Sie sind auf Seite 1von 4

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Aula 07 Organizao Social:


Objetivos da Aula

Organizaes formais e seus processos na sociedade contempornea.

Os objetivos desta aula visam comparar organizaes e suas tipologias, do ponto de vista sociolgico, ou seja, as instituies do Estado e da sociedade civil, empresas e economia. Ao nal desta aula, voc dever estar apto a interpretar a sociedade contempornea e suas transformaes.

Introduo Organizao Social


Em toda sociedade pertencemos a uma determinada classe social, e temos um status social, pelo qual exercemos um papel, e por meio do qual interagimos entre ns, isto , vivemos todos no interior de uma estrutura social. A estrutura social mais elementar o grupo, que compreende apenas um determinado nmero de indivduos que desempenham papis sociais. Porm, certos grupos so introduzidos em organizaes, constitudas por modelos de diversos status sociais, que tem como nalidade alcanar seus objetivos dentro da sociedade. Sempre que algum precisa realizar uma atividade para a qual
Faculdade On-line UVB

39

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

necessrio recorrer ao concurso de outros, ou sempre que algumas pessoas descobrem que, se unirem suas foras, conseguiro fazer coisas que seriam impraticveis se perseguidas por apenas uma delas, o resultado uma organizao. (OLIVEIRA, 2002: 126) Entretanto, o conceito de organizao social amplo, e possibilita vrios tipos de anlise, que vo desde a interpretao do funcionamento das empresas ao entendimento de modelos de instituies muito diferentes, tais como: Igreja e partidos polticos.

Organizaes Formais
No momento em que os grupos se tornam mais numerosos, eles tambm acabam cando ainda mais formais e impessoais. Por conseqncia, os padres apresentam-se cada vez mais detalhados, e meticulosamente declarados, de forma que os indivduos possam compreender o que esperado deles. Ento, para que os padres sejam seguidos e respeitados, eles necessitam mais do que uma simples interao, isto , necessitam de regras objetivas e escritas, pois s assim tornam-se uma organizao formal. Por exemplo: as empresas. O tamanho de uma organizao formal irrelevante, podendo ser grande ou pequena. Porm, o fator principal dela que os indivduos devem aprender a lidar uns com os outros de uma forma organizada, ou seja, dentro de uma organizao formal, h a necessidade de se estabelecerem normas e regras internas. Na verdade, as organizaes formais evidenciam a sociedade contempornea, na qual tudo deve ser registrado e escrito com freqncia. Nas organizaes formais, os relacionamentos so impessoais porque os indivduos se conhecem por meio das posies que ocupam.
Faculdade On-line UVB

40

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Na grande maioria das organizaes, os gerentes tm status e papis diferenciados de acordo com o nvel hierrquico onde se situam. Lder e supervisor so designaes normalmente utilizadas para aqueles que cheam pequenos grupos de trabalho; a palavra gerente reservada para quem est frente do departamento; diretor, superintendente e presidente, em geral, indicam os personagens mais importantes da hierarquia. (OLIVEIRA, 2002: 127) Neste sentido, importante analisar que as organizaes formais estimulam a constituio de padres informais, que, amide, adquirem mais importncia do que os padres formais. A forma como se pressupe que tudo deva funcionar no papel compensado por padres que os indivduos negociam. Assim, a formalidade acaba por ajudar estes indivduos em sua interao.

Organizao e Administrao
Em qualquer tipo de atividade desempenhada por uma instituio, tenha ela nalidades comerciais, culturais, assistenciais ou qualquer outra, necessrio que seja dirigida, controlada e comandada por intermdio da administrao, no intuito de atingir o seu objetivo. Administrao a atividade de dirigir, comandar e coordenar atividades prprias ou alheias, pblicas ou privadas. (LUIZ, 1999: 71) Portanto, em toda organizao existem indivduos ou um grupo de indivduos que tm a administrao como trabalho principal, ou seja, sua responsabilidade baseia-se em decidir sobre os objetivos e a utilizao eciente dos recursos da organizao. Segundo Oliveira (2002: 129), a Administrao trata do planejamento, da organizao (estruturao), da direo e do controle de todas as atividades diferenciadas pela diviso do trabalho que ocorre dentro de uma organizao.
Faculdade On-line UVB

41

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Neste sentido, os responsveis pela administrao podem ser indicados de formas diferentes, e isto vai depender claramente do tipo de organizao: governantes, administradores, dirigentes, autoridades, gerentes. Os indivduos que em um determinado momento ocupam cargos de responsabilidade pela administrao, isto , um perodo de mandato, formam uma estrutura de poder. Estes indivduos podem ser considerados o corpo administrativo de uma organizao, que so, em outras palavras, a diretoria, os dirigentes, ou os gerentes. Sendo assim, a responsabilidade de administrar bem a de por em prtica as coisas por intermdio de outros.

Nesta aula podemos vericar que no interior da sociedade existem os grupos, e que eles podem vir a constituir uma determinada organizao. No tocante organizao formal, existem vrios tipos, dentre eles: as empresas. A organizao formal tem como princpio normas e regras escritas, no intuito de fazer com que os indivduos sigam e obedeam o que est ou registrado. Toda organizao depende de uma administrao, de planejamento, de direo e de controle.

Referncias Bibliogrficas
LUIZ, Sinclayr. Organizao e Tcnica Comercial. So Paulo: Saraiva, 1999.OLIVEIRA. Slvio L. Sociologia das Organizaes. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Faculdade On-line UVB

42

Das könnte Ihnen auch gefallen