Sie sind auf Seite 1von 20

MARIA JOS PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAO

GOINIA-GO 2009

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAO1


Maria Jos Pereira de Oliveira Dias2

RESUMO
Ao pensar sobre a formao de professores preciso analisar a trajetria histrica pela qual a educao superior vem percorrendo at chegar ao tempo presente. importante destacar que foram grandes os desafios enfrentados nas lutas incessantes por igualdade de direito na educao e melhores condies de acessibilidade dos cidados aos direitos sociais no contexto educativo. Neste artigo tem-se como objetivo apresentar, de forma sucinta, a trajetria e os conflitos pelos quais a formao de professores tem passado no decorrer de quase quatro dcadas, destacar a importncia da formao inicial e continuada para a profissionalizao docente, procurando demonstrar que a identidade do professor deve-se, dentre outros fatores, a estas modalidades de formao; apresentar alguns desafios encontrados na formao inicial e continuada dos professores, a partir do perfil de um grupo de professores que cursa especializao em docncia universitria em uma Instituio de Ensino Superior em Goinia, que dentre outros temas expressam os motivos que os levaram a fazer um curso de especializao na rea educacional, quais tendncias pedaggicas fundamentam as suas prticas, e as dificuldades que eles tm enfrentado na construo da sua profissionalidade docente. Por fim, a discusso levantada nesta pesquisa pode ser analisada como uma contribuio importante para discusses e reflexes sobre o processo da formao de professores e os grandes desafios que os mesmos enfrentam por causa das transformaes aceleradas que se tem vivenciado a cada dia em todo contexto social. PALAVRAS-CHAVE:

formao

de

professores,

formao

inicial

continuada,

profissionalizao, identidade docente.

Introduo
Ao pensar sobre a formao de professores preciso analisar a trajetria histrica que a educao superior vem percorrendo at chegar ao tempo presente. importante destacar que foram grandes os desafios enfrentados nas lutas incessantes por igualdade de direito na educao e melhores condies de acessibilidade dos cidados aos direitos sociais no contexto educativo. Historicamente, a educao superior vem sendo constituda em meio s conturbadas mudanas no processo de transformao social. Para Coelho (2005), desde a Idade Mdia, as
1

Texto produzido durante o curso de especializao em Docncia Universitria na UCG, Goinia, orientado pela Profa. Dra. Lcia Maria de Assis. 2 Aluna do Curso de Especializao em Docncia Universitria da Universidade Catlica de Gois.

instituies de ensino superior enfrentaram vrias imposies poltico-sociais, o que acabou refletindo no campo da educao, destacando-se a falta de valorizao do trabalho docente em todos os nveis de ensino. Nos dias atuais, pode-se observar pelas inmeras mudanas nas legislaes, momentos em que as instituies de ensino submetem-se s leis que, em geral, atendem predominantemente ao modelo poltico-econmico-social contemporneo, caracterizado pelo individualismo, pela competitividade e pela tendncia privatista do modelo neoliberal de mercado. Esse modelo, via de regra, impregnado de concepes valorativas e quantitativas; visando o lucro das organizaes, cujas produes passam pelo aligeiramento dos sujeitos, quase sempre submetidos aos novos paradigmas tecnolgicos. Nesse contexto, Sobrinho (1998, p.139) destaca que a histria das universidades um aspecto da histria das instituies das sociedades. Coelho (2005) destaca que na formao de pessoas que pesquisam, aprendem, ensinam que a universidade constri sua prpria identidade. Esta identidade construda tambm na medida em que consegue corresponder aos fatores necessrios para que as bases sociais, culturais e intelectuais desenvolvam aspectos crticos e reflexivos. Assim, a universidade ainda precisa amadurecer a concepo de formao humana, no sentido de ir alm dos anseios que o meio social, poltico e econmico exigem. Segundo Coelho (2005) e Pimenta (2002) a principal caracterstica das universidades est vinculada ao ensino, pesquisa e extenso. Assim, o seu verdadeiro papel no meio social dedicar-se produo de conhecimento cientfico na formao do homem crticoreflexivo, possibilitando a sua insero desafiadora na construo de uma sociedade cada vez mais justa. Para tanto, a identidade da universidade formada na medida em que consegue corresponder aos fatores de que a base social necessita, nos aspectos culturais, intelectuais, tecnolgicos, polticos, econmicos. Portanto, o papel que a Universidade deveria cumprir o de dedicar-se ao conhecimento na formao integral do sujeito, para que o este possa criticamente contribuir para uma atuao transformadora no prprio meio social. Nesse sentido, a formao desse homem/sujeito deve ser sustentada por conhecimentos cientficos, tendo como base as teorias-prticas articuladas ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a ao docente realizada de forma artesanal e mecnica, e por isto surge a necessidade de compreender o conhecimento cientfico para que haja aprimoramento intelectual (teorias cientficas) e ao pedaggica (prxis - que a reflexo da teoria na prtica pedaggica). Assim, este artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, a trajetria e os conflitos pelos quais a formao de professores tem passado no decorrer de algumas dcadas. A primeira parte destaca a importncia da formao inicial e continuada para a 3

profissionalizao docente, demonstrando que a identidade do professor deve-se, dentre outros fatores, sua formao inicial e continuada. Na segunda parte, sero apresentados alguns desafios encontrados na formao inicial e continuada dos profissionais da educao, com base em um perfil de um grupo de professores que cursa especializao em docncia universitria em uma IES em Goinia3. Dentre outros temas, expressam os motivos que os levaram a fazer um curso de especializao na rea educacional, bem como as tendncias pedaggicas que fundamentam as suas prticas e algumas dificuldades que eles tm enfrentado na construo da sua profissionalidade docente.

1. Formao Inicial e Impasses Sociais


So grandes os desafios que a profissionalizao4 docente tem enfrentado atualmente. Essas dificuldades so, em grande parte, decorrentes do modelo social contemporneo e das polticas neoliberais que modificam as formas de relacionamento entre os diversos atores sociais. Portanto, neste contexto que se redefine o papel da educao, do professor e do conhecimento que, de certa forma, est sendo transmitido e utilizado para atender quase exclusivamente o mercado produtivo. Em geral, o conhecimento amplo pode at ser apresentado na cultura escolar, mas o mercado de trabalho competitivo no o valoriza, pois o que mais interessa a produo prtica, competente e aligeirada (Cunha, 2005). Constata-se tambm que grande e desafiadora a procura pela formao de professores, mas so poucas as pesquisas que direcionam esses profissionais da educao para um trabalho que se faa efetivar a qualidade no ambiente educativo (Guimares, 2004). Muito se discute sobre o importante papel da instituio de educao e os docentes, mas esses discursos no so suficientes para que os projetos educacionais ganhem legitimidade. O fator que delinear o trabalho qualitativo do professor sua formao profissional. No entanto, a formao inicial o ponto de partida para a profissionalizao docente. Esse conhecimento, constitudo no decorrer do processo educativo o nico meio para compreenso da necessria formao permanente, tendo em vista o desenvolvimento profissional e integral desse profissional.
3

Em abril de 2007 foram aplicados 30 questionrios abertos a uma turma de especializao lato sensu em docncia universitria da UCG, em Goinia. Deste grupo, dez responderam e devolveram os questionrios. So pessoas graduadas em diversas reas, sendo que alguns j lecionam no ensino mdio. 4 A profissionalizao refere-se s condies ideais que venha garantir o exerccio profissional de qualidade. Essas condies so: formao inicial e formao continuada, nas quais o professor aprende e desenvolve as competncias, habilidades e atitudes profissionais; remunerao compatvel com a natureza e as exigncias da profisso; condies de trabalho (recursos fsicos e materiais, ambiente e clima de trabalho, prticas de organizao e gesto) (LIBANEO, 2004, p. 75)

importante enfatizar que, h mais de trs dcadas, a formao de professores vem passando por diversas mudanas e transformaes causadas por processos polticos, econmicos e sociais. Esses desafios podem ser atribudos, em parte, s caractersticas de uma sociedade cujos interesses so, em sua maioria, contrrios aos interesses das classes sociais majoritrias. Certamente outros fatores como as intervenes tecnolgicas e cientficas tm afetado tambm, de forma significativa, a profissionalizao docente neste contexto contemporneo. Com isto grande parte do processo de escolarizao tem ficado em segundo plano, pois a era da tecnologia tem tomado o tempo e informado com muito mais agilidade e rapidez do que as instituies educativas conseguem acompanhar. O que antes era de responsabilidade quase exclusiva das instituies de ensino, hoje mais abrangente, pois o acesso s informaes cada vez mais facilitado pelas Novas Tecnologias da Comunicao e Informao NTCI, resultado do modelo social emergente que tem desenvolvido tecnologias cada vez mais avanadas. Pode-se dizer que, nesse contexto, h aspectos bons e ruins a se considerar. Nesse sentido afirma Libneo (2004, p.78) [...] nesta nova configurao de sociedade, a gerao de novos conhecimentos estaria diretamente associada ao desenvolvimento cientfico e inovao tecnolgica. O mais grave nesse processo de avanos sociais, polticos, econmicos, culturais e tecnolgicos o fato de se profissionalizar o ensino de modo a atender predominantemente as expectativas do mercado capitalista. Guimares (2004) afirma que as concepes ideolgicas das polticas educacionais derivadas desta conjuntura podem at promover discursos variados sobre qualidade na educao, mas o apoio efetivo ao ensino insuficiente para aprofundamento nos projetos que possibilitam fundamentar os processos educativos na formao docente. O que de fato delinear o trabalho qualitativo do professor no somente a formao inicial 5, mas tambm a formao contnua6, e esse investimento realizado na formao docente, o permitir qualificar-se profissionalmente. Citando Woodward (2000), Marin (2003) enfatiza que a identidade profissional7 docente nos dias atuais vive momento conflituoso e frustrante, devido a tantas mudanas e cobranas oriundas dos setores sociais do mundo contemporneo. Isto

A formao inicial refere-se ao ensino de conhecimentos tericos e prticos destinados a formao profissional, completados por estgios (LIBNEO, 2004, p.227). 6 A formao contnua o prolongamento da formao inicial visando ao aperfeioamento profissional terico e prtico no prprio contexto de trabalho e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla para alm do exerccio profissional (LIBNEO, 2004, p.227). 7 [...] a identidade profissional o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores que definem e orientam a especificidade do trabalho de professor (LIBNEO, 2004, p.81)

tem afetado significativamente o processo educacional e, conseqentemente, a formao de professores, causando assim, uma crise na sua identidade profissional. De acordo com Guimares (2004), a formao de professores vem recebendo destaque dos rgos e instituies que administram as polticas educacionais. Nesta viso, a produo cientfica comea a despontar e ampliar no contexto nacional e internacional, o que pode ser percebido por meio das leis e diretrizes oriundas do poder pblico, que vem dando nfase docncia em todos os nveis educacionais. Em abril de 2007, discutiu-se amplamente na mdia nacional uma proposta do governo tendo em vista fixar um piso salarial mnimo de oitocentos reais (o equivalente a pouco mais de dois salrios mnimos) para todos os professores da Educao Bsica no Brasil. No ano seguinte, o Governo Federal decretou e sancionou a Lei N 11.738, de Julho de 2008, onde regulamenta no Art. 2 que [...] O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistrio pblico da educao bsica ser de R$ 950,00 (novecentos e cinqenta reais) mensais, para a formao em nvel mdio, na modalidade Normal[...]. Dados do censo indicam que 40% dos professores da educao bsica recebem o equivalente a um salrio mnimo. Pode-se afirmar, segundo Guimares (2004, p.32), que os investimentos que a educao recebe so frutos de acordos polticos e econmicos que determinam as formas de utilizao e desenvolvimento educacional. A educao e o trabalho docente, nesse sentido, servem como ferramenta para manter a configurao social imposta pelos modelos e iderios sociais. Esse carter de mediao, no caso, entre governo e sociedade, inerente ao trabalho do professor, justifica os investimentos de organismos diversos na configurao de uma identidade do professor na sociedade. Nvoa (1995) & Guimares (2004) destacam ainda que a educao deve trabalhar em sintonia com os problemas colocados pela sociedade, pois, mesmo em meio a tantas dificuldades existentes, os profissionais da educao tm se esforado para atender s demandas escolares de diferentes formas. Suas aes diferem nas caractersticas da profissionalidade docente, de acordo com as experincias vividas tanto enquanto alunos quanto no curso de sua formao. O que se observa, entretanto, que, via de regra, os processos educativos nas Instituies de Ensino Superior so mais focalizados nas teorias do que nas prticas que, em geral, ganham maior nfase ao final do curso. Segundo Guimares (2004), a formao inicial deve ser somada a uma interdependncia entre o conhecimento e a prtica vivenciada pelo professor no ambiente educativo, levando em considerao os desafios ali encontrados. na ao pedaggica e na inter-relao entre a teoria e a prtica que o professor compreende como administrar os 6

conflitos desenvolvidos no ambiente escolar, permitindo assim o autocontrole da situao exposta. Libneo (2003, p.82) completa dizendo que [...] experincias de aprendizagem possibilitam mais qualidade cognitiva no processo de construo e reconstruo de conceitos, procedimentos e valores. Assim, percebe-se que na interao do professor com as situaes concretas de trabalho que as competncias profissionais sero apuradas e aperfeioadas. Nesse sentido, pode-se dizer que a educao tem um papel importante na construo do homem, a fim de que o mesmo seja efetivamente constitudo como cidado participante do desenvolvimento social. Vale ressaltar que o processo educativo desafiador, principalmente quando se depara com situaes cotidianas que no colaboram para o desenvolvimento da educao de qualidade8. No entanto, a superao desses desafios contribuir para a construo da identidade profissional docente, influenciando tambm na ampliao dos conhecimentos e saberes necessrios para uma atuao pedaggica que responda s demandas do seu entorno scio-cultural e poltico. Cabe enfatizar que, em geral, os cursos de formao de professores falham em relao prtica pedaggica. importante entender que o contexto da prtica pedaggica interrelacionado teoria so aspectos importantes a uma formao consistente. A falta de preparo nos aspectos pedaggico-didticos dos professores do Ensino Superior, dentre outros fatores envolvendo a ao docente, tem colaborado para que o processo de ensino torne-se cada vez mais precrio na atuao pedaggica dos futuros profissionais da rea. Rosa (2003, p.166) afirma:
Tais dificuldades so justificadas, via de regra, pela precria formao terica e prtica para o exerccio do magistrio realizada nos cursos de licenciatura e pela ausncia dessa formao nos cursos de Bacharelado. Soma-se a isso a pouca exigncia da legislao educacional brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei 9.394/96 LDB) quanto formao profissional do professor no momento de seu ingresso na docncia universitria.

Libneo (2004, p. 83), por sua vez, assim se posiciona: [...] certo que formao geral de qualidade dos alunos depende de formao de qualidade dos professores. Assim amplia-se o conhecimento sobre a profissionalizao docente, buscando compreender o porqu da necessidade de uma formao slida e ao mesmo tempo malevel. Para Guimares (2004) a docncia individual, cada professor constri a sua forma de atuao, por meio dos
8

Educao de qualidade aquela que promove para todos o domnio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessrios ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, insero no mundo do trabalho, constituio da cidadania, tendo em vista a construo de uma sociedade mais justa e igualitria (LIBNEO, 2003, p. 111).

saberes constitudos no decorrer do seu processo de formao. Muitos professores sentem dificuldades em articular o conhecimento cientfico com a ao pedaggica. Essa ao reflexiva e articulada deve-se formao inicial que definir de fato o processo educativo; j a ao continuada contribuir significativamente para o processo de reflexo e ampla formao, proporcionado um crescimento progressivo das funes intelectuais e a prtica docente. Ainda para Guimares (2004) os saberes profissionais docentes so constitudos no processo histrico do professor, por isto so individuais e possuem caractersticas prprias e conflituosas, onde o conhecimento produzido por meio da prtica, somada reflexo, assegurando-se tambm as experincias de atuaes. Assim, pode-se dizer que o ensino o conhecimento inacabado. Coelho (2005) tambm destaca que o conhecimento vai alm da realidade vivida, supera todas as dicotomias do ensino-aprendizagem. O aprender na perspectiva do saber crtico e reflexivo um processo permanente, autnomo e criativo. Nesse sentido, tambm se faz necessrio, na competncia profissional do professor, o desenvolvimento da ao no trabalho docente articulada com o processo contnuo-reflexivo da prpria prtica. Para Guimares (2004, p.50) [...], os saberes profissionais dos professores no so unificados em torno de uma disciplina, uma tecnologia ou uma teoria de ensino. Assim, esses saberes profissionais so individualizados de acordo com as construes que cada um desenvolveu, seja pelos saberes acadmicos, seja pelo senso comum. Com isto, a docncia realizada de acordo com a atividade desenvolvida ou tambm com base nas experincias de profissionais. Portanto,
[...]os saberes de uma cultura profissional [...] constituem-se numa forma de integrar a formao da profissionalidade e o desenvolvimento de uma identidade profissional, principalmente para si, contrapondo-se s maneiras como a profisso predominantemente representada na sociedade, tendo-se como ncora a formao, no caso, a inicial (GUIMARES, 2004, p.55).

O saber profissional docente determina a forma como o professor se envolve com o trabalho pedaggico, possibilitando-lhe crescimento profissional por meio da formao geral, e que contribuir para que o mesmo possa participar de importantes mudanas que vo ao encontro da sua profisso. No entanto,
[...] a atuao do professor norteada por conhecimentos especficos da profisso, a dificuldade em estabelec-los, alm da insuficiente pesquisa a respeito, est ligada tambm a natureza da ao educativa escolar, [...] a prtica docente pressupe uma base de conhecimentos terico-prticos que o

professor deve dominar articular e transformar, no contexto do ensino, mantendo-se coerente com a dimenso tica dessa prtica, uma vez que sua atuao envolve a formao de atitudes e convices que induzem uma concepo de vida e mundo do aluno (PERRENOUD, KINCHELOE, GAUTHIER, THERRIEN, apud GUIMARES 2004, p.55-56).

necessrio destacar que o profissional docente deve estabelecer uma reflexo constante de autoconhecimento da prtica pedaggica. Nessa dialtica de auto-reflexo, o docente aprimorar sua formao terico-prtica. No entanto, para Guimares (2004), as prticas formativas9 sero desenvolvidas, predominantemente, por meio da formao inicial nos cursos de graduao. Mas, posteriormente isto ser ampliado com a formao continuada com base em pesquisas desenvolvidas em sua profissionalizao. Assim, alguns fatores contribuem para o desenvolvimento das prticas formativas, que so: os currculos gerais das instituies; a postura do professor em relao ao aluno e o estabelecimento das formas de ensinar o conhecimento cientfico institudo pelo professor. Nessa linha de anlise, importante destacar a identidade profissional10 do professor. Conforme Guimares (2004), muitas so as dificuldades cientficas em definir de fato a questo em pauta. Para esse autor, a identidade profissional docente est substancialmente associada forma como a profisso docente est sendo dominada, destacada e construda socialmente. A identidade profissional na formao de professores tambm est ligada aos processos burocrticos sociais e profissionais. Desse modo, como foi dito, historicamente, a identidade profissional docente tem sido abalada no contexto atual, devido a tantas presses sociais impostas profisso, causando um grande mal estar entre os professores e os cursos que se encarregam da sua formao. Para Guimares, a falta de reconhecimento social e de prestgio da profisso docente faz com que o professor se sinta retrado ao se identificar com a profisso. Nesse sentido, a formao inicial deve colocar em destaque a valorizao da docncia, mas tambm mostrar a realidade e as dificuldades encontradas no processo educativo. A formao inicial e continuada tm que cumprir o papel de mostrar ao futuro profissional da educao a realidade tal como , sem maquiar os fatos, no sentido de ampliar seu conhecimento para que

Prticas formativas referem-se a maneiras bem identificveis de ensinar, mas tambm qualidade das relaes entre professor e aluno, ao exemplo profissional, autoridade intelectual do professor formador, entre muitas outras ocorrncias que os alunos podem avaliar como importantes para o aprendizado do ser professor (GUIMARES, 2004, p.56) 10 A identidade profissional alm de relacionada a aspectos objetivos (formas e estratgias de sua configurao na sociedade, conjunto de saberes e destrezas profissionais), refere-se tambm a disposies pessoais em relao a uma profisso, a um determinado estado de esprito quanto a pertencer a um grupo de pessoas que tm, basicamente, um modo comum de produzir a existncia (ABDALA apud GUIMARES, 2004, p.59)

futuramente possa mudar o quadro existente de descontentamento e angstia gerada pela profisso. O referido autor assim define esta situao:
[...] no fcil ao professor identificar-se com uma profisso cuja imagem social no oferece referncias positivas comuns e mobilizadoras. O papel da formao inicial, longe de ignorar e muito menos de esconder essa realidade, exp-la discusso, ao estudo no idealizado da situao. E no s os possveis resultados e concluses a respeito so formativos, mas tambm o seu significado, como estratgia formativa, nos vrios aspectos que ela contm.

Com base no exposto, pode-se afirmar que os cursos de formao de professores devem ensinar aos futuros docentes, juntamente com os conhecimentos cientficos, como lidar e enfrentar alguns problemas na realidade profissional do magistrio. Sabe-se que um processo de identificao com a profisso para que os futuros professores no cheguem ao final do curso com expectativas frustradas e descontentes na atuao profissional.

2. Desafios Profissionais na Formao Continuada dos Professores


Buscando compreender como os desafios profissionais se processam na prtica formativa dos professores ou de pessoas que desejam se tornar professores, far-se nesta parte do trabalho, a identificao de algumas caractersticas do perfil dos alunos de um curso de formao continuada de professores universitrios, na modalidade de Ps-graduao Lato Sensu. Pretende-se identificar os motivos pelos quais os alunos escolheram um curso de formao de professores e quais concepes de educao conseguiram apreender no decorrer do processo de formao. Por fim, pretende-se tambm analisar se houve mudanas significativas nas suas concepes e prticas depois do processo de formao e quais so as suas perspectivas futuras quanto realidade da prtica docente. Os cursos de Ps-Graduao no Brasil comearam a desenvolver-se mais intensamente a partir da dcada de 60, em meio s muitas presses sociais, polticas, econmicas e tecnolgicas da poca, bem como por influncia do poder oriundo dos governos militares. Nesse contexto, progressivamente o conhecimento evolua, o mercado de trabalho se expandia e passava a exigir cada vez mais profissionais com qualificaes especializadas. Vale ressaltar que nesse momento histrico a educao era compreendida como promotora de status social, e tambm como a esperana para o desenvolvimento do pas, conforme Dias Sobrinho (1998). De acordo com a Lei 5.540/1969, a Ps-Graduao fragmentou-se em formao do pesquisador ou formao e capacitao do docente universitrio. importante enfatizar que o 10

crescimento nesta rea foi visvel principalmente nas dcadas de 1970/80 quando se atendia a uma densa procura por esta modalidade de ensino. Assim, j na dcada de 1980, com a Resoluo 12/1983 do Conselho Federal de Educao, comeam a despontar cursos de especializao e qualificao docentes. Esses cursos so denominados atualmente de PsGraduao Lato Sensu, com carga horria mnima de 360 horas, cujo currculo contempla, de forma privilegiada, as disciplinas especficas ligadas Metodologia do Ensino Superior (Masetto,1998). Todavia, h algumas dcadas, a Ps-Graduao vem desenhando programas, dentro das universidades que atendam a cursos de diversas modalidades. Observa-se, entretanto, um crescimento maior na rea de formao de professores, no sentido de ampliar os conhecimentos quanto s concepes de educao existentes, mostrando caminhos para o desenvolvimento cientfico para aqueles que, de alguma forma, querem contribuir na ao e reflexo no campo da docncia em geral. De acordo com Souza (2001), na LDB 9394/96, a Ps-Graduao divida em dois nveis: stricto sensu, que corresponde aos programas de Mestrado e Doutorado e lato sensu que corresponde aos cursos cujos objetivos so tcnico-profissionais e cientficos, especficos a uma rea de atuao profissional. A especializao est voltada para a prtica profissional e fornece somente o certificado, o que no o caso do mestrado que tem caractersticas mais acadmicas para pesquisa. Para Dias Sobrinho (1998), dentro das universidades, os cursos de Ps-Graduao desenvolvem boa parte do trabalho com a pesquisa cientfica. Muitas vezes, somente num curso de formao continuada que os alunos passam a vivenciar de fato a pesquisa. esta modalidade de ensino que acaba comportando a maior parte da ao do pesquisador em todo processo de ensino superior. Para Isaia (2006) no trip da universidade ensino, pesquisa e extenso esto contempladas as diversas aes formativas necessrias aos processos constitutivos de ser professor. Entende-se, dessa forma, que se faz necessria uma preparao mais aguada principalmente ao profissional docente que ir atuar no Ensino Superior. necessrio refletir que ter somente uma titulao no significa que o professor possua uma formao de qualidade. Percebe-se que, em meio a muitas dificuldades, os cursos de formao continuada na rea de formao de professores esto, cada vez mais, sendo procurados tanto por profissionais da educao, quanto de outras reas que buscam se fundamentarem de forma significativa acerca dos processos formativos.

11

2.1 Atuao profissional e perspectivas atuais A caracterizao e o perfil dos estudantes concluintes do curso de Especializao em Educao - Docncia Universitria, da Universidade Catlica de Gois UCG, foi realizada por meio de um questionrio. Quanto ao gnero, dos dez participantes que compem a amostra, sete so do sexo feminino trs do sexo masculino. Quatro possuem at trinta anos de idade, quatro esto com idade entre 41 e 50 anos, um dos participantes est na mdia de 31 e 40 e um com idade acima de cinqenta anos. A maioria dos sujeitos possui cursos de Psgraduao em outras reas de conhecimento, sendo um mestre, cinco especialistas e quatro so graduados. Quanto ao tempo de atuao, trs participantes possuem at cinco anos de docncia, seis no possuem experincia no Ensino Superior e somente um tem entre seis a dez anos de prtica pedaggica. Trs dos participantes so formados em Pedagogia (uma pedagoga possui tambm a formao em Administrao de Empresas). E os outros sete so formados em Psicologia, Histria, Nutrio, Cincias Econmicas, Direito, Arquitetura e Enfermagem. Com base no quadro apresentado, Pimenta (2002) identifica algumas caractersticas do professor e da profisso, indicando o que teria levado os sujeitos a essas escolhas, mostrando tambm os desafios encontrados que afetaro ou no sua identidade docente. Os pesquisadores dos vrios campos de conhecimento [...] adentram o campo da docncia no ensino superior como decorrncia natural dessas suas atividades e por razes e interesses variados. Atualmente tem sido comum que pesquisadores de diversas reas de conhecimento procurem um curso de formao de professores universitrios por motivos variados. Em muitos casos o fazem sem saber exatamente o significado e o papel do profissional da educao. Cabe ressaltar que esses mesmos profissionais podem at contribuir com os conhecimentos diferenciados de suas reas, porm muitos desconhecem e no refletem sobre o verdadeiro papel do professor e o grande significado que existe por traz da profisso docente. Com base nestas constataes, procurou-se analisar a construo da identidade desses professores que procuram os cursos para se iniciarem profissionalmente no campo da docncia universitria. Presume-se que acreditem na possibilidade de adquirirem com o curso, contribuies e subsdios tericos e prticos para a sua atuao no magistrio com mais qualidade. Primeiramente, analisaram-se os motivos que levaram os sujeitos da pesquisa a escolherem o curso de especializao em Docncia Universitria. As respostas indicam que as 12

motivaes foram bastante variadas. Dos participantes, seis expressaram que o motivo da procura por um curso de formao continuada no mbito da educao foi a profissionalizao e capacitao no campo da docncia. Tambm citaram a possibilidade de aperfeioamento e aprimoramento dos conhecimentos na rea educacional, compreendendo o verdadeiro papel do professor. Outros fatores foram citados de forma isolada por uma pequena parte dos sujeitos da pesquisa, como: interesse em trabalhar numa instituio de ensino superior, dificuldade na prtica docente, o nome bonito do curso, necessidade de buscar novas opes de trabalho e vontade de estudar. Dois participantes buscaram um curso de formao continuada pela possibilidade de diversificar e ampliar as oportunidades de trabalho, tendo a docncia como uma profisso complementar a que j atuam. De acordo com Cunha (2005), a profissionalizao docente nos dias atuais tem sido muito mais cobrada, pois o modelo de sociedade vigente tem como base econmica a expanso do capitalismo, o que torna a profissionalizao um desafio constante. Surge, no entanto, uma grande preocupao diante desse quadro, no sentido de que muitas instituies de ensino superior no se preocupam em como, porque e por quais motivos esses profissionais esto fazendo escolhas em ministrar aulas no magistrio superior. Assim, essas Instituies de Ensino Superior encarregam-se somente em saber a quantidade de teoria/conhecimento que o professor possui, e ele muitas vezes passa pela docncia de forma mecnica como qualquer outra profisso tcnica. O que se v de fato um mal-estar docente, um ensino cada vez mais precrio e a profisso ainda mais desvalorizada e estigmatizada por parte da sociedade, segundo Pimenta (2002). Desse modo, um dos sujeitos respondeu que procurou um curso de Ps-graduao em formao de professores no intuito de profissionalizar-se como professor e no apenas ser um profissional do Direito que d aula; observa-se uma preocupao em obter conhecimentos na rea educacional, o que pode ser um indcio de que esteja havendo um movimento rumo s mudanas de concepes acerca da funo docente. De acordo com Guimares (2004), na ao do professor no exerccio da docncia somando aos seus conhecimentos cientficos que ele (o professor) construir sua profissionalidade docente. Um dos objetivos dos cursos de formao continuada de professores propor ao docente uma reflexo sistemtica do contexto da sala-de-aula, assim como tambm definir o seu importante papel como docente universitrio. Dos participantes deste trabalho, dois relatam que um dos aspectos que os levaram a procurar o curso de formao continuada no campo da docncia superior foi a grande dificuldade da prtica docente, deixando claro que gostariam de ver os fundamentos e as prticas pedaggicas um pouco mais contempladas pelo currculo do curso. 13

De acordo com Pimenta (2002), na formao continuada que a profissionalizao docente se efetiva, somada aos vrios fatores, como a bagagem cientfica e a prtica docente construda ao longo da profisso. Assim, o conhecimento cientfico constitudo no processo de formao inicial e continuada, bem como a prtica pedaggica so fatores necessrios para a construo dos processos formativos da docncia. Dessa forma, com base nas concepes tericas e metodolgicas da ao docente, questionou-se tambm que viso teriam em relao s tendncias educacionais e quais fundamentavam sua atuao docente na prtica educativa. Percebe-se que nesse momento da pesquisa houve uma diviso significativa nos dados obtidos. Um dos participantes da pesquisa fundamenta o seu trabalho em vrios tericos, como: Paulo Freire, Alicia Fernandez, Sara Paim, Piaget, Vygotsky, Phillipe Perrenoud, Miguel Arroyo, Cipriano Luckesi, Fernando Hernandez. J outros seis procuram fundamentarem-se, cada um a sua maneira, nas teorias de Libneo, Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Rousseau. Por fim, trs no quiseram opinar por no terem experincia na prtica docente. importante destacar que um dos participantes relatou que, apesar de no concordar com o ecletismo terico, acha interessante destacar as idias de aprendizado pela faixa etria de Piaget, a concepo de Scrates, maiutica, e a teoria de desenvolvimento de Vygotsky. Percebe-se que a teoria mais citada nestes dados foi a problematizadora, de Paulo Freire. Cinco dos participantes afirmaram que utilizam essa concepo de educao para compreender a ao docente. Dentre os elementos que contemplam as expectativas profissionais e acadmicas, dois dos sujeitos pesquisados acreditam que o curso causou impactos positivos quanto ao pedaggica do docente no ensino superior e a enorme responsabilidade do professor universitrio em sua atuao na formao do indivduo social. Outro participante afirmou que o curso abordou o tema funcionamento administrativo das IES de forma satisfatria. Um outro relatou que o curso proporcionou uma viso mais ampla do ensino superior e da responsabilidade de ser professora-motivadora e no apenas dadora de aulas. Trs dos sujeitos disseram que em algumas disciplinas o curso proporcionou boas expectativas no aluno, mas por outro lado faltou explorar mais o conhecimento como um todo. Trs participantes da pesquisa revelaram-se insatisfeitos com o curso sem, entretanto, explicitarem as suas opinies. Analisando-se os dados obtidos referentes s abordagens educacionais em confronto com a realidade da prtica pedaggica, seis dos sujeitos da pesquisa disseram que, em geral, a teoria fica muito distante e muito aqum da prtica no contexto educativo, e que no h articulao entre a teoria e a prtica. Para Guimares (2004), o processo de profissionalizao 14

docente precisa se diferenciar das outras profisses no sentido de constituio do conhecimento cientfico. Sabe-se que a prtica importante quando est bem articulada teoria. Somente a prtica pela prtica no suficiente para formar um profissional da educao, pois, assim, dificilmente se preocupar com uma ampla formao dos alunos, especialmente quanto aos aspectos relacionados s questes polticas e cidadania. Na viso de quatro dos pesquisados, as abordagens educacionais chegam a ser compreendidas como utpicas dentro do processo de ensino-aprendizagem. Segundo um deles [...] ainda preciso fazer juno entre teoria e prtica que permita ao educador trabalhar a realidade sem separar pressupostos tericos. Todos os participantes externaram que existe a necessidade de se promover uma maior articulao entre teoria a prtica. De modo geral esses profissionais atribuem ao curso de formao continuada a funo de preparar o profissional da educao para o enfrentamento dos medos, conflitos e inseguranas geradas na ao docente cotidiana. Para Guimares (2004), a formao inicial o ponto de partida para a formao do professor, mas a formao continuada desenvolver a amplitude do crescimento profissional do professor. Sendo assim, a profisso docente necessita sair do processo artesanal e atingir a subjetividade do conhecimento cientfico, pois supe uma sustentao terica e prtica para ser reconhecida e valorizada como um fator importante no contexto social. Cabe ressaltar que os saberes profissionais dos professores so construdos cotidianamente, adicionando-se o tempo de atuao mais o conhecimento cientfico somado interao com outros profissionais da educao. Dessa forma, o professor adquirir, gradativamente, melhores experincias. na formao inicial e continuada que o professor ter oportunidade de lapidar e exercitar seu trabalho como docente. No que se refere ao curso de formao continuada (especializao), questiona-se o mesmo suficiente para a atuao profissional com segurana. Para quatro respondentes, (40% do total), o curso possibilita mudanas na prtica pedaggica, desde que o professor esteja aberto a mudar e aprofundar-se nos estudos da rea. Para cinco respondentes, que representam 50% do total, o curso no proporciona a segurana necessria, pois esta vem com o tempo de atuao na prtica. Nesta mesma linha, um participante relata que o curso est mais ligado mercantilizao do ensino e menos qualidade de atuao docente. Percebe-se que os participantes deste curso se queixam da falta de estgio, ou seja, de uma prtica aliada teoria, para que o aluno tenha um contato direto com a ao docente mais profissionalizada. luz das contribuies de Guimares (2004), as prticas formativas so desenvolvidas por meio dos contedos constitudos, assim como tambm a autonomia intelectual do docente,

15

alm da interao que existe entre professor e aluno. Nesse sentido, quando no h uma abertura maior para que um desses fatores se efetive, o processo fica realmente incompleto. Assim, com base nos dados obtidos, percebe-se que o discurso dos sujeitos nesse momento parece contraditrio ao afirmarem que de Docncia Universitria proporcionou algumas mudanas nos processos formativos da atuao docente. Contudo, percebe-se que sete dos dez participantes concordam que o curso causou algum impacto reflexivo e ampliou de certa forma sua viso sobre docncia superior, passando a analisar cientificamente as questes da formao pedaggica do ensino superior. Somente trs do total relataram no saber exatamente se o curso proporcionou mudanas. Dessa forma, pode-se afirmar que a identidade do professor est substancialmente associada forma em que a profisso docente est sendo conduzida, destacada e construda socialmente. Assim, o processo de desvalorizao da profisso docente da forma como tem sido construda a identidade do professor, seja individual ou coletivamente, pode ter influenciado essas respostas, de acordo com a abordagem de Valter Guimares (2004). Muitas vezes a docncia superior tem sido observada como um status social a mais, tendo em vista a falta de experincia na rea. Pela falta de significao social da profisso docente, o professor se sente retrado em querer identificar-se com a sua profisso. Nesse sentido, na formao inicial, ou seja, na graduao, que se deve colocar em debate as questes de valorizao da profisso docente tal como , mostrando a realidade e as dificuldades encontradas neste contexto, Guimares (2004). Portanto, procurou-se saber dos sujeitos desse processo de formao continuada se os mesmos ainda se sentiam estimulados a continuar em processo de formao para tornarem-se professores. A metade dos participantes, ou seja, cinco dos dez sujeitos em anlise sentem-se bastante motivados em continuar investindo na sua formao e na sua prtica docente. Este trabalho de identificao com a profisso escolhida deve partir no incio da formao inicial do professor, para que ele no fique procurando uma formao continuada com o objetivo de se identificar com a profisso escolhida, pois este no o objetivo maior desse processo de formao. Constatou-se, que quatro dos sujeitos da pesquisa disseram no sentirem tanto estmulo devido ao fator econmico, que no h uma devida valorizao desse profissional nos diversos segmentos sociais e polticos. J com relao ao do professor, um dos participantes que respondeu sim questo disse sentir prazer ao pensar na responsabilidade social de poder contribuir na transformao do aluno e nos processos sociais. importante ressaltar que, desse mesmo grupo, um dos professores/sujeitos respondeu que quer fazer parte do grupo de professores que faz diferena quanto prtica pedaggica. Observa-se que do grupo de pesquisados que responderam no, houve quem dissesse que no 16

sabe se continuar a trilhar o caminho da docncia superior, pois a baixa remunerao que o professor enfrenta no mercado de trabalho desestimulante. Destes sujeitos, um justifica que existem grupos fechados de professores que atuam na rea da docncia, que no permitem que outros profissionais faam parte do processo de atuao no magistrio superior. Nota-se, em linhas gerais, que a maioria dos sujeitos buscou o curso de formao continuada para melhor capacitar-se e profissionalizar-se no campo da docncia. Porm, sabese que muitos so os desafios encontrados na prtica pedaggica e, como os elementos constitutivos da profisso docente11 no foram delineados no processo de sua formao inicial, ainda na graduao, alguns dos sujeitos tentaram neste curso compreender com mais amplitude o significado do papel do professor na atuao da docncia superior.

3. Consideraes Finais
Este trabalho possibilitou identificar, compreender e desvelar alguns desafios enfrentados no campo da formao de professores nos dias atuais. De certo modo, ao analisar algumas caractersticas da formao inicial e continuada, identificou-se o quanto a identidade profissional do professor pouco definida no decorrer do seu processo de formao. Assim, mesmo os alunos dos cursos de formao de professores chegam ao final da graduao sem de fato terem conscincia acerca da sua profissionalidade docente. O que se tem visto, em alguns casos, so alunos ingressando em cursos de especializao ou outros de formao continuada, sem saber o que fazer com o ttulo adquirido. Entretanto, esta modalidade de formao deve cumprir um papel complementar formao do sujeito que, em tese, j deveria conhecer os benefcios que esta etapa de formao poderia lhe acrescentar. Diante do exposto, compreende-se o quanto importante o papel das Instituies de Ensino Superior no sentido de abordarem, no decorrer do processo de formao, a realidade da profisso, seus desafios, suas dificuldades e seus pontos fortes com a mesma profundidade que ensinam os conhecimentos especficos em cada rea. A produo do conhecimento to importante quanto a formao integral do acadmico. Formao docente est voltada para a realidade humana, preparando tambm para um mundo repleto de desafios apresentados pela sociedade e pelo mundo do trabalho.
11

[...] Formao acadmica, conceitos, contedos especficos, objetivos, regulamentao, cdigo de tica. E quando essas caractersticas no acontecem de forma integral na formao inicial importante que isto corresponda na formao continuada, Pimenta (2002).

17

Isaia (2006, p.74) descreve que A indefinio identitria pode levar a uma formao difusa da identidade docente e mostrar-se como um dos fatores responsveis pela separao entre o ato de ensinar e o de pesquisar, ainda presentes na academia. Nesse sentido, na formao inicial que o professor delinear o caminho da docncia e da pesquisa, e tambm o ser pesquisador. J na formao continuada, o docente poder complementar os conhecimentos constitudos para sua formao profissional. Porm, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, e dentro da perspectiva de formao de professores, podese perceber que ainda existem alunos que procuram cursos de formao continuada para compreender de fato o que ser professor. Ora, a qualificao do trabalho docente no depende somente de um fator, mas sim de vrios que complementaro sua profissionalidade, ou seja, um somatrio dos saberes, dos fazeres, do conhecimento cientfico e da relao com a prtica docente. Assim sendo, a docncia envolve a formao profissional e a formao cidad, embasada em um conjunto de fatores que fundamentar o ato de ensinar, (Isaia 2004). Evidencia-se, neste estudo, a importncia de a formao de professores ser sustentada pelo conhecimento cientfico articulado s prticas pedaggicas. Sabe-se que a profissionalizao do docente certamente depender da qualidade da formao profissional constituda no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Quanto formao continuada, seja em que nvel for, to importante quanto a formao inicial, embora, especificamente para o professor, o processo formativo traga muito mais responsabilidade, pois certamente o ato de ensinar supe conhecimento e prtica constantes e atualizadas. Para que os desafios encontrados no decorrer do processo de atuao sejam enfrentados com discernimento e sabedoria, faz-se necessrio que o sujeito estabelea uma relao de valorizao e identificao com a profisso docente. Assim, o reconhecimento do docente deve se estender categoria profissional, para que tambm a sociedade em geral perceba de fato a importncia do papel exercido por esses profissionais na transformao social e na melhoria das condies de vida das pessoas. Pode-se concluir que so grandes os desafios das Instituies de Ensino Superior no preparo dos professores para uma atuao coerente e comprometida com a realidade atual. De fato, a responsabilidade do docente universitrio no momento da sua ao em sala de aula deve ser condizente com os saberes necessrios, num movimento mtuo de articulao com as teorias em construo. Nesse processo, importante destacar que o educador/professor tem um papel muito importante nessa construo, junto com os demais segmentos sociais, das competncias tcnicas, polticas, sociais e humanas necessrias para a formao das novas geraes de profissionais em todas as reas do conhecimento. 18

Referncias Bibliogrficas
CHAVES, Sandramara Matias; TIBALLI, Elianda F. Arantes (orgs). Concepes e prticas em formao de professores. In: MARIN, Junqueira Alda. Formao de professores: novas identidades, conscincia e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CHAVES, Sandramara Matias; TIBALLI, Elianda F. Arantes (orgs). Concepes e prticas em formao de professores. In: ROSA, Dalva E. Gonalves. Investigao-ao colaborativa: uma possibilidade para a formao continuada de professores universitrios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. COELHO, Ildeu Moreira. A universidade, o saber e o ensino em questo. In: Veiga, Ilma Alencastro e Naves, Marisa Lomnaco de Paula (orgs.). Currculo e avaliao na educao superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, p. 53-77. CUNHA, Maria Isabel da (orgs.). Formatos avaliativos e concepes de docncia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. GUIMARES, Valter Soares. Formao de professores: saberes, identidade e profisso. Campinas, SP: Papirus, 2004. LIBNEO, Jos Carlos. O professor e a construo de sua identidade. In: Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. Goinia: Editora do autor, 2000, p. 47-54. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 5. ed. Goinia: Editora Alternativa, 2004. LIBNEO, Jos Carlos. Adeus professor, adeus professora? So Paulo: Cortez, 2003. PIMENTA, Selma G. Ensino superior: Finalidades. In: Pimenta Selma G. e Anastasiou, Lea das G. C. So Paulo: Cortez, 2002 (p.161-174). PIMENTA, Selma G. Docncia no ensino superior. In: Pimenta Selma G. e Anastasiou, Lea das G. C. So Paulo: Cortez, 2002 (p.95 - 136). SERBINO, Raquel Volpato (orgs.). Formao de professores. In: SOBRINHO, Jos Dias. Ps-graduao, escola de formao para o magistrio superior. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1998. SERBINO, Raquel Volpato (orgs.). Formao de professores. In: MASETTO, Marcos Tarciso. Ps-graduao: rastreando o caminho percorrido. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1998.

19

SOUZA, Paulo N. P. LDB e Educao Superior (estrutura e funcionamento). 2. ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen