Sie sind auf Seite 1von 14

Resistncia dos Materiais II

Relatrio

Ricardo Almeida Figueiredo 2011/2012

21200360

Introduo
As propriedades mecnicas constituem uma das caractersticas mais importantes dos metais nas suas vrias aplicaes na engenharia, visto que o projecto e a fabricao de produtos se baseiam principalmente no comportamento destas propriedades. A determinao das propriedades mecnicas dos materiais obtida por meio de ensaios mecnicos, realizados no prprio produto ou em corpos de prova de dimenses e formas especificadas, segundo procedimentos padronizados por normas. Neste relatrio vamos tratar da realizao de um trabalho laboratorial sobre a flexo de uma barra de ao. Onde teremos de abordar diversos temas, tais como a flexo, a extensometria, as tenes e as deformaes sofridas na barra.

Na elaborao deste trabalho iremos realizar dois ensaios prticos. Dos dois trabalhos prticos, um deles trata-se de uma barra bi-apoiada em que so aplicadas duas cargas, onde v-mos a tenso de deformao, noutra, tambm esta uma barra biapoiada so aplicadas duas cargas, e analisamos a flecha/deformao da barra.

Objectivo
No domnio das aulas laboratoriais de Resistncia de Materiais II, foram executadas duas actividades que consistiram na determinao experimental e posterior comparao analtica de vrias situaes, tendo-se de comparar os valores obtidos experimentalmente, com os valores obtidos teoricamente e assim aplicar teoricamente, laboratorialmente os conhecimentos adquiridos durante as aulas tericas na disciplina de Resistncia dos Materiais II.

Fundamentos Tericos
Extensometria
Num relatrio laboratorial anterior realizamos uma introduo terica relativamente extensometria. No qual efectuamos tambm uma observao e aplicao prtica de um extensmetro.

Um extensmetro um instrumento capaz de medir as deformaes causadas num corpo sob o efeito de um esforo mecnico. Matematicamente o extensmetro d-nos o valor de directamente.

A medio de tenso faz-se atravs da medio da deformao, mede-se a deformao e ento determina-se a tenso aplicando-se a lei de Hooke.

A lei de Hooke a seguinte:

Assim:

= Tenso
E = Mdulo de elasticidade longitudinal ou Mdulo de Young

= Deformao unitria

A medio de deformao geralmente realizada com extensometros: uma pequena superfcie metlica que colada no corpo do material que se deformar. A deformao do extensmetro medida por variao da sua resistncia elctrica na medida em que ele compe parte de um circuito electrnico.

Vrios exemplos de aplicaes de extensometros:

Conceitos base de Tenso


O conceito de tenso fundamental para a engenharia. Ela definida como a relao entre a carga ou a fora aplicada (F) e a rea resistente (F/A, kg.f/cm 2, N/m2=Pa). A tenso mxima que o material suporta em determinadas condies de carregamento uma caracterstica importante de cada material. Pois j que a carga que o provete suportar depende tanto do material em causa como da sua geometria, ou seja, da sua rea resistente.

Os conceitos de tenso relevantes para este ensaio so: os esforos normais, os esforos internos e os critrios de cedncia e ruptura.

Cedncia de ruptura consiste numa mxima carga axial, que provocar uma elevada deformao, que ir originar uma fractura na pea, devido ao facto de o corpo no possuir uma maior elasticidade e por fim fracturar aps chegar ao mximo da sua deformao.

Conceitos base de Deformao


Deformao definida como variao de uma dimenso qualquer deste corpo, por unidade da mesma dimenso, quando esse corpo submetido a um esforo qualquer.

Na elaborao desta experincia laboratorial existem dois tipos de deformaes importantes, no qual deveremos referir: sendo elas a deformao elstica e a plstica.

Deformao elstica: consiste no caso de ao retirarmos a fora que estava a ser aplicada no material metlico, este volta s suas iniciais. A quantidade de deformaes metlicas a que um material metlico pode sofrer pequena, j que neste tipo de deformaes os tomos se afastam das posies originais, sem no entanto ocuparem novas posies. Assim, quando se retiram a fora aplicada a um metal deformado elasticamente, os tomos voltam s suas posies originais e o material retoma a forma inicial.

Deformao plstica: ocorre quando o material metlico deformado de tal modo que no consegue recuperar completamente as dimenses originais.

Durante a deformao plstica, os tomos do material metlico so deslocados permanentemente das posies originais e passam a ocupar novas posies.

Por fim podemos tambm referir o conceito de o limite elstico, que consiste na mxima tenso a que uma pea pode ser submetida. Da que o conhecimento de seu valor fundamental para a nossa experincia laboratorial.

A elasticidade de um material a sua capacidade de voltar forma original em ciclo de carregamento e descarregamento. A deformao elstica reversvel, ou seja, desaparece quando a tenso removida. A deformao elstica consequncia da movimentao dos tomos constituintes da rede cristalina do material, desde que a posio relativa desses tomos seja mantida.

Deformada numa barra


Atravs de um determinado carregamento transversal surgir uma flexo na barra provocando uma deformada devida essencialmente ao momento flector. A contribuio do esforo transverso para este efeito mnimo e pode-se desprezar a sua aco. A linha elstica da deformada tambm referenciada como flecha. O seu valor pode ser quantificado dependendo da situao em causa. Consideremos o seguinte caso: Descrio Momentos mximos flecha

A elasticidade de um material a sua capacidade de voltar forma original em ciclo de carregamento e descarregamento. A deformao elstica reversvel, ou seja, desaparece quando a tenso removida. A deformao elstica consequncia da movimentao dos tomos constituintes da rede cristalina do material, desde que a posio relativa desses tomos seja mantida.

Procedimento Depois de instalado o extensmetro na barra procedeu-se realizao dos ensaios. Os resultados provenientes da ponte extensiometrica e dos comparadores eram registados. Foram montados da seguinte forma: No primeiro ensaio, no provete, foram aplicadas duas cargas uma 141mm do apoio esquerdo de P1 =14 N e a 255 mm do apoio esquerdo deP2=23 N. Com a ponte extensiomtrica ligada ao extensmetro, foi determinada a deformao a meio da barra para poder calcular pela lei de Hooke, os valores de tenso a fim de os poder comparar com os valores tericos determinados.

No segundo ensaio, o objetivo principal foi determinar a flecha a meio vo, para perceber melhor a deformada causada por 2 cargas de diferente intensidade. Posteriormente mediu-se o valor da flecha com o comparador a meio vo para depois comparar com o valor obtido teoricamente.

Tratamento de Dados

1 Ensaio Determinao da tenso na seco C


Analiticamente

1. Clculo das Reaes de Apoio [N]:

2. Esforos Transversos [KN]:


T = Tant + T0 - q dx

3. Momentos Flectores [KN.m]:


M = Mant + M0 + T dx

4. Clculo analtico das Tenses: a. ;

b.

Para E=210GPa exp.=0.281 mat.=0.3035 Para E=200GPa exp.=0.302 mat.=0.318

Diagrama:

Experimentalmente
Experimentalmente, valor de 0.312mm. que foi lido na mquina usando o extensmetro foi

2 Ensaio Determinao da flecha na seco C


Analiticamente, pelas tabelas:

Onde:

Assim:

Onde:

Assim:

Sendo:

Analiticamente, pelo mtodo das reas:

a.

b.

c.

d.

e.

f.

g.

Experimentalmente
Experimentalmente, o valor da flecha yC que foi lido no comparador foi 3.42mm.

Das könnte Ihnen auch gefallen