Sie sind auf Seite 1von 46

FUNDAO EDUCACIONAL DE FERNANDPOLIS

FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDPOLIS

JANANA CARLA SENHA PAULO HENRIQUE VANZEA TOMAZ PRISCILA MARIA SOLER PASCHOALINI TATIANE DE OLIVEIRA SALVIONI

USO DO CIDO ACETILSALICLICO NA PREVENO DE DOENAS CARDIOVASCULARES

FERNANDPOLIS 2012

JANANA CARLA SENHA PAULO HENRIQUE VANZEA TOMAZ PRISCILA MARIA SOLER PASCHOALINI TATIANE DE OLIVEIRA SALVIONI

USO DO CIDO ACETILSALICLICO NA PREVENO DE DOENAS CARDIOVASCULARES

Trabalho de concluso de curso apresentado Banca Examinadora do Curso de Graduao em Farmcia da Fundao Educacional de Fernandpolis como exigncia parcial para obteno do ttulo de bacharel em farmcia.

Orientador: Prof. MSc. Giovanni Carlos de Oliveira

FUNDAO EDUCACIONAL DE FERNANDPOLIS FERNANDPOLIS SP 2012

JANANA CARLA SENHA PAULO HENRIQUE VANZEA TOMAZ PRISCILA MARIA SOLER PASCHOALINI TATIANE DE OLIVEIRA SALVIONI

USO DO CIDO ACETILSALICLICO NA PREVENO DE DOENAS CARDIOVASCULARES

Trabalho de concluso de curso aprovado como requisito parcial para obteno do ttulo de bacharel em farmcia. Aprovado em: 22 de novembro de 2012.

Banca examinadora Prof. MSc. Giovanni Carlos de Oliveira Prof. MSc. Reges Evandro Teruel Barreto Prof. MSc. Roney Eduardo Zaparoli

Assinatura

Conceito

Prof. MSc. Giovanni Carlos de Oliveira Presidente da Banca Examinadora

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada disso se realizaria. Aos nossos pais e famlia, que sempre nos deram apoio, e estiveram presentes acreditando em nosso potencial, nos incentivando a cada passo, fazendo com que tivssemos coragem pra nunca desistir.

AGRADECIMENTOS

A muitos, o meu agradecimento seria necessrio, mas h os que sem eles nada disso seria possvel. Meus ternos agradecimentos, primeiramente ao meu gnio Criador, Deus, pela vida e pela f que me trouxeram at aqui. Aos meus pais, Jair e Cleusmar, pela educao que me deram, pela viso sobre a vida de que sem luta e sem esforos nada acontece principalmente a minha me por ser a mais fiel das amigas, por segurar minha mo sem nunca me deixar cogitar a desistncia de meus sonhos. Aos meus irmos Jlio e James por, serem meus irmos, os que me fazem rir mesmo nos momentos imprprios. A uma pessoa especial, Carlos, por me acompanhar nessa jornada e ficar ao meu lado me dando fora e palavras de conforto e esperana. Minha tia Alessandra, por ter dito o orgulho que eu lhe dava e por isso ter me motivado a lutar. Tambm agradeo imensamente aos meus Amigos e parceiros de trabalho Paulo, Priscila e Tatiane por me aceitarem junto deles nessa jornada final, esses que estaro pra sempre no meu corao. Por ltimo, mas no menos importante, todos os meus mestres e professores, desde minha primeira educao at o final de minha jornada acadmica, porque sem eles nada disso seria possvel, meu eterno agradecimento por vossa vocao em ensinar.

Janana Carla Senha

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeo a Deus, pois Ele rege, guarda e guia todos os meus caminhos. Ao meu av Luiz, agradeo por confiar, investir e me motivar nessa jornada. Por ser um pai, que sempre acreditou e apoiou. o exemplo de homem de carter e respeito, que me molda, fazendo com que esforo e empenho fizessem alcanar meus objetivos. minha me, Estergiane, por sempre acreditar e me encorajar, mesmo nos momentos de maior dificuldade em minha vida e por me dar luz, mesmo nos momentos mais obscuros, me defendendo de tudo e todos. Minha av Maria Aparecida e a minha tia Josiane, por serem como mes para mim, que tambm me apoiam, educam e ajudam na minha formao. Ao meu tio Jos Luiz, por sempre me proteger do mundo e abrir meus olhos para a realidade da vida, me guiando por caminhos seguros para alcanar meus objetivos. Agradeo ao meu irmo, Tiago por ser um exemplo de superao, dedicao e esforo para ultrapassar os obstculos que a vida o imps e por ser alm de irmo, um amigo leal e confidente para toda a vida. minha prima Shamyra, por alegrar meus dias mesmo nos momentos de raiva e desesperana. minha namorada e melhor amiga, Juliane, por ser uma pessoa muito especial em minha vida, que sempre quis meu melhor, tanto pessoal quanto profissional e por ser meu porto seguro, onde posso recorrer a qualquer hora, encontrar fora e confiana para enfrentar os obstculos ao decorrer de minha trajetria. Agradeo meus amigos de sala, que me ajudaram e acompanharam por toda essa jornada acadmica, em especial minhas amigas Priscila, Janana e Tatiane, que estiveram comigo na batalha para concluso do curso e desta monografia. Aos meus professores, que me passaram conhecimentos, experincias de vividas e profissionais, durante esses quatro anos de curso. Muito obrigado a todos. Vocs fizeram toda a diferena para ser o que sou.

Paulo Henrique Vanzea Tomaz

AGRADECIMENTOS Como j dizia o provrbio 16, Confia suas obras ao Senhor e teus planos tero bom xito, foi exatamente o que fiz, entreguei todos os meus planos nas mos do Criador e hoje estou aqui para agradecer, primeiramente, a Ele que tanto me deu foras e coragem para continuar e que nunca me deixou desistir. Agradeo tambm aos meus pais, Antonio e Roseli, que nunca saram do meu lado e que sempre me incentivaram a lutar pelo meu sonho, que sempre me ajudaram a no desistir dessa luta. A todos os meus amigos, principalmente ao meu amigo Luiz que me incentivou e me apoiou, e a minha amiga Janana que sempre me encorajou a tomar as decises mais difceis. Aos meus outros parceiros de trabalho Paulo e Tatiane, por estarem comigo nessa batalha. Aos meus professores e mestres por terem tanta pacincia e dedicao para nos ensinar o que nos foi necessrio. Enfim, obrigado por sempre estarem comigo e por participarem desta conquista, sem vocs eu no teria conseguido chegar at aqui.

Priscila Maria Soler Paschoalini

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, meu porto seguro, nunca me deixou desanimar, sempre me deu foras e me capacitou em todos os momentos. Se no fosse por Ele, no conseguiria sozinha, pois, Ele a base de toda conquista e cada sucesso que consegui conquistar e que ainda conquistarei. Aos meus pais, sempre me apoiando e me auxiliando nos momentos mais difceis desta caminhada. Em especial, minha me, sem ela me dando foras e me ajudando a no desanimar e a no desistir, me falando palavras de encorajamento e sempre ao meu lado, sem dvidas seria muito difcil chegar at aqui. A minha irm que tambm teve papel importante, pois, sempre me apoiou e me ajudou. A meus amigos e colegas de sala que sempre sero lembrados e estaro guardados em meu corao. Especialmente, aos amigos e companheiros, Janana, Priscila e Paulo, sempre estando junto a cada passo, sempre um apoiando o outro. A todos os professores que nos auxiliaram e nos ensinaram durante esses quatro anos de aprendizado. Cada um com seu importante papel para nossa formao. Obrigado a todos! Tatiane de Oliveira Salvioni

s vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabea. No perca a f. Estou convencido de que a nica coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Voc tem que descobrir o que voc ama. Isso verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que voc ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a nica maneira de ficar realmente satisfeito fazer o que voc acredita ser um timo trabalho. E a nica maneira de fazer um excelente trabalho amar o que voc faz. Steve Jobs

RESUMO

As doenas cardiovasculares (DCV) representam o primeiro lugar entre as causas de mortalidade no Brasil e so consideradas graves e de difcil recuperao que levam a pessoa a uma diminuio da qualidade de vida e sobrevida. As DCVs podem ser prevenidas, porm, em nosso pas mais valorizado o diagnstico a partir de tecnologias e pouco feito em relao preveno. Para a preveno de eventos cardiovasculares utiliza-se antiagregantes plaquetrios. Utilizou-se nesse trabalho o mtodo de reviso literria e de artigos cientficos, e observou-se que um dos frmacos mais utilizados o cido acetilsaliclico que um anti-inflamatrio no esteroidal comumente utilizado pelas suas propriedades analgsicas e antipirticas. Sua ao primria a inativao da ciclo-oxigenase por acetilao irreversvel da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossntese da prostaglandina a partir do cido araquidnico. Com isso, h inibio da sntese de prostaglandinas, as quais esto especialmente associadas com o desenvolvimento da dor que acompanha a leso ou a inflamao. Baixam, tambm, a febre por dilatao dos vasos sanguneos perifricos, aumentando a dissipao do calor por transpirao. Verificou-se que por muitos anos o cido acetilsaliclico tem sido considerado como antiagregante plaquetrio padro da preveno secundria de doenas vasculares, pois, sua eficcia independe de sexo, idade ou da presena de doenas associadas como, diabetes ou hipertenso, mesmo em relao a outros antiagregantes plaquetrios. Na preveno primria de doenas cardiovasculares, o cido acetilsaliclico exerce benefcio quando utilizado em baixas doses, porm no negligencivel ao risco de sangramento. J na preveno secundria de doenas cardiovasculares, o cido acetilsaliclico reduz o risco de mortalidade e morbidade. Em meta-anlise de ensaios clnicos demonstrou a eficcia do AAS na reduo de 30% de infarto agudo do miocrdio (IAM) e 20% de acidente vascular cerebral (AVC), assim, parecendo ser mais efetivo que outros agentes plaquetrios. As doses utilizadas variam entre 75mg e 325mg/dia, sendo melhor o uso da menor dose possvel para limitar efeitos adversos. Sendo assim, o uso do cido acetilsaliclico (AAS) em tratamento de doenas cardiovasculares como antiagregante plaquetrio, tem se mostrado eficaz, alm de possuir baixo custo, sendo assim, colocado como antiagregante de escolha.

Palavras-chave: Doenas cardiovasculares. cido acetilsaliclico. Anti-inflamatrio. Antiagregante plaquetrio. Antipirtico.

ABSTRACT

Cardiovascular Disease (CVD) represent the first place between deaths causes in Brazil and they're considered serious and they have a hard recovery, lowering the quality of life and survival. CVDs can be prevented, but, in our country, the diagnostic from technologies is more valued and almost nothing is done for prevention. For prevention of cardiovascular events, antiplatelets are used. It was used in this study the method of literature review and scientific articles, of it was observed that one of the drugs most used is the acetylsalicylic acid that is a non-steroidal antiinflammatory commonly used by its analgesic and antipyretic properties. Its primary action is the inactivation of the cyclooxygenase by irreversible acetylation of prostaglandin synthase, enzyme that catalyses the first phase in the biosynthesis of prostaglandins from arachidonic acid. With that, there is a inhibition of the prostaglandin synthesis, that are specially associated with the development of pain that comes with injury or inflammation. They lower fever by dilatating peripheral blood vessels, raising heat dissipation by transpiration. It was concluded that for many years acetylsalicylic acid has been considered as an default antiplatelets of the cardiovascular secondary treatment, because its effectiveness doesn't depends on sex, age or the presence of diseases like diabets or hypertension, even if related with other antiplatelets. On the primary cardiovascular diseases prevention, the acetylsalicylic acid exercises benefit when used on little doses, but non-negligible about the risk of bleeding. From the secondary prevention of cardiovascular diseases, the acetylsalicylic acid lowers the mortality risk and morbid. In meta-analysis of clinical trials demonstrated efficacy of aspirin on lowering by 30% of acute myocardial infarction (AMI) and 20% of cerebrovascular accident (CVA), looking like its more effective than the others platelet agents. The used doses vary about 75mg and 325mg/day, being better using the lowest dose possible to limit adverse effects. So, the use of acetylsalicylic acid (ASA) in the treatment of cardiovascular diseases such as antiplatelet, has been proven effective, besides possessing low cost, so placed as antiplatelet of choice. Keywords: Cardiovascular Disease. acetylsalicylic acid. Anti-inflammatory. Antiplatelets. Antipyretic.

LISTA DE FIGURAS OU GRFICOS

Figura 1 Anatomia do corao .......................................................................... Figura 2 Corte Anatmico ................................................................................ Figura 3 Organizao do Sistema Circulatrio ................................................ Figura 4 Estrutura do Corao ........................................................................ Figura 5 Prevalncia de uso da Aspirina..........................................................

17 19 21 22 31

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ANVISA DCV AAS IAM AVC AVE DCNT HAS FR SUS

- Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. - Doenas Cardiovasculares. - cido acetilsaliclico. - Infarto Agudo do Miocrdio. - Acidente Vascular Cerebral. - Acidente Vascular Enceflico. - Doenas Crnicas No Transmissveis. - Hipertenso Arterial Sistmica. - Fatores de Risco. - Sistema nico de Sade.

RENAME - Relao Nacional dos Medicamentos Essenciais. DM S.A. RR - Diabetes mellitus. - Nodo Sinoatrial. - Risco Relativo.

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 15 1 DESENVOLVIMENTO TERICO .......................................................................... 17 1.1 ANATOMIA CARDIOVASCULAR ....................................................................... 17 1.1.1 Posio do corao..................................................................................... 17 1.1.2 Anatomia do corao .................................................................................. 18 1.1.3 Vasos associados ao corao ................................................................... 19 1.1.4 Vasos do miocrdio .................................................................................... 20 1.2 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR ...................................................................... 20 1.2.1 Ciclo cardaco .............................................................................................. 22 1.2.2 Msculo cardaco ........................................................................................ 23 1.2.3 Regulao do bombeamento cardaco ...................................................... 24 1.2.4 Arritmias cardacas ..................................................................................... 24 1.3 DOENAS CARDIOVASCULARES .................................................................... 25 1.3.1 Fatores de risco ........................................................................................... 26 1.2.2 Preveno .................................................................................................... 27 1.3.3 Diagnstico .................................................................................................. 27 1.4 CIDO ACETILSALICLICO (AAS) ..................................................................... 27 1.4.1 Histria ......................................................................................................... 27 1.4.2 Mecanismo de ao..................................................................................... 28 1.4.3 Uso no tratamento das doenas cardiovasculares .................................. 29 1.4.4 Comparao do aas com outros antiplaquetrios ................................... 35

2 MTODO................................................................................................................ 38 3 CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 39

REFERNCIAS ......................................................................................................... 40

ANEXOS ................................................................................................................... 44

15

INTRODUO

As doenas cardiovasculares (DCV) so consideradas graves e de difcil recuperao, o que leva a pessoa a uma diminuio da qualidade de vida e sobrevida. As DCVs podem ser prevenidas, porm, em nosso pas mais valorizado o diagnstico a partir de tecnologias e pouco feito em relao preveno (CARVALHO, 1988). As DCVs representam o primeiro lugar entre as causas de mortalidade no Brasil, demonstrando significativa porcentagem de mortes na faixa etria de 30 a 69 anos de idade e sendo responsvel por mais de 1,2 milhes de internaes no Sistema nico de Sade (SUS) (GODOY et al., 2006). Apesar de possvel reduo de morte por DCV no Brasil e no mundo, pases de baixa e mdia renda indicam um aumento relativo dessas doenas, isso se d pelo fato de que, existe maior exposio a fatores de risco que induzem ao aparecimento ou agravamento da doena (ISHITANIL et al., 2006). Para a preveno de eventos cardiovasculares utiliza-se antiagregantes plaquetrios. Um desses frmacos utilizados o cido acetilsaliclico, o principal foco desse estudo. Ele foi desenvolvido pela primeira vez em 1897, por Felix Hoffman (GABRIEL et al., 2006). Um dos motivos que gerou interesse em abordar o assunto foi o fato de ter sido observado durante o estgio realizado em rede pblica no municpio de Fernandpolis a vasta utilizao do medicamento cido acetilsaliclico em pessoas portadoras de doenas cardiovasculares. O AAS possui perfil de segurana bem definido, ampla disponibilidade e baixo custo, por este motivo, encontra-se incluso na relao dos medicamentos essenciais (RENAME) de 2010, que o considera como o agente de primeira escolha para prevenir as doenas cardiovasculares isqumicas, incluindo acidente vascular cerebral. Porm, apesar de seu uso ser frequente e de suma importncia em pessoas portadoras de doenas cardiovasculares, ainda h poucas pesquisas destinadas a este assunto. Esse trabalho ser dividido em quatro partes, sendo a primeira a anatomia cardaca, logo aps a fisiologia e os fatores de risco para pacientes com eventos cardiovasculares e por ltimo ser demonstrado o AAS e seu uso nesses eventos.

16

O objetivo geral deste trabalho demonstrar o uso do cido acetilsaliclico com foco em doenas cardiovasculares. Tem como objetivos especficos demonstrar alguns estudos acerca do medicamento cido acetilsaliclico, sendo sua histria, mecanismo de ao e sua aplicao como antiagregante plaquetrio de escolha em prevenes primrias e secundrias de doenas cardiovasculares atravs de pesquisas em livros e artigos cientficos, evidenciando a eficcia do medicamento.

17

1 DESENVOLVIMENTO TERICO

1.1 ANATOMIA CARDIOVASCULAR Figura 1: Base do corao vista posterior

Fonte: NETTER, 2003.

1.1.1 Posio do corao

Localizado entre os pulmes, num espao denominado mediastino, o corao adulto um rgo em forma de cone com o tamanho aproximado de uma mo fechada. Possui uma base, um pice, face diafragmtica e esternocostal, e quatro margens (bordas) (TORTORA, 2000). No h delimitao ntida para a base do corao, pois esta corresponde rea ocupada pelas razes dos grandes vasos da base do corao, atravs desses vasos que o sangue chega ou sai do corao (DANGELO; FATTINI, 2006). Sua base est voltada para cima, para trs e para a direita, ao nvel da segunda e terceira costelas. Est formada principalmente pelo trio esquerdo, parte do trio direito, e a poro proximal dos grandes vasos que penetram pela parede

18

posterior do corao. O corao parte da base, se projetando para baixo, para frente e para esquerda, terminando em um pice arredondado, que ocupa o quinto espao intercostal esquerdo, cerca de 8 cm da linha medioesternal. A regio entre a base e o pice a face diafragmtica, que repousa sobre o msculo diafragma, envolvendo o ventrculo esquerdo e ventrculo direito. Formada principalmente pelo ventrculo e trio direito, a face anterior do corao denominada face esternocostal (SPENCER, 1991).

1.1.2 Anatomia do corao

O corao um rgo muscular, que funciona como uma bomba contrtil propulsora, revestido por um tecido muscular estriado cardaco e sua camada mdia denominada miocrdio (DANGELO; FATTINI, 2006). Para o funcionamento do corao como bomba, este deve apresentar cmaras de entrada e sada, valvas para direcionar o fluxo sanguneo atravs destas cmaras uma parede extremamente compressvel a fim de proporcionar fora suficiente para impelir o sangue, e vasos para conduzirem o sangue do corao e para o corao (SPENCER, 1991). O corao constitudo por quatro cmaras: trio direito, trio esquerdo, ventrculo direito e ventrculo esquerdo. Localizados na regio superior do corao, os trios so menores. Assim, constituindo o maior volume do rgo os ventrculos so maiores, localizados inferiormente formando o pice do corao. A maior face do corao, a anterior, formada pelo ventrculo direito, e o esquerdo forma a maior parte da face inferior e a margem esquerda. Os trios so separados pelo septo interatrial, e os ventrculos, pelo septo interventricular (TORTORA, 2000). Ocorrendo a sstole ou contrao ventricular, a tenso aumenta nesta cmara consideravelmente, podendo provocar a reverso da valva para o trio e consequente refluxo de sangue para esta cmara, porm, isto no ocorre porque cordas tendneas prendem a valva msculos papilares, os quais so projees do miocrdio nas paredes internas do ventrculo (DANGELO; FATTINI, 2006).

19

Figura 2: Corte Anatmico

Fonte: NETTER, 2003.

1.1.3 Vasos associados ao corao

Entram ou saem pela base e margem superior do corao vrios vasos sanguneos de grande calibre. Esses, por sua vez, so: A veia cava superior e veia cava inferior, que trazem o sangue venoso do corpo para o trio direito. A artria troncopulmonar, que se divide em artrias pulmonares direita e esquerda, e que levam o sangue do ventrculo direito para os pulmes. As veias pulmonares (duas direitas e duas esquerdas) que trazem o sangue do pulmo para o trio esquerdo. A artria aorta, que leva sangue do ventrculo esquerdo para o corpo (SPENCER, 1991).

20

1.1.4 Vasos do miocrdio

Surge a partir do ventrculo esquerdo a artria aorta, inicialmente dirigindo-se para cima e depois para trs e para a esquerda, formado assim o arco artico (DANGELO; FATTINI, 2006). As artrias coronrias, direita e esquerda, se originam da aorta logo que esta atravessa a margem superior do corao, e atravs dessas artrias que o miocrdio recebe um abundante suprimento sanguneo vindo dos seios localizados atrs das vlvulas semilunares da valva da aorta (SPENCER, 1991). Situada em uma depresso denominada sulco coronria que separam os trios dos ventrculos, a artria coronria direita se origina da superfcie anterior da aorta e passa para a margem direita do corao, estendendo-se ao redor da margem do rgo at a face posterior, enviando ramos para o trio e ventrculo direitos. Aps percorrer uma curta distncia, prximo margem esquerda do corao, origina-se a artria coronria esquerda vinda da superfcie anterior esquerda da aorta, posteriormente ao tronco pulmonar; ela se divide nos ramos interventricular e circunflexo (TORTORA, 2000). Qualquer bloqueio ou o estreitamento das artrias coronrias interfere no suprimento de oxignio do miocrdio, o que determina o aparecimento de regies com clulas musculares mortas, condio que pode ser incapacitante ou fatal, comumente conhecida como ataque cardaco. Esse bloqueio pode ser temporrio, resultando um suprimento inadequado de oxignio para o miocrdio por somente alguns segundos, assim uma dor aguda no trax sentida, podendo se irradiar para o membro superior esquerdo. Esta dor denominada angina pectoris (angina de peito) (SPENCER, 1991). Infarto a morte de uma rea de tecido pela interrupo do suprimento de sangue podendo resultar de um coagulo em uma das artrias coronrias. O tecido morre e substitudo por um tecido no-contrtil, que faz com que o msculo cardaco perca a fora (TORTORA, 2000).

1.2 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular constitudo por tubos de diferentes tipos de calibres, pelo qual bombeado sangue para todo o corpo. Esse sistema composto

21

pelo corao, vasos sanguneos (artria, arterola, veia, vnula e capilar), sangue e vasos linfticos. Existem dois tipos de circulao: uma denominada Circulao Sistmica ou Grande Circulao na qual, o sangue mandado do corao para os rgos rico em O2 e retorna ao corao como CO2; outra denominada Circulao Pulmonar ou Pequena Circulao na qual, o sangue rico em CO 2 sai do corao e vai para os pulmes, onde acontece a troca de CO 2 para O2, e volta para o corao (BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007). Sua funo primria conduzir fluidos, ou seja, sangue, O2, nutrientes, metabolitos, detritos, frmacos e hormnios para toda parte do corpo. O sistema cardiovascular responsvel tambm por recolher os resduos que so liberados pelas clulas. Alguns resduos so transportados para os pulmes e rins (de onde sero excretados) e outros para o fgado, neste caso sero metabolizados antes de serem excretados na urina e fezes (SILVERTHORN, 2003).

Figura 3. Organizao do sistema circulatrio

Fonte: BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007.

O corao formado por duas bombas distintas, sendo uma formada pelo trio direito e ventrculo direito (responsvel pelo bombeamento de sangue para os pulmes) e outra formada pelo trio esquerdo e ventrculo esquerdo (responsvel

22

pelo bombeamento de sangue para os rgos perifricos). Os t rios ou bomba de escorva recebem o sangue do corpo e transferem para o ventrculo. Os ventrculos ou bomba de fora possui fora principal para realizar o ciclo de bombeamento do sangue para os pulmes (ventrculo direito) e para os rgos perifricos (ventrculo esquerdo), porm, o ventrculo esquerdo possui espessura trs vezes maior que o direito, pois, necessita de mais fora para bombear o sangue para todo o corpo (GUYTON; HALL, 2002). Figura 4: Estrutura do corao

Fonte: BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007.

1.2.1 Ciclo cardaco O msculo cardaco somente se contrai aps estmulos eltricos que chegam at o miocrdio, ou seja, somente depois da gerao desse potencial de ao que atinge o msculo, atravs do sistema de excito-conduo cardaca, que o corao vai se contrair (DOUGLAS, 2002). O ciclo cardaco atravs das bombas de escorva e de fora acontece pela contrao (um movimento definido como sstole) e relaxamento (movimento definido

23

como distole) do msculo cardaco. No ciclo normal, enquanto os dois trios se contraem os dois ventrculos relaxam e quando os trios relaxam os ventrculos se contraem. O ciclo se inicia com a contrao dos trios (sstole atrial) que impulsiona o sangue para os ventrculos, essa contrao atrial acontece atravs dos batimentos do corao. Com a chegada e enchimento de sangue nos ventrculos, eles se contraem (sstole ventricular) e mandam sangue para fora do corao (GUYTON; HALL, 2002). O ciclo de bombeamento do corao acontece da seguinte maneira: o sangue chega ao trio direito pela veia cava superior rico em CO 2 e passa para o ventrculo direito atravs da vlvula tricspide saindo do ventrculo direito pela artria pulmonar, chega aos pulmes onde ocorre a troca gasosa (de CO 2 para O2), passa atravs da veia pulmonar para o trio esquerdo rico em O2 e pela vlvula bicspide ou mitral para o ventrculo esquerdo saindo pela artria aorta para irrigar toda a circulao sistmica com sangue enriquecido de O2 onde, aps a distribuio sangunea pelo corpo o sangue volta para o corao rico em CO2 e retoma o ciclo novamente; o sangue rico em CO2 transportado pelo plasma sanguneo e o sangue rico em O2 transportado pela hemoglobina (BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007).

1.2.2 Msculo cardaco O msculo do corao se contrai continuamente, descansando somente nos milissegundos dos batimentos cardacos, para isso, torna-se necessrio suprimentos contnuo de oxignio e nutrientes para o msculo cardaco adquirir a quantidade de energia necessria para realizar esse trabalho (SILVERTHORN, 2003). O corao possui trs tipos de msculos, so eles: msculo atrial, msculo ventricular e fibras musculares excitatrias e condutoras. Os msculos atrial e ventricular possuem maior contrao e maior durao de contrao que as fibras excitatrias e condutoras, pois estas possuem poucas fibrilas contrteis e so responsveis pela ritmicidade da contrao cardaca (GUYTON; HALL, 2002). Seu mecanismo realizado por filamentos de actina e miosina, que encontram se lado a lado se deslizando uns nos outros no momento da contrao. Esses filamentos so parecidos com os do msculo esqueltico (BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007).

24

No corao existem dois sinccios. Um responsvel pela formao da parede dos dois ventrculos e o outro pela formao da parede dos dois trios. O msculo cardaco formado por vrias clulas musculares cardacas, essas clulas encontram se interligadas de modo que, quando uma excitada, o potencial se propaga entre as demais clulas. Os sinccios tem grande importncia para a eficcia do bombeamento cardaco (GUYTON; HALL, 2002).

1.2.3 Regulao do bombeamento cardaco O Nodo Sinoatrial (S.A) (formado por corpos celulares de neurnios) possui frequncia rtmica maior que o msculo atrial e ventricular humano, com isto, seus impulsos passam rapidamente para os trios e ventrculos o que o faz ser o ritmo de todo o corao, ou seja, trabalha como um marcapasso cardaco o que o torna como um marcapasso normal do corao (BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007). Pode se ter tambm marcapassos anormais, os quais so chamados de marcapasso ectpico. Esses marcapassos podem provocar enfraquecimento no bombeamento cardaco devido a uma sequncia anormal de contrao de diferentes partes do corao (SILVERTHORN, 2003). Os mecanismos bsicos do bombeamento cardaco se do pela regulao intrnseca do bombeamento cardaco ou lei de Frank-Starling (variaes do volume de sangue que flui para o corao) e pelo controle da frequncia e da fora do bombeamento cardaco atravs do sistema nervoso (GUYTON; HALL, 2002). LEI DE FRANK-STARLING (Lei do Corao): O retorno venoso (sangue que chega ao corao) deve ser da mesma quantidade que o Dbito cardaco (sangue que sai do corao), ou seja, se uma grande quantidade de sangue vai para os ventrculos, o msculo cardaco fica com maior comprimento, o que faz com que atravs dos filamentos de actina e miosina o msculo se contraia com mais fora, assim, o ventrculo bombeia sangue extra para as artrias (BOER; CAMPOS; PADILHA, 2007).

1.2.5 Arritmias cardacas Na maioria das vezes as disfunes cardacas ocorrem pelo ritmo cardaco anormal, ou seja, os batimentos dos trios no encontram - se coordenados pelos

25

batimentos dos ventrculos, assim, os trios no conseguem funcionar como bombas de escorva para os ventrculos. Em geral, as causas das arritmias cardacas so uma combinao de anormalidades no sistema de conduo e ritmicidade do corao (GUYTON; HALL, 2002).

1.3 DOENAS CARDIOVASCULARES

As doenas cardiovasculares (DCV), de um modo geral, so todas as doenas que afetam o corao e o sistema sanguneo (artrias, veias e vasos capilares). uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Sua principal caracterstica a aterosclerose que vem se tornando forte epidemia, atingindo pacientes de vrias idades comeando muitas vezes na infncia, determinando assim um amplo impacto mdico-social e econmico (BRANDO et al., 2004). A aterosclerose o acmulo de gorduras na parede dos vasos sanguneos o que impede a passagem do sangue. O corpo humano precisa de oxignio para funcionar, isso acontece com a sada do sangue com oxignio do corao para atingir todos os rgos do corpo por meio das artrias; em seguida, o sangue volta ao corao para se reabastecer com oxignio e repetir todo o procedimento. Quando ocorre o fechamento das artrias ocasionadas pelo acmulo de placas de gorduras, causa infarto na regio que no recebeu oxignio, ou seja, basta simplesmente o no recebimento de oxignio para que a regio entre em colapso (BRASIL, 2010a). O aumento de idade da populao eleva a morbidade associada a doenas cardiovasculares e cerebrovasculares, representando assim, elevado custo humano e econmico, em nveis social e individual, por outro lado, o aumento de mortalidade pr-hospitalar demonstra deficincia nos tratamentos adotados (HOEFLER, 2004). Populaes de baixa escolaridade e baixa renda tendem a maiores taxas de adoecimento e mortalidade por doenas cardiovasculares, apesar de poderem ser prevenidas, esse tipo de populao muitas vezes no tem acesso aos benefcios de tratamento e preveno. A Organizao Mundial da Sade confirma que nos pases em desenvolvimento, esto grande parte do aparecimento das doenas

cardiovasculares (GODOY et al., 2006). No Brasil, aproximadamente, um tero dos bitos provocados por DCV ocorrem antecipadamente em adultos entre 35 a 64 anos de idade. As principais

26

causas nessa faixa etria so as doenas isqumicas do corao, as doenas cerebrovasculares e as doenas hipertensivas (ISHITANI et al., 2006).

1.3.1 Fatores de risco As doenas cardiovasculares podem ser provocadas por vrios fatores de risco sendo eles alterveis ou no. Estudos epidemiolgicos mostram que a juno de fatores de risco tem significativo aumento de possibilidade do aparecimento de doenas cardiovasculares, isso acontece, pois, cada fator de risco refora o outro aumentando assim, a morbimortalidade (BRANDO et al., 2004). Como fatores de risco que no podem ser alterados tm-se: idade, sexo, raa e histrico de doena coronria familiar; j como fatores de risco que podem ser alterados tm-se: hipertenso arterial, hiperlipidemia, diabetes mellitus, tabagismo, obesidade, estresse emocional e sedentarismo (CARVALHO, 1988).

Fatores que influenciam no aparecimento de eventos cardiovasculares Tabagismo Relacionado cerca de 50% de bitos por doenas

cardiovasculares, das quais, risco de acidente vascular cerebral, aparecimento da angina de peito, enfarte do miocrdio e da doena arterial perifrica e aterosclerose. Obesidade Contribui para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares, pois, se tem acmulo de gorduras o que se d muitas vezes pela falta de atividades fsicas podendo desencadear o aparecimento de diabetes, hipertenso arterial e dislipidemias. Sedentarismo considerado fator de risco por potencializar outros fatores susceptveis a provocarem doenas cardiovasculares, como por exemplo, a hipertenso arterial, a obesidade, a diabetes e a hipercolesterolemia. Colesterol Essencial para o organismo, porm, quando temos valores elevados de colesterol ele se torna prejudicial. Portanto, tanto o excesso de colesterol LDL (colesterol ruim), quanto falta de colesterol HDL (colesterol bom), aumenta-se o risco das doenas cardiovasculares
Fonte: BRASIL, 2010a.

27

1.3.2 Preveno A preveno das doenas cardiovasculares deve ser iniciada na infncia, pois assim, as crianas cresceriam sem provveis fatores de risco. A principal finalidade prevenir possveis desenvolvimentos de hipertenso arterial, dislipidemias, obesidade, diabetes e tabagismo, com medidas de promoo da sade (BRANDO et al., 2004). No geral, as medidas adotadas para esta faixa etria concentram-se em melhores hbitos alimentares, na prtica de atividades fsicas e o no uso de fumo. Uma das tarefas mais importantes a preveno da obesidade atravs da atividade fsica e dieta, pois, evitam-se vrios outros fatores de risco (BRANDO et al., 2004).

1.3.3 Diagnstico O diagnstico feito mediante o quadro clnico apresentado pelo paciente observando, suas queixas, histrico mdico e fatores de risco associados. Assim, atravs de exames especficos o mdico cardiologista far o diagnstico final do paciente (BRASIL, 2010a). Deve-se ficar alerta, principalmente em idosos, ao apresentar alguns sintomas, tais como: Dificuldade em respirar, podendo indicar uma doena coronria; Angina de peito, caracterizada por uma sensao de peso durante um esforo fsico; Alteraes do ritmo cardaco; Enfarte do miocrdio, existncia de dor prolongada no peito, muitas vezes em repouso; Insuficincia cardaca acontece quando o corao, em repouso, no consegue bombear sangue suficiente para os rgos do corpo causando, fadiga, falta de ar e pernas inchadas (BRASIL, 2010a).

1.4 CIDO ACETILSALICLICO (AAS)

1.4.1 Histria Sua histria iniciou-se no sculo V a. C. atravs de um mdico e filsofo grego, Hipcrates, considerado na modernidade como o pai da medicina, hoje, com mais de 100 anos no mercado, o cido acetilsaliclico, popularmente conhecido

28

como Aspirina, o medicamento mais conhecido e mais vendido no mundo (PINTO, s.d.). Foi sintetizado pela primeira vez no ano de 1829 (salicilina), com base na estrutura qumica da Salix Alba, substncia natural extrada do salgueiro branco. Comercializado inicialmente (cido Saliclico) como medicamento eficaz para tratamento de febres reumticas, artrites crnicas e gota, causava srios transtornos estomacais e um desagradvel gosto na boca, foi a ento que Felix Hoffman, um qumico da empresa Bayer em 1893, decidiu acetilar o cido saliclico, produzindo assim o cido Acetilsaliclico, batizado como Aspirina (PINTO, s.d.).

1.4.2 Mecanismo de ao O cido Acetilsaliclico (AAS) um antiinflamatrio no-esteroidal comumente utilizado pelas suas propriedades analgsicas e antipirticas. Sua ao primria a inativao da ciclo-oxigenase por acetilao irreversvel da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossntese da prostaglandina a partir do cido araquidnico. Com isso, h inibio da sntese de prostaglandinas, as quais esto especialmente associadas com o desenvolvimento da dor que acompanha a leso ou a inflamao. Baixam, tambm, a febre por dilatao dos vasos sanguneos perifricos, aumentando a dissipao do calor por transpirao (GOODMAN; GILMANN, 1995). Aps ser administrado por via oral, o cido acetilsaliclico rpida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal. Durante e aps a absoro, o cido acetilsaliclico convertido em cido saliclico, seu principal metablito ativo. Os nveis plasmticos mximos de cido acetilsaliclico so atingidos aps 10 a 20 minutos e os de cido saliclico aps 30 minutos a 2 horas. Tanto o cido acetilsaliclico, como o cido saliclico, se ligam amplamente s protenas plasmticas e so rapidamente distribudos a todas as partes do organismo. O cido saliclico eliminado principalmente por metabolismo heptico. Os metablitos formados incluem o cido salicilrico, o glicurondeo salicilfenlico, o glicurondeo salicilaclico, o cido gentsico e o cido gentisrico. A cintica da eliminao do cido saliclico depende da dose, uma vez que o metabolismo limitado pela capacidade das enzimas hepticas. Desse modo, a meia-vida de eliminao varia de 2 a 3 horas aps doses baixas, at cerca de 15 horas com doses altas. O cido

29

saliclico e seus metablitos so excretados principalmente por via renal. O cido acetilsaliclico inibe ainda a agregao plaquetria, fazendo o bloqueio do tromboxano A2 presente nas plaquetas, por esse motivo, ele relacionado a doenas do sistema vascular (ASPIRINA, 2011).

1.4.3 Uso no tratamento das doenas cardiovasculares O cido Acetilsaliclico tem sido considerado, por muitos anos, como antiagregante plaquetrio padro da preveno secundria de doenas vasculares, pois, sua eficcia independe de sexo, idade ou da presena de doenas associadas como, diabetes ou hipertenso. Com o passar do tempo, outros antiagregantes comearam a serem escolhidos como substituto do AAS ou adjuntos em determinados casos clnicos, porm, ainda assim, estudos demonstram que o cido acetilsaliclico o mais eficaz na reduo de eventos cardiovasculares e mortalidade cardiovascular, assim como, angina recorrente, progresso para angina grave, enfarte do miocrdio recorrente e acidente vascular cerebral (AVC), podendo tambm ser utilizado associado a outros antiagregantes com a finalidade de melhorar sua ao farmacolgica e diminuir seus efeitos adversos (BRASIL, 2010b). As doenas crnicas no transmissveis (DCNT) so a principal causa de morte, incapacidade prematura e por um grande nmero de internaes hospitalares. Por esse motivo, muitos esforos tm sido empregados para reduzir a morbimortalidade dessas doenas cardiovasculares, como a modificao do estilo de vida, com o incentivo prtica de atividade fsica, dieta saudvel e a cessao do tabagismo, alm do controle das principais doenas que atuam como fatores de risco, como hipertenso arterial sistmica (HAS), diabetes mellitus e dislipidemia. Fora isso, alguns estudos demonstraram que o uso de cido acetilsaliclico (AAS), tanto na preveno primria (pessoas com idade acima de 40 anos com pelo menos dois fatores de risco: HAS, diabetes mellitus e/ou dislipidemia), quanto na preveno secundria (pacientes com histria de AVC isqumico, infarto agudo do miocrdio e/ou com angina pectoris) pode levar a uma importante reduo de eventos cardiovasculares, que pode ser de at 40% (VIANNA; GONZLEZ; MATIJASEVICH, 2012). Estima-se que 80% dos diabticos morrero devido a eventos

cardiovasculares. Assim sendo, o tratamento dos fatores de risco (FR) essencial

30

na reduo desses ndices. Uma parte desse tratamento pode ser a utilizao de antiagregantes plaquetrios, nomeadamente, o cido acetilsaliclico (AAS). Em estudos clnicos realizados com pacientes diabticos no se observaram diferenas estatisticamente significativas entre os grupos aspirina e placebo relativamente ocorrncia de eventos cardiovasculares. Porm, observou-se uma reduo significativa de enfarte de miocrdio nos homens e do acidente vascular cerebral nas mulheres, em estudos de populaes aparentemente saudveis, em que os subgrupos dos diabticos tiveram igual beneficio (MACHADO, 2008). Durante um estudo realizado nos Estados Unidos, observou-se o aumento do volume de consultas ambulatoriais de pacientes classificados como sendo de alto risco para futuros eventos cardiovasculares, e tambm aqueles consideradas como situao de risco intermedirio. O nmero de visitas de pacientes de alto risco aumentou em 33%, de 44,2 milhes em 1993-1994 para 58,8 milhes em 20012002. O nmero de visitas de pacientes de risco intermedirio em que um diagnstico de DM foi observado mais do que duplicou, de 40,5 para 83,3 milhes, e para aqueles com mltiplos fatores de risco, o aumento foi de 57%, de 70,2 para 110,4 milhes. O nmero de visitas de pacientes de baixo risco aumentou 23%, passando de 975,4 milhes para 1,20 bilhes. Ao longo do tempo, esse estudo mostrou substancialmente a utilizao da aspirina na categoria de risco mais elevado e intermdio, com uma melhoria nos quadros vista a partir de 1999-2000 (Figura 5). A probabilidade de uso de aspirina pelos pacientes em 1993-1994 foi de 21,7% para a categoria de alto risco, de 3,5% para os pacientes diabticos e de 3,6% para a categoria de risco intermedirio. As probabilidades para as trs categorias de risco oscilaram, mas permaneceu essencialmente inalterada de 19992000. Aumentos significativos foram notados em 2001-2002 e persistiu em 2003. A probabilidade de uso de aspirina em 2003 foi de 32,8% para a categoria de alto risco, 11,7% para o diabtico, e de 16,3% para a categoria de risco intermedirio. O uso da aspirina permaneceu entre 1% e 3% nas visitas de pacientes de baixo risco (STAFFORD; MA; MONTI, 2005).

31

Figura 5: Prevalncia de uso da Aspirina

Fonte: STAFFORD; MA; MONTI, 2005.

Este estudo documentou o aumento do uso de aspirina por pacientes portadores de DCV e classificados como categoria de risco nas visitas ambulatoriais. Algumas melhorias foram notadas ao longo desse estudo da utilizao de aspirina para preveno tanto secundria, como primria das DCV. No entanto, a magnitude dessas melhorias relativa mnima para preencher o espao que h entre a prtica clnica e as recomendaes baseadas em evidncias. O uso de aspirina em pacientes de preveno primria, incluindo aqueles com diabetes, parece ser o ideal, mas ainda gera incertezas. Esse estudo tambm mostrou que, apesar da aspirina ter uma relao custo-eficcia mais favorvel, as estatinas tm sido priorizados frente da aspirina como tratamento para reduzir o risco de DCV. Enquanto ampla evidncia atesta a subutilizao de aspirina na reduo dos riscos de doenas cardiovasculares, o uso de aspirina em regime ambulatorial dos EUA revela que as melhorias tm sido, na melhor das hipteses, modesta. Em 2003, o uso da aspirina foi relatado em apenas um tero das visitas ambulatoriais de pacientes com doenas cardiovasculares, o que aponta para uma desvalorizao da aspirina como uma terapia de preveno eficaz e de baixo custo. O uso foi de 12%

32

entre os diabticos e de 16% entre as visitas de pacientes com mltiplos fatores de risco cardiovasculares. O aumento no uso de aspirina pode refletir a maior conscientizao dos benefcios da aspirina na reduo da morbidade e mortalidade cardiovascular, mediada atravs da divulgao intensificada de diretrizes norteamericanas e os resultados de ensaios clnicos (STAFFORD; MA; MONTI, 2005). Ao longo dos ltimos anos, as publicaes relativas unicamente ao papel do AAS na preveno primria das doenas cardiovasculares foram escassas. Quando se restringe o tema ao estudo da populao de diabticos, a literatura ainda mais insuficiente. Dois dos estudos clnicos aleatorizados, o PHS e o WHS, analisaram os efeitos de uma baixa dose de AAS na preveno primria de doenas cardiovasculares, em homens e mulheres, respectivamente. Os resultados destes estudos, para a populao de diabticos, foram determinados atravs da anlise deste subgrupo na populao da amostra total. O PHS revelou, aps 5 anos de seguimento, uma reduo significativa de 61% do risco de Enfarto do Miocrdio entre os diabticos utilizadores de AAS. O WHS mostrou, aps 10 anos, redues significativas do AVC em 54% e do AVC isqumico em 58% das pacientes diabticas tratadas com AAS. Por outro lado, as diferenas relativamente ao Enfarto do Miocrdio e aos eventos Cardiovasculares major no foram significativas entre os grupos de diabticos (MACHADO, 2008). Conhecido por sua eficcia na reduo do risco de doenas cardiovasculares, o uso do ASS tem sido recomendado regularmente, tanto na preveno de cogulos j formados, quanto na possibilidade da formao de outros cogulos (STAFFORD; MA; MONTI, 2005). Estudos mostram que o cido acetilsaliclico exerce benefcios, em baixas doses, na preveno primria, que os benefcios superam os riscos na preveno secundria, reduzindo morte e morbidade cardiovascular, podendo tambm ser empregado na preveno secundria de acidente vascular enceflico e episdio isqumico transitrio (WANNMACHER, 2005). Como agente de primeira escolha na preveno de doenas cardiovasculares isqumicas e acidente vascular cerebral, principalmente em prevenes

secundrias, utiliza-se doses de 50 mg a 325 mg/dia, isto por possuir alto ndice de segurana, ampla disponibilidade, alm de custo acessvel e bem menor que outros antiagregantes plaquetrios (BRASIL, 2010b).

33

Em doses maiores que 325 mg/dia, o AAS muitas vezes apresenta um efeito contraditrio, porque ele tambm inibe a sntese da prostaciclina nas clulas endoteliais e plaquetrias, substncia que favorece a formao de trombos. Olhando do ponto de vista de pacientes diabticos, ele se mostra importante porque os nveis de prostaciclina so reduzidos. Alguns estudos mostram que as doses mais utilizadas variam de 75 a 500mg/dia, porm as doses compreendidas entre 75 a 100mg/dia tem sido mais efetivas que em altas doses, pois causa menor toxicidade gastrointestinal (LIMA; GIS; NBREGA, 2005). Uma metanlise com quatro estudos realizada com mais de 48.000 pacientes, tendo entre 3 e 7 anos de seguimento, mostrou que doses entre 75 a 500 mg/dia de AAS reduziram os eventos cardiovasculares em 15% e infartos do miocrdio em 30%, mas no reduziram significativamente morte total e aumentaram complicaes hemorrgicas em 69%. Os dois primeiros ensaios clnicos avaliaram efeitos de cido acetilsaliclico em preveno primria de cardiopatia isqumica. Tiveram resultados discordantes quanto eficcia e a tendncia a maior incidncia de AVEs hemorrgicos nos pacientes acompanhados. A maioria dos indivduos estudados era do sexo masculino, ficando assim a ser definido o benefcio do cido acetilsaliclico na preveno primria em mulheres (WANNMACHER, 2005). O estudo randomizado ISIS-2 (Second Internacional Study of Infart Survival), utilizou a dose de 162,5 mg de aspirina e doses de placebo, tendo a terapia iniciada at 24 horas do incio dos sintomas do IAM suspeito e continuada diariamente por 5 semanas. O uso da aspirina diminuiu significativamente a incidncia de mortalidade vascular em 23%, reinfarto no fatal em 43% e AVE no fatal em 46%, com reduo da probabilidade de ocorrncia de outros eventos de 30%. No houve aumento na incidncia de AVE hemorrgico ou sangramento gastrointestinal. Os pacientes que receberam placebo no tiveram resultados relativamente significativos (ISIS-2, 1988). Uma anlise conjunta de cinco ensaios clnicos realizados com mais de 50.000 pacientes a respeito da preveno primria de doena coronariana, mostrou que os benefcios do cido acetilsaliclico estavam diretamente relacionados ao perfil de risco cardiovascular dos indivduos. Indivduos com risco aumentado de eventos coronarianos (acima de 3%) podem ter benefcio clnico relevante com cido acetilsaliclico em doses baixas. J nos casos que o risco de evento cardiovascular anual for inferior a 1%, o benefcio torna-se menor que o dano. Em pacientes de

34

baixo risco, o cido acetilsaliclico em doses baixas, influencia pouco ou nada nas mortalidades de todas as causas (WANNMACHER, 2005). Em um ensaio clnico que envolveu aproximadamente 4.500 indivduos com pelo menos um fator de risco para doena aterosclertica, o cido acetilsaliclico, utilizado na dose de 100 mg/dia, reduziu significativamente eventos cardiovasculares totais (os riscos caram de 8,2% para 6,3%), porm a reduo de AVEs foi de menor magnitude e sem significncia estatstica (de 1,1% para 0,6%). Assim, seu uso profiltico no se justifica em preveno primria de AVEs (WANNMACHER, 2005). O cido acetilsaliclico mais eficaz no perodo de maior risco de eventos vasculares graves como, por exemplo, nas semanas posteriores ocorrncia de um infarto do miocrdio. As evidncias dos ensaios clnicos mostra que todas as doses que inibem completamente a funo plaquetria so eficazes na preveno de cogulos. A organizao Antiplatelet Trialists Collaboration (ATC) publicou uma metanlise de 145 ensaios clnicos randomizados no tratamento antiplaquetrio, desses, quarenta e seis ensaios foram realizados com o uso isolado do cido acetilsaliclico. Foram utilizados trs regimes de dose: <160 mg (principalmente 75 a 150 mg) (7 ensaios). 160 a 325 mg (12 ensaios). 500 a1500 mg/dia (30 ensaios). Os resultados para as redues de risco para infarto do miocrdio, AVC ou morte vascular para estes trs regimes foram de 26%, 28% e 21%, respectivamente, no apresentando diferenas que fossem significativas. Em outros trs ensaios clnicos foram comparadas doses elevadas de cido acetilsaliclico (500 a 1500 mg/dia) com doses mais baixas (75 a 325 mg/dia). No houve diferenas significativas em eficcia entre estes regimes. Estes trs ensaios forneceram evidncia substancial de que as doses dirias de 75 mg/dia so efetivas (HOEFLER, 2004). Outra meta-anlise que selecionou nove segmentos comparou de forma randomizada o uso de AAS versus o uso de placebo ou controle em pacientes sem DCV clnica. Foram acompanhados um total de 710.053 pacientes por at 6,9 anos, desses, 359.709 eram do grupo que usou AAS e 350.344 placebo/controle. O uso de AAS foi associado com reduo dos eventos cardiovasculares. Houve uma reduo significativa de IAM, AVC e mortalidade por todas as causas. O uso de AAS, entretanto, tambm foi associado com maior incidncia de AVC hemorrgico e risco

35

de sangramento. O benefcio do uso da medicao quanto ao risco de sangramento mostraram-se independente ao risco de eventos cardiovasculares, teraputica de base, idade, sexo e dose do AAS. A deciso do uso do AAS para preveno primria de IAM ou AVC ainda permanece complexa e controversa, entre o grupo de pacientes sem DCV clnica. Deve-se sempre individualizar cada deciso e considerar a relao entre risco e benefcio para cada paciente a ser tratado (BERGER et al., 2011). Um estudo multicntrico, duplo-cego, placebo-controlado randomizado do tratamento com aspirina 324 mg/dia acompanhou por 12 semanas 1266 homens com angina instvel, 625 deles receberam aspirina e 641 receberam placebo. Observou-se que a incidncia de morte ou enfarte do miocrdio agudo, foi de 51% mais baixa no grupo da aspirina do que no grupo do placebo. A reduo da mortalidade no grupo da aspirina tambm foi de 51% embora no tenha sido estatisticamente significativa. No foram observadas diferenas nos sintomas gastrintestinais ou evidncia de perda de sangue entre os grupos de tratamento e de controle. Sendo assim, o estudo mostrou que a aspirina tem um efeito protetor contra o infarto agudo do miocrdio em homens com angina instvel, e sugerem um efeito parecido sobre a mortalidade (LEWIS et al., 1983). Em preveno secundria (aps infarto do miocrdio e angina instvel), baixas doses (50-325 mg/dia), uma reviso de seis estudos mostrou menos mortes, eventos vasculares combinados e infartos de miocrdio. No entanto, houve mais sangramento gastrintestinal, sem causar nenhuma morte. Os benefcios superaram os riscos. Avaliou-se que a cada mil pacientes em preveno secundria comparados com os que no fizeram profilaxia, haveria menos 55 eventos vasculares (incluindo 27 infartos e 11 AVEs) e menos 15 mortes. Nesses mesmos pacientes, ocorreriam mais oito episdios de sangramento, metade dos quais poderiam ser graves (WANNMACHER, 2005).

1.4.4 Comparao do AAS com outros antiplaquetrios Dipiridamol Responsvel por inibir a fosfodiesterase plaquetria, o Dipiridamol, aumenta o AMP cclico diminuindo a adeso das plaquetas. Apesar de poucos estudos, o dipiridamol isoladamente, no oferece benefcios relevantes, porm, quando

36

associado a outros frmacos antiagregantes podem trazer benefcios clnicos. Sendo assim, o cido acetilsaliclico se torna mais eficaz e frmaco de escolha (WANNMACHER, 2005).

Ticlopidina Um ensaio clnico comparou o uso de ticlopidina e de cido acetilsaliclico, isoladamente, em pacientes com acidentes cerebrais isqumicos. Esse estudo mostrou que, inicialmente o uso de ticlopidina seria um pouco mais eficaz que do cido acetilsaliclico, porm, seu uso constante traria mais riscos de efeitos adversos graves, como a supresso da medula ssea, causando neutropenia grave (WANNMACHER, 2005). O uso de ticlopidina associada ao cido acetilsaliclico na preveno de doenas cardiovasculares mostrou-se que, no houve diferenas significativas de sua eficcia e efeitos adversos (TICLOPIDINA, 1999). Contudo, a ticlopidina passa a ser utilizada como alternativa para pacientes com intolerncia ao cido acetilsaliclico, levando em conta seu custo elevado o AAS se torna o mais indicado. J na associao da ticlopidina com o cido acetilsaliclico no houve significativas diferenas em seu uso (OLIVEIRA, 2001).

Clopidogrel Em uma anlise comparativa do clopidogrel com o cido acetilsaliclico na reduo de acidentes cardiovasculares cerebrais, infarto do miocrdio e doena vascular perifrica sintomtica, o clopidogrel apresentou menor incidncia para desfecho combinado de acidentes cardiovasculares. Na utilizao do clopidogrel associado ao cido acetilsaliclico na preveno de eventos cardiovasculares de pacientes com potencial de grande risco para sangramento, constatou-se que, o risco de sangramento foi um pouco aumentado com a associao dos frmacos, no mostrando diferena na mortalidade (WANNMACHER, 2005). Sendo assim, o clopidogrel, isoladamente, se torna alternativa para a preveno secundria de eventos vasculares em pacientes no tolerantes ao cido acetilsaliclico e o uso do clopidogrel associado ao cido acetilsaliclico se torna vivel, porm, se administrado em baixas doses (OLIVEIRA, 2001).

37

Varfarina A varfarina responsvel por inibir a ao da vitamina K nos hepatcitos, esse fator leva diminuio dos fatores de coagulao dependentes destas e os fatores anticoagulantes da protena C e S (ATI et al.; 2001). Estudos demonstraram que, pacientes que receberam tratamento com cido acetilsaliclico e varfarina, separadamente, a varfarina mostrou-se mais eficaz que o cido acetilsaliclico, pois, o com o uso do AAS os resultados de morbidade e mortalidade em pacientes com insuficincia cardaca foram maiores que os da varfarina (GOODMAN; GILMAN, 2003).

38

2 MTODO

A busca foi efetuada atravs de uma reviso literria sobre o uso do AAS no tratamento de doenas cardiovasculares. O contedo bibliogrfico foi selecionado em bibliotecas atravs de livros, obras de referncia, peridicos cientficos, resumos disponibilizados na biblioteca da Fundao Educacional de Fernandpolis e na Internet nas bases de dados como Scielo, Pubmed, Organizaes Pan-americanas, ANVISA, dentre outros com as palavras chave AAS, doenas cardiovasculares, aspirina, etc. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho caracterizada como pesquisa bibliogrfica.

39

3 CONSIDERAES FINAIS

No decorrer do trabalho percebeu-se que houve uma grande contradio entre artigos, demonstrando os lados positivos e negativos de se efetuar a realizao do uso do cido acetilsaliclico na preveno de doenas

cardiovasculares, por exemplo, alguns artigos afirmam que a maior eficcia do AAS na preveno em mulheres, enquanto outros artigos mostram que a eficcia indiferente do sexo. Tambm constatou-se em artigos que a maior eficcia do cido acetilsaliclico em prevenes primrias, j em prevenes secundrias alguns demonstraram que no houve diferenas significativas. Contudo, na grande maioria dos artigos, foi observado que, o AAS pode sim ser utilizado como antiagregante plaquetrio de escolha em alguns casos de doenas cardiovasculares, pois, alm de custo acessvel possui menos efeitos adversos que outros frmacos antiplaquetrios. O uso do cido acetilsaliclico (AAS) em tratamento de doenas cardiovasculares como antiagregante plaquetrio, tem se mostrado eficaz

independente de sexo, idade e outros fatores como: diabetes ou hipertenso, alm de mais econmico que outros medicamentos utilizados para essa finalidade, sendo assim, colocado como antiagregante de escolha (HOEFLER; 2004). Apesar de poucos estudos serem realizados para avaliao do uso de AAS no Brasil, sua frequncia de uso em nvel hospitalar ou ambulatorial, de 17,7% para preveno primria e at 98% na preveno secundria (VIANNA, GONZLEZ, MATIJASEVICH; 2011). Na preveno primria de doenas cardiovasculares, o cido acetilsaliclico exerce benefcio quando utilizado em baixas doses, porm no negligencivel ao risco de sangramento. J na preveno secundria de doenas cardiovasculares, o cido acetilsaliclico reduz o risco de mortalidade e morbidade (WANNMACHER, 2011). Uma meta-anlise de ensaios clnicos demonstrou a eficcia do AAS na reduo de 30% de infarto agudo do miocrdio (IAM) e 20% de acidente vascular cerebral (AVC), assim, parecendo ser mais efetivo que outros agentes plaquetrios. As doses utilizadas variam entre 80mg e 325mg/dia, sendo melhor o uso da menor dose possvel para limitar efeitos adversos (FURTADO, POLANCZYK; 2007).

40

REFERNCIAS ASPIRINA: comprimidos. Responsvel tcnico Dra. Dirce Eiko Mimura, CRF-SP: 16.532. So Paulo SP. Bayer S.A., 2011. Bula de remdio. Disponvel em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25345-1-0].PDF>. Acesso em: 31 ago. 2012. ATI, J. et al. Anticoagulao em pacientes com arritmias cardacas. Revista SOCERJ, V. XIV, n. 1. Jan / Fev / Mar 2001. Disponvel em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/ 2001 01/a2001 v14 n01 art12.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012. BERGER, J. S. et al. Aspirin for the prevention of cardiovascular events in patients without clinical cardiovascular disease: A meta-analysis of randomized trials. American Heart Journal, V. 162, n. 2, New York, 2011. Disponvel em: < http://www.sjhg.org/documents/JCAugust2011Aspirinforpreventionofcardiovascularev entsinpatientswithoutclinicalcardiovascula.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2012. BOER, N. C. P.; CAMPOS, M. L.; PADILHA, M. C. Fisiologia Humana Bsica Aplicada a rea de Sade. Fernandpolis: Ferjal, 2007. BRANDO, A. A. et al. Preveno da doena cardiovascular: a aterosclerose se inicia na infncia? Revista da SOCERJ - Jan/Fev/Mar 2004, Vol 17 No 1. Disponvel em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/200401/a2004v17n01_art 05.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012. BRASIL. Ministrio da Sade. Hospital do Corao. Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2010a. Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saudedo-homem/doencas-cardiovasculares> e <http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+do+aparelho+c irculatorio/doencascardiovasculares.htm>. Acesso em: 05 ago. 2012. ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos. Relao nacional de medicamentos essenciais: Rename. 7. ed. Braslia: Ministrio da Sade, 2010b. CARVALHO, J. J. M. Aspectos preventivos em cardiologia. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. 50/1: 59-67Janeiro 1988. Disponvel em: <http:qqwww.arquivosonline.com.br/pesq uisartigos/Pdfs/1988/V50N1/50010013.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012. DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistmica e Segmentar. 2. ed. So Paulo: Atheneu, 2006. DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia Aplicada Sade. 5 ed. So Paulo: Robe, 2002.

41

FURTADO, M. V.; POLANCZYK, C. A. Preveno Cardiovascular em Pacientes com Diabetes: Reviso Baseada em Evidncias. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2007; 51/2. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n2/22.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012. GABRIEL, S. A. et al. Avaliao da agregao plaquetria e dosagem do fibrinognio em pacientes com doenas cardiovasculares e sua correlao com o uso de aspirina e fatores de risco coronariano. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, 2006; 21(3): 289-294. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/bjcvs/v21n3/a08v21 n3.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012. GODOY, M. F. et al. Mortalidade por Doenas Cardiovasculares e Nveis Socioeconmicos na Populao de So Jos do Rio Preto, Estado de So Paulo, Brasil. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, 2007; 88(2): 200-206. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/pdf/%0D/abc/v88n2/a11v88n2.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012. GOODMAN, L. S.; GILMAN, A. As bases farmacolgicas da teraputica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. ______. As bases farmacolgicas da teraputica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2003. GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Mdica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. HOEFLER, H. cido acetilsaliclico como antiagregante plaquetrio: qual a conduta ideal? Boletim Farmacoteraputica - Ano IX - Nmero 04 - jul/2004 - ago/2004. Disponvel em: <http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/79/14bolet imfarmacoterapeutica.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012. ISHITANI, L. H. et al. Desigualdade social e mortalidade precoce por doenas cardiovasculares no Brasil. Revista de Sade Pblica, 2006;40(4):684-91. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n4/19.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012. ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival) Collaborative Group. Randomised trial of intravenous streptokinase, oral aspirin, both or neither among 17187 cases of suspect acute myocardial infarction. Journal of the American College of Cardiology, V. 12, n. 6, United States of America, 1988. Disponvel em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0735109788926356#>. Acesso em: 28 out. 2012. LEWIS, H. D. et al. Protective Effects of Aspirin against Acute Myocardial Infarction and Death in Men with Unstable Angina Results of a Veterans Administration Cooperative Study. The New England Journal of Medicine, Massachusetts, 1983. Disponvel em: <http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM198308183090703> Acesso em: 28 ago. 2012

42

LIMA, J. G.; GIS, L. T.; NBREGA, L. H. C. Diabetes Mellitus: Uso de cido acetilsaliclico (AAS). Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia . 50/1: 59-67Janeiro 1988. Disponvel em: <http:qqwww.arquivosonline.com.br/pesq uisartigos/Pdfs/1988/V50N1/50010013.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012. MACHADO, R. Preveno Primria das Doenas Cardiovasculares na Diabetes: o Papel do cido Acetilsaliclico. Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar/Centro Hospitalar do Porto, EPE, 2008. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S000427302007000300015&script=sci_arttext> . Acesso em: 02 set. 2012. NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. OLIVEIRA, G. M. M. Antiagregantes Plaquetrios. Revista SOCERJ. V. XIV, n. 1; Jan / Fev / Mar 2001. Disponvel em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/ 2001 01/a2001 v14 n01 art02.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012. PINTO, A. C. Alguns aspectos da histria da aspirina. Instituto de Qumica, Universidade federal do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia, Bloco A, Ilha do Fundo, Rio de Janeiro, RJ, 21945 970, Brasil. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.sbq.org.br/filiais/adm/Upload/subconteudo/pdf/Historias_Interessantes_d e_Produtos_Naturais05.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2012. RIDKER, P. M. et al. A randomized trial of low-dose aspirin in the primary prevention of cardiovascular disease in women. The New England Journal of Medicine. 2005; 352:1293-1304. Disponvel em: http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa050613. Acesso em: 05 set. 2012. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana Uma abordagem integrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2003. SPENCE, A. P.; Anatomia Humana Bsica. 2. ed. Tambor -Barueri, SP, 1991. STAFFORD, R.S.; MONTI, V.; MA, J. Underutilization of aspirin persists in US ambulatory care for the secondary and primary prevention of cardiovascular disease. PLOS Medicine, V. 2, 12. ed., California, United States of America, December, 2005. Disponvel em: http://www.plosmedicine.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pmed.00203 53 <http://www.plosmedicine.org/article/info:doi/10.1371/journal.pmed.0020353>. Acesso em: 27 ago. 2012. TICLOPIDINA: comprimidos. Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira; CRF - SP 5.854. Rua Conde Domingos Papais, 413; Suzano So Paulo CEP: 08613-010. Sanofi-Aventis Farmacutica Ltda.; 1999. Bula de remdio. Disponvel em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26387-1-0].PDF>. Acesso em: 13 out. 2012. TORTORA, G. J.; Corpo Humano Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4 Ed. Av. Jernimo de Ornelas, 670 Santana, Porto Alegre, RS; 2000.

43

VIANNA, C. A.; GONZLEZ, D. A.; MATIJASEVICH, A. Utilizao de cido acetilsaliclico (AAS) na preveno de doenas cardiovasculares: um estudo de base populacional. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, 28(6):1122-1132, jun, 2012. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n6/11.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012. WANNMACHER, L. Antiplaquetrios: Ainda cido acetilsaliclico? Organizao PanAmericana de Sade/Organizao Mundial de Sade: Uso Racional de Medicamentos, v. 2, n. 3, Braslia, Fevereiro de 2005. Disponvel em: <http://www.opas.org.br/medicamentos/site/UploadArq/HSE_URM_ANT_0205.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2012. ______. cido Acetilsaliclico em Preveno Primria e Secundria de Eventos Cardio e Cerebrovasculares: uma Atualizao. Editora MS. Coordenao de Gesto Editorial SIA, trecho 4, lotes 540/610, 2011.Disponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Tema16-AAS.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2012.

44

ANEXOS

So produzidas no mundo todos os anos aproximadamente 50 mil toneladas do princpio ativo da aspirina. Se toda essa produo fosse convertida em comprimidos de 500 mg (seriam 100 bilhes deles) e se eles fossem colocados em linha reta, a extenso (mais de 1 milho de quilmetros) seria equivalente a duas vezes a distncia entre a Terra e a Lua (NASA, sd).

A Aspirina j foi tema de um filme brasileiro. Dirigido por Marcelo Gomes, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de 2005 (UOL NOTCIAS, sd). De acordo com a Bayer, so vendidas por dia 216 milhes de comprimidos de aspirinas no mundo. Segundo os clculos da empresa, com essa quantidade seria possvel cobrir uma superfcie de 2,4 quilmetros quadrados, ou seja, mais do que a extenso do Principado de Mnaco (BAYER, sd). A Argentina consome um quarto de todas as aspirinas tomadas no mundo. Os argentinos so os que mais utilizam o analgsico, estima-se que cada habitante toma, em mdia, 80 comprimidos por ano (AFP, sd) . Em 1950, a Aspirina recebeu meno no Guinness Book, o livro dos recordes, como o analgsico mais vendido do mundo (GUINNESS WORLD RECORDS, 1950).

45

Em comemorao ao centenrio da marca Aspirina, em 1999, a empresa BAYER "encapou" o prdio sede na Alemanha com a embalagem do produto (KNIPPERTZ, sd).

Das könnte Ihnen auch gefallen