entretanto, a nova predio de Daniel foi a espantosa verdade de que o templo futuro que seria reedificado aps o cativeiro babilnico tambm seria destrudo, tudo como resultado do assassinato que Jerusalm faria do Messias (Dan. 9:26, 27)! Esta profecia um novo desenvolvimento na tradio proftica de Israel. Daniel 9 chegou a ser mais especfico com respeito ao tempo do Messias que a predio anterior do servo sofredor de Isaas 53. Jesus aplica a predio de Daniel da destruio futura da "cidade e o santurio" (Dan. 9:26) ao tempo da gerao de seus contemporneos, quando declarou com toda solenidade: "De certo vos digo que tudo isto vir sobre esta gerao" (Mat. 23:36; ver tambm o v. 35 e 24:34). A advertncia adicional, "que l, entenda" (Mar. 13:14), o conselho de Cristo aos que podiam ler as Escrituras hebraicas para que estudassem cuidadosamente o livro de Daniel como o contexto de seu prprio discurso proftico. O vocbulo "entendam" j era uma palavra-chave no livro de Daniel (Dan. 9:23; ver tambm 8:27; 9:2; 10:1; 12:8-10). Por esta razo, o conselho de Jesus aponta inequivocamente ao livro de Daniel para entender sua prpria predio proftica e a aplicao histrica da profecia de Daniel. Por muito tempo se deu por sentado que o Evangelho de Marcos foi escrito primeiro e que Mateus e Lucas o tomaram como sua pauta bsica, produzindo cada um sua prpria verso modificada de uma perspectiva teolgica ligeiramente diferente. Entretanto, estudos recentes sugerem que os trs escritores dos Evangelhos sinticos extraram de um documento comum anterior aos sinticos que continha todos os

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 6 elementos essenciais da tradio oral do discurso de Jesus no monte dos Oliveiras.3 O discurso de Jesus no monte dos Oliveiras tambm constituiu uma fonte vital para o conselho pastoral de Paulo com respeito ao futuro e para seu mtodo ao aplicar o esboo apocalptico a seu prprio tempo e ao futuro. Isto ser tratado no captulo seguinte. Tanto o discurso proftico de Jesus como o esboo proftico de Paulo constituem as cabeceiras de ponte mais importantes que conectam os livros de Daniel e Apocalipse. O discurso escatolgico de Jesus nos Evangelhos sinticos e o esboo proftico de Paulo em 2 Tessalonicenses 2 nos ensinam autoritativamente como se devem aplicar as profecias de Daniel era crist. So a preparao necessria para entender o livro do Apocalipse.

A Estrutura Cronolgica do Discurso Proftico de Jesus em Marcos 13


Alguns observaram um estilo literrio em Marcos 13 que demarca os versculos 5-23 como uma unidade literria. Isto se insinua pela advertncia contra a profecia falsa tanto ao comeo como ao final: "Olhem [blpete]..." (vs. 5, 23). Esta seo descreve os acontecimentos que devem preceder ao fim, especificamente os dias de tribulao (vs. 19, 20). Assim forma tambm uma unidade temtica. A seo seguinte, do 24 ao 27, apresenta a segunda vinda de Cristo como o prprio fim. Sugere uma progresso definida no tempo: "Mas naqueles dias, depois daquela tribulao..." (V. 24). Voltando para a primeira seo (vs. 5-23), pode notar-se um progresso cronolgico dentro desta parte. A predio de guerras, fomes e terremotos no tem o propsito de anunciar sinais dos acontecimentos finais porque se diz que no devem ser causa de alarme: " necessrio que acontea assim; mas ainda no o fim..." Estes so princpios de dores (literalmente, dores de parto; Mar. 13:7, 8; cf. Mat. 24:8). Depois

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 7 se mencionam os sofrimentos dos discpulos de Cristo e sua pregao mundial do evangelho: "E necessrio que o evangelho seja pregado antes a todas as naes" (Mar. 13:10, cf. Mat. 24:14). Esta poro da Escritura conclui com o conselho de Jesus: "Mas o que perseverar at o fim, este ser salvo" (v. 13; Mat. 24:13). A demora da parousia (o advento) est claramente presente neste contexto. Quando Jesus disse que o evangelho "primeiro deve" ser pregado, enfatizou o fato de que o fim no viria at que o evangelho tenha sido levado a cada nao na terra (ver Mar. 13:10). Na subdiviso seguinte, Marcos 13:14-20, Cristo volta a ateno gerao de seus contemporneos ao concentrar-se sobre a "abominao da desolao". Este fenmeno j no parte "do princpio de dores". A predio de Cristo do "sacrilgio" como um indicador visvel da imediata destruio de Jerusalm o sinal decisivo que responde a pergunta dos discpulos: "Qual ser o sinal de que est para acabar-se tudo?" (Mar. 13:1-4, NBE; Mat. 24:1-3). Mas Cristo no continua o relato com uma descrio de sua gloriosa vinda como os discpulos esperavam. Mas procede enfatizar que o sacrilgio trar um perodo de angstia sem igual, um perodo de tribulaes para seus seguidores (Mar. 13:19-23; Mat. 24:16-21). Tudo isto, reitera Jesus, acontecer antes que os sinais nos cus introduzam o Redentor que retorna (Mar. 13:24; Mat. 24:29). Em outras palavras, a desolao de Jerusalm est separada com toda claridade do segundo advento pelo intervalo de tempo conhecido como "dias de tribulao" [thlpsis] para os seguidores de Cristo em todo mundo. Este perodo de aflio deixado em forma indefinida por Cristo, mas uma aluso clara s predies de Daniel de um perodo de aflio e apostasia depois que se estabeleceu a abominao desoladora como se depreende de Daniel 7-12. O primeiro tempo de aflio no livro de Daniel dura "trs tempos e meio" (Dan. 7:25), e deve entender-se como um smbolo apocalptico para um longo perodo, mencionado em forma reiterada em Apocalipse 11-13 com respeito era da igreja (ver nesta

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 8 Segunda parte, o cap. XX). Mas Daniel antecipa, alm dos 3 tempos de aflio (em Dan. 7:25), um tempo posterior de angstia sem precedentes no tempo do fim (Dan. 11:40-45; 12:1), da qual Miguel libertar seu povo. Este tempo final de tribulao, diz Daniel, ser "qual nunca houve desde que houve nao at ento" (Dan. 12:1; LXX, thlpsis). Tanto Mateus como Marcos declaram que a angstia ser to severa que "ningum escaparia com vida" se o Senhor no abreviasse esses dias por amor a seus "escolhidos" (Mar. 13:20; Mat. 24:22). Este anncio sugere no uma crise local pequena em Jerusalm, e sim um perodo prolongado de angstia universal para o povo de Deus. A referncia adicional a respeito dos falsos cristos e os falsos profetas (Mar. 13:2123; Mat. 24:24) indica um perodo estendido de apostasia. Podemos concluir sem risco que Cristo previu um perodo extenso de desolao religiosa depois que o sacrilgio abominvel predito nas profecias de Daniel tivesse aparecido entre seus seguidores. Cristo no ensinou que a queda de Jerusalm e o fim do mundo eram acontecimentos idnticos, mas sim que a queda de Jerusalm introduziria um perodo de apostasia e tribulao. Parece que Cristo combinou todos os perodos de angstia para seu povo em uma s declarao, tirada de Daniel 12:1. A chave para entender a perspectiva proftica de Cristo sua aplicao contnuo-histrica de Daniel: primeiro ao Imprio Romano e gerao de seus contemporneos em Jerusalm, e depois aos perodos de crescente angstia mundial da qual libertar a seus seguidores em sua vinda.

A Aplicao que Cristo Fez da Tipologia


Qual foi a ocasio que levou Jesus a pronunciar sua profecia de condenao sobre Jerusalm e de perseguio para seus seguidores at Sua libertao em sua segunda vinda? Perto do fim de seu ministrio terrestre, Jesus notou o repdio decidido de cada evidncia de seu messianismo por parte dos dirigentes

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 9 judeus. Previu sua iminente morte violenta. S ento pronunciou a inevitvel maldio do pacto: "Eis que vossa casa vai ficar deserta" (Mat. 23:38). O que Cristo quis dizer com esta predio sinistra? Declarou que o templo em Jerusalm sria privado da presena divina, e seria destrudo, e acrescentou: "No ficar pedra sobre pedra" (Mar. 13:2). Muito pouco tempo depois, enquanto estava sentado no monte das Oliveiras, alguns de seus discpulos lhe perguntaram em particular: "Diga-nos, quando sero estas coisas, e que sinal haver de tua vinda e do fim do mundo?" (Mat. 24:3). Estas perguntas se relacionam com dois acontecimentos diferentes. Entretanto, na mente dos discpulos, isso no estava diferenciado no tempo como "a destruio de Jerusalm" por um lado e "a segunda vinda de Cristo" para julgar o mundo por outro. Entretanto, na opinio de Cristo, o juzo iminente sobre Jerusalm e o juzo final do mundo tm um caracterstico bsico em comum: ambos os juzos so realizados pelo mesmo Deus do pacto. Esta correspondncia essencial de ambos os juzos implica tipologia, algo associado com os profetas clssicos (ver o cap. II desta obra). Isto significa que Jesus considerou o iminente dia do Senhor para Jerusalm como um tipo de aviso do juzo do mundo. Em harmonia com a profecia clssica de Israel, Cristo tambm combinou os dois juzos divinos em uma perspectiva proftica bifocal: Juzo do mundo Juzo de Jerusalm ________________________________________________________
A PERSPECTIVA DE JESUS 70 d.C. SEGUNDA VINDA

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 10 A predio de Jesus no oferece nenhuma classe de adivinhao de acontecimentos futuros, mas sim, ao contrrio, convoca a todas as pessoas a preparar-se para encontrar-se com Deus. Assim como os profetas da antiguidade, Jesus projetou como iminente o juzo sobre Jerusalm ("no passar esta gerao", Mar. 13:30; ver mais adiante o cap. X desta obra), uma vez que colocou o juzo do mundo no distante tempo do fim ("daquele dia e hora ningum sabe", Mar. 13:32). Jesus recalcou que a razo para a catstrofe iminente de Jerusalm foi seu rechao da visitao de Deus por meio do Messias: "E te derribaro ... porquanto no conheceste o tempo de tua visitao" (Luc. 19:44). Israel tinha rechaado a seu verdadeiro Rei na pessoa de Cristo. Como resultado, Deus retirou sua presena, o que deixou s a justia retributiva de Deus. Segundo o mesmo princpio, Jesus ordenou que "o evangelho seja pregado antes a todas as naes" (Mar. 13:10). S ento vir o juzo do mundo. Por essa razo, Cristo enviou a sua igreja com uma misso mundial:
"E ser pregado este evangelho do reino em todo mundo, para testemunho a todas as naes; e ento vir o fim" (Mat. 24:14; cf. 28:18-20).

Jesus tambm adotou o termo apocalptico "o fim" do livro do Daniel. Em Daniel 9:26 e 27, "o fim" emprega-se como um sinnimo para uma "destruio" decretada divinamente sobre o horrvel desolador. Isto faz pensar que o mundo ser destrudo pela mesma razo pela que foi devastada Jerusalm. Assim como Jerusalm foi destruda por rechaar o Messias, assim o mundo ser destrudo por seu rechao de Cristo como Salvador. Dessa maneira Cristo revelou a unidade da obra de Deus.

Cristo, a Chave para Entender a Profecia


A aproximao do inimigo rea do templo foi o sinal para que os seguidores de Cristo fugissem. Esse sinal serve como uma admoestao para todos os crentes, permitindo que escapassem de Jerusalm.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 11 "Quando virem 'a abominao da desolao' instalada onde no devia estar que o leitor entenda! ento os que estiverem na Judia fujam para as montanhas" (Mar. 13:14, BJ). "Quando, portanto, virdes a 'abominao da desolao', de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo que o leitor entenda! ento, os que estiverem na Judia fujam para as montanhas" (Mat. 24:15, 16, BJ). "Quando, porm, virdes Jerusalm sitiada de exrcitos, sabei que est prxima a sua devastao. Ento, os que estiverem na Judia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, no entrem nela. Porque estes dias so de vingana, para se cumprir tudo o que est escrito" (Luc. 21:20-22). importante reconhecer a funo complementar dos trs Evangelhos sinticos no estudo do discurso proftico do Jesus. As frases idnticas ao comeo de cada relato indicam firmemente que Lucas interpreta a profecia de Marcos da "abominao desoladora" como sendo cumprida na desolao histrica de Jerusalm pelos exrcitos de Roma em 70 d.C. Lucas acrescenta um esclarecimento importante dele prprio: que a terrvel desolao deve entender-se como um "castigo" divino em cumprimento de tudo o que haviam predito os profetas de Israel. Mateus aponta explicitamente o profeta Daniel. Na verdade, Daniel contm a nica profecia das 70 semanas de anos que anuncia a morte violenta do Messias seguida pela destruio de Jerusalm: "E depois das sessenta e duas semanas se tirar a vida ao Messias, mas no por si; e o povo de um prncipe que vir destruir a cidade e o santurio" (Dan. 9:26). Quando os exrcitos de Roma estavam aproximando-se da "santa cidade", podiam ser vistos por todos os que estavam na Judia. Enquanto que Mateus e Marcos tinham falado s de uma "abominao desoladora" que viria, Lucas explica a seus leitores gentios que esta desolao estava a ponto de vir sobre Jerusalm por meio dos exrcitos romanos (ver Luc. 21:20). A data da publicao do Evangelho de Lucas debatida, mas se

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 12 cr que cerca do ano 70 d.C. O anncio de Lucas de que a condenao de Jerusalm eram os "dias de retribuio, para que se cumpram todas as coisas que esto escritas" (Luc. 21:22), confirma a interpretao de que a morte violenta de Cristo e a conseqente destruio de Jerusalm por Roma imperial cumpriram a profecia de Daniel 9. A declarao de Lucas tambm confirma a predio de Jesus de que sua prpria gerao no passaria sem que se cumprissem suas palavras (Mat. 24:34; 23:36; Mar. 13:30, 31). Agora podemos tirar a concluso de que a profecia messinica de Daniel das 70 semanas (Dan. 9:24-27) teve seu cumprimento histrico na morte de Cristo. Deste modo, Cristo a chave para entender a profecia de Daniel. Tambm deve ser nosso guia para entender o cumprimento da "abominao da desolao", ou, como traduz Cantero-Iglesias, "o sacrilgio devastador".

O Anticristo Abominvel
O termo misterioso de Jesus "a abominao da desolao" (BJ; RV 77), "o sacrilgio devastador" (CI) ou "a abominao que causa a desolao" (NIV) [bdlugma tes eremseos] uma aluso direta figura do antimessias que aparece na profecia de Daniel. Inclusive a viso do Daniel 8 foi denominada pelo anjo interpretador: "a viso da transgresso assoladora" (Dan. 8:13), "o pecado da desolao" (JS). Esta viso se centraliza no sacrilgio de pisar o templo de Deus e seus adoradores por parte de um poder jactancioso. Os captulos posteriores em Daniel (caps. 9-12) aplicam a viso espantosa de Daniel 8 era messinica (9:24-27; 11:31-36; 12:11). J na viso do Daniel 8 o prspero profanador desempenhou um papel proeminente como o adversrio do Messias, o "prncipe dos exrcitos" ou "Prncipe dos prncipes" (Dan. 8:11, 25). Isto significa que este desolador do santurio apresentado no papel de um antimessias desde tempos to antigos como quando Daniel escreveu seu livro! Pisoteia o

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 13 santurio do Messias, o Prncipe dos exrcitos: "O lugar de seu santurio foi lanado por terra" (Dan. 8:11). A explicao seguinte se estende sobre sua profanao e destruio: "Por sua astcia nos seus empreendimentos, far prosperar o engano, no seu corao se engrandecer e destruir a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se- contra o Prncipe dos prncipes, mas ser quebrado sem esforo de mos humanas" (Dan. 8:25). Esse foi o conceito hebraico da natureza e a sorte do antimessias vindouro. Em seu discurso proftico, Jesus fez mais que reproduzir to somente a predio de Daniel. Como o Messias da profecia, alertou a seus discpulos e igreja das idades futuras contra a chegada de seu rival que, portanto, pode ser chamado "o anticristo". Este anticristo no s se ope ao verdadeiro culto de adorao, mas tambm profana o templo de Deus e engana e persegue os seguidores de Cristo. Dessa forma, o anticristo ocasiona a grande tribulao para o povo do novo pacto de Deus (Mar. 13:14-19; Mat. 24:15-21). S a repentina apario de Cristo em seu poder soberano como o Filho do Homem terminar bruscamente o reinado do anticristo. Cristo prometeu intervir pessoalmente e libertar o seu povo (Mar. 13:26, 27; Mat. 24:30, 31). Muitos expositores notaram um ponto interessante no fato de que Marcos se refere "abominao" usando a forma masculina, como "posta (gr. estekta, Mar. 13:14) onde no deve estar". Esta forma pessoal geralmente se interpreta como sugerindo que a ameaa no uma apostasia impessoal, mas sim a origina uma pessoa especfica. Cristo anunciou que depois de sua partida se levantariam muitos enganadores dizendo: "Eu sou o Cristo". Por outro lado, os verdadeiros seguidores de Cristo seriam odiados e perseguidos de morte em todo mundo "por causa de meu nome" (Mar. 13:12, 13; Mat. 24:9-11). O conflito se intensificaria at o grau em que os falsos cristos e os falsos profetas levariam a cabo milagres e sinais sobrenaturais para insistir em sua falsa adorao (Mar. 13:19-22; Mat. 24:21-24). Jesus aplica claramente o personagem antimessias de Daniel a mais de um anticristo

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 14 individual, todos os quais desempenham o papel de falsos profetas at o fim do tempo. Por causa de sua aplicao ao tempo do fim, hoje merece nossa ateno um conselho especfico de Jesus a seus discpulos em relao com a "abominao" que ia avanar contra a cidade apstata de Jerusalm: "Ento os que estejam na Judia fujam para os montes" (Mat. 24:16; Mar. 13:14; Luc. 21:21). O conselho do Jesus foi um recordativo da ordem de Deus a L e sua famlia em Sodoma: "Escapa por tua vida... escapa ao monte, no seja que pereas" (Gn. 19:17). Tanto Sodoma como Jerusalm tinham incorrido no juzo. Ambas as cidades tinham sido pesadas nas balanas do cu e tinham sido achadas faltas. Para ambas, tinha terminado o tempo de prova. A destruio que caiu sobre ambas as cidades foi s uma prefigurao de seu juzo futuro. Jesus tinha admoestado antes a Capernaum:
"Se em Sodoma se tivessem operado os milagres [do Messias] que em ti se fizeram, teria ela permanecido at ao dia de hoje. Digo-vos, porm, que menos rigor haver, no Dia do Juzo, para com a terra de Sodoma do que para contigo" (Mat. 11:23, 24).

O conselho premente de Jesus a seus discpulos a fugir de Jerusalm como o lugar de apostasia e condenao implicava, portanto, sua chamada a evitar tambm a condenao final do cu. Os crentes fugiram no ano 66 D.C. no aos montes literais, e sim cidade de Pella, no vale ao outro lado do Jordo, a 25 quilmetros ao sul do Mar da Galilia. 4 No tempo indicado, os discpulos de Cristo tiveram que apartar-se da cidade condenada. Sua fuga foi uma fuga tanto da apostasia religiosa como de seu juzo. O livro do Apocalipse ratifica a aplicao do tempo do fim do conselho de Jesus de fugir de Jerusalm. Em Apocalipse 18 uma voz celestial anuncia no tempo do fim que "caiu a grande Babilnia", por causa de sua apostasia e posse demonaca (Apoc. 18:2, 3). O divino ultimato ser ativado ento para os que permanecem em Babilnia:

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

15

"Saiam dela, meu povo, para que no sejam partcipes de seus pecados, nem recebam parte de suas pragas; porque seus pecados chegaram at o cu, e Deus se lembro de suas maldades" (Apoc. 18:4, 5).

Deste modo, o conselho de Jesus para fugir de Jerusalm no Mateus 24:16 encontra no tempo do fim sua aplicao universal. Sabemos pelas epstolas de Paulo aos Tessalonicenses (especialmente 2 Tes. 2) e pelas epstolas de Joo, que o conceito do anticristo era um tema familiar na igreja apostlica. Portanto, podemos deduzir que a advertncia contra o anticristo foi considerada desde o comeo como uma parte essencial da mensagem que Cristo mesmo comissionou igreja. Cristo e os apstolos Paulo e Joo j consideraram a identificao do anticristo como um assunto de legtima importncia. Um erudito do Novo Testamento, Herman Ridderbos, comenta o seguinte sobre Mateus 24:15:
"Alguns comentadores corretamente colocaram este versculo em relao com o anticristo do que se fala em 2 Tessalonicenses 2:4, quem 'senta-se no templo de Deus como Deus, fazendo-se passar por Deus'. Embora Jesus estava falando principalmente da queda de Jerusalm, o fim do mundo e as abominaes que traria consigo tinham cado dentro da esfera de seu discurso do prprio comeo (ver Mat. 24:3). Por assim dizer, descreveu o fim do mundo tal como aconteceu em Jerusalm e maneira de Jerusalm. E disse que a apario abominvel e blasfema do anticristo seria na verdade um dos sinais dos ltimos dias".5

O estudo da doutrina do anticristo nos Evangelhos e nas epstolas uma preparao necessria para o estudo do livro do Apocalipse. O Apocalipse de Joo pode ser considerado como o desenvolvimento mais extenso do discurso de Cristo no monte das Oliveiras. Foi dito que Joo omitiu o discurso proftico de Cristo de seu quarto Evangelho porque escreveu todo um livro sobre a revelao do Jesus Cristo (Apoc. 1:1). Seja como for, um estudo cuidadoso do livro do Apocalipse uma parte indispensvel de nossa f crist.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

16

O Anticristo Ps-Apostlico
notvel que Marcos e Mateus no identificam o "sacrilgio abominvel" explicitamente com o exrcito romano como o faz Lucas. Por conseguinte, a descrio simblica em Mateus e Marcos est aberta a mais de uma aplicao, isto , tanto ao Imprio Romano idlatra como a um futuro profanador religioso do templo de Deus. Para dizer de forma diferente, tanto o exrcito romano como o anticristo esto descritos em uma perspectiva do futuro que os inclui ambos. A aplicao local se amplia, de acordo com a tipologia bblica, em um cumprimento cada vez mais universal. Jesus usou a perspectiva proftica de combinar o cumprimento histrico iminente e o cumprimento futuro do tempo do fim sem deter-se em nenhum lapso de tempo intermedirio. Contempla todos os messianismos polticos e religiosos essencialmente como uma abominao, mesmo que se pressentem em mais de uma manifestao histrica: primeiro dentro do judasmo; depois, dentro do cristianismo. O novo Israel (a igreja) repetiria a histria do antigo o Israel (ver Ezeq. 8 e 9) e desenvolveria outra apostasia religiosa em sua adorao que provocaria o juzo divino. A apostasia do cristianismo estaria encarnada no anticristo e em seu culto religioso sacrlego. Os pretendentes messinicos judeus que afirmavam que Jerusalm e o templo nunca cairiam, foram s cumprimentos parciais ou tipos do falso messianismo que ia aparecer dentro da igreja. Toda vez que a um lder religioso de qualquer denominao crist lhe concede excessiva reverncia e a ltima autoridade, obscurece-se o nico lugar e a glria do reinado de Cristo. Cristo advertiu a seu seguidores: "Ento, se algum vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! No acrediteis; porque surgiro falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodgios para enganar, se possvel, os prprios eleitos" (Mat. 24:23, 24; cf. Mar. 13:21, 22). No a realizao de grandes sinais e milagres, e sim a autorizada Palavra de

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 17 Deus e o testemunho do Jesus o que forma a norma final da verdade. Jesus alertou igreja ao dever que tem para detectar o engano do anticristo. A advertncia do Jesus contra o sacrilgio ou a abominao que viria se refere a muito mais que ao exrcito romano entrando em Jerusalm em 70 d.C. O sacrilgio do anticristo se desenvolveria mais tarde em uma forma mais completa dentro da igreja, como o explicou Paulo em 2 Tessalonicenses 2. Este cumprimento se estenderia atravs da Idade Mdia e encontraria uma manifestao renovada no tempo do fim. Em seu discurso proftico, Cristo no explicou de uma maneira explcita como se manifestaria exatamente o "sacrilgio" de sua obra redentora na histria da igreja. Esse o tema de 2 Tessalonicenses 2 e do livro do Apocalipse.

O Estilo Apocalptico de Mateus 24


No se pode reduzir a estrutura da profecia mestra de Cristo a uma perspectiva puramente tipolgica. O discurso tem uma estrutura complexa no que se pode detectar a reiterao e a recapitulao. Entretanto, s uns poucos reconheceram que a estrutura da profecia de Jesus est modelada segundo o livro do Daniel, quer dizer, que h um paralelismo progressivo. A repetio e a ampliao so caractersticas tanto de Daniel como do Apocalipse. E como bem o notou LeRoy E. Froom, "tanto Daniel como Joo comeam com a revelao de coisas que aconteceriam em seu prprio tempo, e levam o leitor a grandes passos atravs dos sculos, com a revelao de acontecimentos que chegam at o fim da era crist".6 As vises do Daniel 2, 7 e 8 em essncia so reiterativas, mas com todo cada uma acrescenta detalhes para esclarecer o tema bsico. Jesus insistiu com seus seguidores a ler e entender as profecias apocalpticas de Daniel (Mat. 24:15). Mateus apresenta o discurso de Jesus para seu auditrio judeu em uma forma que reflete o estilo do livro de Daniel.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 18 Em Mateus 24 podem distinguir-se duas predies paralelas, e cada uma conclui com o fim ou a segunda vinda de Cristo: a primeira nos versculos 1-14; a segunda nos versculos 15-31. O cumprimento universal de ambas as sries est declarado nas palavras seguintes:
"E ser pregado este evangelho do reino em todo o mundo, para testemunho a todas as naes; e ento vir o fim" (Mat. 24:14). "Ento aparecer no cu o sinal do Filho do Homem; e ento lamentaro todas as tribos da terra, e vero o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria" (v. 30; ver tambm o v. 44).

A estrutura paralela das duas predies da era da igreja, culminando cada uma na segunda vinda de Cristo, similar s profecias apocalpticas de Daniel. Alm disso, Mateus 24 tambm revela algumas similitudes teolgicas com o Daniel. A unidade cuidadosamente estruturada do Mateus 24:10-12, que se enfoca sobre o aumento da maldade [ anomia] (v. 12), pode entender-se melhor como uma expanso da apostasia profetizada no livro de Daniel. A frase "o amor de muitos [tom poln] esfriar-se" (Mat. 24:12) uma aluso a quo muitos apostatariam do pacto de Deus descrito em Daniel 11:32. Isto significa que o aumento estendido da maldade em Mateus 24:12 aumenta a iniqidade idlatra da "abominao desoladora" de Daniel. Estamos de acordo com a concluso de David Wenham de que a predio de Jesus em Mateus 24:10-12 descreve "um aumento escatolgico da apostasia em termos danilicos". 7 Foi desta maneira como Daniel predisse a era crist e sua decadncia espiritual.

A nfase de Lucas Sobre o Curso da Histria


Enquanto que Mateus 24 e Marcos 13 apresentam a aplicao que Cristo faz do anticristo de Daniel em uma dupla perspectiva na qual o cumprimento iminente e o do tempo do fim se relacionam como tipo e anttipo , Lucas 21 enfatiza mais a ordem histrica dos acontecimentos na histria da igreja.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 19 Como historiador (ver Luc. 1:1-4), Lucas estava mais interessado em um cumprimento contnuo-histrico da profecia do Daniel. Isto no quer dizer que Lucas busque descrever uma seqncia detalhada dos eventos, em que cada um se harmonize com algum smbolo apocalptico das sries esboadas por Daniel; esse enfoque o que Paulo segue em 2 Tessalonicenses 2 e mais profundamente o Apocalipse de Joo. O interesse de Lucas mais indicar que entre a queda de Jerusalm e o glorioso advento de Cristo transcorreria um perodo de tempo considervel. Esta realidade devia esfriar a febre apocalptica de todos os que esperavam a volta iminente de Cristo conjuntamente com a destruio de Jerusalm. Por conseguinte, Lucas coloca o clamor: "O tempo est perto" (Luc. 21:8), nos lbios dos falsos profetas! S Lucas aplica o sinal de Jesus da aproximao da "abominao da desolao" ao assdio de Jerusalm por foras militares (Luc. 21:20). Ao que Mateus e Marcos to-somente fizeram aluso, Lucas o aplica explicitamente a um acontecimento histrico especfico para Jerusalm, pode-se dizer que Lucas faz concreta para sua gerao a admoestao de Jesus da vindoura "abominao da desolao", quando diz: "Quando virem Jerusalm rodeada de exrcitos..." (Luc. 21:20). Muitos eruditos bblicos admitem o relatrio de Flavio Josefo, que disse que os exrcitos romanos se distinguiam por sua reverncia para as bandeiras militares com as insgnias imperiais.8 Alm disso, Lucas declara que a destruio de Jerusalm foi o tempo do "cumprimento de tudo o que est escrito" (Luc. 21:22, JS), uma aluso a Daniel 8 e 9. Coloca a devastao de Jerusalm dentro da providncia e reino soberano de Deus. Esta catstrofe histrica forma uma parte significativa da histria da revelao divina nao judia, Cristo at adicionou uma finalidade sem precedentes a esse juzo: "Vs tambm encheis a medida de seus pais!... De certo vos digo que tudo isto vir sobre esta gerao" (Mat. 23:32, 36). Mateus e Marcos fazem aluso ao intervalo entre a queda de Jerusalm e a volta de Cristo, declarando que ser um tempo de

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 20 tribulao sem igual para os escolhidos (Mat. 24:21, 22; Mar. 13:19, 20). Esses "escolhidos" so qualificados depois por Cristo como "seus" escolhidos (Mat. 24:31). Por conseguinte, so crentes cristos. Isto significa que os verdadeiros crentes em Cristo no sero arrebatados do mundo antes do tempo da tribulao, mas sim passaro por ela. Mateus acrescenta que esses dias sero abreviados por causa dos escolhidos (Mat. 24:22). Com respeito ao perodo entre os dois adventos, Lucas faz uma declarao reveladora: "At que os tempos dos gentios se completem, Jerusalm ser pisada por eles" (Luc. 21:24). Aqui Lucas assinala que a segunda vinda de Cristo no deve esperar-se pouco depois da destruio de Jerusalm. Ao denominar a esse perodo intermedirio "tempos de gentios" (sem artigo no original), em uma forma geral, Lucas os caracteriza como tempos de opresso para Jerusalm e para os judeus. Muitos expositores consideram que esses "tempos de gentios" comearam no ano 70 d.C. e terminaro s quando toda a dominao gentia sobre os judeus for esmagada pelo advento de Cristo (ver Dan. 2:34, 35, 44; Apoc. 19:11-21). Esta concluso parece ser confirmada pela profecia de Daniel, que a "desolao" continuar at o fim (Dan. 9:26, 27). Enquanto Mateus e Marcos seguem a estrutura de uma perspectiva proftica dupla ou bifocal, a descrio de Lucas do discurso de Jesus se caracteriza mais por uma sucesso direta de acontecimentos histricos. Mateus e Marcos representam a perspectiva tipolgica da profecia clssica dos profetas de Israel com sua escala de tempo condensada. Entretanto, Lucas escolhe seguir o modelo contnuo-histrico inserindo a frase "tempos de gentios" depois da queda de Jerusalm. Ambos os enfoques so complementares e igualmente vlidos, porque cada um continua uma tradio do Antigo Testamento: a profecia clssica e o tipo contnuo-histrico da apocalptica de Daniel.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

21

A Teologia de Cristo dos Sinais Csmicos


Nos trs Evangelhos sinticos a apario do Filho do Homem est anunciada por sinais csmicos. Esses sinais acompanharo a vinda do Filho do Homem quando trouxer o reino de Deus aos santos (Mar. 13:24-27; Mat. 24:29-31; Luc. 21:25-28). Um breve exame da linguagem figurada csmica na tradio proftica mostrar sua significao teolgica. Os profetas empregaram os sinais no cu como um idioma estereotipado para indicar um juzo retributivo de Jeov: 1. Contra Babilnia:
"Olhem: Chega o dia do SENHOR... para fazer da terra uma desolao... Os astros do cu, as constelaes, no cintilam sua luz; entreva-se o sol ao sair, a lua no irradia sua luz. Porque sacudirei o cu e se mover a terra de seu lugar. Pela clera do Senhor, o dia do incndio de sua ira" (Isa. 13:9, o, 13, NBE).

2. Contra Egito:
"E quando te tiver extinto cobrirei os cus, e farei escurecer suas estrelas; o sol cobrirei com nublado, e a lua no far resplandecer sua luz. Farei escurecer todos os astros brilhantes do cu por ti, e porei trevas sobre sua terra, diz Jeov o SENHOR" (Ezeq. 32:7, 8).

3. Contra Jerusalm:
"Diante dele [o exrcito de lagostas] tremer a terra, estremecer-se-o os cus; e o sol e a lua se obscurecero, e as estrelas retrairo seu resplendor. O sol se converter em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e espantoso dia de JEOV... Porque est perto o dia de JEOV no vale da deciso. O sol e a lua se obscurecero, e as estrelas retrairo seu resplendor" (Joel 2:10, 31; 3:14, 15).

4. Contra Jud:
"Porque assim diz JEOV dos exrcitos: Daqui a pouco eu farei tremer os cus e a terra, o mar e a terra seca; e farei tremer todas as naes, e vir

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

22

o Desejado de todas as naes; e encher de glria esta casa, disse JEOV dos exrcitos... Fala com Zorobabel governador de Jud, dizendo: Eu farei tremer os cus e a terra; e transtornarei o trono dos reinos, e destruirei a fora dos reinos das naes; transtornarei os carros e os que neles sobem, e viro abaixo os cavalos e seus cavaleiros, cada qual pela espada de seu irmo" (Ag. 2:6, 7, 21, 22).

5. Na descrio potica que Habacuque faz do guerreiro divino contra Babilnia:


"O sol e a lua se pararam em seu lugar; luz de suas setas andaram, e ao resplendor de seu fulgente lana " (Hab. 3:11).

6. Contra Israel (as o tribos em apostasia):


"Acontecer naquele dia, diz Jeov o SENHOR, que farei que fique o sol ao meio-dia, e cobrirei de trevas a terra no dia claro" (Ams 8:9; 9:5 [primeiras 2 linhas]; cf. Jer. 15:9 para Jerusalm).

7. Contra Edom:
"E todo o exrcito dos cus se dissolver, e se enrolaro os cus como um livro; e cair todo seu exrcito, como cai a folha da parra, e como cai a da figueira" (Isa. 34:4).

8. Contra o mundo inteiro:


"A terra ser de todo quebrantada, ela totalmente se romper, a terra violentamente se mover... A lua se envergonhar e o sol se confundir, quando JEOV dos exrcitos reinar no monte de Sio e em Jerusalm, e diante de seus ancies seja glorioso" (Isa. 24:19, 23).

Em todas estas passagens, os sinais celestes servem s para introduzir o juzo do dia do Senhor, mesmo que se refiram cada vez a uma sentena iminente na histria. Os sinais anormais no Sol, na Lua e nas estrelas eram parte da linguagem apocalptica corrente dos profetas de Israel. A dimenso csmica ensinou Israel a ver os juzos histricos de Deus como tipos de seu juzo final. Portanto, o propsito moral dessa

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 23 linguagem figurada csmico era uma advertncia implcita a preparar-se para o juzo iminente do dia do Senhor. Jesus modificou o significado teolgico desta linguagem figurada csmica, mudando de ordem os sinais no cu para cerca de sua prpria manifestao futura como o Filho do Homem:
"O sol obscurecer, e a lua no dar seu resplendor, e as estrelas cairo do cu, e as potncias dos cus sero comovidas. Ento aparecer no cu o sinal do Filho do homem; e ento todas as tribos da terra lamentaro, e vero o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria" (Mat. 24:29, 30; cf. Mar. 13:24-26).

evidente que Jesus emprega s a linguagem do Antigo Testamento para descrever sua segunda vinda. Cristo combina dois orculos de juzo, um contra Babilnia (ver Isa. 13:10) e um contra Edom (ver Isa. 34:4). A fuso que faz Jesus das duas passagens profticas de juzo ensina que estas profecias se cumpriram s de forma parcial na queda da antiga Babilnia e do Edom. Na teologia de Cristo, estes orculos encontraro sua consumao completa no juzo csmicouniversal em seu segundo advento. A mensagem surpreendente de Cristo que o juzo do mundo no vir s de Jeov. Ser executado por seu Filho, que o Filho do Homem da profecia do Daniel:
"Porque o Pai a ningum julga, mas sim todo o juzo deu ao Filho... E tambm lhe deu autoridade de fazer juzo, por quanto o Filho do Homem" (Joo 5:22, 27).

Como resultado do discurso proftico do Jesus, qualquer teofania (manifestao de Deus) no Antigo Testamento se reestrutura como uma gloriosa cristofania (manifestao de Cristo). Esta interpretao cristolgica do dia do Senhor uma verdade teolgica assombrosa na aplicao que Jesus faz do livro de Daniel. Em sua nova teologia, Cristo transferiu os sinais csmicos dos livros profticos sua prpria manifestao futura, de tal modo que todas as profecias de Israel comeam e terminam nele. Esta a essncia da teologia de Cristo dos sinais csmicos. Esta concluso se confirma na tese sobre Mateus 24:2731 do Dr. Ki Kon Kim:

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

24

"O vocabulrio e os temas do Antigo Testamento, de seu ponto de vista proftico e apocalptico, proporcionam a estrutura da cena da parousia tal como a apresenta Mateus. Ele combina quase todo o vocabulrio apocalptico dos temas do Antigo Testamento em sua cena da parousia, e descreve que todos os termos profticos e os smbolos apocalpticos do Antigo Testamento se encontram e se cumprem no Filho do Homem, quem vir nas nuvens do cu com poder e grande glria. Essa a razo principal pela qual Mateus 24:29-31 mostra mais continuidade com o Antigo Testamento que nenhum outra passagem no Novo Testamento". 9

Alguns eruditos consideram a linguagem figurada csmica s como algo simblico, como uma linguagem metafrica para dar a entender o comeo da era messinica (como se diz que fez Pedro no At. 2:19, 20). Nesse caso, os sinais no cu serviriam s como "efeitos cnicos apocalpticos" que no pertencem substncia da profecia e que, portanto, no requerem um cumprimento literal. Entretanto, outros estudantes da Bblia mais conservadores advertiram que no se confundam as expresses poticas com o alegorismo. Preferem chamar esta linguagem figurada csmica como "linguagem semi potica", porque representa acontecimentos escatolgicos que transcendem nossa experincia histrica limitada. Se a segunda vinda de Cristo uma vinda literal, ento tambm deve pensar-se nos sinais da parousia como eventos csmicos literais. Os Evangelhos do Mateus e Marcos parecem indicar que os sinais csmicos introduzem e acompanham o segundo advento de Cristo. Entretanto, o relatrio do Lucas sugere que os "sinais no sol, na lua, e nas estrelas" podem tambm ser um preldio vinda do Filho do Homem. Lucas associa os sinais no cu com desastres naturais sobre a terra, que juntos produziro pavor nos coraes de todos: "Haver homens que desmaiaro de terror e pela expectativa das coisas que sobreviro ao mundo; pois os poderes dos cus sero abalados" (Luc. 21:25, 26).

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

25

A Universalizao que Cristo Fez das Profecias do Tempo do Fim


A culminao final do discurso de Jesus se centra na vindicao de seus discpulos caluniados atravs dos sculos. O Filho do Homem vir com seus anjos para reunir a si "seus escolhidos" de todos os pontos cardeais do mundo (Mar. 13:27; Mat. 24:31). Mateus acrescenta que essa reunio ser precedida "com grande voz de trombeta" (Mat. 24:31), uma aluso direta ao som da trombeta do jubileu no panorama apocalptico de Isaas: "Acontecer naquele dia... vs, filhos do Israel, sereis reunidos um a um. Acontecer tambm naquele dia, que se tocar com grande trombeta" (Isa. 27:12, 13). Jesus declarou que todas as antigas promessas do pacto que anunciam que Israel seria reunido ou restaurado como povo de Deus, cumprir-se-o em seus seguidores em sua segunda vinda. Sero " seus escolhidos" (ver tambm Luc. 21:28; cf. 1 Ped. l:1, 2; 2:9). Com o qual Cristo definiu o Israel de Deus em termos de seus prprios discpulos. Por conseguinte, constituiu o povo de Deus do novo pacto como o povo de Cristo. Alm disso prometeu que a sua vinda "lamentaro todas as tribos [fuli] da terra" (Mat. 24:30). Esta frase uma aluso profecia de Zacarias que prediz que todas as tribos "na terra" [Palestina] se lamentaro porque olharo a Deus como "a quem transpassaram" (Zac. 12:10-14). Cristo aplicou de novo este orculo de juzo nacional de Zacarias em uma escala mundial, para cumprir-se em "todas as tribos da terra" (Mat. 24:30). Todas estas tribos ou linhagens da raa humana vero "o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria" (V. 30). Esta aplicao universal das tribos de Israel forma tambm uma tnica no livro do Apocalipse:

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 26 "Vejam, vem com as nuvens e todos os olhos o vero e at os que o transpassaram; e faro luto todas as tribos [fuli] da terra. Sim, assim seja" (Apoc. 1:7, JS; CI). Cristo mesmo introduziu este principio de universalizar os orculos de juzos locais e nacionais de Israel. No foi um literalista ou um racista em sua interpretao proftica das Escrituras. Universalizou de uma maneira consistente as promessas do pacto de Israel, e o princpio de aplicao mundial das profecias hebraicas chegou a ser uma parte essencial da interpretao apostlica da Escritura.

Resumo
O discurso do monte das Oliveiras apresenta o comentrio de Cristo sobre as profecias apocalpticas de Daniel. Jesus fez aplicaes histricas todas as quais se centram ao redor de seu primeiro e segundo adventos. Com isso deu s predies do Daniel uma interpretao cristolgica como a chave para decifrar a profecia apocalptica. Explicou com franqueza que a profetizada queda de Jerusalm seria o resultado do rechao final de seu messianismo por parte do Israel. At seus prprios seguidores teriam que sofrer condenao mos de religiosos fanticos falsos. Mas a vindicao final dos santos verdadeiros e a sentena definitiva de seus perseguidores ser quando Cristo retorne como o Filho do Homem que Daniel apresenta, acompanhado por uma nuvem de anjos. Ento, todas as tribos do mundo tero que fazer frente ao mesmo juzo do qual teve que fazer frente Jerusalm. Segundo os Evangelhos do Marcos e Mateus, Jesus colocou ambos os juzos em uma perspectiva tipolgica, em harmonia com a estrutura da profecia clssica. O Evangelho de Lucas apresenta uma perspectiva complementar: a de uma aplicao contnuo-histrica da profecia apocalptica de Daniel. Jesus no fundamentou suas expectativas profticas em nenhuma das especulaes ou programas apocalpticos

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 27 judeus. Por isso se refere a isto, foi um antiapocalptico. Falou do futuro s na linguagem dos profetas do Antigo Testamento. A novidade de sua opinio foi o princpio interpretativo de que as profecias de Israel se cumpririam s nele e por meio dele. Transformou toda a profecia apocalptica em escatologia cristolgica, quer dizer, em cumprimentos centrados em Cristo. Por conseguinte, as promessas do pacto de Deus com Israel se cumpriro s em quem esteja unido com Cristo. O propsito moral do discurso proftico de Cristo recalcar sua igreja a necessidade de estar preparada para sua breve vinda:
"Mas a respeito daquele dia ou da hora ningum sabe; nem os anjos no cu, nem o Filho, seno o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque no sabeis quando ser o tempo" (Mar. 13:32, 33).

A frase bblica "os ltimos dias" indica que a primeira e a segunda vinda de Cristo so uma unidade inseparvel. No importa quantos sculos possam passar entre a ressurreio de Cristo e sua volta, ambos os eventos messinicos so um para o outro como dois momentos de um inquebrantvel plano de Deus. Porque o Messias j veio, e agora o Senhor exaltado de todos, o segundo advento sempre est "perto" para os olhos da f e deve ser esperado com uma pacincia rigorosa. Esta certeza a mesma essncia da esperana do evangelho. Contudo, Cristo tambm reconheceu a necessidade de sustentar esta esperana ao nos dar sinais no tempo histrico que indicariam, para o investigador perspicaz, a ltima fase da histria da redeno.
"Ao comearem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabea; porque a vossa redeno se aproxima" (Luc. 21:28).

Todos os relatos dos Evangelhos sinticos concluem com uma lio da figueira que brota: "Quando j seu ramo est tenro, e brotam as folhas, sabeis que o vero est perto" (Mat. 24:32; Mar. 13:28; cf. Luc. 21:29). Isto significa que embora no podemos conhecer "o dia nem a hora" no temos desculpa por ignorar os sinais dos tempos, particularmente o sinal a respeito da grande apostasia dentro da igreja crist.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 28 Esperar a vinda de Cristo exige uma vigilncia incessante e um conhecimento do cumprimento progressivo da profecia apocalptica de Daniel. A escatologia bblica chegar a ser relevante para o presente s quando os sinais do fim forem tomados em seu cumprimento histrico. Discernir os sinais enquanto mantemos nossa vista na vinda do Senhor, revitalizar nossa fidelidade ao Jesus.

Referncias
Para a Bibliografia, ver nas pginas 82-84.

1. "Salmos de Salomo", 17, em Charlesworth, The Old Testament Pseudepigrapha, v. 2, p. 667. 2. Flavio Josefo, Obras completas... Antiguidades judias. X, 11, 7 (v. 2, pp. 213-215). 3. Ver o livro de Wenham, The Rediscovery of Jesus' Eschatological Discourse 4. Ver Eusbio de Cesrea, Histria Eclesistica (Buenos Aires: Editorial Nova, 1950), III, 5, pp. 106, 107. 5. Herman Ridderbos, Matthew, [Mateus] (Grand Rapids: Zondervan, 1987), p. 444. 6. L. E. Froom, The Prophetic Faith of Our Fathers, v. 4, p. 1241. 7. Ver o artigo de Wenham a respeito de Mateus 24:10-12, N. 31, p. 161. 8. William Whiston, trad., The Works of Josephus: Wars [As obras do Josefo: Guerras] (Peabody, Massachusetts: Hendrickson Publishers, 1987), VI, 6, 1 (p. 743). 9. K. K. Kim, The Signs of the Parousia: A Diachronic and Comparative Study of the Apocalyptic Vocabulary of Matthew 24:27-31, v. 2, p. 391.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

29

FONTES BIBLIOGRFICAS DO CAPTULO VI Livros


Beasley-Murray, George R. Jesus and the Future [Jesus e o Futuro]. Londres, Macmillan, 1954. ____________. A Commentary on Mark 13 [Um Comentrio sobre Marcos 13]. Londres, Macmillan, 1957. ____________. Jesus and the Last Days [Jesus e os ltimos Dias]. Peabody, MA: Hendrickson 1993. Charlesworth, J. H., ed., The Old Testament Pseudepigrapha [Os Livros Pseudoepigrficos do Antigo Testamento]. Garden City, New York: Doubleday, 1983-1985. 2 ts. Conzelman, H. The Theology of Luke [A Teologia de Lucas]. Filadlfia: Fortress Press, 1982. Segunda parte: "Luke's Eschatology" [A Escatologia de Lucas]. Cranfield, C. E. B. The Gospel According to St. Mark [O Evangelho Segundo So Marcos]. Cambridge: Cambridge University Press, 1959. Dodd, C. H. More New Testament Studies [Mais Estudos do Novo Testamento]. Grand Rapids, MI: Wm. B. Eerdmans, 1968. Cap. 6: "The Fall of Jerusalem and the 'Abomination of Desolation' " [A Queda de Jerusalm e a "Abominao da Desolao"]. Ford, Desmond. The Abomination of Desolation in Biblical Eschatology [A Abominao da Desolao na Escatologia Bblica ]. Washington, D.C.: University Press of America, 1979. Caps. 2-4. France, R. T. Jesus and the Old Testament [Jesus e o Antigo Testamento]. Londres, Intervarsity Press, 1971. Apndice A. Froom, LeRoy. E. The Prophetic Faith of Our Fathers [A F Proftica de Nossos Pais]. 4 ts. Washington, D.C.: Review and Herald, 1946-1954. T. 4, Apndices H (sobre Mateus 24) e B (The "Falling of the Stars" [A "queda das estrelas"]).

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel 30 Gaston, L. No Stone One Another. Studies in the significance of the Fall of Jerusalem in the Synoptic Gospels [No se Apedrejem. Estudos sobre o Significado da Queda de Jerusalm nos Evangelhos Sinticos]. Leiden: E. J. Brill, 1970. Hartman, L. Prophecy Interpreted [A Profecia Interpretada]. Uppsala: Gleerup, 1966. Kim, Ki Kon. The Signs of the Parousia: A Diachronic and Comparative Study of the Apocalyptic Vocabulary of Matthew 24:27-31 [Os Sinais da Parousia: Um Estudo Diacrnico e Comparativo do Vocabulrio Apocalptico de Mateus 24:27-31]. 2 ts. Tese doutoral, Seminrio Teolgico da Universidade Andrews, 1994 (K491). Ladd, George E. The Presence of the Future [A Presena do Futuro]. Grand Rapids, MI: Wm. B. Eerdmans, 1973. LaRondelle, Hans K. The Israel of God in Prophecy. Principles of Prophetic Interpretation [O Israel de Deus na Profecia. Princpios de Interpretao Proftica]. Estudos monogrficos em religio da Universidade Andrews, T. XIII. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1993, 8. edio. Ridderbos, Herman. The Coming of the Kingdom [A Vinda do Reino]. Filadlfia, P: The Presbyterian and Reformed Publ. Co., 1962. Cap. 10. Wenham, David. The Rediscovery of Jesus' Eschatological Discourse [O Redescobrimento do Discurso Escatolgico de Jesus]. T. 4 da Coleo Gospel Perspectives [Perspectivas do Evangelho]. Sheffield: JSOT Press, 1986. White, Ellen G. O Desejado de Todas as Naes. Tatu, S. Paulo, Casa Publicadora Brasileira.

A Compreenso de Cristo das Profecias de Daniel

31

Artigos
Casebolt, G. "Is Ellen White's Interpretation of Biblical Prophecy Final?" [ Definitiva a interpretao de Ellen White da Profecia Bblica?], Spectrum [Espectro] 12, 4 (1982), pp. 2-9. Cranfield, C. E. B. "St. Mark13" [So Marcos 13], SJT 6 (1953), pp. 189-196, 287-303; 7 (1954), pp. 284-303. Holman, G. L. "The idea of an Imminent Parousia in the Synoptic Gospels" [A Idia de uma Parousia Iminente nos Evangelhos Sinticos], SBTh 3 (1973), pp. 15-31. LaRondelle, Hans K. "Did Jesus Intend to Return in the First Century?" [Teve Jesus o Propsito de Retornar no Primeiro Sculo?], Ministry [Ministrio], maio de 1993, pp. 10-13. Wenham, David. "A Note on Matthew 24:10-12" [Uma Nota sobre Mateus 24:10-12], Tyndale Bulletin [Boletim de Tyndale] 31 (1980), pp. 155-162.

Das könnte Ihnen auch gefallen