Sie sind auf Seite 1von 10

Histria

As primeiras vanguardas artsticas: fauvismo e expressionismo Vanguardas - Rompem com o passado e com a tradio, com a pintura Renascentista. Vanguardas: Fauvismo Expressionismo Cubismo (Picasso) - 1907 Futurismo - 1909 Abstracionismo - 1910 Dadasmo (no para aprofundar) - 1916 Surrealismo - 1914 Incio do sculo XX

Fauvismo Corrente de vanguarda surgida no incio do sculo XX em Paris caracterizada pela utilizao de: Cores vivas, fortes e contrastantes, as quais so utilizadas livremente pelo pintor sem correspondncia com o real; As cores delimitam espaos e planos, criando espaos bidimensionais; Corte com as regras e os cnones tradicionais que ainda seguiam a perspetiva tridimensional renascentista; Opo figurativa mas reduzida preocupao com as formas trao simples, esquemtico. Representa principalmente pessoas e a natureza. Esta doutrina muitas vezes acusada de superficial porque no tem qualquer inteno para alm de mostrar as cores.

Principais Figuras: Matisse. Articulao entre o Fauvismo e Expressionismo ao nvel da cor, mas distanciamento quanto aos temas e objetivos.

Expressionismo Vanguarda surgida na Alemanha e que se espalhou pelos pases do norte da Europa. Desenvolve-se numa sociedade marcada por fortes contrastes e tenses sociais, sendo reflexo dos desajustamentos e problemas sociais. Opo figurativa e utilizao de cores fortes com uma intencionalidade acentuar o carter subjetivo das composies e imprimir-lhes maior expressividade; Temticas centradas nas quest es sociais e com propsitos claros de denncia e crtica interveno social; Encontra na 1 Guerra Mundial temtica abundante; Vai at 1933 (ano em que Hitler sobe ao poder). Durou mais tempo que o fauvismo devido 1 Guerra Mundial (temtica frtil para o expressionismo desenvolver a sua pintura).A solido uma das temticas apresentadas. Na Alemanha vo existir 2 grupos principais de expressionismo: Die Brucke (A Ponte) e Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).

Der Blaue Reiter- vai servir-se da pintura como campo de pesquisa e vai relacion-la com a msica. A figura maior deste grupo o russo Kandinsky que, a partir deste grupo, vai chegar ao abstracionismo ( atravs da investigao que chega a esta corrente). Vai at 1933 (ano em que Hitler sobe ao poder). Durou mais tempo que o fauvismo devido 1 Guerra Mundial (temtica frtil para o expressionismo desenvolver a sua pintura).

O Cubismo Surge em Paris no inicio do sculo XX. Tem trs fases: A primeira a fase de Czanne, onde h uma reduo das cores, sendo estas todas dos mesmos tons para no se desviar das formas.
2

A segunda fase o cubismo analtico onde o objeto analisado de todas as formas, h ainda uma maior reduo das cores e, como esto a entrar na fase do abstracionismo, o objeto no muito percetvel. Passa-se assim para o cubismo sinttico, em que os pintores procuram fazer uma sntese das formas. So utilizadas tcnicas novas e inovadoras, voltam-se a utilizar cores e usam-se materiais como papis, carto, tecidos, madeira, corda, etc.

O Futurismo No se considera uma corrente, mas sim um movimento visto que os pressupostos do Futurismo esto expressos num documento, sabe-se a data e a hora em que se formou, porque foi o dia da publicao do Manifesto de Marinetti. Este movimento espalha-se por toda a Europa, a partir de Itlia. O Manifesto contm os pressupostos do futurismo: Rejeio e corte total com o passado (destruio de todas as obras de arte anteriores a 1909); Admirao pela nova tecnologia e velocidade (automvel, energia, mquinas, etc.) elogiando o futuro; O movimento contra o feminismo; feita a apologia da guerra, que se associa a destruio, e isso permitia corte com o passado e com o academismo;
Manifesto documento que contm os pressupostos/princpios que nos mostram o que o surrealismo e onde se v a ligao psicanlise.

Querem dotar a pintura de movimento e dinamismo, para isso utilizam a tcnica cubista de fragmentao das formas decompem as formas como os cubistas e intercetam-nas umas nas outras ou colocam-nas lado a lado para conseguir dar a ideia de movimento. As cores so muito importantes e escolhidas segundo critrios de grande exigncia (divisionismo), procurando acentuar o dinamismo das telas. Mais tarde rejeitam o cubismo por o achar demasiado esttico.
3

Agoniza com o incio da 1 Guerra Mundial e morre com o apoio dos futuristas ao fascismo; das vanguardas mais importantes (utilizado por Santa Rita pintor e por alguns dos heternimos de Fernando Pessoa). O Abstracionismo

Sensvel, lrico ou musical e ainda, o abstracionismo geomtrico. Este movimento nasce em 1910. Abstracionismo lrico a arte no objetiva ou no representativa que surge como o resultado do processo de destruio do figurativo iniciado pelas vanguardas, nomeadamente o cubismo e o futurismo; Kandinsky chega ao Abstracionismo por acaso, a partir das experincias feitas no seio do grupo expressionista Der Blaue Reiter. Fascinado pela descoberta, ser o primeiro pintor do mundo a destruir o figurativo de modo consciente; O seu Abstracionismo tem uma forte ligao com a msica, pretendendo que as linhas e manchas de cor escoassem na tela como as notas musicais numa partitura. Tal como a msica, as cores deviam atuar diretamente sobre a alma, sugerindo estados de espritos ao espectador. o Abstracionismo lrico ou sensvel; A ligao msica visvel nos ttulos dados s obras improvisaes, composies em funo do grau de elaborao das mesmas.

Abstracionismo geomtrico Mondrian desenvolve, quase ao mesmo tempo que Kandinsky nas de modo independente, uma vertente geomtrica ao Abstracionismo; Os quadros de Mondrian so constitudos por figuras geomtricas quadrangulares de diferentes dimenses e que nascem a partir das linhas verticais e horizontais, traadas a preto e de diferentes espessuras. Essas linhas, para o pintor, esto carregadas de conotaes morais, filosficas e religiosas;
4

As formas geomtricas so pintadas com cores primrias, combinadas com o branco, o preto e o cinzento. O jogo cromtico harmonioso; A pintura de Mondrian racional, matemtica, intelectualizada, procurando refletir o equilbrio e a estabilidade do universo; As propostas de Mondrian sero aplicadas arquitetura e ao design, sobretudo a partir da Bauhaus; Existem outras vertentes do Abstracionismo geomtrico o Suprematismo e o Construtivismo.

O surrealismo Apareceu em 1924 (Paris) com a publicao do Manifesto do Surrealismo. O surrealismo comea na literatura, mas abrange outras reas: pintura, escultura, fotografia e o cinema.

As cores so diferentes e o pintor mostra a sua virtude. No se consegue encontrar uma explicao lgica e coerente para o que est pintado porque no um mundo real que est representado, mas sim um mundo irreal. Apenas um psicanalista pode encontrar uma explicao lgica para as pinturas e, para fazer isso, recorre-se tcnica dadasta. O regresso ao figurativo (que tinha sido destrudo pelas primeiras vanguardas) e com um carter melhor, visto que do importncia ao prprio desenho em si mostram o seu virtuosismo. Tem atmosferas onricas (que se manifestam atravs dos sonhos), recorrendo tcnica dadasta - retirar objetos do quotidiano e coloc-los noutros contextos nisto verificamos que os objetos representados no tm ligao entre si, da a recorrermos psicanlise.

Grandes nomes do surrealismo Salvador Dali (que acaba por ser expulso do movimento, acusado de querer s dinheiro); Magritte.

O primeiro modernismo (1911 1918) Os primeiros sinais de modernismo iniciam-se mais tarde em Portugal que nos outros pases. Manifesta-se na segunda dcada do sculo XX, no entanto o modernismo no nosso pas no anda sempre atrs do modernismo europeu. O crtico de arte que afirma que Portugal est mais avanado no modernismo foi Jos Augusto. Nesta altura (1910), Portugal caracterizava-se por: No estar a par daquilo que se passava na Europa em termos culturais (onde se assistia criao de um novo universo plstico; revoluo em termos culturais), ou seja, no estava a par das Vanguardas; Era um pas atrasado devido sua posio perifrica em relao Europa, com elevado analfabetismo, etc. Pas pobre em termos econmicos e sociais.

Em Portugal assistia-se assim a uma pintura naturalista (como podemos observar na pgina 91 do manual O Fado, dominada por retratos, naturezas-mortas e paisagens, entre desenhos humoristas e caricaturas. Pelo humor, pela caricatura e pela ilustrao prosseguiu o modernismo em Portugal, dando-se a conhecer em variadas exposies realizadas regularmente entre Lisboa e Porto. Para alm dos participantes na Exposio de 1911, nelas se encontraram j os nomes de Almada Negreiros, Cristiano Cruz, Jorge Barradas, Antnio Soares, entre outros. Os anos da guerra e a revista Orpheu Foi importante para o nosso pas a chegada de pintores vindos de Paris (bolseiros). Estes pintores vo introduzir as novas tendncias artsticas em Portugal e, instalam-se tambm alguns estrangeiros vindos por dupla via. Regressaram Amadeo de Souza-Cardoso, Guilherme Santa-Rita, Eduardo Viana e Jos Pacheco, ou seja, os pintores mais talentosos portugus que estudavam em Paris. E, facto da maior importncia, com eles veio tambm Snia Delaunay e Robert.*
Snia Delaunay influncia os portugueses porque valorizava a arte etnogrfica russa (pinta os russos e os costumes da Rssia). Robert, seu marido, praticava uma pintura rfica (orfismo) 6

Destes regressos resultou a formao de dois plos ativos e inovadores: um em Lisboa, liderado por Almada Negreiros e Santa-Rita que, se juntaram a Fernando Pessoa e a Mrio se S-Carneiro, fazendo nascer a revista Orpheu. Outro radicou-se no Norte em torno do casal Delaunay, de Eduardo Viana e de Amadeo. Ligao entre escritores e pintores Com a publicao do Orpheu, revista que apenas saram dois nmeros em 1915, o modernismo portugus revela a sua faceta mais inovadora, polmica e emblemtica: a do futurismo. Arrebatados pelo mundo da tcnica do seu tempo, excntricos e provocadores, os jovens do Orpheu deixaram o pas escandalizado. Nas suas dissertaes agressivas, repudiavam o homem contemplativo e exaltavam o homem de ao. Propunham-se a um corte radical com o passado, incitando ao orgulho, ao, aventura e glria. Assim se exprimiu em Portugal, o dinamismo moderno, que o futurista Marinetti preconizara em 1909. Face s crticas feitas pelos escritores Jlio Dantas os futuristas explodiram de raiva. O Manifesto Anti-Dantas atacou violentamente o escritor, associando-o a uma cultura retrgrada que urgia abater. Em Portugal, ao nvel da pintura, fazem-se sentir assim todas as Vanguardas, no entanto, os pintores portugueses procuram linguagens plsticas prprias, um caminho pessoal. Fundem numa obra s todas as correntes e a caracterstica mais usada e visvel a sntese de tendncias. O cubismo e o futurismo foram, ainda assim, as Vanguardas mais usadas. Amadeo de Souza-Cardoso Precursor da arte moderna, tendo falecido prematuramente aos 31 anos de idade vtima de pneumonia, Amadeo de Souza-Cardozo no teve oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido: seguiu o mesmo trilho dos vanguardistas de todos os tempos e de todas as atividades, administrando a incompreenso alheia. humanidade custa a aceitar novos processos ou ideias e, por conseguinte, para os precursores, a apreciao objetiva e o coroamento dos seus esforos d-se, ou no final da vida, ou somente aps sua morte. Nascido em 1887 e falecido em 1918, as primeiras experincias de Souza-Cardozo deram-se no desenho, especialmente como caricaturista. Aos 19 anos, mudou-se para Paris, tomando contato primeiro com o Impressionismo e depois com o Expressionismo e o Cubismo.
7

Valeu-lhe muito sua aproximao com Amadeu Modigliani, de quem se tornou grande amigo, compartilhando com ele um ateli e at realizando exposies juntos, em 1911. Preso ainda ao trao, em 1912 publicou um lbum com 20 desenhos e em seguida, com pacincia de beneditino copiou o conto de Flaubert La lgende de Saint Julien lHospitalier, trabalhos ignorados pelo apreciadores de arte. Este ltimo trabalho, depois de ficar por muitos anos nas mos do editor, acabou por ser adquirido pela prpria viva do pintor, para evitar que fosse destrudo. Depois de participar numa exposio nos Estados Unidos, em 1913, voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposies, respetivamente no Porto e em Lisboa, causando escndalo entre os seus compatriotas: suas obras foram criticadas, ridicularizadas e, por breves momentos, houve at confronto fsico entre crticos e defensores da arte moderna.

Jos Almada Negreiros Escritor e artista plstico, Jos Sobral de Almada Negreiros nasceu em S. Tom e Prncipe a 7 de abril de 1893. Foi um dos fundadores da revista Orpheu(1915), veculo de introduo do modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Alm da literatura e da pintura a leo, Almada desenvolveu ainda composies coreogrficas para ballet. Trabalhou em tapearia, gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral. Faleceu a 15 de junho de 1970 no Hospital de S. Lus dos Franceses, em Lisboa, no mesmo quarto onde morrera seu amigo Fernando Pessoa. As duas orientaes de busca e criao de Almada Negreiros foram a beleza e a sabedoria. Para ele "a beleza no podia ser ignorante e idiota tal como a sabedoria no podia ser feia e triste" (Freitas, 1985). Almada Negreiros foi um pintor-pensador. Foi praticante de uma arte elaborada que pressupe uma aprendizagem que no se esgota
8

nas escolas de arte; bem pelo contrrio, uma aprendizagem que implica um percurso introspetivo e universal. O tema principal de Almada foi o nmero, a geometria (sagrada) e os seus significados, declarando que a sabedoria potica e a sabedoria refletida tm entre elas a fronteira irredutvel do nmero. Almada revela-se assim um neopitagrico sendo este seu lado a fonte mais profunda da sua inspirao e da sua criatividade e, segundo Lima de Freitas, a sua loucura central. Vulto cimeiro da vida cultural portuguesa durante quase meio sculo, contribuiu mais que ningum para a criao, prestgio e triunfo do modernismo artstico em Portugal. Na sua evoluo como pintor, Almada passou do figurativismo e da representao convencional dos primeiros tempos, para a abstrao geomtrica, matemtica e numrica que caracteriza as suas ltimas obras. A sua preocupao central foi a determinao do enigmtico Ponto de Bauhtte. Essa procura ficou registada por vrios textos, por numerosos traados geomtricos e por algumas pinturas a preto e branco que Almada foi acumulando, mas sem tornar pblico o fundo do seu pensamento. Antes de romper o quase segredo da sua busca, Almada realiza, para o Tribunal de Contas de Lisboa, um dos cartes para tapearia intitulado O Nmero. Eduardo Viana Em 1905, Eduardo Viana (1881-1967) abandona, num assumido gesto de rebeldia, o seu curso da Academia Nacional de Belas-Artes e parte com Manuel Bentes para Paris, em busca do ensino moderno que, em sua opinio, a escola portuguesa no ministrava. Nos anos em que permanece no estrangeiro, Viana estudar, viaja (pela Inglaterra, Holanda e Blgica) mas, sobretudo, deixa-se fascinar por Czanne, cujas obras conhecem provavelmente, na exposio retrospetiva do pintor, em 1907, a mesma que tanta influncia ter nos primeiros passos do cubismo. Em1915, como j sabemos, o pintor instala-se, com o casal Delaunay, em Vila do Conde. Datam dessa poca as suas incurses, na decomposio das formas, maneira cubista, e da luz, maneira rfica. Deixa-se fascinar pelo brilho do sol portugus e pelas cores da olaria minhota. Na verdade, Eduardo Viana nunca foi um esprito moderno, maneira de Amadeo. Foi frequentemente acusado de cezanista, o que, para um moderno, no seria propriamente um elogio, porquanto ainda o ligava a uma pintura oitocentista. A modernidade de Viana, o que melhor o individualiza e o engrandece, reside na pujana da cor, que usa em contrastes vibrantes e luminosos, quer componha retratos, nus paisagens ou naturezas-mortas.

Eduardo Viana, ocupou, tal com Almada Negreiros, a cena artstica portuguesa durante mais de 50 anos. Foi admirado como um dos maiores pintores portugueses de sempre.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen