Sie sind auf Seite 1von 5

GESTO PBLICAFUNDAMENTOS DA EXCELNCIA

Fundamentos da Excelncia em Gesto Pblica Os fundamentos da gesto pblica de excelncia so valores imprescindveis que de uma gesto pblica baseada na excelncia. No se fundamentam em leis, normas ou tcnicas, so valores que necessitam ser paulatinamente internalizados at definirem a gesto de uma organizao. Para a maioria das organizaes pblicas, alguns ou todos os fundamentos aqui expostos so esses fundamentos apenas objetivos, fazem parte de uma viso futura da prtica gerencial desejada. Gradativamente iro se tornar hbitos e, por fim valores inerentes cultura organizacional. O Modelo de Excelncia em Gesto Pblica ficou conhecido a partir da premissa de que preciso ser excelente mesmo sendo pblico. Esse Modelo, deve estar alicerado em fundamentos prprios da natureza pblica das organizaes e em fundamentos prprios da gesto de excelncia contempornea. Em correlao esses fundamentos iro definir o que se entende hoje por excelncia em gesto pblica. Os primeiros fundamentos so constitucionais, encontram-se no Artigo 37 da Constituio Federal: a gesto pblica para ser excelente tem que ser legal, impessoal, moral, pblica e eficiente. 1.1 Legalidade Estrita obedincia a lei; nenhum resultado poder ser considerado bom, nenhuma gesto poder ser reconhecida como de excelncia revelia da lei. 1.2 Moralidade Pautar a gesto pblica por um cdigo moral. No se trata de tica (no sentido de princpios individuais, de foro ntimo), mas de princpios morais de aceitao pblica. 1.3 Impessoalidade No fazer acepo de pessoas. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto so valores de um servio pblico de qualidade e devem ser agregados a todos os usurios indistintamente. Em se tratando de organizao pblica todos os seus usurios so preferenciais, so pessoas muito importantes.

1.4 Publicidade Ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Essa uma forma eficaz de induo do controle social. 1.5 Eficincia Fazer o que precisa ser feito com o mximo de qualidade ao menor custo possvel. No se trata de reduo de custo a qualquer custo, mas de buscar a melhor relao entre qualidade do servio e a qualidade do gasto. 1.6 Excelncia dirigida ao cidado A excelncia em gesto pblica tem a ateno prioritria ao cidado e sociedade na condio de usurios de servios pblicos e destinatrios da ao decorrente do poder de Estado exercido pelas organizaes pblicas. As organizaes pblicas, at mesmo aquelas que prestam servios exclusivos de Estado, devem submeter-se avaliao de seus usurios, tendo o conhecimento necessrio para gerar produtos e servios de valor para esses cidados e com isso proporcionar-lhes maior satisfao. Este fundamento envolve no apenas o cidado individualmente, mas todas as formas pelas quais se faa representar: empresas, associaes, organizaes e representaes comunitrias. 1.7 Gesto participativa O estilo da gesto pblica de excelncia participativo. Isso vai determinar uma atitude gerencial de liderana, que esteja alicerada em conseguir o mximo de cooperao das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho. 1.8 Gesto baseada em processos e informaes O centro prtico da ao da gesto pblica de excelncia o processo, sendo um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que ir transformar insumos (entradas) em produtos/servios (sadas) com alto valor agregado. Gerenciar um processo significa planejar, desenvolver e executar as suas atividades e, avaliar, analisar e melhorar seus resultados, proporcionando melhor desempenho organizao. A gesto de processos ir permite a transformao das hierarquias burocrticas em redes de unidades de alto desempenho.

Os fatos e dados gerados em cada um desses processos, alimentam a produo de conhecimentos. Esses conhecimentos iro dar a organizao pblica alta capacidade para agir e poder para inovar. 1.9 Valorizao das pessoas A valorizao das pessoas supe-se em dar autonomia para atingir metas, criar oportunidades de aprendizado, de desenvolvimento das potencialidades e reconhecer pelo desempenho bom. 1.10 Viso de futuro A busca da excelncia nas organizaes pblicas diretamente relacionada sua capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que d coerncia ao processo decisrio e que permita organizao antecipar-se s novas necessidades e expectativas dos cidados e da sociedade. A viso de futuro busca o agir persistente, contnuo, para que as aes do dia-a-dia da organizao contribuam para a construo do futuro almejado. A viso de futuro direciona a organizao, a constncia de propsitos a mantm nesse rumo. 1.11 aprendizado organizacional O aprendizado deve ser internalizado na cultura organizacional sendo a parte do trabalho dirio em suas atividades, seja na procura da eliminao da causa de problemas, na busca de inovaes e na motivao das pessoas pela prpria satisfao de executarem suas atividades sempre da melhor maneira possvel. importante mostrar que este fundamento horizontal toda a organizao. E vai significar que independentemente do processo produtivo, da prtica de gesto ou do padro de trabalho, o aprendizado deve acontecer de maneira sistmica. um processo contnuo e inesgotvel que mostra as melhorias incrementais, como as inovaes e a ruptura de prticas que deixam de ser necessrias, apesar da competncia da organizao em realiz-las. 1.12 Agilidade A postura pr-ativa est ligada noo de antecipao e resposta rpida s mudanas do ambiente. A organizao deve antecipar-se no atendimento s novas demandas dos seus usurios e das demais partes interessadas, na medida em que percebem os sinais do ambiente e conseguem antecipar-se evitando problemas e/ou aproveitando oportunidades.

A resposta rpida agrega valor prestao dos servios pblicos e aos resultados do exerccio do poder de Estado. 1.13 Foco em resultados O resultado a materializao de todo o esforo da organizao para o atendimento de todas as partes interessadas. O sucesso de uma organizao baseado nos resultados medidos por um conjunto de indicadores que devem refletir o grau de atendimento s expectativas de todas as partes interessadas. 1.14 Inovao Inovao quer dizer mudanas significantes para melhorar os processos, servios e produtos da organizao e criar novos valores para as partes interessadas da organizao. Inovao busca a organizao a novas dimenses de desempenho. Especializada somente s reas de pesquisa e desenvolvimento, mas abrange todos os aspectos e processos da organizao. As organizaes devem ser conduzidas e gerenciadas de forma que a inovao se torne parte da cultura. 1.15 Controle social A gesto das organizaes pblicas tem que motivar o cidado e a prpria sociedade a exercer ativamente o seu papel de guardis de seus direitos e de seus bens comuns. Nesse sentido, a boa gesto pblica mostra a criao de canais efetivos de participao do cidado nas decises pblicas, na avaliao dos servios, inclusive na avaliao da atuao da organizao dos impactos que possa causar sade pblica, segurana e ao meio ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen